• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS DIRETORIA ADMINISTRATIVA PROAF COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS DIRETORIA ADMINISTRATIVA PROAF COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO"

Copied!
44
0
0

Texto

(1)

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS DIRETORIA ADMINISTRATIVA – PROAF

COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

Senhor Licitante,

Visando futura comunicação entre a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS – UNITINS e as empresas interessadas, vimos solicitar de Vossa Senhoria o preenchimento do recibo de retirada e interesse neste edital, com remessa posterior à Comissão Permanente de Licitação, pelo fax (63) 3218-2956 ou e-mail

unitins.licitacao@gmail.com

O não preenchimento e envio deste recibo poderá eximir a Comissão Permanente de Licitação de informar às empresas não participantes de eventuais retificações ocorridas neste instrumento convocatório, bem como quaisquer outras informações adicionais.

RECIBO DE RETIRADA DE EDITAL PELA INTERNET PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2012

Objeto: REGISTRO DE PREÇOS para futuras aquisições de PNEUS NOVOS COM SERVIÇO DE ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO, pelo período de 12 (doze) meses, conforme descrição contida no Anexo I do Edital de Licitação Pregão Presencial nº 012/2012.

Razão Social: CNPJ nº: Endereço: E-mail: Cidade: Estado: Telefone/Fax:

Pessoa para contato:

Recebemos, nesta data, por meio do acesso à página http://srvlnx01.unitins.br/reitorias/paf/licitacao.php, cópia do instrumento convocatório da licitação acima identificada.

Local: ____________________ - ____, de _______________________ de 2012.

________________________ Assinatura

(2)

EDITAL DE LICITAÇÃO

MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS N° 012/2012 TIPO: MENOR PREÇO POR LOTE

PROCESSO: 1908/2012

DATA: 05/12/2012 às 09h 1 PREÂMBULO

1.1. A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, por intermédio do Pregoeiro designado pela Portaria/Fundação UNITINS/GRE/nº 025/2012, torna público para conhecimento dos interessados que fará realizar licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL, do tipo MENOR PREÇO POR LOTE, destinada a selecionar proposta mais vantajosa, objetivando o REGISTRO DE PREÇO para aquisição de PNEUS COM SERVIÇOS DE ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO, visando prestações futuras, conforme especificações constantes no Anexo I deste Edital.

1.2. A licitação ocorrerá por sessão pública no endereço Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, na cidade de Palmas/TO, fone 0xx63-3218-2995, e será regida pela Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 e subsidiariamente pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 com suas alterações, Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Decreto Estadual nº 2.435, de 06 de junho de 2005 e demais normas pertinentes e pelas condições estabelecidas no presente edital.

1.3. Este pregão será conduzido pelo Pregoeiro e respectiva Equipe de Apoio, designados na Portaria/Fundação/ UNITINS/GRE/nº025/2012.

2 DEFINIÇÕES

2.1. Sistema de Registro de Preços – SRP: o conjunto de procedimentos para registro formal de preços relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras (inciso I do art. 1º do Decreto Estadual nº 2.435/2005);

2.2. Ata de Registro de Preços: o documento de caráter obrigacional em que são registrados os preços, os fornecedores de bens ou prestadores de serviços, a quantidade e as condições a serem observadas nas futuras contratações (inciso II do art. 1º do Decreto Estadual nº 2.435/2005);

2.3. Órgão Gerenciador: a Comissão Permanente de Licitação-CPL, nas unidades da estrutura básica do Poder Executivo que as tiver, e a Comissão Permanente de Licitação da Secretaria da Fazenda, para as demais, que tem a responsabilidade de conduzir o conjunto de procedimentos do certame, para registro de preços e gerenciamento da ata de registro de preços dele decorrente (inciso III do art. 1º do Decreto Estadual nº 2.435/2005).

3 OBJETO

3.1 O presente Termo tem por objeto aquisição de pneus novos com serviços de alinhamento e balanceamento para atender os veículos que compõem a frota da Fundação Universidade do Tocantins,

(3)

conforme especificações constantes no Termo de Referência, que integra este Edital – Anexo I, pelo período de 12 (doze) meses.

3.2. A empresa licitante deverá apresentar proposta com preço global (Lote) e por item, sob pena de desclassificação.

4 DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

4.1. Poderão participar da presente licitação as pessoas jurídicas do ramo pertinente ao objeto ora licitado, que atendem todas as exigências constantes deste Edital e seus Anexos, exceto consórcio.

4.2. Não poderão participar os interessados que se encontrarem sob falência, concurso de credores,

dissolução, liquidação, empresas estrangeiras que não funcionam no p aís, nem aqueles que tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a Administração Pública

ou punidos com suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração Pública Federal e Estadual, bem como servidores, dirigentes de órgão, entidades contratantes ou responsáveis pela licitação.

4.3. Os impedimentos acaso existentes deverão ser declarados pela empresa proponente, sob pena de responsabilidades administrativas e penais cabíveis, conforme legislação vigente.

5 DO CREDENCIMENTO

5.1. Na data, hora e local designados para sessão, as empresas interessadas deverão apresentar-se e identificar-se para credenciamento junto ao Pregoeiro.

5.2. O credenciamento far-se-á mediante a apresentação dos documentos a seguir enumerados, que deverão ser apresentados em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por servidor da administração ou publicação em órgão da imprensa oficial:

5.2.1. Procuração passada em instrumento público, ou particular com firma reconhecida, com poderes especiais para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os atos pertinentes ao certame em nome da proponente, conforme modelo constante no Anexo II (Carta de Credenciamento); 5.2.2. Estatuto ou Contrato Social e suas alterações devidamente registrados na Junta Comercial ou no órgão competente;

5.2.3. Cópia autenticada da Carteira de Identidade.

5.3. No caso de comparecimento de proprietário, sócio-gerente ou dirigente da empresa, deverá apresentar o respectivo estatuto ou contrato social, no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura.

5.4. A documentação necessária para o credenciamento deverá ser entregue fora dos envelopes da proposta de preços e dos documentos de habilitação, juntamente com as declarações abaixo:

5.4.1. Declaração de enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte, para aquelas que desejarem usufruir do tratamento diferenciado previsto na Lei Complementar nº 123/2006,

(4)

conforme modelo de declaração constante do Anexo III ou Certidão de enquadramento expedida pela Junta Comercial.

5.4.2. Declaração de Cumprimento dos Requisitos da Habilitação, conforme modelo sugerido no Anexo IV.

5.5. As informações contidas nas declarações apresentadas terão presunção relativa de veracidade, podendo ser contestadas por qualquer interessado, o qual terá o ônus de comprovar suas alegações.

5.6. O Pregoeiro poderá, a qualquer momento, requerer a documentação que entender necessária à comprovação das informações declaradas, tais como:

5.6.1. Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício – DRE, comprovando ter receita bruta dentro dos limites estabelecidos nos incisos I e II do Artigo 3º da LC 123/06;

5.6.2. Cópia da Declaração de Informação Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica – DIPJ e respectivo recibo de entrega, em conformidade com o Balanço e a DRE;

5.7. Não serão admitidos mais de um representante credenciado por empresa, nem um único representante para mais de uma empresa.

6 DA ENTREGA DOS ENVELOPES

6.1. Dos envelopes “PROPOSTA COMERCIAL” e “DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO”.

6.1.1. Os envelopes “Proposta Comercial” e “Documentação de Habilitação” deverão ser indevassáveis, fechados e entregues ao Pregoeiro, na sessão pública de abertura deste certame, conforme endereço, dia e horário, abaixo especificados:

LOCAL: Quadra 108 SUL, ALAMEDA 11, LOTE 03, s/nº, Caixa Postal: 173, CEP 77.020-122, Palmas/TO,

DATA: 0512/2012 HORÁRIO: 09h

6.2. A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS não se responsabilizará por envelopes de “Proposta Comercial” e “Documentação de Habilitação” que não sejam entregues ao Pregoeiro designado, no local, data e horário definidos no subitem 6.1.1.

7 DAS PROPOSTAS COMERCIAIS

7.1. Os envelopes propostas comerciais indicarão ainda em sua parte externa e frontal os seguintes dizeres:

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS PREGÃO PRESENCIAL N.º 012/2012

ENVELOPE N.º 1 – PROPOSTA COMERCIAL

(5)

7.2. A Proposta Comercial deverá ser escrita em língua portuguesa e digitada ou emitida através de editor de texto eletrônico, em uma via, sem emendas, acréscimos, borrões, rasuras, ressalvas, entrelinhas ou omissões, salvo se, inequivocamente, tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais licitantes, prejuízo à Administração ou não impedirem a exata compreensão de seu conteúdo, sendo a última página assinada pelo representante legal da empresa, e deverão conter:

7.2.1. Nome ou razão social do proponente, número do CNPJ, endereço, telefone e fax da empresa proponente.

7.2.2. Prazo de validade da proposta, que será de 60 (sessenta) dias, a contar da data marcada para a abertura da sessão.

7.2.2.1. Caso o prazo da proposta não esteja expressamente indicado, fica estabelecido que este será de 60 (sessenta) dias, a contar da sessão de abertura deste pregão.

7.2.3. Declaração expressa de que os preços contidos na proposta de preços incluem todos os impostos, custos e despesas, e outros necessários ao cumprimento integral do objeto deste edital e seus anexos.

7.2.4. Nome do Banco, Agência, Número da Conta Corrente e Praça de Pagamento, onde deseja receber seus créditos.

7.2.5. Preço global (Lote) e indicado por item expresso em R$ (reais), especificando valor unitário e valor total para todo objeto deste Edital e seus Anexos. A oferta deve ser firme e precisa, sem alternativas de preços ou qualquer outra condição que induza o julgamento a ter mais de um resultado. 7.2.6. Especificação clara, completa e minuciosa do produto e serviço ofertados, em conformidade com o Termo de Referência, com outras informações que julgarem pertinentes. As empresas que simplesmente reproduzirem a descrição do objeto como: “Conforme Edital” ou reproduzirem literalmente as especificações constantes do Termo de Referência terão suas propostas AUTOMATICAMENTE DESCLASSIFICADAS.

7.3. Ocorrendo discordância entre os valores numéricos e por extensos contidos na proposta, prevalecerá este último, e no caso de discordância entre preço unitário e o total global, prevalecerá o primeiro.

7.4. É vedada a indexação de preços por índices gerais, setoriais ou que reflitam a variação dos custos, inclusive variações salariais.

7.5. Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos na proposta de preços ou, incorretamente cotados, serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerados pleitos de acréscimos, com esse teor, sob qualquer título, devendo o objeto desta licitação ser fornecido à Fundação UNITINS sem ônus adicionais.

7.6. Serão desclassificadas as propostas de preços que não atenderem às exigências do presente Edital e seus Anexos, sejam omissas ou apresentem irregularidades ou defeitos capazes de dificultar ou impedir o seu julgamento.

(6)

7.7. A(s) empresa(s) vencedora(s) do(s) item(ns) deverá(ão) entregar o(s) produto(s) e serviço(s) que atenda(m), rigorosamente, as especificações constante de sua proposta, respeitando o solicitado no Edital e seus Anexos;

7.8. O proponente adjudicado se obriga a garantir que os produtos e serviços serão fornecidos de acordo com as especificações definidas na proposta, respeitado o estabelecido no edital e seus anexos.

7.9. Qualquer despesa com transporte dos materiais e/ou de pessoal, assim como qualquer gasto relacionado com o fornecimento dos produtos ou do serviço solicitado, ou por qualquer serviço complementar serão por conta da empresa contratada.

7.10. A entrega dos produtos e serviços será dos prazos constantes do Termo de Referência.

7.11. Sem prejuízo do disposto no subitem 6.2. deste Edital, não serão admitidos cancelamentos, retificações de preços ou alterações nas condições estabelecidas, uma vez abertas as propostas. Os erros ou equívocos e omissões havidos nas cotações de preços, serão de inteira responsabilidade do proponente, não lhe cabendo, no caso de erro para mais e conseqüente desclassificação, qualquer recurso, nem tampouco, em caso de erro para menos, eximir-se do fornecimento do objeto da presente licitação.

7.12. A apresentação das propostas implicará a plena aceitação, por parte da licitante, das condições estabelecidas neste edital.

7.13. Após a fase de habilitação, não cabe desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro, nos termos art. 43, § 6º, da Lei n.º 8.666/93.

8 DOCUMENTAÇÃO REFERENTE À HABILITAÇÃO

8.1. O envelope Documentação indicará ainda em sua parte externa e frontal os seguintes dizeres: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

PREGÃO PRESENCIAL N.º 012/2012 ENVELOPE N.º 2 – DOCUMENTAÇÃO

PROPONENTE:...

8.2. Para fins de habilitação, as licitantes deverão apresentar na sessão de abertura do procedimento licitatório no dia, hora e local indicados no preâmbulo deste Edital, os documentos a seguir relacionados, devidamente atualizados em cópias autenticadas:

8.2.1. Relativo à Habilitação Jurídica:

a) Registro comercial, no caso de empresa individual;

b) Ato constitutivo, estatuto ou contrato social consolidado em vigor; na ausência do consolidado, apresentar as alterações subseqüentes devidamente registradas, em se tratando de Sociedade Comercial e, no caso de sociedade por ações, acompanhados da ata arquivada da assembléia da última eleição da diretoria;

(7)

c) Inscrição no ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício;

d) Registro comercial, no caso de empresa individual;

e) Declaração expressa do proponente, sob as penas da Lei, da inexistência de fato que possa impedir a sua habilitação neste certame, conforme modelo contido no Anexo VI, ressalvando a hipótese de declarar ocorrência posterior;

f) Declaração do licitante de que não possui em seu quadro de pessoal empregado menor de 18 (dezoito anos), em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de 16 (dezesseis) anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, nos termos do inciso XXXIII, do art. 7º, da Constituição, conforme modelo contido Anexo V.

8.2.1.1. Caso a licitante já tenha apresentado Estatuto ou Contrato Social no ato do credenciado, o Pregoeiro poderá dispensar nova apresentação do documento, desde que anteriormente juntado ao processo, evitando a repetição desnecessária de papéis.

8.2.2. Relativo à Regularidade Fiscal:

a) Prova de regularidade, mediante apresentação de certidão negativa de débitos fiscais ou certidão positiva com efeitos de negativa nas seguintes esferas:

I. Fazenda Federal (Tributos Federais e Dívida Ativa da União);

II. Fazenda Estadual do domicílio ou sede da PROPONENTE, ou outra equivalente na forma da Lei;

III. Fazenda Municipal do domicílio ou sede da PROPONENTE, ou outra equivalente na forma da Lei;

b) Certidão Negativa fornecida pelo INSS, com a finalidade de comprovar a inexistência de débitos com a Seguridade Social;

c) Certidão Negativa, expedida pela Caixa Econômica Federal, com a finalidade de comprovar a inexistência de débitos junto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS;

d) Prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ. 8.2.3. Relativo à Qualificação Econômico-Financeira:

a) Certidão negativa de falência ou concordata, expedida pelo distribuidor da sede da pessoa jurídica, emitida em até 90 dias corridos antes da data da apresentação dos documentos de habilitação e com prazo de validade vigente;

(8)

b) BALANÇO PATRIMONIAL do último exercício social, exigível e apresentado na forma da lei, inclusive com TERMO DE ABERTURA E DE ENCERRAMENTO, registrado na Junta Comercial do Estado da sede da licitante, que comprove a boa situação financeira da empresa, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios;

I. Para as empresas criadas no exercício em curso, apresentar a fotocópia do Balanço de Abertura, devidamente registrada ou autenticada na Junta Comercial do Estado da Sede ou Domicilio da licitante;

II. Somente serão habilitadas as licitantes que apresentarem no Balanço Patrimonial os Índices de Liquidez Geral - ILG, Solvência Geral – ISG e Liquidez Corrente – ILC igual ou maior que 01 (um), ou que atendam ao descrito no inciso “IV” desta alínea.

O cálculo dos índices acima será feito em conformidade com as seguintes equações:

III. As empresas que apresentarem resultado menor que 01 (um) em qualquer dos índices referidos acima, quando de suas habilitações, deverão comprovar, considerados os riscos para a Administração e a critério da autoridade competente, o capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo à razão de 10% (dez por cento) do valor estimado da contratação, na forma dos §§ 2º e 3º, do artigo 31, da Lei 8.666/93, como exigência imprescindível para sua classificação podendo, ainda, ser solicitada prestação de garantia na forma do § 1º, do Art. 56, do mesmo diploma legal, para fins de contratação.

8.2.4. Relativo à Habilitação Técnica:

a) 02 (dois) ATESTADOS DE CAPACIDADE TÉCNICA, no mínimo, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado, apresentado em papel timbrado do emitente que comprovem ter a licitante prestado de maneira satisfatória, fornecimento de pneus e serviços de alinhamento e balanceamento compatíveis com o objeto ora licitado, com pontualidade e boa qualidade.

8.3. A comprovação das condições de habilitação poderá será feita, ainda, por meio de apresentação, dentro do envelope mencionado no sub-item 8.1 de Certificado de Registro Cadastral - CRC expedido por órgão ou entidade pública Federal, Estadual ou Municipal, guardada a conformidade com objeto da presente licitação e dentro do prazo de validade na data da abertura do envelope de documentação.

8.3.1. Caso alguma das informações solicitadas para habilitação (Jurídica, Regularidade Fiscal, Econômico-Financeira e Técnica) não conste no CRC, a empresa licitante deverá anexá-la ao CRC.

Liquidez Corrente (LC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante

Liquidez Geral (LG) = Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo / Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

Solvência Geral (SG) = Ativo Total / Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo

(9)

9 DA SESSÃO DO PREGÃO E DO CREDENCIAMENTO

9.1. Os participantes do pregão deverão comparecer com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário previsto para realização do credenciamento.

9.2. As pessoas jurídicas ou firmas individuais deverão credenciar, mediante a apresentação de procuração por instrumento público ou particular, com firma reconhecida, um procurador, atribuindo-lhe poderes para formular lances de preços e praticar todos os demais atos (conforme Carta de Credenciamento – Anexo II).

9.2.1. Quando apresentada procuração particular, deverá ser anexada cópia do estatuto ou contrato social.

9.2.2. Em se tratando de sócio, proprietário ou dirigente da empresa proponente, deverá ser apresentada cópia do respectivo Estatuto ou Contrato Social, no qual estejam expressos os seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações.

9.3. Após o encerramento do credenciamento e identificação dos representantes das empresas proponentes, o Pregoeiro não mais aceitará novos proponentes, dando início ao recebimento dos envelopes contendo a Proposta Comercial e a Documentação de Habilitação, exclusivamente dos participantes devidamente credenciados.

9.4. Ao final do credenciamento, poderá ser elaborada lista com a identificação de todos os credenciados e que, após assinada, será anexada aos autos.

10 DA CLASSIFICAÇÃO DAS PROPOSTAS COMERCIAIS

10.1. Os envelopes de Propostas Comerciais serão abertos e será verificado o atendimento a todas as especificações e condições estabelecidas neste Edital, sendo imediatamente desclassificadas aquelas que estiverem em desacordo.

10.2. O Pregoeiro classificará o autor da proposta de menor preço global e aqueles que tenham apresentado propostas em valores unitários sucessivos e superiores em até 10% (dez por cento) à proposta de menor preço, para participarem dos lances verbais.

10.3. Se não houver, no mínimo, 3 (três) propostas de preços nas condições definidas no subitem anterior, o Pregoeiro classificará as melhores propostas, até o máximo de 3 (três), para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas apresentadas.

10.4. Serão desclassificadas as propostas que:

10.4.1. Contiverem cotação de objeto diverso do requerido nesta licitação; 10.4.2. Não atendam às exigências deste edital;

(10)

10.4.4. Contenham preços manifestadamente inexeqüíveis, assim considerados aqueles que, comprovadamente, forem insuficientes para a cobertura dos custos decorrentes da contratação pretendida e não vierem a comprovar sua exeqüibilidade;

10.5. O ônus da prova da exequibilidade dos preços cotados incumbe ao autor da proposta, no prazo determinado pelo Pregoeiro.

10.6. A desclassificação da proposta da licitante importa preclusão do seu direito de participar da fase de lances verbais.

11 DOS LANCES VERBAIS

11.1. Aos licitantes classificados será dada a oportunidade para nova disputa, por meio de lances individuais verbais e sucessivos, com valores distintos e decrescentes, a partir do autor da proposta classificada de maior preço e os demais em ordem decrescente de classificação.

11.2. A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará na exclusão do licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do último preço apresentado pelo licitante, para efeito de posterior ordenação das propostas.

12 DO JULGAMENTO

12.1. O critério de julgamento será o de MENOR PREÇO POR LOTE.

12.2. Declarada encerrada a etapa competitiva de lances, as ofertas serão ordenadas para classificação a partir do menor preço.

12.3. Será aberto o envelope contendo a Documentação de Habilitação, para verificação das condições habilitatórias, exclusivamente do(s) licitante(s) previamente classificado(s) no(s) seu(s) objeto(s) e valor(es) de acordo com os critérios pertinentes e adequados ao objeto licitado, e que foram definidos em conformidade com os itens 10 e 11 do presente Edital.

12.4. Se as propostas não forem aceitáveis ou se o proponente não atender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará as demais propostas subsequentes classificadas, verificando a sua aceitabilidade, quanto ao objeto e valor, procedendo a verificação das condições de habilitação do proponente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital, sendo o respectivo proponente declarado vencedor e a ele adjudicado o objeto deste edital, para o qual apresentou proposta.

12.5. Em havendo apenas uma proposta e desde que atenda a todos os termos do edital e que seu preço seja compatível com o valor estimado da contratação, esta poderá ser aceita.

12.6. Caso não se realizem lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor preço global e o valor estimado da contratação.

12.7. Se a melhor proposta não tiver sido ofertada por microempresa ou empresa de pequeno porte e houver proposta apresentada por empresa enquadrada nesta categoria, devidamente credenciada, cujo valor

(11)

seja igual ou até 5 % (cinco por cento) superior à proposta de menor preço, o(a) Pregoeiro(a) concederá o direito de preferência à microempresa ou empresa de pequeno porte, adotando o seguinte procedimento:

12.7.1. A microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada pelo(a) Pregoeiro(a) para apresentar nova proposta com preço inferior ao de menor valor ofertado na fase de lances, no prazo máximo de 5 (cinco) minutos, sob pena de preclusão; 12.7.2. Caso aceite, a microempresa ou empresa de pequeno porte terá a sua proposta classificada em primeiro lugar;

12.7.3. Não aceitando a convocação na alínea “a”, o(a) Pregoeiro(a) convocará as empresas remanescentes, enquadradas na mesma condição do item 12.7.1, na ordem de classificação, para o exercício do mesmo direito.

12.7.4. Caso todas as microempresas e empresas de pequeno porte, que estejam dentro do limite, não exerçam o direito de preferência, será classificada em primeiro lugar a empresa que apresentou originalmente a proposta de menor valor.

12.7.5. Se duas ou mais microempresas ou empresas de pequeno porte apresentarem propostas com valores iguais, o desempate será mediante sorteio.

12.8. Apurada a melhor proposta que atenda ao edital, o Pregoeiro poderá negociar para que seja obtido um melhor preço.

12.9. Da reunião lavrar-se-á a ata circunstanciada, na qual serão registrados todos os atos do procedimento e as ocorrências relevantes e que, ao final, será assinada pelo Pregoeiro, Equipe de Apoio e pelos licitantes.

12.10. O resultado do julgamento das propostas será apresentado através de publicação no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

12.11. Ao pregoeiro e equipe de apoio, dada à complexidade do objeto deste certame, poderá utilizar-se de asutilizar-sessoramento técnico de competência específica, no julgamento desta licitação, que utilizar-se efetivará através de parecer que integrará o respectivo processo.

13 DOS RECURSOS

13.1. Declarado o vencedor, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, cuja síntese será lavrada em ata, sendo concedido o prazo de 3 (três) dias úteis para apresentação das razões de recurso, ficando os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente.

13.2. O licitante poderá também apresentar as razões do recurso no ato do Pregão, as quais serão reduzidas a termo na respectiva ata, ficando todos os demais licitantes desde logo intimados para apresentar contra-razões no prazo de 3 (três) dias úteis, contados da lavratura da ata, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

(12)

13.3. Na falta de manifestação imediata e motivada, no momento oportuno, o licitante decairá do direito de recurso.

13.4. Os recursos deverão ser decididos no prazo de 5 (cinco) dias úteis.

13.5. O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

13.6. O resultado do recurso será divulgado mediante afixação no quadro de avisos deste órgão e comunicado a todos os licitantes via fax ou correio eletrônico.

14 DA IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

14.1. Até 02 dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública, qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do pregão, cabendo ao Pregoeiro decidir sobre a impugnação no prazo de até 24 horas;

14.1.1. Os pedidos de esclarecimentos referentes ao processo licitatório deverão ser enviados ao Pregoeiro até 3 (três) dias úteis antes da data fixada para abertura da sessão pública;

14.2. Não serão reconhecidas impugnações do Edital por fax ou e-mail, devendo a impugnação ser formalizada somente por escrito, em original, instruídos com estatuto ou contrato social, no caso de pessoa jurídica impugnante, e firma reconhecida do signatário, em qualquer caso, protocolados na FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, e dentro dos respectivos prazos legais;

14.3. Acolhida a impugnação contra o Edital que implique em alteração do mesmo, capaz de afetar a formulação das propostas, será designada nova data para a realização do certame, quando será novamente publicado pelos mesmos meios inicialmente divulgados;

14.4. A impugnação deverá ser dirigida ao pregoeiro na Comissão Permanente de Licitação da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS;

14.5. A impugnação feita tempestivamente pela licitante não a impedirá de participar deste pregão até o trânsito em julgado pertinente à decisão;

14.6. Em qualquer ocasião antecedente à data de entrega das propostas, o pregoeiro poderá, por iniciativa própria ou em consequência de manifestação ou solicitação de esclarecimento das licitantes, realizar modificações nos termos do Edital que não influenciem na elaboração das propostas de preços. Estas modificações serão feitas mediante a emissão de errata, que será publicada no Diário Oficial do Estado, bem como no site da UNITINS.

15 DA ADJUDICAÇÃO, HOMOLOGAÇÃO E ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

15.1. Inexistindo manifestação recursal, o Pregoeiro adjudicará o objeto da licitação ao licitante vencedor, com a posterior homologação do resultado pelo dirigente superior do órgão requisitante.

(13)

15.2. Havendo interposição de recurso, após o julgamento, o dirigente superior do órgão requisitante homologará o procedimento licitatório ao licitante vencedor.

15.3. Homologado o resultado da licitação e respeitada a ordem de classificação, será formalizada a Ata de Registro de Preços, documento vinculativo obrigacional que, após cumpridos os requisitos de publicidade, terá efeito de compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas;

15.4. A Fundação Universidade do Tocantins, por meio da Coordenação de Compras, convocará formalmente o(s) licitante(s) vencedor(es) informando o local, data e hora para a assinatura da Ata de Registro de Preços;

15.5. Salvo motivo justificado e aceito pela Fundação Universidade do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, o licitante decairá do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas na Lei n° 10.520/2002, se não comparecer ao local, na data e horário designados para a assinatura da Ata de Registro de Preços;

15.6. Na assinatura da Ata será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas no Edital, as quais deverão ser mantidas pelo licitante durante sua vigência;

15.7. Caso o licitante vencedor não faça a comprovação referida no subitem anterior ou quando, injustificadamente, recusar-se a assinar a Ata, poderá ser convocado outro licitante, desde que respeitada a ordem de classificação, para, após comprovados os requisitos habilitatórios e feita a negociação, assiná-la, sem prejuízo das multas previstas neste edital e demais cominações legais;

15.8. Firmada a Ata de Registro de Preços entre o licitante vencedor e a Fundação Universidade do Tocantins, seus signatários passarão a denominar-se: Fornecedor Registrado e Órgão Gerenciador, respectivamente;

15.9. A Ata poderá ser firmada por representante legal, diretor ou sócio da empresa, devidamente munido, respectivamente, de procuração ou contrato social e cédula de identificação do(s) licitante(s) vencedor(es);

15.10. Ao firmar a Ata, o Fornecedor Registrado, quando solicitado pelo Órgão Gerenciador, obriga-se a fornecer os produtos e prestar os serviços a ele adjudicados;

15.11. O prazo de validade da Ata de Registro de Preços será de 12 (doze) meses contados a partir da data de sua assinatura;

15.12. As prestações ou contratações adicionais não poderão exceder ao limite estabelecido no §1° do artigo 65 da Lei nº 8.666/93 - 25% (vinte e cinco por cento), dos estimativos máximos constantes do Termo de Referência – Anexo I deste Edital.

16 DA EMISSÃO DAS REQUISIÇÕES E DO PRAZO DE ATENDIMENTO

16.1. A Fundação Universidade do Tocantins, por meio da Coordenação de Compras, respeitada a ordem de registro, emitirá aos fornecedores as solicitações, quando necessário;

(14)

16.2. O fornecedor convocado que não cumprir as obrigações estabelecidas na Ata de Registro de Preços estará sujeito às sanções previstas neste Edital;

16.3. Quando comprovada a hipótese acima descrita, a UNITINS convocará, obedecida a ordem de classificação, o próximo fornecedor registrado no SRP;

16.4. O prazo de atendimento de cada Requisição deverá ser de no máximo de 5 (cinco) dias úteis para entrega dos pneus e de 24 horas para realização dos serviços de alinhamento e balanceamento, após cada solicitação feita pela UNITINS e começará a fluir no mesmo dia de seu recebimento.

17 DA FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DA CONTRATAÇÃO

17.1. O acompanhamento e a fiscalização da contratação decorrentes deste edital caberão ao comitê gestor/fiscalizador da UNITINS que determinará o que for necessário para regularizar faltas ou defeitos, nos termos do art. 67 da Lei Federal nº 8.666/93 e, na sua falta ou impedimento, pelo seu substituto legal;

17.2. Fica reservado à fiscalização o direito e a autoridade para resolver todo e qualquer caso singular, omisso ou duvidoso não previsto neste edital e tudo o mais que se relacione com o objeto licitado, desde que não acarrete ônus para a UNITINS ou modificação na contratação;

17.3. As decisões que ultrapassarem a competência do fiscal da UNITINS deverão ser solicitadas formalmente pelo Fornecedor Registrado à autoridade administrativa imediatamente superior ao fiscal, em tempo hábil para a adoção de medidas convenientes;

17.4. O Fornecedor deverá aceitar, antecipadamente, todos os métodos de inspeção, verificação e controle a serem adotados pela fiscalização, obrigando-se a fornecer-lhe todos os dados, elementos, explicações, esclarecimentos, soluções e comunicações de que esta necessitar e que forem julgados necessários ao desenvolvimento de suas atividades;

17.5. A existência e a atuação da fiscalização em nada restringem a responsabilidade única, integral e exclusiva do Fornecedor Registrado, no que concerne ao objeto da respectiva contratação, às implicações próximas e remotas perante a UNITINS ou perante terceiros, do mesmo modo que a ocorrência de irregularidades decorrentes da execução contratual não implica em co-responsabilidade da UNITINS ou de seus prepostos, devendo, ainda, o Fornecedor, sem prejuízo das penalidades previstas, proceder ao ressarcimento imediato dos prejuízos apurados e imputados às falhas em suas atividades.

18 DAS OBRIGAÇÕES DO FORNECEDOR REGISTRADO 18.1. São obrigações do licitante fornecedor: a) assinar a Ata de Registro de Preços;

b) não subcontratar o objeto da presente licitação sem o consentimento prévio da UNITINS, o qual, caso haja, será dado por escrito;

(15)

b.1) a adjudicatária responde, solidariamente, pelos atos praticados pela firma subcontratada, relacionados com o objeto deste edital;

c) promover por sua conta, através de seguros, a cobertura dos riscos a que se julgar exposta em vista das responsabilidades que lhe cabem na execução do objeto deste edital;

d) retirar, no horário de expediente, as Requisições solicitadas referentes ao objeto do presente Pregão na Fundação Universidade do Tocantins, situada na Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Palmas-TO.

e) aceitar os acréscimos ou supressões do objeto deste edital, nos limites fixados no art. 65, § 1º da Lei Federal nº 8.666/93;

f) proceder à prestação dos objetos deste edital, com os deveres e garantias constantes no anexo I deste Edital;

g) credenciar junto à UNITINS funcionário(s) que atenderá(ão) às solicitações dos objetos deste pregão;

h) cumprir todas as demais obrigações impostas por este edital e seus anexos. 19 DAS OBRIGAÇÕES DO ÓRGÃO GERENCIADOR

19.1. São obrigações do órgão gerenciador:

a) efetuar o registro do licitante fornecedor e firmar a correspondente Ata de Registro de Preços; b) designar o fiscal de contrato para acompanhar e fiscalizar a execução contratual e para atestar o recebimento dos produtos e serviços, conforme definido do presente edital;

c) reservar à fiscalização o direito e a autoridade para resolver todo e qualquer caso singular, omisso ou duvidoso não previsto neste edital, e em tudo o mais que se relacione com o fornecimento, desde que não acarrete ônus para a UNITINS ou modificação na Ata de Registro de Preços;

d) conduzir os procedimentos relativos a eventuais renegociações dos preços registrados; e) aplicar as penalidades por descumprimento do pactuado na Ata de Registro de Preços. 20 DA ENTREGA DO OBJETO E REALIZAÇÃO DO SERVIÇO

20.1. Nos termos do Anexo I – Termo de Referência. 21 CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

21.1. É concedido um prazo de até 15 (quinze) dias, contados da data da protocolização da Nota Fiscal/Fatura perante a Fundação Universidade do Tocantins, para conferência e aprovação do recebimento definitivo do objeto deste Edital;

(16)

21.2. Após o prazo de conferência e aprovação do recebimento definitivo do objeto deste Edital e comprovada a manutenção das exigências da habilitação, será emitida Nota de Empenho em favor do Fornecedor que será paga diretamente em sua conta corrente, no prazo de até 30 (trinta) dias, contado da data do atesto de conformidade da nota fiscal;

21.3. Na ocorrência de rejeição da nota fiscal, motivada por erros ou incorreções, o prazo estipulado no subitem anterior passará a ser contado a partir da data da sua reapresentação;

21.4. Para a efetivação do pagamento, a licitante vencedora deverá apresentar prova de regularidade nas mesmas condições exigidas na habilitação;

21.5. Não será concedido reajuste ou correção monetária do valor da ata, ressalvada a superveniência de normas federais aplicáveis à espécie.

21.6. Fica assegurado o restabelecimento do equilíbrio econômico-financeiro inicial da ata, na ocorrência de fato superveniente que implique a inviabilidade de sua execução.

22. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

22.1. A recusa do adjudicatário em cumprir o que estabelece este Edital, bem como o atraso e a inexecução parcial ou total do contrato, caracteriza descumprimento da obrigação assumida e permite aplicação das seguintes sanções pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS:

22.1.1. Advertência, que será aplicada sempre por escrito;

22.1.2. Rescisão unilateral do contrato sujeitando-se a CONTRATADA ao pagamento de indenização a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS;

22.1.3. Suspensão temporária do direito de licitar com a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS;

22.1.4. Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, no prazo não superior a cinco anos.

23.2. As sanções acima descritas poderão ser aplicadas cumulativamente, ou não, de acordo com a gravidade da infração, facultada ampla defesa à CONTRATADA, no prazo de 5 (cinco) dias úteis a contar da intimação do ato.

22.3. Nenhuma parte será responsável perante a outra pelos atrasos ocasionados por motivo de força maior ou caso fortuito.

23 DA EXTENSÃO DAS PENALIDADES

23.1. A suspensão de participar em licitação e contratar com a Administração Pública poderá ser também aplicada aqueles que:

23.1.1. Retardarem a execução do Pregão;

23.1.2. Demonstrarem não possuir idoneidade para contratar com a Administração; 23.1.3. Apresentarem declaração falsa ou cometerem fraude fiscal.

(17)

24 DA REVOGAÇÃO DO REGISTRO DE PREÇOS

24.1. O fornecedor registrado poderá ter o seu registro de preços revogado na Ata, por intermédio de processo administrativo específico, assegurado o contraditório e a ampla defesa;

24.2. A revogação do seu registro poderá ser:

24.2.1. A pedido do próprio FORNECEDOR REGISTRADO, quando comprovar estar impossibilitado de cumprir as exigências da Ata, por ocorrência de casos fortuitos ou de força maior;

24.2.2. Por iniciativa da UNITINS, quando:

a) o fornecedor registrado não aceitar reduzir o preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado;

b) o fornecedor registrado perder qualquer condição de habilitação ou qualificação técnica exigida no processo licitatório;

c) por razões de interesse público, devidamente motivadas e justificadas;

d) o fornecedor registrado não cumprir as obrigações decorrentes da Ata de Registro de Preços;

e) o fornecedor registrado não comparecer ou se recusar a retirar, no prazo estabelecido, as solicitações decorrentes da Ata de Registro de Preços;

f) caracterizada qualquer hipótese de inexecução total ou parcial das condições estabelecidas na Ata de Registro de Preços ou nas solicitações dela decorrentes.

24.3. Em qualquer das hipóteses acima, concluído o processo, a UNITINS fará o devido apostilamento na Ata de Registro de Preços e informará aos proponentes a nova ordem de registro.

25 DA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA

25.1. As despesas resultantes deste contrato correrão a custa das seguintes contas:

CONTA NOME FONTE

81.789-9 F. Unitins Valec Saltfens Etapa IV Federal 80.239-5 F. Unitins Arrecadação Vestibular Próprio 26 DISPOSIÇÕES GERAIS

26.1. Este edital deverá ser lido e interpretado na íntegra, e após apresentação da documentação e da proposta, não serão aceitas alegações de desconhecimento ou discordância de seus termos.

26.2. Caso algum proponente se manifeste o mesmo terá direito a vista ao processo tanto das Propostas Comerciais quanto dos Documentos de Habilitação apresentados na sessão.

26.3. A simples participação neste certame implica em aceitação de todas as condições estabelecidas neste instrumento convocatório.

(18)

26.5. A presente licitação poderá ser revogada por razões de interesse público, decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, ou anulada, em todo ou em parte, por ilegalidade de ofício ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente comprovado.

26.6. O Pregoeiro, no interesse da Administração, poderá relevar omissões puramente formais observadas na documentação e proposta, desde que não contrariem a legislação vigente e não comprometam a lisura da licitação sendo possível a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, para esse fim específico.

26.7. É facultada ao Pregoeiro ou à autoridade superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar no ato da sessão pública;

26.8. Decididos os recursos ou transcorrido o prazo para sua interposição, o Pregoeiro devolverá aos licitantes, julgados desclassificados, os envelopes “DOCUMENTAÇÃO” inviolados, no encerramento da licitação.

26.9. Nenhuma indenização será devida às licitantes pela elaboração e/ou apresentação de documentação relativa ao presente Pregão;

26.10. A reunião de abertura da presente licitação poderá ser adiada ou transferida para outra data, mediante prévio aviso;

26.11. O FORNECEDOR REGISTRADO é obrigado a aceitar, nas mesmas condições da licitação, acréscimos ou supressões devidamente justificadas, nos termos do parágrafo primeiro do artigo 65, Lei nº 8.666/93;

26.12. A Administração poderá, até a assinatura da Ata de Registro de Preços ou recebimento da Nota de Empenho, inabilitar licitante, por despacho fundamentado, sem direito a indenização ou ressarcimento e sem prejuízo de outras sanções cabíveis, se vier a ter conhecimento de fato ou circunstância anterior ou posterior ao julgamento da licitação que desabone a habilitação jurídica, as qualificações técnica e econômico-financeira e a regularidade fiscal da licitante. Neste caso, o pregoeiro convocará as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, restabelecendo a sessão para negociar diretamente com a proponente melhor classificada e posterior abertura do seu envelope “Documentos de Habilitação”, sendo declarada vencedora e a ela será adjudicado o objeto deste Pregão, podendo apresentar o(s) documento(s) que vencer(em) seu prazo de validade após o julgamento da licitação;

26.13. O Edital deste Pregão poderá ser retirado na Comissão Permanente de Licitação (CPL), na QUADRA 108 SUL, ALAMEDA 11, LOTE 03, CEP: 77.022-122, Palmas/TO ou no site http://www.unitins.br

26.14 Será de inteira responsabilidade do licitante fazer o acompanhamento dos trâmites do processo licitatório ao qual deseja concorrer, sejam eles: publicação de edital, resultado de julgamento, publicação de erratas, suspensão do certame bem como a publicação de novas datas e horários e em tudo mais que for interesse do licitante, através do site da Fundação Universidade do Tocantins (www.unitins.br) e imprensa oficial (Diário Oficial do Tocantins).

(19)

26.15. A impugnação ao presente Edital somente será considerada se apresentada ao protocolo da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, com prazo de até 02 (dois) dias úteis antes da reunião de abertura do processo licitatório.

26.16 A inclusão de Minuta de Termo de Contrato nos anexos deste Edital não configura obrigação da Administração Pública em realizar a contratação dos serviços objeto do presente registro de preço, sendo o modelo de instrumento acostado no Anexo VIII consumado somente após requisição conforme item 17 deste Edital.

26.17. Os casos omissos serão submetidos a parecer do jurídico da Fundação Universidade do Tocantins.

26.18. Informações complementares que visem obter maiores esclarecimentos sobre o presente pregão serão prestadas pela Comissão Permanente de Licitação, no horário de 08 às 12h e de 14 às 18h, de segunda a sexta-feira, pelos telefone/fax (63) 3218-2995 ou e-mail unitins.licitacao@gmail.com

26.19. São partes integrantes deste Edital: ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO II – MODELO DE CARTA DE CREDENCIAMENTO

ANEXO III – MODELO DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO COMO MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

ANEXO IV – MODELO DECLARAÇÃO CUMPRIMENTO REQUISITOS DE HABILITAÇÃO ANEXO V – MODELO DECLARAÇÃO – ART. 7º, CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ANEXO VI – MINUTA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇO

Palmas-TO, 19 de novembro de 2012.

JOSÉ LUIZ D’ABADIA JÚNIOR Pregoeiro

(20)

ANEXO I AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2012 TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO

1.1 Aquisição de PNEUS NOVOS COM SERVIÇOS DE ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO, para atender os veículos que compõem a frota da Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, pelo período de 12(doze) meses, via Registro de Preços.

1.2 Os produtos e serviços ofertados pelas licitantes deverão, obrigatoriamente, atender às exigências de qualidade, observados os padrões e normas baixadas pelos órgãos competentes de controle de fiscalização de qualidade industrial - ABNT, INMETRO, etc. - atentando-se o proponente, principalmente para as prescrições contidas no art. 39, VIII, da Lei nº 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), ISO 9001.

2. JUSTIFICATIVA

2.1 Visando à conservação dos veículos que compõem a frota desta Instituição, bem como à segurança das pessoas que neles transitam tais como os servidores, alunos e estagiários, faz-se necessária a aquisição de pneus com serviços de alinhamento e balanceamento.

3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

LOTE 01

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 165/70 R 13 (Uno) 34 R$ 171,66 R$ 6.206,36 02 UN Válvula 34 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 06 R$ 6,66 LOTE 02

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 175/65 R 14 (Siena) 10 R$ 228,33 R$ 2.533,22 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 06 R$ 6,66 LOTE 03

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 175/70 R 13 (Uno) 40 R$ 180,33 R$ 8.212.88 02 UN Válvula 40 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 24 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 24 R$ 6,66

(21)

LOTE 04

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 175/70 R 14 (Saveiro) 50 R$ 278,00 R$ 15.149,60 02 UN Válvula 50 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 30 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 30 R$ 6,66 LOTE 05

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 185/80 R14 C (Kombi) 10 R$ 311,33 R$ 3.363,22 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 06 R$ 6,66 LOTE 06

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 195/55 R 15 (Parati) 10 R$ 378,33 R$ 4.033,22 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 06 R$ 6,66 LOTE 07

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 195/65 R 15 (Corola) 10 R$ 372,33 R$ 3.973,22 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 06 R$ 6,66 LOTE 08

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 205/55 R 16 (Megane) 10 R$ 413,33 R$ 4.383,22 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 06 R$ 6,66

(22)

LOTE 09

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 205/70 R 15 (Doblo) 20 R$ 484,00 R$ 10.179,84 02 UN Válvula 20 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 12 R$ 26,66 04 SV Balanceamento 12 R$ 6,66 LOTE 10

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 215/75 R 17.5 (Caminhão) 30 R$ 846,33 R$ 26.529,90 02 UN Válvula 30 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 18 R$ 40,00 04 SV Balanceamento 18 R$ 15,00 LOTE 11

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 225/75 R 16 (L200) 30 R$ 689,00 R$ 21.655,38 02 UN Válvula 30 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 18 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 18 R$ 8,08 LOTE 12

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 235/75 R 15 (Ranger) 20 R$ 549,33 R$ 11.643,52 02 UN Válvula 20 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 12 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 12 R$ 8,08 LOTE 13

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 245/70 R 16 (S10) 10 R$ 774,00 R$ 8.068,46 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 06 R$ 8,08

(23)

LOTE 14

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 255/65 R 17 (S10) 10 R$ 806,50 R$ 8.393,46 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 06 R$ 8,08 LOTE 15

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 245/75 R 16 (Mahindra) 10 R$ 767,66 R$ 8.005,06 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 06 R$ 8,08 LOTE 16

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 265/70 R 16 (L200) 40 R$ 823,33 R$ 34.247,04 02 UN Válvula 40 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 24 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 24 R$ 8,08 LOTE 17

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 275/80 R 22.5 (Ônibus) 15 R$ 1.601,33 R$ 24.512,64 02 UN Válvula 15 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 09 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 09 R$ 8,08 LOTE 18

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu 31 X 10.5 R15 (L200) 10 R$ 842,50 R$ 8.753,46 02 UN Válvula 10 R$ 5,00 03 SV Alinhamento 06 R$ 38,33 04 SV Balanceamento 06 R$ 8,08

(24)

LOTE 19

Item Unid. Objeto Qtde. Vlr. Unit.

Estimado

Vlr. Total Estimado - Lote 01 UN Pneu para trator 14.9/28, com câmara –

10 lonas (tratores) 04 R$ 1.879,33

R$ 24.698,64 02 UN Pneu para trator 23.1/30, com câmara –

12 lonas 04 R$ 4.295,33

3.1. A relação da previsão da quantidade de pneus, acessórios, alinhamento e balanceamento servem apenas como referência para período de 12(doze) meses, podendo, contudo, sofrer alterações durante a execução do contrato devido à baixa ou aquisição de novos veículos.

3.2. A Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS solicitará pneus novos com serviço de alinhamento e balanceamento de pneus, sempre que considerar necessário à Administração.

3.3. Veículos que compõem a frota:

ORD. PLACA MARCA MODELO ANO /

MODELO

COMBUS- TÍVEL

1 MWX-6786 MITSUBISHI L200 4x4 OUTDOOR 2008/2009 Diesel

2 MWN-4365 VOLKSWAGEM CAMINHAO 8-150 2008/2008 Diesel

3 MWT-8003 FIAT DOBLO ADV. 1.8 FLEX 2009/2009 Flex

4 MWE-9336 VOLKSWAGEM KOMBI Standard 1.4 Mi Flex 2006/2007 Flex

5 MWM-0061 MITSUBISHI L200 GL 2.5 4X4 2008/2008 Diesel

6 MWI-1134 MITSUBISHI L200 GL 2.5 4X4 2007/2008 Diesel

7 MWF-8834 MITSUBISHI L200 GLS SAVANA 2.5 4X4 2006/2007 Diesel

8 MWG-3679 MITSUBISHI L200 SPORT HPE 2.5 4x4 2006/2007 Diesel

9 MWK-5721 FORD RANGER XL 3.0 4x4 2008/2008 Diesel

10 MWY-1186 BRAMONT MAHINDRA DC 4X4 2011/2012 Diesel

11 MWX-8196 VOLKSWAGEM SAVEIRO 1.6 CS 2011/2012 Flex

12 MWB-6356 FIAT UNO MILLE 1.0 - Fire Flex 2006/2006 Flex

13 MWH-0885 TOYOTA COROLLA XEI 1.8 2007/2007 Gasolina

14 MWJ-9024 MITSUBISHI L200 OUTDOOR HPE 2.5

4x4 2008/2008 Diesel

15 MWT-7265 MITSUBISHI L200 4x4 GL 2.5 2009/2010 Diesel

16 MWP-1324 VOLKSWAGEM PARATI SURF 1.8 flex 2008/2008 Flex

17 MWH-3521 MARCOPOLO ÔNIBUS VOLARE 2007/2008 Diesel

18 MWY-5551 MITSUBISHI L200 - OUTDOOR 2009/2010 Diesel

19 MXB-5932 FIAT SIENA FIRE 1.0 2010/2010 Flex

20 MXC-1883 VOLKSWAGEM ÔNIBUS - MASCARELLO 2010/2010 Diesel

21 MWZ-3068 RENAULT MEGANE - GRAND TOUR 2011/2012 Flex

22 MWZ-3058 FORD RANGER XL 13P 2011/2012 Diesel

23 MWT-1059 FIAT UNO WAY EC. 1.0 - Fire Flex 2008/2008 Flex

24 MWO-3867 FIAT UNO WAY EC. 1.0 - Fire Flex 2008/2008 Flex

25 MWT-1990 FIAT DOBLO 1.8 FLEX 2006/2007 Flex

26 MWV-0364 FORD Fiesta Hatch 1.0 2012/2012 Flex

27 MWV-0374 FORD Fiesta Hatch 1.0 2012/2012 Flex

(25)

29 FORD Corrier 1.6 2012/2012 Flex

30 FORD Corrier 1.6 2012/2012 Flex

31 FIAT Ducato Multi 2012/2012 Diesel

32 CHEVROLET S-10 2012/2012 Diesel

33 MXB-5076 R/FEDERAL DF Car Reboque 2011/2012 --

34 MWZ-1018 CAR/REBOQUE Car Reboque 2009/2009 --

35 MWZ-0754 CAR/REBOQUE Car Reboque 2007/2007 --

36 MXD-8446 R/PRESIDENTE

TRA Car Reboque 2008/2008 --

37 MVQ-0572 CAR/REBOQUE Car Reboque 2000/2001 --

38 MWM-9771 CAR/REBOQUE Car Reboque 2008/2008 --

39 -- TRATORES -- -- --

4. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

4.1 As despesas resultantes deste contrato correrão a custa das seguintes contas:

CONTA NOME FONTE

81.789-9 F. Unitins Valec Saltfens Etapa IV Federal 80.239-5 F. Unitins Arrecadação Vestibular Próprio 5. DA ENTREGA, DO PRAZO E PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS:

5.1. Após recebimento do empenho e requisição da Coordenação de Transporte, o fornecedor deverá entregar os pneus no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis e prestar os serviços de alinhamento e balanceamento em até 24 (vinte e quatro) horas, incluindo a troca dos pneus.

5.2 O objeto deste Termo será recebido da seguinte forma:

a) provisoriamente, mediante termo circunstanciado, após instalação e prestação dos serviços de balanceamento e alinhamento;

b) definitivamente, em até 5 (cinco) dias úteis contados do recebimento provisório, mediante termo circunstanciado, após a verificação da qualidade dos pneus e bicos instalados e da prestação dos serviços de balanceamento e alinhamento.

5.3 Os serviços de alinhamento e balanceamento, caso constatado dentro do período de recebimento provisório que foi prestado de maneira inadequada ou que não esteja a contento, deverão ser refeitos imediatamente à comunicação por parte da Contratante e sem ônus para esta.

6. DO LOCAL DE PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS:

6.1. Os serviços de troca dos pneus, alinhamento e balanceamento deverão ser prestados por empresas especializadas no ramo, localizada em Palmas/TO município sede da CONTRATANTE, conforme Justificativa nº 049/2012 (fl.18), dos autos.

6.2 Os serviços do objeto desse termo de referência deverão ser realizados nas dependências da contratada com mão de obra especializada e sob responsabilidade da mesma.

(26)

7. DA GARANTIA:

7.1. Oferecer prazo de garantia, a contar do recebimento definitivo, conforme segue: a) 5 (cinco) anos, no mínimo, contra defeitos de fabricação, para todos os pneus; b) 30 (trinta) dias úteis, no mínimo, para todas as válvulas (bicos);

7.2 Substituir os materiais que apresentarem defeitos de fabricação ou impropriedades, durante o período de garantia, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas, a contar da notificação, sem implicar custos adicionais à Fundação Universidade do Tocantins.

8. DAS RESPONSABILIDADES: 8.1. DA CONTRATADA:

8.1.1. A CONTRATADA será responsável pela observância das leis, decretos, regulamentos, portarias e normas legais, estaduais e municipais direta e indiretamente aplicáveis ao objeto do contrato e ainda deverá:

8.1.1.1. Atender prontamente às requisições do CONTRATANTE para a prestação dos serviços;

8.1.1.2. Indenizar quaisquer danos ou prejuízos causados a CONTRATANTE ou a terceiros, por ação ou omissão da CONTRATADA durante a prestação dos serviços;

8.1.1.3. Responder pelo extravio de qualquer bem patrimonial ou de consumo da CONTRATANTE na ocorrência da execução dos serviços, desde que devidamente comprovado, sem prejuízo de outras sanções cabíveis;

8.1.1.4. Receber os veículos para a prestação dos serviços mediante requisição autorizada emitida pela Coordenação de Transporte;

8.1.1.5. Indicar empregado que será o responsável pelos contatos entre a CONTRATANTE e a CONTRATADA;

8.1.1.6. Não transferir a outrem, no todo ou em parte, o objeto deste contrato, salvo mediante prévia e expressa autorização da CONTRATANTE;

8.1.1.7. Manter, durante toda a vigência do contrato, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas;.

8.1.1.8. A CONTRATADA se compromete a devolver os pneus usados; 8.1.1.9. Efetuar o balanceamento e o alinhamento após cada troca de pneus. 8.2 DA CONTRATANTE:

8.2.1. A CONTRATANTE será responsável pela observância das leis, decretos, regulamentos, portarias e demais normas legais direta e indiretamente aplicáveis ao contrato e ainda deverá:

8.2.1.1. Responsabilizar-se pela lavratura do respectivo contrato, com base nas disposições da Lei nº 8.666/93 e suas alterações;

8.2.1.2. Assegurar os recursos orçamentários e financeiros para custear o contrato;

8.2.1.3. Processar e liquidar a fatura correspondente ao valor mensal através de Ordem Bancária, desde que apresentadas as certidões necessárias pela CONTRATADA;

(27)

8.2.1.4. Emitir a requisição de troca de pneus e serviços, devidamente autorizada;

8.2.1.5. Fiscalizar a execução do contrato, através de servidor especialmente designado, sendo permitida a assistência de terceiros, conforme dispõe o art. 67 da Lei 8.666/93.

9. DO PAGAMENTO:

9.1. A CONTRATADA deverá apresentar a NOTA Fiscal e fatura correspondentes às aquisições e serviços prestados;

9.2. Somente poderão ser considerados para fins de pagamento o(s) serviço(s) prestado(s) e atestado(s) pelo fiscal do contrato designado pela CONTRATANTE, respeitada a rigorosa correspondência com o edital licitatório e demais documentos;

9.3. O pagamento apenas será efetivado após verificação da regularidade fiscal com apresentação das certidões necessárias para esse fim;

9.4. O pagamento será efetuado até o 10º (décimo) dia útil, a partir do “Atesto” da NF pelo fiscal do contrato designado pela CONTRATANTE, mediante depósito bancário em conta corrente da CONTRATADA.

9.5. O CNPJ constante da Nota Fiscal deverá ser o mesmo indicado na proposta e vinculado à conta corrente da CONTRATADA.

10. PENALIDADES:

10.1. O fornecedor que deixar de cumprir as condições estabelecidas neste Termo ou fizer de modo defeituoso e prejudicial ao bom andamento dos serviços desta pasta e interesses do Estado, a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar a CONTRATADA as seguintes sanções:

a) Advertência;

b) Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

c) Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinados da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que a contratada ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e depois de decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior, nos termos do art. 87, bem como as demais sanções previstas no art. 88 da Lei n° 8.666/93.

10.2. O prazo para apresentação de defesa prévia das penalidades aplicadas será de 05 (cinco) dias úteis contados da data de recebimento da notificação.

11. DA VIGÊNCIA DA CONTRATAÇÃO:

11.1. O prazo previsto para a contratação dos serviços será o período de 12 meses, podendo ser prorrogado nos termos da lei 8.666/93.

12. VALOR ESTIMADO

12.1 O valor total estimado é de R$ 234.542,34 (duzentos e trinta e quatro mil, quinhentos e quarenta e dois reais e trinta e quatro centavos).

(28)

ANEXO II AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2012

CARTA DE CREDENCIAMENTO

A (nome da empresa), CNPJ nº ..., com sede à ..., neste ato representada pelo(s) (diretores ou sócios, com qualificação completa – nome, RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão e endereço) pelo presente instrumento de mandato nomeia e constitui seu(s) Procurador(es) o Senhor(es) (nome, RG, CPF, nacionalidade, estado civil, profissão e endereço), a quem confere(m) amplos poderes para junto à Administração Pública do Estado do Tocantins (ou de forma genérica: para junto aos órgãos públicos federais, estaduais e municipais) praticar os atos necessários com relação à licitação na modalidade de Pregão Presencial nº 012/2012 (ou de forma genérica para licitações em geral), usando dos recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhes, ainda, poderes especiais para desistir de recursos, interpô-los, apresentar lances, negociar preços e demais condições, confessar, transigir, desistir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, podendo ainda, substabelecer esta em outrem, com ou sem reservas de iguais poderes, dando tudo por bom firme e valioso, e, em especial, para (se for o caso de apenas uma licitação).

Local, data e assinatura

(29)

ANEXO III AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2012

DECLARAÇÃO DE ENQUADRAMENTO COMO MICROEMPRESA OU EMPRESA DE PEQUENO PORTE

A empresa ..., signatária, inscrita no CNPJ sob o n.º..., sediada na ...(endereço completo), por intermédio de seu representante legal, o Sr. (a) ..., portador da Carteira de Identidade nº ... SSP ... e do CPF nº ... DECLARA, para fins do disposto no subitem 4.4. do Edital de Licitação Pregão Presencial nº 012/2012 da FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, sob as sanções administrativas cabíveis e sob as penas da Lei, que esta empresa, na presente data, é considerada:

( ) MICROEMPRESA, conforme inciso I do art. 3º da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006;

( ) EMPRESA DE PEQUENO PORTE, conforme inciso II do art. 3º da Lei Complementar nº 123, de 14/12/2006.

Declara, ainda, que a empresa está excluída das vedações constantes do § 4º do art. 3º da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

..., ... de ... de 2012.

... (Assinatura do responsável pela empresa)

OBS:

1) Assinalar com um “X” a condição da empresa.

2) Esta declaração deverá ser entregue ao Pregoeiro, após a abertura da Sessão, antes e separadamente dos envelopes (de Proposta de Preço e Habilitação) exigidos nesta licitação, pelas empresas que pretenderem se beneficiar nesta licitação do regime diferenciado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123/2006.

(30)

ANEXO IV AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2012

DECLARAÇÃO DE PLENO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO

À

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

Quadra 108 Sul, Alameda 11, Lote 03, Plano Diretor Sul Palmas/TO Pregão Presencial nº 012/2012

Eu (nome completo), representante legal da empresa (nome da empresa), inscrita sob CNPJ nº..., sediada (endereço completo), declaro, sob as penas da lei, que atendemos os requisitos exigidos no item 8 do Edital de Pregão nº 012/2012, estando tais documentos contidos no Envelope nº 02 – Habilitação.

Local e Data

___________________________________________________ (Carimbo da empresa, nome, cargo da pessoa que assina).

(31)

ANEXO V AO EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL Nº 012/2012

DECLARAÇÃO DE SITUAÇÃO REGULAR PERANTE O MINISTÉRIO DO TRABALHO

À

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS QUADRA 108 SUL, ALAMEDA 11, LOTE 03- Centro Palmas/TO

Pregão Presencial nº 012/2012

A empresa ..., signatária, inscrita no CNPJ sob o n.º ..., sediada na ... (endereço completo) ..., por seu representante legal, declara, sob as penas da Lei, que não possui no seu quadro de pessoal, menor de 18 (dezoito) anos em exercício de atividade noturna, perigosa ou insalubre, bem como não utiliza para qualquer trabalho ou atividade, menor de 16 (dezesseis) anos, exceto na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, em conformidade com o inciso XXXIII do art. 7º, da Constituição Federal e com a Lei nº 9.854/99.

Palmas-TO, ___________de________de 2012.

___________________________________________________ (Carimbo da empresa, nome, cargo da pessoa que assina).

Referências

Documentos relacionados

Para os itens de 11 a 16 a CONTRATANTE informará a CONTRATADA da realização do serviço sendo o prazo de até 02 (dois) dias para o inicio do serviço, mediante requisição

simplesmente reproduzirem a descrição do objeto como: “Conforme Edital” ou reproduzirem literalmente as especificações constantes do Termo de Referência terão

Preço por item expresso em R$ (reais), especificando valor unitário e valor total para todo objeto deste Edital e seus Anexos. A oferta deve ser firme e precisa, sem alternativas

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, por intermédio do(a) Pregoeiro(a) designado pela PORTARIA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/nº 229/2015, torna público para conhecimento dos

16.1. A Fundação Universidade do Tocantins, por meio da Coordenação de Compras, respeitada a ordem de registro, emitirá aos fornecedores as solicitações, quando necessário.

A FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS, por intermédio do(a) Pregoeiro(a) designado pela Portaria/Fundação UNITINS/GRE/nº 142/2014, torna público para conhecimento

16.1 O acompanhamento e a fiscalização da contratação decorrentes deste edital caberão ao comitê gestor/fiscalizador da UNITINS ou a servidor designado que determinará

11.1 Após adjudicação e homologação dos preços registrados será realizada a assinatura da Ata de Registro de Preços, nos termos desta Minuta, com respectivo contrato ou,