• Nenhum resultado encontrado

Biografando Nelse Silva: entre a educação e sua poética

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biografando Nelse Silva: entre a educação e sua poética"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BIOGRAFANDO NELSE SILVA: ENTRE A EDUCAÇÃO E SUA POÉTICA CÉLIA DE JESUS SILVA MAGALHÃES

Universidade Regional do Cariri – URCA. E-mail: celiamagalhaesmv@yahoo.com.br

VERANDIR DE ARAÚJO SOBRAL

E.E.F.Sebastião Pedro de Araújo. E-mail: vd.sobral@bol.com.br

MARIA AUXILIADORA SILVA VIEIRA

CEMEC- Centro de Formação Odilon Nunes Introdução

O presente trabalho traz o perfil biográfico da professora Maria Nelse Silva, que se destacou na educação missãovelhense e da região do Cariri cearense, nas décadas de 1950 a 1980. Podemos citar o Educandário Nossa Senhora de Fátima, Grupo Escolar Pedro Rocha, Ginásio Paroquial, Escola Normal Paroquial (Missão Velha) e a Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte.

Foi fundadora, diretora e professora do Educandário Nossa Senhora Instituição que por 20 anos (até 1972), funcionou como referência educacional (da Educação infantil ao “exame de Admis-são”). Fazemos uma ligação entre sua dedicação à educação e a po-ética na sua obra “Revoada de pássaros”, de modo a dinamizar vida e obra da biografada.

Na década de 1960, o Ginásio Paroquial e a Escola Normal Paroquial, instaladas em um mesmo prédio, em Missão Velha, onde funcionou o Juvenato São José “Colégio Marista,” passam a ser o lo-cal de trabalho para o exercício de docência da professora Nelse Silva. O seu fundador Monsenhor Antonio Feitosa, foi um grande benfeitor da educação, juntamente com outros educadores. Foi pro-fessora atuante no Grupo Escolar Pedro Rocha, antes de ingressar no Ginásio Paroquial.1

1 O Grupo Escolar Pedro Rocha foi fundado no ano de 1940 e o Ginásio Paroquial e a

(2)

A importância desse trabalho explica-se pelo fato de ainda existir uma lacuna com relação ao estudo da história de professores e/ ou professoras (biografias), que tiveram suas vidas dedicadas à educação, como uma missão principal de suas existências.

Até a década de 1960, só era ofertado nos Grupos Escolares Municipais e do Estado até o Ensino Primário, partindo da neces-sidade de continuidade de estudos dos jovens, Monsenhor Antonio Feitosa (pároco local nos anos de 1960), cria o Ginásio Paroquial e a Escola Normal, com as séries terminais do ginasial e o curso Normal para a formação de professores primários. É nesse contexto que a professora biografada entra em cena na referida cidade e des-taca-se por muito tempo como a melhor professora de português do lugar e da região do Cariri cearense, pois foi docente também no Grupo Rural Modelo, anexo à Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, onde estudou.

Nelse Silva e o seu legado à educação

Biografar educadoras como a professora Nelse Silva, que vi-veu numa época em que ensinar conteúdos escolares, ia muito além dessa transmissão conteudística do conhecimento, nos faz mergu-lhar num mar de boas lembranças, pois o ensinar confundia-se com educar e “preparar para a vida”, mesmo em tempos em que o país vivia momentos de crises políticas, na década de 1960.

A professora biografada nasceu na cidade de Barbalha-Ce, no ano de 1919, concluiu o Curso Normal em 1938 na Escola Normal Rural de Juazeiro do Norte, foi colega de sala da professora e artis-ta plástica Assunção Gonçalves. Nelse foi a oradora de sua turma na Escola Normal Rural, por se destacar como uma das melhores. Em 1963, concluiu o Ensino Superior (Licenciatura em Português), na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza-CE. Filha de Jo-aquim Pedro da Silva (agricultor) e de Hermínia Silva Lima (profes-sora), a primogênita do casal, de um total de oito irmãos.

(3)

O seu livro “Revoada de pássaros”, traz uma seleção de poe-mas, que retratam um pouco de sua vida, demonstrando o domínio que tinha ao escrever. O que diria a professora Nelse sobre a vida?

A primavera passa rápida/ com luzes e cores./ Vão em-bora os belos sonhos,/ os dias róseos, risonhos/ da linda quadra primaveril. Vem depois o cálido verão/ com seus arroubos e ardores./ Segue-se, após, o outono, sem mais a beleza das flores. Enfim chegam as tardes tristonhas, sem calor, sempre vazias, do inverno de noites frias,/ deixando na alma humana/ uma vontade tamanha/ de a primave-ra voltar/ e nunca mais se acabar./ Porém o tempo im-placável/ traz o inverno inexorável/ branqueando a copa da árvore/ Outrora verde, florida/ de nossa vida (SILVA, 1999,p.107).

A autora interpreta a vida, comparando com as estações do ano, colocando a primavera como a estação mais linda, assim como a juventude. Na obra da autora ela traz um poema dedicado a Mis-são Velha, enaltecendo a terra, ao mesmo em que apresenta um apelo aos missãovelhenses:

Missão Velha é conhecida/ Como a porta de entrada/ Do Vale do Cariri/ É a cidade querida/ Dos que nasceram aqui. Foi também porta de entrada/ Da evangelização/ Dos que tinham sua morada/ Como os índios Cariris/ Nesta vasta região./ Foi aqui iniciada/ Logo a primeira missão/ Pelos padres Capuchinhos/ Vindos lá de Pernambuco/ O Estado nosso vizinho.[...] É preciso que os filhos/Deste extenso rin-cão/ Arranquem os velhos trilhos/ E façam de Missão Ve-lha/ Uma grande e nova missão (IDEM, 1999,p.45).

Assim, entre a poética e sua atuação como professora, a bio-grafada deixou um enorme legado à educação de Missão Velha. Mui-tos profissionais, pesquisadores, mestres, doutores e autoridades espalhados pelo Brasil e por outros países, passaram pelas mãos dessa exímia professora de português.

(4)

Vamos ter em Lobato (2011), Almeida (2010), Vicentini; Lu-gli (2009), Mignot (2003), Machado (2006), dentre outros pesqui-sadores, estudos sobre biografias e autobiografias de educadoras, em que ressaltam-se o valor deste campo de pesquisa para a confi-guração de uma história da educação, que traga como principal re-ferência seus próprios sujeitos, os representantes legítimos de todo processo de criação e mudança no ensino e educação do país.

Destacamos aqui o papel da mulher na região do Cariri cea-rense com uma participação extraordinária na esfera educacional, em todos os níveis de escolaridade, a partir da criação das Escolas Normais e das Universidades. Mesmo num período de muita turbu-lência, devido o controle e perseguição política na Ditadura Militar, (1964-1983), a mulher conseguiu realizar um importante trabalho, aceitando por vezes, imposições e um comportamento de silêncio, a educação tradicional, que por muitos anos predominou na educa-ção brasileira.

Na certeza de que, este estudo abre possibilidades para ou-tras pesquisas, colocando em evidência a história de vida de profes-soras, já que há vários anos, (antes mesmo de a biografada falecer, em 2011), fazíamos um trabalho de coleta de material como: do-cumentos, fotos e informações de professoras para esta finalidade, sentimos realizado um sonho de pesquisadoras e da própria comu-nidade educacional do lugar.

Referências bibliográficas

ALMEIDA, Gildênia Moura de Araújo. Mulher e Educação. In: VASCON-CELOS, José Gerardo; SANTANA José Rogério; et. al. (Org.). História da Educação: nas trilhas da pesquisa. Fortaleza: Edições UFC, 2010. GATTI, Bernadete Angelina. A Construção da pesquisa em Educa-ção no Brasil. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

MACHADO, Charlinton José dos Santos. Mulher e Educação: histó-ria, práticas e representações: João Pessoa, 2006.

(5)

MAGALHÃES, Célia de Jesus Silva. Fatos e Curiosidades: Missão Velha. Fortaleza: UFC, 2001.

MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio. Em busca do tempo vivido: au-tobiografias de professores. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio & CUNHA, Maria Tereza Santos (Org.). Práticas de Memória docen-te. São Paulo: Cortez, 2003.

SILVA, Maria Nelse. Revoada de pássaros. Fortaleza, ABC FORTA-LEZA, 1999.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: História Oral. Tradução Ló-lion Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Teraa, 1998. Pesquisa documental e fotos: Acervo da autora e acervo da família de Nelse Silva.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, o autor defende que as estruturas sociais são, ao mesmo tempo, condicionadas e condicionantes das ações; enquanto os indivíduos se apresentam como

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso é promover conhecimentos sobre as técnicas de gerenciamento de projetos, melhorando assim a qualidade do planejamento e controle de obras, visando proporcionar

Na Tabela 21 são apresentados os valores de degradação de todas as amostras de argamassa de revestimento confeccionadas com Votomassa, com adição de dióxido de titânio na

Após a utilização da história em quadrinhos e a sua leitura em sala de aula, os alunos receberam uma apostila simples como observaremos na próxima pagina na figura 11, contendo

Nos anos destinados à educação infantil, as crianças precisam desenvolver algumas capacidades, entre elas: • desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez

Tabela 4 – Tipos, números, total de alterações e índice mutagênicos (IMG %) obtidos para os grupos controle negativo (Co-) e positivo (Co+) e os grupos tratados com as