• Nenhum resultado encontrado

ANA PAULA PEREIRA GOMES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANA PAULA PEREIRA GOMES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AMAURY CESAR MORAES

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1989), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é MS-3 da Universidade de São Paulo e membro de conselho editorial da Revista do Centro de Educação da UFSM. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia do Conhecimento. Atuando principalmente nos seguin-tes temas: discurso pedagógico, retórica, construtivismo, metáfora.

E-mail: acmoraes@usp.br

ANA LAUDELINA FERREIRA GOMES

Possui graduação em Administração pela Universidade da Região de Joinville (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Antropologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: imaginação poética, escritoras oitocentistas, Imagens literárias, história das mulheres no Brasil, Auta de Souza e vida e obra literária.

E-mail: analaudelina@uol.com.br

ANA PAULA PEREIRA GOMES

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atuando principalmente nos seguintes temas: beleza negra, propaganda, consumo, etnia-raça, imagem do negro e higiene e beleza. Áreas de interesse: Sociologia – Sociologia das relações raciais – Antropologia – Antropologia das relações raciais. E-mail: aninhacsociais@yahoo.com.br.

ARILSON SILVA DE OLIVEIRA

Graduado em história (USP), mestre em sociologia (USP) e doutorando em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de História e Sociologia, com ênfase em História Intelectual, Sociologia da Religião, História da Religião, História Oriental, História da Índia e Indologia em geral, atu-ando principalmente nos seguintes temas: Religião Asiática, Filosofia Indiana, Castas e Varnasrama, Hinduísmo, Budismo, Índia Antiga, Max Weber, Louis Dumont, Mircea Eliade e Orientalismo Alemã. E-mail: arilsonpaganus@yahoo.com.br

(2)

BEATRIZ MARIA SOARES PONTES

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1960), mestrado em Geografia pela Universidade de Paris I (Sorbonne) (1971) e doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1983). Áreas de interesse: Meio ambiente e Planejamento ambiental; Geografia urbana; Geografia política; Planejamento urbano e regional. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professora do Mestrado e doutorado da Universidade Federal de Pernambuco.

Últimas publicações (2007): Capítulos de livros: PONTES, B. M. S. As mudanças no processo produtivo

capitalista e suas repercussões nas cidades médias nordestinas. In: Eliseu Savério Sposito; M. Encarnação Beltrão Sposito; Oscar Sobarzo (Org.). Cidades médias: produção do espaço urbano e regional. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2007, p. 327-346; PONTES, B. M. S. A estrutura empresarial do Estado do Rio

Grande do Norte. In: Elias Nunes; Edilson Alves de Carvalho; Edna Maria Furtado; Maria Aparecida Pontes da Fonseca (Org.). Dinâmica e gestão do território potiguar. Natal: EDUFRN, 2007, p. 105-120.

E-mail: beatrizmariasoares@ig.com.br

HELOÍSA HELENA TEIXEIRA DE SOUZA MARTINS

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1963), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é Professora Doutora Aposentada da Universidade de São Paulo, Assessora Ad Hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Assessora Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, funcionário do Centro de Estudos Rurais e Urbanos e do Ministério da Educação. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Outras Sociologias Específicas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Movimento Operário, Igreja Católica, militan-tes católicos, JOC, sindicalismo.

E-mail: heloisah@usp.br

ILEIZI FIORELLI SILVA

Professora de Metodologia de Ensino de Sociologia, no Depto. de Ciências Sociais da UEL./ Mestre em Educação, FE-USP- 1998 / Doutora em Sociologia, FFLCH – USP. Publicações recentes: SILVA, Ileizi L. F. O Curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (1973-2005) In: As ciências sociais no

Paraná. Curitiba: Protexto, 2006, p. 127-153. E-mail: ileizi@uel.br; ileizi@sercomtel.com.br

(3)

JOÃO DA MATA COSTA

Prof Associado da UFRN. Bacharel em Física, Mestre em Geofísica e Doutor em Física/Astronomia. Prof da UFRN desde 1977, com inúmeros trabalhos publicados no Brasil e exterior. Foi pioneiro nos estu-dos de sismologia no estado do Rio Grande do Norte. Bibliófilo, é um estudioso de Cervantes, Camões e da Cultura Popular. Iniciou na UFRN, as comemorações do Dia Mundial do Livro – em Homenagem a Cervantes, e do dia de Camões. Tem estudos já apresentados sobre esses escritores, e está com um ensaio a ser publicado sobre o Cosmo Camoniano e a sua influencia na cultura popular brasileira.

E-mail: damata@dfte.ufrn.br

JOSÉ ANTÔNIO SPINELLI

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1974), mes-trado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Membro de corpo editorial da Cronos (Natal). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Fundamentos da Sociologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, autoritarismo, liberalismo, transição.

E-mail: spinellih@uol.com.br

JOSÉ GLLAUCO SMITH AVELINO DE LIMA

Pedagogo, Especialista em Psicopedagogia, Estudante do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Bolsista de Iniciação Científica na Base de Pesquisa Cultura, Política e Educação, sob coordenação do Professor Dr. José Willington Germano.

E-mail: gllauco-smith@bol.com.br

NARA PESSOA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

E-mail: ncpessoa@yahoo.com.br

NELSON DACIO TOMAZI

Professor de sociologia aposentado da Universidade Estadual de Londrina – membro da comissão que elaborou as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino da Sociologia no Ensino Médio (OCN’s). É

(4)

PATRÍCIA ALVES RAMIRO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (1997), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001). Doutora em Sociologia UFSCar. Tese: “Assentamentos Rurais: o campo das sociabilidades em transformação. O caso dos assentados do Nova Pontal”. Atualmente é Analista de Desenvolvimento Agrário em regime integral da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo “José Gomes da Silva” na região do Pontal do Paranapanema e doutoranda em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrá-ria, sociologia rural, cidadania, pobreza, sociedade brasileira e sociabilidade. Últimas publicações:

Significado da pobreza: práticas sociais e simbólicas em busca da sobrevivência. In: 28º Encontro anual da ANPOCS, Caxambu, 2004; Cultura e Política: reflexões acerca da sociabilidade brasileira. Revista Akropolis, Umuarama/Paraná; v. 13; n. jul/set, 2005. p. 141-147. Identidade e Pobreza: buscando

cami-nhos para interpretação da vida na cidade. In: LUCENA, Célia Toledo e GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de (Org.). Discutindo Identidades. São Paulo: FAPESP/ Humanitas, 2006. p. 17-28.

E-mail: patricia@itesp.sp.gov.br

RUBENS PINTO LYRA

Titular do Diplôme Supérieur de Langue et Littérature Françaises da Université de Nancy (1966). Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1970). Mestre em Ciência Política (1972) e Doutor em Direito, na área de Política, pela Université de Nancy I (1975). Pós-doutor pela Université de Picardie (1991). Professor da Universidade Federal da Paraíba, com atuação nos cursos de pos-graduação em Sociologia e em Direito (1978-2004). Atualmente, é Professor Titular da Universidade Potiguar. Tem experiência na área de Ciência Política, tendo exercido diversos cargos na esfera pública. No momento, pesquisa temas na área de teoria política, democracia, democracia participativa e direitos humanos.

(5)

SIMONE MEUCCI

Doutora em Sociologia pela Unicamp. Realiza estudos sobre a história do ensino da sociologia no Brasil desde 1997. Dissertação de Mestrado: “A institucionalização da sociologia no Brasil: primeiros manuais e cursos” (Unicamp, 2000). Estudo dos primeiros manuais de sociologia produzidos no Brasil, orientado por Octavio Ianni e financiado pelo CNPq. Tese de doutorado “Gilberto Freyre e a sociologia no Brasil: da sistematização à constituição do campo científico” (Unicamp, 2006). Análise do papel de Gilberto Freyre no processo de sistematização do conhecimento sociológico no Brasil, orientada por Elide Rugai Bastos e financiada pela FAPESP.

E-mail: simonemeucci@uol.com.br

TÂNIA ELIAS MAGNO DA SILVA

Formada em Ciências Sociais (Bacharelado) pela Universidade de São Paulo/USP – Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1973), e Licenciatura Plena em Ciências Sociais pela Universidade São Paulo Faculdade de Educação (1976), Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é Professora vinculada ao Núcleo de Pós-Graduação em Ciências Sociais/NPPCS da Universidade Federal de Sergipe/UFS, Coordenadora de Núcleo de Estudos e Pesquisas “Itinerários Intelectuais, Imagem e Sociedade”/NPPCS-UFS, Membro da Rede de Nanotecnologia e Meio Ambiente – RENANOSOMA/USP, Coordenadora de Projetos do Centro Integrado de Estudos e Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e Diretora de Cidadania e Cultura da Sociedade ECOAR. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Desenvolvimento, Políticas Públicas e Meio Ambiente, Ciência e Novas Tecnologias, Literatura e Imaginário e Pensamento Social Brasileiro.

Referências

Documentos relacionados

Estratégias para lidar com o stress Estratégias de coping centradas no Problema “problem-focused coping” Estratégias de coping centradas no Problema “problem-focused

O Parque Nascentes do Belém apresentou problemas relacionados com os objetivos de uma Unidade de Conservação, e de acordo com os critérios utilizados para

A identificação das características físicas e o estudo do ambiente consolidado pode ser base de um estudo de viabilidade preliminar antes da disponibilização de

Assim, a partir dos achados da auditoria realizada em 2017, o tribunal fez três propostas de encaminhamento no relatório geral: 1) que o relatório geral e individual fossem

Portanto, foram objetivos desse trabalho, analisar o processo da espermatogênese, o ciclo do epitélio seminífero e a ultraestrutura do espermatozoide, e analisar a

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

Você tem uma Mãe tremenda, que está nos céus, pronta a te consolar: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho

No que respeita à avaliação do risco de acidente grave envolvendo substâncias perigosas na envolvente do novo terminal do Porto de Leixões, e tendo em consideração os