• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ENVELHECIMENTO CUTÂNEO INDUZIDO PELO TABAGISMO TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: FARMÁCIA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MARTA DIAS MOREIRA AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): BIANCA CESTARI ZYCHAR ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): APARECIDA DE CARVALHO, MARIA APARECIDA RODRIGUES PEREIRA, NATALIE ANDRADE DE SOUZA, ROSELY FERREIRA MARIO

(2)

ENVELHECIMENTO CUTÂNEO INDUZIDO PELO TABAGISMO

MOREIRA M.D, CARVALHO A, MARIO R.F., PEREIRA M.A.R., SOUZA N.A. e ZYCHAR B.C.

RESUMO: A pele é o maior órgão do corpo humano e atua como barreira de proteção e, pode ser considerado marcador biológico do envelhecimento, consequência de múltiplos fatores intrínsecos e extrínsecos. O Tabagismo é um dos fatores responsáveis por doenças e envelhecimento cutâneo precoce, provocando o acúmulo de radicais livres, induzindo a perda da homeostase. A cosmetologia utiliza substâncias antioxidantes, objetivando a devolução da integridade funcional da pele e melhora da aparência. Assim o objetivo deste trabalho foi relatar a influência do tabagismo no envelhecimento cutâneo, priorizando os aspectos de saúde do indivíduo segundo estatísticas no Brasil e no Mundo, através de uma releitura de artigos científicos cujos temas fossem envelhecimento por ação do tabagismo, nos bancos de dados Scielo, Lilacs, Pubmed. O estudo mostrou que é consenso entre os autores que o tabagismo é prejudicial à saúde e promove o envelhecimento cutâneo, campanhas devem ser continuamente realizadas para diminuição do hábito tabagico, pois tornou-se um problema de saúde pública.

Palavras-chave:Envelhecimento cutâneo, tabagismo, antioxidantes, cosmecêuticos.

INTRODUÇÃO

A pele é um dos maiores órgãos do corpo humano, ocupando uma posição única, considerando que está em contato ao mesmo tempo com o meio externo e interno. Sendo composta por diferentes células e estruturas que trabalham de forma harmônica, garantindo assim suas diferentes funções1. Dividida em epiderme, derme e tecido subcutâneo, com penetrações cutâneas verticais dos apêndices, como os folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.

A pele pode ser denominada de fronteira mediadora entre organismo e meio ambiente, exercendo determinadas funções : barreira funcional, termoregulação, sensorial, síntese de vitamina D e imunológia 2.

(3)

Sua principal função é atuar como uma barreira protetora, evitando a entrada de substâncias estranhas ao organismo e, ao mesmo tempo, retendo conteúdo interno – água, eletrólitos e nutrientes1. A epiderme é uma camada fina e superficial, não vascularizada, cuja nutrição se efetua por difusão, através dos capilares situados na derme, é constituída por quatro camadas distintas: estrato córneo, granuloso, espinhoso, basal1.

A derme é uma camada mais profunda e espessa, formada por tecido conjuntivo rico em fibras de colágeno, elastina, vasos sanguíneos, estruturas nervosas e musculares1. Tem como principais tipos de fibras: colágeno que dá a pele resistência à tensão e previne lesões e, as fibras de elastina que conferem à pele elasticidade2. Dividida em três partes: Derme papilar, Derme reticular e Derme advencial3.

O tecido subcutâneo, que está situado abaixo da derme, é composto principalmente de células adipócitos, que são células de gordura, que é importante fonte de energia para o organismo1.

A pele pode ser classificada de acordo com o depósito de melanina no interior dos melanócitos4. Fitzpatrick classificou a pele humana em seis tipos, com objetivo categorizar a sensibilidade cutânea e sua diversidade 5. Fatores como o tabagismo e os raios UV interferem nos tipos de pele comprometendo ou causando o envelhecimento precoce6.

O envelhecimento é um processo natural, caracterizado por alterações celulares e moleculares, diminuindo progressivamente a capacidade de homeostase do organismo, levando a senescência e apoptose, sendo um processo biológico e temporal que varia de indivíduo para indivíduo e de órgão para órgão. Está relacionado principalmente com a exposição solar descontrolada ou crônica, estudos demonstram que os mecanismos celulares e moleculares são os mesmos tanto no envelhecimento intrínseco quanto no extrínseco, portanto o fotoenvelhecimento é a superposição dos efeitos biológicos da RUVA e B sobre o envelhecimento intrínseco7.

Sendo o fumo um grande multiplicador na formação de RL, assim como outros fatores de ordem extrínseca que promove o aceleramento do envelhecimento cutâneo, a indústria cosmética vem como um grande aliado, e cada vez mais investe em ativos, com um maior poder de permeação,

(4)

objetivando a devolução da integridade funcional da pele e melhorando sua aparência, com produtos antioxidantes.

OBJETIVO

Esta revisão tem por objetivo relatar a influência do tabagismo no envelhecimento cutâneo, priorizando os aspectos de saúde do indivíduo segundo estudos e estáticas no Brasil e no mundo através de releitura sistemática da literatura.

METODOLOGIA

Realizou-se uma revisão bibliográfica de artigos cujo temas fossem envelhecimento por ação do tabagismo, nos bancos de dados da Scielo, PubMed, Lilacs, SOCERJ, AMB (Associação Medica Brasileira), Medicina NET.Os critérios utilizados para seleção dos artigos foram: idiomas português e inglês; artigo completo, sem um limite temporal, mas priorizando-se estudos dos últimos 6 anos.

DESENVOLVIMENTO

Muitos fatores contribuem para o envelhecimento cutâneo como: a genética, o meio ambiente, alimentação, exposição crônica e cumulativa ao sol, as forças mecânicas aplicadas ao tecido conjuntivo, os hormônios e alterações do colágeno8.A RUV é um destes principais fatores para o envelhecimento, esta radiação é a parte do espectro eletromagnético referente aos comprimentos de onda entre 100 e 400 nm. De acordo com a intensidade que a RUV pode ser absorvida pelo O2 e O3. Sendo classificadas em UVA, B e C,

de acordo com seu comprimento de onda10. A RUVA é importante para sintetizar a vitamina D no organismo, porém o excesso de exposição é prejudicial para a pele, pois pode penetrar até a derme, atingindo fibroblastos, ocasionando alterações na elasticidade da pele, propiciando o envelhecimento precoce. Já UVB é prejudicial para saúde humana, podendo causar queimaduras e, com o tempo o câncer de pele e o UVC não atinge a superfície terrestre9.

Além da RUV, o tabagismo parece estar entre os fatores externos que também promovem o envelhecimento cutâneo precoce10. O tabagismo pode provocar isquemia crônica da derme, diminuição dos níveis de colágeno e vitamina A, que pode aumentar o impacto dos RL sobre a pele11. O tabagismo pode aumentar em 2 a 3 vezes o número de rugas na face12.

(5)

Já o envelhecimento cronológico é lento e gradual, causando danos estéticos, como o afinamento gradual da pele e a atrofia, que se inicia por volta dos 30 anos, intensificando-se aos 40- 50 anos, coincidindo com a menopausa, há uma diminuição de estrógeno e redução das fibras colágenas, tornando a pele mais fina e sensível, manchada, com a presença de rugas e células mortas, que vão se depositando e acumulando na superfície13.

O envelhecimento extrínseco é mais agressivo para a pele, causando modificações como discromias, rugas ou linhas de expressão mais profundas e até podendo gerar câncer de pele, esse devido a exposição solar13.

As alterações cutâneas provocadas no tecido conjuntivo refletem adaptações bioquímicas e biomecânicas da pele com a idade e essas alterações vão ser expressas no estrato córneo15,16 .

Mecanismos de envelhecimento cutâneo

- Telômeros: pares de bases repetidas de DNA nas porções finais dos cromossomos que não se replicam nas mitoses, sofrendo um encurtamento progressivo ocasionando a sua ruptura. Esse é um processo natural é acelerado pelos RUV17.

- Metabolismo das mitocôndrias, gera continuamente as espécies de O2,

denominados RL, que são moléculas instáveis que danificam as células e contribuem para o processo degenerativo e envelhecimento da pele 7.

- A RUVA atinge a derme profunda, enquanto que a RUVB apenas a epiderme. A exposição solar crônica sobre o metabolismo sobre os queratinócitos e fibroblastos, acarreta em sobrecarga de RL, esgotando os mecanismos celulares de defesa, ocorrendo o processo de senescência7 .

- Glicação: Reação não enzimática entre proteínas e glicose ou ribose que forma os produtos AGE (Advanced Glycation End Productst). 18.

- Tabagismo:nicotina provoca vasoconstrição, gerando produção de RL, aumentando agregação plaquetária, a atividade da elastase, causando formação defeituosa da elastina, tornando a pele mais espessa e fragmentada

19,20,21

.

Fumantes geralmente possuem aspecto de “Fácies do tabagismo”, uma definição de critérios clínicos, como: rugas proeminentes; proeminência dos contornos ósseos; pele atrófica e cinzenta; pele pletórica, considerando que apenas um desses critérios é suficiente para caracterização da fácies22.

(6)

TABAGISMO

Devido a alta mortalidade decorrentes de doenças provenientes do hábito tabagista, é considerado um problema de saúde pública, que atinge todos os segmentos da sociedade. Um terço da população global, considerando indivíduos com idade igual ou superior a 15 anos, representam 1,3 bilhão de fumantes26.No Brasil a estimativa é de 20,1 milhões de fumantes, segundo dados de pesquisa Vigitel, considerando indivíduos com idade igual ou superior aos 18 anos, 14,8%homens e 12% mulheres24.O índice de mortalidade relacionadas ao tabaco, no mundo já atinge 6 milhões de pessoas23.

A nicotina é uma substância química presente na fumaça, os fumantes de charuto e de cachimbo não tragam, sendo absorvida pela mucosa oral, já os fumantes de cigarros absorvem esta substância nos alvéolos pulmonares25. Existem mais 4700 substâncias tóxicas na fumaça do tabaco, responsáveis por 55 doenças associadas ao consumo ativo do tabaco e outras doenças relacionadas à exposição passiva à fumaça ambiental do tabaco26. Sabe-se que a nicotina é conduzida pela corrente sanguínea até o cérebro, enquanto a outras substâncias tóxicas do tabaco ou são eliminadas pela expiração, rins, pele, e intestinos, ou se acumulam nos tecidos e órgãos do corpo, inclusive no cérebro, como os alcalóides do alcatrão 26,27,28.

Os agentes tóxicos da nicotina causam inflamação no tecido que reveste os brônquios, levando a danos permanentes, ao reduzir a capacidade pulmonar de fazer as trocas gasosas de modo eficiente, levando a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que inclui a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e doenças obstrutivas das vias aéreas29. Estão presentes na fumaça do tabaco substâncias consideradas cancerígenas, comprometendo o sistema de defesa do organismo, com substâncias que podem afetar o DNA, o que leva ao desenvolvimento de inúmeros tipos de cânceres 30.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), cita que de 8 em 8 s, morre uma pessoa devido ao tabagismo, as pesquisas indicam que os indivíduos começam a fumar na adolescência (70% dos casos) e que continuam fumando por dois decênios ou mais, morrem 20 a 25 anos mais cedo que aqueles que nunca fumaram23.

O número de mulheres tabagista é inferior ao masculino, elas se iniciam no tabagismo mais tardiamente. Estima-se em 500mil mortes anuais em

(7)

mulheres é em decorrência do tabagismo, e em crescimento em todos os países, principalmente entre público jovem feminino32. Há riscos, por exemplo, das associações entre doenças cardiovasculares e contracepção hormonal, e, nas patologias tradicionais, as relacionadas à gravidez e ao parto33. No Brasil, as mulheres acabam sendo alvo de publicidade da indústria tabagista, pois são explorados conceitos de liberdade, autoafirmação, independência e ascensão social, relacionadas a modelos femininos delgados que, sutilmente reforçam e impõem padrões de beleza corporal34 .

Além disso, a nicotina causa a diminuição do estrógeno na pele da mulher, deixando-as, muito mais suscetíveis ao envelhecimento precoce pelo tabagismo do que os homens19,20. Estudos entre mulheres fumantes e não fumantes demonstraram, que a exposição dos fibroblastos ao tabaco diminui a síntese de colágeno dos tipos I e III35,36. A diminuição das fibras elásticas, do colágeno, principalmente do tipo I, e a sua desorganização levam a diminuição da elasticidade da pele e a formação de rugas profundas37,38,39. ANTIOXIDANTES E COSMECÊUTICOS

A formação de RL é um processo contínuo e fisiológico, gerados dentro das mitocôndrias, citoplasma ou membrana celular, eles atuam como mediadores para transferência de elétrons nas várias reações bioquímicas, a sua produção adequada gera ATP, por meio de uma cadeia transportadora de elétrons, que atua na ativação de genes, participando de mecanismos de defesa durante os processos infecciosos, mas a sua produção excessiva pode gerar danos oxidativos40. Algumas de suas espécies são: radical semiquinona, oxigênio singleto, radical superóxido, óxido nítrico, peroxínitrito e radical hidroxila41,42. Estas espécies reativas agem diretamente no DNA, proteínas e lipídios, podendo gerar mutações e alterações funcionais, induzindo resposta inflamatória, além de fibrose e esclerose ao degradar proteínas do tecido conjuntivo43,44.

O processo de estresse oxidativo se dá em decorrência de um desequilíbrio, entre compostos oxidantes e antioxidantes, gerando uma produção excessiva de RL, que conduz a oxidação das biomoléculas, ocasionando perda de suas funções biológicas e/ou desequilíbrio homeostático, levando ao dano oxidativo das células e tecidos44,45. Além da

(8)

RUV, outros fatores como: álcool, alimentos ricos em gordura, provocam o acumulo de radicais livres, fazendo com que o organismo saia da homeostase. Halliwell45, define antioxidantes como: “Antioxidante é qualquer substância que, quando presente em baixa concentração comparada a do substrato oxidável, regenera o substrato ou previne significativamente a oxidação do mesmo”.

Além dos antioxidantes produzidos pelo próprio organismo, o corpo se utiliza dos provenientes da alimentação45. Atualmente vários cosméticos possuem antioxidantes em suas fórmulas, tanto os de uso tópico, como também os orais45. Desta forma o uso de antioxidantes, são essenciais para evitar a produção de RL induzidos principalmente por RUV.

O cosmecêutico faz mais para a pele do que um simples cosmético e, menos que um medicamento, hoje alguns cosmecêuticos atuam como “droga”, ainda precisam de pesquisas que comprovem a sua permeação no estrato córneo46. O termo cosmecêuticos tem inúmeras variações semânticas como: dermatocosmético, cosmético funcional, bioativo, neocêutico, dentre outros46. Kligman46 definiu diretrizes para a identificação, avaliação e eficácia de um produto cosmecêutico: 1) penetração do ingrediente ativo pelo estrato córneo, 2) atuação na célula alvo ou tecido; 3) estudos clínicos, com significante estatística que confirmem a sua eficácia e ação prometida.

Dentre as substâncias ativas mais utilizadas em produtos cosméticos com ação antienvelhecimento: Carotenóides, Glutationa,Vitamina E,.Vitamina C DMAE (Dimetilaminoetanol),Extratos vegetais e Coenzima Q10 (CoQ10).

RESULTADOS

Foram selecionados para esta revisão bibliográficas 52 artigos, nos idiomas inglês e português, que descrevem aspectos referentes ao envelhecimento cutâneo induzido pelo tabagismo que se encontram listadas no item “Referências bibliográficas” ao final do mesmo.

Observamos que é consenso entre os autores que o tabagismo é prejudicial à saúde e promove o envelhecimento cutâneo e que a preocupação com aparência faz com que as mulheres procurem diferentes alternativas para prevenir, retardar ou atenuar os efeitos do envelhecimento cutâneo. Com a prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo através de:Bloqueio das RUVA e B, manutenção da barreira cutânea e hidratação

(9)

adequadas, fotoproteção com uso diário e continuo de filtro solares; Neutralizar RL, com uso de antioxidantes tópicos e sistêmicos; Aumentar síntese do colágeno e elastina dérmicos, com uso de cosmecêuticos e cosméticos. CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Tabagismo é considerado mundialmente um problema de saúde pública, pois são 6 milhões de mortes anuais relacionadas ao tabagismo, uma vez que as substâncias tóxicas encontradas no tabaco afetam praticamente todos os órgãos, principalmente os pulmões desencadeando inflamação (DPOC), além de diversos tipos de cânceres.

O fumo é um grande acelerador e multiplicador na formação de RL, gerando estresse oxidativo, provocando perda de suas funções biológicas e/ou desiquilíbrio homeostático, danificando células e tecidos, o que contribui também para envelhecimento cutâneo precoce, tornando a pele mais espessa, seca e atrófica piorando o seu quadro geral. A nicotina causa a diminuição do estradiol na pele, gerando um hipoestrogenismo, o que deixa as mulheres muito mais suscetíveis ao envelhecimento precoce pelo tabagismo do que os homens.

Diversas substâncias antioxidantes exógenas, como as vitaminas, extratos vegetais e outras, são utilizadas pela cosmetologia. Os cosmecêuticos têm como objetivo tratar da pele como prevenção, retardamento ou alivio dos sinais do envelhecimento cutâneo, pois possui permeação do ativo pelo estrato córneo, com concentração suficiente para exercer seu mecanismo de ação e a capacidade de atuação na célula alvo ou tecido. O envelhecimento biológico é natural, porém fatores externos como: exposição ao sol, vento, frio, alimentação inadequada, álcool e tabagismo aceleram esse processo, ocorrendo principalmente sobre regiões como a face, o colo, o pescoço, dorso das mãos e antebraços. A pele se pregueia, enruga, com sinais de flacidez e hiperpigmentação.

A preocupação com aparência e qualidade de vida, faz com que as pessoas procurem diferentes alternativas para prevenir, retardar ou atenuar os efeitos do envelhecimento cutâneo. A indústria cosmética vem como um grande aliado, e cada vez mais investe em ativos, com um maior poder de permeação, objetivando a devolução da integridade funcional da pele e melhorar sua aparência.

(10)

Assim, sabe-se que o tabagismo é prejudicial para saúde e promove o envelhecimento cutâneo, pesquisas e campanhas devem ser continuamente realizadas para a diminuição deste hábito nocivo ao organismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1-Harris MINC, Pele-Estrutura, Propriedades e Envelhecimento; Ed. SENAC, São Paulo, 3ª edição revista e ampliada pgs 17 a 36.

2- Obagi ZE, Restauração e Rejuvenescimento da Pele, 2004. By livraria e Editora Revinter Ltda. pg19-25

3- Sampaio SAP, Rivitti EA, Dermatologia. São Paulo: Artes Médicas, 2008

4-Guirro E, Guirro R, Fisioterapia Dermato- funcional: Fundamentos- Recursos- Patologias, 3ed. Barueri: Manole, 2004

5- Fitzpatrick TB, Mosher DB, Pigmentação cutânea e distúrbios de metabolismo de melanina. IN ISSE L BACHER< KURT J., e et al Medicina interna. 9ª ed. Rio de Janeiro Guanabara Koogen, p. 276-284, 1983.

6 -Jensen JA, Goodson WH, Hopf HW, Hunt TK, Cigarette smoking decreases tissue oxygen. Arch Surg. 1991; 126:1131-4

7- Fisher GJ, Kang S, Varani J, et al Mecanismos de fotoenvelhecimento e cronologia anti-idade. Arch Dermatol 2002, 138:1462-70

8- Monteiro E.O. Abordagens antigas e atuais: sulco nasolabial, linhas de marionete e rugas perorais. São Paulo (EPM/Unifesp) 2013. Especial Dermatologia & Cosmiatria 4 págs. 3-15

9- INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O que é Índice Ultravioleta. Disponível em <http://satlite.cptec.br/uv> acessado em 03/04/2015

10- Draelos ZD. Cosméticos em Dermatologia. 2 eds. Rio de Janeiro: Revinter, 1999. 11- Cristiano AM &Clitto J, Molecular pathology of the elastic fiber. J. Invest. Dermatol. 103:535-75, 1994

12- Cotta-Pereira G., Rodrigo F.G.; Bittencourt-Sampaio S. Oxitalan, elaunin, and elastic fiber in the human skin. J. Invest. Derm. 66:143-8, 1976

13- Fenning NJ, Brincat, MP, Muscat-Baron Y, Skin aging and menopause: Implications for treatment. Am.j. Clin. Dermatol 2003; 371-378

14- Steiner, D. Envelhecimento cutâneo. Dermatologia 2004 acesso em 11/04/2015 http:www.denisesteiner.com.br

15- Jenkins G., Molecular mechanisms of skin aging. Elsevier 2002.

16-Bailey AJ, Molecular mechanisms of aging in connective tissues. Elsevier 2001 17- Kligman LH, Kligman AM: Ultraviolet radiation-induced aging. P.55 In Lowe NJ, Shaat NA (Eds): Sunscreens Development, Evaluation and Regulatory Aspects Dekker, In. New York, 1990.

18- Giacomini, PO, Rein, R. A mechanistic model for the aging of human skin.Micron 2004 (35): 179-184

19- Kosmadaki MG., Gilchrest BA., The role of telomerase and telomeres dynamics? Curr Mol Med 2004; 5:171-7

20- Pageon H, Bakala H, Monnier VM, Asselineau D Collagen Glycation triggers the formation of aged skin in votro. Eur Dermatol 2007, 17:12-20

21- Bridges R.B, Chow C.K, Rehn S.R., Micronutrient status and immune function in smokers. Ann NY acad sci. 1990; 587:218-31

22- Francès C., Smoker’s wrinkles: epidemiological and pathogenic considerations. Clin Dermatol 1998, 16: 565-70

23- Suehara LY, Simone K., Maia M., Avaliação do envelhecimento facial relacionado ao tabagismo. Na Bras Dermatol 2006, 16:565-70

24- Model B., Smoker’s face: Na underrated clinical. BMJ. 1985; 291:1760-

25- World Health Organization: Report on the Global Tobacco epidemic 2008. The MPower Packaged. Genève: WHO: 2008

(11)

26- Ministério Da Saúde; Secretária de Vigilância em Saúde; Secretária de Gestão Estratégica e Participativa. Vigitel, Brasil; 2011: doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília: Ministério da Saúde: 2012.

27- Rosenberg J., Nicotina droga universal. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Câncer; 2004.

28- U.S. department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention, National Center for Chronic Disease Prevention and Health Promotion Office on Smoking and Health 2006.[ link]

29- Brody AL., Mandelkem MA., London ED., Olmstead RE., Farahi J., Scheibal D., et al., Cigarette smoking saturates brain alpha 4 beta 2 nicotinic acetylcholine receptors. Arch Gen. Psychiatry. 2006

30- Rodgman A, Perfetti TA. The chemical components of tobacco and tobacco smoke. Florida: CRC Press: 2006.

31- Public Health Agency Canada. Life and health respiratory diseases in Canada, 2007, Ottawa: public health Agency of Canada 2007.

32- Hecht SS., Cigarette smoking and lung cancers chemical mechanisms and approaches to prevention. Lancet Oncol. 2002.

33- Rondina RC; Gorayyeb R; Botelho C.; Características psicológicas associadas ao comportamento de fumar tabaco. J Bras Pneuml. 2007: 33(5) 592-601

34- AMB; Projeto diretrizes: Evidências Cientificas sobre tabagismo para Subsídio ao Poder Judiciário. Associação Médica Brasileira, Ministério da Saúde, Inst. Nac. do Câncer, Aliança de Contr. Tabagismo; elaboração final 12/mar/2013

35- Carvalho JT. O Tabagismo visto sob vários aspectos. Rio de Janeiro: medsi; 2000

36- Bianco E. Mujeres, industria tabacalera y marketing. Revista Mujer y Salud 2004; 1: 3-7

37- Chollat-Traquet CM. Porqué las mujeres empiezan a fumar y siguen haciéndolo. Em: Mujer y Tabaco. Geneva: WHO; 1992. P. 57-73

38- Tipton DA., Dabbous MK., Effects of nicotine on proliferation and extracellular matrix production of human gingival fibroblast in vitro. J periodontaol. 1995; 66(12):1056-64.

39- Miyasaka M., et al. Ultrasonic tissue characterization of photodamaged skin by scanning acoustic microscopy. Tokai J Exp Clin Med. 2005; 30(4):217-25

40- Griffiths CEM, Drug treatment of photoaged skin. Drugs &Aging 1999, 14:289-301 41- Pinnel SR. Cutananeous photodemage, oxidative stress, and topical antioxidant protection. J Am Acad Dermatol 2003, 48:1-19

42- Shami N.J.I.E., Moreira E.A.M., Licopeno como agente antioxidante. Ver Nutr. 2004: 17(2):227-36

45- Franzen JM., Santos JMSR, Zancanaro V.; Colágeno: uma abordagem para a estética, revisão bibliográfica para conclusão de curso de farmácia, Caçador, 2013. 43- Guaratini T., Medeiros MHG, Colepicolo P.; Antioxidantes na manutenção do equilíbrio redox cutâneo: uso e avaliação de sua eficácia; Quim. Nova, Vol. 30, No. 1, 206-213, 2007

44- Hirata LL., Sato MEO; Santos AM., Radicais Livres e o Envelhecimento Cutâneo, Acta Farm. Bonaerense 23 (3): 418-24, 2004.

45- Halliwell B., Whiteman M., Measuring reactive species and oxidadtive damage in vivo and in cell culture: how should you do it and what do the results men. Br J Pharmacol 2004: 142(2); 231-55

46-Kligman A.M., Cosmetics. A dermatologist looks to the promises and problems. Dermatol Clin, 2000: 18; 699-70

Referências

Documentos relacionados

produtores e consumidores, tomar as medidas necessárias para promover o crescimento, a eficiência e a estabilidade dos mercados dos produtos básicos obtidos dos minerais provenientes

Ao concluir esta atividade, você será capaz de usar técnicas de modelagem entre peças para criar novas peças usando geometria de rascunho na montagem de nível

Dá para se notar uma pequena interferência do colimador, que resulta em pequenas elevações no espectro a partir das energia de 88 keV (k edge do chumbo) e 78 keV (k edge da

O resultado indica que o SCG utiliza ferramentas tradicionais e contemporâneas e a adoção dessas ferramentas ocorre como solução de problemas associados às

O presente estudo objetiva analisar a qualidade da tomada de decisão (TD) de atletas masculinos escolares de voleibol, comparando as situações de levantamento

Pelo exposto, a CONITEC, em sua 21ª reunião ordinária, recomendou a não incorporação no SUS das insulinas análogas de longa ação (glargina e detemir) e das insulinas análogas

No entanto, de forma geral, as aulas de ciências são ministradas de forma expositiva, o que se revela não ser garantia do desenvolvimento dessas habilidades

Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica.. Bicalutamida não pode