• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DO CANDIDATO PARA OS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO SENAI-COMGAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DO CANDIDATO PARA OS EXAMES DE CERTIFICAÇÃO SENAI-COMGAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MANUAL DO CANDIDATO PARA OS EXAMES

DE CERTIFICAÇÃO SENAI-COMGAS

Solicitação de início de processo: Para iniciar o processo de certificação, o solicitante deve formalizar inscrição no Centro de Exames e Qualificação-CEQUAL, devendo constar anexadas às comprovações dos requisitos estabelecidos de acordo com cada ocupação.

Preparação para os Exames: O escopo de certificação está estruturado por unidades de

competências, ou seja, o candidato será avaliado por Elementos de Competência. Exame teórico: Exame na forma escrita ou oral, incluindo o conhecimento de códigos, técnicas, normas, especificações e critérios de aceitação O candidato será submetido a exame teórico para certificação. O critério para aprovação do exame escrito é obter aproveitamento maior ou igual à 50% (cinquenta por cento) por elemento de

competência e média aritimética igual ou superior a 70% (setenta por cento) de acertos. Exame prático: Exame de conhecimentos e habilidades práticas, no qual o candidato demonstra a familiaridade e a habilidade de operar os equipamentos, utensílios e ferramentas na realização das tarefas. O critério para aprovação do exame prático é obeter 70% setenta por cento por elemento de competência e média aritimética igual ou superior a 70% (setenta por cento) de acertos.

Tempo de duração dos exames

Ocupação Exame Escrito Exame Prático Norma de Referência Operador de Estanqueidade e Purga Até 2 horas de duração Até 6 horas de duração IT 483 e IT 274 COMGAS Operador Convertedor e Mantendor de Aparelhos a Gás Até 2 horas de duração Até 5 horas de duração ABNT-NBR 15902: 2010 Instalador Convertedor e Mantendor de Aparelhos a Gás Até 2 horas de duração Até 6 horas de duração ABNT-NBR 15902: 2010 Instalador Predial de Tubulações de Gás Até 2 horas de duração Até 5 horas de duração ABNT-NBR 15903:2011 Instalador Predial e de Manutenção de Tubulações de Gás Até 2 horas de duração Até 6 horas de duração ABNT-NBR 15903:2011 Quadro 1

(2)

Fluxograma do Processo de Certificação Profissional-COMGAS

Horário dos exames práticos Acolhimento do candidato pelo examinador: 7 horas e 30 minutos; Início do exame - 8 horas;

Término do exame - Conforme quadro 1;

Tolerância máxima de atraso: 15 minutos (após às 7h e 45 min não será permitido ao candidato o início do exame).

Relação de Ferramental: No dia do exame prático o candidato deverá trazer o

ferramental necessário para a realização das tarefas, conforme descrito na NBR 15902 e NBR 15903, ver o anexo A (Meios de Trabalho) da norma.

A Norma NBR 15902 e 15903 tem uma relação completa de ferramental- Tabela A1 (Meios de trabalho).

Na ausência de algum ferramental durante o exame o candidato poderá ter seu

desempenho prejudicado na realização das tarefas, não cabendo recurso ou reclamação posterior.

Operador de Estanqueidade e Purga tem orientações específicas da ocupação referente a relação de ferramental e plano de trabalho.

Recomendações: Solicitamos aos candidatos chegar com 15 minutos de antecedência para cadastro na recepção da escola e não comprometer o tempo previsto para a realização do exame.

Informamos que não é permitido o acesso às dependências da escola trajando bermuda, camiseta regata e chinelos. Durante os exames não é permitido o uso de aparelhos celulares ou máquinas fotográficas/filmadoras.

OBS: A escola não dispõe de estacionamento para os candidatos.

Exame Escrito Exame Prático Entrevista Pedagógica Reexame Certificação Inscrição do Candidato Análise da Documentação Candidato Qualificado? Sim Não

(3)

Relação de Equipamento de Proteção individual-EPI

Nos exames práticos é obrigatório apresentar-se com os Equipamentos de Proteção Individual-EPIs conforme NR-6. Não será permitida a execução do exame prático sem os EPIs.

Operador convertedor de aparelhos a gás: Capacete com jugular, óculos de proteção (lente transparente), calçado de segurança, protetor auricular (plug ou concha), luvas de vaqueta e uniforme;

Instalador convertedor de aparelhos a gás: Capacete com jugular, óculos de proteção (lente transparente), calçado de segurança, protetor auricular (plug ou concha), luvas de vaqueta e uniforme;

Instalador Predial de Tubulações de Gás: Capacete com jugular, óculos de proteção (lente transparente), calçado de segurança, protetor auricular (plug ou concha), luvas de vaqueta e uniforme;

Instalador Predial e de Manutenção de Tubulações de Gás: Capacete com jugular, óculos de proteção (lente transparente), calçado de segurança, protetor auricular (plug ou concha), luvas de vaqueta e uniforme;

Estanqueidade e Purga: Capacete com jugular, sapato de segurança, óculos de segurança, luvas de vaqueta, protetor auricular, uniforme e cinto de segurança (tipo paraquedista).

O CEQUAL-SP não fornece ou empresta EPI aos candidatos. Entrevista Técnico-Pedagógica

Os resultados dos exames teóricos e práticos são apresentados ao candidato na entrevista individual com o pedagogo do CEQUAL-SP. A entrevista é importante para o candidato, o objetivo é apresentar os acertos e pontos de melhoria nas avaliações. Após a entrevista o candidato receberá um relatório de desempenho dos exames, e também responderá a uma pesquisa de satisfação, na qual o candidato manifestará sua opinião sobre o processo de qualificação profissional.

Se o candidato for qualificado, o CEQUAL-SP emitira sua certificação e a carteirinha em torno de 50 dias após a entrevista. O candidato receberá a certificação no endereço residencial informado ao CEQUAL-SP.

Nota: O CEQUAL-SP não informa os resultados por telefone, e-mail e/ou correio. Reexame

Caso o candidato não obtenha aproveitamento em algum exame, pode refazê-lo por até duas vezes, desde que o faça em um prazo máximo de 12 (doze) meses, a contar da data da orientação técnico-pedagógica.

Caso o candidato não obtenha a certificação durante o período de 12 (doze) meses, somente poderá iniciar novo processo de certificação após 2 (dois) meses.

(4)

Em caso que o candidato permaneça em qualificação, deverá seguir os passos abaixo: – Entrar em contato com o CEQUAL-SP para o agendamento do reexame;

– Comparecer ao reexame seguindo as mesmas orientações para os exames iniciais. O candidato realizará o reexame em que não foi qualificado: escrito e/ou prático. Atenção aos prazos: Prazo máximo de 12 meses para a conclusão do processo, a contar data da 1ª entrevista.

Material de Apoio: É fundamental que o candidato tome conhecimento prévio das normas de requisitos abaixo, nas quais poderá obter informações adicionais sobre os critérios de desempenho necessários à qualificação.

ABNT NBR 15902 – Qualificação de pessoas no processo construtivo de edificações – perfil profissional do instalador convertedor e mantenedor de aparelhos a gás.

ABNT NBR 15903 - Qualificação de pessoas no processo construtivo de edificações – perfil profissional do instalador predial e de manutenção de tubulações a gás.

ABNT NBR 15904 - Qualificação de pessoas no processo construtivo de edificações – perfil profissional do operador de medidores de gás.

ABNT NBR 15526 – Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais – Projeto e execução.

ABNT NBR 13103 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – Requisitos dos ambientes.

IT 483 – Qualificação e Certificação de Operador de Estanqueidade e Purga para Instalações industriais Internas.

Revalidação da Carteirinha

Procure o CEQUAL-SP com 3 meses antes do vencimento da sua carteirinha para regularizar sua condição profissional, atualizar seus dados cadastrais e solicitar um nova emissão da carteirinha.

NOTA: Sua carteirinha não será revalidada caso você:

 Não desempenhar a função descrita na carteirinha;

 Não solicitar a revalidação dentro do prazo;

 Não apresentar documentos comprobatórios que está trabalhando ativamente na área e/ou função;

 Não comprovar no mínimo 30 meses de trabalho no desempenho da função desde a última certificação.

IMPORTANTE: Em caso de atualização de Normas Internacionais, Normas

Regulamentadoras (NR) que impactam diretamente com o desempenho da função do profissional da área envolvida, no ato da revalidação da carteirinha serão comunicados que deverão realizar novos exames escritos e práticos em atendimento as novas exigências.

(5)

Em caso de roubo, furto ou perda da carteirinha.

Em caso de roubo ou furto: Registrar boletim de ocorrência e enviar cópia para o CEQUAL-SP solicitando a emissão de segunda via, neste caso não há custo de emissão para o candidato.

Em caso perda: Entrar em contato com o CEQUAL-SP solicitando a segunda via, neste caso há custo de emissão para o candidato.

Horário de atendimento do CEQUAL-SP

Secretaria: de segunda a sexta-feira das 8 horas às 16 horas e 30 minutos.

Aplicação de exames: de segunda a sexta-feira das 7 horas e 30 minutos às 16 horas e 30 minutos.

Capacidade de atendimento:para a ocupação de Operador de estanqueidade e Purga o CEQUAL-SP pode aplicar exame prático apenas para três (3) candidatos por dia. Para as demais ocupações dois (2) candidatos por dia.

OBS: O CEQUAL-SP não atende aos sábados, domingos e ponte de feriados.

Informações Gerais

O CEQUAL-SP se reserva ao direito de reagendar os exames de comum acordo com os

candidatos caso aconteça:

 Falta de segurança pública (assaltos, roubos, etc.);

 Greves de serviços essenciais (transporte público);

 Falta de energia elétrica durante a aplicação dos exames;

 Problemas de saúde dos candidatos durante a aplicação de exames ou de véspera;

 Situações de luto com os familiares dos candidatos durante a realização dos exames ou de véspera;

 Problemas de saúde dos examinadores do CEQUAL-SP durante a aplicação dos exames ou de véspera;

 Enchentes, alagamentos, atrasos de voos, cancelamentos de voos motivados por intempéries climáticas;

 Situações de luto com os familiares dos examinadores do CEQUAL-SP durante a aplicação de exames ou de véspera;

 Qualquer situação que prejudique o desempenho dos candidatos durante a aplicação dos exames;

 Candidatos que se apresentarem no CEQUAL-SP sem condições físicas, emocionais e intelectuais para a realização dos exames.

(6)

Em todos estes casos não há ressarcimento financeiro por parte do CEQUAL-SP de passagens aéreas, hospedagem, transportes terrestres e alimentação.

Nosso endereço: CEQUAL-SP

Rua Monsenhor Andrade, 298 – Brás – São Paulo – SP. Sala 423 – 4º Andar

CEP: 03008-000

Fone: 0XX11 – 3322-5025 e 0XX11 – 3322-5026 E-mail: cequal101@sp.senai.br

Site: http://bras.sp.senai.br/

Vantagens da certificação profissional

 Promover a competitividade da indústria nacional;

 Contribuir para a inclusão social do trabalhador;

 Difundir a manutenção produtiva total;

 Aprimorar a mão de obra qualificada.

Benefícios da certificação profissional

Melhor opção para o trabalhador: Rapidez, diagnóstico preciso, confiabilidade,

execelente relação custo-benefício e empregabilidade.

Melhor opção para a indústria: Rapidez, diagnóstico preciso, confiabilidade, execelente

relação custo-benefício, desempenho e produtividade verificáveis.

A busca da excelência profissional não é o fim em si mesmo, apenas um meio de

alcançá-la.

(7)

Sugestões e Reclamações do processo de certificação profissional

Sua opinião, sugestão, elogio e reclamação pode ser encaminhada diretamente ao CEQUAL-SP por meio de:

E-mail: cequal101@sp.senai.br

E-mail: admcequal101@sp.senai.br

Fone: 0(XX)-11- 3322-5025

Fone: 0(XX)-11- 3322-5026

Carta: Centro de Exames e Qualificação-CEQUAL Rua Monsenhor Andrade, 298 – Brás – São Paulo – SP. Sala 423 – 4º Andar

CEP: 03008-000

“O trabalho afasta de nós três grandes males: o tédio, o vício e a necessidade.” (Voltaire)

Controle de Revisões

Revisão Data Natureza da alteração

00 03/01/2011

Primeira emissão.

01 03/01/2012

Revisão ortográfica e conteúdo.

02 03/01/2013

Revisão de conteúdo e estrutura de exames.

03 13/06/2014

Inclusão dos informações gerais, benefícios da Certificação Profissional.

Referências

Documentos relacionados

A seguir, serão apresentados os resulta- dos do monitoramento da oferta de ôni- bus do Rio nesses 12 meses marcados pela pandemia. Este relatório revela que, ao contrário

Utilize os botões para CIMA e para BAIXO para selecionar a função necessária e prima o botão OK para continuar..

A Gestão de Desenvolvimento Profissional por Competências - GDPC terá foco no exercício profissional, por isso a definição de competências a serem acompanhadas e desenvolvidas a

Assim sendo, estes são os nossos objetivos: Observar através das respostas ao questionário, uma relação existente (na ótica dos discentes) entre a Matemática

Este equipamento não está destinado para o uso com fluidos classificados no Grupo 1, para atmosferas explosivas, que são fluidos extremamente inflamáveis, altamente

quando não houver água disponível porque isto poderá afectar a função de vapor do ferro.. • Para encher o depósito com

RELATOR: EXMO. ROMERO MARCELO DA FONSECA OLIVEIRA. JOÃO ALVES DA SILVA. 83) Apelações Cíveis e Reexame Oficial nº. Oriundo da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital.

No momento político atual, as medidas já tomadas pelo governo Temer pautadas no argumento de “enfrentamento do déficit econômico” tais como: a extinção do Ministério do