• Nenhum resultado encontrado

Download/Open

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Download/Open"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)12. Introdução. Em um momento de transição e de melhorias na qualidade de vida dos idosos, os mesmos vêem sua expectativa de vida aumentar e a população do planeta passar por um processo de envelhecimento para o qual, em muitos casos, a própria sociedade e as famílias não se encontram devidamente preparadas para absorver, uma vez que este segmento tem necessidades e aspirações específicas. Para Kalache1, (1987, p.201). O envelhecimento da população mundial é um fenômeno novo ao qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando se adaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucos passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. Envelhecer no final deste século já não é proeza reservada a uma pequena parcela da população. No entanto, no que se refere ao envelhecimento populacional, os países desenvolvidos diferem substancialmente dos subdesenvolvidos, já que os mecanismos que levam a tal envelhecimento são distintos.. Desta forma se fez uma observação sobre o conceito de velhice através dos anos, pontuando o momento da antiguidade clássica e da contemporaneidade, a partir desse ponto de vista percebe-se que a velhice é, sem duvida, vista e tratada de várias formas em diferentes épocas e sociedades através dos tempos, e que a marginalização do idoso está presente desde a antiguidade clássica. Para os gregos a velhice era o mal da vida, haja vista que seus valores eram empenhados no heroísmo e na forma física, por ser um povo de grandes atos heróicos e conhecidos por seus exércitos. Com o passar do tempo novas idéias sobre o envelhecer foram surgindo e um novo papel na sociedade o idoso foi conquistando, pode-se dizer que, hoje em dia, a maneira como a sociedade enxerga o velho está mudando para melhor, embora ainda falte muito. É valido lembrar que mesmo em algumas sociedades e independente de parte do mundo que for como acontece nos dias de hoje, o idoso era, e é, visto como entidade de sabedoria e por isto há um grande respeito pelo mesmo. Ainda não esta bem definida quando podemos considerar um individuo idoso. Há vários fatores a serem analisados, como: fatores ambientais, genéticos, biológicos,. 1. Alexandre Kalache é chefe do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial da Saúde..

(2) 13. psicológicos, sociais ou culturais. A Organização Mundial de Saúde considera idoso todo indivíduo com 65 anos ou mais. É importante salientar que com o desenvolvimento humano, outros fatores passaram a ter parte na vida cotidiana das pessoas, um desses fatores é a violência. Infelizmente a violência contra o idoso é um fato real e ativo na atualidade. É necessário investigar as relações entre riqueza e pobreza, gênero, raça e faixa etária nas várias esferas de poder político, institucional e familiar, para que tenhamos subsídios de uma resposta a este fator. A relação entre a terceira idade e a manutenção da qualidade de vida nessa fase é instrumento de investigação sobre os benefícios proporcionados pela atividade física praticada em grupos de convivência na saúde física e mental dos idosos. Na tentativa de entender a situação do idoso, foi feito um estudo de caso. Investigou-se os participantes do Grupo de Terceira Idade Reviver situado na cidade de Bragança Paulista bairro tanque do moinho Avenida Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco numero 500 São Paulo, CNPJ 44.711.166/0001-91, sendo indivíduos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 60 anos, residentes no município de Bragança Paulista. Inicialmente foi realizado um cadastro prévio de todos os indivíduos, contendo nome e data de nascimento, por meio do livro ponto cedido pelo Grupo de Terceira Idade Reviver, tendo como objetivo verificar a freqüência dos participantes do grupo e o número total de participantes. O grupo de Terceira Idade Reviver possui 117 participantes no total, sendo 80 mulheres e 37 homens. Foi aplicado o questionário em todo o universo devido a minha participação no grupo como professora voluntaria, em dois dias da semana, terças feira e quintas feira, no horário das 15 horas às 18 horas. O objetivo geral do presente trabalho é verificar se a interação social, as trocas de informações sobre qualidade de vida, saúde e doença e a comunicação interpessoal realizadas durante as atividades físicas de um grupo de idosos, podem ser consideradas ferramentas de apoio à melhoria de sua socialização e, por conseguinte, da saúde de seus participantes. Já os objetivos específicos são: verificar se existe ou não a troca de informações sobre saúde e doença entre os idosos; analisar quais são as fontes de informação sobre estes temas; analisar se tais informações chegam ou não aos idosos; verificar se as informações pertinentes a tais assuntos são utilizadas e se há possíveis resultados práticos na vida dos idosos..

(3) 14. Com o aumento do índice da população acrescido de outros fatores sociais, dentre eles a pobreza da população, podem agravar ainda mais a situação da saúde dos idosos carentes que, muitas vezes, não encontram apoio nem mesmo em suas próprias famílias e, por conseguinte, tendem a se tornar mais tristes e solitários, muitas vezes entrando em depressão. Como diz Guertechin, (1984, p. 28), muitas vezes, na velhice, os problemas de saúde causados por patologias múltiplas são agravados pela solidão e a pobreza. A falta de companhia do velho, nos dias atuais, está diretamente ligada às transformações que se operam no interior das famílias. Nos grandes centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, tem aumentando a proporção das pequenas famílias (nucleares) em detrimento de um padrão de família extensa que ainda se observa em zonas rurais e cidades menores. Esta última, que é característica das sociedades tradicionais, tem como traço marcante a solidariedade sócio-cultural, além do fato de a família desempenhar papel central na vida dos indivíduos. Isso se deve à permanência dos laços de parentesco no sentido amplo, que inclui os não-parentes (agregados), que muitas vezes são mantidos como condição de sobrevivência econômica e social. Sendo assim, acreditamos que a relevância deste trabalho repouse sobre a importância de analisar quais são os principais motivos que levam os idosos a procurar grupos de atividades físicas, tentando perceber se há, realmente, um processo de ressocialização do idoso, do aumento de sua autonomia e de melhoria de sua qualidade de vida a partir das interações pessoais e da troca de informações sobre saúde e doença que ocorrem durante estas atividades já que: É certo que todos envelhecem, mas isso não significa que devemos padecer. Por esse motivo, é importante aprendermos o respeito ao ser humano em todas as fases da vida, pois assim como já fomos crianças, seremos também, um dia, os idosos e teremos, quem sabe, as mesmas necessidades e anseios daqueles que hoje observamos. Além do mais, todas as idades podem ser vistas de uma maneira bonita e saudável pela sociedade. Dessa forma, deixar que uma pessoa chegue à terceira idade desistindo da vida, é necessário que todos os que estão à sua volta lhe dêem atenção e procurem criar ferramentas que facilitem, prolongue e melhore a qualidade de suas vidas. Tal idéia encontra respaldo nas afirmações de Kalache (1987) quando o autor afirma que: O ser humano se forja nas experiências que vivencia. Dessa forma, o jovem que cresce ouvindo que “o velho é sempre um estorvo”, vai se sentir assim quando atingir uma idade.

(4) 15. avançada. Afinal, quem nunca ouviu alguém caçoar de uma pessoa mais velha, ou desdenhar de alguém nessa condição, como se não restasse a essa pessoa mais nada? Esse é um quadro entristecedor da sociedade que privilegia a aparência e o consumo. Contudo, deve-se lembrar que a existência de muitas sociedades tribais é dependente do conhecimento dos mais velhos, sem os quais não há continuidade das tradições culturais e sociais do grupo. É possível que nós também tenhamos muito a aprender com nossos anciões, para tanto é necessário darmos a eles a oportunidade de se comunicarem conosco. Para a facilitação desta aproximação com o idoso é que surgiram os grupos de terceira idade, e foi neste enfoque que aplicamos um questionário que é recomendado quando se trata de uma pesquisa inicial. A metodologia se ocupa do estudo dos métodos adequados à transmissão do conhecimento. Portanto, é um conjunto de procedimentos que servem para alcançar os fins de uma investigação. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado contendo 53 questões de variados temas. Este tipo de pesquisa exige um alto grau de preparo do pesquisador e muito conhecimento da área que se deseja pesquisar, (Oliveira, 2002). O questionário consiste em instrumento pré-definido fazendo com que todos os entrevistados respondam sobre as mesmas questões, fazendo com que cada entrevista vá se adaptando ao entrevistado. Este tipo de instrumento não exige ordem rígida dos temas abordados e permite que se tenha um alto grau de flexibilidade nas questões. As principais vantagens deste tipo de questionário é que permite uma otimização do tempo, e que o pesquisador escolha uma área para aprofundar, inclusive introduzindo novas questões. O grupo composto por 117 pessoas de ambos os sexos pratica atividade física orientada por instrutores em grupos de cerca de 30 pessoas, este grupo vêm praticando essa atividade continuamente desde o ano de 2000, naturalmente com algumas desistências e adesões. A cidade de Bragança Paulista-SP, segundo censo demográfico realizado em 2007 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possui uma população total de 136.286 habitantes, distribuída nas zonas urbana e zona rural. Em relação ao contingente de idosos, o total de habitantes com 60 anos ou mais representa 21%, ou seja, aproximadamente 28 mil habitantes são idosos. Foram envolvidos no estudo, indivíduos com idade igual ou superior a 55 anos, residentes no município de Bragança Paulista, participantes do Grupo de Terceira Idade.

(5) 16. Reviver da mesma. Inicialmente consultamos o cadastro de todos os indivíduos, contendo nome e data de nascimento, ou seja, trata-se do livro ponto cedido pela entidade, à finalidade foi verificar a freqüência dos participantes às atividades do grupo. O referido questionário foi aplicado durante o tempo de atividades do grupo de TERCEIRA IDADE REVIVER, sendo que o respondente era livre para responder ou não a certas questões ou o total do questionário. A aplicação do mesmo foi feita em forma de conversas, deixando o respondente mais a vontade e desta forma conseguindo chegar mais perto da realidade do idoso. Muitos ao responderem tinham em seus semblantes algo de diferente da resposta dada, com um pouco de conversa e carinho conseguiu-se chegar às respostas fidedignas ao proposto. É necessário destacar a impossibilidade de generalização estatística dos resultados obtidos, apenas generalizações de natureza analítica, uma vez que o grupo escolhido possui características próprias em relação a outros grupos do mesmo tipo, porém, a pesquisa possibilita revelar particularidades do grupo examinado que, muitas vezes, podem ser reveladoras para o fenômeno estudado. O envelhecimento da população aliado aos mais diversos fatores sociais, dentre eles a pobreza da população, podem agravar ainda mais a situação da saúde dos idosos que, muitas vezes, não encontram apoio nem mesmo em suas próprias famílias e, por conseguinte, tendem a se tornar mais tristes e solitários, muitas vezes entrando em depressão. O envelhecimento é um fenômeno natural, mas nos produz sentimento de preocupação, pelo fato de ser difícil sustentar um prognóstico otimista diante dos problemas prementes da demanda da população idosa. Um agravante é a imagem negativa, que projetam sobre o fenômeno do envelhecimento enfatizando o declínio físico dos idosos, muitas vezes ignorando certas qualidades dessa etapa da vida. Sendo assim, definimos as seguintes questões:. 1. Os idosos que procuram estes grupos voltados à atividade física o fazem apenas para melhoria de sua condição física e de saúde ou também porque se sentem solitários e/ou deprimidos?. 2. Qual o nível de informação e quais são as informações sobre saúde e doença destes participantes antes de iniciarem as atividades no grupo e, após o inicio, os idosos.

(6) 17. sentem necessidade e/ou buscam se informar mais sobre como manter uma vida mais saudável ou mesmo alterar comportamentos considerados como nocivos a sua saúde? 3. Há algum tipo de troca de informações sobre experiências relacionadas com a melhoria da qualidade de vida e da saúde durante estes encontros? Em caso positivo, quais são os principais itens tratados e quais são as fontes utilizadas como referência? 4. A atividade física e a comunicação interpessoal entre os próprios idosos e entre os idosos e responsáveis pelas atividades físicas são ferramentas que possibilitam a melhora do convívio social e a diminuição do isolamento do idoso, diminuindo sinais de solidão e depressão e aumentando, por conseguinte, a sua qualidade de vida, sua autonomia e sua felicidade?. 5. Os idosos que participam destes grupos têm percepção sobre as mudanças ocorridas em suas vidas após o inicio de sua participação no grupo? Esta obra se divide em três capítulos com seus respectivos subitens, vindo o primeiro tratar sobre as varias formas culturais que são tratadas a velhice pelo tempo e nos tempos de hoje. Este capítulo “velhice em várias culturas e sociedades”, se dedica a tecer um breve resgate sobre o conceito de velhice através do tempo, pontuando o momento da Antiguidade clássica e da contemporaneidade. A relação do idoso com a família e a imagem que a mídia veicula sobre seu respeito orientará nossa empreitada. A velhice é, sem duvida, vista e tratada de várias formas em diferentes épocas e sociedades através dos tempos. Um fator comum, em quase toda a História, é que o idoso sempre foi visto como algo decadente e sem funções na sociedade. Cícero (1968) em sua vasta obra literária diz que ao velho cabia a incumbência de estruturar nações, pois sem eles não haveria cidades nem governos. Para os gregos a velhice era o mal da vida, haja vista que seus valores eram empenhados no heroísmo e na forma física. Desta forma vemos que a velhice foi tratada de varias formas em diversos grupos sociais, o que não é diferente de hoje onde ainda algumas culturas como as indígenas tratam seus anciões como algo divino em quanto à sociedade moderna perde em não ouvi-los. Dando seqüência ao trabalho o capitulo dois “a comunicação e os idosos”, trata sobre os meios de comunicação e suas respectivas informações destinadas a este público e a comunicação dentro de casa entre entes da família e/ou na sociedade, no que tange as várias.

(7) 18. formas e meios de comunicação, dando enfoque a importância dela para os idosos os tipos de comunicação existente, canais formais e informais, as barreiras da comunicação, a percepção e a comunicação, a comunicação interpessoal e outros pontos importantes como o papel da comunicação na ressocialização do idoso. O capítulo três “resultados da pesquisa”: observações gerais resguarda-se em demonstrar o resultado da pesquisa com observações gerais sobre a mesma, explicações e dados sobre as perguntas do questionário e seus cruzamentos..

(8)

Referências

Documentos relacionados

Outros fatores que contribuíram para o avanço tecnológico das máquinas elétricas foram: o desenvolvimento de materiais, como os ímãs de ferrita e os de

Para o entendimento do processo de constru çã o do samba enquanto um dos elementos da.. identidade nacional, ao longo da d é cada de 1930, torna-se necess á rio analisarmos as

4 - A presente comissão tem como missão verificar a conformação legal e corres- pondentes implicações orçamentais das políticas de gestão dos recursos humanos do Setor

3.9 - As equipas que efectivaram a sua inscrição mas não foram selecionadas para fazer a prova por força do artigo 3.7 têm direito à devolução do valor da inscrição na

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Outras informações Não existe informação disponível. SECÇÃO 12: Informação

Tabela 6: Situação dos estudantes do curso de Psicologia após o término do período letivo 2019/2 Taxa de Eficiência Conclusão (acima do tempo padrão) Conclusão (Total)

Assim, a partir do trabalho realizado, boa eficiência de remoção (de aproximadamente 70%) para massas utilizadas de 60g e 90g de areia de construção civil, porém, com