• Nenhum resultado encontrado

Abafadores Instalação em ambiente aberto out door, ou internamente in door

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Abafadores Instalação em ambiente aberto out door, ou internamente in door"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

Abafadores de ruído para instalação a jusante de válvulas de alívio, válvulas redutoras ou válvulas de segurança, para liberação de vapor de água em ambiente aberto ou internamente na tubulação onde o ruído é inerente, em unidades industriais.

Fornecimento de abafadores de Ruído para operar conforme especificações técnicas descritas na proposta Técnica.

Abafadores – Instalação em ambiente aberto “out door”,

ou internamente “in door”

Descritivo técnico dos abafadores de ruído TECNOVAL Redução de ruído

Princípios básicos

A transmissão de uma onda sonora nada mais é que a transmissão da energia sonora. Define-se como intensidade sonora é a potência transmitida por unidade de área normal a propagação. Matematicamente pode-se expressão Intensidade sonora em um meio de propagação livre e homogêneo como sendo:

O som é um fenômeno vibratório resultante de variações da pressão no ar. Essas variações de pressão se dão em torno da pressão atmosférica e se propagam longitudinalmente, à velocidade de 344 m/s para 20 º C.

A definição de ruído pode ser dada como um som indesejável, desagradável ou insalubre que pode ser muito subjetiva. Mas fisicamente define-se ruído como todo fenômeno acústico não periódico, sem a existência de componentes harmônicos definidos.

Conceitos e Nomenclatura, Características físicas do som

Energia Sonora – é a parte da energia mecânica transformada sob forma de som, medidas em Joules (J)

É a energia sonora por unidade de tempo, e medida em watts (W). Se uma fonte geradora de som emite uma potencia sonora W num meio de propagação livre, a intensidade sonora I em qualquer ponto a uma distancia r da fonte é dada por: W=4 . r hh2

I - intensidade sonora p - densidade do meio c - velocidade do som no meio - pressão sonora eficaz

Ps

I

=

p c

P

2 s

g

.

Intensidade sonora

Potencia sonora

(3)

Nível de potência sonora – O nível de potência sonora de uma fonte geradora de som, em decibéis, e dada pela expressão:

L - Nível Potência Sonora s W - Potencia sonora.

so W - Potencia sonora de referencia normalmente considerada 10-12 Watts. Pressão sonora – é a pressão de perturbação oscilatória da pressão

atmosférica, a qual produz a sensação auditiva. O valor da pressão sonora é normalmente dado em função do seu valor meio quadrático ou valor eficaz. ível de pressão sonora – é dada pela expressão:

SPL - Nível de pressão sonora s P - Pressão sonora

so P - Pressão sonora eficaz normalmente considerada 2 x 10-4

Basicamente são três tipos de ruídos gerados por válvulas

A - Ruído mecânico é gerado através da vibração mecânica das partes móveis da válvula, por exemplo, o obturador, devido ao efeito massa mola quer formam a parte vedante do obturador, e a haste respectivamente.

Quando fala-se em ruído mecânico há de considerar os seguintes tipos

Ruído gerado por vibração a freqüência natural das partes móveis.

Ruído gerado por oscilação vertical do obturador.

Ruído gerado por vibração horizontal do obturador e guias do obturador.

B – Ruído hidrodinâmico ou aerodinâmico

Hidrodinâmico, produzido por líquidos pelo fenômeno de cavitação.

Aerodinâmico, produzido pelo escoamento de gases e vapores a altas velocidades.

Este é o ruído mais importante produzido pelas válvulas e talvez o que

se pronuncia com maior facilidade em virtude da alta velocidade de escoamento que é própria dos fluídos incompressíveis. O ruído aerodinâmico surge principalmente quando a velocidade de escoamento do fluxo atinge níveis sônicos e supersônicos, embora exista produção também de ruído a aerodinâmica em velocidades

subsônica, devido principalmente as grandes vazões.

A potência acústica produzida por um fluxo de gases escoando através de um bocal, é um produto da transformação da potencia (reconversão da energia cinética

em energia de pressão estática produzida pela turbulência originária das ondas de choque), que ocorre quando da passagem do fluxo através da restrição, e essa potencia acústica cresce a oitava potencia da velocidade subsônica e a 6,5 de potencia da velocidade supersônica. Tal concepção de origem da potencia acústica, adaptada a válvulas, é a base do equacionamento teórico para o cálculo do nível de ruído aerodinâmico (SPL).

Tipos de ruídos gerados por válvulas

(4)

No Brasil, os critérios para medição e avaliação do ruído em ambientes são fixados pelas Normas Brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas. As principais são :

NBR 7731 - Guia para execução de serviços de medição de ruído aéreo e avaliação dos seus efeitos sobre o homem: NBR 10151 - Avaliação do ruído em áreas habitadas visando o conforto da comunidade;

NBR 10152 (NB-95) - Níveis de ruído para conforto acústico.

Limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente, segundo Norma regulamentadora no 15, capítulo V, título II, da Consolidação das Leis de Trabalho, relativo a segurança e Medicina do Trabalho

(5)

85 8 horas 86 7 horas 87 6 horas 88 5 horas 89 4 horas e 30 min. 90 4 horas 91 3 horas e 30 min. 92 3 horas 93 2 horas e 30 min. 94 2 horas e 15 min. 95 2 horas 96 1 hora e 45 min. 98 1 hora e 15 min. 100 1 hora 102 45 minutos 104 35 minutos 105 30 minutos 106 25 minutos 108 20 minutos 110 15 minutos 112 10 minutos 114 8 minutos 115 7 minutos

Nível de ruído dB(A)

Máxima exposição

contínuo ou intermitente diária permissível

Silenciadores, Abafadores ou Atenuadores de ruído podem ser aplicados na exaustão de gases e vapores em válvulas de controle e alívio podendo ser em linhas fechadas ou descarga para atmosfera, ou para aspiração e descarga de compressores, ventiladores e exaustão de turbinas a gás.

Dependendo da aplicação os atenuadores podem ser puramente do tipo absorventes (princípio de redução de ruído pela absorção das ondas sonoras) ou reativos (principio de redução de ruído pela ressonância das ondas sonoras), ou ainda uma combinação de ambos.

Abafadores absorventes são aqueles onde se possuem internos que proporcionam redução de ruído pelo princípio de deformação de materiais absorventes de ruído como fibras, elastômeros, esponjosos e ou tecidos, realizando assim a dissipação de energia sonora das ondas de ruído.

Abafadores reativos são aqueles que se possuem internos que proporcionam redução de ruído pelo princípio de interferência entre as ondas sonoras, causando dissipação da energia sonora pela ressonância gerada.

Abafadores devem possuir como objetivo, mínima perda de carda, normalmente inferior a 0,2 bar, podendo ser dimensionados para perdas de até 15 mm.c.a., mantendo um nível de ruído máximo equivalente a 89 dB(A), em um período de 4,5 horas.

Abafadores standard fabricados pela TECNOVAL para uso com vapores de água saturado ou superaquecidos, atingem atenuação global de aproximadamente 15 a 25 dB (A) do ruído gerado, para diâmetros nominais de bocais de alimentação das tubulações entre 3 a 22 polegadas. Em relação a vazão, variam entre 20 a 100 toneladas de vapor por hora.

Os Abafadores de Ruídos TECNOVAL são disponíveis na versão com Chapéu para proteção contra chuva, na versão sem Chapéu em áreas onde na não risco de chuva afetar o equipamento.

Também estão disponíveis nas Versões BP (Baixa Pressão) e AP(Alta Pressão). AR – BP: Abafador de Ruídos – Baixa Pressão

AR – AP: Abafador de Ruídos – Alta Pressão

(6)

A garantia será válida mediante as seguintes condições operacionais:

Desempenho dependerá das pressões, vazões e temperaturas que foram as especificadas no fornecimento.

Corrosão, o vapor de água ou vapor vegetal, deverá apresentar características de pH neutro, sem apresentarem contaminantes corrosivos. Atenuadores especiais devem ser fabricados para condições diferentes das normais.

Exige-se que a tubulação principal de alimentação do abafador seja drenada, evitando arraste de condensado que pode danificar os internos do atenuador de ruído.

Quer seja válvula de segurança ou válvula de alívio que alimenta o atenuador, esta não deverá apresentar efeito de “chatering” e “flutting” (violenta oscilação do fluxo, provocada pela instabilidade do fluxo) o que certamente danificará os internos do atenuador.

Da mesma forma como acima, não deverá existir vazamentos contínuos de vapor, pois a umidade constante no equipamento danificará o atenuador.

Descarga do atenuador deverá ser totalmente livre para a atmosfera, isenta de qualquer conexão auxiliar ou coletora.

Garantia

Guincho ou Talha para içamento das partes móveis

Será considerado para a contagem do tempo de garantia, o momento que o equipamento for considerado entregue, tendo em vista que a instalação ao tempo danifica os equipamentos e lhes encurta a vida útil, já que os elementos das intempéries provocam danos aos equipamentos construídos em chaparia.

Considerando a constante de 720h/mês, a garantia se estenderá por 14 meses, ou 10.080 horas.

Papelão grafitado – 1/16” – 10m²

Manta MI39CT – 3000 x 1250 x 100mm – 93,75m²

Véu sintético D-40 GRS/m² - 4,7Kg

Lista de Sobressalentes

Lista de Ferramentas Especiais

1 – Soltar os parafusos do flange superior; 2 – Soltar o parafuso central;

3 – Retirar os filtros;

4 – Analisar as condições do filtro, caso esteja danificado, o mesmo deverá ser substituído; Obs.:

A água da Chuva que se encontra dentro do equipamento, quando o mesmo estiver parado (sem escoamento de vapor), fluirá pelos furos até a válvula de alívio.

O ideal é que seja instalada uma válvula de dreno entre o abafador e a válvula de alívio.

(7)

Instalação

Disponível na versão

com ou sem chapél de

proteção contra chuva

(8)
(9)
(10)
(11)

Costado

Chapa ASTM A 36 – ¼” Jateamento – SA 2.5

Pintura exteHrna em Alumínio Alta Temperatura

Distribuidor Geral de Vapor Cilindro Perfurado

Jateamento – SA 2.5

ATENUAÇÃO DE BAIXAS FREQUÊNCIAS

Câmara de Reação

Projetada para reduzir volume de vapor ATENUAÇÃO DE BAIXAS FREQUÊNCIAS

Câmara de Absorção

Dimensionada para reduzir pressão de vapor ATENUAÇÃO DE ALTAS FREQUÊNCIAS

Refil da Câmara de Reação Envoltória do cilindro central – externa Mídia de absorção em Lã de rocha Manta de proteção em fibra de vidro Chapa de fechamento

Chapa perfurada 1,5mm AISI 304 Fio de arame BWG 16

HRefil da Câmara de Absorção Envoltória do costado externo

Chapa Externa MSG 16 – Pintura em Alumínio Alta Temperatura Mídia de absorção em Lâ de rocha

Manta de proteção em fibra de vidro Chapa de fechamento

Chapa perfurada 1,5mm AISI 304 Fio de arame BWG 16

Obs.Esses matérias podem sofrer alteração conforme a necessidade de cada cliente.

Desenhos de Conjunto

Documentos que Acompanham o Equipamento

Certificados de matéria-prima

Certificados de Ensaios com LP (S/inspetor SNQC) Plano Geral de inspeção e Teste

Data Book

(12)

Referências

Documentos relacionados

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

A organização do artigo apresenta, inicialmente, uma discussão conceitual acerca dos processos de ensino e aprendizagem a partir das aulas produzidas e vivenciadas na relação

Nas regiões de altitudes elevadas, assim como nas de maiores latitudes, a temperatura restringe o período de plantio, exercendo grande influência no crescimento e desenvolvimento

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

violaceum (encoding for 13 tsr, 15 tar, 9 trg, and 4 tap), added to the multiple copies of the chemotaxis genes (four CheA, three CheB, two CheD, three CheR, three CheV, five CheY,

Para se buscar mais subsídios sobre esse tema, em termos de direito constitucional alemão, ver as lições trazidas na doutrina de Konrad Hesse (1998). Para ele, a garantia

A atuação médica no Piauí, intensificada apenas no final da década de 1930, ampliou-se com a chegada de novos médicos oriundos das Faculdades de Medicina,