• Nenhum resultado encontrado

Desbancarizando os investimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Desbancarizando os investimentos"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

CURSO DE POS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS E MERCADO DE CAPITAIS

PEDRO AUGUSTO PARANHOS STEFFEN

DESBANCARIZANDO OS INVESTIMENTOS

Professor orientador: DR. Daniel Baggio

Ijuí – RS 2016

(2)

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais, pelas angústias, preocupações e apertos financeiros que passaram para que eu chegasse até aqui e por terem dedicado suas vidas a mim. Dedico também a minha namorada Camila pelo amor, carinho e incentivo prestado. Dedico a esses, minha conquista como forma de agradecimento.

(3)

AGRADECIMENTO

Agradeço a ajuda muito coerente e exata de meu orientador, Daniel Baggio, e a paciência e amizade com que sempre me acolheu;

Agradeço a todos meus professores que sempre souberam me incentivar aos estudos;

Agradeço aos meus colegas pelo apoio e estímulos a mim dados;

(4)

“O mercado de ações é um jogo de paciência. Não é preciso dar tacadas o tempo todo, aguarde pelo arremesso perfeito. O problema quando você é um Administrador de Investimentos é que a torcida não pára de gritar: “Mexa-se seu preguiçoso!”

(5)

RESUMO

Este trabalho apresenta, através da vivência do autor, uma alternativa detalhada, para quem gostaria de ter um rendimento maior do seu capital com uma forma mais dinâmica, como: investir na Bolsa de Valores, e não sabe como fazer para começar. Desta forma busca exemplificar e explicar: o que são os Título de capitalização? O que é uma ação? Como ter acesso as ações? Qual o retorno disponibilizado pelas ações? Desenvolvido na forma de relato de experiência, este trabalho de conclusão de curso de Pós Graduação em Finanças e Mercado de Capitais, atende as exigências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Uníjui).

Palavras-chave: Ações. Titulo de Capitalização. Investimentos. Dividendos.

(6)

ABSTRACT:

This work presents , through the author's experience , a detailed alternative for those who would like to have a higher return on its capital with a more dynamic , such as investing in the stock market , and do not know how to start . Thus seeks to exemplify and explain : What are the capitalization title ? What is an action? How to access the shares ? What is the return provided by the stock? Developed in the form of reporting experience , this work completion course Graduate in Finance and Capital Markets , meets the requirements of the Regional University of Rio Grande do Sul State Northwest ( UNIJUÍ ) .

(7)

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa procura desenvolver as exigências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul departamento de ciências sociais aplicadas do curso de Pós Graduação em Finanças e Mercado de Capitais, que foi realizado com o objetivo de produzir e apresentar uma trajetória real entre compra de titulo de capitalização a investimento no mercado de capitais.

Tendo em vista o cenário econômico brasileiro cada vez mais desfavorável para o contribuinte, no qual, a cada dia que passa, novos tributos estão sendo criados e, concomitantemente, com a desvalorização da moeda, acarretando na perda do poder de compra da população, face necessário a reflexão sobre a gestão dos investimentos pessoais. Neste sentido, o cidadão deverá buscar não só alocar os seus recursos na caderneta de poupança, nos Bancos, mas também buscar investimentos alternativos que proporcionem maior retorno de forma rápida e dinâmica, como por exemplo, os investimentos na Bolsa de Valores.

A Bolsa de valores é local onde se negociam Títulos e Valores Mobiliários, BM&FBovespa que é normatizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Dentre os títulos mais negociados na bolsa estão as ações.

Na atualidade não é mais necessário ir até a Bolsa de Valores (local físico) para negociar, pois a própria disponibiliza um sistema através da internet juntamente com Corretoras para que seus clientes tenham um ambiente seguro e adequado para negociações de compra e venda destas ações.

Portanto, o presente relato de experiência, buscará explicar com a vivencia de compra de um título capitalização até a compra de títulos de valores mobiliários (ações), isto é, como funciona uma capitalização, o que é uma ação, como ter acesso a elas, qual o retorno disponibilizado pelas ações e os resultados obtidos por este acadêmico.

Com esse pensamento, o relato será dividido em três partes para melhor entendimento: Adquirindo conhecimento sobre ações; Desbancarizando meus investimentos; Aprendendo com meus investimentos.

(8)

1. Adquirindo conhecimento sobre Ações

Ações chamam a atenção por proporcionar ao investidor ser “sócio de grandes empresas” e por proporcionar ter rendimentos maiores do que se teria em qualquer outra forma de investimento. Mas em contra partida, afastam investidores mal informados, que devido ao risco de perder o capital investido preferem deixar seu capital na poupança. Quando se trata de ações, saber controlar estes riscos e o momento certo de vendê-las, é a grande questão, pois até mesmo grandes investidores experientes na área de mercado de capitais, às vezes perdem parte de seu capital por pequenos deslizes em suas estratégias.

Meu interesse por “ações” tem inicio, a partir de 2006, quando ingressei no curso superior em Administração de Empresas e obtive, conhecimentos iniciais sobre o assunto. Em 2008 após cursar a matéria de Mercados de Capitais, o professor titular desta, propôs um trabalho no qual teríamos que simular investimentos na Bolsa de Valores, e ao final do semestre, faríamos a apresentação de um relatório contendo todos os movimentos feitos na conta

simulada, para isso, utilizaríamos o simulador do “folhainvest”

(www.folhainvest.com.br).

Ao final da experiência, sinto-me um pouco mais preparado e interado sob o mercado acionário, contudo ainda não possuía capital e como descobri mais tarde o conhecimento adquirido era superficial comparado ao que seria necessário para ingressar neste setor financeiro.

No ano de 2011, em conversa informal com ex-colega, fico sabendo que ele estaria abrindo algo novo em nosso município, o que na época só havia em grandes cidades, uma corretora.

As companhias corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CCTVMs) ou, simplesmente, corretoras de valores, são as empresas autorizadas a negociar nas bolsas de valores e de mercadorias e futuros, através das quais os investidores podem comprar e vender títulos negociados nessas bolsas.

A abertura de conta em uma corretora é simples e passa pelo preenchimento de cadastro e envio de informações sobre seu patrimônio (uma exigência da CVM). O lucro das corretoras vem, da mesma forma que imobiliárias na negociação de imóveis, e também das taxas de custodia, um custo fixo cobrado de clientes que negociam, para remunerar a emissão de relatórios e a guarda dos ativos na CBLC. (CERBASI, 2008, p.170-171)

Para uma compreensão mais didática o professor Eduardo José Zdanowicz explica que as Corretoras são:

As Sociedades Corretoras podem ser definidas como intermediários especializados na execução de ordens e operações determinadas por seus clientes, além da prestação de uma série de serviços a investidores e empresas, a saber:

a) Assessoria a empresas na abertura de capital,emissão de debêntures e debentures conversíveis em ações, renovação do registro de capital, etc.;

(9)

b) Estabelecimento de diretrizes para seleção de investimentos; c) Intermediação em operações de câmbio;

d) Orientação para aplicação em incentivo fiscal.

As Sociedades Corretoras contribuem para o fundo de garantia, mantido pelas Bolsas de Valores, com o propósito de assegurar a seus clientes eventual reposição de títulos e valores negociados em pregão e atender a outros casos previstos pela legislação. (Zdanowicz, 1994, p.119)

No transcorrer da discussão, obtive informação de que estaria meu ex-colega ministrando um curso no qual ensinaria o básico para pequenos investidores, este intitulado: “Como Investir na Bolsa de Valores”.

No dia seguinte me dirijo até a Experato, empresa esta pertencente ao meu citado colega. No local me explicam que a empresa, é vincula à XP Investimentos, e que esta tem conta na BM&FBovespa a qual regula as ações e proporciona o ambiente de negociações de forma adequada e segura aos investidores. Inscrevo-me no curso, os dias seguem, inicia-se o curso, no qual recebo informações básicas para começar a investir como: o que são ações, que correspondem em poucas palavras, a menor parte de uma empresa a forma mais segura de fazer parte desta. Também nos explicaram como funciona a bolsa de valores, os tipos de investimentos que podemos realizar, e todas as ferramentas que teríamos a disposição para controlar, comprar e vender nossos investimentos.

Uma ação representa a menor parcela do capital social de uma empresa (sociedade anônima, sociedade por ações ou companhia). Repare que o detentor de uma ação (acionista) não é um credor da empresa, mas sim um de seus proprietários e, como tal, possui direito à participação nos resultados da empresa proporcionalmente ao numero de ações que detém. Ações, normalmente, não possuem prazo de resgate e podem ser negociadas em mercados organizados (Bolsas de Valores). Por serem objetos de negociação diária, o preço das ações podem aumentar ou diminuir, de acordo com o maior ou menor interesse dos investidores. Os preços das ações são divulgados através de jornais diários e de revistas especializadas, os quais se utilizam de uma serie de códigos após o nome da empresa. (CAVALCANTE;MISUMI;RUDGE, 2005, p.46).

As ações são títulos de redá variável, que representam uma fração do capital de uma empresa organizada, sob a forma de sociedade anônima.

O acionista passa a ser associado ou co-proprietário, a partir do momento da transferência de propriedade das ações, ou seja, a ter direito nos resultados obtidos pela empresa.

As ações não têm prazo de resgate ou vencimento, o que faculta ao investidor a flexibilidade de poder a qualquer instante, deixar ou aumentar a participação acionaria, na empresa, vendendo ações de uma sociedade e comprando de outra. (Zdanowicz, 1994, p.122)

(10)

Foi criada então, uma conta para a qual transferi o capital que seria destinado a investimentos. Com essa conta poderia ter acesso a varias ferramentas, estas as quais, ajudaria a decidir em qual ação e como iria investir e, também daria permissão para acessar ao ambiente de negociações através da importante ferramenta “Home Brooker”.

Até o final do século passado, as operações em bolsas eram feitas através da transmissão das ordens de compra e venda dos clientes pelo telefone ou por e-mail. Os corretores recebiam as ordens dos clientes, processavam-nas e os operadores as transmitiam para a bolsa. Com a popularização da internet, a maioria das corretoras aderiu ao sistema de homebroker, passando a operar ligadas diretamente ao sistema eletrônico da Bovespa, o chamado MegaBolsa.

Com isso, os investidores passaram a poder colocar suas ordens de negócio diretamente no sistema, a distancia, entrando na fila de compras e vendas do papel que desejam negociar. Basta, para isso, ter acesso a Internet e estar devidamente cadastrado para operar junto a uma corretora. (CERBASI, 2008, p.175).

Terminado o curso estava empolgado e queria o mais rápido possível começar a investir, mas isso demoraria mais alguns anos, pois na época eu estava estagiando no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (BANRISUL) e não conseguia poupar muito dinheiro. No entanto, foi através de um dos produtos do banco que tive a idéia de obter uma capitalização com o objetivo de poupar dinheiro, já que seria uma poupança forçada para futuramente conseguir capital para ingressar no Mercado Acionário.

Ao chegar na agencia pela manhã, comunico ao escriturário, meu

objetivo, ele me diz que: “A Capitalização teria um prazo de sete anos e após o

termino de carência obteria um rendimento maior que a poupança e ainda concorreria a prêmios todos os finais de semana e esta, teria um custo de cinqüenta reais por mês.”

Fiquei empolgado com a possibilidade de poupar e ainda poder ser sorteado, o que faria com que meus planos se realizariam mais rapidamente. Dessa forma no final do expediente voltei à mesa do escriturário e assumi um titulo de capitalização.

Os títulos normalmente são comparados à caderneta de poupança, que nas condições atuais rende 70% da taxa Selic mais TR (taxa referencial) sempre que a Selic é igual ou menor que 8,5%. Acima deste percentual, a poupança renderá 0,5% ao mês mais TR. Esta última, que equivale à rentabilidade da poupança pela regra antiga, é comumente a remuneração dos títulos de capitalização oferecidos como “poupança programada”.

Acontece que não é todo o montante pago que rende 0,5% ao mês mais TR. Apenas parte do que o comprador paga mensalmente é rentabilizado, compondo a chamada cota de capitalização. O restante é destinado à cota de carregamento (uma espécie de taxa de administração) e à cota de sorteio, destinada a custear os prêmios dos sorteios. Nos primeiros meses, normalmente, a cota de capitalização é bem reduzida. (Wiltger, 2012, EXAME.com)

(11)

Após dois anos, em dezembro de 2013, concluí a faculdade de “Administração de Empresas” pela Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – URI - Campus de Santo Ângelo. Em abril de 2014, trabalhando agora na Fecopel (livraria em Santo Ângelo), meu salário não aumentara muito, mas mesmo assim, ingresso em uma Pós-Graduação, esta sobre “Finanças e Mercado de Capitais” pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (para a qual, estou fazendo este trabalho de conclusão de curso, na forma de Relato de Experiência), em Ijui, cidade vizinha à que resido. Como havia mais colegas de minha cidade, fazíamos um rodízio com nossos carros para irmos até a pós-graduação, que ocorria de quinze em quinze dias. Entre os colegas que faziam o rodízio estava, meu assessor da Experato, e nestas viagens, até a cidade vizinha, conversávamos bastante sobre diversos assuntos, e repetidamente debatíamos nas viagens, sobre: A realidade econômica brasileira e mundial; E como a Bolsa de Valores estava se havia tido alta ou baixa, em seus valores e em determinadas ações.

Cursando a “Pós-Graduação” por um ano e meio, tínhamos acesso aos preços das ações e aulas as quais forneciam a nós, alunos, conhecimentos como o seguinte: De que forma investir em ações; Como criar estratégias para minimizar os riscos; Analisar gráficos e balanço de empresas..., estas informações juntamente com opinião de colegas especialistas, faziam aumentar minhas duvidas sobre as promessas feitas pelo escriturário do

banco, “de que o titulo de Capitalização seria uma forma de ter mais

rentabilidade que a poupança”.

Em conversas informais, comentava-se que a rentabilidade da capitalização era a mesma da poupança, ou ainda menor e, apenas se diferenciava por haver sorteios de prêmios, os quais, não tive a sorte de ser contemplado nem sequer uma vez. A situação, de obter estas informações e ainda estar pagando quinze reais a mais sobre o preço inicialmente contratado na capitalização, me deixava frustrado e irritado.

A rentabilidade é superior à da poupança, que atualmente é de aproximadamente 0,40% ao mês (70% de 7,25% ao ano) mais uma TR que, com a taxa de juro baixa, está próxima de zero. Mesmo assim, investir mensalmente na caderneta de poupança é mais vantajoso, justamente porque boa parte da mensalidade paga no título se perde em custos, enquanto que na poupança, todo montante é capitalizado.

Suponha que esta rentabilidade da poupança se mantenha estável. Ao investir 100 reais mensalmente durante 48 meses – o mesmo prazo do título de capitalização do exemplo – o valor resgatado no fim será de 5.301,28 reais. Se os mesmos 100 reais forem destinados mensalmente ao título de capitalização do exemplo, o montante resgatado será de meros 4.800,05 reais, uma diferença de 501,23 reais. (Wiltger, 2012, EXAME.com)

Resolvo então, em outubro de 2015, ligar para a prestadora de serviços da capitalização e averiguar, qual valor possuía e quanto tempo ainda havia para o termino da mesma. Em contato com o “Call Center” da mesma, recebo a

(12)

informação de que o valor estimado para retirada antes do tempo era de R$1500,00, e que ainda havia três anos para que pudesse retirar o valor total que seria de R$ 3800,00. Isso me deixou ainda mais frustrado e irritado, meu dinheiro não iria render praticamente nada, o valor era muito abaixo da expectativa que havia feito para o capital final, pois em um calculo simples podemos constatar este valor:

 Valor inicial (VI): R$ 50,00

 Numero de Meses em um ano (NA): 12 meses  Período de Capitalização (PC): 7 anos

𝑉𝐼 × 𝑁𝐴 × 𝑃𝐶 = 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑓𝑖𝑛𝑎𝑙

Portanto: R$ 50,00 x 12 x 7 = R$ 4.2000,00.

Se as parcelas da capitalização não estivessem subindo gradativamente até não acharia tão errado, mas já estava pagando R$15,00 a mais do que contratei para ter o retorno igual ao da primeira parcela, e mesmo já havendo passado quatro anos o montante disponibilizado se sacado era inferior do que se eu tivesse deixado o dinheiro “em baixo do colchão”. Então resolvo dar uma olhada no valor das ações e ver se não havia nenhuma destas a qual o valor se aproximasse do capital retirado da capitalização, pois não pensava deixar o dinheiro em uma poupança, já que, o rendimento desta era de apenas 0,68% ao mês, e gostaria de ter rendimentos maiores.

(13)

2. “Desbancarizando” meus Investimentos:

Cursando a “Pós-Graduação” por um ano e meio, tínhamos acesso aos preços das ações e aulas as quais forneciam a nós, alunos, conhecimentos como o seguinte: De que forma investir em ações; Como criar estratégias para minimizar os riscos; Analisar gráficos e balanço de empresas..., estas informações juntamente com opinião de colegas especialistas, faziam aumentar minhas duvidas sobre as promessas feitas pelo escriturário do banco, “de que o titulo de Capitalização seria uma forma de ter mais rentabilidade que a poupança”.

Então no dia seguinte sem pensar muito no dinheiro que perderia por rescindir o contrato de capitalização, mas sim, pensando no dinheiro que estaria deixando de ganhar permanecendo com a mesma, ligo para o 0800 disponibilizado pela empresa de capitalização e digo: Que gostaria de rescindir o contrato de Capitalização. Eles então me pedem o prazo de até quatro dias úteis para o dinheiro estar em minha conta; concordo com a condição imposta pela empresa, e encerro o titulo.

Decido conversar com o colega da “Pós-Graduação” (meu assessor), e explicar a situação, a qual não queria deixar o dinheiro parado na caderneta de poupança, mas também não tinha a convicção de que ações seriam o melhor investimento para o meu capital, já que, este era reduzido.

Tínhamos aula à tardinha e fomos de uma cidade a outra conversando, sobre o investimento em ações, ele me explicava como estava o mercado acionário, os custos que eu teria (taxa de corretagem aproximadamente R$16,00, e taxa de manutenção de conta na época R$15,90), mas em contra partida, teria a disposição todos os tipos de investimentos os quais quisesse obter e ferramentas disponibilizadas pela XP. Ainda me alertou dos riscos que eu correria (risco de mercado, risco de liquidação...) e me indicou o site: Fundamentus (http://fundamentus.com.br), para que eu pudesse me interar mais sobre: O que investimentos em ações me proporcionariam, além de analisar os resultados dos balanços patrimoniais das empresas presentes na Bolsa de Valores, que são disponibilizados no site. Como ilustra “Figura 1”, nos anexos.

Por ter freqüentado algumas aulas sobre mercado de ações, e ter vivenciado por certo período, a forma de atuar de um banco, ao meu entendimento as ações de bancos, seriam as mais “seguras” para iniciar meus investimentos, e como queria correr riscos controlados e ainda ganhar com dividendos, foi nestas que procurei me associar.

Essencialmente, uma ação oferece duas formas de rendimento aos seus investidores: dividendos e valorização de seu preço de mercado. Um benefício que o titulo também pode proporcionar aos seus titulares é o direito de subscrição em casos de aumento de capital por integralização.

Os dividendos representam distribuição de lucros auferidos pela empresa aos acionistas, sendo normalmente pagos em dinheiro.

(14)

A decisão de uma política de dividendos envolve basicamente uma decisão sobre o lucro liquido da empresa: retê-lo, visando ao reinvestimento em sua própria atividade; distribuí-lo, sob a forma de dividendos em dinheiro aos acionistas. (NETO, 2001, p.211).

Por casualidade, a ação que mais se adequou ao meu investimento foi da empresa do meu antigo estágio, Banco Banrisul e seu código nominativo na

Bolsa de Valores de São Paulo é “BRSR6”. Eu estava eufórico com a

possibilidade de, até que enfim poder me tornar um acionista, e quase não conseguia prestar atenção na aula, pois ficava pensando em hipóteses e estratégias para meu futuro investimento.

Na segunda-feira dia 5 de outubro de 2015 ligo para meu colega e, assessor, para comunicar que decidi investir em ações, digo a ele que quero reativar minha conta na Experato, ele então me parabeniza pela atitude e agradece por confiar em sua empresa. Após alguns minutos me passa o número de minha conta na Corretora XP Investimentos, a qual teria que transferir o capital que desejava investir. Explico então, para meu assessor, o prazo dado a mim pela empresa de capitalizações e, ele me diz, não ter problema, combinamos então, eu ir até a corretora, após transferir o capital, e ele me explicaria o funcionamento dos aplicativos, estes disponibilizados pela corretora juntamente com a XP, os quais me auxiliariam controlar meus investimentos, deixando assim combinado, nos despedimos.

Mais tarde vou averiguar quais valores se encontram no dia as ações do Banrisul, e para minha surpresa havia tido queda e fechamento no valor de R$5,90. Analiso graficamente a evolução do preço da ação e percebo que houve vários “Ombro-Cabeça-Ombro invertidos” (jargão utilizado por analistas gráficos que significa reversão em tendências de baixa dos preços), o qual de uma forma mais simplificada representa que, o valor da ação poderá se elevar. Além disto, a cotação da ação era a que mais se aproximava do capital que seria retirado da capitalização, com a vantagem de poder comprar mais lotes de ações. Tive então, certeza que era uma oportunidade de iniciar no mercado acionário mesmo com pouco capital. Nos dias que se seguem fico observando minha conta e as ações que iniciavam, na minha perspectiva, uma recuperação dos preços, como mostra a tabela da “Figura 2”, em anexos.

No dia seis de outubro, o dinheiro entra em minha conta no banco, vou até a agencia e efetuo uma TED (Transferência Eletrônica Disponível) no valor de R$1.470,00 para minha conta na XP Investimentos. Como as operações são feitas em D+1, isto é, um dia após a transferência do recurso, o dinheiro só é contabilizado no dia sete e ficando disponível para transações em ações devido ao horário de funcionamentos somente no dia oito. Neste dia mesmo, vou até a Experato, lá sou muito bem recebido e após breve conversa com meu assessor damos inicio ao tutorial do site da XP e do Home Brooker como demonstrarei com detalhes e imagens.

(15)

Após inserir o link da XP (www.xpi.com.br), no mecanismo de pesquisa do Google, tenho acesso a pagina inicial da XP Investimentos, como exemplifica a “Figura 3”, em anexos.

Como já havia reativado minha conta na Corretora XP apenas fui até o espaço onde diz minha conta, e inseri o meu numero de “login”, o qual contém seis números, e confirmo clicando no botão “ok” ao lado do espaço em que inseri meu numero de acesso. Logo abre a segunda pagina como demonstra na “Figura 4” nos anexos.

A segurança do site fica explicita como podemos constatar visualizando o canto direito superior da tela. Clico então sobre meu nome, que está centralizado no quadrinho amarelo no meio da tela, e sou redirecionado para o local onde tenho acesso ao teclado virtual, neste devo inserir minha senha, para ter acesso a todos os benefícios e privilégios de um cliente XP, como mostra “Figura 5” em anexos.

Lembrando da senha escolhida no momento em que efetuei o cadastro na corretora, clico nos números referentes aos mesmos, no “teclado virtual”, espaços em que se encontram três números juntos, como demonstrado na “Figura 5”, tendo assim acesso a pagina inicial de minha conta, como ilustro com a “Figura 6” localizada nos anexos.

Na pagina inicial, tenho acesso a várias opções de links como citado abaixo e ilustrado nos Anexos em “Figura 6”.

 Em vermelho, local do site onde aparecem as novidades da XP desde aplicativos a vantagens para nós clientes.

 Em amarelo, informações como o código de acesso (apagado por razões de segurança), quem é o assessor da conta, pessoa a quem a XP disponibiliza para nos esclarecer qualquer tipo de duvida, em relação, aos nossos investimentos e plataformas de controle oferecidas pela XP.

 Em azul, é onde mostra o valor disponível em conta e como ele

esta distribuído, clicando em “Posição Consolidada” é

disponibilizado um gráfico da distribuição do capital na conta e em investimentos.

 Em verde, temos as informações dos números de conta para quando quisermos transferir nosso dinheiro em diferentes modos “Via TED” e “Via DOC”

Além disto temos, movendo o cursor pela tela, investimentos seguintes. como ilustra “Figura 7” em anexo:

 Posição Consolidada  Conta Corrente

 Ações, Opções e Futuro  Fundos de Investimento  Renda Fixa

(16)

 Fundos Imobiliários  Tesouro Direto  Previdência Privada  Clubes de Investimentos  Ofertas Publicas

Deslocando para direita do Web site da Corretora XP Investimentos, com o cursor, temos a “janela” denominada, “minha conta”, onde encontramos os seguintes tópicos abaixo e ilustrados com a Figura 8 em anexo:

 Termos e Declarações  Perfil de Investidor  Troca de Assessor  Imposto de Renda  Relatório de Operações

Seguindo da esquerda para direita no terceiro espaço, encontramos: “Ferramentas & Serviços” (ilustrado com a Figura 9 em anexo), neste espaço encontramos as seguintes opções:

 Assinaturas de Ferramentas & Serviços  Autorização de Roteamento

 Download das Plataformas  Pacotes de Corretagem

Seguindo então, para janela ao lado da anterior, podemos visualizar as seguintes ferramentas: “Analises & Relatórios” (ilustrado com a Figura 10 em anexo), nos tópicos desta janela encontramos:

 Relatórios XP

 Relatórios Lopes Filho  Arena do Investidor

No espaço mais à direta, chegamos ao link do “Home Brooker”,

ferramenta muito utilizada por investidores, onde temos acesso ao ambiente de negociações, ao ambiente “tradezone” (no qual temos acesso aos gráficos, e com vários tipos de analises disponibilizadas podendo desta forma tomar a melhor decisão de onde investir). Selecionar também, para alguns espaços disponíveis no layout inicial do Home Brooker, papéis que gostaríamos de visualizar com mais rapidez, ainda termos acesso as ordens emitidas, as custodias, noticias sobre o mercado acionário, e ainda dicas de carteiras de investimento mais adequadas ao nosso perfil de acionista, nas respectivas abas: Carteira, Cotações, Ordens, Custódia, Noticias.

Esta é a forma como podemos acompanhar as cotações das ações negociados na “Bolsa de Valores”, (ilustrado com a Figura 11 em anexos). Aproveitando o tutorial da parte do Home Brooker, peço ao meu assessor para emitir uma ordem de compra da ação de minha preferência, selecionamos

(17)

então a ação do Banrisul (BRSR6), a qual estava no valor de R$ 6,30, clicando no “botão comprar” abre-se outra janela a qual permite-nos, colocar o numero de ações desejadas e valor a qual queremos comprar. Após decidir as condições que mais agradam (que na ocasião eram: o valor de R$6,18 e a quantidade de 200 ações (2 lotes)). Colocamos a assinatura digital para que possa ser validada a ordem de compra, perante BM&F Bovespa, e também para ter autenticidade, já que, a assinatura digital comprova que realmente é a pessoa proprietária da conta que está emitindo a ordem (ilustrado com a Figura 12 em anexos).

Como a Bolsa de Valores encerra as suas atividades às 18hs e abre as 10hs, eu teria que aguardar até o dia seguinte (dia 09/10/15), pois já se passava das 20h. Após emitir a ordem de compra havia em meus planos, três estratégias “A, B e C”:

A. A primeira, (plano A) era para longo prazo, pois logo que obtive as

ações já as coloquei à venda, emitindo outra ordem com o prazo de vencimento para o dia 24/02/2021 no valor de R$30,90. Utilizando de ferramentas disponibilizadas pela XP coloquei as ações para que fossem alugadas, onde conseguiria rentabilidade ainda mais o meu capital com o aluguel das ações, dividendos e com juros sobre o capital investido;

B. A segunda (plano B) aproveitando-se da crise instalada na

atualidade brasileira e da queda generalizada no preço das ações em razão desta, investir mais em ações do Banrisul para que os dividendos além de sanar as taxas de manutenção de conta ainda fornecessem lucros ao ponto de poder diversificar minha carteira de investimentos.

C. A terceira (plano C) seria se esta (plano A) por necessidade de

capital ou taxas de manutenção de conta muito altas, não pudesse ser concretizada, então alteraria a ordem de venda para R$ 6,84 onde já teria algum ganho, e investiria agora em títulos públicos federais, os quais não têm taxas de manutenção de conta, ou em alguma ação, a qual tivesse um valor mais baixo com oscilação e liquidez, altos para começar a atuar como Day-trade (pessoas que compram e vendem ações no mesmo dia); Após dois meses posicionado nas ações do Banco Banrisul, no dia 29/12/15, com o mercado oscilando negativamente, meu assessor me informa que teria reajuste na taxa de manutenção de conta, onde teria um acréscimo de R$ 4,00 acondicionando-se no valor de R$ 19,90, mas já estava disponível em minha conta o valor de R$ 42,16, em relação aos dividendos, oferecidos pela ação BRSR6. O que me deixou mais tranqüilo, pois com esse valor só precisaria depositar algum valor em minha conta da XP, para sanar contas de custodia, a cada dois meses pois o meu investimento se paga em partes, como

(18)

os dividendos desta ação são pagos de três em três meses, então assumi o plano B.

A ação hoje (22/02/16) esta no valor de R$ 5,46, o menor valor atingido no breve tempo que estou como proprietário desta, foi de R$ 4,13 em janeiro passado, e o maior valor foi de R$ 6,70 no dia 06/11/15.

(19)

3. Aprendizado com o mercado acionário

Como proposto neste trabalho, tem-se como objetivo demonstrar com a

vivencia de compra de um título capitalização, até a compra de títulos de valores mobiliários (ações), como funciona uma capitalização, o que é uma ação, como ter acesso a elas, qual o retorno disponibilizado pelas ações e os resultados obtidos por este acadêmico no tempo em que esta no mercado mobiliário

Hoje estou poupando dinheiro para colocar em pratica o plano B (citado anteriormente no texto), já que, o cenário brasileiro está favorável a quem tem capital para investir, devido a situação econômica vivenciada no país refletindo em uma baixa generalizada nos preços das ações cotizantes na Bolsa de Valores brasileira. Tendo em vista este cenário econômico, que em minha concepção é oportunidade para quem não disponibiliza de muito dinheiro, mas gostaria de investir em algum tipo de ação de empresa.

Por ter analisado os balanços patrimoniais e o valor das ações do Banrisul, que a algum tempo já atingiram valores parecidos com o estipulado por mim, para a ordem de venda de minhas ações, disponibilizo estas para venda no valor de R$ 30,90 e, me considero um investidor, apesar de meu capital não ser elevado.

Acredito também ter encontrado um investimento de certa forma “seguro”, que de uma forma ou outra, se paga em parte, já que a cada três meses recebo dividendos. Enquanto as ações do banco não sobem ao valor estipulado de ordem de venda, vou dividindo as despesas de minha conta com o Banrisul, economizando para que chegue o dia, em que, terei ações suficientes para me manter apenas com os dividendos disponibilizados pelo papel comprado (BRSR6).

Em 15 de março de 2016 analisando os ganhos obtidos, constato que estes, não foram muitos significativos, já que, o valor investido foi de R$1.470,00, e o valor atual parcial de minha conta está em R$1.518,36 tendo um ganho no período de cinco meses, como investidor, de apenas R$48,36, isto é de 3,28% no período e/ou 0,64% ao mês.

Acredito que o maior aprendizado que tive nestes cinco meses como investidor do mercado de ações, foram:

 Como trabalhar em um novo mercado;  Estar atualizado;

 Não se apegar com os papeis das empresas, mesmo que ele seja um dos melhores em pagamento de dividendos dos últimos cinco anos;

 Invista em ações as quais estejam com o Demonstrativo Positivo;  Tomar decisões mais rapidamente;

 Entender meu perfil de investidor;  Sempre acredite em si mesmo;

(20)

Neste relato de experiência espero ter sanado as duvidas dos leitores em relação ao funcionamento de uma capitalização e ações; como acessar o mercado acionário; qual o retorno disponibilizado pelas ações e os resultados obtidos por este acadêmico no tempo em que se encontra como investidor.

Encerro este trabalho com uma frase de um grande investidor norte americano chamado de Warren Buffet: “Diversificação só é necessária quando os investidores não entendem o que estão fazendo”.

(21)

ANEXOS

Figura 1 - Demonstração da Ação BRSR6 no site Fundamentus

(22)

Figura 2 - Histórico de Cotações da Ação BRSR6 2015

DIA Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

1. - - - 11, 2 - 9,85 9 - 7,25 5,64 - 5,54 2. - 11,5 12,8 11,6 - 10,3 9,01 - 7,32 5,8 - 5,56 3. - 11,5 12,7 - - 10,2 8,95 9,81 7,3 - 6,12 5,6 4. - 12,3 12 - 11,2 - - 9,6 7,06 - 6,3 5,66 5. - 12,9 12,1 - 11,5 9,78 - 9,48 - 5,90 6,7 - 6. - 12,5 11,5 12 11,1 - 8,75 9,02 - 5,80 6,42 - 7. - - - 11,9 11,2 - 8,32 8,54 - 6,04 - 5,48 8. - - - 11,7 11 9,51 8,38 - 7,05 6,30 - 5,37 9. - 12,7 11,5 11 - 9,6 - - 6,77 6,26 6,15 5,71 10. - 12,5 10,7 11,5 - 9,78 8,7 8,8 6,92 - 6,13 5,67 11. - 12 11,2 - 10,6 9,48 - 8,6 6,69 - 6 5,7 12. - 11,8 11,4 - 10,6 9,31 - 8,07 - - 5,83 - 13. - 12,5 11,5 11,4 10,4 - 8,9 7,73 - 5,79 5,9 - 14. - - - 11,5 10,8 - 9,25 7,8 6,75 5,72 - 5,7 15. - - - 11,6 11,3 9,29 9,52 - 6,95 5,7 - 5,96 16. - - 11,4 11,6 - 9,4 9,45 - 7,25 5,8 5,97 5,9 17. - - 11,8 11,5 - 9,18 9,34 7,8 7,28 - 6,18 5,97 18. - 12,7 12,4 - 11,2 9,35 - 7,91 6,97 - 6,3 5,75 19. 12,5 12,6 11,5 - 11,3 9,37 - 7,84 - 5,71 6,47 - 20. 12,2 12,3 11,6 11,5 11 - 9,3 8,04 - 5,84 - - 21. 12,6 - - - 10,8 - 9,58 8,21 6,71 5,92 - 5,5 22. 12,5 - - 11,4 10,5 9,5 9,45 - 6,66 6,26 - 5,65 23. 12,6 12,5 11,8 11,3 - 9,42 9,3 - 6,32 6,09 6,3 5,52 24. - 12,3 11,4 11,1 - 9,37 9,3 7,82 6,4 - 6,3 - 25. - 12,7 11,3 - 10,8 9 - 7,82 6,16 - 6,05 - 26. 12,3 12,4 10,6 - 10,3 9,24 - 7,85 - 6,01 6,1 - 27. 12,3 12,7 10,8 11,3 10,5 - 9,3 8,28 - 5,96 5,8 - 28. 12,1 - - 11,4 10,3 - 9,43 8 6,16 6,07 - 5,64 29. 12 - - 11,1 9,98 9,13 9,76 - 5,57 5,7 - 5,67 30. 12,2 - 11 11,7 - 8,91 9,7 - 5,58 5,99 5,45 5,86 31. - - 11 - - - 9,89 7,73 - - - - (fonte: www.folhainvest.com.br)

(23)

Figura 3 - Layout da Pagina da XP Investimentos

(fonte: www.xpi.com.br)

Figura 4 - Slogan de entrada da conta

(24)

Figura 5 - Tela do teclado Virtual

(fonte: www.xpi.com.br)

Figura 6 – Portal XP

(25)

Figura 7 - Demonstrando Portal XP, Investimentos.

(fonte: www.xpi.com.br)

Figura 8 - Demonstrando portal, minha conta.

(26)

Figura 9 - Demonstrando Portal XP, Ferramentas & Serviços.

(fonte: www.xpi.com.br)

Figura 10 - Demonstrando Portal, Analises & relatórios

(27)

Figura 11 - Demonstrando Home Brooker, aba Cotações

(fonte: www.xpi.com.br)

Figura 12: Demonstrando Operação de Compra e Venda

(28)

REFERENCIAS

ASSAF NETO, Alexandre: Mercado Financeiro. São Paulo:Editora Atlas S.A, 2001.

CAVALCANTE, Francisco; MISUMI, Yoshio. Jorge; RUDGE, Fernando. Luiz:

Mercado de Capitais O Que é, Como Funciona. Rio de Janeiro: Elsevier,

2005.

CERBASI, Gustavo: Investimentos Inteligentes. Thomas Nelson Brasil, 2008.

EXPERATO INVESTIMENTOS. Disponível em: < http://www.experato.com.br/

> Acesso em 19/02/2016.

Estudos Fundamentalistas: Frases de Warren Buffet. Disponível em: < http://www.fundamentalista.com.br/frases-de-warren-buffet/ > em 26/02/2016.

FOLHA INVEST. Disponível em: < http://folhainvest.folha.uol.com.br/ > Acesso

em 19/02/2016.

FURASTÉ, Pedro Augusto: Normas Técnicas Para o Trabalho Cientifico:

Explicitação das Normas da ABNT. - 17. Ed. – Porto Alegre: Dáctilo Plus,

2013.

LEMOS, F. & CARDOSO, C. A Análise Técnica Clássica, Editora Saraiva – Brasil: 2010

WILTGER, Julia. 7 Razões Para Não Comprar um Título de Capitalização. Disponível em: < http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/7-razoes-para-nao-comprar-um-titulo-de-capitalizacao > acesso em: 24/02/2016.

XP INVESTIMENTOS. Disponível em: < www.xpi.com.br > Acesso em: 19/02/2016.

Zdanowicz, José Eduardo: Orçamento de Capital – A decisão de Impacto.

Porto Alegre: Sagra - D.C. Luzzatto, 1994.

(29)
(30)

Referências

Documentos relacionados

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração