• Nenhum resultado encontrado

Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pernambuco. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Boletimj. Manual de Procedimentos. ICMS - IPI e Outros. Pernambuco. Federal. Estadual. IOB Setorial. IOB Comenta. IOB Perguntas e Respostas"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Boletim

j

Manual de Procedimentos

Veja nos Próximos

Fascículos

a IPI - Transferência -

Tratamento fiscal

a ICMS - Consignação mercantil

ICMS - IPI e Outros

Fascículo N

o

33/2014

Pernambuco

/

a

Federal

IPI

Revenda de embalagens usadas . . . . 01

/

a

Estadual

ICMS

Regimes especiais . . . . 05

/

a

IOB Setorial

Federal

Tecnológico - IPI - Incentivo fiscal - PATVD - Alíquota zero . . . . 06

/

a

IOB Comenta

Municipal (Recife)

ISS - Instituída a Declaração Eletrônica de Serviços Recebidos (DSR-e) . . 08

/

a

IOB Perguntas e Respostas

IPI

ALC - Brasileia e Cruzeiro do Sul - Suspensão do imposto . . . . 09

Bens de informática - Benefícios fiscais - Redução do imposto . . . . 10

Incentivos fiscais - Renuclear - Habilitação . . . . 10

ICMS/PE

Base de cálculo reduzida - Feijão acondicionado em embalagem de até 5 kg - Tratamento fiscal . . . . 10

Base de cálculo reduzida - Tijolos cerâmicos e blocos de concreto - Previsão legal . . . . 10

(2)

Capa:

Marketing IOB FOLHAMATIC EBS > SAGE Editoração Eletrônica e Revisão: Editorial IOB FOLHAMATIC EBS > SAGE

Telefone: (11) 2188-7900 (São Paulo) 0800-724-7900 (Outras Localidades)

Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução total ou parcial desta obra, por qualquer meio ou processo, sem prévia autorização do autor (Lei no 9.610, de 19.02.1998, DOU de 20.02.1998).

Impresso no Brasil

Printed in Brazil Boletim IOB

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

ICMS, IPI e outros : IPI : revenda de embalagens usadas.... -- 10. ed. -- São Paulo : IOB Folhamatic EBS - SAGE, 2014. --

(Coleção manual de procedimentos)

ISBN 978-85-379-2220-0

1. Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - Brasil 2. Imposto sobre Produtos Industrializados - Brasil 3. Tributos - Brasil I. Série.

14-07833 CDU-34:336.223(81)

Índices para catálogo sistemático:

1. Brasil : Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços : ICMS : Direito tributário 34:336.223(81)

2. Brasil : Imposto sobre Produtos Industrializados : IPI : Direito tributário 34:336.223(81)

(3)

Manual de Procedimentos

ICMS - IPI e Outros

Boletim

j

IPI

Revenda de embalagens usadas

SUMÁRIO 1. Introdução 2. Não incidência 3. Hipótese de incidência

4. Produtos adquiridos para uso, consumo ou integração ao ativo imobilizado

5. Nota fiscal 6. Modelo

1. IntRodução

Examinaremos, neste texto, o tratamento fiscal previsto na legislação do IPI para a revenda de embalagens usadas, assim entendidas aquelas que acondicionaram produtos (insumos) adquiridos pelo estabele-cimento industrial, tais como bar-ris, tambores, caixas de madeira, de papelão e outras, com base no Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI), aprovado pelo Decreto nº 7.212/2010, e em outros atos legais que serão citados no transcorrer da matéria.

(RIPI/2010)

2. não InCIdênCIa

Não constitui hipótese de incidência do IPI a revenda de embalagens usadas que acondicionaram matérias--primas ou produtos intermediários empregados pelo contribuinte no processo industrial e que se tornaram impróprias para reutilização como embalagens.

Esse foi o entendimento firmado pela Coordenação do Sistema de Tributação divulgado por meio do Pare-cer Normativo CST nº 311/1971 (item 11).

(Parecer Normativo CST nº 311/1971, item 11)

2.1 Manutenção do crédito fiscal

O crédito do IPI relativo à entrada dos produtos será mantido integralmente, não sendo exigido o seu estorno (proporcional ao valor das embalagens usadas vendidas).

O item 11 do Parecer Normativo CST nº 311/1971 esclarece ainda que, nos termos do § 2º do art. 33 do Regulamento do IPI de 1967 (aparas, resíduos etc.), serve como indicador da impropriedade dos materiais de embalagem o ínfimo valor que lhes seja atribuído na venda, em relação ao preço pelo qual normal-mente são comercializados os produtos na condição

de novos, da mesma natureza e finalidade.

(RIPI/2010, art. 255; Parecer Normativo CST nº 311/1971, item 11)

2.2 Revenda a não contribuinte

Também não incide o IPI na venda de embalagens usadas quando destinadas a não contri-buintes, sendo obrigatório, nesse caso, o estorno proporcional do crédito lançado na entrada de maté-rias-primas e produtos intermediários no estabelecimento.

O valor do IPI a ser estornado será determinado por meio de aplicação da alíquota desse imposto relativo a matérias-primas e produtos intermediários adquiridos sobre o valor das embalagens usadas ven-didas (item 12 do Parecer Normativo CST nº 311/1971).

(Parecer Normativo CST nº 311/1971, item 12)

3. HIPótESE dE InCIdênCIa

O item 12 do Parecer Normativo CST nº 311/1971 esclarece ainda que, se as embalagens não tiverem se tornado impróprias à utilização normal, sendo

a

Federal

Não constitui hipótese de incidência do IPI a revenda de embalagens usadas que acondicionaram matérias-primas ou produtos intermediários empregados pelo contribuinte no processo industrial

e que se tornaram impróprias para reutilização como embalagens

(4)

vendidas para esse fim a industriais ou revendedores (para serem utilizadas como material de embalagem), a sua saída será tributada, e o cálculo será feito com aplicação da alíquota correspondente ao código da Tabela de Incidência do IPI (TIPI) sob o qual se classi-ficam as embalagens vendidas.

Nesse mesmo sentido decidiu o Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda, por meio do recurso a seguir mencionado:

Número do Recurso: 110218 Câmara: PRIMEIRA CÂMARA

Número do Processo: 10380.000990/95-10 Tipo do Recurso: VOLUNTÁRIO

Matéria: IPI Recorrente: - [...]

Recorrida/Interessado: DRJ-FORTALEZA/CE Data da Sessão: 06/12/2000 - 10:00:00 Relator: Sérgio Gomes Velloso Decisão: ACÓRDÃO 201-74145

Resultado: PPU - DADO PROVIMENTO PARCIAL POR UNANIMIDADE

Texto da Decisão: Por unanimidade de votos, deu-se pro-vimento parcial ao recurso, nos termos do voto do relator. Ementa: - [...] SUCATA - NÃO CARACTERIZAÇÃO - FALTA DE LANÇAMENTO - Não podem ser consideradas sucata as embalagens que não se tornaram impróprias à utiliza-ção normal, sendo vendidas para esse fim a industriais ou revendedores. Tais saídas serão tributadas pelo imposto, cujo cálculo far-se-á com aplicação da alíquota correspon-dente ao código da Tabela de Incidência de IPI, sob o qual se classificam as embalagens usadas. - [...]

[…]

Nota

O Primeiro, o Segundo e o Terceiro Conselho de Contribuintes do Mi-nistério da Fazenda, além da Câmara Superior de Recursos Fiscais, foram unificados em um órgão, denominado “Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf)”, com competência para julgar recursos de ofício e voluntários de decisão de 1ª instância, bem como recursos especiais, sobre a aplicação da legislação referente a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB (Lei nº 11.941/2009, art. 49).

(Lei nº 11.941/2009, art. 49; Parecer Normativo CST nº 311/1971, item 12)

3.1 decisão do Segundo Conselho de Contribuintes

A Terceira Câmara do Segundo Conselho de Con-tribuintes do Ministério da Fazenda, ao julgar recurso interposto por contribuinte, decidiu, por unanimidade de votos, que o IPI incide na saída de bombonas usa-das e próprias para uso normal, bem como na saída de refugo plástico resultante do processo produtivo.

Para conhecimento, reproduzimos, a seguir, a íntegra da referida decisão (cuja ementa foi publicada no DOU de 08.06.1995):

Ministério da Fazenda

Segundo Conselho de Contribuintes Processo nº: 10711.015166/91-23 Sessão de: 21 de setembro de 1994 Acórdão nº: 203-01.706

Recurso nº: 90.129 Recorrente: [...]

Recorrida: DRF no Rio de Janeiro - RJ

IPI - Bombonas usadas e próprias para uso normal e refugo plástico proveniente do processo produtivo ao serem ven-didos devem ser tributados.

Recurso negado.

Vistos, relatados e discutidos os presentes autos de recurso interposto por […]

Acordam os Membros da Terceira Câmara do Segundo Conselho de Contribuintes, por unanimidade de votos, em negar provimento ao recurso. Ausentes os Conselheiros Tiberany Ferraz dos Santos (justificadamente) e Sebastião Borges Taquary.

Sala das Sessões, em 21 de setembro de 1994. Osvaldo José de Souza

Presidente

Ricardo Leite Rodrigues Relator

Maria Vanda Diniz Barreira

Procuradora-Representante da Fazenda Nacional Vista em Sessão de 26 de janeiro de 1995.

Participaram, ainda, do presente julgamento, os Conselhei-ros Maria Thereza Vasconcellos de Almeida, Sérgio Afa-nasieff, Mauro Wasilewski e Celso Angelo Lisboa Gallucci. Relatório

O presente processo já foi apreciado por esta Câmara, em Sessão de 08 de julho de 1993, ocasião em que, por una-nimidade de votos, foi o julgamento do recurso voluntário convertido em diligência à repartição de origem para que fossem tomadas as seguintes providências:

a) anexar aos autos xerox das notas fiscais emitidas nas vendas dos refugos plásticos;

b) se tais refugos fazem parte do processo produtivo da empresa. Se não, onde a empresa consegue tais refugos?; e c) anexar aos autos xerox das notas fiscais emitidas nas vendas das bombonas.

Em atendimento à solicitação feita, foi juntada a documen-tação de fls. 47 a 84.

(5)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

Voto do Conselheiro-Relator Ricardo Leite Rodrigues A documentação, juntada quando da diligência, em nada favoreceu a Recorrente.

As notas fiscais anexadas têm numeração e data diferentes das relacionadas nos Demonstrativos de fls. 08/10 e 13/14, não sendo possível qualquer análise para comprovar os argumentos da defesa.

Por outro lado, quando foi solicitada uma explicação a respeito da origem dos “refugos plásticos” vendidos pela Recorrente, queríamos algo mais consistente do que a argumentação expendida na petição inicial, pois aquela não convencera, já que, pela descrição usada nas notas fiscais citadas nos autos, entende-se que tais refugos são conseqüentes do processo industrial existente na empresa autuada.

Finalmente, cabe ressaltar que a legislação aplicada pela fiscalização para cálculo dos juros e correção monetária encontra-se legalmente amparada e, por conseguinte, não foi de encontro ao disposto no art. 144 do CTN.

Pelo acima exposto, nego provimento ao recurso. Sala das Sessões, 21 de setembro de 1994. Ricardo Leite Rodrigues

Nota

O Primeiro, o Segundo e o Terceiro Conselho de Contribuintes do Mi-nistério da Fazenda, além da Câmara Superior de Recursos Fiscais, foram unificados em um órgão, denominado “Conselho Administrativo de Recur-sos Fiscais (Carf)”, com competência para julgar recurRecur-sos de ofício e vo-luntários de decisão de 1ª instância, bem como recursos especiais, sobre a aplicação da legislação referente a tributos administrados pela RFB (Lei nº 11.941/2009, art. 49).

(Lei nº 11.941/2009, art. 49)

4. PRodutoS adquIRIdoS PaRa uSo, ConSuMo ou IntEgRação ao atIvo IMoBIlIzado

A revenda, por estabelecimento industrial, de embalagens que acondicionaram produtos adquiri-dos para emprego em suas próprias instalações (uso ou consumo ou ativo imobilizado) não está sujeita à incidência do IPI, uma vez que essa operação não configura fato gerador do imposto.

Esse foi o entendimento divulgado por meio do Parecer Normativo CST nº 154/1973, cujos principais itens são transcritos a seguir:

Parecer Normativo CST nº 154/1973 01 - IPI

01.04 - Fato gerador

Revenda, por estabelecimento industrial, de embalagens que acondicionaram produtos adquiridos para emprego em suas próprias instalações: a saída não é tributada, pois não ocorre o fato gerador.

Para emprego nas instalações de seu próprio estabeleci-mento, empresa industrial adquire - conforme eventuais necessidades - cabos condutores elétricos que lhe são fornecidos em grandes bobinas. Esporadicamente, revende essas bobinas às próprias indústrias fornecedo-ras, as quais estipulam o preço da operação e refugam as unidades que não estejam em condições de reutilização. Indaga-se se essa revenda está sujeita à incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados, devendo ser esse tributo destacado na nota fiscal que acompanhar a saída, e se pode a empresa revendedora creditar-se do IPI pago na aquisição, crédito que não escritura na entrada dessas mercadorias por não se destinarem as mesmas a consumo no processo produtivo.

2 - [...]

3 - A consulente não consome os condutores elétricos como produtos intermediários de seu processo industrial, mas simplesmente na reposição ou melhoria de suas ins-talações, e não é fabricante das bobinas em que esses mesmos condutores são acondicionados, não tendo, por-tanto, relativamente às mesmas, a condição de produtor. Também não se equipara a estabelecimento industrial (na verdade, ela o é, mas com referência a outros produtos), como comerciante de bens de produção, tendo em vista o caráter facultativo dessa equiparação (art. 3º, § 6º, do RIPI). Assim, […]

4 - No caso, inocorre o fato gerador e, em conseqüência, as saídas dessas embalagens, revendidas aos fornecedores dos materiais de que foram continentes, como a outrem, não estão sujeitos ao IPI não havendo, pois, imposto a des-tacar na nota fiscal, nem razão para cogitar-se do tributo pago na aquisição.

5 - [...]

(Parecer Normativo CST nº 154/1973)

5. nota FISCal

Nas saídas de embalagens usadas, o estabele-cimento industrial deverá emitir Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, ou Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), se for o caso, com todos os requisitos normalmente exigidos (inclusive com lançamento do IPI, caso a operação se enquadre na hipótese descrita no item 3), indicando um dos seguintes Códigos Fiscais de Operações e Prestações (CFOP):

a) nas operações internas: “5.102 - Vendas de mercadorias adquiridas e/ou recebidas de ter-ceiros”;

b) nas operações interestaduais:

b.1) destinadas a contribuintes: “6.102 - Ven-das de mercadorias adquiriVen-das e/ou re-cebidas de terceiros”;

b.2) destinadas a não contribuintes: “6.108 - Vendas de mercadorias adquiridas e/ou recebidas de terceiros, destinadas a não contribuintes”.

(6)

O contribuinte obrigado à emissão de NF-e deve observar as disposições contidas no Ajuste Sinief nº 7/2005 e no Manual de Orientação do Contribuinte, ver-são 5.0, aprovado pelo Ato Cotepe/ICMS nº 11/2012, em especial as orientações expressas em seu Anexo I, que trata do leiaute do referido documento fiscal.

Notas

(1) O Protocolo ICMS nº 42/2009, que dispõe sobre a obrigatoriedade da utilização da NF-e em substituição à Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, pelo critério de Código Nacional de Atividade Econômica (CNAE) e operações com os destinatários que especifica, teve sua vigência adiada pelo Protocolo ICMS nº 173/2012, com efeitos desde 1º.01.2014.

(2) O disposto no referido Protocolo não se aplica (Protocolo ICMS nº 42/2009, cláusula quarta):

a) ao microempreendedor individual (MEI), de que trata o art. 18-A da Lei Complementar nº 123/2006;

b) às operações realizadas por produtor rural não inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

(Ajuste Sinief nº 7/2005; Ato Cotepe/ICMS nº 11/2012; vênio s/nº de 15.12.1970, art. 5º; Manual de Orientação do Con-tribuinte, versão 5.0, Anexo I)

6. ModElo

A seguir, reproduzimos modelo de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (Danfe) relativo à revenda interna de embalagens usadas, tributada pelo IPI.

DANFE

(7)

ICMS - IPI e Outros Manual de Procedimentos

ICMS

Regimes especiais

SUMÁRIO 1. Introdução 2. Regimes especiais 3. Concessão 4. Publicização 5. Legislação 6. Parecer normativo 7. Revogação ou alteração 8. Regime nominado 1. IntRodução

O regime especial é qualquer tratamento dife-renciado, adotado em casos peculiares, em relação às regras gerais de exigências do ICMS e de cum-primento das obrigações acessórias, mediante mani-festação de órgão técnico fazendário, objetivando facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelo contribuinte.

Assim, o despacho que conceder o regime esta-belecerá as normas especiais a serem observadas pelos contribuintes.

Neste texto, abordaremos os procedimentos para a formalização do pedido de regime especial com base no RICMS-PE/1991.

2. REgIMES ESPECIaIS

A Secretaria da Fazenda (Sefaz), mediante des-pacho, poderá conceder ao sujeito passivo regime especial para emissão de documentos e escrituração de livros fiscais, assegurados, em qualquer caso, o controle e a perfeita identificação das operações.

(RICMS-PE/1991, art. 701, caput)

3. ConCESSão

A concessão de regime especial deverá obede-cer aos seguintes parâmetros:

a) as legendas constantes dos livros e documen-tos deverão indicar com precisão a operação ou o fato registrado;

b) será concedido de modo que possa ser adota-do por qualquer sujeito passivo, nas mesmas circunstâncias, quando solicitado;

c) não poderá alterar:

c.1) o montante do imposto devido;

c.2) a forma e o período de apuração do im-posto;

c.3) qualquer outra situação relativa ao cum-primento da obrigação tributária princi-pal.

(RICMS-PE/1991, art. 701, § 1º)

4. PuBlICIzação

O regime especial deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), podendo restringir-se à ementa, desde que esta indique o conteúdo do regime.

(RICMS-PE/1991, art. 701, § 2º)

5. lEgISlação

Ocorrendo alteração na legislação tributária, continuará em vigor o regime especial anteriormente concedido, desde que com ela compatível.

Será considerado nulo de pleno direito o regime especial concedido em desacordo com as disposi-ções dos arts. 701 e seguintes do RICMS-PE/1991.

(RICMS-PE/1991, art. 701, §§ 3º e 4º)

6. PaRECER noRMatIvo

O regime especial deverá ser concedido pro-curando a uniformização de procedimento em cada situação e convertido em parecer normativo depois de 3 concessões isoladas, conforme o disposto em portaria do Secretário da Fazenda.

(RICMS-PE/1991, art. 702, caput)

7. REvogação ou altERação

A Sefaz, mediante portaria, poderá revogar ou alterar o regime especial, hipótese em que deverá conceder prazo ao sujeito passivo para as devidas adaptações.

(RICMS-PE/1991, art. 702, parágrafo único)

(8)

FEdERal

Tecnológico - IPI - Incentivo fiscal -

PATVD - Alíquota zero

A pessoa jurídica habilitada pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) como beneficiária do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para TV Digital (PATVD), instituído pela Lei nº 11.484/2007 e regulamentado pelo Decreto nº 6.234/2007, poderá usufruir da alí-quota a zero do IPI, desde que atendidos os requisitos exigidos para tal finalidade.

Poderá pleitear habilitação ao PATVD a pessoa jurídica que invista anualmente em pesquisa e desen-volvimento no País, conforme definido em legislação específica, e que exerça as atividades de desenvol-vimento e fabricação de equipamentos transmissores de sinais por radiofrequência para televisão digital, classificados no código 8525.50.2 da Tabela de Incidência do IPI (TIPI).

Para fruição do incentivo fiscal, a pessoa jurídica devidamente habilitada, nos termos do Decreto nº 6.234/2007, deverá cumprir as regras sobre o pro-cesso produtivo básico (PPB) estabelecido por por-taria interministerial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, alternativamente, atender aos

critérios de bens desenvolvidos no País definidos por portaria do Ministério da Ciência e Tecnologia.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento e o exercício das atividades de desenvolvimento e fabricação de equipamentos para a TV digital devem ser efetuados, de acordo com os projetos aprovados, apenas em atividades de pesquisa e desenvolvimento dos equipamentos transmissores, de software e de insumos para esses equipamentos.

Esses projetos devem ser aprovados em ato con-junto do Ministério da Fazenda, do Ministério da Ciên-cia, Tecnologia e Inovação e do Ministério do Desen-volvimento, Indústria e Comércio Exterior, nos termos e condições estabelecidos pelo Poder Executivo.

A aprovação do projeto fica condicionada à com-provação da regularidade fiscal, da pessoa jurídica interessada, em relação aos impostos e às contribui-ções administrados pela RFB.

As alíquotas do IPI incidente na saída do estabe-lecimento industrial ou a ele equiparado ou na impor-tação de máquinas, aparelhos, instrumentos e equipa-mentos, novos, ficam reduzidas a zero, até 22.01.2017, quando a aquisição no mercado interno ou a impor-tação for efetuada por pessoa jurídica beneficiária do PATVD, para incorporação ao Ativo Imobilizado da pessoa jurídica adquirente no mercado interno ou importadora, destinados às atividades já citadas.

8. REgIME noMInado

A legislação pernambucana já prevê alguns regimes especiais nominados dos quais podemos exemplificar para empresa de:

a) transporte aeroviário (RICMS-PE/1991, arts. 703 a 713);

b) transporte ferroviário (RICMS-PE/1991, arts. 714 a 722);

c) transporte de valores (RICMS-PE/1991, arts. 723 a 728);

d) serviço de telecomunicação (RICMS-PE/1991, arts. 729 a 732).

(RICMS-PE/1991, arts. 703 a 732)

N

(9)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

A redução de alíquotas a zero alcança também as ferramentas computacionais (softwares) e os insumos destinados à fabricação dos equipamentos para TV digital, quando adquiridos no mercado interno ou importados por pessoa jurídica beneficiária do PATVD.

O benefício concedido às operações e ferramen-tas, mencionadas, alcançam somente os bens ou os insumos relacionados em ato do Poder Executivo.

Para fins de fruição do incentivo fiscal, equipara--se a importador a pessoa jurídica adquirente de bens estrangeiros, no caso de importação realizada por sua conta e ordem, por intermédio de pessoa jurídica importadora.

As alíquotas do imposto incidentes sobre equipa-mentos transmissores de sinais por radiofrequência para TV digital, classificados no código 8525.50.2 da TIPI, na saída do estabelecimento industrial de pes-soa jurídica beneficiária do PATVD, ficam reduzidas a zero, até 22.01.2017, não se aplicando essa redução de forma cumulativa com outras reduções ou benefí-cios relacionados ao imposto.

A beneficiária do PATVD deverá encaminhar ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, até 31 de julho de cada ano civil, os relatórios demonstrati-vos do cumprimento, no ano anterior, das obrigações e condições exigidas, inclusive em legislação especí-fica sobre a matéria.

No caso de os investimentos em pesquisa e desenvolvimento não atingirem, em determinado ano, o percentual mínimo fixado nos termos de regula-mentação específica, a pessoa jurídica beneficiária do PATVD deverá aplicar o valor residual no Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) (CT-INFO ou CT-Amazônia), acrescido de multa de 25% e de juros equivalentes à taxa Selic, calculados desde 1º de janeiro do ano subsequente àquele em que não foi atingido o percentual até a data da efetiva aplicação.

A pessoa jurídica beneficiária do PATVD deverá efetuar essa aplicação até o último dia útil do mês de março do ano subsequente àquele em que não foi atingido o percentual.

A não realização da aplicação no prazo exigido obriga o contribuinte ao pagamento de juros e multa de mora, na forma da lei tributária, referentes ao imposto não pago em decorrência da redução das alíquotas.

Os juros e a multa serão recolhidos isoladamente e devem ser calculados a partir da data da saída do produto do estabelecimento industrial, sobre o valor do imposto não recolhido, proporcionalmente à dife-rença entre o percentual mínimo de aplicações em pesquisa e desenvolvimento fixado e o efetivamente realizado.

Os pagamentos efetuados não desobrigam a pes-soa jurídica beneficiária do PATVD do dever de efetuar a aplicação no FNDCT (CT-Info ou CT-Amazônia).

A falta ou a irregularidade do recolhimento sujeita a pessoa jurídica a lançamento de ofício, com apli-cação de multa de ofício na forma da lei tributária.

A pessoa jurídica beneficiária do PATVD será punida, a qualquer tempo, com a suspensão da redu-ção das alíquotas, sem prejuízo da aplicaredu-ção de pena-lidades específicas à prática das seguintes infrações:

a) descumprimento das condições estabeleci-das no § 2º do art. 158 do RIPI/2010, relacio-nadas ao PPB;

b) descumprimento da obrigação de efetuar in-vestimentos em pesquisa e desenvolvimento na forma exigida pela legislação pertinente; c) não apresentação ou não aprovação dos

rela-tórios pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, de que trata o art. 162 do RIPI/2010;

d) infringência aos dispositivos de regulamenta-ção do PATVD; ou

e) irregularidade em relação a impostos ou con-tribuições administrados pela RFB.

A suspensão do incentivo fiscal é convertida em cancelamento da redução das alíquotas, no caso de a pessoa jurídica beneficiária do PATVD não sanar a infração no prazo de 90 dias contados da notificação da suspensão.

A pessoa jurídica que der causa a duas suspen-sões em prazo inferior a 2 anos será punida com o cancelamento da redução das alíquotas.

Note-se, ainda, que a penalidade de cancelamento da aplicação somente poderá ser revertida após 2 anos de saneamento da infração que a motivou.

(Lei nº 11.484/2007; Decreto nº 6.234/2007; RIPI - Decreto nº 7.212/2010, arts. 158 a 165; TIPI - Decreto nº 7.660/2011)

(10)

a

IOB Comenta

MunICIPal (RECIFE)

ISS - Instituída a Declaração Eletrônica

de Serviços Recebidos (DSR-e)

O Fisco municipal instituiu, por meio da publicação do Decreto nº 28.048/2014, a Declaração Eletrônica de Serviços Recebidos (DSR-e).

Essa obrigação acessória tem a sua periodicidade mensal, deverá ser apresentada e até o dia 5 do mês subsequente ao da prestação do serviço contratado por meio de aplicativo disponível no site <https://nfse. recife.pe.gov.br>.

A Secretaria de Finanças estabelecerá cronograma com o início da obrigatoriedade de sua apresentação, e atendendo às peculiaridades do contribuinte, poderá prorrogar o prazo de início de obrigatoriedade de envio da DSR-e. O tomador, intermediário ou responsável pelo pagamento de serviços interessado na referida prorrogação, deverá formalizar o seu requerimento por meio de processo administrativo protocolado na Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Unac).

A Secretaria de Finanças, considerando a si-tuação econômico-financeira, a categoria ou o grupo de atividades econômicas das pessoas jurídicas, poderá estabelecer dispensa ou prazos diferentes para o envio da DSR-e.

Não serão informadas na DSR-e as Notas Fiscais de Serviços Eletrônica (NFS-e) emitidas no portal da Prefeitura do Recife.

As pessoas jurídicas estabelecidas no Município do Recife, inclusive as isentas e as imunes, ficam obrigadas a apresentar a DSR-e, na qualidade de tomadoras, intermediadoras ou responsáveis pelo pagamento dos serviços contratados.

Observa-se que essa obrigatoriedade não se aplica aos microempreendedores individuais (MEI), optantes pelo Sistema de Recolhimento em Valores Fixos Mensais dos Tributos abrangidos pelo Simples Nacional (Simei).

Na hipótese de a pessoa jurídica possuir mais de um estabelecimento, a obrigação de registro da

DSR-e deverá ser cumprida por cada estabelecimento situado no Município do Recife.

Os documentos emitidos pelo MEI, e também pelos profissionais autônomos, ficam dispensados do seu registro na DSR-e.

As pessoas jurídicas obrigadas a apresentar a DSR-e deverão registrar os serviços que tenham sido contratados diretamente ou por terceiros, inde-pendente do local de tributação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e da obrigatorie-dade, ou não, de retenção do imposto na fonte.

A DSR-e deverá ser enviada ainda nas hipóte-ses de: solicitação de baixa na inscrição mercantil; suspensão temporária das atividades do estabeleci-mento; e fusão, cisão ou incorporação.

A DSR-e deverá ser preenchida com as informa-ções constantes no art. 8º do referido Decreto.

As pessoas jurídicas que efetuarem o registro da DSR-e ficam dispensadas da obrigação de enviar a Declaração de Serviços (DS) prevista no Decreto nº 20.298/2004, porém a dispensa não se aplica nas seguintes hipóteses:

a) empresas proibidas de emitir NFS-e, perma-necendo a obrigatoriedade de informar na DS as Notas Fiscais de Serviços (NFS) emitidas; b) empresas que prestarem serviço de

constru-ção civil e utilizarem mapas de deduções de material e subempreitada, permanecendo a obrigatoriedade de informá-los na DS;

c) empresas que prestarem serviço de publici-dade, permanecendo a obrigatoriedade de registro na DS das despesas utilizadas para dedução da base de cálculo;

d) pessoas jurídicas que exerçam as ativida-des previstas no item 15 do art. 102, da Lei nº 15.563/1991, que ficam obrigadas a enviar as informações previstas no § 5º do art. 2º do Decreto nº 20.298/2004; e

e) sociedades organizadas sob a forma de co-operativas, permanecendo a obrigatoriedade de envio da DS com as informações constan-tes dos itens I e II do § 11 do art. 115 da Lei nº 15.563/1991, sem prejuízo do que estabelece a letra “a”.

(11)

ICMS - IPI e Outros

Manual de Procedimentos

O recolhimento do ISSQN retido na fonte, referente à DSR-e, deverá ser efetuado exclusivamente por meio de Documento de Arrecadação Municipal Eletrônico (DAM-e), emitido no portal da NFS-e, exceto no caso em que o ISSQN retido na fonte for recolhido por meio dos sistemas orçamentário e financeiro dos Governos federal e municipal.

Nos casos em que o ISSQN seja devido ao Muni-cípio do Recife, as informações prestadas na DSR-e deverão estar em perfeita consonância com as dispo-sições da legislação tributária vigente.

(Decreto nº 28.048/2014)

N

a

IOB Perguntas e Respostas

IPI

ALC - Brasileia e Cruzeiro do Sul - Suspensão do imposto

1) A entrada de produtos estrangeiros nas Áreas de Livre Comércio (ALC) de Brasileia e Cruzeiro do Sul poderá ser realizada com a suspensão do IPI?

Sim. A entrada de produtos estrangeiros nas ALC nos Municípios de Brasileia e Cruzeiro do Sul, no Estado do Acre, poderá ser realizada com a sus-pensão do IPI e convertida em isenção quando os produtos forem destinados a:

a) consumo e venda internos;

b) beneficiamento, em seus territórios, de pes-cado, pecuária, recursos minerais e matérias--primas de origem agrícola ou florestal; c) agropecuária e piscicultura;

d) instalação e operação de turismo e serviços de qualquer natureza;

e) estocagem para comercialização no mercado externo; ou

f) industrialização de produtos em seus territó-rios.

Os demais produtos estrangeiros, inclusive os uti-lizados como partes, peças ou matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem de produtos ali industrializados, gozarão de suspensão do imposto, mas estarão sujeitos à tributação no momento de sua saída para qualquer ponto do território nacional.

Esse benefício fiscal não se aplica aos seguintes produtos:

a) armas e munições de qualquer natureza; b) automóveis de passageiros;

c) bebidas alcoólicas; d) perfumes; e

e) fumo e seus derivados.

(12)

Bens de informática - Benefícios fiscais - Redução do imposto

2) Os bens de informática e automação produzi-dos no País têm redução do imposto?

Os bens de informática são beneficiados com redução do imposto, conforme o disposto no art. 15 da Medida Provisória nº 517/2010, convertida em lei pelo art. 19 da Lei nº 12.431/2011, observados os seguintes percentuais:

a) 100%, de 15.12.2010 a 31.12.2014; b) 90%, de 1º.01 a 31.12.2015; e

c) 70%, de 1º.01.2016 a 31.12.2019, quando a redução será extinta.

(Medida Provisória nº 517/2010, art. 15; Lei nº 8.248/1991, art. 4º, § 7º; Lei nº 12.431/2011, art. 19)

Incentivos fiscais - Renuclear - Habilitação

3) Quem pode e quem não pode ser habilitado ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimen-to de Usinas Nucleares (Renuclear)?

É beneficiária do Renuclear a pessoa jurídica habilitada perante a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) que tenha projeto aprovado para implan-tação de obras de infraestrutura no setor de geração de energia elétrica de origem nuclear.

É vedada a adesão ao Renuclear às pessoas jurídicas:

a) optantes pelo regime do Simples Nacional, de que trata a Lei Complementar nº 123/2006; b) de que trata o inciso II do art. 8º da Lei nº

10.637/2002; e

c) de que trata o inciso II do art. 10 da Lei nº 10.833/2003.

A Medida Provisória nº 517/2010, que dispõe sobre o assunto, foi convertida, com emendas, na Lei nº 12.431/2011.

(Medida Provisória nº 517/2010, art. 11, caput, § 2º; Lei nº 12.431/2011, art. 15, caput, § 2º)

ICMS/PE

Base de cálculo reduzida - Feijão acondicionado em embalagem de até 5 kg - Tratamento fiscal

4) Como será o recolhimento do ICMS do feijão acondicionado em embalagem de até 5 kg?

O ICMS incidente sobre as sucessivas saídas internas dos produtos considerados componentes da cesta básica, como o feijão, será recolhido ante-cipadamente, nos termos do art. 6º do Decreto nº 26.145/2003, e terá sua base de cálculo reduzida de tal forma que a carga tributária efetiva corresponda ao valor resultante da aplicação dos seguintes percen-tuais sobre o valor da respectiva operação quando adquirido das regiões a seguir:

a) regiões Sul e Sudeste, exceto do Estado do Espírito Santo: 10%;

b) regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste e do Estado do Espírito Santo: 5%.

(Decreto nº 26.145/2003, art. 1º, I, “a”)

Base de cálculo reduzida - Tijolos cerâmicos e blocos de concreto - Previsão legal

5) Há previsão de redução de base de cálculo nas operações internas com tijolos cerâmicos e blocos pré--fabricados de concreto na construção de imóveis resi-denciais, destinados à população de baixa renda?

Sim. Nas operações internas com tijolos cerâmi-cos e blocerâmi-cos de concreto, desde que, empregados na construção de imóveis residenciais e destinados à população de baixa renda e sob a coordenação da Companhia de Habitação Popular de Pernambuco (Cohab) ou da Empresa de Melhoramentos Habita-cionais de Pernambuco (EMHAPE), a base de cálculo fica reduzida de tal forma que a carga tributária resulte no percentual de 7%, até 31.05.2015.

(RICMS-PE/1991, art. 14, LI)

Referências

Documentos relacionados

Se existir qualquer situação que possa repre- sentar real ou potencial conflito de interesses com os negócios da Organização, por exemplo, se o Colaborador tiver qualquer

É exigida uma Prova Escrita com oral que incide sobre áreas de conhecimento relevantes para o ingresso e progressão no curso. A prova estrutura-se em cinco blocos com as

As inscrições serão efetuadas mediante o preenchimento, pelo interessado, da ficha de inscrição fornecida na ocasião, juntamente com a guia de recolhimento da taxa de inscrição no

A questão solicita a indicação de qual sanção NÃO é prevista no Código de Processo Civil ao litigante de má-fé.. O pagamento de multa não excedente a 10% sobre o valor da

The main aim is to understand the number of measures of maximal entropy for partially hyperbolic diffeomorphisms close to time one map of mixing Anosov flows.. We have a partial

EJA integrada à educação profissional técnica de nível médio. 10.6) Fomentar a oferta pública de formação inicial e continuada para trabalhadores articulada à educação de

 Desenvolver processo de inovação da gestão para as cooperativas  Criar base de dados e informações para subsidiar as ações do Sistema  Fomentar a implantação

Revista Brasileira de Agricultura Irrigada v.6, nº. Para a simulação da recarga das águas subterrâneas, utilizou-se o modelo BALSEQ. Os cenários simulados foram: i)