• Nenhum resultado encontrado

Concurso de Redações e de Artigos Científicos na área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos REGULAMENTO. CAPÍTULO I - Disposições Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Concurso de Redações e de Artigos Científicos na área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos REGULAMENTO. CAPÍTULO I - Disposições Gerais"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Concurso de Redações e de Artigos Científicos na área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos

REGULAMENTO

CAPÍTULO I - Disposições Gerais

Art. 1o – O 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos na área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres/Presidência da República, do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Ministério da Educação, e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher, e tem como objetivos estimular e fortalecer a pesquisa no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, buscando contemplar a intersecção com as seguintes abordagens: classe social, geração, raça, etnia e sexualidade; e sensibilizar a juventude para tais questões. § 1º - O Concurso conta com o apoio de entidades não-governamentais nacionais e internacionais. Art. 2o O Prêmio será atribuído em três categorias:

1. Estudante de Pós-Graduação 2. Estudante de Graduação 3. Estudante do Ensino Médio

§ 1o - Na categoria Estudante de Pós-Graduação podem concorrer alunas e alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, reconhecidos pela CAPES.

§ 2o - Na categoria Estudante de Graduação podem concorrer alunas e alunos que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC.

§ 3o - Na categoria Estudante do Ensino Médio podem concorrer alunas e alunos que estejam regularmente matriculados em escolas públicas, ou privadas, e em escolas técnicas de nível médio reconhecidas pelo MEC.

Art. 3o - Nas categorias Estudante de Pós-Graduação e Estudante de Graduação serão premiados os 6 (seis) melhores artigos científicos, sendo 3 (três) prêmios para cada categoria.

(2)

Art. 4º - Na categoria Estudante do Ensino Médio serão premiados as(os) estudantes com as 3 melhores redações em nível nacional e. E a melhor redação de cada uma das 27 unidades da Federação.

Art. 5o – As premiações terão por referência os seguintes valores:

§ 1º - Categoria Estudante de Pós-Graduação: R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada um dos(as) 3 (três) candidatas(os) selecionadas(os).

§ 2º - Categoria Estudante de Graduação: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) para cada um dos(as) 3 (três) candidatas(os) selecionadas(os).

§ 3º - Categoria Estudante do Ensino Médio: para cada um(a) das(os) 3 (três) estudantes premiadas(os), da etapa nacional será concedido, 1 (um) microcomputador Pentium IV 3.2 GHz 512 Mb de memória RAM; HD 80GB; Drive de 1.44; CD ROM de no mínimo 56 X; Placa de Vídeo AGP de 64 Mb; Placa de Fax Modem de 56 Kbps; Placa de Som de 64 Bits com caixas de som; Teclado (ABNT 2) e Mouse; Monitor de 15”; com Windows e Office instalados; Impressora HP deskjet 3820; ou similar. § 4º - Categoria Estudante do Ensino Médio: para cada um(a) das(os) 27 estudantes premiadas(os) na etapa por unidade da federação será concedido, 1(um) microcomputador Intel Celeron D-310 (2.13GHz); 256 Mb de memória RAM; Disco Rígido de 40 GB; Placa Mãe ECS P4VMM2; Multimídia CD-Rom; Modem 56 Kbps e placa de rede 10/100; Monitor de 15 polegadas CRT; com Windows e Office instalados; Mouse e Teclado (ABNT).

§ 5º - Como parte do prêmio, as instituições (escolas, universidades ou institutos de pesquisas, etc) a que pertencem as(os) premiadas(os) nacionais, receberão bibliografia de referência no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos.

Art. 6o – As (Os) 3 (três) primeiras(os) selecionadas(os) das categorias Estudante de Pós-Graduação e Estudante de Graduação e as três melhores redações da categoria Estudante do Ensino Médio, em nível nacional, poderão receber uma bolsa de estudo do CNPq. A concessão será implementada efetivada caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq, descritos no endereço:

http://www.cnpq.br/bolsas_auxilios/modalidades/modalidades.htm

§ 1o - Na categoria Estudante de Pós-Graduação será concedida: a) Bolsa de Mestrado ou b) Bolsa de Doutorado no país para (as)os agraciadas(os) que ainda não possuem a titulação de mestre ou de doutor.

§ 2o - Na categoria Estudante de Graduação será concedida: Bolsa de Iniciação Científica com vigência de 12 (doze) meses.

§ 3o - Na categoria Estudante do Ensino Médio será concedida: Bolsa de Iniciação Científica Júnior com vigência de 12 (doze) meses. O (a) agraciado (a) deverá atender as seguintes condições:

a) estar regularmente matriculado (a) no ensino médio ou de educação profissional de escolas públicas localizadas nos municípios com acesso às universidades ou de instituições e centros de pesquisa.

b) estar desvinculado do mercado de trabalho;

c) executar o plano de atividades, com dedicação de 10 (dez) horas semanais;

(3)

*Caso o (a) agraciado (a) conclua o ensino médio até 31 de dezembro de 2006, o mesmo não poderá usufruir a bolsa de Iniciação Júnior em 2007.

§ 4o – O prazo para o início da utilização desses benefícios (§ 1º e 2º) não poderá ser superior a 12 (doze) meses, contados a partir da data da entrega do referido prêmio.

Art. 7º - O 2º Concurso de Redações e Artigos Científicos na Área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos abordará os temas deste campo, buscando contemplar as intersecções de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.

Art. 8o – A/O candidato(a) que tiver sua inscrição aceita, de acordo com este Regulamento, receberá um Certificado de Participação encaminhado até três meses após a divulgação dos resultados.

CAPÍTULO II - DA INSCRIÇÃO

Art. 9o - A inscrição será realizada de 15 de agosto de 2006 até o dia 31 de outubro de 2006 e deverá ser feita por formulário eletrônico, disponível no endereço: www.igualdadedegenero.cnpq.br ou pelos Correios, para os seguintes endereços:

§ 1o Para as Categorias Estudante de Pós-Graduação e Estudante de Graduação: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, Serviço de Prêmios – 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos na área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos. SEPN 507, Sala 207 – Brasília - DF – CEP 70740-901. § 2o Para a categoria Estudante do Ensino Médio: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM/PR – 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Concurso de Redações e Artigos Científicos na área das Relações de Gênero, Mulheres e Feminismos. Esplanada dos Ministérios, Bloco “L”, sala 200, Edifício Sede – Brasília - DF – CEP 70047-900.

§ 3o - Não serão aceitas inscrições pelo formulário eletrônico e Correios simultaneamente. O candidato(a) deverá escolher uma única forma de envio dos documentos exigidos.

Art. 10 - A inscrição incluirá, necessariamente, ficha de inscrição e comprovante de inscrição devidamente preenchidos, bem como a declaração de matrícula regular na instituição de ensino.

§ 1º - Para a inscrição na Categoria Estudante de Pós-Graduação exige-se ainda: a) Currículo atualizado na Plataforma Lattes.

b) Artigo científico completo, com o máximo de 20 páginas, sobre o tema proposto contendo: • Título; autor(a); instituição de ensino; e professor(a) orientador(a).

• Introdução, objetivos, metodologia, resultados da pesquisa e discussão, conclusões e referências bibliográficas (não serão aceitos planos de trabalhos ou projetos de pesquisa). c) Resumo do trabalho com um máximo de duas páginas, com o nome da(o) candidata(o) e o título do trabalho, identificando, inclusive, as palavras-chave (até cinco).

d) Anuência da Comissão de Ética Institucional, quando pertinente.

§ 2º Para inscrição na Categoria Estudante de Graduação exige-se ainda: a) Currículo atualizado na Plataforma Lattes.

(4)

• Título; autor(a); instituição de ensino; e professor(a) orientador(a).

• Introdução, objetivos, metodologia, resultados da pesquisa e discussão, conclusões e referências bibliográficas (não serão aceitos planos de trabalhos ou projetos de pesquisa). c) Resumo do trabalho com um máximo de duas páginas, com o nome da(o) candidata(o) e o título do trabalho, identificando, inclusive, as palavras-chave (até cinco).

§ 3º - Para a inscrição na Categoria Estudante do Ensino Médio exige-se ainda:

a) Redação com o mínimo de 3 (três) páginas e o máximo de 5 (cinco) páginas, sobre o tema proposto. • Título; autor(a); nome e endereço da escola.

Art 11 - Os documentos necessários para a inscrição eletrônica (Internet) ou pelo correio devem ser apresentados em arquivo tipo: PDF, DOC ou RTF com a seguinte formatação:; página - tamanho A4; fonte - Times New Roman; tTamanho da fonte - corpo 12; Espaçamento de entrelinhas -–linhas de 1,5; margens - superior, inferior, esquerda e direita de- 2,5 cm.

Art. 12 - A documentação enviada após o dia 31/10/2006 não será aceita. Vale a data do carimbo dos Correios.

Art. 13 - Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail (correio eletrônico), em disquetes ou CD-ROM. As redações e os artigos científicos não poderão ser manuscritas.

Art. 14 -– Em todas as categorias de premiação caCada candidato ou candidata, categorias Estudante de Pós-Graduação, Estudante de Graduação, Estudante do Ensino Médio, poderáão inscrever somente um trabalho e este deverá ser individual.

Art. 15 - O CNPq realizará a pré-seleção dos artigos inscritos nas categorias Estudante de Pós-Graduação e Estudante de Pós-Graduação, considerando os Arts. 7º e 10, e a seleção final dos(as) premiados(as) será realizada por uma Comissão Julgadora, observando os critérios definidos no Art. 22.

Art. 16 - A SPM realizará a pré-seleção das redações inscritas na categoria Estudante do Ensino Médio, considerando os Arts. 7º e 10. A seleção final dos premiados será realizada por uma Comissão Julgadora, observando os critérios definidos no Art. 25.

Art. 17 - A apresentação da inscrição implica a concordância e aceitação de todas as cláusulas e condições do presente Regulamento por parte do(a) candidato(a).

Art. 18 - As inscrições com dados ou informações falhas ou incompletas não serão aceitas. CAPÍTULO III - DA COMISSÃO JULGADORA

Art. 19 - A escolha dos premiados será feita por 2 (duas) Comissões Julgadoras. Uma comissão destinada às Categorias Estudantes de Pós-Graduação e Estudante de Graduação, e a outra destinada a avaliar os trabalhos da Categoria Estudante do Ensino Médio.

Art. 20 - Cada Comissão Julgadora será composta de 07 (sete) membros. § 1º As Comissões Julgadoras serão designadas pelas instituições promotoras.

(5)

§ 2º As Comissões poderão deliberar com a presença da maioria de seus membros, desde que estejam presentes os respectivos Presidentes.

§ 3º As comissões julgadoras serão preferencialmente constituídas levando em conta a diversidade regional e as áreas disciplinares, não sendo aceitas(os) integrantes que tenham orientandas(os) concorrendo.

Art. 21 - As decisões das duas Comissões Julgadoras não serão suscetíveis de recursos ou impugnações em qualquer fase do processo e da premiação.

CAPÍTULO IV - CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

Art. 22 - Os artigos científicos das categorias Estudante de Pós-Graduação e Estudante de Graduação serão analisados pela Comissão Julgadora, observando os seguintes critérios:

a) Qualidade do texto quanto ao conteúdo e forma de apresentação b) Originalidade da abordagem.

c) Contribuição ao conhecimento sobre o assunto. d) Adequação teórica e metodológica

Art. 23 - As redações inscritas na categoria Estudante do Ensino Médio serão analisadas pela Comissão Julgadora, observando os seguintes critérios:

a) Qualidade do texto quanto ao conteúdo: tema relevante problematizado consistentemente.

b) Qualidade do texto quanto à forma de apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão objetivos e coesos, estabelecendo conexões lógicas entre os argumentos.

c) Originalidade e criatividade.

CAPÍTULO V - DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Art. 24 – As/Os concorrentes ao Prêmio concordam com a eventual publicação, pelas entidades conveniadas, dos trabalhos selecionados, no todo, em parte ou em texto resumido pelo autor, em forma a ser definida.

Parágrafo Único: As pessoas agraciadas concordam com a divulgação do resultado de forma apropriada a eventos dessta natureza e serão convidadas a comparecer à solenidade de entrega do Prêmio, será a ocorrer no mês de dezembro de 2006, em solenidade pública em Brasília, em local a ser definido.

Art. 25 - As comissões julgadoras não divulgarão notas, não estabelecerão ranking ou classificação dos candidatos.

Art. 26 - Os trabalhos e os documentos encaminhados não serão devolvidos.

Art. 27 - Os casos omissos serão resolvidos pelas Comissões Julgadoras, ouvidas as instituições promotoras.

Referências

Documentos relacionados

Os principais passos para o planejamento do processo estão baseados no fatiamento dos modelos 3D (geração das camadas), no posicionamento da peça na mesa de trabalho e

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

A atribuição de incentivos financeiros à equipa multiprofissional depende da concretização dos critérios para atribuição das unidades contratualizadas (UC) referentes às

O trabalho teve como objetivo avaliar se riqueza e di- versidade da fauna associada ao guano de morcegos hematófagos eram afetadas pela área e forma das manchas dos depósitos, pelo pH