• Nenhum resultado encontrado

Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Redes Sociais as quais os acadêmicos do curso de Direito da

Universidade Luterana do Brasil campus Guaíba possuem

Blume Pfleger

* Elizabete Pereira *Jéssica Lunardelli *Junia Silva * Susane da Silva

∗∗ Ivone Chassot Greis

RESUMO

Sites como o Facebook, o Orkut, MSN e o Twitter estão por toda a parte, atualmente. Ouve-se falar em tweets e em postar em murais, mas afinal, o que são redes sociais? Objetivamente redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. O objetivo das redes sociais é juntar um grupo de pessoas com que se tenha algum tipo de afinidade ou esteja interconectado por um ou mais fatores.

Palavras-chave: Redes sociais; Facebook; Orkut; MSN; Twitter.

INTRODUÇÃO

A internet é uma rede mundial de computadores e pessoas. Não existe nada mais eficiente de que as redes sociais para interação dessas pessoas. Tudo que fazem online remete seus usuários a uma comunicação com outros, o envio de um email, sala de bate papo, fórum, chat, jogo online e principalmente as redes sociais

Acadêmicas da disciplina Comportamento Humano do Curso de Administração da Universidade Luterana do

Brasil.

∗∗

(2)

(Orkut, Twitter, Facebook, MSN, dentre outras). O caminho pode ser diferente, mas, leva ao mesmo lugar: As Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não.

A maioria das pessoas que se envolve com o Facebook, Orkut MSN e o Twitter veem benefícios tangíveis (e alguns intangíveis). No momento em que criam uma rede social, elas tendem a funcionar muito com as redes de relacionamentos no mundo real. Veem notícias, discutem problemas do trabalho e da vida particular, compartilham suas ideias e têm acesso a experiência e expertise a que não teria

acesso de outra forma.

OBJETIVO GERAL

O intuito deste é indicar e mostrar os resultados da pesquisa realizada com os alunos do curso de Direito da Universidade Luterana do Brasil Campus Guaíba, tendo como enfoque principal as redes sociais. Comparando as percepções de acadêmicos o sobre o tema.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Coletar opiniões referentes a redes sociais. Destacando: Twitter, Orkut, MSN e Facebook.

METODOLOGIA

Aplicação de um questionário pessoalmente, entre acadêmicos de direito, na cidade de Guaíba no período de 20 a 26 de maio do ano de 2011.

Foram aplicadas 10 (dez) perguntas práticas com enfoques nos objetivos específicos (Facebook, Orkut, MSN, Twitter) com 66 (sessenta e seis) entrevistados. Comparadas as preferências de cada entrevistado, com o resultado da pesquisa analisam-se as prioridades, freqüências de uso e demais interesses.

Etapas da pesquisa: elaboração do questionário, aplicação do questionário, tabulação dos dados e apresentação dos resultados.

(3)

ANÁLISE DOS RESULTADOS

Dividido nestes enfoques:

1° enfoque: - Redes Sociais que os alunos possuem. 2º enfoque: Redes Sociais que os alunos mais utilizam. 3º enfoque: Horas semanais de acesso as Redes Sociais. 4º enfoque: Onde acessam as Redes Sociais.

5º enfoque: Acreditam ou não na veracidade das informações contidas nas Redes Sociais.

6º enfoque: Acreditam na veracidade das Redes Sociais.

7º enfoque: Informações pessoais compartilhadas nas Redes Sociais. 8º enfoque: Como se sentem mais a vontade para se relacionar. 9º enfoque: Objetivo principal nas Redes Sociais.

10º enfoque: a importância das empresas na utilização de Redes Sociais.

O Gráfico 1, mostra que dentre as quatro redes sociais citadas, praticamente todos os alunos do curso de Direito da Ulbra – Guaíba, possuem o MSN, apenas três dos sessenta e seis alunos questionados não o tem, diferentemente do Twitter, que apenas 12 acessam. É válido ressaltar que todos os alunos possuem pelo menos uma dessas redes sociais, fazendo parte de pesquisas que relatam que há

(4)

mais de 40 milhões de usuários delas no Brasil, sendo assim, é o segundo maior usuário das redes sociais, atrás apenas dos Estados Unidos.

Analisando o gráfico 2, paralelo à análise do gráfico 1, identifica-se que embora 63 alunos possuem MSN, apenas 33 destes ficam mais conectados nessa rede. O orkut, facebook e twitter aparecem logo abaixo com 25, 17 e 7 estudantes respectivamente. Em pesquisas feitas no Brasil, o Orkut é a rede mais utlizada, levando-se em considerações que não há pesquisas que constam que o msn é uma rede social, já que só a atualização de 2011 faça com que ele fosse considerada uma.

(5)

Analisando o gráfico 3, conclui-se que 50% dos alunos do curso de Direito ficam, por semana, de uma a dez horas conectados as redes sociais e que os outros 50% permanecem de doze a cinqüenta e uma horas. Uma pesquisa feita pela TNS "Digital Life" realizou um levantamento de usuários de Internet ao redor do mundo em Setembro de 2010. Indica que, em média, os internautas gastaram 4,6 horas por semana em sites de redes sociais. Isso se confirma nessa pesquisa com os alunos de Direito da Ulbra no campus Guaíba.

O gráfico 4, mostra que a maioria dos alunos de Direito acessam as redes sociais em casa e no trabalho, mas apenas 5% ficam conectados apenas no trabalho. Pesquisas demonstram que os brasileiros são os que mais usam as redes sociais no local de trabalho, tanto profissionalmente quanto em sua vida pessoal.

(6)

O gráfico 5, identifica que mais da metade dos estudantes do curso de Direito da Ulbra – Guaíba, acreditam na veracidade das informações nas Redes Sociais, apenas 27% não acreditam nas mesmas. Confirmando com a pesquisa feita pela Universidade do Texas, nos EUA, que comprovou que os internautas estão revelando a verdade em redes sociais.

O gráfico 6, mostra claramente que apenas 2 alunos dos 66 questionados não são verdadeiros ao se comunicarem nas Redes Sociais. Segundo o estudo encabeçado pelo psicólogo Sam Gosling, especialista em comportamento humano, as pessoas sendo verdadeiras nas redes, permite que o proprietário do perfil

(7)

satisfaça uma necessidade básica de se revelar e ser percebido pelo outro e gera uma confiança no sistema de redes sociais como um todo.

O gráfico 7, destaca que 61% dos alunos só compartilham informações básicas da sua vida nas redes sociais. Para Luciana Rufu, psicóloga do Núcleo de Pesquisas em Psicologia e Informática da PUC-SP, especializada em dependência em internet e Ivelise Fortim, as pessoas que não se expõem muito estão certas, já que elas acreditam que a sociedade não pode agüentar as críticas dos outros e que tudo que a pessoa publica tem uma propagação muito maior que na vida real.

(8)

O gráfico 8, identifica que 59 alunos do curso de Direito não sentem-se tão a vontade ao se comunicarem apenas nas redes sociais, acreditam que pessoalmente é melhor para se relacionar. Um resultado ótimo, já que a tendência é que aumente o relacionamento apenas nas redes sociais já que a pessoa fica menos tímida e tem mais coragem de dizer aquilo que realmente sente.

O gráfico 9, mostra que os alunos do curso de Direito não têm um objetivo principal ao se conectarem na rede, mas verifica-se que eles acessam mais para sua própria diversão, onde obtém-se 67% dos alunos com esse propósito. Logo após, o relacionamento com pessoas vem com 59%, depois estudo/pesquisa com 58% e, por último, o trabalho com 44%. Esse foi o questionamento que os estudantes mais ficaram divididos nas respostas.

(9)

Analisando-se o gráfico 10, identifica-se que 42% dos alunos acreditam que é indiferente as empresas utilizarem as redes sociais e que 36% responderam que é sem importância. Segundo a pesquisa feita pela Universidade de Melbourne, funcionários que utilizam as redes para fins pessoais são mais produtivos, concluindo-se então que a ideia dos alunos do curso de Direito de Guaíba está oposta com essa pesquisa, pois se há maior produtividade é importante que as empresas utilizem esse tipo de acesso.

Outras pesquisas demonstram que as empresas utilizam redes sociais para sua publicidade, obtendo um retorno impressionante.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Processos orientados ao social estão transformando abordagens corporativas tradicionais. Tecnologias sociais permitem que as pessoas se conectem, interajam e se reúnam com facilidade e velocidade inéditas, embora ainda haja uma confusão relacionada ao valor da entrega de tecnologias sociais.

Quando se cria uma rede social, elas tendem a funcionar muito com as redes de relacionamentos no mundo real. Veem-se notícias, discute problemas do trabalho e da vida particular, compartilha ideias e tem acesso a experiência e expertise a que não teria acesso de outra forma. Contatos são contatos, estejam eles online ou no

(10)

"mundo real". A velha frase "não é o que você sabe, mas quem você conhece" é verdadeira - quanto mais pessoas se conhecer, melhor. Talvez aquele velho amigo da escola esteja começando um novo negócio e precise da sua expertise. Definitivamente, conhecimento é poder.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS http://midiassociaisblog.com/index.php/facebook-se-aproxima-de-orkut-em-numero-visitantes-no-brasil-diz-estudo.html http://cultura.centralblogs.com.br/post.php?href=orkut+rede+mais+utilizada+pelos+br asileiros&KEYWORD=18147&POST=3849533 http://www.mglcom.com.br/blog/tag/e-commerce/ http://pt.scribd.com/doc/50465229/O-uso-das-redes-sociais-como-fonte-jornalistica-nas-redacoes-dos-jornais-impressos-paraibanos http://delas.ig.com.br/comportamento/o+que+as+redes+sociais+revelam+sobre+voc e/n1237510586526.html http://www.nosdacomunicacao.com/panorama_interna.asp?panorama=276&tipo=E http://www.tcwcomunicacao.com/2011/01/

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

No capítulo 2, foram analisadas as principais características da competitividade da indústria brasileira de móveis. Desatualização tecnológica, grande verticalização das plantas

Utilizamos neste trabalho a pesquisa aplicada, pois o trabalho objetiva gerar um padrão de modelo de Diagrama de Classe com Design by Contract sobre Classes e Aspectos que poderá

A realização do jogo da memória ajudou a fixar o conhecimento prévio dos alunos sobre trauma dentário, quais atitudes devem ser tomadas diante de uma avulsão,

em Ominíbú, consta, além da pesquisa apresentada pelo autor, uma vasta lista de obras de referência, incluindo documentos históricos basilares para um conjunto de pesquisas que vêm

Dada a atualidade da temática, o envelhecimento, e a importância que a família tem na promoção de um envelhecimento ativo, pretendo como o desenvolvimento deste estudo aprofundar

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o