• Nenhum resultado encontrado

Introdução à Programação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução à Programação"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Prof. Brauliro Gonçalves Leal

2021

Introdução à Programação

CCMP0041

(2)
(3)

Conteúdo

5.Linguagem de Programação C

5.1 Breve histórico

5.2 Características básicas 5.3 C padrão ANSI

(4)

Breve História da Linguagem C

A Linguagem C foi criada por Dennis Ritchie, em 1972, para a produção do sistema operacional UNIX. Ela é classificada como Linguagem de Terceira Geração.

Por ser uma linguagem poderosa e flexível, programadores em todos os lugares começaram a usá-la para escrever todos os tipos de programas. Logo, começaram a surgir diferentes versões de C, em resposta a este problema, o American National Standards Institute (ANSI) estabeleceu uma definição padrão para C, que ficou conhecida como ANSI Standard C.

O GNU Compiler Collection (chamado usualmente GCC) é um conjunto de compiladores de linguagens de programação, sendo uma das ferramentas essenciais para manter o software livre, pois permite compilar o código–fonte em binários executáveis para as várias plataformas de hardware e sistemas operacionais, como UNIX, Linux, Windows e Mac OS. Ele é distribuído pela Free Software Foundation (FSF) sob os termos da GNU GPL (https://gcc.gnu.org/).

(5)

Breve História da Linguagem C

O GCC é frequentemente eleito o compilador preferido para desenvolver software que necessita de ser executado em vários tipos de hardware. Ao usar os compiladores do projeto GCC, o mesmo analisador gramatical é usado em todas as plataformas, fazendo com que o se o código compila numa, muito provavelmente compilará em todas.

A "Linguagem C" e a "Biblioteca Padrão C" são duas entidades separadas mas que trabalham juntas. É necessário aprender a programar em C, por outro lado é preciso aprender a usar a Biblioteca Padrão C. Ambas são padrão ANSI.

A Linguagem C é definida pelas regras gramaticais (léxico, sintaxe e semântica), declarações, tipos de dados, criação de variáveis, operações e operadores, delimitadores, caracteres especiais, comandos, estruturas condicional e de repetição, manipulação de apontadores, criação de funções e estrutura modular, dentre outros.

● O Léxico é o conjunto de palavras existente à disposição da linguagem.

● A Sintaxe é a forma de dispor as palavras nos comandos e de dispor os comandos no programa, incluindo a sua relação lógica e também suas combinações para fins de resolução de problemas.

(6)

Breve História da Linguagem C

A Linguagem C é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa, procedural, padronizada pela Organização Internacional para Padronização (ISO).

A Biblioteca Padrão da Linguagem C (também conhecida como glibc) é uma biblioteca de funções padronizada da Linguagem C, que fornece um conjunto básico de operações matemáticas, manipulação de cadeias de caracteres, conversão de tipos de dados, tempo e fuso horário, sistema de arquivos, tratamento de erros, dentre outras.

Ela consiste de 24 cabeçalhos, cada um contendo uma ou mais declarações de funções, tipos de dados e macros. Ela é uma caixa de ferramentas prontas para uso.

(7)

Breve História da Linguagem C

Atualmente, existem muitas linguagens para a programação de computadores, Mesmo assim, há várias razões pelas quais muitos profissionais de computação preferem usar C:

● é uma linguagem poderosa e flexível. O que os programadores podem realizar com C é limitado apenas pela sua imaginação. A linguagem em si não coloca restrições ao programador. Ela é usada para projetos tão diversos como sistemas operacionais, processadores de texto, gráficos, planilhas, e até compiladores para outras linguagens.

● é uma linguagem popular, como resultado uma grande variedade de compiladores C e muitos acessórios úteis estão disponíveis.

● é uma linguagem portável, isto é, um programa C escrito em sistema de computador pode ser compilado e executado em outro sistema com pouca ou nenhuma modificação. A portabilidade é reforçada pelo padrão ANSI C.

● é modular, ou seja, código C pode (e deve) ser escritos em rotinas chamadas funções.

Estas funções podem ser reutilizadas em outras aplicações ou programas. Passando pedaços de informação para as funções, pode-se criar um código reutilizáveis. Como estas características mostram, C é uma excelente escolha para a sua primeira linguagem de programação.

(8)

Ciclo de Desenvolvimento de Programas C

O Compilador GNU C gera programas executaveis em três etapas.

Partindo do programa–fonte escrito em C, que, didaticamente, será nomeado

arquivo.c, seguem as etapas:

Preprocessamento – são incluídos os cabeçalhos da biblioteca padrão, ampliando

o arquivo.c original

Compilação – o arquivo.c ampliando é traduzido para o seu equivalente em

código de máquina, e é gerado o código objeto de nome arquivo.o

Linkedição – os binários da Biblioteca Padrão são incluídos no código objeto arquivo.o, produzindo o programa executável arquivo.exe (Windows) ou arquivo

(9)
(10)

Ciclo de Desenvolvimento de Programas C

Editar É usado um editor para escrever o programa-fonte. Os programas-fonte C têm a extensão .c. Por exemplo, prog.c.

Compilar

Se o compilador não encontrar erro no programa, ele produz um arquivo objeto com extensão .obj (Windows) ou extensão .o (Linux) com o mesmo nome do arquivo do programa-fonte. Por exemplo,

prog.c compila para prog.obj ou prog.o. Se o compilador

encontrar erros, ele os informa e interrompe o processo.

Ligar

Se não ocorrer erro, o linker produz um programa executável e grava um arquivo com o mesmo nome do programa-fonte, com extensão .exe (Windows) ou sem extensão (Linux). Por exemplo,

prog.c dará origem ao arquivo prog.exe ou prog. Se o compilador

encontrar erros, ele os informa e interrompe o processo.

Executar

O Sistema Operacional carrega o programa executável. Pode-se testá-lo e determinar se ele funciona corretamente. Se não, fazer as modificações necessárias no programa-fonte e recomeçar com o processo.

(11)

Processo de Desenvolvimento de Programas

O programa executável é um arquivo binário, um programa completo e autossuficiente, podendo ser executado quando carregado na memória RAM pelo Sistema Operacional.

(12)

Processo de Desenvolvimento de Programas

O Sistema Operacional carrega um programa executável na memória RAM e organiza sua memória de trabalho criando quatro regiões logicamente distintas. Embora o layout físico destas regiões de memória difere entre os tipos de CPU e implementação da Linguagem C, a descrição a seguir mostra conceitualmente como programas C utilizam a memória.

(13)

Processo de Desenvolvimento de Programas

Manutenção – correção de erros e adição de recursos solicitados.

Erro - incompatibilidade entre as expectativas razoáveis de comportamento de um programa (geralmente expressa como uma exigência ou um guia do usuário) e o que ele realmente faz.

Teste - procura sistemática por erros em um programa.

Etapa Tempo (%) Atividade

Requisitos 10 especificação detalhada do programa, pode incluir o desenvolvimento de um protótipo e entrevistas com usuários

Projeto 20 proposição e criação de algoritmos, tipos de dados, objetos e outras estruturas necessárias para a implementação do programa

Codificação 20 codificação do projeto em uma linguagem de programação

Integração

e Teste 50

verificação e teste do programa, utilizando dados realistas e testes de campo visando a garantia de qualidade do software

(14)

Ciclo de Desenvolvimento de Programas C

O kernel do Linux na sua versão 3.3 passa de 15 milhões

de linhas de código em Linguagem C.

O que isso significa, em termos de esforços, no ciclo

desenvolvimento do Linux?

(15)

Corvo

O Corvo é uma ave de médio a grande porte, vivem em bandos com estrutura hierárquica bem definida. O corvo simboliza a astúcia, a criatividade, a sabedoria, a fertilidade, a esperança. São conhecidos pela sua capacidade de fabricar e utilizar pequenos instrumentos; em testes específicos de inteligência animal, costumam atingir altas pontuações.

Referências

Documentos relacionados

Essa diretiva tem como facilidade a função de simplificar a digitação. Ao invés de digitar várias vezes comandos complexos e extensos que são utilizados diversas vezes ao longo de

A linguagem C define identificadores como sendo nomes usados para se fazer referência a entidades do programa (variáveis, funções, rótulos, etc.) definidas pelo programador.. Em C,

Em relação ao while, este é constituído somente por um argumento, que corresponde à condição imposta, ou seja, enquanto a condição for verdadeira, o que está dentro do while

Destacamos como principal vantagem da biblioteca em rela¸c˜ao a abordagem constru- tiva a preserva¸c˜ao da sintaxe da linguagem, ou seja, ap´os especificarmos uma linguagem

O identificador é uma sequência de letras, dígitos e caractere para sublinhamento escolhida pelo programador e (como foi dito acima) será utilizado no programa para se

Quando implementadas como funções membros o operador a esquerda em operadores binários e o único operador em operadores unários é sempre um objeto de classe (o this é utilizado)..

Isto acontece porque programas escritos em linguagens de programação são traduzidos para o código de máquina do computador em vez de ser diretamente executado.. Uma meta ambiciosa

Inicialmente, os Microcontroladores foram desenvolvidos para trabalharem com linguagens de programação de baixo nível, mas ao longo dos anos, esses dispositivos