• Nenhum resultado encontrado

Exercícios para Revisão 1ª A1 de Língua Portuguesa 7º ano - 3º BIM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios para Revisão 1ª A1 de Língua Portuguesa 7º ano - 3º BIM"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Interpretação:

TEXTO 1:

A Borboleta e o Casulo

Quando a lagarta, tornada crisálida, concluiu praticamente a sua transformação em lepidóptero, resta-lhe passar uma prova para se tornar verdadeiramente borboleta. Tem de conseguir romper o casulo no seio do qual se operou a transformação, a fim de se libertar dele e iniciar o seu voo.

Se a lagarta teceu o seu casulo pouco a pouco, progressivamente, a futura borboleta em compensação não pode libertar-se dele da mesma forma, procedendo progressivamente. Desta vez tem de congregar força suficiente nas asas para conseguir romper, de uma assentada, a sua gola de seda.

É precisamente graças a esta última prova e à força que ela exige que a borboleta acumule nas suas jovens asas, que esta desenvolve a musculatura de que terá necessidade depois para voar.

Quem ignorar este dado importante e, imaginando ‘ajudar’ uma borboleta a nascer, romper o casulo em seu lugar, assistirá ao nascimento de um lepidóptero totalmente incapaz de voar. Esta não terá conseguido utilizar a resistência da sua sedosa prisão para construir a força de que teria necessidade para lançar-se seguidamente no céu.

TEXTO 2:

A lição da borboleta

Um dia, uma pequena abertura apareceu num casulo e um homem ficou observando o esforço da borboleta para fazer com que o seu corpo passasse por ali e ganhasse a liberdade. Por um instante, ela parou, parecendo que tinha perdido as forças para continuar. Então, o homem decidiu ajudar e, com uma tesoura, cortou delicadamente o casulo. A borboleta saiu facilmente. Mas, seu corpo era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e ela saísse voando.

Nada disso aconteceu. A borboleta ficou ali rastejando, com o corpo murcho e as asas encolhidas e nunca foi capaz de voar! O homem, que em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendeu que o casulo apertado e o esforço eram necessários para a borboleta vencer essa barreira. Era o desafio da natureza para mantê-la viva. O seu corpo se fortaleceria e ela estaria pronta para voar assim que se libertasse do casulo.

Algumas vezes, o esforço é tudo o que precisamos na vida. Se Deus nos permitisse passar pela vida sem obstáculos, não seríamos como somos hoje. A força vem das dificuldades, a sabedoria, dos problemas que temos que resolver. A prosperidade, do cérebro e músculos para trabalhar. A coragem vem do perigo para superar e, às vezes, a gente se pergunta: “não recebi nada do que pedi a Deus”. Mas, na verdade, recebemos tudo o que precisamos. E nem percebemos.

Exercícios para Revisão 1ª A1 de Língua Portuguesa –

7º ano - 3º BIM

Teresópolis, ___ de outubro de 2017.

Nome: ____________________________________ Nº____ Professora: Rejane Peixoto Turma: 171 / 172

(2)

1. Há relação entre os dois textos? Explique.

2. O texto 1 é um texto científico. V para verdadeiro; F para falso ( )

3. Se verdadeiro retire do texto os argumentos que comprovam. Se falso, apresente também os argumentos retirados do texto.

4. O texto fala da transformação da borboleta. Cientificamente, como se chama esse processo?

5. O autor utiliza-se do texto para orientar sobre o processo de transformação. Qual é a grande lição que ele quer passar com o texto?

6. Agora, vamos analisar o texto 2. Ele é uma crônica. V para verdadeiro; F para falso ( )

7. Se verdadeiro explique e justifique com argumentos do próprio texto. Se falso, faça o mesmo.

8. O que fez o homem decidir a ajudar a borboleta?

9. Qual era a grande expectativa do homem em relação à borboleta?

10. A expectativa aconteceu? Justifique.

11. O que faltou ao homem para que pudesse entender o processo?

12. Como no texto anterior, a grande lição está no último parágrafo. Vamos revisá-lo:

A força vem……….. A sabedoria vem……….. A prosperidade vem……….. A coragem vem………

13. Explique com tuas palavras a mensagem do texto.

Gramática:

(3)

1. Complete as frases:

por que por quê porque porquê

a) Matheus não irá ao evento _______________ está bastante gripado. b) Não entendo o ___________ de sua recusa à negociação.

c) As cidades __________ passamos apresentam belas cachoeiras. d) ___________ a gerente se atrasou hoje?

e) Naquele dia, ela não me tratou bem e eu não sei __________.

2. Reescreva as frases a seguir, passando para o plural as palavras destacadas e adaptando o que for necessário.

a) Ela trouxe o livro que eu lhe havia emprestado. b) Eu não me lembrava mais dessa história. c) Ele não quis ir ao cinema comigo.

d) A criança sai ao meio-dia da escola. Você pode buscá-la para mim?

3. Reescreva as frases a seguir, substituindo por pronomes oblíquos as palavras destacadas.

a) Espero conhecer sua nova amiga em breve.

b) Quero emprestar este livro a você, assim que eu terminar de ler este livro. c) Ana, põe os pratos e os talheres no armário, por favor.

d) Você não vai cumprimentar seus avós? e) Ela não encontrou a amiga na festa.

4. Vamos treinar?

PORQUE / POR QUE / PORQUÊ / POR QUÊ

_________________________________________________________ 01. Quero saber ___________ estou assim. (pergunta indireta)

02. Foi reprovado e não sabe ___________ . (por qual motivo) 03. ___________ você está tão aborrecida? (pergunta direta) 04. Não vais à aula ___________ ? (pergunta direta)

05. Reagi à ofensa ___________ (uma vez que) não sou covarde. 06. Ignora-se ___________ (substantivo) da sua renúncia.

07. São ásperos os caminhos ___________ (pelo quais) passei. 08. Não saí de casa, ___________ (já que) estava doente. 09. Não foi ao baile, ___________ (pois) não tinha roupa.

10. Quero saber ___________ não me disse a verdade. (pergunta indireta) 11. Quero saber ___________ foste reprovado. (pergunta indireta)

12. ___________ os países vivem em guerra? (pergunta direta) 13. Quero saber o ___________ (substantivo) de sua decisão. 14. ___________ sinais o reconheceram? (pergunta direta)

(4)

16. Ele não viajou ___________ ? (pergunta direta) 17. Ester é a mulher ___________ (pela qual) vivo.

18. Eis ___________ (por qual razão) o trânsito está congestionado. 19. Ele viajou ___________ (pelo fato de que) foi chamado para a reunião. 20. Lutamos ___________ (para que) haja maior justiça social.

21. Ele deve estar em casa ___________ (pois) a luz está acesa. 22. ___________ você não vai ao cinema? (por qual razão). 23. Aquele é o moço ___________ (pelo qual) ela se apaixonou. 24. A professora quer um ___________ (substantivo) para tudo isso. 25. Você é a favor ou contra? ___________ ? (pergunta direta) 26. Estava triste sem saber ___________ . (por qual motivo) 27. Paulo não veio à aula ___________ (pois) não tem caderno. 28. Não sei ___________ (por qual motivo) não quero ir.

29. Muitos protestaram, mas não havia ___________ . (motivo) 30. Vocês brigaram, meu Deus, ___________ ? (pergunta direta) 31. Chegue cedo ___________ (pois) o estádio vai ficar lotado.

32. O espetáculo foi cancelado ___________ (uma vez que) chovia muito. 33 As causas ___________ (pelas quais) discuti com ele são particulares. 34. Ele não foi ___________ (pois) estava doente.

35. Abra a janela ___________ (pois) o calor está insuportável. 36. Parou ___________ ? (pergunta direta)

37. Se ele mentiu, eu queria saber ___________ ? (pergunta direta) 38. ___________ você não foi? (pergunta direta)

39. Gostaria de saber ___________ você não foi. (pergunta indireta) 40. Só eu sei as esquinas ___________ (pelas quais) passei.

41. A situação se agravou ___________ (já que) muita gente se omitiu. 42. Dê-me ao menos um ___________ (substantivo) para sua atitude. 43. Você tem coragem de perguntar ___________ ?! (pergunta direta) 44. ___________ você agiu daquela maneira? (pergunta direta) 45. Indaguei ___________ (substantivo) do seu mau humor.

46. Não se sabe ___________ (por qual razão) tomaram tal decisão. 47. Não sei ___________ ? (pergunta direta)

48. Não julgues ___________ (para que) não te julgues.

49. Creio que os ___________ (substantivo) mais uma vez não vieram à luz. 50. É fácil encontrar o ___________ (substantivo) de toda essa confusão. 51. ___________ ninguém apareceu até agora? (pergunta direta)

52. Não sei ___________ não quero ir ao cinema. (por qual motivo). 53. O túnel ___________ (pelo qual) deveríamos passar desabou ontem. 54. Claro. ___________ ? (pergunta direta)

55. Não sei ___________ ! (substantivo)

56. ___________ há poucas escolas no país? (pergunta direta) 57. O avião não decolou ___________ ? (pergunta direta)

(5)

58. A chance ___________ (pela qual) esperava é essa.

59. Ela não me ligou e nem disse ___________ (por qual razão). 60. Não posso casar ___________ (pois) estou desempregado. 61. Este ___________ é um substantivo.

62. Diga-me um ___________ para não fazer o que deva. (substantivo) 63. Estava triste sem saber ___________ (o motivo).

64. ___________ (por que razão) seu dinheiro está valendo menos. 65. ___________ ele foi embora? (interrogativa direta) Sérgio.

Anúncio e propaganda:

1. Quando desejamos convencer alguém sobre a importância de um produto ou de uma informação, utilizamos o recurso da propaganda. Observe a propaganda a seguir e responda:

a) O que a propaganda divulga?

b) A propaganda faz uma relação de intertextualidade com uma obra literária. Qual é essa obra? c) Qual foi a imagem utilizada no anúncio? Por que o anunciante escolheu essa imagem?

d) O que o texto verbal diz ao leitor?

e) O que há em comum entre a imagem e o texto do anúncio? f) A qual leitor se dirige o anúncio?

g) Que argumento foi utilizado no anúncio para convencer o leitor? h) Por que o anúncio pode convencer o leitor?

i) Para convencer os leitores, os anunciantes utilizam estratégias especiais. Qual foi a estratégia utilizada neste anúncio?

Desafios.

As questões abaixo foram extraídas do ENEM:

(6)

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos naturais. b) evitar o consumo excessivo de produtos reutilizáveis.

c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo excessivo. d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos sustentáveis. e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

3.

Com o advento da internet, as versões de revistas e livros também se adaptaram às novas tecnologias. A análise do texto publicitário apresentado revela que o surgimento das novas tecnologias

a) proporcionou mudanças no padrão de consumo e oferta de revistas e livros. b) incentivou a desvalorização das revistas e livros impressos.

c) viabilizou a aquisição de novos equipamentos digitais. d) aqueceu o mercado de venda de computadores. e) diminuiu os incentivos à compra de eletrônicos.

4.

O texto é uma propaganda de um adoçante que tem o seguinte mote: “Mude sua embalagem”. A estratégia que o autor utiliza para o convencimento do leitor baseia-se no emprego de recursos expressivos, verbais e não verbais, com vistas a

a) ridicularizar a forma física do possível cliente do

produto anunciado, aconselhando-o a uma busca de mudanças estéticas. b) enfatizar a tendência da sociedade contemporânea de

buscar hábitos alimentares saudáveis, reforçando tal postura.

c) criticar o consumo excessivo de produtos industrializados por parte da população, propondo a redução desse consumo.

d) associar o vocábulo “açúcar” à imagem do corpo fora de forma, sugerindo a substituição desse produto pelo adoçante.

e) relacionar a imagem do saco de açúcar a um corpo humano que não desenvolve atividades físicas, incentivando a prática esportiva.

(7)

Texto para as questões 5 e 6

5. O texto exemplifica um gênero textual híbrido entre carta e publicidade oficial. Em seu conteúdo, é possível perceber aspectos relacionados a gêneros digitais.

Considerando-se a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação presentes no texto, infere-se que

a) a utilização do termo download indica restrição de leitura de informações a respeito de formas de combate à dengue.

b) a diversidade dos sistemas de comunicação emprega - dos e mencionados reduz a possibilidade de acesso às informações a respeito do combate à dengue.

c) a utilização do material disponibilizado para download no site www.combatadengue.com.br restringe-se ao receptor da publicidade.

d) a necessidade de atingir públicos distintos se revela por meio da estratégia de disponibilização de informações empregada pelo emissor.

e) a utilização desse gênero textual compreende, no próprio texto, o detalhamento de informações a respeito de formas de combate à dengue.

6. Diante dos recursos argumentativos utilizados, depreende-se que o texto apresentado

a) se dirige aos líderes comunitários para tomarem a iniciativa de combater a dengue.

b) conclama toda a população a participar das estratégias de combate ao mosquito da dengue. c) se dirige aos prefeitos, conclamando-os a organizarem iniciativas de combate à dengue.

d) tem como objetivo ensinar os procedimentos técnicos necessários para o combate ao mosquito da dengue.

e) apela ao governo federal, para que dê apoio aos governos estaduais e municipais no combate ao mosquito da dengue.

(8)

7.

.

As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação.Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é

a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.

c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”. d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”. e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa. 8.

Essa campanha publicitária relaciona-se diretamente com a seguinte afirmativa:

a) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.

b) A manutenção do mico-leão-dourado em jaula é a medida que garante a preservação dessa espécie animal.

c) O Brasil, primeiro país a eliminar o tráfico do mico-leão-dourado, garantiu a preservação dessa espécie.

d) O aumento da biodiversidade em outros países depende do comércio ilegal da fauna silvestre brasileira.

e) O tráfico de animais silvestres é benéfico para a preservação das espécies, pois garante-lhes a sobrevivência.

(9)

GABARITO Interpretação

1. Sim. Os dois textos falam sobre o processo de transformação da lagarta em borboleta. 2. VERDADEIRO.

3. Concorda-se pelo fato de o texto trazer informações sobre um assunto da biologia. Comprova-se isto pelos elementos próprios desta área: uso da linguagem científica (lepidóptero), explicação do processo de metamorfose e pela mensagem de alerta para preservação de uma espécie.

4. Metamorfose.

5. Não podemos interferir na metamorfose. 6. VERDADEIRO

7. O texto é uma crônica porque narra um fato do cotidiano, possível na realidade, ou seja, um homem observando um inseto e interferindo em suas ações. O texto é curto, com linguagem simples. Neste caso, trata-se de uma crônica reflexiva, aquela que tem a intenção de contar a história levando o leitor a refletir, conforme vemos no último parágrafo.

8. Decidiu ajudar porque parecia que a borboleta havia perdido as forças para continuar sozinha. 9. O homem tinha a grande expectativa de que a borboleta voasse.

10. Não. A borboleta ficou rastejando, deformada, totalmente incapaz de voar.

11. Faltou paciência, pois ele poderia ter esperado mais; sabedoria, conhecimentos científicos, informação…

12.

A força vem dos obstáculos que enfrentamos. A sabedoria vem dos problemas que resolvemos.

A prosperidade vem do cérebro e músculos para trabalhar. A coragem vem do perigo para superar.

13. O texto pretende mostrar que devemos enfrentar as dificuldades para nos tornarmos mais fortes, sem fugir ou buscar atalhos. Todo desafio é necessário para nosso crescimento e ajuda a nos transformar em pessoas melhores.

Gramática 1.

a) Matheus não irá ao evento porque está bastante gripado. b) Não entendo o porquê de sua recusa à negociação.

c) As cidades por que passamos apresentam belas cachoeiras. d) Por que a gerente se atrasou hoje?

(10)

2.

a) Elas trouxeram o livro que nós lhes havíamos emprestado. b) Nós não nos lembrávamos mais dessa história.

c) Eles não quiseram ir ao cinema conosco.

d) As crianças saem ao meio-dia da escola. Vocês podem buscá-las para nós? 3.

a) Espero conhecê-la em breve.

b) Quero emprestá-lo a você, assim que eu terminar de lê-lo. c) Ana, põe-nos no armário, por favor.

d) Você não vai cumprimentá-los? e) Ela não a encontrou na festa. 4.

01. Quero saber por que estou assim. (pergunta indireta) 02. Foi reprovado e não sabe por quê. (por qual motivo) 03. Por que você está tão aborrecida? (pergunta direta) 04. Não vais à aula por quê? (pergunta direta)

05. Reagi à ofensa porque (uma vez que) não sou covarde. 06. Ignora-se o porquê (substantivo) da sua renúncia. 07. São ásperos os caminhos por que (pelo quais) passei. 08. Não saí de casa, porque (já que) estava doente. 09. Não foi ao baile, porque (pois) não tinha roupa.

10. Quero saber por que não me disse a verdade. (pergunta indireta) 11. Quero saber por que foste reprovado. (pergunta indireta)

12. Por que os países vivem em guerra? (pergunta direta) 13. Quero saber o porquê (substantivo) de sua decisão. 14. Por que sinais o reconheceram? (pergunta direta) 15. Não sei por que (por qual) motivo ele deixou o emprego. 16. Ele não viajou por quê? (pergunta direta)

17. Ester é a mulher por que (pela qual) vivo.

18. Eis por que (por qual razão) o trânsito está congestionado. 19. Ele viajou porque (pelo fato de que) foi chamado para a reunião. 20. Lutamos porque (para que) haja maior justiça social.

21. Ele deve estar em casa porque (pois) a luz está acesa. 22. Por que você não vai ao cinema? (por qual razão). 23. Aquele é o moço por que (pelo qual) ela se apaixonou. 24. A professora quer um porquê (substantivo) para tudo isso. 25. Você é a favor ou contra? Por quê? (pergunta direta) 26. Estava triste sem saber por quê. (por qual motivo) 27. Paulo não veio à aula porque (pois) não tem caderno. 28. Não sei por que (por qual motivo) não quero ir.

29. Muitos protestaram, mas não havia por quê. (motivo) 30. Vocês brigaram, meu Deus, por quê? (pergunta direta)

(11)

31. Chegue cedo porque (pois) o estádio vai ficar lotado.

32. O espetáculo foi cancelado porque (uma vez que) chovia muito. 33 As causas por que (pelas quais) discuti com ele são particulares. 34. Ele não foi porque (pois) estava doente.

35. Abra a janela porque (pois) o calor está insuportável. 36. Parou por quê? (pergunta direta)

37. Se ele mentiu, eu queria saber por quê? (pergunta direta) 38. Por que você não foi? (pergunta direta)

39. Gostaria de saber por que você não foi. (pergunta indireta) 40. Só eu sei as esquinas por que (pelas quais) passei.

41. A situação se agravou porque (já que) muita gente se omitiu. 42. Dê-me ao menos um porquê (substantivo) para sua atitude. 43. Você tem coragem de perguntar por quê?! (pergunta direta) 44. Por que você agiu daquela maneira? (pergunta direta) 45. Indaguei o porquê (substantivo) do seu mau humor.

46. Não se sabe por que (por qual razão) tomaram tal decisão. 47. Não sei por quê? (pergunta direta)

48. Não julgues porque (para que) não te julgues.

49. Creio que os porquês (substantivo) mais uma vez não vieram à luz. 50. É fácil encontrar o porquê (substantivo) de toda essa confusão. 51. Por que ninguém apareceu até agora? (pergunta direta)

52. Não sei por que não quero ir ao cinema. (por qual motivo). 53. O túnel por que (pelo qual) deveríamos passar desabou ontem. 54. Claro. Por quê? (pergunta direta)

55. Não sei o porquê! (substantivo)

56. Por que há poucas escolas no país? (pergunta direta) 57. O avião não decolou por quê? (pergunta direta) 58. A chance por que (pela qual) esperava é essa.

59. Ela não me ligou e nem disse por quê (por qual razão). 60. Não posso casar porque (pois) estou desempregado. 61. Este porquê é um substantivo.

62. Diga-me um porquê para não fazer o que deva. (substantivo) 63. Estava triste sem saber por quê (o motivo).

64. Por que (por que razão) seu dinheiro está valendo menos. 65. Por que ele foi embora? (interrogativa direta) Sérgio.

Anúncio e propaganda: 1.

a) A propaganda divulga os produtos da marca "O Boticário" b) Intertextualidade com a obra "Branca de Neve e os sete anões"

(12)

c) A imagem da maça sendo oferecida à personagem Branca de Neve. A imagem foi usada para fazer uma oposição entre as bruxas e as fadas, sendo as fadas associadas às consultoras da Boticário, as quais auxiliam na vida das mulheres.

d) O texto verbal apresenta as consultoras da Boticário como as fadas do mundo moderno, as quais auxiliam na vida das mulheres.

e) O objetivo de mostrar que entre bruxas e fadas, as consultoras da Boticário são aquelas que estão sempre prontas para auxiliar a vida das mulheres (como fadas)

f) Às mulheres adultas

g) O argumento de que as mulheres devem confiar nas consultoras da Boticário, porque elas são as fadas do mundo moderno.

h) Convence porque toda mulher se sente bem ao ser associada a uma personagem dos contos de fadas (princesas, branca de neve, cinderela).

i) A imagem de uma bela mulher, bem maquiada. Desafios: 2 -E 3 -A 4 -D 5 -D 6 -C 7- C 8 -A

Referências

Documentos relacionados

Só será corrigida a questão discursiva do candidato que obtiver nota diferente de zero em cada uma das provas de questões de múltipla escolha (Provas I e II),

Inicialmente previsto para acabar em setembro de 2016, prazo foi estendido Compras de títulos de governos europeus, agências e instituições europeias no mercado secundário

4- TENDO DUPLA ELIMINADA EM DETERMINADA RODADA, SE A EQUIPE PASSAR PARA A OUTRA RODADA, O CHEFE PODERÁ SUBSTITUIR A DUPLA FICANDO SOBRE SUA RESPONSABILIDADE DE ONDE VIRÁ

que utilizaram, ou não, irrigação de pastagens (P>0,05), no entanto, observou-se maior valor para as propriedades que não utilizam irrigação, pois naquelas que

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

O software PcModel pode ser uma ferramenta bastante útil, quando aplicado na previsão e estimativa do cálculo de energia envolvendo as conformações mais e menos estáveis do