• Nenhum resultado encontrado

operações contaram com o reforço de policiamentos especiais. Página 6 VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "operações contaram com o reforço de policiamentos especiais. Página 6 VENHA FAZER PARTE DA NOSSA EQUIPE!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Teófi lo Otoni,

segunda-feira, 10 maio de 2.021 Diretor Responsável:

Wilmar Souza e Silva

(33) 98851-0806

Edição nº

3.845

CNPJ: 17.709.734/0001-47

www.diariotribuna.com.br

|

tribunadomucuri@gmail.com

|

facebook.com/diariotribuna

Estamos contratando PCD VENHA FAZER PARTE

DA NOSSA EQUIPE!

(Pessoas com deficiência)

Deixe seu currículo em uma de nossas lojas ou pelo e-mail: assistenterh@farmaciaindiana.com.br

O desenvolvimento

socioeconômico como alavanca

para a preservação ambiental

Página 4

Wagner Penna

Página 5

JUNTE-SE A NÓS PELA DERRUBADA DOS VETOS DE NÚMEROS 13.16 E 13.27, LANÇADOS NO PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ARTIGO 54,

BEM COMO SOB O § 2º DO ARTIGO 175 DA LEI Nº 14.133/2021.

13.16 E 13.27

TRANSPARÊNCIA

NAS LICITAÇÕES

O BRASIL QUER TRANSPARÊNCIA NAS LICITAÇÕES

A licitação pública deve ser transparente para que o cidadão possa ter acesso às informações nos jornais de sua cidade. A nova Lei de Licitações 14.133/21, que estabelece esse processo, corre sério risco. O veto feito pelo presidente na lei suspendeu a obrigatoriedade da publicação dos editais de licitação nos jornais, o que prejudica a transparência dos gastos governamentais.

A ampla publicidade a respeito das contratações governamentais evita fraudes, superfaturamento e direcionamento em contratos e privilégios.

PELA DERRUBADA DOS VETOS

Em parceria com a Federaminas,

ACE anuncia o programa Vagalume

de geração de energia solar

voltado à classe empresarial

A Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófi lo Otoni acaba de anunciar o seu mais novo programa de incentivo e estímulo à retomada do desenvolvimento socioempresarial no período pós-pandemia. Trata-se do programa VAGALUME trazido em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (FEDERA-MINAS). O programa visa criar para a classe empresarial, vários polos produtores de energia limpa e renovável. Página 2

Secretaria de Saúde

disponibiliza mais de 123 mil

unidades de kit intubação

A SES-MG já disponibilizou para 149 unidades hospitalares mais um quantitativo de medicamentos do kit intubação para atender às instituições que se encontram em níveis considerados críticos. As 123.031 unidades de fármacos são compostas por cis-tracúrio, acis-tracúrio, brometo de rocurônio, propofol sufi cientes para três dias. Página 2

N a q u a r t a - f e i r a (05/05), a 15ª Região de Polícia Militar, comandada pelo coronel Célio Alves de Menezes Júnior imple-mentou esforços para o de-sencadeamento de diversas operações preventivas em cidades dos vales do Je-quitinhonha e Mucuri. As operações contaram com o reforço de policiamen-tos especiais. Página 6

15ª Região PM defl agra

operações preventivas com

participação da Polícia Civil

(2)

2

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

www.

diariotribuna

.com.br

Em parceria com a

Federaminas, ACE anuncia

o programa Vagalume de

geração de energia solar

voltado à classe empresarial

A Associação Co-mercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni acaba de anunciar o seu mais novo programa de incentivo e estímulo à retomada do desenvol-vimento socioempre-sarial no período pós--pandemia. Trata-se do programa VAGALUME trazido em parceria com a Federação das Associa-ções Comerciais e Em-presariais de Minas Ge-rais (FEDERAMINAS). O programa visa criar para a classe empresa-rial, vários polos produ-tores de energia limpa e renovável — já há dois polos em funcionamen-to —, e disponibilizará toda a energia produzi-da aos empreendedores através de uma assina-tura mensal que resul-tará em consideráveis descontos diretamen-te na sua conta de luz.

O QUE É A CO-MUNIDADE VAGA-LUME? - De acordo

com o presidente da ACE - Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Peres, o programa VAGALU-ME é na prática, de uma comunidade de empreendedores. A co-munidade, que pode ser integrada através de uma assinatura mensal, mantém parques de ge-ração de energia elétrica através de um extenso conglomerado de placas fotovoltaicas. Toda a energia gerada por es-ses parques é entregue diretamente às opera-doras. Os membros da comunidade obterão consideráveis descontos na sua conta de luz por serem sócios do progra-ma Vagalume, que gera a energia e a entrega para a Cemig, por exem-plo. A Cemig remunera essa geração de energia

através de descontos nas contas de luz dos seus clientes/usuários que são membros da comu-nidade VAGALUME.

VIABILIDADE -

Ricardo Bastos ainda esclareceu que, num pri-meiro momento, pode parecer um programa simples, mas, definiti-vamente, não é. “Hoje o elevado custo pago em energia elétrica é um dos fatores impeditivos do crescimento de muitas empresas, principalmente daquelas que atuam no segmento industrial”, ex-plica Ricardo, que com-plementa: “Esses custos são muito altos. Agora, imagina o que pode re-presentar um desconto

que, mesmo depois do pagamento da assinatura do programa, representa-rá uma economia superior a 20% nas despesas que essas empresas pagam em energia elétrica? A comunidade VAGALU-ME, e o seu programa de geração de energia, é uma verdadeira revolu-ção para a nossa classe empresarial”, finaliza.

CONTATO - Para

conhecer mais sobre o programa, e saber como se tornar membro da co-munidade Vagalume, bas-ta ligar direbas-tamente na ACE e se informar através do telefone (33) 3522-6677. Se preferir, pode solicitar a visita de um consultor. (Fonte: ACE)

Secretaria de Saúde

disponibiliza mais de 123 mil

unidades de kit intubação

A Secretaria de Es-tado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) já dis-ponibilizou para 149 uni-dades hospitalares mais um quantitativo de medi-camentos do kit intubação para atender às instituições que se encontram em ní-veis considerados críticos. As 123.031 unidades de fármacos são compostas por cistracúrio, atracúrio, brometo de rocurônio, pro-pofol suficientes para três dias. A secretaria também disponibilizará 102.800 unidades de fentanil para o atendimento de pelo menos dez dias. Todos são itens essenciais à se-dação dos pacientes em tratamento de covid-19.

A SES-MG, juntamen-te com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Ge-rais (Cosems-MG), faz levantamento periódico dos estoques dos presta-dores e fornecepresta-dores de medicamentos e insumos das unidades hospitala-res. Também é monito-rado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospi-talar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre o quantitativo de estoques de medicamentos e insumos disponíveis.

Assim que cada remes-sa chega ao estado, o re-sultado do monitoramento

semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada jun-to a uma comissão da SES--MG e do CosemsSES--MG.

O monitoramento se-manal dos estoques de kits intubação por hospital e a quantidade de medicamen-tos disponibilizada pela Secretaria podem ser aces-sados no site da SES-MG.

Confira a relação de me-dicamentos: Cisatracúrio - 3.116, Atracúrio – 9075, Brometo de rocurônio – 4640, Fentanil - 102.800, Propofol - 3.400...Total: 123.031 (Crédito imagem: Ingrid Vasconcelos / SES).

COVID-19: Teófilo Otoni

contabiliza 10.569 casos

positivos; 10.524 recuperados

A Secretaria Munici-pal de Saúde divulgou na noite de sábado (08/05/21) boletim epidemiológico confirmando 10.569 casos positivos de Covid-19 em Teófilo Otoni, 74 a mais nas últimas 24 horas, e contabiliza 294 óbitos por complicações causadas pelo coronavírus, tendo 03 óbitos em investiga-ção. O boletim informa ainda, que tem 629 casos ativos, 10.524 recupera-dos, e 23.793 casos sus-peitos foram descartados.

O ú l t i m o ó b i t o ocorreu na sexta-feira (07/05/21), trata-se de

uma idosa de 61 anos,

que estava internada no Hospital Bom Samari-tano. A paciente teve o resultado confirmado por RT-PCR. No boletim

de quinta-feira (07/05), foram inseridos 03 óbitos. O primeiro é de

um homem de 55 anos, que estava internado no Hospital Philadelfia. O segundo trata-se de um homem de 53 anos, que estava internado no Hos-pital Bom Samaritano. O terceiro óbito é de uma mulher de 29 anos, que estava internada no Hos-pital Santa Rosália. Os três tiveram os resultados confirmados por RT-PCR.

I n t e r n a ç õ e s a t é (08/05): Pelo SUS,

Con-vênio e Particular tem 40 leitos de UTI Covid e 40 estão ocupados, sendo 21 pacientes de Teófilo Otoni e 19 de outros municípios (100,00% de ocupação). Tem 106 leitos de Enfer-maria Covid e 41 estão ocupados, sendo 35 pa-cientes de Teófilo Otoni e 06 de outros municípios (38,67% de ocupação). Vacinômetro: dados atualizados na quinta-feira (06/05) mostram que já foram aplicadas 28.361 doses de vacina contra a Covid-19 (1ª dose), e 11.930 doses (na 2ª).

Banner ilustrativo do programa

O presidente da ACE - Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Peres, explicou que o programa vai baratear os custos

das empresas com energia elétrica

O programa consiste em criar parques de geração de energia elétrica através de conglomerados de placas fotovoltaicas

(3)

3

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Mãe encara o desafio

de empreender após

gestação de risco

O sonho de ser mãe, acompanhado por uma gravidez de risco, foi o gatilho que Raquel Hirle dos Santos preci-sava para ter seu pró-prio negócio. Depois de trabalhar anos no setor administrativo de uma grande rede de farmácias em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, a em-preendedora abriu mão do emprego formal para se dedicar à pequena Liz, de 1 ano e seis meses. Raquel sempre gos-tou do mercado de festas e decoração, fazia bolos e organizava eventos para os amigos. Mas foi em dezembro de 2019, um mês após o nascimento da filha, que ela resolveu criar a Quitutes e Mimos. A empreendedora deci-diu não ter mais filhos por causa da gestação complicada e, assim que a licença-maternidade acabou, resolveu investir no próprio negócio.

“Decidi que valia a pena ficar em casa para cuidar da minha única filha. E foi assim que nas-ceu o negócio. Comecei a pegar encomendas para o Natal e a divulgar os serviços, mesmo tendo um bebê, que demanda muito tempo. Até pensei em atuar com decoração, mas, justa-mente por conciliar traba-lho e maternidade, decidi ficar só com a produção de doces e bolos”, conta.

O negócio é uma extensão da casa da em-preendedora, que tem produtos variados em seu portfólio. E, junto com o desafio de ser mãe, dona de casa e do próprio negócio, Raquel ainda teve que lidar com as incertezas geradas pela pandemia da Co-vid-19. “Quando saí do emprego formal, não esperava que viesse uma pandemia. Isso atingiu muito o setor, porque as pessoas deixaram de fazer festas. Os pedidos diminuíram bastante e o movimento não está como eu esperava. An-tes, um cliente pedia um bolo para 50 pessoas, agora encomenda um bolo para oito”, enfatiza.

A divulgação dos produtos é feita pelas redes sociais. Apesar do cenário difícil, a empre-endedora recebe cerca de 20 encomendas por mês. Nas datas comemorati-vas, esse número triplica. Para o Dia das Mães, por exemplo, Raquel criou kits especiais e esperava atender cerca de 50 clien-tes. “A pandemia impac-tou as vendas no comércio em geral, mas estou pros-seguindo e acredito que vamos superar esse mo-mento. Quando isso pas-sar, a tendência é que as coisas melhorem. Tenho o privilégio de continuar trabalhando mesmo com movimento menor e tem sido uma oportunidade de crescimento profissional e organização para mim. Aos poucos, estou conse-guindo uma boa clientela”.

Capacitações e ino-vação - Raquel é

forma-da em Administração e usa sua experiência profissional para gerir seu negócio. Ano passa-do, ela inovou fazendo sacolinhas com produtos típicos das festas juni-nas. “Como as festas não foram realizadas por causa da pandemia, fiz as comidas típicas embala-das em sacolinhas deco-radas. Houve uma boa aceitação e é uma pro-posta que eu tenho para este ano também”, disse. Apesar de não ser uma tarefa nada fácil conciliar tantas ativida-des, Raquel garante que vale muito a pena. O con-selho dela para mães que querem empreender é investir em cursos, como os do Sebrae Minas, e estar em constante atu-alização para aprimorar

o conhecimento. “Não é fácil empreender. Há meses em que você vai vender muito, em outros não. Mas, vale a pena, principalmente se você é mãe e quer ficar mais tem-po com os filhos. Acima de tudo, a pessoa tem de escolher uma área de que goste e buscar o aperfei-çoamento”, finaliza.

Empreendedoris-mo Feminino - De

acor-do com informações acor-do IBGE, no Brasil os ho-mens dedicam 11 horas semanais para os afaze-res domésticos, enquanto as mulheres chegam a 21,4 horas. Mesmo com a dupla jornada, ou tri-pla, no caso das mães, elas ainda encontram no empreendedorismo a chance de alcançarem sua independência finan-ceira e ajudar, quando não garantem sozinhas, o sustento da família. Segundo dados do Relatório Especial Em-preendedorismo Femini-no Femini-no Brasil, realizado pelo Sebrae e publica-do em março de 2019, 47,6% dos microempre-endedores individuais são mulheres e ocupam predominantemente ati-vidades relacionadas à be-leza, moda e alimentação. Além disso, 40,1% ini-ciaram no empreendedo-rismo porque buscavam uma fonte de renda. Para conhecer mais cursos e capacitações, acesse o site do Sebrae Minas. (Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação William de Jesus - (33) 99190-0011 - william@ prefacio.com.br - Richard Novaes - (31) 3292 8660 | (31) 98884-0255 - ri-chard@prefacio.com.br).

Raquel Hirle, de Teófilo Otoni, abriu mão do emprego

formal para ter mais tempo com a filha

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 10 de maio

Estão abertas as Inscrições

para o Desafio de

Empreendedorismo Fator S

Challenge em Teófilo Otoni

De 12 a 14 de maio, o Sebrae Minas, em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas e o Hospi-tal Santa Rosália, realiza gratuitamente o Desafio de Empreendedorismo Fator S Challenge, em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri. O evento de imersão será realizado durante a Sema-na de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG, em for-mato 100% on-line, com transmissão pela platafor-ma Zoom. As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de maio, neste site.

O programa tem como objetivo estimular a cria-ção de ideias de negócios de base tecnológica, digi-tais e escaláveis, além de mobilizar os participantes a buscarem soluções cria-tivas e inovadoras para transformar o mercado. Nesta edição, as equipes deverão propor soluções para os desafios lança-dos pelo Hospital Santa Rosália, instituição que atua em Teófilo Otoni há mais de 100 anos e aten-de aproximadamente 1,2 milhão de pacientes de toda a região dos vales do Mucuri e Jequitinhonha. Podem participar dantes universitários, estu-dantes de cursos técnicos, educadores, empreende-dores, aspirantes a em-preendedores, potenciais empresários e interessados no tema de empreendedo-rismo e inovação. Os par-ticipantes podem se inscre-ver nos perfis: Desenvol-vedores, Marketing, De-sign ou Vendas/Negócios.

“No contexto atual, a inovação, a sustentabili-dade e o compartilhamen-to de ideias compartilhamen-tornaram-se termos de ordem. Dessa forma, o Fator S estimula a autonomia e a proati-vidade e promove o de-senvolvimento de habili-dades práticas e técnicas para resolver problemas da sua comunidade com criatividade”, explica a di-retora do IFNMG – Cam-pus Teófilo Otoni, Ana Cláudia Gonçalves de Sá. O evento, que conta com o patrocínio da Sig-nus do Brasil, Casa das Embalagens, Damásio, UniDoctum, Farmaconn

e GETTA, premiará os grupos que apresenta-rem as três melhores ideias com troféu, me-dalhas e valor em di-nheiro, sendo R$2.500 para o primeiro lugar; R$1.500 para o segun-d o l u g a r e R $ 1 . 0 0 0 para o terceiro lugar.

Startups - O

even-to de imersão Faeven-tor S Challenge pretende ainda despertar a comunidade acadêmica do Vale do Mucuri para a importância do ambiente inovador e potencializar o ecossiste-ma local de inovação, por meio da criação e desen-volvimento das startups.

“A conexão com uma importante instituição como o Hospital Santa Rosália, juntamente com a parceria do IFNMG, promove o conhecimento e impulsiona o

empreen-dedorismo inovador. Na primeira fase da jorna-da, a ideia é funcionar como um laboratório de empreendedorismo. Como produto final des-ta edes-tapa, teremos exce-lentes times para serem impulsionados na pré--aceleração”, destaca a analista do Sebrae Mi-nas Déborah Constan-tino Moutinho Santos.

Serviço: Maratona de

ideação Fator S Challenge - 100% online e gratuito Inscrições: Até 10 de maio, pelo site https://inova-caosebraeminas.com.br/ eventos/fator-s-challenge--sic-ifnmg/ - Data de re-alização do programa: 12 a 14 de maio. (William de Jesus - Assessor de Imprensa - Sebrae Minas Regional Jequitinhonha e Mucuri - Teófilo Otoni/ MG - (33) 99190-0011).

Rogério Fernandes, gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri, apresentando Ecossistema de Inovação Mucuri Valley

As três melhores ideias receberão troféu, medalhas e valor em dinheiro

(4)

4

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Funcionamento da

ALMG será ampliado

nesta semana

A Assembleia Legis-lativa de Minas Gerais (ALMG) inicia nesta se-gunda-feira (10/05/21) uma nova etapa de amplia-ção do retorno gradativo ao trabalho presencial. A decisão, baseada na me-lhoria dos índices epide-miológicos da Covid-19, está detalhada na Deli-beração 2.764, de 2021, a ser publicada. Com a mudança, o expediente da ALMG volta a ser de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas, manti-das tomanti-das as medimanti-das de prevenção contra a pro-pagação do coronavírus. A norma permite a realização de reuniões de comissões todos os dias da semana, mediante agendamento. Os setores administrativos e gabi-netes passam a funcionar por meio de escalas de trabalho na proporção de 30% das equipes. A nor-ma também estabelece critérios para acesso de pessoas às dependências da Assembleia. Confira:

Atividades do pro-cesso legislativo:

>Ple-nário: segue de maneira semipresencial, mantida a suspensão de eventos institucionais, homenagens e outros eventos coletivos, além da cessão de espaços.

>Comissões: liberada a

realização de reuniões de

segunda a sexta, limitadas a duas por turno, mediante solicitação de agendamento junto à Secretaria-Geral da Mesa. >Circulação: o acesso às áreas do andar SE do Palácio da Inconfidência destinadas às reuniões de Plenário e comissões fica restrito a parlamentares e servidores no exercício de atividades de assessora-mento e suporte, além da imprensa e convidados.

Circulação de pes-soas: >Público interno:

acesso continua restrito aos parlamentares, servidores, estagiários, terceirizados e adolescentes trabalha-dores. >Público

exter-no: acesso permitido para

profissionais de imprensa credenciados, bem como autoridades e convidados para reuniões de Plenário e comissões. >Visitas a

gabinetes: poderão ser

autorizadas pelo gabine-te, mediante

comunica-ção prévia ao Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), até o limite de dez pessoas por dia, sendo cinco por turno, com des-tinação exclusiva ao res-pectivo gabinete.

>Aten-dimento ao público: serão

retomados os serviços de atendimento presencial do CAC, da Biblioteca Deputado Camilo Prates e do Espaço Cidadania, me-diante agendamento e pré-via comunicação à Dpol.

Prevenção -

Continua-rão sendo adotadas todas as medidas de prevenção contra a propagação do coronavírus nas dependências da Assem-bleia, especialmente por meio de: aferição de temperatura corporal; uso obrigatório de máscara de proteção facial; manutenção de dispensado-res de álcool gel nas áreas de circulação; sinalização dos elevadores e dos espaços de reunião; entre outras. (Asses-soria de Imprensa da ALMG).

Atividades legislativas e administrativas voltam a

acontecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Rodrigo Pacheco destaca

o desenvolvimento da

tecnologia 5G no país

Brasília – O

presiden-te do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (Demo-cratas-MG), ressaltou, nesta quarta-feira (5), a importância do desenvolvimento da tecno-logia 5G no país ao participar do evento “Digital Day”, no Salão Negro do Senado, ao lado do presidente da Repú-blica, Jair Bolsonaro (sem partido), do presidente da Câ-mara, Arthur Lira (PP-AL). Organizado pelo Ministério das Comunicações, a mostra apresentou exemplos da apli-cação da tecnologia em áreas como a telemedicina, a pecu-ária e a inteligência artificial. “O ministro das Comu-nicações, Fábio Faria, nos so-licitou que pudéssemos ceder esse espaço, e o fizemos de muito bom grado, e cientes de que é um grande evento. A tecnologia 5G é muito im-portante para a vida nacional e para o futuro do Brasil. E externamos aqui a nossa alegria de receber o senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, diversos

minis-tros de Estado e todos que estão aqui. E que esse evento seja muito produtivo, muito enriquecedor e que possa re-almente traçar o rumo de um futuro muito importante para o Brasil”, destacou Pacheco.

O “Digital Day” faz parte da primeira edição da Semana Nacional das Comunicações, cujo intuito é mostrar a im-portância da tecnologia no Brasil. O 5G oferece mais velocidade entre o envio e o recebimento de dados, além de possibilitar maior capaci-dade de transmissão de gran-des volumes de informação. Diante disso, o governo fe-deral pretende realizar, ainda

neste ano, o leilão para a con-cessão do serviço no Brasil. O presidente Jair Bolso-naro disse que a solenidade representa a união entre o Executivo e o Legislativo. “Nós só podemos pensar e fazer o melhor para o nosso povo se estivermos perfei-tamente sincronizados. Me orgulho hoje do Parlamen-to brasileiro, do apoio que tem dado aos projetos do Executivo, bem como dos projetos que o Executivo tem encampado e que são de autoria do Legislativo. Isso aqui é uma demonstração de que estamos acompa-nhando o futuro”, declarou.

O desenvolvimento socioeconômico como

alavanca para a preservação ambiental

"É uma falácia dizer que o meio ambiente, se-tor produtivo e sociedade não podem viver harmonio-samente. É a ausência de desenvolvimento que traz precariedade ambiental. O desenvolvimento socioe-conômico é a alavanca da preservação ambiental e fazer isso de maneira har-mônica é uma arte", afirmou Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, na abertura do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI 2021), re-alizada no dia 06/05, de forma on-line. "Atuar pre-ventivamente é muito mais saudável para todos e o FAPI é uma prova disso", pon-derou o líder empresarial. O FAPI, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sus-tentável de Minas Gerais (SEMAD), em parceria com

a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG) e com a FIEMG. Tem o objetivo de informar, ins-truir e sensibilizar os em-preendedores a respeito das melhores práticas ambien-tais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos.

"A FIEMG tem sido uma grande parceira na área de fiscalização ambiental no estado e o FAPI é uma prova disso", afirmou Marília Car-valho de Melo, secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sus-tentável de Minas Gerais. "Quando a FIEMG assume conosco o programa de fis-calização em Minas Gerais, é uma garantia de que os industriais mineiros têm buscado regularizar as suas atividades. Apesar de algu-mas dificuldades que ainda temos no licenciamento, o governador Romeu Zema

tem dado diretrizes claras quanto a racionalização do licenciamento e temos hoje uma atuação regulariza-da para o setor industrial. A fiscalização preventiva tem o papel de mudança de cultura, da construção da regularidade ambien-tal", afirmou a secretária. Criado em 2017, o FAPI oferece aos empresários uma série de workshops, oficinas e treinamentos de orientação quanto à fiscalização am-biental. Em 2020, atendeu 663 indústrias, por meio de workshops orientativos. Ao todo, foram 19 mil acessos à plataforma do FAPI e o resultado foi a redução, em 80%, do número de infrações ambientais constatadas nas fiscalizações das atividades industriais pertencentes às ações preventivas. Das 1.157 indústrias fiscalizadas no período, apenas 5,3% apre-sentaram irregularidades e

houve também um aumento de 55% no número de solici-tações de licenças ambientais para essas atividades durante a realização do FAPI 2020.

"É simples apenas fa-zer a notificação, sem que ela alcance o seu resultado. O FAPI é um exemplo de iniciativa de sucesso, que é possível alcançar um bem maior, que é empreender com sustentabilidade. Todos saem ganhando, a sociedade, as indústrias e o meio am-biente", afirmou o coronel

Rodrigo Sousa Rodrigues, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais.

Workshops - Os

even-tos serão realizados, de for-ma on-line, em todo o estado e a participação é gratuita. Os eventos têm a finalidade de informar, instruir e sensibili-zar os empreendedores a res-peito das melhores práticas ambientais, incentivando--os a obter a regularização ambiental de seus empre-endimentos. "O FAPI tem o objetivo de preparar as

empresas para o processo de fiscalização. Esta etapa acontece após 90 dias do lançamento do programa e as empresas têm esse prazo para se prepararem e se adequa-rem", afirma Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG. "Nos eventos oferecidos, os empresários terão acesso a informações e orientações para se adequa-rem à legislação ambiental", ressalta. Último evento: Vale do Jequitinhonha - Data: 07/05 - Horário: 9h30.

(5)

5

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Opinião/Moda

Há décadas, estabe-lecemos a cerimônia de um instante de silêncio antes da oração que sem-pre inicia as atividades diárias nas Instituições da Boa Vontade, no intuito de fortalecer a ligação das equipes solidárias das IBVs com a Espirituali-dade Superior, fato que vem se tornando prática cotidiana em empresas.

Já comentei nas mi-nhas preleções no rádio e na televisão algo da his-tória do momento de si-lêncio; no entanto, não custa relembrar. Em 10 de fevereiro de 1912, fa-leceu o diplomata, pro-fessor e jornalista José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), o Ba-rão do Rio Branco, um dos maiores chanceleres, senão o maior, que o Bra-sil conheceu. Era fi lho do Visconde do Rio Bran-co, o criador da Lei do Septuagenário — aos 70 anos os escravos estariam libertos, contudo, quantos alcançariam essa idade?

A morte de Paranhos Júnior foi muito lamen-tada. Quando a notícia chegou a Lisboa, a Câmara dos Deputados, sob o co-mando de Aresta Branco (1862-1952), suspendeu a sessão por meia hora, como era tradicional, em respeito ao ilustre diplo-mata. Porém, o Senado, no dia posterior, cuja pre-sidência estava a cargo de Anselmo Braamcamp (1849-1921), secretariado por Bernardino Roque e Bernardo Paes de Almei-da, inovou o costume. O presidente fez uma pausa na reunião e destacou: “Os altos serviços por aquele estadista prestados a Portugal e a circunstância de ser ele ministro

quan-do o Brasil reconheceu a república portuguesa”, conforme o registro do lisboeta Diário de Notí-cias, que ainda anotou: “Honrou também o Barão do Rio Branco as tradi-ções lusitanas da origem da sua família e por tudo isso propôs que durante dez minutos, e como ho-menagem à sua memória, os senhores senadores se conservassem silenciosos nos seus lugares. Assim se fez...”. Foi a deferência ao grande brasileiro que re-tornara à Pátria Espiritual.

O Cristo interno -

Diante da vida tão atribu-lada que levamos, surge a argumentação: “É difi cí-limo obter um minuto de silêncio, que seja, com as crianças correndo, num feliz alarido, o vizinho com o som super eleva-do, aquela britadeira em frente da minha janela, ou com os mil problemas que tenho de enfrentar. Sinto muito, mas não consigo”.

Consegue, sim! Não falo restritamente da quie-tude física. Refi ro-me em especial àquela buscada dentro do Espírito. Você mesmo, às vezes num ôni-bus barulhento, apinhado, quente, o tráfego intenso, desliga-se pensando na-quela questão que precisa sanar. Nada em volta o perturba ou o estorva. E quando desce do coletivo diz: “Puxa vida! Parecia impossível sair de tamanha enrascada e agora, naquele bendito ônibus, embora jogando calor em mim, a solução apareceu”. Por quê?! Porque você entrou no silêncio, dialogou com o seu Cristo interno, com a ajuda do Espírito Santo. Tudo na existência mate-rial é relativo. Basta ver que nas guerras pessoas se matam na presença de paisagens extraordinárias que Deus lhes oferece para acender no âmago

justa-mente a vontade de viver.

Maior riqueza - Os

guris estão correndo, abrindo a geladeira, está uma confusão no meio da rua? Você saberá entrar no silêncio de si mesmo, de si própria, para sentir no íntimo a influência divina. Aproveite esses instantes de meditação, leia o Santo Evangelho de Jesus, riqueza imensa deste e do Outro Mundo, e verá quantos benefícios a sua vida receberá. Mas, primeiro, vamos apla-car os ruídos da Alma. Em Ao Coração de Deus — Coletânea Ecu-mênica de Orações (1990), fi z constar a prece Aos de Boa Vontade, de autoria do Taumaturgo da Úmbria, Francisco de Assis, o qual considero o Santo do Ecu-menismo. Apresento-a, a seguir, numa homenagem aos que, sem fronteiras, pelo mundo, difundem os ideais de Amor e Justiça.

“Senhor!

“No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a Paz, a sabedo-ria, a força.

“Quero hoje olhar o mundo com os olhos cheios de Amor.

“Quero ser paciente, compreensivo, prudente.

“Quero ver, além das aparências, Teus filhos como Tu mesmo os vês, e assim, Senhor, não ver senão o Bem em cada um deles.

“Fecha meus ou-vidos a toda calúnia, guarda a minha língua de toda a maldade.

“Que só de bênçãos se encha a minha Alma.

“Que eu seja tão bom e tão alegre que todos aque-les que se aproximem de mim sintam a Tua presença.

“Reveste-me de Tua beleza, Senhor, e que no decurso deste dia eu Te revele a todos.” A m é m ! L o u v a d o seja Deus!

Momento de

silêncio e Barão do

Rio Branco

José de Paiva Netto | Jornalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br | www.boavontade.com

RECOMEÇO INVERNAL

O Dia das Mães sem-pre foi considerado o se-gundo Natal para a in-dústria da moda. Neste ano, as esperanças de bom desempenho caíram, assim como também tiveram queda livre as expectativas de resultados positivos no setor para o período inver-nal que se aproxima.

O principal indicador de vendas abaixo do es-perado, veio da frieza do mercado diante da reaber-tura do comércio nas ci-dades onde as restrições, em razão da Covid-19, foram suspensas. Com as coleções de inverno 21 nas lojas, o reinício foi gelado – sem trocadilhos.

Com uma blusa aqui, um perfume ali ou uma manta aconchegante aco-lá, as marcas venderão os acessórios que sempre ‘salvaram a pátria’ em momentos de apertos. E essa é mais uma tendência de negócios da moda atual: quem já plantou bem sua marca no disputado can-teiro fashion de nosso mer-cado, terá que multiplicar suas opções de ofertas além do vestido, sapato e bolsa.

VAIVÉM

O estilista Eduardo Amarante escolheu o cená-rio de Floripa para concluir os cliques da coleção de sua marca, a Amarante. Chamada de ELA, fala sobre a 'pluralidade da mu-lher brasileira, retratando a diversidade cultural e exaltando a feminilidade'.

A moda criativa de Eduardo Amarante

A campanha é estrelada por Fernanda Motta. Os cliques foram realizados em Ouro Preto e no Rio de Janeiro, antes de chegar à capital catarinense.

• Os movimentos in-dicativos de novos posi-cionamentos da moda no mercado continuam. Nessa semana a Dafi ti passou a oferecer (virtualmente) produtos da Forever 21, marca norte-americana cuja trajetória sofreu tur-bulências recentes nos EUA e aqui chegou a abrir uma rede de próprias ***

*PONTO FINAL.

Um episódio corriqueiro registrado, recentemente,

nas redes sociais, mostra a quantas anda a relação moda-investimento. Uma criança rabiscou com ca-neta azul a bolsa Chanel (autêntica, claro) da ma-mãe, maculando o branco matelassado do mimo que custou US$ 2000 – ou seja, quase 15 mil reais. A ma-mãe mandou para a própria Chanel restaurar a peça. O motivo não é apenas o valor em si, mas também porque é um investimento que se multiplica a cada ano e pode até virar um objeto de colecionador. Sem con-tar, claro, que o pitoresco rabisco infantil pode até virar ‘inspiração’ para uma próxima coleção da marca.

Wagner Penna

(6)

6

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Segurança Pública

15ª Região PM deflagra

operações preventivas com

participação da Polícia Civil

PM acompanha manifestação

popular na BR-367 por

melhores condições da rodovia

PRF em Teófilo Otoni

apreende veículo com

placa adulterada

A equipe da Polícia Rodoviária Federal em Te-ófilo Otoni durante fiscali-zação na BR-116, na sexta--feira (07/05), abordou um veículo que fazia trajetos no interior da cidade. Após consultas realizadas, veri-ficou-se que a placa apa-rente correspondia a uma motocicleta. Em análise aos elementos identifica-dores, constatou-se que o Hiunday/Creta não fora adulterado, no entanto não tinha as placas que corres-pondiam ao documento. Sendo assim, o carro N a q u a r t a - f e i r a

(05/05), a 15ª Região de Polícia Militar, co-mandada pelo coronel Célio Alves de Mene-zes Júnior implementou esforços para o desen-cadeamento de diversas operações preventivas em cidades dos vales do Jequitinhonha e Mucuri.

As operações con-taram com o reforço de militares de policiamentos especiais do Batalhão de CHOQUE, do Batalhão

de Radiopatrulhamento Aéreo e do Batalhão de Polícia de Meio Ambien-te. Nas cidades de Pe-dra Azul, Medina, Divisa Alegre, Itaobim e Jequi-tinhonha houve a parti-cipação da Polícia Civil. As operações têm o intuito de intensificar as ações preventivas contra ataques às instituições financeiras nas cidades limítrofes do estado da Bahia e promover um ambiente cada vez mais

seguro para a sociedade, ampliando, sobretudo, a sensação de segurança nos referidos municípios.

Visa ainda, a pre-venção e dar respostas quanto a ação de outros infratores. A PM ressalta que as operações tiveram resultados altamente po-sitivos com a apreensão de armas de fogo, drogas, dinheiro e prisão de infra-tores. (Agência Regional de Comunicação Orga-nizacional da 15ª RPM).

No sábado (08/05/21), militares da 14ª Cia PM Ind., e da Polícia Militar Rodoviária, acompanha-ram uma manifestação po-pular na BR-367, próximo a Taquaral, distrito de Itin-ga. Os populares pleiteiam melhores condições da pista que está muito ruim devido ao encerramento do contrato do DNIT com a empresa mantenedora do trecho Araçuaí a Itaobim.

Além dos danos ma-teriais causados pela má conservação do asfalto, os buracos estariam colo-cando em risco a vida dos usuários da via. Os poli-ciais que acompanharam a manifestação conversaram com as lideranças e salien-taram a importância da manifestação ser pacífica e ressaltaram a impossibi-lidade de cerceamento da liberdade de locomoção

das pessoas que estavam na pista de rolamento.

Nenhum ato de violên-cia ou vandalismo foi visto durante a manifestação que reuniu aproximadamente 100 pessoas. Muitos dos motoristas paralisaram seus veículos voluntaria-mente na pista apoiando a causa. (Informações/Fo-tos: Assessoria de comu-nicação organizacional da 14ª Cia PM Ind., Araçuaí).

foi apreendido e a ocor-rência juntamente com o condutor foram enca-minhados à Polícia Civil para as investigações e perícias cabíveis pela po-lícia judiciária. Visite a

PRF-MG no Facebook: / PRF191MG/ Siga a PRF MG no Instagram: @prf_ mg/ Setor de Comunicação Social: imprensa.mg@ prf.gov.br (Informações/ Foto: PRF, Teófilo Otoni).

Aumentam o fluxo de

veículos nas rodovias e PM

Rodoviária renova o alerta

na prevenção de acidentes

O comandante do 1º Pelotão da 15ª Cia da Po-lícia Militar Rodoviária, tenente Reinaldo Martins destaca que a PM Rv tem acompanhado a evolução do movimento de veículos nas rodovias devido a fle-xibilização dos decretos relacionados à pandemia da Covid-19, uma vez que consequentemente pode coincidir com o acréscimo de acidentes de trânsito. “No mês de abril foram registrados alguns aci-dentes graves na área sob jurisdição da 15ª Com-panhia de Polícia Militar Rodoviária, inclusive la-mentavelmente perdemos algumas vidas. As ações e operações preventivas têm sido uma constante, com o objetivo de manter-mos as rodovias seguras, coibindo a presença de criminosos e evitando os acidentes de trânsito, principalmente com ví-timas”, disse o tenente. Ele salienta que as nossas rodovias são es-treitas, sinuosas e com pouco acostamento, ca-racterísticas que exigem um comportamento pru-dente e responsável dos motoristas. “Temos ainda entre os meses de maio e setembro um período mais seco com a possi-bilidade de nevoeiro e fumaça proveniente das queimadas, incidentes que reduzem a visibili-dade e podem dificultar a dirigibilidade em de-terminados momentos”. Ele informa ainda,

que o mês de maio teve iní-cio com diversas operações e orientações por meio da imprensa e das mídias so-ciais, mas apesar do inten-so trabalho foram registra-dos acidentes com vítimas nas rodovias próximas a Teófilo Otoni e no períme-tro urbano da MGC-418. Na MG-409, rodovia que liga a BR-116 à cidade de Novo Oriente de Mi-nas, em uma mesma noite 02 veículos capotaram e os ocupantes sofreram lesões leves. Na MGC-418, logo após o Distrito de Pedro Versiane uma carreta transportando mó-veis tombou e o motorista teve lesões na perna. No perímetro urbano desta mesma rodovia um auto-móvel atingiu uma moto-cicleta e feriu o condutor. Na MGC-342, a fa-mosa estrada de Frei Gas-par, um caminhão que transportava botijões de gás apresentou proble-mas mecânicos e caiu na ribanceira, local co-nhecido como Morro da Samambaia. Por fim, na MG-211 um automóvel atropelou 02 animais de grande porte e um dos ocu-pantes sofreu lesões leves.

“Vale salientar que alguns dos acidentes atendidos podem ter sido causados por falta de atenção, can-saço, desconhecimento ou desrespeito à sinalização e as características das rodovias ou mesmo impru-dência, ou seja, relacio-nados à conduta dos mo-toristas”, disse o militar. Ele frisa ainda, que a Polícia Militar não tem a pretensão de atribuir cul-pa ou responsabilidades. “Na verdade o nosso ob-jetivo é a prevenção para evitarmos que pessoas so-fram lesões ou mortes, da-nos emocionais e prejuízo material com perdas dos seus veículos. Renovamos o convite à sociedade para um trabalho conjunto, de forma que a Polícia Mili-tar Rodoviária continue com as ações e operações preventivas, a imprensa nos apoiando na divul-gação das orientações e os usuários das rodovias dirigindo com prudência e responsabilidade”. Po-lícia Militar Rodoviária: Os anjos da guarda dos caminhos de Minas. (Te-nente Reinaldo Martins, comandante do 1º Pelo-tão da 15ª Cia PM Rv).

(7)

7

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Gerais

Publicação Legal

Valéria Ramos de Souza OAB/MG 149.354

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICRORREGIÃO DO VALE DO MUCURI

AV. ALFREDO SÁ, 1769 TEÓFILO OTONI – MINAS GERAIS

Viação Vale do Mucury, contrata:

Pessoas com Defi ciência

Os interessados deverão entregar currículo na Av. Sidônio Otoni, 1839- São Jacinto (garagem da empresa).

O horário de atendimento é das 07h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de segunda à sexta e aos sábados

de 07h30 às 11h30.

Expediente

Um jornal Diário a serviço do nordeste de Minas - Fundado em 05 de agosto de 1969

Diretor Responsável: Wilmar Souza e Silva Redação e Composição:

Rua Victor Renault, 737 - Fundos - Laerte Laender 39.803-151 • Teófi lo Otoni • MG

Tribuna do Mucuri Ltda. CNPJ: 17.709.734/0001-47 • (33) 98851-0806

Representante em Belo Horizonte:

André Francisco Oliveira Silva (98851-0805)

Jurídico:

Dr. Marcos Ganem Advogados Associados

m.ganem@uol.com.br

Contábil:

Vitaly Almeida & Contadores Associados Ltda vitalyalmeida@gmail.com

Colaboradores:

Alfredo Ferreira Filho; Dr. Hélio Pedro Soares; José de Paiva Neto; Juliana Lemes da Cruz;

Dr. Jeferson Botelho Pereira; Paulo Sérgio Almeida Santos; Márcio Barbosa dos Reis.

Impressão:

Gráfi ca Três Vales • Rua Marcelo Guedes, 154 Cidade Alta • Fone: (33) 3522-3070

www.grafi casmodelo.com.br

Audiência de conciliação é

interrompida com fato inusitado

A tecnologia tem per-mitido encurtar distâncias, ganhar tempo e agilizar procedimentos. No mun-do contemporâneo e em especial no Judiciário, é uma realidade irreversível. Mas acontecimentos raros e incomuns continuam lem-brando que, por detrás de cada feito, seja no papel, seja na tela, existem vidas marcadas por tristezas e alegrias. O juiz Paulo Ba-rone Rosa, acostumado a conduzir audiências pre-senciais e virtuais na 3ª Unidade Jurisdicional Cível da Comarca de Belo Hori-zonte, se tornou, no sentido lato da palavra, testemunha de um momento único na trajetória de uma família.

O vendedor autônomo de colchões Huan Bruno Conceição Silva, de 29 anos, foi protagonista, mas por pouco tempo, de um fato que ocorreu em 13 de abril, paralelamente à participação dele numa audiência de conciliação no Juizado Especial da ca-pital. Ele acompanhava, de forma simultânea, o par-to da esposa e, enquanpar-to

discutia uma demanda de consumo com a Arteris S.A. - concessionária res-ponsável pela rodovia BR 381 -, assistiu ao nasci-mento de sua fi lha, Lavínia. Ao saber da novidade, informada pelo próprio pai da criança, o magistrado pediu licença para eternizar o momento por meio de um print da tela da video-conferência. Autorização dada, os trabalhos não se estenderam. O magistra-do afirma que o episódio inusitado, em que um dos participantes de uma video-conferência de teor judicial está numa sala de parto, o surpreendeu. "Na situação em que ele se encontrava, o Huan poderia ter solicitado o adiamento e a marcação de nova data. No entanto, ele preferiu acompanhar a audiência de conciliação e com isso até contribuiu para a agilidade na trami-tação do processo", diz. A ação, que foi iniciada em março de 2020 e segue tramitando, trata de um acidente felizmente sem consequências graves para o motorista. O

profissio-EDITAL

SINDICATO DO COMÉRCIO DE TEÓFILO OTONI - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA– CONVOCAÇÃO - Em obediência ao Estatuto

Social e legislação vigente, pelo presente Edital fi cam convocados todos os representados quites e no gozo de seus direitos sindicais para a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada no dia 19 de maio de 2021, às 14:00(quatorze horas), à Rua Epaminondas Otoni, nº 35, sala 401, Centro, Teófi lo Otoni, Estado de Minas Gerais, para tratar da seguinte ordem do dia: a) Examinar, discutir e deliberar sobre o Rela-tório e Contas da Diretoria relativos ao exercício fi nanceiro encerrado em 31 de dezembro de 2020;b) Examinar, discutir e deliberar sobre a fi xação de valores, data e critérios da Contribuição para custeio do Sistema Confederativo da Representação Sindi-cal. Caso não haja comparecimento legal, referida Assembleia será instalada em segunda convocação, às 14:30 (quatorze horas e trinta minutos), deste mesmo dia e no mesmo local com qualquer nú-mero de convocados presentes. Teófi lo Otoni, 10 de maio de 2021. Iesser Anis Lauar – Presidente.

nal se dirigia a Piracicaba quando colidiu com o pára--choque de um caminhão, solto na pista. Na batida, o eixo traseiro do carro do vendedor quebrou, e ele não pôde entregar o produto. Além do prejuízo

na venda não concluída e no reparo do veículo, ele precisou pagar um hotel e alugar um automóvel. (Assessoria de Comunica-ção Institucional – Ascom - Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG).

Vendedor participava de audiência da sala de parto e esposa deu à luz durante videoconferência

Audiência ocorreu paralelamente ao parto da bebê Lavínia (Foto: Divulgação/TJMG)

(8)

8

Segunda-feira, 10 de maio de 2021DIÁRIO TRIBUNA

Publicidades

ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

DA MICRORREGIÃO DO VALE DO MUCURI

AV. ALFREDO SÁ, 1769

Referências

Documentos relacionados

A REAL = Ativo Total diminuído dos valores não passíveis de conversão em dinheiro (ex.: ativo diferido, despesas pagas antecipadamente).. As microempresas

A importância da Gestão de Pessoas e das lideranças influenciando a produtividade das equipes,.. organizações

Como referenciais conceituais para fundamentação do objeto de estudo e da análise das informações para gerar os dados, optou-se por utilizar o conceito de

Atualmente, com o crescente interesse por práticas conservacionistas, muita ênfase tem sido dada ao estudo da estrutura da comunidade invertebrada do solo, visando

Porque eles, como todos aqueles que confiaram em Deus, viveram para Ele, deram a vida por Ele, e por Ele continuam vivos, na ressurreição!. Uma lógica distinta e distintiva dos

No Sicpat, o responsável pelo controle patrimonial na Unidade será denominado de CHEFE ou RESPONSÁVEL DE SETOR DE PATRIMÔNIO e deverá ter permissão de consulta a todos os

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Exame Clínico; Considerações Biológicas em Medicina Clínica; doenças causadas por agentes biológicos e ambientais; Doenças causadas por riscos do meio ambiente e agentes físicos