• Nenhum resultado encontrado

Público alvo Alunos do jardim de infância a 2a série e suas famílias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Público alvo Alunos do jardim de infância a 2a série e suas famílias"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Prezado educador,

A tão adorada turma Peanuts irá completar 70 anos este ano, mas sua mensagem é mais atual que nunca. Independentemente de quão longe suas aventuras a levaram – seja ao espaço ou ao quintal de Charlie Brown, a turma Peanuts nunca deixou de nos mostrar o mais importante: cuidar de nós mesmos, uns dos outros e do mundo ao nosso redor. Participe desta celebração e ensine seus alunos em Take

Care with Peanuts (Cuide

com a Peanuts).. Estas atividades educacionais gratuitas, desenvolvidas pela Peanuts Worldwide e por especialistas em currículos escolares da Young Minds Inspired, irão inspirar seus alunos e suas famílias a adotarem a positividade e a apoiarem uns aos outros, assim como faz a turma Peanuts. As lições foram baseadas em padrões e são de fácil implementação para complementar seu currículo de Língua e Literatura. Podem ser ensinadas de forma remota ou em sala de aula, e cada uma delas inclui ideias adicionais para a continuação do aprendizado em casa.

Por favor, compartilhe este programa com outros professores do jardim de infância a 2a. série da sua escola. E conte-nos sua opinião sobre o programa ao visitar ymiclassroom.com/ feedback-peanuts-takecare. Estaremos ansiosos em receber seus comentários e sugestões.

Atenciosamente, Dr. Dominic Kinsley Editor Chefe Young Minds Inspired

Perguntas? Entre em contato com a YMI gratuitamente no número 1-800-859-8005 ou via email em feedback@ ymiclassroom.com.

Objetivos do programa

• Estimular o senso de responsabilidade em relação a si mesmo, à comunidade e ao planeta Terra

• Apoiar habilidades de aprendizado em Língua e Literatura e socio-emocionais

Público alvo

Alunos do jardim de infância a 2a série e suas famílias

Como utilizar este programa

Este programa inclui três folhas de atividades. Baixe, copie e distribua as folhas ou compartilhe os PDFs na plataforma digital da sua escola, se estiver ensinando os alunos de forma remota. Você também pode compartilhar o link do programa com os pais dos alunos, para que façam as atividades com seus filhos. Os alunos precisarão de lápis, giz de cera ou caneta hidrográfica para completar as atividades. Se aplicável, peça aos alunos para levarem as folhas já preenchidas para casa e compartilharem as mensagens com suas famílias.

Atividade 1

Cuide de si mesmo

Nesta atividade, os alunos pensarão em maneiras de cuidar de si mesmos e aprenderão a importância de fazê-lo.

Diga aos alunos que é hora de jogar um jogo no qual você finge estar fazendo algo, e eles devem adivinhar o que é. Primeiro, haja como se estivesse ouvindo música, e em seguida comece a fazer movimentos de dança. Estimule os alunos a seguirem seu exemplo. Uma vez que descobrirem o que você está fazendo, pergunte a eles como se sentem quando dançam. Felizes? Energizados? Em seguida, haja como se estivesse se preparando para

JARDIM DE INFÂNCIA A 2A SÉRIE (DE 4 A 7 ANOS)

dormir (alongue-se, boceje, afofe um travesseiro). Peça aos alunos para imitarem seus movimentos, e quando adivinharem o que você está fazendo, debatam sobre como eles se sentem após uma soneca tranquila ou uma boa noite de sono. Se houver tempo suficiente, encene outra atividade de cuidado próprio, como ler um livro, escovar os dentes ou brincar ao ar livre.

Explique que as atividades que você encenou são boas formas com as quais cuidamos de nós mesmos. Diga aos alunos que você irá apresentar a eles alguns personagens famosos de desenho animado, que vêm cuidando de si mesmos, uns dos outros e da Terra por 70 anos – e fazendo todos rirem ao longo do caminho. Distribua a folha de atividades e aponte para os quadrinhos Peanuts. Pergunte aos alunos: O que Snoopy e Woodstock estão fazendo? Por que acham que estão fazendo estas coisas, e como acham que cada um se sente ao fazê-las? Diga aos alunos que Snoopy e Woodstock estão cuidando de si mesmos ao fazerem atividades físicas, descansarem o suficiente e fazerem atividades que gostam. Assim como Snoopy

e Woodstock, também precisamos cuidar de nós mesmos – o que

ajuda a manter nossas mentes e corpos felizes e saudáveis.

Peça ao alunos para pensarem em formas de

cuidar de si mesmos. Saliente que uma das formas é ler ou assistir algo que os façam sorrir – como os quadrinhos Peanuts, um livro, ou um programa de TV ou filme favorito. Escreva na lousa as ideias dos alunos, e revise as instruções da Parte 1 da atividade. Professores de alunos mais novos podem completar esta seção juntamente com eles durante a aula.

Respostas: 1. Ler um bom livro. 2. Tirar uma

soneca. 3. Fazer uma caminhada. 4. Cozinhar com a família. 5. Jogar um jogo com a família.

(2)

todos diferentes, e que devemos celebrar nossas diferenças. Diga aos alunos para levarem a folha de atividades para casa e compartilharem com a família.

Atividade 2

Cuidem uns dos outros

Nesta atividade, os alunos irão discutir a importância de cuidar uns dos outros e sobre formas com as quais podemos cuidar de quem amamos e de membros na nossa comunidade.

Comece a atividade ao ler as frases abaixo. Se o indivíduo da frase estiver cuidando de outros, peça aos alunos para aprovarem, levantando o polegar. Se o indivíduo da frase não estiver cuidando de outros, peça aos alunos para desaprovarem, abaixando o polegar.

• A mulher furou a fila porque estava com pressa.

• O garoto ajudou sua avó a atravessar a rua. • A criança ajudou seu amigo a encontrar sua

bola.

• O homem ajudou o filhote de gato a descer da árvore.

• A garota não queria emprestar seus gizes de cera.

Agora, peça aos alunos para pensarem sobre alguma vez em que alguém foi gentil com eles. Como isso os fez sentir? Como se sentiu a pessoa que fez a gentileza? Afirme que nos sentimos bem quando cuidamos ou ajudamos alguém, e que esse alguém se sente bem da mesma forma. Todos se beneficiam quando somos gentis. Diga aos alunos que uma das razões pelas quais os personagens Peanuts são tão amados por todos, é porque eles são amigos e cuidam uns dos outros, e que fazem com que nós desejemos fazer o mesmo. Distribua a folha de atividades e mostre aos alunos os quadrinhos do Snoopy segurando sua orelha sobre o Woodstock para mantê-lo seco sob a chuva. Peça aos alunos para contarem o que Snoopy está fazendo, como se sentem, e o que isto os ensina. Em seguida, aponte para o quadro da Lucy e Snoopy. Explique que Lucy está sendo gentil com Snoopy ao dar-lhe palmadinhas na cabeça. Pergunte aos alunos: De que maneiras podemos ser gentis com os demais? Permita que os alunos compartilhem ideias, e em seguida, explique que podemos ser gentis ao fazer coisas por outros e ao incentivá-los com palavras amáveis ou com um sorriso.

Atividade 3

Cuide da Terra

Nesta atividade, os alunos aprenderão a importância de cuidar da Terra e pensarão em formas de fazê-lo.

Distribua as folhas de atividades e aponte para os quadrinhos na Parte 1. Os alunos conseguem adivinhar o que Snoopy está fazendo em cada quadrinho? Peça aos alunos para descreverem os que veem. (Snoopy desliga a TV para economizar energia elétrica, coleta latas recicláveis, conserta uma torneira que vaza, recicla garrafas). Os alunos fazem isso na escola e/ou em casa com a família? Por que ou por que não? Explique que Snoopy está cuidando da Terra ao fazer estas coisas, pois está economizando energia e recursos. Peça aos alunos para compartilharem exemplos de como cuidam da Terra em casa e na escola. Por exemplo, talvez eles tenham uma lixeira reciclável em sala de aula ou em casa, para papéis e plásticos. Diga aos alunos que é importante cuidar da Terra, pois se fizermos coisas como conservar energia elétrica e água, e se reciclarmos e reutilizarmos materiais, podemos ajudar a manter o planeta "clean and green" (limpo e verde) para nós mesmos e para as gerações futuras.

Dê prosseguimento à atividade convidando os alunos para uma caça ao tesouro. Eles terão um minuto para encontrar e trazer os seguintes itens (faça um de cada vez): • Um item de papel que pode ser reciclado • Um item de plástico que pode ser

reciclado

• Uma planta que represente manter a Terra verde (real ou artificial), ou algum objeto de cor verde

Para o aprendizado remoto, peça aos estudantes para darem o nome de:

• Algo que usem com água, para simbolizar a conservação da mesma (exemplo: escova de dentes – feche a torneira enquanto escova os dentes)

• Um objeto que precise de energia elétrica para funcionar, que pode ser desligado quando não estiver em uso (exemplo: uma lâmpada, um console de jogos)

Discuta sobre como os itens encontrados ou mencionados podem lembrá-los de cuidar da Terra.

5. plantar; 6. utilizar menos água; 7. economizar energia elétrica

Atividades adicionais

Charadas que cuidam — Jogue um jogo

de charadas no qual os alunos demonstram como cuidam de si mesmos, dos demais e da Terra. Por exemplo: Cuidando dos demais – um aluno faz uma encenação carregando uma pesada pilha de livros; um segundo aluno oferece carregar alguns dos livros. Cuidando da Terra – um aluno faz uma encenação fechando a torneira enquanto escova os dentes. Professores de alunos mais novos podem dar ideias para que eles as encenem. Alunos de séries mais avançadas podem contribuir com ideias e selecioná-las de um "chapéu" para encenar. Em seguida, podem encenar as charadas que cuidam para o resto da classe.

Espalhe a notícia! — Peça aos alunos

para criarem mini livros ou pôsteres que estimulem os demais a cuidar. Os mini livros ou pôsteres serão ilustrados com uma imagem inspiradora para cada uma das três categorias.

Recursos

Peanuts — peanuts.com

Lições da YMI — ymiclassroom.com/peanuts-takecare

(3)

Atividade 1

Folha mestra reprodutível

CUIDE DE SI MESMO

CUIDE DE SI MESMO

Pense sobre formas nas quais você pode cuidar de si mesmo. Desembaralhe as frases e escreva-as corretamente nas

linhas.

1. Leia livro bom um. ______________________________________________________________________________

2. soneca uma Tire. _______________________________________________________________________________

3. caminhada uma Faça. ___________________________________________________________________________

4. sua com Cozinhe família. _________________________________________________________________________

5. jogo com um Jogue família sua. ___________________________________________________________________

Parte 1: Observe o que Snoopy e Woodstock estão fazendo. Descreva o que você vê.

Família, falem sobre como cada um de vocês cuida de si mesmo de maneiras diferentes. Como vocês

podem ajudar a dar apoio uns aos outros? Por exemplo, revezar nas atividades que cada um gosta, ou

proporcionar momentos de silêncio para ler um livro ou relaxar.

(4)

Agora, observe esta ilustração de Snoopy e Lucy. Por que

você acha que Lucy está dando palmadinhas na cabeça

de Snoopy? Como você acha que Snoopy se sente?

CUIDEM UNS DOS OUTROS

CUIDEM UNS DOS OUTROS

Parte 1: Observe esta ilustração de Snoopy e

Woodstock. Você consegue descrever o que Snoopy

está fazendo e por quê?

Família, pensem em formas com as quais cuidar uns dos outros e das pessoas na sua comunidade,

como checar vizinhos idosos, levar cachorros para passear, entregar compras de supermercado ou

mesmo algo simples e divertido como colorir calçadas com giz para alegrar o dia de alguém!

Parte 2: Lá vai uma

chance para você

praticar cuidar de

alguém. No espaço

à direita ou em uma

folha separada,

crie um cartão que

incentive alguém que

você ama. Corte-o e

dê de presente, ou

envie pelos correios.

(5)

CUIDE DA TERRA

CUIDE DA TERRA

Atividade 3

Folha mestra reprodutível

Família, deixem que Snoopy os inspire! Pensem sobre o que fazem para cuidar da Terra.

Em seguida, criem um plano para tentar algo novo, como uma pilha de compostagem, ou

diminuírem dois graus do ar-condicionado.

Parte 2: Como podemos ajudar a cuidar da Terra? Preencha as vogais que faltam nas palavras abaixo para descobrir o

que todos nós podemos fazer, Lembre-se: As vogais são a, e, i, o, e u.

Parte 1: Observe esta ilustração do

Snoopy. O que ele está fazendo para "keep

it clean, keep it green" (manter limpo,

manter verde)?

1. R __ D __ Z __ R

2. R __ __ T __ L __Z __ R

3. R __ C I C L __ R

4. C __ N S __ R V __ R

5. P L __ N T __ R

6. US__R M __ N __ S __ G U __

7. __ C __ N __ M __ Z __ R __ N __ R G I __

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

I) Articulação Flexo L) Pincel para radiadores M) Tubo articulado N) Mini turbo escova P) Cobre rodas para parquet.. P1) Junções para fixação do cobre rodas

Além disso, analisar se a definição de discurso de ódio referida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

A ginástica aeróbica foi a primeira atividade aeróbica a merecer destaque. Praticamente foi esta a responsável pela popularização dos exercícios aeróbicos de

O Ministério do Trabalho aprova o quadro das atividades e operações insalubres e adota normas sobre os critérios de caracterização da insalubridade, os limites de tolerância

2 - Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos estilos arquiteturais mais importantes para a