• Nenhum resultado encontrado

Conversor de Corrente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Conversor de Corrente"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Conversor de Corrente

(2)

Bem-vindo

Por favor leia atentamente este manual de instruções antes de proceder a qualquer operação com o seu produto PowerBright, pois aqui encontrará todas as informações que necessita para ficar familiarizado com as suas características e assim tirar partido do melhor desempenho e performance deste equipamento. Mantenha este manual para consulta posterior.

Acerca dos Conversores PowerBright

A PowerBright é uma marca de conversores de potência que inovou no design dos seus equipamentos e desenvolveu uma nova linha de conversores de potência super-eficientes com a mais alta taxa de capacidade de carga na indústria do seu sector.

Estes equipamentos extremamente avançados, controlados através de microprocessador têm um melhor funcionamento devido aos seus sistemas de arrefecimento sendo por isso considerados como os equipamentos de maior desempenho e confiança da sua classe. A sua superior capacidade de carga permite um funcionamento até nas condições mais adversas e mais difíceis tais como em televisores a cores, televisores combinados com VCD, microondas, unidades de refrigeração e até pequenos sistemas de ar condicionado.

São até considerados como os equipamentos com a maior taxa de eficiência (até 90%), o que representa uma maior operação de funcionamento assim como um prolongamento da vida útil das baterias.

A PowerBright converte baixas voltagens de corrente DC em 220V de corrente alterna AC. Dependendo do modelo e da sua capacidade de carga, o conversor converte energia de baterias standard de 12V de automóveis ou barcos, ou de fontes de alta potência de 12V.

(3)

Começando a trabalhar com este equipamento

Quando ligar qualquer equipamento que utilize um motor, este irá requerer um pico de carga no início para que se possa ligar. A esta carga de potência dá-se o nome de “Pico de Carga”.

Uma vez iniciado, o equipamento ligado ao conversor irá precisar de uma menor potência para continuar o seu normal funcionamento. Em termos de requerimentos de potência, dá-se a este factor o nome de “Carga Contínua”.

O utilizador deverá determinar qual a carga que será aplicada ao equipamento que vai ligar a este conversor para o seu normal funcionamento, tendo em conta o Pico de Carga e a Carga Contínua.

O consumo de potência é medido em Watts ou Amperes, e esta informação é normalmente afixada ou impressa na maioria dos equipamentos. Caso esta informação não se encontre afixada no seu equipamento ou ferramenta, consulte o manual de instruções do mesmo ou contacte o fabricante a fim de determinar se o equipamento que vai utilizar é compatível com este conversor de potência ou com onda sinusoidal modificada.

Multiplique: AMPS X 220 (Corrente AC) = WATTS

Com esta fórmula irá obter um valor aproximado da carga contínua do seu equipamento.

Multiplique WATTS X 2 = Pico de Carga

(4)

Importante

• Este conversor é projectado para operar somente partir de uma fonte de potência de 12 volts. Não tente ligar este inversor a nenhuma outra fonte de potência, incluindo nenhuma fonte de potência de Corrente Alterna.

• Não tenta estender ou modificar de outra maneira o cabo de potência de 12 volts do seu inversor.

• 220 volts da corrente pode ser letal. O uso impróprio de seu inversor pode resultar nos danos de propriedade, em ferimento pessoal ou na perda de vida.

(5)

Características

A. Interruptor ON/OFF. A corrente que flui desde a fonte de alimentação para o conversor é controlada por este interruptor.

B. LED indicador de sobrecarga. Sempre que o aparelho em utilização exceda 3500 watts, esta luz acenderá na cor laranja/vermelha e o conversor desligar-se-á automaticamente. Sempre que isto ocorra, desligue o conversor e determine a causa da sobrecarga antes de tornar a ligar o conversor e/ou o aparelho.

(6)

D. Ventoinha de arrefecimento. Sempre que a temperatura no interior do conversor exceder os limites de um modo operacional seguro, a ventoinha liga-se automaticamente para arrefecer o conversor. Sempre que a temperatura baixe de modo a permitir um modo operacional seguro, as ventoinhas desligar-se-ão.

E. Terminal de entrada de potência positivo.

(7)

Seleccionar uma fonte de alimentação

Sempre que utilize o seu conversor durante um longo período de tempo na sua máxima potência, o resultado será uma elevada descarga de potência da bateria.

Tendo isto em consideração, verifique a capacidade de reserva da bateria que pretenda utilizar para alimentar o seu conversor. Para calcular aproximadamente a descarga de potência da sua bateria deverá estimar a amperagem/hora da bateria e a amperagem que o conversor exigirá, para encontrar a demanda de carga contínua do aparelho.

1. Quando calcular a amperagem/hora da bateria, tente saber o seu nível de reserva de minutos. Isto é normalmente marcado na etiqueta da bateria junto ao nível de CCA. Se multiplicar o nível de reserva de minutos da bateria por 0.3 o valor achado será o da amperagem/hora da bateria.

2. Para estimar o máximo poder de bateria requerida pelo conversor para o correcto funcionamento do aparelho pretendido, divida a carga de watts contínua do aparelho por 10.

3. Conclusão: A reserva de poder de uma bateria com um nível de reserva de 150 minutos será suficiente para satisfazer a potência máxima do conversor durante cerca de uma hora. (45 amps/hora – amp draw = 1 hora).

(8)

Nota:

O tipo de bateria utilizada para alimentar o conversor é muito importante. Baterias projectadas para colocar aparelhos em funcionamento têm múltiplas camadas de placas muitos finas. Isto providencia uma maior superfície o que irá produzir uma poderosa pequena explosão necessária para iniciar a combustão dos motores. A utilização de um conversor causará a descarga e recarga da bateria com frequência. Recomenda-se a utilização de um tipo diferente de bateria ou uma bateria projectada especificamente para este tipo de exigência. As baterias com um ciclo profundo têm, na generalidade, os maiores níveis de reserva. São projectadas com placas finas capazes de resistir a repetidas descargas de potência e recarregamentos. Caso não tenha uma destas baterias recomenda-se que mantenha o motor do veículo em funcionamento sempre que utilize o conversor.

Medidas do cabo de conexão

Quando ligar o conversor à fonte de alimentação utilize o cabo mais grosso e curto que tiver disponível.

Se o conversor e a bateria estiverem posicionados a quatro pés de distância entre ambos, deverá utilizar, no mínimo, um cabo #4. Se a distância entre eles for de 4-6 pés deverá utilizar, no mínimo, um cabo #2.

(9)

Ligar o conversor

1. Certifique-se que o interruptor ON/OFF se encontre na posição OFF (O).

2. Ligue os cabos tendo em conta as polaridades. Certifique-se que ficam bem ligados mas não aperte demasiado os parafusos.

Instalar o conversor

Sempre que pretender instalar o conversor num veículo, escolha um local seco, fresco, ventilado e o mais próximo possível da bateria.

1. O interruptor deverá estar na posição OFF.

2. O conversor poderá ser instalado na vertical ou na horizontal. Se pretender instalá-lo na vertical deverá certificar-se que as entradas de ventilação fiquem colocadas para baixo.

3. Segure o conversor de encontro à superfície onde o pretende instalar, marque a posição dos parafusos e remova-o.

4. Com a ajuda de um berbequim abra os quatros buracos anteriormente marcados.

5. Instale o conversor na superfície pretendida utilizando para isso parafusos resistentes à corrosão de uma tamanho igual ou superior a 10.

(10)

Nota:

Ligações soltas poderão originar sérias diminuições na voltagem o que poderá causar danos aos cabos. Uma ligação incorrecta entre o conversor e a fonte de alimentação resultará numa polaridade invertida o que rebentará com os fusíveis internos podendo causar danos permanentes ao conversor. Danos causados por polaridades invertidas não são cobertos pela garantia. Uma ligação entre terminais positivos poderá causar uma faísca como resultado do fluir da corrente para o conversor. Isto é normal ocorrer. Devido à possibilidade de faísca é extremamente importante que tanto o conversor como a bateria sejam posicionados o mais afastado possível de qualquer fonte inflamável ou gás a fim de evitar possíveis fogos e/ou explosões.

1. Localize o terminal de ligação à terra. Coloque um fio 2 AWG mais curto possível desde o terminal a um ponto próprio no solo. Poderá ligar este fio ao chassis do seu veículo ou ao sistema de ligação à terra do seu barco. Como alternativa em localizações remotas o fio poderá ser ligado à terra (uma das formas de consegui-lo é prendendo-o a uma barra de metal enterrada no solo. Antes desta ligação certifique-se que o conversor está desligado. Utilizar o conversor sem a correcta ligação à terra poderá originar um choque eléctrico.

2. Ligue o conversor. Certifique-se que o LED indicador de sobrecarga se encontra desligado.

3. Desligue o conversor. O LED indicador de sobrecarga poderá piscar brevemente. Isto é normal. O alarme interno também se poderá fazer ouvir. Isto também é normal.

(11)

4. Certifique-se que o aparelho a ser utilizado se encontra desligado. Ligue-o ao conversor.

5. Ligue o conversor. 6. Ligue o aparelho.

Nota:

O alarme poderá ser audível momentaneamente quando desligar o conversor. Este mesmo alarme poderá igualmente soar quando o conversor estiver a ser ligado ou desligado da fonte de alimentação. Quando utilizar uma extensão esta não deverá ter mais de 16,50m de comprimento. Com este comprimento não deverá ocorrer qualquer oscilação de corrente.

Sugestões para a utilização de TV e áudio

Apesar de o conversor ser capaz de minimizar sinais de interferência, na imagem de TV algumas poderão ser inevitáveis, principalmente com sinais de fraca intensidade.

Contudo, eis algumas sugestões que poderão melhorar a recepção:

1. Assegure-se que a antena emite um sinal claro sob condições normais de utilização. Assegure-se também que o cabo de antena se encontra em boas condições.

2. Altere a posição do conversor, do cabo de antena e do cabo de alimentação da TV.

3. Isole a TV, o seu cabo de alimentação e o cabo de antena da fonte de alimentação utilizando uma extensão desde o conversor à TV. 4. Enrole todos os cabos.

(12)

5. Prenda um filtro de ferrite ao cabo de alimentação da TV. Poderá ter de utilizar mais de um.

Nota:

Em alguns sistemas de áudio de menor qualidade poderá ser audível um ligeiro ruído sempre que o utilize com o conversor. Isto é causado pela qualidade dos filtros do sistema. A única solução para este problema é a utilização de um sistema de som com uma alimentação de qualidade superior.

Sugestões para a utilização de microondas

Os níveis de potência utilizados por fornos microondas são conhecidos por “cooking power” que indicam qual a potência “entregue” aos alimentos durante a sua confecção. Esta informação encontra-se, normalmente, na parte detrás do microondas, caso contrário consulte o manual de instruções do aparelho ou contacte o seu fabricante.

(13)

Normas de segurança

Para obter melhores resultados coloque o conversor sob uma superfície razoavelmente plana.

• Mantenha o conversor seco. Não o exponha à chuva ou humidade. Não utilize conversor caso o aparelho em utilização ou outra qualquer superfície em contacto com qualquer fonte de alimentação se encontre molhada. Água e muitos outros líquidos podem conduzir electricidade o que poderá causar sérios danos ou morte.

• Evite colocar o conversor perto ou sobre saídas de aquecimento, radiadores ou outras fontes de calor. Não exponha o conversor à luz directa do sol. A temperatura ambiente ideal será entre os 50º - 80ºF.

• Para dispersar adequadamente o calor gerado durante a utilização do conversor mantenha-o bem ventilado evitando colocar seja o que for em seu redor.

• Não utilize o conversor perto de materiais inflamáveis ou em locais onde se possam acumular fumos ou gases.

• Sempre que necessite de utilizar o conversor com aparelhos de elevados níveis de potência durante muito tempo não é aconselhável alimentar o conversor com a mesma bateria utilizada para alimentar o veículo pois as suas reservas poderão não ser suficientes para colocar novamente o motor em funcionamento.

• Poderá utilizar o conversor com um conjunto de baterias do mesmo tipo e configuração. Duas baterias irão gerar duas vezes mais amp/hora que uma só; três baterias poderão gerar três vezes mais e assim consecutivamente.

(14)

Como funciona um Conversor de Corrente

Existem dois estados aos quais o conversor de corrente altera de uma potência de 12Vdc (ou bateria) para 220Vac:

Estado 1 – O conversor utiliza uma corrente DC para DC para aumentar uma voltagem de entrada DC desde a fonte de potência para 145Vdc

Estado 2 – O conversor então converte a alta voltagem DC em 220Vac, utilizando um transístor MOSFET avançado numa configuração em ponte.

Este design providencia a todos os nossos conversores uma alta capacidade para iniciar e carregar cargas efectivas, enquanto providencia excelentes capacidades de sobrecarga.

Onda Sinusoidal Modificada

A forma de onda que é gerada por este conversor é tem um Root Mean Square (RMS) de 220V. A maioria dos voltímetros AC está calibrada para voltagens RMS e assumem que a medida do tipo de onda será pura onda sinusoidal. Consequentemente, esta medida não fará a leitura de uma onda de voltagem em onda sinusoidal modificada correctamente, e quando medidos os valores de saída do conversor, os dados serão cerca de 20 a 30 volts mais abaixo do esperado. Para uma medição da voltagem de saída do conversor, utilize um

(15)

voltímetro com leitura RMS tal como Fluke87, Fluke8060A, Beckman 4410, Triplet 4200 ou qualquer outro multímetro com identificação de “True RMS”.

Em Revisão

- Nunca tente utilizar este inversor através de qualquer fonte de alimentação que não uma bateria de 12Vdc

- Este conversor está projectado para ser ligado a uma fonte de alimentação de 12V.

Não tente alterar ou modificar os cabos de ligação fornecidos com este conversor.

- Quando ligado este conversor a qualquer fonte de alimentação 12V, certifique-se que está bem isolado de qualquer fonte de ignição, ou longe de gazes ou líquidos inflamáveis.

- Certifique-se que a potência de consumo do equipamento que pretende ligar a este conversor é compatível com a capacidade do mesmo. Não exceda os 200W.

- Quando ligado a um carregador de baterias, verifique constantemente a temperatura do carregador de baterias durante aproximadamente 10 minutos. Caso o carregador de baterias tenha uma temperatura anormalmente quente, desligue-o do conversor imediatamente.

- Utilize apenas fusíveis de 40A

- Quando utilizar este conversor com baterias de automóvel ou de barco, ligue o motor em cada 30 a 60 minutos e deixe-o ligado por cerca de 10 minutos para que a bateria seja carregada.

(16)

- Na continuidade de um alarme sonoro ou quando o conversor de auto-desligar consequentemente, desligue o conversor para a posição OFF imediatamente. Não o volte a ligar até que a fonte do problema seja identificado e o problema resolvido.

- Para evitar que o líquido da bateria escorra para o exterior, desligue sempre o conversor quando não esteja em utilização.

- Não exponha o conversor à chuva ou ao orvalho.

- Não coloque o conversor em qualquer local perto de fontes de calor ou directamente ao sol.

- Quando em funcionamento, certifique-se que o conversor está propriamente ventilado.

(17)

Resolução de Problemas

Problema: Voltagem baixa ou nenhuma voltagem de saída

Causa – Fraco contacto nos terminais de bateria. Solução – Limpe bem os terminais da bateria

Causa – utilização incorrecta de um multímetro para teste de voltagem Solução – Utilize um multímetro com leitura True RMS

Problema: Led de Sobrecarga mantem-se ligado

Causa – Voltagem da bateria abaixo dos 11V Solução – Recarregue ou substitua a bateria.

Causa - O equipamento a utilizar exige muita potência

Solução – Utilize um conversor de maior capacidade ou não utilize este equipamento

Causa – O conversor está demasiado quente

Solução – Deixe o conversor arrefecer e certifique-se que se encontra bem ventilado. Poderá também fazer baixar o consumo de saída do conversor

Causa – O conversor poderá estar danificado ou em mau funcionamento Solução – Veja a garantia e consulte o seu fornecedor de serviços

(18)

Resolução de Problemas

Problema: Interferências no Televisor

Causa – Existe uma interferência eléctrica no conversor

Solução – Coloque um cabo com filtro de linha com Ferrite ligado ao televisor

Problema: Alarme de bateria fraca constantemente Causa – Voltagem de entrada abaixo dos 11V

Solução – Mantenha a voltagem acima dos 11V para manter a regulação

Causa – Potência inadequada para o conversor ou excessiva descida de voltagem

Solução – Utilize um cabo mais apropriado e mantenha o cabo o mais curto possível

Problema: O televisor não funciona

Causa – O televisor não liga

Solução – Tente ligar e desligar o conversor para as posições ON/OFF/ON Solução – Contacte o fabricante do televisor ou verifique se o televisor é compatível com onda sinusoidal modificada

(19)

Especificações:

Potência de consumo máxima: 3500W Capacidade de Pico de Carga: 7000W Taxa de descida de corrente: <0.5A

Tipo de onda: Onda Sinusoidal Modificada Raio de entrada de voltagem: 10.5 -15Vdc Receptáculos AC: 2 x 220Vac

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com a eleição do prefeito Paulo Serra. Em razão disso, ocorreu a troca de toda equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Educação

Fornecimento de bens e prestação de serviços relativos à complementação do projeto básico, detalhado, construção civil, montagem eletromecânica, comissionamento, partida

Desde 2017, os dados dos membros foram acrescidos de dados de comércio internacional para fornecer uma compreensão mais profunda e abrangente do mercado. Este documento fornece

A literatura infantil é um recurso metodológico importante no auxílio à prática pedagógica, pois desenvolve o raciocínio e a sensibilidade dos educandos. 3) sugere que os

Se os fluxos de caixa atuais não forem bons o suficiente para honrá- los, não restará as empresas senão a busca por capital próprio, a custo mais elevado (risco maior), via

Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a pesca praticada na região sul da APA Costa dos Corais e comparar os níveis de rendimento pesqueiro

o item anterior, reconsideração quanto ao indeferimento de sua inscrição, que será apreciada pela Congregação no prazo máximo de 5 dias úteis, contados a partir