• Nenhum resultado encontrado

Arte. Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada º ano 3 Bimestre. Disciplina Curso Bimestre Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Arte. Caderno de Atividades Pedagógicas de Aprendizagem Autorregulada º ano 3 Bimestre. Disciplina Curso Bimestre Ano"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Aluno

Arte

Caderno de Atividades

Pedagógicas de

Aprendizagem

Autorregulada - 03

8º ano | 3° Bimestre

Disciplina

Curso

Bimestre

Ano

Arte Ensino Fundamental

Habilidades Associadas

1. 1. Conhecer/Reconhecer as modalidades teatrais híbridas (teatro-dança, instalações, performances interativas, videoteatro, entre outras).

2. Compreender os processos de internacionalização da música brasileira, destacando o rock, das origens às manifestações no Brasil.

3. Experimentar artisticamente a partir do contato com a arte contemporânea. 4. Situar e compreender as relações entre dança e saúde.

(2)

A Secretaria de Estado de Educação elaborou o presente material com o intuito de estimular o envolvimento do estudante com situações concretas e contextualizadas de pesquisa, aprendizagem colaborativa e construções coletivas entre os próprios estudantes e respectivos tutores – docentes preparados para incentivar o desenvolvimento da autonomia do alunado.

A proposta de desenvolver atividades pedagógicas de aprendizagem autorregulada é mais uma estratégia pedagógica para se contribuir para a formação de cidadãos do século XXI, capazes de explorar suas competências cognitivas e não cognitivas. Assim, estimula-se a busca do conhecimento de forma autônoma, por meio dos diversos recursos bibliográficos e tecnológicos, de modo a encontrar soluções para desafios da contemporaneidade, na vida pessoal e profissional.

Estas atividades pedagógicas autorreguladas propiciam aos alunos o desenvolvimento das habilidades e competências nucleares previstas no currículo mínimo, por meio de atividades roteirizadas. Nesse contexto, o tutor será visto enquanto um mediador, um auxiliar. A aprendizagem é efetivada na medida em que cada aluno autorregula sua aprendizagem.

Destarte, as atividades pedagógicas pautadas no princípio da autorregulação objetivam, também, equipar os alunos, ajudá-los a desenvolver o seu conjunto de ferramentas mentais, ajudando-o a tomar consciência dos processos e procedimentos de aprendizagem que ele pode colocar em prática.

Ao desenvolver as suas capacidades de auto-observação e autoanálise, ele passa ater maior domínio daquilo que faz. Desse modo, partindo do que o aluno já domina, será possível contribuir para o desenvolvimento de suas potencialidades originais e, assim, dominar plenamente todas as ferramentas da autorregulação.

Por meio desse processo de aprendizagem pautada no princípio da autorregulação, contribui-se para o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o aprender-a-aprender, o aprender-a-conhecer, o aprender-a-fazer, o aprender-a-conviver e o aprender-a-ser.

A elaboração destas atividades foi conduzida pela Diretoria de Articulação Curricular, da Superintendência Pedagógica desta SEEDUC, em conjunto com uma equipe de professores da rede estadual. Este documento encontra-se disponível em nosso site www.conexaoprofessor.rj.gov.br, a fim de que os professores de nossa rede também possam utilizá-lo como contribuição e complementação às suas aulas.

Estamos à disposição através do e-mail curriculominimo@educacao.rj.gov.br para quaisquer esclarecimentos necessários e críticas construtivas que contribuam com a elaboração deste material.

Secretaria de Estado de Educação

(3)

Caro aluno,

Neste caderno, você encontrará atividades diretamente relacionadas a algumas habilidades e competências do 3° Bimestre do Currículo Mínimo de Arte do 8º ano do Ensino Fundamental. Estas atividades correspondem aos estudos durante o período de um mês.

A nossa proposta é que você, aluno, desenvolva estas Atividades de forma autônoma, com o suporte pedagógico eventual de um professor, que mediará as trocas de conhecimentos, reflexões, dúvidas e questionamentos que venham a surgir no percurso. Esta é uma ótima oportunidade para você desenvolver a disciplina e independência indispensáveis ao sucesso na vida pessoal e profissional no mundo do conhecimento do século XXI.

Neste Caderno de Atividades, vamos aprender algumas características da arte! Na primeira aula deste caderno, você vai conhecer as Formas Teatrais Híbridas (teatro-dança, instalações, performances interativas, vídeo teatro, etc), através dos Parangolés de Helio Oiticica. Na segunda aula vamos estudar sobre o rock e a internacionalização da música brasileira. Na terceira aula vamos conhecer artistas contemporâneos como Arthur Bispo do Rosário e Vik Muniz que utilizam materiais inusitados em sua obra de arte.

Este documento apresenta 03 (três) aulas. As aulas são compostas por uma

explicação base, para que você seja capaz de compreender as principais ideias

relacionadas às habilidades e competências principais do bimestre em questão, e

atividades respectivas. Leia o texto e, em seguida, resolva as Atividades propostas. As

Atividades são referentes a um tempo de aula. Para reforçar a aprendizagem, propõe-se, ainda, uma avaliação e uma pesquisa sobre o assunto.

Um abraço e bom trabalho!

(4)

Introdução ...03

Aula 1: os Parangolés... .05

Aula 2: Rock Brasileiro... 08

Aula 3: A comunicação através do Material Artístico... 12

Avaliação... 16

Pesquisa...18

Referências... 19

(5)

Caro aluno, você já escutou falar nos Parangolés?

Parangolé

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/artes/helio-oiticica-a-antiarte.htm

Parangolés são capas, estandartes, bandeiras para serem vestidas ou carregadas. Foram criadas pelo artista plástico Hélio Oiticica no momento de seu envolvimento com o samba, no século XX, década de 60, devido à uma necessidade vital de livre expressão. São obras que causaram muitas polêmicas e ele definidas como antiarte por excelência.

As capas são feitas com panos coloridos interligados. A cor ganha um dinamismo no espaço através da associação com a dança e a música, e assume um caráter de vivência, reunindo sensação visual, tátil e rítmica. O participante vira obra ao vesti-lo, ultrapassando a distância entre eles, superando o próprio conceito de arte.

A partir daí, o conceito tradicional de exposição desaparece, pois não existe uma exposição de Parangolés. O que importa agora é a criação de espaços livres para a participação e invenção criativa do espectador. O objetivo da participação é dar ao homem a possibilidade de experimentar a criação a partir da própria participação.

(6)

O que é proposto por Hélio Oiticica em relação à arte, é uma estética da existência e não dos objetos, das formas de vida, não das formas de arte, sendo a obra apenas o ato de fazer a obra. A obra só existe plenamente quando há uma participação corporal, pois a estrutura depende da ação. Ou seja, a libertação pessoal para a invenção de novas formas de vida.

Oiticica nos leva a pensar que a arte contemporânea traz em si mesma as fontes de todas as artes, que toda obra anterior nada mais é do que uma antecipação da próxima. Com o objetivo de superar a distância entre arte e vida, propõe a experiência como eixo condutor do ato artístico. O objetivo é tirar o indivíduo da atitude contemplativa e introduzi-lo na sensibilidade ativa, levando o indivíduo à experimentação.

Texto adaptado de:

http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica

Caro aluno, agora vamos exercitar e desenvolver seus conhecimento. Baseando-se no texto da Aula 1, responda as questões 1, 2, 3 e 4:

1- Você já sabe que os Parangolés são capas, estandartes e bandeiras feitas com panos

coloridos interligados, para serem vestidas ou carregadas. Como eles surgiram?

R:...

... ... ...

2- Qual é o papel do participante ao vestir o Parangolé?

R:...

... ...

(7)

3- Qual é o objetivo de fazer as pessoas vestirem o Parangolé e participarem da

apresentação?

R:...

... ...

4-O que o artista Helio Oiticica propõe para a arte?

... ... ...

(8)

Você gosta de ouvir rock and roll? Nacional ou internacional? Vamos estudar sobre esse ritmo que internacionalizou a música brasileira.

Rock and roll, ou simplesmente rock, é o estilo musical que surgiu nos Estados

Unidos em meados da década de 1950 e, por evolução e assimilação de outros estilos, tornou-se a forma dominante de música popular em todo o mundo. Os elementos mais característicos do estilo são as bandas compostas de um ou mais vocalistas, baixo e guitarras elétricas muito amplificadas, e bateria. Também podem ser usados teclados elétricos e eletrônicos, sintetizadores e instrumentos de sopro e percussão diversos.

As primeiras gravações brasileiras de rock, na década de 1950, não tinham um diferencial significativo. O primeiro grupo brasileiro a utilizar elementos do rock foi a banda Os Mutantes, na verdade criadora de uma estética original que incluía música regional, instrumentos elétricos, vocais elaborados e letras ácidas ou humorísticas. A partir da década de 1970, no entanto, artistas como Raul Seixas e Alceu Valença uniram ao rock elementos regionais do Nordeste, Jorge Benjor usou o samba, e a cantora e compositora paulista Rita Lee, da banda Os Mutantes, criou uma linguagem pop original do Brasil, vindo a ser considerada a criadora do rock brasileiro.

Da esquerda para a direita: Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias http://www.osmutantes.com/imagens/imagens.html

(9)

Na década de 1980, proliferaram as bandas, como Barão Vermelho, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Paralamas do Sucesso, Legião Urbana, Titãs, Blitz, além de solistas como Lobão e Lulu Santos. Os principais centros no movimento no país foram São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Na década de 1990 surgiram Chico Science, Lenine e Pedro Luís e a Parede, que usam percussão maciça típica de manifestações folclóricas brasileiras – como maracatu, samba de rua e forró – sem perder a característica urbana e pop de sua música.

Pedro Luís e a Parede

http://www.funarte.gov.br/musica/rio-de-janeiro-16-de-novembro-de-2010-sala-funarte-pedro-luis-e-a-parede-e-uma-das-atracoes/

Texto adaptado: Grande Enciclopédia Barsa. 3ª ed. São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2005. Obra em 18 volumes, utilizado volume 12.

(10)

Caro aluno, agora vamos exercitar e desenvolver seus conhecimento.

1- Rock é o estilo musical que surgiu nos Estados Unidos em meados da década de

1950 e tornou-se a forma dominante de música popular em todo o mundo. Recorra ao texto para mencionar como as bandas de rock são compostas:

R:...

... ...

2- Qual foi o primeiro grupo brasileiro a utilizar elementos do rock? A vocalista e

compositora desta banda criou uma linguagem pop original do Brasil, vindo a ser considerada a criadora do rock brasileiro. Quem é ela?

R:...

...

3- Na década de 1980, proliferaram muitas bandas de rock brasileiras. Observe as

bandas enumeradas abaixo e marque a alternativa que mencione uma banda que não é desta época: a) Barão Vermelho b) Paralamas do Sucesso c) Jota Quest d) Legião Urbana

Atividade 2

(11)

4- Chico Science, Lenine e Pedro Luís e a Parede agregaram a marca da cultura

brasileira no rock nacional sem perder a característica urbana e pop de sua música. O que eles fizeram?

... ... ... ...

(12)

Você acredita que lixo pode se transformar em obra de arte?

Para alguns artistas contemporâneos a obra de arte vai além de sua ideia e suporte. Afinal a arte contemporânea possui um caráter plural tanto nas linguagens artísticas quanto nas inúmeras possibilidades de recursos criativos e materiais. Possui portanto um sentido global, intimamente ligado ao pensamento crítico e social.

Vamos conhecer agora dois artistas contemporâneos e famosos por utilizarem “lixo” em suas composições:

Arthur Bispo do Rosário (SE 1911 - RJ 1989)

Viveu por meio século recluso em um hospital psiquiátrico no Rio de Janeiro, após vivenciar o que chamava de um “delírio místico”. Diagnosticado como esquisofrênico-paranóico, transitava entre a realidade e o delírio. Acreditava estar encarregado de uma missão divina. Utilizava materiais dispensados do hospital, para produzir peças que mapeavam sua realidade. Os objetos recolhidos da sociedade de consumo serviam como elo de comunicação, pois a palavra era um elemento fundamental na obra de Bispo, eram símbolos usados em seus bordados, assemblages (tipo de colagem), estandartes, hoje considerados obras de vanguarda na arte contemporânea brasileira. Sua obra mais conhecida é o Manto da Apresentação, que Bispo deveria usar no dia do Juízo Final, um manto de tecido com diversos bordados e objetos como crucifixos e outros adornos.

(13)

Arthur Bispo do Rosário vestindo o Manto da Apresentação

http://www.50emais.com.br/artigos/obra-de-arthur-bispo-do-rosario-vale-ida-a-bienal/

Vik Muniz (SP 1961-)

Vicente José de Oliveira Muniz atualmente mora em Nova York e faz experimentos com novas mídias (vídeo, fotografia) e materiais diversificados. Utiliza materiais inusitados como geleia, pasta de amendoim, xarope, vinho, açúcar, fios de cabelo, arame, diamante, comida e todo tipo de material reaproveitável em suas obras.

Produziu releituras de grandes artistas como Leonardo da Vinci e Monet, além de uma famosa releitura do psicanalista Sigmund Freud, onde utilizou calda de chocolate como matéria-prima.

(14)

Mona Lisa de Leonardo da Vinci, feitas com geleia e doce de leite

http://www.pequenopolisba.com.br/recreacao-infantil/pascoa-inspirada-em-vik-muniz-ou-atividades-de-pascoa-ii/

Atualmente produz obras em maior escala esculpidas na terra, lixo empilhado, e até fumaça de avião.

Caro aluno, agora vamos pensar e exercitar sobre o que acabamos de estudar.

1- Para alguns artistas contemporâneos a arte vai além da sua ideia e suporte, ou seja,

possibilita uma liberdade de técnicas e materiais a serem utilizados. Descreva algum tipo de obra de arte que você conheça que possua esse caráter inovador:

R:... ... ... ...

2- Cite o nome de dois artistas brasileiros que se apropriaram do “lixo” como material

artístico:

R:...

Atividade 3

(15)

3- Descreva o Manto da Apresentação, principal obra do artista Arthur Bispo do

Rosário:

R:... ...

4- Que tipo de materiais inusitados são usados pelo artista Vik Muniz na criação de

suasobras?

R:... ...

5- Vik Muniz utiliza materiais inusitados misturados à novas mídias e tecnologias. Cite

exemplos:

R:... ...

(16)

1-Para o artista plástico Hélio Oiticica, Parangolés era uma criação de livre expressão, e

estava diretamente relacionada ao: a) Cinema

b) Samba c) Medo d) Sofrimento e) Casamento

2-Qual o objetivo principal da obra de Helio Oiticica?

a) Aumentar a distância entre arte e vida. b) Contemplação da obra de arte.

c) Fazer obras de arte.

d) Tirar o indivíduo da atitude contemplativa, levando-o à experimentação. e) Apenas criar obras de arte.

3- Qual foi o primeiro grupo brasileiro a utilizar elementos do rock?

a) Legião Urbana b) Barão vermelho c) Titãs d) Blitz e) Os Mutantes

Avaliação

(17)

4- Qual é o som característico das músicas de Lenine , Chico Science e Pedro Luís e a

Parede, que são típicas de manifestações folclóricas brasileiras – como maracatu, samba de rua e forró – e que não perdem as características urbanas e pop?

A) Percussão b) Sinetas c) Apitos d) Chocalhos e) Buzinas

5- Qual o nome da principal obra do artista sergipano Arthur Bispo do Rosário?

a) Delírio Místico

b) Manto da Ressurreição c) Manto da Apresentação d) Manto do Juízo Final e) Manto da Ilusão

6- Marque a alternativa abaixo que NÃO corresponde à opção correta:

Vik Muniz é um artista contemporâneo que utiliza novas mídias e materiais inusitados na composição de suas obras.

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde a um material inusitado: a) Chocolate

b) Vídeo c) Diamante d) Catchup e) Fios de cabelo

(18)

“Dançar melhora a saúde e combate o estresse”

A Dança, Henri Matisse, 1910

http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/dancando-matisse-531967.shtml

A lista de benefícios que a dança proporciona é enorme, tonificação muscular, queima de calorias, aumento de flexibilidade, melhoria na coordenação motora, na postura, na memória e no controle da respiração, melhora a disciplina, e principalmente, melhorias nas condições gerais de saúde.

Mas dançar não faz bem apenas ao corpo. Coreografias, piruetas, rodopios e afins são puro deleite para corpo e alma. Segundo médicos da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, dançar socializa e espanta o estresse.

Existem várias modalidades coreográficas para todas as idades, gostos e estilos musicais.

Texto adaptado da revista Saúde, edição virtual.

Disponível em: http://saude.abril.com.br/edicoes/0283/corpo/conteudo_218841.shtml

Com base nas informações disponíveis no texto acima, cada aluno deverá fazer uma pesquisa com seus amigos e familiares, sobre a importância da relação dança/saúde. Será que gostam de dançar? Que tipo de ritmo gostam de ouvir e que benefícios acreditam existir nessa relação.

Atenção: A atividade deverá ser feita em uma folha separada.

(19)

[1] FAVARETTO, Celso. A Invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: EDUSP, 1992.

[2] PROENÇA, Graça. História da Arte. 16 ed. Rio de Janeiro: Editora Ática, 1999.

[3] BERTHOLD, Margot. História Mundial do Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva,

2000.

[4] ARRUDA, Jaqueline. Série Link da Arte. São Paulo: Editora Moderna, 2002. [5] MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo: Ática, 2000.

[6] BOAL, Augusto. Teatro do oprimido e outras poéticas políticas. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1977.

[7] BOURGEOIS, Louise, HERKENHOFF, Paulo, ARAUJO, Emanoel, Arthur Bispo do Rosário, Réptil Editora, 2012

[8] FIGUEIREDO, Alda de Moura Macedo, Manto da Apresentação, Editora da UFF,

Niterói, 2012.

[9] Grande Enciclopédia Barsa. 3ª ed. São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda.,

2005. Obra em 18 volumes, utilizado volume 12.

[10]http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/existenciaearte/Edicoes/2_Edicao/ARTHUR%20BISPO%20DO%20ROSA RIO%20A%20CRIACAO%20ARTISTICA%20COMO%20REORGANIZACAO%20DE%20MUN DO%20%20Marta%20Claus.pdf [11]http://www.bienal.org.br/30bienal/pt/artistas/Paginas/detalheArtista.aspx?ARTIS TA=14 [12]http://www.uff.br/cienciadaarte/dissertacoes/2010_alda_figueiredo.pdf [13]http://www.mercadoarte.com.br/artigos/artistas/vik-muniz/vik-muniz/ [14]http://www.e-biografias.net/vik_muniz/

Referências

(20)

COORDENADORES DO PROJETO Diretoria de Articulação Curricular

Adriana Tavares Maurício Lessa

Coordenação de Áreas do Conhecimento

Bianca Neuberger Leda Raquel Costa da Silva Nascimento

Fabiano Farias de Souza Peterson Soares da Silva

Marília Silva

PROFESSORES ELABORADORES

Alda de Moura Macedo Figueiredo Bianca Roriz Nacif

Patricia Zuqui

Referências

Documentos relacionados

with whitish colour rich in poikiloblastic texture garnet porphyroblasts... diz respeito, pois levou ao posterior estabelecimento de duas novas definições: a) granulito (s.s.) –

A política de investimento do FUNDO consiste em aplicar, no mínimo, 95% (noventa e cinco por cento) de seu patrimônio líquido em cotas do OPPORTUNITY TOTAL MASTER FUNDO DE INVESTIMENTO

Molho de tomate, frango assado, cebola roxa, espinafres e queijo mozzarella Tomato sauce, roasted chicken, red onion, spinach and mozzarella cheese. Carbonara

Baseando-se nos dados estimados de volume cilíndrico com casca, as seguintes conclusões foram obtidas: em Avaré, SP, a progênie de segunda geração mais produtiva e com maior taxa

Essa concentração de ácido cianídrico pode causar efeito tóxico em animais, devendo-se, portanto, eliminá-lo, adotando o mesmo procedimento utilizado para a fração comestível

inovação, ou ao investimento em startups inovadoras; estender o incentivo aos serviços de TIC e às empresas que investem em P&D de tecnologias digitais em todos os setores;

Pai: Hard Buck-Brz Mãe: Quanto Amore-Brz Avô Materno: Shudanz-Can Criador: Haras Kigrandi (Brz).. Proprietário: Stud Coral

Comércio Internacional, Bilateral com Portugal e Oportunidades Apoios à Internacionalização: Unidade Internacional Premium Oferta Internacional do