• Nenhum resultado encontrado

BrazilianJournal of Development

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BrazilianJournal of Development"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Condições de substrato e temperatura para condução do teste de

germinação de sementes de Allium cepa L. E Allium fistulosum L.

Substrate conditions and temperature for conducting the seed germination

test of Allium cepa l. and Allium fistulumum l.

DOI:10.34117/ bjdv5n9-226

Recebimento dos originais: 20/08/2019 Aceitação para publicação: 30/09/2019

Cristina Rossetti

Universidade Federal de Pelotas, Mestranda do departamento de Fitotecnia, Edereço: Caixa Postal 354, CEP 96010-900,

Email: cristinarosseti@yahoo.com.br

Andréia da Silva Almeida

Universidade Federal de Pelotas, Pós-Doutora no departamento de Fitotecnia, Caixa Endereço : Caixa Postal 354, CEP 96010-900

Email: andreiasalmeida@yahoo.com.br

Letícia Barão Medeiros

Universidade Federal de Pelotas, departamento de Fitotecnia, Endereço: Caixa Postal 354, CEP 96010-900

Alexandre Maciel Cortez

Universidade Federal de Pelotas, Mestranda do departamento de Fitotecnia, Caixa Endereço:Postal 354, CEP 96010-900

Email: alexandre1296@hotmail.com

Mariana Salbego

Email: mariana_salbego@hotmail.com

Rafael Nunes Aguiar

Universidade Federal de Pelotas, Mestranda do departamento de Fitotecnia Endereço:Caixa Postal 354, CEP 96010-900

Email: rafaelnunesdeaguiar@gmail.com

Lilian Vanussa Madruga de Tunes

Universidade Federal de Pelotas, Coordenadora do PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes Mestrado e Doutorado Acadêmico e do PPG em Ciência e Tecnologia de

Sementes, professora no departamento de Fitotecnia. Endereço: Caixa Postal 354, CEP 96010-900

Email:lilianmtunes@yahoo.com.br

RESUMO

A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no Mundo, seu consumo na forma fresca e minimamente processada vem aumentando consideravelmente. Por sua vez a cebolinha-verde,

(2)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761 também conhecida como “cheiro-verde”, é uma das plantas mais utilizadas como condimento nos lares brasileiros e indústrias alimentícias na forma in natura ou processada. Este trabalho teve como objetivo, avaliar as condições de temperatura e substrato ideal para condução do teste de germinação, além de avaliar a qualidade fisiológica da Allium cepa L. e Allium

fistulosum L. Avaliaram-se quatro substratos distintos: areia, casca de arroz in natura, papel

toalha tipo germiteste e vermiculita, ambos substratos submetidos a diferentes regimes de temperatura: 20 °C e 25 °C sob luz contínua. Foi observado que ambas as temperaturas podem ser utilizadas para a germinação das sementes de cebola e cebolinha e os substratos somente a casca de Arroz in natura não apresenta boas condições devido ao excesso de fungos desenvolvidos e consequentemente ao baixo potencial germinativo em ambas as espécies.

Palavras-chave: Hortaliças, Qualidade fisiológica, Potencial das sementes, Fungos.

ABSTRACT

Onion is the most widespread spice vegetable in the world, its consumption in fresh and minimally processed form has been increasing considerably. In turn, green onions, also known as "green-smelling", are one of the plants most used as condiment in Brazilian homes and food industries in the in natura or processed form. The objective of this work was to evaluate the temperature and substrate conditions for the germination test, in addition to evaluating the physiological quality of Allium cepa L. and Allium fistulosum L. Four different substrates were evaluated: sand, rice hull in natura, paper towel type germiteste and vermiculite, both substrates submitted to different temperature regimes: 20°C and 25°C under continuous light. It was observed that both temperatures can be used for the germination of onion and chives seeds and the substrates only the bark of Rice in natura does not present good conditions due to the excess of fungi developed and consequently to the low germinative potential in both species.

Keywords: Greenery, Physiological quality, Seed potential, Fungi. 1 INTRODUÇÃO:

O gênero Allium é de grande importância econômica, englobando mais de 600 espécies, incluindo várias hortaliças e espécies ornamentais. As diferenças no hábito de florescimento, morfologia floral, folhas, escapos, órgãos de armazenamento e sabor são muito úteis na identificação de diferentes espécies.

A cebola (Allium cepa L.) é uma planta herbácea com cerca de 60 cm de altura que apresenta folhas grandes dispostas alternadamente em duas fileiras, podendo ser cerosas ou não. O cultivo desta cultura no Brasil apresenta importância socioeconômica devido ao fato de ser cultivada principalmente por pequenos agricultores, necessitando de mão-de-obra e, desta maneira, gerando emprego e renda.

Por sua vez, a cebolinha comum (Allium fistulosum L.) é uma planta condimentar muito apreciada no Brasil. Espécie considerada perene, que tem folhas cilíndricas e fistulosas, apresentando perfilhamento e formação de touceira.

(3)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761 As sementes de Allium cepa e Allium fistulosum apresentam grande sensibilidade deteriorando-se rapidamente em função dos efeitos da umidade relativa e do substrato utilizado. Tendo o substrato à função de fornecer à semente o ambiente no qual ela pode germinar e se desenvolver.

Segundo Barbosa (2000), o substrato tem grande influência no processo germinativo, pois fatores como estrutura, aeração, capacidade de retenção de água e grau de infestação por patógenos, podem favorecer ou prejudicar a germinação das sementes.

A temperatura em que a semente germina é usualmente uma temperatura ótima, acima da qual, a germinação poderá ser impedida ou estimulada. A exigência a altas ou baixas temperaturas está diretamente relacionada com o tipo de dormência, ou com a classificação ecológica de cada espécie (SACCO, 2004; QUEIROZ & FIAMONCINI, 2009).

Portanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar os efeitos das condições de temperatura e substrato ideal para condução do teste de germinação, além de avaliar a qualidade fisiológica da Allium cepa L. e Allium fistulosum L.

2 MATERIAL E MÉTODOS:

O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Pelotas Campus Capão do Leão (RS), departamento de fitotecnia. Foram utilizadas sementes de cebola (Allium cepa L.) e cebolinha (Allium fistulosum L.), ambos os materiais adquiridos de produtores da região.

Para composição dos tratamentos, os testes de germinação foram conduzidos em caixas plásticas tipo gerbox com quatro substratos distintos (Figura 1): areia, casca de arroz in natura, papel toalha tipo germiteste e vermiculita, umedecidos com água destilada.

As Regras para Análise de Sementes estabelecem para o teste-padrão de germinação em papel a adição do volume de água equivalente a duas vezes e meia o peso do substrato. No caso do uso de substrato de areia ou solo, é recomendado o umedecimento com 50% da capacidade de retenção do substrato em água.

O umedecimento deve ocorrer em níveis de água adequados ao tipo de substrato a ser utilizado, pois materiais diferentes possuem características próprias de porosidade, estrutura, agregação, superfície de contato com a semente e capacidade de retenção de água. Após a montagem das caixas as sementes foram encaminhadas ao resfriamento á 4ºC por 72 horas para superação de dormência.

(4)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761

Figura 1: Diferentes substratos utilizados: 1) substrato areia; 2) substrato casca de arroz in natura; 3) substrato papel toalha tipo germitest; 4) substrato vermiculita.

Posteriormente, as sementes foram submetidas a diferentes regimes de temperatura: 20 °C e 25 °C sob luz contínua, sendo empregadas 4 subamostras de 100 sementes. Realizaram-se avaliações diárias da germinação, iniciando no quinto dia após a Realizaram-semeadura e finalizando o teste aos 20 dias. Foram consideradas germinadas as sementes que apresentavam plântulas com comprimento da parte aérea igual ou superior a 1 cm. Determinou-se a percentagem de germinação para ambas as culturas e substratos.

O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2 (quatro tipos de substrato e dois regimes de temperatura), com 4 repetições, sendo os dados obtidos submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey, em nível de 5% de probabilidade do erro.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO:

De acordo com Brasil (2009), a avaliação da germinação das sementes de cebola e cebolinha deve ser realizada no sexto e no décimo segundo dias. Entretanto, O experimento foi conduzido por 20 dias para avaliar as reações dos diferentes substratos. Foi observado que a germinação das sementes foi influenciada pelas diferentes temperaturas e substratos testados, conforme os resultados apresentados na tabela 1 e tabela 2.

No teste de germinação, cada espécie exige determinadas condições, como suprimento adequado de água, temperatura e tipo de substrato (CARVALHO; NAKAGAWA, 2000). Um dos objetivos do teste de germinação é permitir que as sementes expressem o máximo potencial fisiológico.

TABELA 1: Germinação de sementes de Allium cepa L, submetidas a diferentes substratos e temperaturas.

Substrato Temperaturas

25ºC 20ºC

1 2 3

(5)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761 Papel germiteste 87 A 84 A Areia 85 A 85 A Vermiculita 79 C 79 B Casca de arroz 42 D 42 B CV(%) 3,5 4,1

*Médias não seguidas pela mesma letra diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade de erro.

TABELA 2: Germinação de sementes de Allium fistulosum, submetidas a diferentes substratos e temperaturas.

Substrato Temperaturas 25ºC 20ºC Papel germiteste 76 A 79 A Areia 68 B 71 B Vermiculita 56 C 65 B Casca de arroz 25 D 33 C CV(%) 3,9 5,4

*Médias não seguidas pela mesma letra diferem estatisticamente entre si pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade de erro.

Conforme Marcos Filho (2005), a temperatura afeta a velocidade, a uniformidade e a percentagem de germinação, sendo que a germinação somente ocorre entre determinados limites de temperatura e será tanto mais rápida e eficiente, quanto mais tempo está permanecer próxima ao valor ótimo para a espécie.

O umedecimento do teste de germinação deve ocorrer em níveis de água adequados ao tipo de substrato a ser utilizado, pois materiais diferentes possuem características próprias de porosidade, agregação, superfície de contato com a semente e capacidade de retenção de água. Não havendo disponibilidade hídrica suficiente, o processo de germinação pode ser seriamente prejudicado, podendo ocorrer à morte do embrião (MARCOS FILHO, 2005).

A casca do arroz é o subproduto mais expressivo gerado no beneficiamento do arroz, e seu volume representa cerca de 20% da massa do arroz em casca. Nas condições em que o presente trabalho foi conduzido, o substrato casca de arroz in natura apresentou as menores médias. Este fato pode ser explicado pela capacidade da casca de arroz de elevar a umidade, permitindo o desenvolvimento excessivo de patógenos como os fungos Penicillium spp e

(6)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761 Dos substratos testados nesse estudo, os que influenciaram com as maiores médias de germinação das sementes de Allium, foram areia e papel tipo germiteste e, com isso, há possibilidade de escape aos fungos que afetam as sementes presentes no substrato de casca de arroz in natura. Além disso, em substrato papel de filtro em caixas gerbox, ocorreu desidratação rápida, excessiva e desigual, sendo necessário o reumedecimento no decorrer do teste.

A vermiculita é um substrato comumente utilizado como substrato para o teste padrão de germinação, devido às vantagens como: fácil obtenção, uniformidade na composição química e granulométrica, porosidade, capacidade de retenção de água e baixa densidade (FIGLIOLIA et al., 2003; MARTINS et al., 2009). Adicionalmente, é um produto estéril, devido ao processo de expansão que é realizado entre 800°C e 900°C (ISOLANTES 2009). Os resultados mostram que a vermiculita não apresentou aos 20°C e 25°C diferenças significativas quanto ao percentual de germinação para as duas culturas.

4 CONCLUSÃO:

Com exceção do substrato Casca de Arroz in natura todos os substratos testados e as temperaturas de 20°C e 25°C podem ser utilizados para germinação de sementes de cebola e cebolinha.

REFERÊNCIAS

BARBOSA, J. M.; BARBOSA, L. M.; SILVA, T. S.; FERREIRA, D. T. L. Influência de

substrato e temperaturas na germinação de sementes de duas frutíferas silvestres. Revista

Brasileira de Sementes, Brasília, v. 12, n. 2, p. 66-73, 2000.

BRASIL. Ministério da Agricultura e Reforma Agrária. Regras para análise de sementes.

Brasília: Coordenação de Laboratório Vegetal, Departamento Nacional de Defesa Vegetal,

2009.

CARVALHO, N.M; NAKAGAWA, J. 2000. Sementes: ciência, tecnologia e produção. 4.ed. Jaboticabal: FUNEP.

FIGLIOLIA, M. B.; OLIVEIRA, E. C.; PIÑA-RODRIGUES, F. C. M. Análise de sementes. In: AGUIAR, I.B.; PIÑARODRIGUES, F.C.M.; FIGLIOLIA, M.B (Coord.). Sementes florestais tropicais. ABRATES, 2003. p. 137-174.

(7)

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 9, p. 17042-17048 sep. 2019 ISSN 2525-8761 LABOURIAU, L. G. A germinação das sementes. Washington: Secretaria da OEA, 1983. MARCOS FILHO, J. Fisiologia de sementes de plantas cultivadas. Piracicaba: Fealq, 2005. MARTINS, C. C.; BOVI, M. L. A.; SPIERING, S. H. Umedecimento do substrato na emergência e vigor de plântulas de pupunheira. Revista Brasileira de Fruticultura, v.31, n.1, p.224-230, 2009.

Oliveira VR (2003), Cultivo da Cebola (Allium cepa L.). Série sistemas de cultivo, Embrapa RS.

Oltramari AC, Zoldan P, Altmann R (2002) Agricultura orgânica em Santa Catarina. Florianópolis SC. Instituto Cepa.

Pereira RAS, Homechin M (1996) Efeito do modo e época de colheita das folhas de

cebolinha (Alliumfistulosum) na incidência do fungo Alternaria spp. Semina Ciências

Agrárias.

QUEIROZ, M. H.; FIAMONCINI, D. I. Dormência em sementes de Rapanea ferrugínea e

Rapenaumbellata. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE TECNOLOGIA DE SEMENTES,

2., 2009, Atibaia. Anais. Atibaia: Instituto Florestal, 2009. p.15.

SACCO, J. E. Conceituação e terminologia relacionada à dormência de sementes. Pelotas. Universidade Federal de Pelotas, 2004.

Referências

Documentos relacionados

The proposal follows the stages: the teaching of the topic by the professor, division of teams, question elaboration, discussion of questions and answers, appointment of teams

A nutrição e a alimentação na terceira idade são áreas com reduzidas investigações, sendo pouco exploradas e não têm o reconhecimento que merecem, faz-se

Cabe ressaltar que, em decorrência da escala de representação, delimitaram-se dois (02) Geossistemas nas áreas de transição entre o Domínio Morfoestrutural Depósitos

Tais efeitos, se é que existentes, são apenas secundários, pois o fim realmente colimado é, na verdade, puramente econômico: encontrar e lapidar talentos

O desbaste químico por meio da injeção do herbicida pela seringa mostrou ser o mais eficiente em todas as épocas, verificando-se a morte dos brotos aos 15 dias após a aplicação

forma, foram considerados como ativos os escola- res que mencionaram ter realizado 60 minutos de atividades físicas de moderada a vigorosa intensi- dade (AFMV) em pelo menos cinco

jogado ao acaso, em todas as parcelas, tanto nas áreas com girassol, como nas áreas sem plantio intercalar, em seguida foram contadas e identificadas as espécies de

se por um lado observa-se a tendência de sucesso reprodutivo de espécies vegetais florestais, seja pelo local de deposição das sementes pelas aves, como pelo fluxo