• Nenhum resultado encontrado

(Adaptado de Tzvetan Todorov, Viajantes e Indígenas, em Eugenio Garin. O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença, 1991, p.233.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "(Adaptado de Tzvetan Todorov, Viajantes e Indígenas, em Eugenio Garin. O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença, 1991, p.233."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Questões da Unicamp – Idade Média

01 – (Unicamp-2009) Os motivos que levaram Colombo a empreender a sua viagem evidenciam a complexidade da personagem. A principal força que o moveu nada tinha de moderna: tratava-se de um projeto religioso, dissimulado pelo tema do ouro. O grande motivo de Colombo era defender a religião cristã em todas as partes do mundo. Graças às suas viagens, ele esperava obter fundos para financiar uma nova cruzada. (Adaptado de Tzvetan Todorov, “Viajantes e Indígenas”, em Eugenio Garin. O Homem Renascentista. Lisboa: Editorial Presença, 1991, p.233.)

a) Segundo o texto, quais foram os objetivos da viagem de Colombo? b) O que foram as cruzadas na Idade Média?

02 – (Unicamp-2006) No contexto das invasões bárbaras do século X, os bispos da província de Reims registraram:

“Só há cidades despovoadas, mosteiros em ruínas ou incendiados, campos reduzidos ao abandono. Por toda parte, os homens são semelhantes aos peixes do mar que se

devoram uns aos outros.”

Naquele tempo, as pessoas tinham a sensação de viver numa odiosa atmosfera de desordens e de violência. O feudalismo medieval nasceu no seio de uma época

conturbada. Em certa medida, nasceu dessas mesmas perturbações. (Adaptado de Marc Bloch, A sociedade feudal. Lisboa: Edições 70, 1982, p. 19.)

a) Estabeleça as relações entre as invasões bárbaras e o surgimento do feudalismo. b) Identifique duas instituições romanas que contribuíram para a formação do feudalismo na Europa medieval. Explique o significado de uma delas.

03 – (Unicamp-2005) A igreja era, com freqüência, o único edifício de pedra em toda a redondeza; era a única grande construção em muitas léguas e seu campanário era um ponto de referência. Aos domingos e durante o culto, todos os habitantes podiam encontrar-se ali, e o contraste entre o edifício grandioso, com suas pinturas, talhas e esculturas, e as casas humildes em que as pessoas viviam, era esmagador. (Adaptado de E.H. Gombrich, História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1993, p. 126).

a) Baseado no texto, indique três características do edifício da igreja na cidade medieval.

(2)

04 – (Unicamp-2011) No início do século XIV, o inquisidor Bernardo Guy escreveu um Manual do Inquisidor, no qual descrevia como se ingressava na seita herética que ficou conhecida pelo nome de pseudoapóstolos: “Perante algum altar, na presença de

membros da seita, o candidato se despe de suas roupas, como sinal de renúncia a tudo que possui, para seguir com perfeição a pobreza evangélica. Também se exige que ele prometa não obedecer a nenhum mortal, mas só a Deus, como se fosse um apóstolo sujeito apenas a Cristo e a ninguém mais.”

(Adaptado de Nachman Falbel, Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 66.)

a) Por quais razões essa heresia era uma ameaça para a Igreja do período?

b) Caracterize a relação entre o poder religioso e o poder temporal na baixa Idade Média.

Respostas

01 – Resposta Esperada

a) Conforme o texto, com sua viagem, Colombo tinha como objetivos defender a religião cristã em todas as partes do mundo e obter fundos para financiar uma nova cruzada.

b) Fundamentalmente o candidato deveria identificar o caráter das cruzadas como uma guerra santa, isto é, expedições militares promovidas pelos cristãos contra os infiéis. Poderiam ser mencionados como objetivos das cruzadas, por exemplo, a retomada de Jerusalém, que estava em poder dos muçulmanos, ou os interesses europeus na expansão de suas relações comerciais.

01 - Comentários

A questão procurou trabalhar o tema das cruzadas em dois diferentes registros

históricos. Para responder ao item a, o candidato deveria retornar ao enunciado, no qual encontraria o termo “cruzada” em uma associação pouco usual, embora com um tema tradicional dos programas de história – as grandes navegações e a descoberta da América. Nesse sentido, o desafio proposto pela questão era fazer o candidato refletir sob o enfoque da continuidade, não da ruptura, entre aspectos da história medieval e moderna; no caso, o aspecto abordado era a motivação religiosa que condicionava o interesse econômico da expedição de Colombo. Dentro desse enquadramento, o nível de exigência da questão era relativamente simples, requerendo, em seu item a, a leitura e entendimento da citação a fim de extrair dela as informações solicitadas. No item b, passava-se do emprego mais geral do termo “cruzada” para a especificidade histórica das Cruzadas como eventos ocorridos na Idade Média e cuja definição era solicitada do candidato. Assim, esse item, ainda que se mantendo no nível da informação, propunha

(3)

um exercício intelectual de certa complexidade, uma vez que, para construir sua resposta, o aluno teria que mobilizar informações relativas a diferentes níveis de pertinência ao tema – características, causas, objetivos –, de modo a formar uma idéia de processo histórico. Nesse caso, a maior dificuldade percebida foi quanto à

capacidade de definir a particularidade das Cruzadas como uma guerra santa, sendo muito comum nas respostas a idéia de uma romaria, peregrinação, viagem, ou coisas do gênero.

02 – Resposta Esperada

a) Para estabelecer as relações entre as invasões bárbaras e o surgimento do feudalismo, o candidato poderia partir das informações que lhe foram fornecidas pelo enunciado, e que relacionam o surgimento do feudalismo à desordem e à violência da época, para chegar à explicação daquele processo. Nesse sentido, poderia mencionar, por exemplo, o êxodo urbano e a ruralização da sociedade, a descentralização e a fragmentação do poder político, o fortalecimento dos laços de dependência pessoal ou a privatização da defesa militar como traços da sociedade feudal que se relacionam com as invasões da Alta Idade Média.

b) Essa pergunta requer do candidato a percepção do feudalismo como um processo histórico, na medida em que a questão enfatiza o que permanece do Império Romano na formação do sistema feudal na Europa medieval. Dentre as instituições do período romano que contribuíram para a formação do feudalismo, são exemplos: as vilas (grandes propriedades rurais auto-suficientes), o colonato (sistema de trabalho que criava uma relação de dependência entre um trabalhador e um senhor de terras), a Igreja (responsável pela preservação e transmissão de parte da cultura romana aos novos reinos germânicos).

02 - Comentários

Esta questão solicitava do candidato, por um lado, o estabelecimento de relações entre dois processos históricos e, por outro, a identificação de um processo de longa duração entre dois períodos históricos tradicionalmente apresentados separados. Este caráter transtemporal, exigindo do candidato um raciocínio histórico, mais do que o domínio de informações, determinou o seu nível de dificuldade. No primeiro item, as informações presentes no enunciado, relativas à desordem e à violência da época, não constituíam uma resposta, mas permitiam ao candidato construir um raciocínio direcionado à caracterização do surgimento do feudalismo como uma estratégia de proteção para as pessoas que viviam em uma época conturbada. Nesse sentido, uma resposta comum, em sua formulação mais simples, foi aquela em que o candidato mostrava ao menos

perceber os dois lados da relação, quando o senhor feudal oferecia proteção aos servos em troca do trabalho destes. O desenvolvimento deste raciocínio, que passava pelo êxodo urbano, a descentralização do poder político e o fortalecimento dos laços de dependência pessoal, estava presente nas respostas mais bem elaboradas, nas quais se demonstrava a compreensão da idéia de processo. Em seguida, no item b da questão, novamente cobrava-se do candidato a percepção de um processo histórico, identificando na formação do feudalismo a permanência das instituições romanas. As respostas a este item revelaram que a grande maioria dos vestibulandos tem memorizado o nome de alguma instituição pertinente à questão, mas encontra dificuldade em explicar o seu sentido em um processo histórico.

(4)

03 – Resposta Esperada

a) Dentre as características da igreja na Idade Média, como obra arquitetônica, pode-se mencionar a magnitude do edifício em contraste com as demais edificações, o seu corpo de pedra, o lugar do campanário como uma referência para a vida coletiva, sendo um lugar por excelência de culto religioso.

b) A divulgação da fé ocorria, dentre outros modos, pela utilização dos vitrais, das pinturas, das talhas (ou seja, através do próprio edifício da igreja), bem como pela atuação dos mosteiros e expansão de novas ordens religiosas, pela cristianização de povos ditos bárbaros, pelo uso das imagens para recontar hagiografias e passagens bíblicas, pelo trabalho dos copistas das obras católicas, pelas procissões e festas católicas do calendário cristão, pelos sermões e pregações presentes nos ritos e pela interpretação canônica da Bíblia.

03 - Comentários

Esta questão recortava a Idade Média através das formas de cristianização da população na Europa. Para isso, destacava a importância da igreja, como obra de arquitetura, e as mensagens religiosas inscritas nesse edifício. Não se tratava, então, da igreja como a forte instituição da Idade Média, mas desse edifício presente em várias localidades da Europa e espalhado por toda ela. Assim, a cristianização não se resumia a um ato institucional deliberado pelos círculos papais, mas era introduzida e reforçada no cotidiano de cada um. Aqui, a grande maioria dos estudantes se baseou no enunciado para responder este item, evidenciando sua capacidade de leitura e interpretação textual. Por outro lado, esta questão assinalava a importância da cultura visual católica nesse período e numa sociedade oral, bem como sua eficácia para difundir a crença religiosa por meio da imagética cristã – repetida, muitas vezes, nas esculturas, talhas, vitrais, procissões, que encontravam sua correspondência textual e oral nas encenações das vidas de santos ou de Cristo, nos sermões e nas missas. Nesta questão, o candidato não analisava um documento visual, como fez em outra questão da prova, mas se detinha em caracterizar a função e o uso de certas imagens a favor da religião católica.

04 – Resposta Esperada

a) A heresia mencionada no texto poderia ser considerada uma ameaça ao poder da Igreja porque pregava a pobreza, enquanto a Igreja acumulava uma grande riqueza; e porque recusava a obediência ao papa e a toda a hierarquia eclesiástica.

b) A relação entre o poder religioso e o poder temporal na baixa Idade Média pode ser caracterizada a partir de diferentes situações históricas. Por um lado, a Igreja legitimava a estratificação social, justificando a existência das três ordens (trabalhadores,

guerreiros e clero) nas quais se dividia a sociedade; a Igreja também legitimava o poder político, na medida em que ungia os reis; além disso, a própria Igreja exercia o poder temporal, já que era uma grande senhora feudal; o poder temporal, o chamado “braço secular”, era quem punia os hereges que a Igreja perseguia por meio da Inquisição. Por outro lado, essa relação também se caracterizava pelo conflito entre os dois poderes, como se viu na Querela das Investiduras e na existência de dois papas simultâneos durante o cisma de Avignon. Poderia ser mencionado também que, naquele momento, o início da centralização monárquica enfraquecia o poder da Igreja.

(5)

04 - Comentários

O item a dessa questão propunha um exercício de leitura que não se limitava à apreensão de informações presentes no texto, mas exigia a interpretação dessas

informações. Dessa maneira, o candidato precisava partir do entendimento do texto para estabelecer uma relação entre essas informações e o contexto a que o texto se refere, ou seja, relacionar as características da heresia descrita às características da Igreja que estariam sendo ameaçadas. O item b também propunha um exercício de alguma complexidade, na medida em que apresentava dois conceitos – poder religioso e poder temporal – e solicitava ao candidato que estabelecesse a relação entre ambos para aquele contexto específico.

Referências

Documentos relacionados

Sempre dou graças a meu Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus; 5porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo

Artes e Comunicação: Titular - Professor Assistente Doutor Luiz Augusto Teixeira Ribeiro; Suplente - 16.. Professor Assistente Doutor João Eduardo Hidalgo; Titular -

Assim, de acordo com a autora, a melhoria do ensino de Matemática envolve um processo de diversificação metodológica, exigindo novas competências do professor, tais como: ser capaz

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do

Considerando que o MeHg é um poluente ambiental altamente neurotóxico, tanto para animais quanto para seres humanos, e que a disfunção mitocondrial é um