• Nenhum resultado encontrado

PODEROSOS CHOQUES BLINDADOS REGIS- TRAM-SE NA FRENTE DE EL-AT 4MEIN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PODEROSOS CHOQUES BLINDADOS REGIS- TRAM-SE NA FRENTE DE EL-AT 4MEIN"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

,.-., ,, ^^¦,,|.,.,;,,^-^-^-n.rr,rrrw.»^

"";¦"''¦;'","¦•

t—f^R^

'

—~ZZ Mublado„ com nevoeiro: Temperaturai Ligeira TE*irO. N""IB bentos i Do quadranto Norte, Iroscot. devaçto "°_°_'_______

Õr?~SPALiT

Um produto naaional áe confiança Tlmpcraturas máximas • mínimas de

. o,9; Bonsucesso,

ontem i ,., ii-i-ní); n.insucesso. 21,2-12,0; Cascadura, T, . 10 1' Ipanema, 21,2 12,8; Jardim Botânico, 22,6 -?r Meier 23,3 - 9,7; Paquetá, 23,0 - 10,8; Saenz Peno, í',6 ' Santa Cruz, 23,7 - 11,5; Penha, 20,4 - 10,2; 2M

Mangulnhòs, 19.8-11.4; P-aça IS, 22,3-14.6.

^^ „^,_ U- í ¦ ¦ * 1. I' .,,!¦ .".¦¦¦ I Hl. ¦ "¦.¦,¦¦. .,^1 I I

WgÊÊBÊLmWmWÊÊaWÊLWaWkT-'''

(S^íí)-

(í*\ ^J^^mai^^^m^^^Ét-l\_m__\\_m_v_mm\

Rua da ConstituiçSo, 11 - Tel. 42-2910 (Rede Interna)

Rio de Janeiro, Sábado, 18 de Julho dc 1942

Fundado em 1930 - Ano XIII N.'» 60f>2 Propriedade da S. A. DIÁRIO DE NO.IUIAt-O. R. Ditntnn. pr™; M. Oornes Moreira, tosuurciro;

Aurélio Silvn, sccreturlo. Gerente - Máximo Bhcrlnf

*

B-p» S. Paulo: W. Farlnclo - S. Bento, 220-3.', T. M5I2. ASSINATURAS - Ano, M$; Sciri.» 405; Trlm.» 20$; MM, 7» ED. DE HOJE, 2 SECÇÕES, 12 rAGIJSAS -,$10"

i.

'

Stalin e o chefe do Estado Maior soviético

teriam se transferido para Stalingrado,

onde possivelmente se travará a batalha

decisiva do Cáucaso

PODEROSOS CHOQUES BLINDADOS

REGIS-TRAM-SE NA FRENTE DE EL-AT 4MEIN

T

Piogside, satisfatoriamente» a

contia-ofensiva soviética

Aviões norte-americanos participam das operações

Desbaratado um ataque germânico

em

Bryansk

VorosMovirado

está em chamas

.&

V

ESTADO DE ALARMA NA REGIÃO ONDE

RESIDE 0 PRESIDENTE ROOSEVELT

Siosroü, 17 (U. P.) — Os de-fen*-ore- da cidade de Voronezh, tolo ron vertida em ruínas fume-gaí-r-M- penetraram- — com seus surpreendentes contra-ataques —-nas posições alemãs, obrigando os Invasores a se colocarem na defen-tive cm muitos setores. Em com-pensação, o perigo para Stalingra-ío d, por assim dl**er, para o Cáu-jaco, se torna cada vez mais gra-ve.

Siaün

C~ despachos militares do exte-flor revelaram que Stalin, chefe dt, governo e o chefe do estado maior do Exército russo, marechal Boris Shaposnlkoff, se encontram em Flnlingrndo para reorgantenr o

numérica nazista, as forças de retaguarda russas cobrem a retl. rnda soviética. Revelou-se, a ess" respeito, que umn unidade russa deteve durante três dias 3 regi mentos alemães que tentuvnm cru-zar' um rio e somente recuou quando viu que corria perigo dn ser cercada.

Despachos da frento de Bryansk, a uns 360 quilômetros de Moscou, dizem que os alemães empreendo-ram novos ataques ontem e qui continuam fortificando npressndr.. mente as posições que ocupou há pouco tempo. Entretanto, no" últimos dias, ns tropas russas efetuaram vnrlos contra-ataqu"? e reconquistaram numerosas lo, cnltdndea em que fórum Bticpii*

O alto comando alemão

anunciou a captura

da-quela cidade,

acrescen-tando

que progride

a

ofensiva na frente

meridonal

Paraquedistas teriam descido nas

proxi-_. jmidades de Hyde Park

- fato que ainda

não obteve confirmação

As autoridades militares duvidam da

vera-cidade das noticias

RHINEBECK, Estado de Nova militar expressou que "ns auto-York, 17 (U. P.) — Autoridades

federais do Estado e locais, con-venientemente armadas, percorre-ram cuidadosamente os oosques do Condado de Dutchess, em bus-cá do "seis ou sete" paraquedis-tas, que, segundo se diz, lornm

vistos enquanto desciam nas pro-1 mente a 150 quilômetros ao norte ximlclacíes da residência do presi- j de Nova York

ciente Uoosevelt, em Hyde Park. O Comando da Defesa do Este revelou que estas informações

Rito comando em campanha para | tvarlos milhares de cadáveres dt soldados nazistas.

Os contra-ataques russos par?-cem ter desbaratado as tentativos nnzlstns de lançar uma grand'! ofensiva na citada frente que se manteve calma durante qua»-.*? toda a primavera.

A aviação russa desenvolvo gi"*m-de atividade, bombardeando ns concentrações nazistas cm todas ns partes, aniquilando, nestes ul-timos dias, 5.000 soldados alemães. Cs alemães estão reforçando sua retaguarda com cercas dc aromo farpado, campos minados e con-vertem as casas das aldeias e oi-dades, em verdadeiras fortalezas. a batalha decisiva que

aparento-ovnite será travada sobre uma ¦fronte de 80 quilômetros, .entre os rios Volga e Don, e quo constituo d porta de entrada pnra o Cáucaso, Entretanto, tais despachos não fo-ram ainda • conirmados e nem desmentidos.

Voronezh

A radio local, comentando as operações bélicas no sul, nssinalou a. importância que significa para os russos a manutenção da cidade de Voronezh. Declarou que, en-quanto os russos puderem deter a »la esquerda alemã, quanto mais as forças de von Bock penetrarem na Rússia meridional mais expôs-tos ficarão seus flancos aos terri-vels efeitos dos contra-ataques russos. Informou-se que os violen-tos contra-ataques russos em Vo-ròriezh, que obrigaram os alemães n procurar posições defensivas em elçuns setores, estão progredindo cinda hoje e rapidamente. De «cordo com as informações mili-tares, os Exércitos russos estão batendo os alemães em tçda a zo-ns triangular entre os rios Don e Voronezh, que se unem a 19 qui-'"metros, ao sul da cidade de Vo-ronr-zh.

Aumenta a

resis-tência à medida

que se intensifica

o ataque

Reforços nazistas

Noticias de Voronezh dizem que os russos prosseguem lenta, porem continuamente, a tarefa de desa-Ic-Jar os alemães do triângulo em tlüéslao e os obrigam a recuar em cllviTf.o »io Don embora, em alguns pontos, os alemães se conservem na? vizinhanças de Voronezh. Os Sazlstàs procuram levar apressa-damente reforços para aqueles pon tns afim de poderem continuar A ofensiva.

Mas, o certo é que a posição das tropas russas tem melhorado con-tlnuamente. Entretanto, apesar dlPüO, a cidade esta longe ainda de to rer livre do perigo nazista. Re-conhece-se que o perigo é multo grande e que algtimas- unidades ílcmâs que penetraram no seu ln-terlor estão recebendo reforços ínnstantemente.

Sob os efeitos dos demolldores golpes da aviação russa, bem co-mo rio fogo terrível da artilharia "oylótiçá, os alemães procuram construir rapidamente'fortificações na rona dn cidade e nas margens do Don, mas é evidente que se preparem para reiniciar o ataque. Or alemães não estão atacando tio momento, llmltando-se a manter ítins posições nos subúrbios nor-te »¦ central, enquanto que no feínv sul estão se retirando.

Aviões americanos

¦ ' In"ormou-B»à que aviões Alrcobra, de fabricação norte-americana, es-tão pendo .empregados com grande sucesso na campanha da Rússia » ^ue nestes 2 últimos dias aba-?ere.m 33 aviões nnzlstas em Vo-..jntv.h. Outras esquadrilhas rus-«as derrubaram 32 aparelhos ale-ir.íier-- durante o mesmo período. Os pilotos russos lutam encarnl-ÍBriPimente com os alemães pelo domínio do ar sobre Voronezh c, »té agora, apesar dos tremendos esforços nazistas, não íoram, der-rotados.

Em geral se admite que os rus-•os continuam se retirando uas estepes do sul, possivelmente para «ma linha com ponto de apoio Ho Don, mas mantêm contado «cm ns tropas alemãs em todas »£> partes. Os alemães atacam, se-gunrlo parece, em direção surtes-te. da linha férrea Moscou-Rostov em direção à ferrovia que cobre dc leste a oeste e que tine Stalin-E«"rl eom a bacia Industrial do Pene';,.

Os "tanks" nazistas, que são líials numerosos que os russos so infiltram pelas posições russns hn írente nul, onde o terreno c Ideal para semelhantes operações. Pois,, não existem obstáculos naiu-rais. Frente à enorme superioridade

Os círculos militares de

Moscou mostram-se

cau-telosos acerca da

mar-cha das operações

LONDRES, 17 (De GEORGE 11, CHANOf.EH, correspundente ila "United Press', especial para o DIABIO DE NOTICIAS) — A resistência russa uo avanço alo-mao nus já ensangüentadas es-tepes meridionais du Kussin, pa-reco aumentar à, medida quo o marechal do campo tfedor von Boclt dá prosseguimento íi sun OnpliV ofensiva em dlreçiln a Sta-lingrado o Rostov.

Em Voronezh, as forçns Uo ma-rocha! TimoclienUo coiitralialuu-çaram a pressão do exército ala-nulo mediante impetuosos contra-ataques, quo obrigaram o inimigo a colocar-so na ilofcnslva. Os ob-servadores militares britânicos do-ciaram que, apesar da fortíssima resistência russu, aumentou . pe*-rigo contra a região do Dou.

Por outro lado, os círculos uu-torlziidoti desta capitai acreditam que o próximo ataque Importante alemão se verificará na direção de JLlkliaya, a 1)5 quilômetros uo sul do Millerovo, ponto do entrou-camento com a única ferrovia que atravessa as estepe» do Don. na direção do Stalingrado. Assi-nala-se, nos mesmos círculos, que a presença de tropas alemãs em Millerovo, onde passa a Impor-tante ferrovia nuo\ partindo de Voroshllovgrado, se uno a Unha férrea Moscou-Rostov, coloca em posição bastante precária ns p.ir-tes orientais da bacia do Don que ainda so encontram em p.idni-dos .exércitos do mnreolial XI-mochenko.

Em Moscou, os círculos mlllta-ros so mostram bastante cautelo-sos no que se refere às oper: ções militares que se desenvolvem na frente sul da Rússia.

Os próprios correspondentes dc guerra aconselham, na atual emergência, circunspecção nos va-tlcinios dos movimentos fi tiros, tanto do exército alemão co-io russo.

De todos os modos, uma colsn parece ser clara : o avanço dos exércitos do Reich íoi metódica-mento planejado o está sendo po-(lorosamente apoiado. Nos circulo!, militares de Londres se diz que 6 simplesmente surpreendente a quantidade" de tropaB de reservas ,los alcmáos e que estes tém u vantagem da superioridade num.!* rica e de material, em toda a ex-tensão da frento de batalha.

NOVA YOr.K, 17 (U. P.) -- E' o eeguinte o texto do comunicado alemão divulgado pela radio-emis-sora de Berlim: ]

"No setor meridional da fren'e leste, formações moviis perseguem o inimigo, a leste do Donctz, em direção ao Don interior. A linha ferroviária, dn bacia do Donèiz a Btallngrado, foi cruzada por foi-ças -nirmãs. Entre as formações moveis, que atuam na retaguarda, profundamente no flanco Inimigo; e as formações .de infantaria que avançam em uma ampla frente, numerosas divisões, inimigas, grnn-demente diminuídas cm seu pode-rio e freqüentemente dispor?.-.das. realizaram tentativas de irrupção para o leste.'

Essas tentativas fracassaram com enormes baixas para o adveisar'o. As forças aéreas, apoiando as ondas sucessivas de formações moveis que avançavam, Impediram em Iodas ss partes onde os soviéticos começa-vam a recuar que a retirada fosse ordenada.

Dia e noite, as colunas' em mar-cha, os meios de transporte e abas-tecimento foram atacados de ele-vada e escassa altura e com nta-ques em «mergulho.

Os aliados

Os aliados da Alemanha partici-pam amplamente das operações bé-licas do setor meridional. Desde o último dia 29, um exército hún-gnro está combatendo ao lado das forças germânicas. Desde os pri-meiros dias do corrente mSs, um exército italiano, ao qual pertence o Corpo Expedicionário Italiano, está operando na frente oriental. Desde o mês de agosto do ano pró-ximo passado, um corpo de exér-cito rumeno, que Já se destacou por sua atuação nn batalha de Khnrkov, e uma formação cr..ata combatem contra os exércitos de Timochenko. :

Em um ataque de surpresa, umn, formação movei ocupou um aero-dromo russo, capturando ou Jcs-truindo uns cinqüenta aviões lnl-mlgos. Durante um ataque aéreo contra o porto de Poti, na costa do Cáucaso, um cruzador pesndo russo foi alcançado por uma bom-ba pesada. O Inimigo realizou um novo e infrutífero ataque contra a cabeçn de ponte de Voronezh, sofrendo grandes perdas.

No setor central da frente, vn-rios ataques o Incursões'de tropa--de* choque deram .-orno resultado êxitos tle .caráter local. Depoir, da Completadas as operações de Ílm-peza na região íudoeste de Rzhev, o número de prisioneiros e o ma* terial de guerra capturado, compa-rados com o anunciado no comu* nlcndo especial de 13 do corrente, aumentaram respectivamente t> mais de 40.000 prisioneiros e 220 "tanks". 733 pecas de artilharln .'ls todos os calibres, 1.660 metralha. doras e lança-granadas.

Na frente extremo setentrional, a ferrovia de Murmansk foi eficaz-mente Interrompida em v.-.rio-pontos, com impactos direto» da bombas".

LONDRES, 17 (U. P.) — A pro-pósito da captura de Voroshilov-grado, anunciada pela radio alemã, Informa-se que o comunicado es-pcclal germânico que dá / nia dcs-se êxito diz o dcs-seguinte:

"Depois de sérios combates que duraram muitos dias, Voroshiluv-grado, a cidade mnls ímpoitaot" da zona industrial do Donetz. foi hoje tomada de as*nlto péln

in-fnnlaria alemã. Grande parte da I ainda não íoram confirmadas. En-cidade e-tá ardendo". tretaiitò, as investigações

conti-, miam, embora nada sc tenha

amin-O Camin-Otnamcado ciado quantÔ* ao caráter ou

lm-pbrtanüa das mesmas.

O comunicado expedido pelo exercito mloima que u noticia so-bre os paraquedistas proceae da policia do Estado e acrescenta que até "o presente momento nada mais de adiantou sobre o assunto. As 8 horas,, um radio emitido pela policia anunciava que se ha-via estabelecido o estado de alar-me. As patrulhas em serviço ao longo do rio Hudson detiveram todos os automóveis que encon-travam por onde passavam, assim como prendiam todas a.s pessoas que lhes pareciam suspaitas, só-mente sendo postas em liberdade depois de terem esclarecido as suas Identidades.

O sr. Clyde Swendson, encarre gado de uma proprledndu situada a 3 quilômetros ào sul de Khine-beck, iníormou que, ontem pela tarde, enquanto pintava um edi-ficky notou a descida de vários paraquedistas. Esta declaração foi prontamente confirmadda por sua esposa.

Pouco depois da divulgação ofi-ciai dessa noticia, um porta-voz

rldades militares, náo dão muito crédito a que os paraquedistas men cionados conseguissem arranjar uma oportunidade que os pci.ml-tlsse descer nessa localidade".

Rhlncbeck está siatuada na mar-gem oriental do Hudson c

única-a

lia

LONDRES. 17 (U. P.) — Um comunicado do Ministério da AV.i-ç&o anuncia que aviões de bom-bardelo da Rai atacaram hoje, em plena luz do dia, obJetUos militares nazistas no Ruhr e Ale-manha, do norte.

Sofreu uma

decepção o

embaixador

de Vicliy

Não foi recebido, no

De-partamento de Estado,

pelo sr. Sumner Welles

WASH.1NGTON, 17 (U. P.) — O embaixador francês, sr. Henry Haye, que devia conferenciar com o Secretario de Estado, sr. Sumr.er Welles, sobre a questão dos navios franceses surtos no porto de Ale-xandrla, sofreu uma decepção di-plomfitlcn, ao ser recebido por um funcionário de inferior categoria. Acredlta-sé que essa decepção fora dirigida ao sr. Pierre Lavai. Foi o sr. James C. Dunn, oonse-lheiro político de assuntos curo-pi-us no Departamento do Estado, quem recebeu o sr. Henry Haye, em vez do sr. Sumner Welles.

Antes da entreviçta, o embnlxa-dor francês dlnrc noB jornalistas:

"Desejo esclarecer ç*s feitos, pois existe qualquer confusão derivada do varias coisas".

Acrescentou que esperava fazer um exame geral nas relações entre

Todos os ataques do

"Eixo",

nos dois

últimos dias, foram repelidos com

êxito pelo exército britânico

Espèra-se, no Cairo, uma próxima ação

de grande envergadura — Novos

reíor-ços aíluem a zona de batalha

CAIRO, 17 (ü. P.) — As colu-i nas avançadas britânicas tomaram novas posições no setor central de El-Alamcln, no.? montes Ruqutsat, de ontem rechaçaram os contra-ataques Inimigos, mediante arti-lharla movei embasacla em suas linhas.

Novo recuo

No setor sul, por outra parte, obrigaram a ala direita dc "Eixo" a efetuar um novo recuo. Durante o dia se travaram violentas

bata-na região de El-Daba e bombffr-doaram oficinas dt reparações e depósitos de abastecimentos c as rotas pelas quais Rommel recebo reforços da retaguarda.

Na costa

Prossegue a luta na região da coF.*-,a, e, mais no sul. na zona dos montes Requlsat, chocaram-se po-derosas formações couraçadas da ambas as partes.

De acordo com as Informações chegadrrs da frente, neste último setor as baterias britânicas doml-lhas de '.'tanks" e carros blindados niim o campo de batalha e atacam em toda a frente de batalha e os

despachos oficiais britânicos ex-pressa m que so causou grande des-traição entro ns forças couraçadas do marechal Erwln Rommel.

Simultaneamente, ns esqundrl-lhns nlladas prosseguiram, sem so-lução de continuidade, sun Inten* os Estados Unidos e o governo de I sisslmn ofensiva contra as conecn-Vichy. I trações italo-gérrhânicas de "tanks"

Intensifica se, na Inglaterra, a exigência popular no sentido

de que os aliados abram imediatamente a segunda írente

Esperados, em Londres, próximos entendimentos

anglo-america-nos, com a participação dos russos

Contaminados os

rios Danúbio

e Sava_

Pelos cadáveres dos

mi-lhares de servios

massa-crados pelas forças de

ocupação

.STAMBUL, 17 (U. P.) — Infor-mações de Belgrado anunciam que, este nno fnl proibido tomar banho nos rios Danúbio e Sava, em vir-tude de estarem suas águas con-tamlnadas pelos cadáveres flutu-antes dos serviços mnssacrndos.

Ao responder, ontem, a uma per-gunta que lhe foi feita no Parla-mento húngaro, o primeiro minis-tro Kellay mencionou os "trágl-cos meses em Batchka" e admitiu que 2.500 servios foram executa-das durante os meses de janeiro, fevereiro e março, nossa região quo íoi arrebatada à Iugoslávia pela Hungria.

O sr. Kallny declarou, ainda, que alguns funcionários estão sen-do processados por causa desse morticínio.

Em esferas dignas de crédito se calcula que mais de 11.000 civis foram mortos, durante este ano, na referida região, onde a popu-lnçào, com a ajuda dos "Chet-nlks" se rebelou contra os

ocupan-tes húngaros.

LONDRES, 17 (United Press) — O Comitê Central do Partido Comunista, da Grã-Bretanha, re-unido em sessão especial pa.'a "considerar a extrema gravidade da situação bélica", expediu um comunicado no qual insiste em que todas as organizações oper...-rias e democráticas e todos os cidadãos manifestem claramente ao primeiro ministro, ao governo e . aos membros do Parlamento, sem perda de tempo, a sua opl-nlão sobre a necessidade urgente e Imperativa de que seja estabe-lecida uma "segunda frente".

O mesmo comtmicado informa que Hitler está atualmente reaii-nando uni esforço supremo no non-tido de obter uma rápida vitor;*.. e impedir o estabelecimento do uma nova frente de batalha. "Nes-tt-. momento tão critico da guer-ra, — diz tambem o comunicado — a rapidez é um fator decisivo e não podemos permanecer inati vos diante do grosso das forças britânicas e norte-americanas, üs riscos que podem correr com o estabelecimento de urna segunda frente são muito inferiores aon riscos da inação. Devemos asses-tar todos 03 golpes possíveis con-tra o nosso inimigo o o povo oove fazer com que a sua von-tade seja compreendida".

produção, e se procurará encon-trar a forma de obrigar Hitler a retirar algumas divisões do sul da Rússia, afim de que o marechal Timochenko possa empreender uma contra-ofensiva e salvar a Rússia de um perigo que se torna cada vez mais grave.

A necessidade de uma segunda fíente, que 'as autoridades mili-tares estimam deve ser sólida e favorável para os aliados, foi pos-ta em relevo espos-ta' noite, após o comunicado especial do alto-co-mando alemão, no qual se anuncia a queda de Voroshilovgrado. As autoridades locais aguardam a confirmação ou o desmentido da noticia.

Os comentaristas predizem que se produzirão novos pedidos do povo para que se abra a segunda frente, particularmente se se con-firmar a noticia alemã.

Rússia e a preparar-se para tra-var uma custosa guerra em duas frentes.

De todos os modos, ninguém obviamente espera que o estabe-lecimento da "segunda frente" seja anunciado com antecipação.

"Data

próxima

>>

Decepção

Conversações aliadas

LONDKISS, 17 (U. P.) — Em fontes privadas indicou-se, hoje, que dentro de muito pouco tempo haverá importantes conversações anglo-norte-americnuas, talvez cnm a participação de funcionários russos, para considerar a possi-bilida.de de lançar, o quanto an-tes, um ataque em grande escala

Nn rasn de per verídica a. in-formação, Rostov terá de enfren-tar uma dupla ofensiva ¦— uma pelo norte e outra de Tangarog. A impressão popular de decepção é comparável a que se verificou u ano passado quando os alemães iniciaram sua marcha contra • a Rússia, sensação que aumentou com cada quilômetro que avau-cavam os nazistas.

Aquela reação popular esteve próxima do provocar uma crise no governo de Churchill.

NOVA YORK, 17 (United Press) O correspondente do "New York Times" em Washington, sr. Arthur Krock, enviou hoje 110 seu jornal a seguinte informação:"E' possivel que a ofensiva ter* restre anglo-norte-americaiia na Europa ocidentafT isto é, a aber-fura da segunda-frente, tenha si-do fixada já para uma data mui-to mais próxima do que em geral se acredita.

"Alguns observadores na Ingla-terra . notaram preparativos o crescentes concentrações do tro-pas, que Justificam tal suposição. Está sendo preparada para brevo

unia poderosa expedição",

os veículos blindados Inimigos. A esse respeito, o comunicado oficial assinala que numerosos "tanks" do "Eixo" ílcarnm. fora de ação.

Na pnrte meridlonnl da frente," as forças germano-ita; lanas efetua-ram uma nova retirada, em con-seqüência dos contínuos ataques dos efetivos terrestres e aéreos aliados.

Ação importante

CAIRO, 17 (U. P.) —O vio-lento contra-ataque que, para re-conquistar as elevações de Requl-sat, ao sul de El-Alamein, lapça-ram as tropas dô "Eixo" na qunr-ta-feira à noite, ameaça conver-ter-se hoje em uma ação de nran-de" imprirtanefâ -para' o-desonvolvi-mento da campanha africana, pois o marechal Rommel está emp"e-sando cada vez um número maior de "tanks" pesados.

As elevações do Ruwctsat estão situadas a uns 20 quilômetros da costa mediterrânea. Tem uma ex-tensão de 13 quilômetros por 3 de largura e corre paralelamente, a costa. As forças ímperlnts aE ha-viam capturado mediante -um as-snlto na quarta-feira á tarde e, na mesma noite, Rommol ompreen» deu um pequeno contra-ataque, que foi aumentando dn lritéhalda* de até alcançar, hoje, grandes pro* porções.

Comentário

Um comentarista militar disse, referindo-se a e;se respeito, qua "não e^.tou cm condições de dizer se a nova batalha é n grande ação Eixo", mas sol que se re-do

veste do maior escala que os pe-quenos ataques empreendidos ulti-ma mente".

O comunicado expedido esta ma-nhã pelo alto comnndo britânico declara que é violenta a batnlha que se trava entre ns unidades bllndndns e que foram destruído» numerosos "tanks" do "Eixo". Sa*

(Concluo na Z" página)

Deiesseis na«s japoneses a?n»

dos ou awiafc n$$ Aleutas

Exigências

As aluais exigências para uniu. segunda frente estão dirigidas pe-los comunistas e alguns conser-vadores, e a propaganda orgam-zada é, com-efeito, superior à lo contra o território europeu domi- . f,no passado, a ponto de muitos nado pela Alemanha. ; comentaristas predizerem que este

As conversações versarão sobre assuntos militares, navais e le

Um comunicado do Departamento da

Ma-rinha sobre as operações naquelas ilhas

Mais nove belonaves nipônicas

foram ava»

riadas, inclusive um porta-aviões

,

\

•»-.•,

Saude e vigor

'ÉMULSÁO

DESC0TT

Novo

, no

Bsasil

BOGOTÁ, 17 (U. P.) —- Anun-ciou-se hoje, oficialmente, que o sr. Luis Humberto Sal(imaii;a foi designado embaixador no Hl.o de Janeiro, em substituição do sr. Lozano y Lozano.

Faça do

"Diário

de Noticias

o seu jornal

Não tendo o recente acordo da maioria das empresas jornalísticas abrangido os preços de assinaturas, é-nos per-mitido manter, para esta capital e para os Estados, os preços que vigoravam desde outubro cie 1940: — mês, 7$000; trimestre, 20S000; semestj-e, 40S000; ano, 75$000.

A entrega é feita pelo correio, geralmente entre 8 e 8 1.2

da manhã. (

NOS ESTADOS

Avisamos aos nossos leitores dns Estados que náo sofreram alterações os preços para a venda avulsa do DIÁRIO DR NOTICIAS, no interior do país: — $400 nns dias úteis e $500 nos domingos, excetuando a cidade de S. Paulo onde o preço é de $500, devido à despesa com o transporte aéreo.

fato pode ocupar o primeir. pia no no cenário dos acontecimentos politicos nacionais.

Nesta capital expõem-se diver-sas opiniões acerca do momento exato em que poderá estabelecer-sc a segunda frente, porém nada tíâ ainda de oficial. Em 'esferas bem informadas acredita-se quo as conversações entre os aliados esclarecerão muitos pontos atuj.!-mente obscuros o, quiçá, tornem possivel realizar' a operação, ainda este ano.

Versões

Circulam numerosas versões semi-oficiais mas estas tendem, em geral, a desvanecer as espe-ranças de que seja possivel em* proender uma invasão da Europa dentro dos próximos meses.

Entretanto, alguns comentaris-tas perguntam se essas versões o rumores não poderiam ser um,i "cortina de fumaça" que oculte, os preparativos de um gigantesco ataque, por terra, mar e ar com o fim de tomar os alemães de surpresa e obrigar Hitler a fa-s-.er um alto em seu avanço na

WASHINGTON, 17 (U. P.) — A intensificação das operações norte-americanas de ofensiva, nos Aleutas, foi revelada hoje por um comunicado do Departamento da Marinha, no qual se anunciou quo um avião militar bombardeou a ilha de Kiska, ecupnda pelos Ja-poneses, e um cruzador nipònico que se encontrava nessas águas. A ação teve lugar entre 6 dc julho e dias subsequentes. No ataque a Klska se arrojaram, em total, 56 bombas.

Em seu resumo das operações nas Aleutas, o comunicado do De-partamento de Marinha expres-sava:

"Os Japoneses, em seu segundo "raid" contra a base naval de Dutch Hnrbour, no dia 4 de ju-nho, com 8 bombardeadores e 10

Os nlpônicos ocuparam a ilha de Agtu, de modo que, agora, es-tão de posse de três remotas ilhas na parte ocidental dns Aleutas. Três "destroyers" nortc-amerlca-nos, um transporte do exército, um caça-mlnns e um guarda-costa estavam em Dutch Harbour du-rante o ataque inicial de 3 de ju-nho, que se pretendeu fazer com-cídir com o ataque mais ambicioso contra Mldway.

No dia 4 de Junho, aviões do Exército e da Armada localizaram e atacaram, com resultados que nào se podem determinar, os por-ta-aviões dos quais sairam os apa-relhos que haviam atacado Dutch Harbour. Pelo menos 7 aviões Ja-poneses foram destruídos, só por aparelhos da Armada. Nossa» for-ças perderam alguns aviões.

Até agora, 16 navios Japoneses caças — procedentes de um por- foram afundados ou avariados, noa ta-aviões — tiveram pouco êxito.

Entre o pessoal militar de Dutch Harbour, as baixas alcançaram titn total de 44 mortos e 40 feridos, morrendo . tambem um ' civil. Nes se ataque, foi bombardeado e des-t.ruido o navlo-base "Northwest-ern", de 3.094 toneladas.

Aleutas, inclusive um cruzador, um transporte e três "destroyers" postos a pique, e outros 9 navioo de guerra foram avariados, entro eles pelo menos um porta-aviões. As instalações militares de Dutch Harbour e Fort Mears só

experl-mentaram dano» leve*";

; *¦•/¦.¦¦; ¦' '¦'¦'¦¦

r

¦ ¦ ¦

\

Referências

Documentos relacionados

De acordo com as Diretrizes do Processo de Investimento da REAL GRANDEZA, o papel da Renda Fixa é, primordialmente, funcionar como lastro garantidor dos compromissos

Edwards et al demonstram que o tratamento habitual para as fístulas é o manejo cirúrgico com objetivo de promover lavagem da cavidade peritoneal, reparo da fístula e

Resumo: A pesquisa tem o objetivo de compreender as iniciativas de políticas educacionais que visam melhorias do Ideb em Manaus e evidencia, para fins da pesquisa,

O Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) conduz o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema

O candidato e seu responsável legalmente investido (no caso de candidato menor de 18 (dezoito) anos não emancipado), são os ÚNICOS responsáveis pelo correto

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

Advogado: OAB DF0035977S FERNANDO RUDGE LEITE NETO OAB DF0033896A FRANCISCO ANTONIO SALMERON JUNIOR. A

Detectou-se que a associação entre bactérias endofíticas e extrato para enraizamento não possui alta eficiência no crescimento de feijão.. Ademais, os caracteres que