• Nenhum resultado encontrado

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 63/360

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 63/360"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

SIMULADO – 63/360

GERAL

INSTRUÇÕES

▪ TEMPO: 30 MINUTOS

▪ MODALIDADE: CERTO OU ERRADO ▪ 30 QUESTÕES

COMPOSIÇÃO DO SIMULADO

▪ 30 Questões de Diversas Matérias

DEMAIS SIMULADOS NO LINK

ABAIXO

CLIQUE AQUI

REDE SOCIAL

CURTA NOSSA PÁGINA

MATERIAL LIVRE

Este material é GRATUITO e pode ser divulgado e compartilhado: A Casa do Simulado autoriza. A venda desse material é proibida!

IMPORTÂNCIA DO TREINO

DIÁRIO

É de conhecimento de todos que fazer questões é um dos melhores métodos de absorção de conteúdo, em contrapartida nem todos podem dispender tempo para se organizar e realizar questões com a frequência necessária para manutenção dos conceitos. Todo dia haverá um minissimulado novo, se não puderem fazer todos os dias, ao menos no final de semana treine, a equipe da Casa do Simulado deseja a todos bons estudos.

(3)

PORTUGUÊS

TEXTO I

Texto 1 – Coordenação entre órgãos gestores Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio para lidar com situações emergenciais e atuar em casos que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade. O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos que muitas vezes impedem que os procedimentos planejados de emergência sejam adotados. Nesses casos, passam a exigir ações mais criativas e diferenciadas, devendo ser planejadas por equipes de técnicos especializados, com a parceria das universidades.

O gerenciamento de acidentes de trânsito, como a velocidade que se desfaz o local de uma batida numa via estrutural, envolve o uso de equipamentos especiais, como helicópteros, e de pessoal devidamente treinado para isso. É crucial haver integração e coordenação entre os órgãos gestores da mobilidade urbana, para solucionar rapidamente as demandas dessa natureza. Situações como obras, fechamento de ruas e de faixas de tráfego, enchentes, alagamentos das vias e quedas de encostas e árvores, que impedem a circulação normal de veículos, necessitam de sinalização adequada, de informação relevante e bem veiculada em várias mídias, de agentes de trânsito devidamente preparados, de cavaletes e indicação dos desvios possíveis, para diminuir os impactos negativos.

Podemos fazer analogia com um infarto e um AVC, que impedem o fluxo de sangue e exigem providências urgentes para que a pessoa não morra. O mesmo fenômeno ocorre com o trânsito, para que o fluxo seja restabelecido o mais rápido possível.

(Eva Vider, O Globo, 9/10/2015 - adaptado)

QUESTÕES

Julgue os itens 1 a 5 em relação ao Texto I. 1. O segmento “Um Plano de Contingência para o Trânsito necessita de planejamento prévio..." se refere a uma ação potencial, e não real.

2. O segmento “que venham a causar transtornos nos principais corredores viários de uma cidade" se refere a uma ação potencial, e não real.

3. O segmento “O aumento progressivo da frota de veículos provoca congestionamentos..." se refere a uma ação potencial, e não real.

4. O segmento “Nesses casos, passam a exigir ações mais criativas e diferenciadas, ..." se refere a uma ação potencial, e não real.

5. O segmento “...devendo ser planejadas por equipes de técnicos especializados, com a parceria das universidades" se refere a uma ação potencial, e não real.

INFORMÁTICA

Julgue os itens 6 a 8 em relação ao envio de e-mail.

6. O campo “Para” ("To") deve ser preenchido com o endereço de correio eletrônico, para o qual se deseja enviar a mensagem, sem preservar a privacidade do destinatário.

7. O campo "CC" deve ser preenchido com o endereço de correio eletrônico, para o qual se deseja enviar uma cópia oculta da mensagem, preservando a privacidade do destinatário.

8. O campo “CCO” ("BCC") deve ser utilizado e preenchido com o endereço de correio eletrônico, para o qual se

(4)

deseja enviar uma cópia da mensagem, sem preservar a privacidade do destinatário.

RLM

Julgue os itens 9 e 11 em relação ao raciocínio matemático.

Em uma empresa, as férias de cada um dos 50 empregados podem ser marcadas na forma de trinta dias ininterruptos, ou os trinta dias podem ser fracionados em dois períodos de quinze dias ininterruptos ou, ainda, em três períodos de dez dias ininterruptos. Em 2013, depois de marcadas as férias de todos os 50 empregados, constatou-se que 23, 20 e 28 deles marcaram os trinta dias de férias ou parte deles para os meses de janeiro, fevereiro e junho, respectivamente. Constatou-se, também, que, nesse ano, nenhum empregado marcou férias para algum mês diferente dos mencionados.

Tendo como referência as informações acima, julgue os itens que se seguem.

9. Suponha que, em 2013, mais de 5/6 dos empregados que não marcaram férias para fevereiro eram do sexo feminino e mais de 2/3 dos que não marcaram férias para janeiro eram do sexo masculino. Nessa situação, é correto afirmar que, em 2013, havia na empresa no máximo 12 mulheres a mais que homens.

10. Dona Olga utilizou uma metodologia diferente para distribuir chocolates para as crianças de um orfanato nessa páscoa. Ela comprou 32 barras de chocolate e realizou o seguinte procedimento: a primeira barra ela colocou numa caixa amarela, a segunda barra ela dividiu ao meio e colocou os pedaços em uma caixa verde, a terceira barra ela dividiu em três pedaços iguais e os colocou em uma caixa branca, a quarta barra ela dividiu em quatro

pedaços iguais e os colocou em uma caixa azul, a quinta barra ela dividiu em cinco pedaços iguais e os colocou em uma caixa rosa, a sexta barra ela fez semelhante à primeira, a sétima semelhante à segunda, a oitava semelhante à terceira e, assim, sucessivamente, de modo que todas as barras de chocolate compradas por ela ficassem em alguma dessas caixas. Em seguida, cada chocolate (barra inteira ou parte de uma barra) foi embrulhado em um saquinho de celofane, e distribuído para as crianças. Ana, filha de Dona Olga, a ajudou nessa distribuição, de modo que se encarregou de distribuir metade das metades de barra e também dois terços dos terços de barra. Sabendo que cada criança desse orfanato recebeu apenas um saquinho de celofane contendo chocolate, é correto afirmar que o número de crianças atendidas por Ana é igual a 19.

11. Caio e Bruninho trabalham juntos em determinado setor de uma empresa onde os funcionários são avaliados semanalmente e seus resultados são expressos por estrelas coloridas. Como únicos trabalhadores do setor, eles irão dividir um prêmio de 18 mil reais em quantidades que são, ao mesmo tempo, inversamente proporcionais ao número de estrelas vermelhas (dadas a quem tem desempenho semanal abaixo da meta estabelecida) e diretamente proporcionais à quantidade de estrelas azuis (dadas a quem tem desempenho semanal acima da meta estabelecida), obtidas ao longo do ano. Sabe-se que Bruninho obteve, ao longo do ano, 40 estrelas vermelhas e 12 estrelas azuis, e que Caio obteve 25 estrelas vermelhas e 6 estrelas azuis. Dessa forma, é correto afirmar que Caio recebeu 2 mil reais a mais do que Bruninho.

(5)

LEI 8.112/ÉTICA

Julgue os itens 12 a 16 em relação às férias e às licenças do servidor público conforme a Lei 8.112.

12. A critério da Administração, poderão ser concedidas ao servidor ocupante de cargo efetivo ou em estágio probatório, licenças para tratar de assuntos particulares pelo prazo de até três anos consecutivos, com ou sem remuneração. 13. O servidor exonerado do cargo efetivo,

ou em comissão, perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício, ou fração superior a quatorze dias.

14. As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública.

15. A licença concedida dentro de sessenta dias do término de outra da mesma espécie não será considerada como prorrogação.

16. O servidor terá direito a licença, com remuneração, durante o período que mediar entre a sua escolha em convenção partidária, como candidato a cargo eletivo, e a véspera do registro de sua candidatura perante a Justiça Eleitoral.

Julgue os itens 17 e 19 em relação às vedações impostas ao servidor pelo Decreto nº 1.171/94.

17. Iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em serviços públicos.

18. Solicitar ou receber qualquer tipo de ajuda financeira para o cumprimento da sua missão.

CONSTITUCIONAL

Julgue os itens 19 a 22 em relação aos Estados Federados.

19. Aos Estados cabe explorar, diretamente ou mediante permissão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, cuja regulamentação se fará mediante medida provisória.

20. Incluem-se, dentre outros bens dos Estados, as águas emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União.

21. A iniciativa popular é privativa do processo legislativo federal, não cabendo, portanto, na esfera estadual. 22. Compete às Assembleias Legislativas dispor, entre outras situações, sobre sua polícia e prover os respectivos cargos. Julgue os itens 23 a 25 em relação ao Banco Central.

23. O Banco Central está impedido constitucionalmente de conceder empréstimos.

24. O Banco Central está investido constitucionalmente da competência de emitir moeda e não pode delegar essa competência a nenhum outro órgão. 25. Caso pretenda regular a oferta de

moeda, o Banco Central poderá comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional.

ADMINISTRATIVO

Julgue os itens 26 a 30 em relação à concessão de serviços públicos.

(6)

26. Pode ser realizada com dispensa ou inexigibilidade de licitação.

27. É a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos.

28. É a delegação de sua prestação, feita pelo poder concedente, mediante licitação, na modalidade concorrência. 29. Nos termos da normativa de regência, não é admitida a subconcessão de serviços públicos.

30. A transferência do controle societário da concessionária independe de aprovação do poder concedente.

(7)

FOLHA DE RESPOSTAS

ANOTAÇOES: Questão Resposta

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(8)

GABARITO

Questão Resposta ANOTAÇOES:

01 E 02 C 03 E 04 E 05 E 06 C 07 E 08 E 09 C 10 C 11 E 12 E 13 C 14 C 15 E 16 E 17 C 18 C 19 E 20 C 21 E 22 C 23 E 24 C 25 C 26 C 27 E 28 C 29 E 30 E

(9)

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Responda às alíneas aplicando o Método dos Deslocamentos. a) Determine os deslocamentos dos nós da estrutura;. b) Determine as reações

São descritos a montagem e o procedimento desenvolvido para a aquisição e analise de imagens obtidas com os novos detectores de bolha BDS, para dosimetria de nêutrons ou nas