• Nenhum resultado encontrado

- A submissão regulamentar nos EUA será efetuada no 3º trimestre de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- A submissão regulamentar nos EUA será efetuada no 3º trimestre de"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMUNICADO DE IMPRENSA

Sanofi e Regeneron anunciam resultados positivos no estudo

clínico de fase 3 de Dupilumab em doentes com dermatite

atópica moderada a grave e inadequadamente controlada

- Dupilumab é a primeira terapêutica sistémica que mostra resultados positivos de fase 3 em doentes com dermatite atópica moderada a grave, uma doença inflamatória crónica e

grave da pele marcada por uma erupção cutânea generalizada, prurido e comorbilidades psicossociais associadas -

- A submissão regulamentar nos EUA será efetuada no 3º trimestre de 2016 -

Lisboa, 5 de abril de 2016 - Sanofi e a Regeneron Pharmaceuticals, Inc. acabam de anunciar que dois estudos clínicos de fase 3 controlados por placebo, em doentes adultos com dermatite atópica moderada a grave mal controlada, atingiram os seus objetivos primários. Nestes estudos clínicos, conhecidos como LIBERTY AD, SOLO 1 e SOLO 2, o tratamento com dupilumab como monoterapia melhorou significativamente os parâmetros de gravidade geral da doença, diminuiu a erupção e o prurido, melhorando a qualidade de vida e a saúde mental.

“Estes são os primeiros estudos de fase 3 com uma terapêutica sistémica a demonstrar uma melhoria significativa da dermatite atópica, uma doença crónica, debilitante e inflamatória que atinge mais de um milhão de americanos”, afirma George D. Yancopoulos, diretor científico da

Regeneron e presidente da Regeneron Laboratories. “Estes dados comprovam que as vias de

sinalização IL-4 e IL-13 são fundamentais no processo inflamatório da dermatite atópica. O dupilumab é o primeiro de uma nova classe de imunoterapias; nestes estudos clínicos com duração de 16 semanas, o dupilumab bloqueou a ativação exacerbada desta via, o que resultou numa eficácia significativa sem evidência de efeitos secundários relacionados com a supressão do sistema imunitário. Continuaremos a avaliar o papel das vias de sinalização IL-4 e IL-13 em doenças inflamatórias como asma e polipose nasal, que têm vindo a ser investigadas no programa de desenvolvimento clínico de dupilumab”.

“Não existem terapêuticas sistémicas aprovadas nos EUA para pessoas com dermatite atópica moderada a grave, o que evidencia que esta é claramente uma necessidade médica não satisfeita. Estes resultados trazem nova esperança a doentes com dermatite atópica, muitos deles a sofrer há anos”, refere Elias Zerhouni, Presidente da unidade global de I&D da Sanofi. “Nos EUA, onde o dupilumab recebeu designação de “Breakthrough Therapy” por parte da FDA na indicação dermatite atópica, planeamos efectuar a submissão regulamentar no terceiro trimestre do ano para disponibilizar esta terapêutica inovadora aos doentes o mais rapidamente possível.”

Um total de 1.379 doentes adultos com dermatite atópica moderada a grave foi incluído nos estudos clínicos idênticos SOLO 1 e SOLO 2. Foram recrutados doentes não controlados adequadamente com tratamentos tópicos ou quando estes eram desaconselhados do ponto de vista médico. Todos os doentes foram avaliados através de uma escala de Avaliação Global do Investigador (AGI) que variava entre 0 (sem doença) a 4 (grave); os critérios de recrutamento exigiam uma pontuação base de 3 ou 4. Os doentes foram também avaliados usando o Índice de

(2)

Área e Gravidade do Eczema (IAGE) e outros parâmetros. Os doentes foram distribuídos aleatoriamente por três grupos de tratamento: dupilumab 300 mg subcutâneo uma vez por semana, dupilumab 300 mg subcutâneo a cada duas semanas ou placebo durante 16 semanas depois de uma dose inicial de 600 mg de dupilumab subcutâneo ou placebo. Os resultados a 16 semanas incluem o seguinte:

 Nos estudos clínicos SOLO 1 e SOLO 2, respetivamente, 37 e 36 por cento dos doentes que receberam dupilumab 300 mg semanalmente e 38 e 36 por cento de doentes que receberam 300 mg a cada duas semanas, obtiveram a eliminação ou quase eliminação das lesões cutâneas (AGI 0 ou 1), comparando com 10 a 8,5 por cento com placebo (p < 0,0001). Este foi o objetivo primário do estudo clínico nos EUA.

 Nos estudos clínicos SOLO 1 e SOLO 2, respetivamente, a percentagem de melhoria no IAGE desde o início foi de 72 e 69 por cento nos doentes que receberam dupilumab 300 mg semanalmente, e 72 e 67% nos doentes que receberam dupilumab 300 mg a cada duas semanas, comparado com os 38 e 31 por cento do placebo (p < 0,0001).

 

 Nos estudos clínicos SOLO 1 e SOLO 2, respetivamente, 52,5 e 48 por cento dos doentes que receberam dupilumab 300 mg semanalmente e 51 e 44 por cento dos doentes que receberam dupilumab 300 mg a cada duas semanas atingiram IAGE-75 comparado com 15 e 12 por cento com placebo (p < 0,0001). Este era o objetivo secundário nos EUA para estes estudos clínicos e um dos objetivos primários na UE.

Para o período de tratamento de 16 semanas, a taxa global de eventos adversos (65-73 por cento com dupilumab e 65-72 por cento com placebo) foi comparável entre os grupos do dupilumab e os grupos placebo. A proporção de doentes que completaram o período de tratamento foi de 88-94 por cento para o dupilumab e 80,5-82 por cento para o placebo. A taxa de acontecimentos adversos graves foi de 1-3 por cento para dupilumab e 5-6 por cento para placebo. A taxa de infeções graves foi também numericamente mais alta nos grupos placebo em ambos os estudos (0,5-1 por cento com dupilumab e 2-3 por cento com placebo). Os acontecimentos adversos mais frequentes no tratamento com dupilumab em ambos os estudos foram reações no local da injeção (10-20 por cento com dupilumab; 7-8 por cento com placebo), conjuntivite (7-12 por cento com dupilumab; 2 por cento com placebo); aproximadamente 26 por cento dos doentes em ambos os estudos clínicos relataram casos de conjuntivite alérgica no início do estudo. Nenhum doente descontinuou a terapêutica devido às reações no local da injeção e apenas um doente descontinuou a terapêutica devido a conjuntivite.

Resultados mais detalhados dos estudos clínicos SOLO 1 e SOLO 2 serão submetidos para apresentação num futuro congresso médico.

A FDA garantiu a designação de “Breakthrough Therapy” para dupilumab na dermatite atópica em Novembro de 2014. O dupilumab está atualmente sob desenvolvimento clínico e a sua segurança e eficácia não foram ainda totalmente avaliadas por nenhuma autoridade reguladora.

O programa clínico de fase 3 LIBERTY AD consiste em 5 estudos clínicos em doentes com dermatite atópica moderada a grave em vários locais do mundo.

Sobre a Dermatite Atópica

A dermatite atópica - uma forma grave de eczema – é uma doença inflamatória crónica caracterizada por prurido, pele inflamada podendo apresentar-se em qualquer parte do corpo.1,2 Apesar de os sintomas serem externos, a dermatite atópica caracteriza-se por uma inflamação sistémica subjacente.3 A dermatite atópica afeta aproximadamente 7 a 8 milhões de adultos nos EUA e 1 a 3 por cento de adultos em todo o mundo.4,5,6 Baseado num inquérito a 200 médicos, há cerca de 1,6 milhões de doentes com dermatite atópica moderada a grave diagnosticados e tratados nos EUA com a doença não controlada.7 Cerca de 70% das pessoas com dermatite atópica têm um historial familiar de outras doenças atópicas tais como asma ou rinite alérgica.2,8 O

(3)

prurido intenso e as lesões associadas à doença podem levar a infeções por bactérias tais como

Staphylococcus aureus.12 Além dos sintomas físicos, a doença pode levar a ansiedade, depressão e isolamento social.13,14,15,16,17

Sobre a Sanofi:

A Sanofi, empresa líder global em cuidados de saúde, investiga, desenvolve e distribui soluções terapêuticas orientadas para as necessidades dos doentes. A Sanofi possui pontos fortes nas áreas de soluções para a diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, consumer healthcare, mercados emergentes, saúde animal e a Genzyme. A Sanofi está cotada em Paris (EURONEXT: SAN) e em Nova Iorque (NYSE: SNY).

Sobre a Regeneron

A Regeneron (NASDAQ: REGN) é uma empresa líder no setor biofarmacêutico sediada em Tarrytown, Nova Iorque, que descobre, inventa, desenvolve, fabrica e comercializa medicamentos para o tratamento de condições médicas graves. A Regeneron comercializa medicamentos para o tratamento do colesterol LDL elevado, doenças oculares e para uma doença inflamatória rara. A Regeneron tem outros potenciais medicamentos em desenvolvimento, em áreas com necessidades médicas não satisfeitas, tais como oncologia, artrite reumatóide, asma e dermatite atópica, dor e doenças infecciosas. Para informações adicionais sobre a empresa, por favor consulte o website www.regeneron.com.

Declarações prospectivas da Regeneron Esta notícia inclui declarações prospectivas que envolvem riscos e incertezas relacionados

com eventos futuros e o desempenho futuro da Regeneron e os eventos reais ou os resultados podem divergir grandemente destas declarações prospectivas. Palavras como “antecipar”, “esperar”, “tencionar”, “planear”, “acreditar”, “procurar”, “calcular”, variações de tais palavras e expressões similares destinam-se a identificar tais declarações previsionais, embora nem todas as declarações prospectiva contenham estas palavras identificadoras. Estas declarações dizem respeito, e estes riscos e incertezas incluem, entre outros, a natureza, momento e possível sucesso e aplicações terapêuticas dos produtos, candidatos a produtos e programas de investigação e programas clínicos da Regeneron atualmente em curso ou planeados, incluindo, sem limitação, o dupilumab; questões de segurança não previstas resultantes da administração de produtos e candidatos a produtos em doentes, incluindo complicações graves ou efeitos secundários em ligação com o uso de candidatos a produtos da Regeneron em ensaios clínicos tais como os ensaios clínicos atuais ou contemplados no futuro para avaliar o dupilumab; a probabilidade e momento da possível aprovação regulamentar e lançamento comercial dos candidatos a produtos de última fase da Regeneron, incluindo, mas sem limitação, o dupilumab para o tratamento da sinusite crónica com pólipos nasais; obrigações regulamentares contínuas e supervisionamento do impacto dos programas de investigação e programas clínicos da Regeneron, incluindo os relacionados com a privacidade dos doentes; determinações por parte de entidades governamentais reguladoras ou administrativas que podem adiar ou restringir os produtos e candidatos a produtos da Regeneron; medicamentos ou candidatos a produtos concorrentes que possam ser superiores aos produtos e candidatos a produtos da Regeneron; incerteza da aceitação do mercado e sucesso comercial dos produtos e candidatos a produtos da Regeneron; a capacidade da Regeneron de fabricar e gerir as cadeias de abastecimento para vários produtos e candidatos a produtos; determinações relativas a cobertura e reembolso por terceiros, incluindo a Medicare e a Medicaid; despesas não previstas; os custos de desenvolvimento, produção e venda de produtos; a capacidade da Regeneron de cumprir quaisquer das suas projeções de vendas ou outras

(4)

projeções financeiras ou orientação ou alterações às declarações subjacentes nessas projeções ou orientação; o potencial para qualquer acordo de licença ou colaboração, incluindo os acordos da Regeneron com a Sanofi e a Bayer HealthCare LLC, a cancelar ou rescindir sem qualquer sucesso do produto; e os riscos associados à propriedade intelectual de outras partes e litígios pendentes ou futuros relacionados com o aqui expresso. Pode encontrar uma descrição mais completa destes e outros riscos materiais nos documentos da Regeneron na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários dos EUA, incluindo o formulário K para o ano findo a 31 de dezembro de 2013, e o formulário 10-Q para o trimestre que terminou a 30 de junho de 2014. Aconselha-se o leitor a não se basear em quaisquer declarações previsionais efetuadas pela Regeneron. A Regeneron não possui qualquer obrigação de atualizar publicamente qualquer declaração previsional, incluindo, mas sem limitação, quaisquer projeções ou orientações financeiras, quer em resultado de novas informações, eventos futuros ou outros.

Declarações Prospectivas Sanofi

Este comunicado contém declarações prospectivas dentro do significado da Private EUA Securities Litigation Reform Act de1995 e suas alterações. Estas declarações não constituem fatos históricos. Essas declarações incluem projecções, estimativas e suposições subjacentes, declarações relativas a planos, objetivos, intenções e expectativas sobre futuros resultados financeiros, acontecimentos, operações, serviços, desenvolvimento de produtos e seu potencial, e declarações relativas a desempenhos futuros. Estas declarações prospectivas geralmente podem ser identificadas pela terminologia utilizada como "esperar", "antecipar", "acreditar", "pretender", "estimar", "planear" e expressões similares. Embora a direção da Sanofi acredite que as expectativas refletidas em tais declarações são razoáveis, os investidores são advertidos que as informações e as declarações prospectivas estão sujeitas a vários riscos e incertezas, muitos dos quais são difíceis de prever e, geralmente, estão fora do controlo da Sanofi. Estes riscos e incertezas podem levar a que os resultados e desenvolvimentos reais sejam materialmente diferentes dos que foram expressos, estavam implícitos ou projetados na informação e nas declarações prospectivas. Estes riscos e incertezas incluem, entre outras coisas, as incertezas inerentes à investigação e desenvolvimento, os dados e análises clínicas futuras, incluindo os pós-marketing, as decisões tomadas pelas autoridades regulamentares como a FDA ou a EMA sobre se autoriza ou não, e quando um medicamento, um dispositivo ou uma aplicação biológica, que possa registar-se, para qualquer produto candidato, assim como as suas decisões referentes à rotulagem e a outros fatores que poderiam afetar a disponibilidade ou a potencial comercialização desses produtos candidatos, a ausência de garantia de que os produtos candidatos, uma vez aprovados, terão sucesso no mercado, a aprovação futura e o sucesso comercial de opções de tratamento, a capacidade do grupo para alavancar oportunidades de crescimento externo, e os citados ou identificados nos documentos públicos depositados junto da SEC e da AMF pela Sanofi, incluindo os listados sob os títulos "Fatores de Risco" e "Declaração de Advertência sobre declarações prospectivas" do relatório Relatório anual da Sanofi no Formulário 20-F para o exercício findo a 31 de dezembro de 2013. A Sanofi não se compromete a atualizar ou a rever a informação e as declarações prospectivas excepto as exigidas pela lei aplicável em vigor.

(5)

Contactos:

Relações com a Imprensa Luisa Silva

Tel.: + (351) 91 100 17 10 luisa.silva@sanofi.com Alex Pérez Álvarez Tel: + (34) 93 485 90 84

alex.perezalvarez@sanofi.com

1 World Allergy Association 2004: http://www.worldallergy.org/professional/allergic_diseases_center/atopiceczema/. Accessed March 21, 2016.

2 Bieber T. Mechanisms of disease: atopic dermatitis. N Engl J Med. 2008;358:1483-9

3 Leung DYM, Boguniewicz M, Howell MD, Nomura I, Hamid QA. New insights into atopic dermatitis. J Clin Invest. 2004;113:651-657. 4 Silverberg JI, Hanifin JM. J Allergy Clin Immunol. 2013;132:1132-1138.

5 United States Census Bureau. Quick Facts. http://www.census.gov/quickfacts/table/PST045215/04,53,51,00. Accessed March 21, 2016.

6 Nutten S. Atopic Dermatitis: Global Epidemiology and Risk Factors. Ann Nutr Metab. 2015;66(suppl 1):8-16. 7 Adelphi Final Report, data on file

8 Bantz SK, Zhu Z, Zheng T. The Atopic March: Progression from Atopic Dermatitis to Allergic Rhinitis and Asthma. J Clin Cell Immunol. 2014;5(2):202. doi:10.4172/2155-9899.1000202.

9 National Institutes of Health (NIH). Atopic Dermatitis. 2014: Available online:

http://www.niams.nih.gov/health_info/atopic_dermatitis/atopic_dermatitis_ff.asp. Accessed: March 21, 2016.

10 Misery L, Finlay AY, Martin N, et al. Atopic dermatitis: impact on the quality of life of patients and their partners. Dermatology. 2007;215:123-129.

11 Zuberbier T, Orlow SJ, Paller AS, et al. Patient perspectives on the management of atopic dermatitis. J Allergy Clin Immunol. 2006;118:226-232.

12 Boguniewicz M. & Leung D. 2011. Atopic dermatitis: a disease of altered skin barrier and immune dysregulation. Immunological Reviews. 22(1): 233 – 246.

13 Simpson EL. Comorbidity in atopic dermatitis. Curr Dermatol Rep. 2012;1:29-38.

14 Gupta MA, Gupta AK. Depression and suicidal ideation in dermatology patients with acne, alopecia areata, atopic dermatitis and psoriasis. Br J Dermatol. 1998;139:846-850

15 Kimata H. Prevalence of suicidal ideation in patients with atopic dermatitis. Suicide Life Threat Behav. 2006;36:120-124. 16 Yarbrough KB, Neuhaus KJ, Simpson EL. The effects of treatment on itch in atopic dermatitis. Dermatol Ther. 2013;26:110-119. 17 Anderson RT, Rajagopalan R. Effects of allergic dermatosis on health-related quality of life. Curr Allergy Asthma Rep. 2001;1(4):309-315.

Referências

Documentos relacionados

VI) Tanques de combustível tipo &#34;galão&#34; poderão ser usados nos karts dos anos 60/70 e.. 80, tendo capacidade para cinco ou dez litros, conforme modelo original do kart. §

Os projetos contratados comporão a programação do Ciranda Cultural e serão desenvolvidos em diversos equipamentos públicos como o Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira, o

O objetivo deste estudo foi determinar a prevalência da coccidiose em frangos de corte no ano de 2012 em uma integração localizada na região noroeste do estado do

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

E mais: é possível a coexistência de mais de um estilo de época em um mesmo período de tempo, principal- mente quando há uma transição de valores, ou seja, há uma mistura de

Dica: Use um arquivo de dados exclusivo para seu bloco de controle PID (N9:0, por exemplo). Isso evita reutilização acidental dos endereços do bloco de controle PID por

Logo, o presente trabalho tem como objetivo geral propor metáforas de interação com o usuário para ferramentas CASE baseadas na tecnologia touch-screen.. Assim, com o

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de