• Nenhum resultado encontrado

TÓPICOS AVANÇADOS de ENGENHARIA de SOFTWARE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TÓPICOS AVANÇADOS de ENGENHARIA de SOFTWARE"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1 - Qual é

1 - Qual é documento criado sob o patrocínio da IEEE com a finalidade de servir de referência em assuntos considerados, de forma generalizada peladocumento criado sob o patrocínio da IEEE com a finalidade de servir de referência em assuntos considerados, de forma generalizada pela comunidade mundial, como pertinentes à área de Engenharia de

comunidade mundial, como pertinentes à área de Engenharia de Software:Software: Resposta errada. Opção correta: Letra B.

Resposta errada. Opção correta: Letra B.

A. PMBOK A. PMBOK B. SWEBOK B. SWEBOK C. BABOK C. BABOK D.

D. nenhum nenhum dos dos anterioresanteriores 2 -

2 - Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos Qual das alternativas abaixo NÃO esta relacionada como um dos estilos arquiteturais mais importantes para a Engenharia de Software:estilos arquiteturais mais importantes para a Engenharia de Software: Resposta errada. Opção correta: Letra C.

Resposta errada. Opção correta: Letra C. A.

A. ARQUITETUARQUITETURA RA ORIENTADA ORIENTADA A A OBJETOSOBJETOS B.

B. ARQUITETUARQUITETURA RA DE DE CHAMADA CHAMADA E E RETORNORETORNO C.

C. ARQUITETURA ARQUITETURA ESTRUTURADAESTRUTURADA D.

D. ARQUITETUARQUITETURA RA EM EM CAMADASCAMADAS 3 -

3 - O conceito de TAXONOMIA representa:O conceito de TAXONOMIA representa: Resposta errada. Opção correta: Letra D. Resposta errada. Opção correta: Letra D. A.

A. A A estrutura estrutura da da codificação codificação do do código-fontecódigo-fonte B.

(2)

C. A quantificação das taxas de erros de um sistema D. A ciência ou técnica de classificação

4 - A fim de acessar e modificar os registros de um Sistema, um agressor precisa penetrar basicamente em três camadas de proteção nos níveis de: Resposta Correta. Letra A.

A. PLATAFORMA, APLICAÇÃO e REGISTRO B. PLATAFORMA, PROGRAMA e CAMPO C. SISTEMA, PROGRAMA e CAMPO D. SISTEMA, APLICAÇÃO e REGISTRO

5 - Quais s ão diretrizes de projeto que Sommerville orienta com objetivo de conscientizar os pontos críticos de segurança ? I ? Evitar um ponto único de falha

II ? Estar ciente da possibilidade de Engenharia Social III ? Equilibrar proteção e facilidade de uso

IV ? Reduzir custos burocráticos de segurança V ? Falhar de maneira protegida

Resposta errada. Opção correta: Letra B. A. I ? II ? III ? IV

(3)

C. II ? III ? IV ? V D. I ? III ? IV? V

6 - O que representa a sigla IHC ? Resposta errada. Opção correta: Letra D. A. Interação hetero-computacional B. Interface hetero-computacional C. Informatização homem-computador D. Interface homem-computador

7 - Qual das alternativas NÃO é uma regra de ouro no projeto de interface: Resposta errada. Opção correta: Letra B.

A. Reduza a carga de memória do usuário B. Diminua o delay entre o usuário e a interface C. Coloque o usuário no controle

D. Faça a interface consistente

8 - Das necessidades registradas por Maslow na sua famosa pirâmide das necessidades humanas, as que mais afetam as pessoas que trabalham em organizações de desenvolvimento de software são as necessidades de:

(4)

A. Fisiológicas, auto-estima e segurança B. Satisfação social, fisiológicas e segurança C. Satisfação social, auto-estima e auto-realização D. Fisiológicas, segurança e auto-realização 9 - O que vem a representar a sigla SOA ? Resposta Correta. Letra B.

A. arquiteturas orientado a aspectos B. arquiteturas orientadas a serviços C. arquiteturas orientada a soluções D. arquiteturas orientada a objetos

10 - Qual o modelo de estimativa de custo de software mais amplamente usado e discutido na indústria ? Resposta Correta. Letra A.

A. COCOMO II

B. Técnicas de Decomposição C. Modelos de Estimativa Empíricos D. Casos de Uso

(5)

Programadores rendem ... em lugares mais fechados. Pessoas preferem luz ... e com visão do ...

... para as pessoas a possibilidade de reorganizar o espaço para se adequar às práticas de trabalho e poder personalizar esse ambiente. Resposta errada. Opção correta: Letra C.

A. Menos - natural ? interior ? é importante B. Melhor - artificial ? interior ? não é importante C. Melhor - natural ? exterior ? é importante D. Menos - artificial ? exterior ? não é importante

2 - Assinale a alternativa que corresponda à verdade quanto ao Modelo de Maturidade de Capacitação de Pessoal: Resposta Correta. Letra A.

A. A sigla é P-CMM B. A sigla é MMC-P

C. É próprio para ser implantado em pequenas empresas. D. É um capítulo a parte no CMM

3 - Assinale a alternativa que corresponda à verdade quanto ao PSP - Personal Software Process: Resposta errada. Opção correta: Letra C.

(6)

B. Tem uma melhoria de 5% (em média) na estimativa de esforço C. Objetiva a melhoria continua nos processos individuais D. Muito utilizado para desenvolver equipes inteiras

4 - Quanto a Qualidade de Software e contrariando o SWEBOK é comum que: Resposta Correta. Letra B.

A. Que se encontrem autores e empresas que afirmam que os Testes de Software mais a Qualidade de Software deveriam ser uma nova área do conhecimento.

B. Que se encontrem autores e empresas que afirmam serem os Testes de Software uma etapa da Qualidade de Software.

C. Que se encontrem autores e empresas que afirmam que os Testes de Software e Qualidade de Software deveriam ser áreas do conhecimento distintas.

D. Que se encontrem autores e empresas que afirmam ser a Qualidade de Software uma etapa dos Testes de Software. 5 - O gerenciamento de qualidade de software para sistemas de grande porte pode ser estruturado em:

Resposta errada. Opção correta: Letra A.

A. Garantia de Qualidade, Planejamento de Qualidade e Controle de Qualidade B. Garantia de Qualidade, Estrutura de Qualidade e Controle de Qualidade C. Estrutura de Qualidade, Planejamento de Qualidade e Controle de Qualidade D. Garantia de Qualidade, Planejamento de Qualidade e Estrutura de Qualidade

(7)

6 - Complete a frase: ?O padrão ... é o mais geral desses padrões e se aplica às organizações que se dedicam a processos de qualidade nas empresas que projetam, desenvolvem e mantêm produtos?.

Resposta errada. Opção correta: Letra B. A. ISO 9000

B. ISO 9001 C. OSI 9000 D. OSI 9001

7 - Complete a frase: ?Todos nós devemos fazer back-up de nossos computadores regularmente em casos de falha no disco (...) e, para proteger nossos lares em termos de segurança, geralmente temos mais de um tipo de fechadura na porta principal de entrada (...)?.

Resposta errada. Opção correta: Letra D. A. diversidade - redundância B. redundância - tolerância C. diversidade - tolerância D. redundância - diversidade

8 - Para sistemas de pequeno e médio porte, as técnicas de Engenharia de Software provavelmente tornam possível desenvolver software livre de defeitos. Para atingir esse objetivo, você precisa usar uma gama de técnicas de Engenharia de Software tais como:

(8)

II ? Gerenciamento de Qualidade III ? Manutenção Constante

IV ? Processos de Software Confiáveis Resposta Correta. Letra B.

A. I ? II - III B. I ? II - IV C. II ? III - IV D. I ? III - IV

9 - A técnica de hardware tolerante a defeitos mais comum é baseada na noção de redundância modular: Resposta Correta. Letra C.

A. unitária B. binária C. tripla D. quaternária

10 - Existem duas abordagens para fornecer software tolerante a defeitos: Resposta errada. Opção correta: Letra B.

(9)

B. PROGRAMAÇÃO EM n-VERSÕES e BLOCOS de RECUPERAÇÃO C. PROGRAMAÇÃO EM 3 VERSÕES e BLOCOS de RECUPERAÇÃO D. PROGRAMAÇÃO EM n-VERSÕES e BLOCOS de TESTE

1 - Qual a alternativa mais correta quanto a melhor estratégia de testes de software? Resposta errada. Opção correta: Letra B.

A. Deve-se sempre contratar uma equipe terceirizada para testar software. B. O pessoal que construiu o software preferencialmente não deve testá-lo. C. O pessoal que construiu o software deve sempre também testá-lo.

D. Tanto faz que pessoal que construiu o software teste-o ou não em termos de eficiência

2 - Ao ser realizado o Teste de Aceitação usuários reais do sistema são selecionados e convidados a realizarem testes alfa e beta do sistema. Estes usuários devem ter:

Resposta Correta. Letra A. A. Boa capacidade crítica B. Boa capacidade linguística C. Boa capacidade de matemática

(10)

3 - Conforme a espiral dos testes de software temos seqüencialmente os seguintes testes desde a sua parte interna até a sua parte mais externa da espiral: Resposta errada. Opção correta: Letra B.

A. Teste de integração, teste de validação, teste de unidade e teste de sistema B. Teste de unidade, teste de integração, teste de validação e teste de sistema C. Teste de validação, teste de unidade, teste de integração e teste de sistema D. Teste de sistema, teste de validação, teste de integração e teste de unidade 4 - Podemos afirmar quanto aos Testes de Caixa-Preta:

Resposta errada. Opção correta: Letra D.

A. São também chamados de Teste Funcional.

B. Não se preocupa com a estrutura lógica interna do software. C. São testes que são conduzidos na interface do software. D. Todas as alternativas anteriores estão corretas.

5 - A técnica de teste de Caixa-Branca é recomendada para as fases de: Resposta errada. Opção correta: Letra C.

A. Teste da Unidade e Teste de Sistema B. Teste de Sistema e Teste de Aceitação. C. Teste da Unidade e Teste da Integração

(11)

D. É aplicável a todas as fases de teste

6 - Na prática, o jargão ?caixa preta? ou ?caixa branca? está sendo substituído por basicamente 3 tipos de técnicas para realizar testes de software, mais próximas da realidade das equipes envolvidas. São as técnicas baseadas em:

Resposta errada. Opção correta: Letra A. A. Especificação, Estrutura e Experiência B. Especificação, Estrutura e Excelência C. Excelência, Estrutura e Experiência D. Especificação, Excelência e Experiência

7 - Preencha com as palavras mais adequadas: ?Teste orientado a objetos é ... ao teste de sistemas convencionais, mas é ... Resposta errada. Opção correta: Letra C.

A. taticamente diferente - estrategicamente similar B. taticamente similar - estrategicamente diferente C. estrategicamente similar - taticamente diferente D. estrategicamente diferente - taticamente similar 8 - Podemos definir Sistemas de Tempo Real (STR) como: Resposta errada. Opção correta: Letra D.

(12)

B. Programas cujo funcionamento correto depende dos resultados produzidos pelo tempo gerado por um clock especial do Sistema Operacional. C. Um sistema de software cujo funcionamento correto depende dos resultados produzidos pelo sistema em Tempo Real.

D. Um sistema de software cujo funcionamento correto depende dos resultados produzidos pelo sistema e do tempo em que estes resultados são produzidos.

9 - Podemos afirmar quanto ao Microprocessador e Microcontrolador: Resposta errada. Opção correta: Letra A.

A. O Microprocessador é de propósito geral e os Microcontroladores são de propósitos específicos. B. Dentro de Microcontroladores existem enorme quantidade de Microprocessadores.

C. O Microprocessador é de propósito específico e os Microcontroladores são de propósito geral. D. Tem o mesmíssimo significado técnico.

10 - O que vem a representar a sigla SOA ? Resposta errada. Opção correta: Letra B. A. Arquiteturas orientada a objetos B. Arquiteturas orientadas a serviços C. Arquiteturas orientado a aspectos D. Arquiteturas orientada a soluções

(13)

1 -Quanto a medição de software, assinale a alternativa que apresenta quais são as razões pelas quais medimos:

 A) Para avaliar a fim de determinar o estado em relação aos planos.

B) Para prever pela obtenção de entendimento de relacionamentos entre processos, produtos e construção de modelos desses relaci onamentos.

C)

Sua Resposta

Para caracterizar um esforço a fim de obter entendimento de processos, produtos, recursos e ambientes, e para estabelecer referências para comparação com futuras avaliações. D) Resposta CertaTodas as alternativas anteriores estão corretas.

2 -Qual das arquiteturas abaixo está diretamente relacionada aos Web services?

 A) Arquiteturas orientada a objetos.

B) Resposta CorretaArquiteturas orientadas a serviços. C) Arquiteturas orientado a aspectos.

D) Arquiteturas orientada a soluções.

3 -(Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna) O "tamanho" do software a ser construído pode ser

estimado usando uma medida __________________ , ou uma medida ________________.  A) indireta(LOC - Linhas de Controle); direta(FP - Programas de Função).

B) Resposta Corretadireta(LOC - Linhas de Código); indireta(FP - Pontos de Função). C) indireta(FP - Pontos de Função); direta(LOC - Linhas de Controle).

D) direta(FP - Programas de Função); indireta(LOC - Linhas de Código).

4 -Quanto à quantidade de software existente para gestão de projetos na Web podemos afirmar que:

 A) Com certeza existem no mínimo 2.

(14)

Com certeza existem no mínimo 3. C) Com certeza existem no mínimo 4.

D) Resposta CertaCom certeza existem no mínimo 5.

5 -É um MÉTODO atual utilizado no desenvolvimento de aplicações hipermídia:

 A) HDM.

B) SOAP.

C) Resposta CorretaOOHDM.

D) Web Service.

6 -Com a definição a seguir estamos nos referindo ao: "o padrão de linguagem de definição de serviço Web

estabelece o meio pelo qual os provedores de serviços devem definir a interface para esses serviços.

Essencialmente, ele permite que a interface de um serviço ( operações de serviços, parâmetros e seus tipos) e suas ligações sejam definidas de maneira padronizada".

 A) UDDI.

B) SOAP.

C) Web Service.

D) Resposta CorretaWSDL.

7 -Coloque na sequência adequada o que o Pressman sugere como um conjunto de tarefas para o de vido

planejamento do projeto, quanto às estimativas de custo do software, e assinale a alternativa que apresenta a sequência obtida: A. Defina recursos necessários; B. Analise riscos; C. Estabeleça o escopo do projeto; D. Desenvolva um Cronograma do Projeto; E. Determine a viabilidade; F. Estime custo e esforço.

 A) Resposta CorretaC, E, B, A, F, D. B) B, A, F, D, E, C.

(15)

C) D, F, B, C, A, E.

D) F, E, C, A, D, B.

8 -O SWEBOK é dividido em "áreas de conhecimento". Quantas são essas áreas?

 A) Sua Resposta5

B) 6

C) 7

D) Resposta Certa10

9 -Para sistemas de pequeno e médio porte, as técnicas de Engenharia de Software provavelmente tornam possível

desenvolver software livre de defeitos. Para atingir esse objetivo, você precisa usar uma gama de técnicas de Engenharia de Software tais como: I- Tipagem Forte; II- Mudar requisitos constantemente; III- Programação Segura; IV- Verificação Estática.

 A) I, II e III.

B) I, II e IV.

C) II, III e IV.

D) Resposta CorretaI, III e IV.

10 -Podemos entender métricas de software como sendo:

 A) A extensão do tamanho do código-fonte do programa principal.

B) O tamanho médio dos programas desenvolvidos pelos analistas.

C) Resposta CorretaA medida de alguma propriedade do software ou da sua especificação. D) O comprimento máximo de todos os programas de um sistema.

(16)

Referências

Documentos relacionados

c) O potencial da economia verde em termos de emprego. 3) Capacitação de técnicos de organizações locais, contribuindo para o desenvolvimento das suas competências no

Lernaea cyprinacea of Steindachnerina insculpta from Taquari River, municipality of Taquarituba, São Paulo State, Brazil.. Note the hemorrhagic area around the insertion point of

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

• Capacitação e Transferência da metodologia do Sistema ISOR ® para atividades de Coaching e/ou Mentoring utilizando o método das 8 sessões;.. • Capacitação e Transferência

Sem entrar no mérito dos três significados, e considerando apenas o aspecto linguístico da questão, pode-se dizer que a palavra alma correspon- de a três ideias distintas; assim,

MODELO ELITEPAD, MARCA HEWLETT PACKARD, DOCKING STATION D' ACCUEIL ELITEPAD, CARACTERÍSTICAS: QUATRO PORTAS USB 2.0; PORTAS HDMI E VGA, ETHERNET, SAÍDA DE ÁUDIO, TRAVA

TP-C - TOMADA DE PREÇOS / COMPRAS/SERVIÇOS TP-O - TOMADA DE PREÇOS / OBRAS. BAURU, 03 de Julho

Essa função, do analista, de escutar, por si só pode ser terapêutica, proporcionando uma certa contenção, evidenciando que a pessoa não está sozinha na sua dor, e que ela tem