• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO VI O CRISTO CONSOLADOR. O jugo leve Consolador prometido Instruções dos Espíritos? Advento do Espírito de Verdade.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CAPÍTULO VI O CRISTO CONSOLADOR. O jugo leve Consolador prometido Instruções dos Espíritos? Advento do Espírito de Verdade."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

66 CAPÍTULO VI

O CRISTO CONSOLADOR O jugo leve – Consolador prometido – Instruções dos Espíritos? Advento do Espírito de Verdade.

* O JUGO LEVE

1. Vinde a mim, todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós, e aprendei de mim que sou brando e humilde de coração, e encontrareis o repouso de vossas almas; porque eu jugo é suave e meu fardo é leve. (São Mateus, ap. XI, v 28 a 30).

2. Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres queridos, encontram sua consolação na fé no futuro, na confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele, ao contrario, que não espera nada depois desta visa, ou que duvida simplesmente, as aflições se abatem com todo seu peso, e nenhuma esperança vem suavizar lhe a amargura. Eis o que levou Jesus a dizer: Vinde a mim, todos vós que estais fatigados e eu vos aliviarei.

(2)

67 Entretanto, Jesus coloca uma condição à sua assistência e à felicidade que promete aos aflitos; essa condição está na lei que ensina; seu jugo é a observação dessa lei; mas esse jugo é leve é essa lei sua, uma vez que impõem por dever o amor e a caridade.

CONSOLADOR PROMETIDO

3. Se vos me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e ele vos enviará outro consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco; o Espírito de Verdade que o mundo não pode receber, porque não o vê e não o conhece. Mas quanto a vós, conhecê-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e os fará relembrar de tudo aquilo que eu vos tenha dito. (São João, cap. XIV, v. 15, 16, 17 e 26).

4. Jesus promete outro consolador: O Espírito de Verdade, que o mundo não conhece ainda, porque não está maduro para compreendê-lo, que o Pai enviará para ensinar todas as coisas e para fazer recordar aquilo que o Cristo disse. Se, pois, o Espírito de Verdade deve vir mais tarde ensinar todas as coisas, é que o Cristo não disse tudo; se ele vem fazer recordar

(3)

68 aquilo que o Cristo disse, é porque isso foi esquecido ou mal compreendido.

O Espiritismo vem, no tempo marcado, cumprir a promessa do Cristo? o Espírito de Verdade preside à sua instituição, chama os homens à observância da lei e ensina toda as coisas em fazendo compreender o que o Cristo não disse senão por parábolas. O Cristo disse: “Que ouçam os que têm ouvidos para ouvir”; o Espiritismo vem abrir os olhos e os ouvidos porque a fala sem figuras e sem alegorias; ele ergue o véu deixado propositadamente sobre certos mistérios, vem trazer uma suprema consolação aos deserdados da Terra e ao todos aqueles que sofrem, dando uma causa justa e um fim útil a todas as dores.

O Cristo disse: “Bem aventurados os aflitos, porque serão consolados”; mas de que forma se achar feliz sofrendo não sabendo por que se sofre? O Espiritismo mostra-lhe a causa nas existências anteriores e na destinação da Terra, onde o homem expia seu passado; mostra-lhe o objetivo naquilo em que os sofrimentos são como crises salutares que conduzem à cura e são a depuração que assegura felicidade nas existências futuras. O homem compreende que mereceu sofrer e acha o sofrimento justo; sabe que esse sofrimento ajuda o seu progresso, e o aceita sem lamentar, como o obreiro aceita o trabalho que deve lhe valer seu salário. O Espiritismo

(4)

69 lhe dá uma fé inabalável no futuro, e a dúvida pungente não mais se abate sobre sua alma; fazendo-o ver do alto, a importância das vicissitudes terrestres se perde no vasto e esplêndido horizonte que ele descortina, e a perspectiva da felicidade que o espera lhe dá paciência a resignação e a coragem de ir até o fim do caminho. Assim o Espiritismo realiza o que Jesus disse no consolador prometido: conhecimento das coisas que faz o homem saber de onde vem, para onde vai e porque está na Terra; chamamento aos verdadeiros princípios da lei de Deus e a consolação ela fé e pela esperança.

INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS ADVENTO DO ESPÍRITO DE VERDADE 5. Venho, como antigamente entre os filhos transviados de Israel, trazer a verdade e dissipar as trevas. Escutai-me. O Espiritismo, como antigamente minha palavra deve lembrar aos incrédulos que acima deles reina a verdade imutável: o Deus bom, o Deus grande que faz germinar a planta e eleva as ondas. Revelei a Doutrina divina e, como um ceifeiro reuni em feixes o bem esparso há Humanidade e disse: Vinde a mim, todos vós que sofreis!

Mas os homens ingratos desviaram-se do caminho reto e largo que conduz ao reino de meu Pai e

(5)

70 estão perdidos nos ásperos e estreitos caminhos da impiedade. Meu Pai não quer aniquilar a raça humana; quer que, ajudando-vos uns aos outros, mortos e vivos, quer dizer, motos segundo a carne, porque a morte não existe vos socorrais e que, não mais a voz dos profetas e dos apóstolos, mas a voz daqueles que não estão mais na Terra, se faça ouvir para vos proclamar: Orai e crede! Porque a morte é a ressurreição, e a vida é prova escolhida durante a qual vossas virtudes cultivadas devem crescer e se desenvolver como o cedro.

Homens fracos, que compreendeis as trevas de vossas inteligências, não afastei o facho que a clemência divina coloca entre vossas mãos para iluminar vosso caminho e vos conduzir filhos perdidos, ao regaço de vosso Pai.

Estou muito tocado de compaixão pelas vossas misérias, pela vossa imensa fraqueza para não estender mão segura aos infelizes transviados que , vendo o céu, tombam no abismo do erro. Crede amai, meditai as coisas que vos são reveladas; não mistureis o joio ao bom grão, as utopias às verdades. Espiritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento: instrui-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana, e eis que, além do túmulo, que acreditáveis o nada, vozes vos clamam: irmãos; nada perece! Jesus Cristo é

(6)

71 o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1860).

6. venho ensinar e consolar os pobres deserdados; venho lhes dizer que elevem sua resignação ao nível de suas provas; que chorem, porque a dor foi sagrada no jardim das Oliveira; mas que esperem, porque os anjos consoladores virão enxugar suas lágrimas.

Obreiros, traçai vosso sulco; recomeçai no dia seguinte a rude jornada da véspera; o labor de vossas mãos fornece o pão terrestre ao vosso corpo, mas vossas almas não estão esquecidas; e eu, divino jardineiro as cultivo no silêncio de vossos pensamentos; quando a hora do repouso tiver soado, quando a trama dos vossos dias escapar de vossas mãos, e quando vossos olhos se fecharem à luz, sentireis surgir e germinar em vós minha preciosa semente. Nada está perdido no reino de nosso Pai, e vossos suores vossas misérias, formam o tesouro que deve vós tornar ricos nas esferas superiores, onde a luz substitui as trevas e onde o mais desnudo de vós todos será, talvez, o mais resplandecente.

Em verdade, vos digo: aqueles que carregam seus fardos e que assistem seus irmãos são meus bem-amados; instrui-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e que vos ensina o objetivo sublime

(7)

72 da prova humana. Como o vento varre a poeira, que o sopro dos Espíritos dissipe os vossos ciúmes contra os ricos do mundo que, frequentemente, são miseráveis, porque suas provas são mais perigosas que as vossas. Eu estou convosco, e meu apóstolo vos ensina. Bebei da fonte viva do amor e preparai-vos, cativos da vida, para vos lança um dia livres e alegres no seio d’Aquele que vos criou fracos para vos tornar perfectíveis, e que quer que vos mesmos trabalheis vossa maleável argila, a fim de serdes os artífices de vossa imortalidade. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1861).

7. Sou o grande médico das almas, e venho vos trazer o remédio que deve curá-las; os fracos os sofredores e os doentes são meus filhos prediletos, e venho salvá-los. Vinde pois, a mim , todos vós que sofreis e que estais sobrecarregados, e sereis aliviados e consolados; não procureis alhures a força e a consolação, porque o mundo não as pode dar. Deus fez, aos vossos corações, um apelo supremo pelo Espiritismo: escutai-o. que a impiedade, a mentira, o erro, a incredulidade, sejam extirpados de vossas almas doloridas; são esses os monstros que se saciam de vosso sangue mais puro, e que vos ferem quase sempre mortalmente. Que no futuro, humildes e submissos ao Criador, pratiqueis sua divina lei. Amai e orai; sedes dóceis aos Espíritos do Senhor; invocai-o do fundo do coração e, então ele vos enviará seu filho bem-amado

(8)

73 para vos instruir e vos dizer estas boas palavras: Eis-me aqui; venho a vós porque me chamastes. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Paris, 1861).

8. Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lhe pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda parte, ao lado de uma lágrima coloca ele um bálsamo que consola. O devotamento e a abnegação são uma prece contínua, e encerram um ensinamento profundo; a sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, ao invés de reclamar contras as dores, os sofrimentos morais que são, neste mundo, o vosso quinhão. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que vos impõe a caridade e a humidade. O sentimento do dever cumprido vos dará o repouso do Espírito e a resignação. O coração bate melhor a alma se asserena e o corpo não tem mais desfalecimento porque o corpo sofre tanto mais quanto o espírito está mais profundamente atingido. (O ESPÍRITO DE VERDADE, Havre, 1863).

Referências

Documentos relacionados

- Controle universal do ensino dos Espíritos.. Cristo nos diz: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de Verdade, que

Na época desportiva de 2022, as seleções Nacionais de todas as disciplinas, serão apuradas para disputarem os campeonatos do Mundo e da Europa de 2022.. Nota: O apuramento

O presente trabalho propôs a utilização do ambiente de desenvolvimento de modelos de simulação discreta do Arena para ser empregado na construção de um simulador didático

Dessa forma, torna-se impossível eliminar a Doutrina Espírita de nosso meio, visto ser ela o Consolador (o Espírito de Verdade) que Jesus enviou para ficar conosco eternamente,

A presença do “Consolador” não se verificou no dia de Pentecostes, porquanto a expressão grega “tò pneuma tò hágion” (“o Espírito Santo”) não é

O Quantitas FIA Montecristo apresentou valorização de 10,0% em maio de 2021, resultado 3,8 p.p. acima da alta de 6,2% do Ibovespa no período. acima do Ibovespa. No período dos

Para se perceber, sem dúvida alguma, quando se trata de swing ou Straigth, vamos usar um Macete: Se imagine tocando chocalho na música: Se sua mão se move em intervalos de

3) EVERTON ELIAS FERREIRA TABORDA, como integrante da Polícia do Senado Federal, mesmo com advertência do Serviço de Suporte Jurídico da Polícia do Senado, executou