• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS DO DIA 3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÉ DE PILOTAGEM ÚNICA ACONTECE NA PRAIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS DO DIA 3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÉ DE PILOTAGEM ÚNICA ACONTECE NA PRAIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

GABINTE DE COMUNICAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO Edição Nº8 Periodicidade: Pontual quarta-feira, 30 de Julho de 2014

NOTÍCIAS DO DIA

10 DAS 15 EPS JÁ RECEBERAM OS ATELIERS EM

10 DAS 15 EPS JÁ RECEBERAM OS ATELIERS EM

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE

3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÉ DE PILOTAGEM

ÚNICA ACONTECE NA PRAIA

Ateliers de Formação em

Planeamento e Implementação de

projectos de Agricultura Contratual

(2)

O Comité de Pilotagem Única (CoPiU) do Projecto CVE/075 - Saúde e Cantinas Escolares e do Programa UNJP/CVI/042/UNJ - Apoio à Segurança Alimentar e Nutrição nas Escolas realizou a terceira reunião extraordinária, no dia 24 de Julho de 2014, pelas 14:30, na sala de reunião da FAO, com a seguinte Ordem do Dia:

1.Apresentação dos resultados de avaliação a meio percurso do programa de Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas Escolas (SANE). 2.Apresentação para aprovação da proposta de

revisão do programa UNJP/CVI/042/UNJ - Apoio à Segurança Alimentar e Nutrição nas Escolas.

3.Diversos

Na referida reunião, para além do Presidente do Comité de Pilotagem Única (CoPiU) do Projecto CVE/075 – Saúde e Cantinas Escolares e do Programa

UNJP/CVI/042/UNJ - Apoio à Segurança Alimentar e Nutrição nas Escolas, Dr. Felisberto Moreira e do Co-presidente, Dr. Marc Debourcy, estiveram presentes, os outros membros que compõem o comité.

3ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO COMITÉ DE

PILOTAGEM ÚNICA ACONTECE NA PRAIA

(3)

Ateliers de Formação em Planeamento e Implementação de

projectos de Agricultura Contratual

Após a experiência piloto “Compras locais” para abastecer as cantinas escolares em produtos locais, bem sucedida e no contexto do seu alargamento, o Ministério do Desenvolvimento Rural em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas “Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas Escolas”- FICASE, organizam dois Ateliers de formação em Planeamento e Implementação de projectos de Agricultura Contratual, sendo um em Sotavento na Praia nos dias 29 e 30 de Julho, na sala de reuniões das Nações Unidas e outro em Barlavento no Porto Novo, nos dias 31 de Julho e 01 de Agosto de 2014, no Centro Pós Colheita.

Entende-se por agricultura contratual, um acordo entre os agricultores e as empresas agro-alimentares ou de marketing, no que toque a produção e fornecimento de produtos agrícolas de acordo com contratos a termo, frequentemente a preços pré-determinados. Invariavelmente, o acordo engaja também o comprador em apoiar, duma certa forma, na produção através, por exemplo, de fornecimento de insumos e conselhos técnicos. Estes acordos são baseados em um compromisso mútuo: o agricultor fornece uma mercadoria específica em quantidades e em padrões de qualidade determinado pelo comprador; e a empresa apoia a produção do agricultor comprando a mercadoria.

A formação é direccionada aos técnicos de instituições nacionais com atribuições nessa área, às organizações de produtores e fornecedores, às instituições de micro-finanças, às associações e câmaras de comércio, entre outros, e tem como objectivo introduzir os conceitos básicos de Agricultura Contratual, bem como ao planeamento e implementação de projectos com esse foco.

Está também previsto no âmbito do Programa Conjunto, o recrutamento de um consultor internacional em comercialização e logística de produtos agrícolas frescos para apoiar no alargamento da experiência piloto “Compras locais”. O objectivo da missão é de analisar os resultados do Piloto “Compras Locais”, com indicação de pontos fortes e fracos e indicar medidas de melhoria. Com base nesta análise, o consultor elaborará uma proposta de alargamento de modelos de abastecimento das escolas em produtos frescos através da produção nacional. O Programa Conjunta das Nações Unidas receberá também uma missão de Apoio técnico da FAO, cujo objectivos são a realização dos dois Ateliers de formação acima referidos; a assistência técnica e acompanhamento de acções de planeamento da equipa nacional (FICASE e parceiros) visando o alargamento do Programa de aquisições locais para as cantinas escolares; o apoio técnico à missão do consultor internacional em logística de frutas e hortaliças; e a continuação das discussões com o Ministério do Desenvolvimento Rural e entidades parceiras visando a definição de uma estratégia de fortalecimento institucional para a prestação de serviços de extensão rural a produtores participantes no Programa de aquisições locais para as cantinas escolares.

Por Janine Rocha

No âmbito do Programa Conjunto das Nações Unidas

“Apoio à Segurança Alimentar e Nutricional nas

Escolas” - FICASE, estão a ser realizados Ateliers de

formação em Planeamento e implementação de

projectos de Agricultura Contratual.

(4)

10 DAS 15 EPS JÁ RECEBERAM OS ATELIERS EM

10 DAS 15 EPS JÁ RECEBERAM OS ATELIERS EM

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE

ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE

SAÚDE ORAL AMBIENTE ATIVIDADE FÍSICA VISITAS DE SAÚDE ESCOLAR ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO COMPETÊNCIAS PARA VIDA

(Áreas Transversais)

INFRAESTRUTURAS, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO

ESTAS SÃO AS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA INICIATIVA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE ESTAS SÃO AS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA INICIATIVA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE -- EPSEPS Das 15 escolas EPS a nível nacional, 10 já receberam os “Ateliers EPS” que têm como objetivo dar aos membros locais responsáveis pela implementação da iniciativa EPS a oportunidade de conhecerem melhor a iniciativa e apoiá-los na elaboração dos seus planos de ação locais e outros instrumentos e ferramentas essenciais à implementação da iniciativa, quais sejam a estruturação das equipas de implementação e de seguimento a nível local, bem como identificar e mobilizar parcerias também locais.

Segundo nos avançou Henrique Fernandes, membro do Comité Técnico de Saúde Escolar, neste momento está-se a equacionar as datas para a realização dos 5 ateliers restantes nas 3 escolas contempladas na ilha do Fogo, sendo uma em cada município, e duas em São Vicente.

Nos 10 ateliers já realizados, este responsável destaca a boa participação dos parceiros, nomeadamente Gestores, Professores, Funcionários das Escolas, Alunos e Pais e Encarregados de Educação, Representantes das Delegacias de Saúde e Hospitais, Polícia Nacional, Representante Escuteiros, BORNEfonden, Centros de Juventudes, Cruz Vermelha, entre outros, parceiros, que contribuíram para a realização das atividades previstas, sempre de forma dinâmica e interativa.

Em termos de resultados concretos conseguidos, Henrique Fernandes aponta a criação dos Comités Locais de implementação da iniciativa EPS (CL), a elaboração dos Planos de Ação Locais da iniciativa EPS (PA), a assinatura da Carta de Adesão à iniciativa EPS (CA), que tiveram como base o conhecimento da iniciativa, os seus objetivos, as áreas de intervenção, etc. Até então, já receberam estes ateliers as escolas de Terra Branca, Praia, a Escola Veneza, São Miguel, a Escola Ex-EBC -Vila em Santa Cruz, São Martinho Grande, Ribeira Grande Santiago, Chã de Tanque, Santa Catarina de Santiago, Lém D´Achada, Tarrafal de Santiago, Escola José Lopes da Silva, Ponta do Sol, Rª Grande Santo Antão, Escola Jorge Oliveira, Paul e Escola Vila Alto Peixinho, Porto Novo, Santo Antão. À semelhança do que temos vindo a fazer, nesta edição do Notícias do Dia (NDD), ouvimos os representantes dos alunos a propósito da iniciativa EPS, e especificamente, sobre a realização destes ateliers nas escolas contempladas.

Apesar de já estar de férias, Ailíne de Fátima Brito aluna de 10 anos, que transitou de 4ª para 5ª classe, é estudante da escola José Lopes da Silva em Ponta do Sol, Rª Grande de Santo Antão fez questão de participar nos dois dias de ateliers. Em conversa ao NDD, Ailine Brito que quer ser Pediatra no futuro mostrou-se satisfeita com esta iniciativa EPS e espera que a sua escola venha a ser considerada uma EPS. Comprometeu-se em partilhar com os seus colegas as novidades assim que regressarem das férias, no sentido de também eles contribuírem para alcançarem uma das três categorias de escolas EPS, ou seja, Prata, Bronze e Ouro.

Que também falou ao NDD foi Licínia Maria Leite Fortes, que esteve presente nos dois dias dos atelieres, enquanto representante dos Pais e Encarregados de Educação. Licínia começou por louvar a iniciativa EPS, que considera muito interessante para a saúde na escola e na própria comunidade. Para tal, mostrou-se entusiasmada em fazer com que todos os Pais e Encarregados de Educação abracem esta iniciativa, dado que até então, têm tido pouca participação nas acções desenvolvidas pela escola. Para além disso, mostrou-se disponível em mobilizar mais parceiros para que a iniciativa venha a ser um sucesso.

(5)

Uma equipa composta por 3 colaboradores da FICASE visitou hoje, 28 de julho de 2014, as instalações do futuro projeto denominado “Restaurante Popular de Cabo Verde” – Comida D´Anjo, com o intuito de verem in loco o andamento dos trabalhos do referido projeto, nomeadamente, os últimos preparativos para a sua inauguração no dia 05 de setembro do presente ano. Este importante projeto de ação social que resulta de uma parceria entre a Compware, a FICASE, a ACRIDS e a Escola de Capelinha de Tira-chapéu tem como objetivo fornecer à população uma alimentação saudável, variada e de qualidade a um preço simbólico. Os trabalhos andam num bom rítmo, já que a pouco mais de um mês para da data prevista para a sua inauguração, praticamente todos os detalhes já estão cocluidos, inclusive a contratação de cerca de 30 funcionarios, todas em fase de treinamento, têm produzido diariamente 40 refeições. O projeto está a ser desenvolvido pela empresa Compware Informática e tem a capacidade de produção de 1500 refeições por dia, destinadas às populações com menos recursos da comunidade de Tira-chapéu, a um preço de 160$00 por dia(incluindo 3 refeições café da manhã, almoço e jantar). Uma outra novidade deste projeto é que contempla refeições para os alunos da escola de Tira-chapéu, neste caso, a custo zero.

Para a população em geral, é necessário a incrição com pré pagamento no valor de 4.800$ mensais, em que lhe é atribuido um cartão mediante o qual vai receber as refeições.

NOTÍCIAS DO DIA Edição Nº8 quarta-feira, 30 de Julhode 2014

COLABORADORES DA FICASE VISITAM

RESTAURANTE POPULAR DE CABO VERDE

(6)

PARCEIROS

PARCEIROS

PARCEIROS

PROGRAMAS

PROGRAMAS

PROGRAMAS

CANTINAS ESCOLARES

SAÚDE ESCOLAR KIT ESCOLAR MANUAIS ESCOLARES

BOLSAS DE ESTUDO

PAGAMENTO DE PROPINAS SUBSÍDIOS DE PROPINAS

APADRINHAMENTO

TRANSPORTE ESCOLAR RESIDÊNCIAS ESTUDANTIS

Todos esses programas têm como objetivo beneficiar os alunos dos vários subsistemas de ensino, quais sejam: EBI, Ensino Secundário, Formação Profissional e Ensino Superior. Mais de 100 mil alunos do EBI tomam as refeições quentes todos os dias. Hoje, graças ao serviço de saúde escolar, já é possível conhecer o nível de saúde dos alunos do EBI e assim podermos procurar parcerias e melhorar a saúde dos mesmos. Anualmente, cerca de 30/40 mil kits escolares são distribuídos aos alunos provenientes de famílias mais carentes. Produzimos manuais escolares para o ensino básico?, através do programa Edição de Manuais Escolares. Como medida de promover o mérito, todos os anos, são concedidos milhares de bolsas de estudos aos alunos do ensino superior, permitindo-lhes estudar sem se preocuparem com o pagamento das propinas, pois a FICASE paga diretamente às universidades. Ainda, pagamos propinas aos alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior, tendo como prioritários, os órfãos e os mais carenciados e que não cumprem todos os requisitos para a “Bolsas de Estudo”. Apadrinhamos centenas de alunos todos os anos, com a comparticipação dos padrinhos e das madrinhas da FICASE. Para aqueles que têm que percorrer uma distância grande até chegarem à escola/casa, e não dispõem de meios para tal, são-lhes pago transporte escolar. Do mesmo modo, há aqueles que frequentam as Residências Estudantis em São Vicente, Porto Novo e Ribeira Grande de Santo Antão, Santa Catarina e Praia em Santiago, visando promover a igualdade de oportunidades no acesso e na qualidade de ensino/aprendizagem.

MISSÃO

MISSÃO

“Promover a igualdade de oportunidades à comunidade educativa,

“Promover a igualdade de oportunidades à comunidade educativa,

desenvolvendo um conjunto de acções que garantam o sucesso e a

desenvolvendo um conjunto de acções que garantam o sucesso e a

qualidade do ensino e de aprendizagem”

qualidade do ensino e de aprendizagem”

VISÃO

VISÃO

“Ser uma instituição consolidada e de referência , capaz

“Ser uma instituição consolidada e de referência , capaz

de garantir a sustentabilidade de seus programas e o

de garantir a sustentabilidade de seus programas e o

alargamento de seu campo de atuação”

alargamento de seu campo de atuação”

Igualdade e Proporcionalidade Justiça e Imparcialidade

Espirito de Equipa e Dinamismo

Responsabilidade Social e Moral / Solidariedade

Gestão Participativa

Eficiência, Eficácia e Efetividade na Prestação de Serviços

Ética e Transparência

VALORES

Referências

Documentos relacionados

arbitrário para conseguir implantar com sucesso uma retórica opressiva e atrair seguidores (STENNER; HAIDT, 2018). Ao analisarmos a sociedade, portanto, entendemos

O tema proposto neste estudo “O exercício da advocacia e o crime de lavagem de dinheiro: responsabilização dos advogados pelo recebimento de honorários advocatícios maculados

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

The DCF model using the Free Cash Flow to the Firm (FCFF) method, estimates in the first place the Enterprise Value of the company, that represents the value of all future cash

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Como visto no capítulo III, a opção pelo regime jurídico tributário especial SIMPLES Nacional pode representar uma redução da carga tributária em alguns setores, como o setor