• Nenhum resultado encontrado

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA AUXILIAR DE SERVIÇOS DE RESTAURANTE E LANCHONETE (GRANDE SÃO PAULO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA AUXILIAR DE SERVIÇOS DE RESTAURANTE E LANCHONETE (GRANDE SÃO PAULO)"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DESCRITIVO DO PROCESSO SELETIVO PARA AUXILIAR DE SERVIÇOS DE

RESTAURANTE E LANCHONETE (GRANDE SÃO PAULO)

O presente docum ento é um a divulgação oficial de todos os critérios e procedim entos estabelecidos pelo SESC para este processo seletivo.

É de fundam ental importância que todos os candidatos interessados em se candidatar para participação leiam com atenção a todas as inform ações aqui divulgadas, pois a inscrição no presente processo seletivo im plica a com pleta ciência e a tácita aceitação das norm as e condições estabelecidas neste Descritivo, sobre as quais o candidato não poderá alegar qualquer espécie de desconhecim ento.

Abaixo estão detalhadas as condições estabelecidas para esta seleção: a) Do anúncio publicado em jornais de grande circulação

AUXILIAR DE RESTAURANTE E LANCHONETE

O SESC está selecionando profissionais para atuar como Auxiliar de Serviços de Restaurante e Lanchonete em unidades da Grande São Paulo.

Os profissionais serão responsáveis por executar tarefas de auxiliar de cozinha, atender os clientes e preparar lanches, bebidas e refeições rápidas, além de manter o cuidado pessoal necessário com a higiene adequada ao tipo e local de trabalho.

Os interessados devem possuir o Ensino Médio Completo, Incompleto ou Cursando, vivência profissional na área de alimentação e disponibilidade para cumprir uma jornada de trabalho de 44 horas semanais, incluindo finais de semana e feriados.

Oferecemos salário mensal e benefícios próprios de empresa de grande porte.

Se você tem interesse em desempenhar as funções acima descritas, atende a todos os requisitos exigidos, e possui disponibilidade para trabalhar todos os finais de semana, realize os seguintes procedimentos para habilitar sua inscrição no Processo

Seletivo: acesse agora o endereço eletrônico

www.sescsp.org.br/oportunidadesdetrabalho; clique no ícone Oportunidades de Trabalho; clique no ícone Mais Detalhes do cargo de seu interesse; clique no link de acesso ao Descritivo de Seleção e verifique todas as condições estabelecidas para o processo seletivo, as características do cargo e as orientações para inscrição; após a leitura do Descritivo, clique no ícone Candidatar-se.

A inscrição de candidatos interessados deve ser feita entre as 10h do dia 04/02/2014 e as 17h do dia 10/02/2014.

Atendendo ao artigo 93 da Lei 8213/91, se aprovada no processo seletivo, a pessoa com deficiência terá prioridade na contratação.

b) Do Requisito exigido para o cargo D

Ensino Médio Com pleto, Incom pleto ou Cursando e vivência profissional na área de alim entação.

IM PORT ANTE: Os candidatos deverão, em etapas posteriores, com provar os requisitos com apresentação dos docum entos referentes para o cargo.

(2)

c) Das atribuições D

Os prof issionais serão responsáveis por executar tarefas de auxiliar de cozinha, atender os clientes e preparar lanches, bebidas e refeições rápidas, além de m anter o cuidado pessoal necessário com a higiene adequada ao tipo e local de trabalho.

d) Das Vagas Das

Este Processo Seletivo visa o preenchim ento de vaga(s) efetiva(s) nas unidades do SESC da Grande São Paulo (Capital, Osasco, Santo André e São Caetano), havendo possibilidade de adm issão de candidatos aprovados nesse processo em outras vagas para a m esm a função que possam vir a surgir nas unidades do SESC dentro do prazo de validade desta seleção (item l deste descritivo).

IM PORT ANTE: As etapas posteriores serão realizadas prioritariam ente na Região de Interesse e Escala de Trabalho escolhidas pelo candidato no m om ento da inscrição.

e) Do Recrutam ento dos profissionais

A divulgação desse Processo Seletivo ocorre por m eio de com unicado no cam po “Oportunidades de Trabalho” do Portal SESCSP e publicação de anúncio em jornais de grande circulação.

Todos os candidatos interessados deverão efetuar os procedim entos de cadastro para inscrição aqui especif icados.

PROCEDIM ENTOS DE INSCRIÇ ÃO:

O candidato interessado deve tom ar ciência das inform ações deste docum ento, clicando no ícone “Candidatar-se” e confirm ando que está de acordo com as condições estabelecidas.

Para

concluir sua inscrição, o candidato deverá preencher em seu currículo todos os

cam pos obrigatórios, identif icados com um asterisco (*).

Caso algum cam po obrigatório não esteja preenchido aparecerá um X em verm elho e você deverá voltar ao cam po e cadastrar a inform ação.

IM PORT ANTE:

Solicitam os especial atenção para os cam pos de preenchim ento obrigatório que dizem respeito às escolhas pela região e pela escala de trabalho de interesse de adm issão.

A sua escolha no cam po Região de Interesse representará a região de interesse para adm issão e a sua escolha no cam po Escala de Trabalho representará a escala de trabalho de interesse para adm issão.

Após confirm ar sua inscrição, você não poderá realizar ou solicitar alteração da região ou escala de trabalho escolhidas.

Após preencher todos os cam pos obrigatórios, você deverá “confirm ar a inscrição”, no ícone correspondente (ícone verde no canto superior direito da tela).

(3)

Só estará inscrito na seleção o candidato que, após a confirm ação, verificar que no item ST ATUS encontra-se a inform ação INSCRITO.

Para verificar seu status o candidato deverá acessar a área “Minhas Inscrições” e clicar no ícone “Mais detalhes”.

Não será perm itida a inscrição de qualquer candidato por outra form a ou em outro período que não sejam os especificados neste docum ento.

O candidato será responsável por qualquer erro, om issão e pelas inform ações prestadas na inscrição.

O candidato que prestar declaração falsa, inexata ou, ainda, que não satisfaça a todas as condições estabelecidas neste Descritivo, terá sua inscrição cancelada e, em consequência, anulados todos os atos dela decorrentes, m esm o que aprovado e que o fato seja constatado posteriorm ente.

O SESC não se responsabiliza pelo não recebim ento de inscrições por m otivos de ordem técnica ou operacional.

f) Do Salário e dos Benefícios oferecidos

Oferecem os salário mensal de R$1.726,00, para um a jornada de 44 horas sem anais, incluindo Sábados, dom ingos e Feriados e os seguintes benefícios:

• Assistência Médica gratuita; • Plano de Previdência Privada; • Refeição subsidiada;

• Vale Transporte; • Seguro de Vida;

• Reem bolso de Educação Inf antil para as funcionárias que possuam filhos(as) de 0 (zero) a 06 anos de idade.

g) Das Avaliações

O SESC é responsável pela elaboração de todas as avaliações técnicas e pela condução, fiscalização e gestão de todos os procedim entos de recrutam ento e seleção utilizados neste processo seletivo.

h) Da Com unicação com os candidatos

O candidato será responsável por acom panhar o desdobram ento do Processo Seletivo, consultando a área “Minhas Inscrições” no cam po “Oportunidades de Trabalho” do Portal SESCSP.

As m ensagens enviadas pelo SESC para os candidatos devem ser visualizadas na área “Mensagens” no cam po “Oportunidades de Trabalho” do Portal SESCSP.

(4)

O SESC poderá eventualm ente se com unicar com os candidatos inscritos pelo e-m ail inform ado no m om ento do cadastro; porém , não nos responsabilizam os pelo não recebim ento das m ensagens enviadas, cabendo ao candidato verificar sua caixa de e-m ails e a área “M ensagens” m encionada acim a.

Adicionalm ente o SESC poderá enviar m ensagens do tipo SMS para os candidatos que autorizarem o envio dessas m ensagens no m om ento de cadastro do currículo.

O candidato que necessitar de condições especiais para a realização das Etapas deverá encam inhar um e-m ail, até o dia 12/02/2014, com a solicitação para o endereço eletrônico lanchonete2014@sescsp.org.br , contendo nom e com pleto, RG, CPF e telefones de contato. O candidato que não o fizer, durante o período estabelecido neste item não terá as condições especiais providenciadas.

O atendim ento às condições especiais pleiteadas para a realização da prova ficará sujeito, por parte do SESC, à análise e razoabilidade do solicitado.

O candidato que tiver algum a dúvida referente à Etapa 1 – Declaração de Interesse, deverá se pronunciar por e-m ail, enviando seu questionam ento para o endereço eletrônico lanchonete2014@sescsp.org.br

Este e-m ail deve ser enviado durante o período de inscrições (de 04 a 10/02/2014) e deverá conter o nom e com pleto, núm ero do CPF e telefone de contato do candidato.

A única forma para esclarecimento de dúvidas sobre este Processo Seletivo é o envio de mensagens para o endereço eletrônico lanchonete2014@sescsp.org.br

i) Da Com provação de identidade

O candidato deverá apresentar em todas as etapas de avaliação o original de um dos seguintes docum entos de identificação: Cédula de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CT PS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação, expedida nos term os da Lei Federal nº 9.503/97, Passaporte, Carteiras de Identidade expedidas pelas Forças Arm adas, Polícias Militares e Corpos de Bom beiros Militares. Som ente será adm itido na sala ou local de avaliação o candidato que apresentar um dos docum entos discrim inados acim a e desde que perm ita, com clareza, a sua identificação.

O candidato que não apresentar a docum entação necessária não fará a avaliação.

Não serão aceitos protocolo, cópia dos docum entos citados, ainda que autenticada, boletim de ocorrência ou quaisquer outros docum entos não constantes deste Descritivo, inclusive carteira funcional de ordem pública ou privada.

(5)

j) Da Seleção

A seleção será com posta das seguintes etapas de avaliação, a serem realizadas em data oportuna, sendo que ao lado de cada etapa está relacionada a previsão do período ou data de realização:

1. ET AP A 1 – Declaração de Interesse – Fevereiro/2014 1.a) Objetivos:

Possibilitar que o candidato faça a opção por um a única região de interesse e escala de trabalho:

Regiões de interesse:

Região 1 - Zona Norte: Unidade Santana;

Região 2 - Zona Sul: Unidades Interlagos e Santo Am aro;

Região 3 - Zona Leste: Adm inistração Central, Unidades Belenzinho e Itaquera; Região 4 - Zona Oeste: Unidades Pinheiros e Pom péia;

Região 5 - ABC: Unidades Santo André e São Caetano; Região 6 - Osasco: Unidade Osasco;

Região7 - Dem ais Unidades: Bom Retiro, Carm o, Centro de Pesquisa e Form ação (CPF), CineSesc, Consolação, Ipiranga, Odontologia e Vila Mariana.

Escalas de Trabalho:

Escala 1 - Segunda-f eira a Sexta-feira; Escala 2 - Segunda-f eira a Sábado; Escala 3 - Terça-feira a Dom ingo.

Horário de funcionamento das Unidades:

• Adm inistração Central: Segunda-feira a Sexta-Feira das 9h15 as 18h15. Próxim a à estação de Metrô Belém ;

• Belenzinho: Terça-feira a Sábado das 9h as 22h. Dom ingos e feriados das 9h as 20h. Próxim a à estação de Metrô Belém e estação Tatuapé da CPTM;

• Bom Retiro: Terça-feira a Sexta-feira das 9h as 20h30. Sábados das 10h as 18h30. Dom ingos e feriados das 10h as 17h30. Próxim a à estação de Metrô Luz e estação Júlio Prestes da CPTM;

• Carm o: Segunda-feira a Sexta-feira das 9h as 20h. Próxim a à estação de Metrô Sé;

• Centro de Pesquisa e Form ação (CPF): Terça-feira a Sexta-feira das 13h30 as 21h30. Sábados, Dom ingos e feriados das 9h30 as 18h. Próxim o às estações de Metrô Ana Rosa e Paraíso;

• CineSesc: Segunda-f eira a Dom ingo e feriados das 14h as 21h30. Próxim o ao Metrô Consolação;

• Consolação: Segunda-feira a Sexta-Feira das 7h as 22h. Sábados e feriados das 10h as 19h. Próxim a às estações de Metrô República e Santa Cecília;

• Interlagos: Quarta-feira a Dom ingo e feriados das 9h as 17h. Próxim a à estação Prim avera Interlagos da CPTM;

(6)

• Ipiranga: Terça-feira a Sexta-feira das 7h30 as 21h30. Sábado das 10h as 21h30. Dom ingos e feriados das 10h as 18h30. Próxim a à estação de Metrô Sacom ã e à estação Ipiranga da CPTM;

• Itaquera; Quarta-feira a Dom ingo e Feriados das 9h as 17h. Próxim a à estação de Metrô Itaquera;

• Odontologia: Segunda-feira a Sexta-feira das 8h as 21h. Próxim a à estação de Metrô São Bento;

• Osasco: Terça-feira a Sexta-feira das 13h as 22h. Sábado, Dom ingos e f eriados das 10h as 19h. Próxim a às estações Com andante Sam paio e Osasco da CPTM;

• Pinheiros: Terça-f eira a Sexta-feira das 7h as 22h. Sábado das 10h as 21h, Dom ingos e feriados das 10h as 19h. Próxim a à estação de Metrô Faria Lim a e estação Pinheiros da CPTM;

• Pom péia: Terça-feira a Sábado das 9h às 22h. Dom ingos e feriados das 9h às 20h. Próxim a à estação de Metrô Barra Funda e das estações Água Branca e Barra Funda da CPTM;

• Santana: Terça-feira a Sexta-feira das 10h as 22h. Sábados, Dom ingos e feriados das 10h as 19h. Próxim a às estações de Metrô Jardim São Paulo e Parada Inglesa;

• Santo Am aro: Terça-feira a Sexta-feira das 10h às 21h30. Sábado, Dom ingo e feriados das 10h às 18h30. Próxim a à estação de Metrô Largo Treze e à estação Santo Am aro da CPTM;

• Santo André: Terça-feira a Sexta-Feira das 10h às 21h30. Sábado, Dom ingo e f eriados das 10h às 18h30. Próxim a à estação Santo André da CPTM;

• São Caetano: Segunda-feira a Sexta-f eira das 7h às 21h30. Sábado das 8h às 17h30. Próxim a à estação São Caetano da CPTM;

• Vila Mariana: Terça-feira a Sexta-feira das 7h às 21h30. Sábado das 9h às 21h. Dom ingo e feriados das 9h às 18h30. Próxim a às estações de m etrô Ana Rosa e Paraíso.

1.b) Form ato:

Análise das inform ações declaradas no m omento da inscrição no Portal SESCSP. 1.c) Critérios de habilitação:

Todos os candidatos inscritos estarão habilitados para a próxim a etapa e serão agrupados de acordo com a região de interesse e escala de trabalho m encionadas no m om ento da inscrição. 1.d) Critérios de encam inham ento para a próxim a etapa:

Os candidatos serão encam inhados para realização da Etapa 2 de acordo com a existência de vagas com patíveis com a região de interesse e a escala de trabalho m encionadas no m om ento da inscrição.

1.e) A data prevista para divulgação no Portal SESCSP das inform ações referentes à Etapa 2 aos candidatos que derem continuidade ao processo seletivo é dia 12/02/2014.

2. ET AP A 2 – Entrevista de Triagem (classificatória e eliminatória) – 14 a 20/02/2014 2.a) Objetivo:

Avaliar a vivência profissional do candidato na área de alim entação, assim com o sua identif icação com a entidade e f unção, sua postura profissional e sua com unicação; além de verificar o atendim ento aos requisitos exigidos para o cargo.

(7)

2.b) Form ato:

Com preende a realiza ção de entrevista individual, conduzida por profissional do SESC. 2.c) Critérios de Aprovação:

A avaliação tem a pontuação m áxim a de 100 pontos, distribuída de acordo com os seguintes critérios:

Vivência profissional na área de alim entação: 30 pontos; Identificação com a entidade e função: 20 pontos;

Postura Profissional: 30 pontos; Com unicação: 20 pontos.

Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver um a nota igual ou m aior a 50 pontos e que apresentar a docum entação relacionada no item 2.d.

2.d) Nesta etapa, o candidato deverá apresentar a com provação da escolaridade (Ensino Médio Com pleto, Incom pleto ou Cursando) e da vivência profissional exigidas para o cargo.

Só serão aceitos como com provantes da escolaridade os originais ou cópias autenticadas do Diplom a, do Certif icado de Conclusão de Curso, do Atestado de Matrícula no corrente sem estre/ano letivo ou o Histórico Escolar do últim o ano cursado, assim com o um a Declaração Escolar.

Só serão aceitos com o com provantes de vivência prof issional na área de alim entação, os seguintes docum entos que m encionem claram ente o nom e do candidato e o cargo e/ou função desem penhada:

- Registro em Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou

- Declaração de atuação prof issional em itida por em presa regularm ente constituída; ou

- No caso de servidor público, a Portaria de Nom eação ou anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

O candidato deverá tam bém entregar um a cópia sim ples da docum entação apresentada, a qual será anexada ao processo.

2.e) A não apresentação da com provação m encionada acim a im plica na im ediata desclassificação do candidato.

2.f) O candidato poderá ser solicitado a apresentar algum a docum entação com plem entar no caso de haver algum a dúvida sobre a docum entação apresentada nesta etapa.

2.g) Critérios de encam inham ento para a próxim a etapa:

Os candidatos aprovados, agrupados de acordo com sua opção (região e escala de trabalho), serão encam inhados para a próxim a etapa de acordo com a classificação obtida nesta etapa, obedecendo a proporção de 07 candidatos por vaga existente.

(8)

Caso necessário, será utilizado com o critério de desem pate o seguinte item : Idade (priorizando os candidatos m ais velhos).

Os dem ais candidatos aprovados poderão ser convocados para dar continuidade na seleção, respeitando sua classificação e o interesse m encionado, quando esgotadas as possibilidades de aproveitam ento dos candidatos que derem continuidade na seleção.

3. ET AP A 3 – Av aliação Técnica (classificatória e eliminatória) – Fevereiro/2014 3.a) Objetivo:

Avaliar o nível de conhecim ento do candidato na área de alim entação. 3.b) Form ato:

Com preende a realiza ção de um a dinâm ica de grupo, conduzida por profissionais do SESC. A avaliação tem a pontuação m áxim a de 100 pontos.

3.c) Critérios de Aprovação

Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver um a nota igual ou m aior a 50 pontos.

Todos os candidatos aprovados serão encam inhados para a próxim a etapa, agrupados de acordo com a região e escala de trabalho de interesse.

4. ET AP A 4 – Av aliação de Perfil (eliminatória e classificatória) – M arço/2014 4.a) Objetivos:

Avaliar as habilidades e com petências pessoais do candidato, necessárias para o exercício da função e para aum entar a probabilidade de sua adaptação às especif icações do am biente de trabalho da entidade, observando as exigências e peculiaridades do perf il ocupacional do cargo. 4.b) Form ato:

Com posta por atividades individuais e/ou de grupo, conduzidas por profissional especializado. 4.c) Critérios de Aprovação:

Os candidatos serão agrupados em um a das categorias abaixo: Candidatos que atendem ao perf il: 100 pontos;

Candidatos que atendem parcialm ente ao perfil: 50 pontos; Candidatos que não atendem ao perf il: 0 ponto.

Será considerado aprovado nesta etapa o candidato que obtiver um a nota igual ou m aior que 50 pontos.

Os candidatos aprovados estarão habilitados para adm issão, de acordo com as vagas existentes.

(9)

4.d) A pessoa com deficiência concorrerá em igualdade de condições com os dem ais candidatos. Sendo aprovada em todas as etapas do processo seletivo, terá prioridade na contratação, de acordo com as vagas existentes, independente da sua classificação final.

O candidato nessa condição deverá apresentar nesta etapa, o original ou cópia autenticada do laudo m édico que ateste a espécie e o grau ou nível de deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classif icação Internacional de Doença – CID, bem com o a descrição da def iciência e as lim itações funcionais ocasionadas.

O candidato deverá tam bém entregar um a cópia sim ples da docum entação apresentada, a qual será anexada ao processo.

A não apresentação da com provação mencionada acim a im plica na im possibilidade de priorização de contratação.

4.e) O candidato poderá ser solicitado a apresentar algum a docum entação com plem entar no caso de haver algum a dúvida sobre a docum entação apresentada nesta etapa.

5. ET AP A 5 – Convocação para admissão (eliminatória) – Abril/2014

5.a) Os candidatos aprovados serão classif icados de acordo com a m édia aritm ética simples das notas obtidas nas etapas classificatórias de avaliação (Entrevista de Triagem , Avaliação Técnica e Avaliação de Perfil).

Entre os candidatos aprovados e classificados, serão utilizados com o critério de desem pate os seguintes itens:

1º - Maior pontuação obtida na Etapa 4; 2º - Maior pontuação obtida na Etapa 3;

3º - Idade (priorizando os candidatos m ais velhos).

5.b) Os candidatos aprovados em todo o processo seletivo serão consultados, de acordo com sua classif icação e os interesses m encionados (Região e Escala de Trabalho) no m om ento da inscrição, sobre as condições de trabalho of erecidas e, caso aceitem , serão encam inhados para a realização de exam es m édicos adm issionais.

Na eventualidade de existência de vagas em unidades ou escalas para as quais não haja candidatos interessados, estas poderão ser preenchidas com candidatos aprovados neste processo, desde que obedecida um a ordem de classificação unificada.

5.c) A pessoa com def iciência será avaliada no m om ento da sua adm issão quanto aos aspectos de legitim idade de sua condição e da adequação dessa ao cargo pleiteado, sendo que a não com provação elim inará a possibilidade de preferência em relação aos dem ais candidatos. Nesta condição, o candidato será m antido em sua classif icação original.

Em que pese com provação da legitim idade da def iciência, se esta m esm a deficiência for considerada inadequada ao exercício das funções previstas para o cargo, o candidato será excluído do processo.

(10)

As dem ais vagas serão preenchidas de acordo com os critérios já m encionados neste docum ento.

5.d) Som ente os candidatos que forem considerados aptos nos exam es m édicos adm issionais poderão ser contratados nas vagas existentes.

5.e) Os funcionários do SESC que forem considerados aprovados serão designados para nom eação de acordo com a sua classificação, em condição de igualdade com os dem ais candidatos.

k) Disposições Finais

* Faz parte do Regulam ento de Pessoal do SESC um a cláusula que im pede a contratação de cônjuge, com panheiro ou parentes, até terceiro grau civil (afim ou consanguíneo) do Presidente ou Mem bro, efetivo e suplente, do Conselho Nacional, do Conselho Fiscal ou dos Conselhos Regionais do SESC e SENAC, bem com o de dirigentes de entidade sindical ou civil do com ércio, patronal ou de em pregado. Esta proibição é extensiva, nas m esm as condições, a cônjuge, com panheiro ou parente de servidor do SESC e/ou do SENAC e de em pregado da Federação do Com ércio do Estado de São Paulo.

* O SESC esclarece que é um a instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, que possui procedim entos de recrutam ento e seleção que são adotados para todos os processos seletivos que visam o preenchim ento de nossas vagas, procedim entos estes que são baseados em regulam entos próprios.

* O SESC, com o qualquer organização privada, não tem a obrigação legal de divulgar exem plares de provas, gabarito de provas, notas ou a classificação dos candidatos em nenhum a etapa do processo de seleção ou ao térm ino dele, por razões de ordem técnica, de segurança e de direitos autorais adquiridos.

Todos os processos seletivos realizados pelo SESC seguem , portanto, as diretrizes estabelecidas nesses regulam entos e todos os m ateriais referentes a esses processos são de acesso irrestrito para os auditores que fiscalizam nossa instituição.

* As inf orm ações sobre todas as Avaliações são som ente as que constam neste Descritivo. Não há m aterial, referência bibliográfica ou conteúdo program ático indicado para estudo.

l) Validade do Processo Seletivo

A validade desta seleção será de 02 anos a contar do m ês de adm issão do prim eiro grupo de candidatos aprovados, de acordo com os interesses m encionados (Região e Escala de Trabalho).

Serviço Social do Comércio – Administração Regional no Estado de São Paulo

Gerência de Pessoas

Referências

Documentos relacionados

O projeto tem como objetivo apresentar as etapas e métodos utilizados na elaboração do curta de animação O Diário de uma terra Chamuscada, como a construção

[E] o pensador Millôr Fernandes, por trás de uma frase curta e rimada, quer nos levar a imaginar que, quando não se domina a linguagem, a primeira barreira, representada pelo

O cultivo de animais marinhos, como moluscos bivalves (ostras e mexilhões) além de ser uma fonte alternativa de alimentos, é uma opção para a subsistência

11.3 Promoção de actividades relacionadas e em desenvolvimento nos países membros do Conselho O Chile, a Argentina, o México e a Espanha deram informações sobre alguns acontecimentos

Independentemente do propósito da intervenção ser Coaching de grupo ou Coaching de equipa, independentemente da duração ou do formato da intervenção, o autor,

5.6 Candidatos aprovados em processo seletivo em outras IES, poderão matricular-se na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID após a matrícula dos candidatos

et al. 1 encontraram associação significante entre a cárie e as variáveis relativas aos hábitos de higiene oral e aos cuidados preventivos adquiridos pela criança, na escola. Por

Requisitos: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo