• Nenhum resultado encontrado

EMAGREÇA COM CHÁ DE GENGIBRE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EMAGREÇA COM CHÁ DE GENGIBRE"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)

1

EMAGREÇA COM CHÁ DE GENGIBRE

O gengibre é um rizoma com caules retorcidos, não sendo uma raiz. Este poderoso alimento é rico em propriedades medicinais, e usado há mais de 3 mil anos como remédio para muitos males. E o chá de gengibre é poderosa e saborosa bebida para acrescentar no cardápio diário, com praticidade e muitos benefícios.

O gengibre é fonte de cobre, magnésio, potássio e vitamina B6. Aumenta a imunidade pela função antioxidante, com prevenção do câncer e para beleza do cabelo e pele.

Segundo pesquisa do Instituto Hormel, Universidade de Minnesota, EUA, o gingerol, composto responsável por sabor

picante do gengibre, é capaz de retardar o crescimento de tumores no intestino. A planta de origem asiática é antisséptica.

MOTIVOS PARA

ACRESCENTAR O CHÁ DE

GENGIBRE NO CARDÁPIO

DIÁRIO

O chá de gengibre é aliado da dieta, estimulando a digestão, aliviando a constipação, e ainda é

tônico cardíaco. Pela medicina ayurvédica trata obesidade, com ação na doença asmática, rinite crônica, resfriados.

Esta bebida é excelente anticoagulante, tratando problemas circulatórios, dores articulares e problemas digestivos; muito

indicada para náuseas ou enjôos e para tratar tosse, ressaca, gripes e resfriados. Já as compressas quentes e banhos de gengibre são positivos para alívio dos sintomas das dores de cabeça, coluna, gota,

(3)

2

artrite, com redução da cólica menstrual e congestão nasal.

O chá de gengibre pode auxiliar na dieta, estimulando a digestão, sendo tônico cardíaco e para alívio da constipação; trata a

obesidade, pois auxilia em acelerar o metabolismo e queimar calorias.

A recomendação é ingerir meio litro do chá de gengibre

diariamente, para queima calórica, redução de peso e facilidade na digestão. A dica é tomar este chá sempre após as refeições.

A receita simples do chá de gengibre utiliza 1 litro de água, 1 colher de sopa de gengibre, sendo indicado ferver em torno de 8 minutos, e está pronto para consumo. E deve ser consumido ao longo do dia; o ideal é tomar 1 xícara entre as refeições principais, em limite de 4 xícaras por dia.

É importante salientar que o consumo em excesso do chá de gengibre pode gerar danos às paredes do estômago, daí a recomendação do não exagero. O chá entre refeições pode ser excelente remédio, e o chá de gengibre em especial, é responsável por acalmar o aparelho digestivo, sendo energizante.

A bebida auxilia em reposição hídrica, pois o corpo absorve água quente de forma mais rápida em comparação com a gelada, melhorando a digestão, e auxiliando na prevenção da prisão de ventre e pedras nos rins. Ao ingerir a bebida é combatida a desidratação e retenção líquida.

(4)

3

5 RECEITAS ESPECIAIS DE

CHÁ DE GENGIBRE

CHÁ DE GENGIBRE COM

CRAVO E CANELA

o picante do gengibre. De ingredientes são usadas 4 colheres de sopa de açúcar, um litro e meio de água, cravo e canela a gosto, 2 colheres de sopa de gengibre picado e 1 fatia de limão.

Na panela é importante acrescentar o açúcar, até ficar caramelo. O limão é adicionado, canela e cravo, e gengibre, mexendo. É acrescentada a água, aguardando fervura. A bebida é coada e servida quente. O mel é opção para substituir o açúcar caramelizado.

Esta receita é especial, pois agrada pelo sabor doce, já que cravo e canela são capazes de disfarçar

CHÁ DE GENGIBRE E

CARQUEJA, PARA

PERDER PESO

Esta bebida é excelente para emagrecimento acelerado, o chá de

gengibre e carqueja com abacaxi e laranja, de aumento do gasto calórico, apetite saciado e auxílio para desinchar o organismo. São utilizados de ingredientes casca de meio abacaxi, casca de 1 laranja, 1 litro de água, 1 colher de sopa de gengibre, e 1 colher de sopa de carqueja. É necessário ferver todos os ingredientes, menos a carqueja, durante 3 minutos.

O fogo é desligado e então é adicionada a carqueja. É indicado tampar durante 5 minutos e então coar e consumir na seqüência, sem adoçar. A carqueja tem propriedades diuréticas e laxantes,

(5)

4

ajudando no processo da perda de peso.

Já a casca do abacaxi é rica em fibras, com redução do apetite, e a casca da laranja e gengibre aumentam o metabolismo, induzindo o organismo ao gasto de mais energia, mesmo em condição parada. Esta bebida é rica em vitamina C, para fortalecimento do organismo e ajuda no combate às doenças do fígado, com aroma e sabor

agradáveis.

CHÁ DE GENGIBRE

COM FRUTAS FRESCAS,

ACELERADOR DA QUEIMA

CALÓRICA

O chá de gengibre com frutas frescas é de fácil preparo, podendo ser preparado, por exemplo, com morango, maçã e abacaxi. A dica é consumir o chá até 30 minutos após ficar pronto, entre 3 e 4 vezes, diariamente. E é importante beber quente, pois a bebida é termogênica,

acelerando o metabolismo, e queima calórica. O fator principal para o efeito termogênico é o gengibre, e que apresenta também ação antiinflamatória.

A obesidade está muito ligada ao estado inflamatório do corpo. As células de gordura tornam difícil a saúde geral. O trabalho é grande para o organismo desempenhar as funções, como transportar

nutrientes, circulação do sangue, na pessoa obesa. É mais tempo e dificuldade, comparando com o organismo do indivíduo magro, sendo função do gengibre melhorar as tarefas.

São utilizados nesta receita 2 litros de água, 4 fatias de abacaxi ou 4 pedaços de casca lavada do abacaxi, meia maçã com casca picada,

(6)

5

1 xícara de chá de morango fresco picado, e gengibre a gosto. Os ingredientes são fervidos por 5 minutos, e então a bebida é passada na peneira. A recomendação é tomar quente ou morno.

CHÁ DE GENGIBRE E UVA

De ingredientes são

usadas 4 xícaras de chá e água, 1 xícara de chá de açúcar, 1 xícara de chá de gengibre fatiado, e 2 xícaras de chá de suco de uva. O açúcar é colocado para caramelizar, e a água adicionada, aguardando

esfriar. O gengibre é acrescentado, e a mistura fervida mais um pouco. O suco de uva é misturado também; a opção é reduzir o gengibre e adicionar cravo.

A uva contém muitos benefícios, e neste chá de gengibre e uva, pode ser acrescentada ao cardápio, com praticidade. Esta fruta é saborosa, e apresenta boa fonte de propriedades nutricionais, como vitamina C e vitaminas do complexo B.

A uva, roxas, pretas ou vermelhas, é interessante para o coração, atua como diurético e laxante natural, agindo contra problemas do intestino. A casca eleva o colesterol HDL, colesterol bom, e a uva verde apresenta poderes antibacterianos e antivirais.

CHÁ REFRESCANTE DE

HORTELÃ E GENGIBRE

De ingrediente é usada 1 colher de chá de gengibre ralado, meia xícara de hortelã e 2 xícaras de água. O preparo é simples, basta ferver a água, apagar o fogo e adicionar o gengibre e hortelã. É indicado aguardar por 5 minutos, tampado, e então coar e servir, a dica é adoçar com mel.

(7)

6

SUPER DIETA DO CHÁ DE

GENGIBRE COM SUCO DE

LIMÃO

O chá de gengibre com suco de limão é combinação excelente para perder peso. O gengibre é termogênico, então eleva a temperatura do organismo, com queima calórica acelerada. E o limão é rico antioxidante e que apresenta propriedades digestivas. A combinação é considerada potente diurético natural. A dica é usar o limão com a casca para aproveitamento das fibras desta fruta, e a saciedade é potencializada. Com o consumo do chá ao longo do dia, a ansiedade e gula são controladas.

A recomendação dos especialistas é substituição da água por chá verde ou chá-mate, estes também termogênicos e diuréticos, intensificando ainda mais a queima da gordura. A indicação de consumo é de 1 litro, diariamente.

De ingredientes para o chá são utilizadas 2 colheres de sopa de raiz de gengibre ralado, meio limão com casca e meio litro de água quente. A água é aquecida e o gengibre adicionado. São aguardados 5 minutos, e incluído o limão, batendo tudo no liquidificador. A dica após bater, é acrescentar gelo e beber na seqüência, já que a casca do limão pode amargar a bebida.

O cardápio da dieta é composto pelo café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, lanche pós-treino, e jantar. No café da manhã é consumida 1 fatia de pão integral, 1 fatia de peito de peru, 1 fatia de queijo branco, 1 iogurte desnatado light, 1 copo de suco de melancia, e 1 colher de sopa de granola sem açúcar.

(8)

7

com 1 barra de cereal ou iogurte light. No almoço são 2 colheres de sopa de arroz integral, 100 g de filé de frango grelhado, salada de legumes e alface à vontade e 2 colheres de sopa de ervilha.

Para o lanche da tarde são 5 amêndoas picadas e salada de frutas com meia colher de sopa de mel. As amêndoas podem ser substituídas por 3 nozes picadas, acrescentando 1 castanha-do-pará, tornando o lanche mais rico em antioxidantes.

No lanche pós-treino é interessante 1 barrinha de proteína, e a dica é alternar com 1 barra de cereal ou 1 fruta. No jantar são 2 fatias de pão integral, 1 colher de sopa de cottage, 1 sanduíche natural com peito de frango desfiado, 2 azeitonas picadas, 1 colher de sopa de cenoura ralada, e pedacinhos de salmão; o frango pode ser substituído pelo atum.

DIETA DO CHÁ DE

GENGIBRE, MAÇÃ E

CANELA

O gengibre de sabor marcante está na lista dos itens termogênicos, muito interessante para perder quilos extras, são 4 kg perdidos em 1 mês. O gengibre aumenta a temperatura corporal, obrigando o organismo a gastar mais energia; o metabolismo então é acelerado, queimando gordura. A canela também é aliada na dieta para

emagrecimento.

A combinação destes 2 itens, com a maçã, que é desintoxicante, gera o chá emagrecedor, favorecendo em especial, os praticantes de alguma atividade física. A composição é capaz de intensificar a queima, pois consegue queimar a gordura de forma mais rápida, por estímulo da atividade física.

(9)

8

Os indivíduos que já freqüentam academia, por exemplo,

devem consumir 400 ml, diariamente, 30 minutos antes. E para sedentários, a indicação é maior, de 1 litro a 1 litro e meio, ao longo do dia.

O emagrecimento é de acordo com o metabolismo individual, porém a pessoa consegue perder 1 kg por semana. A dica é aliar o chá com dieta associada. A vantagem é não recuperar o peso depois, já que o programa é de reeducação alimentar.

De ingredientes são usados 2 paus de canela, 1 maçã cortada em 4 pedaços iguais, 1 litro de água, 1 colher de chá de gengibre ralado ou 1 fatia de raiz. É importante colocar todos os ingredientes na água e aguardar fervura por 10 minutos. A bebida é coada e então servida.

A bebida tem gosto semelhante ao suco, então a opção é colocar na geladeira, consumindo como refresco, ou congelar em formas de gelo para aromatizar água.

A dieta associada é composta por café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e por último, ceia. Para o café da manhã é 1 suco de fruta sem açúcar, 1 fatia de pão integral ou 3 torradas, 1 colher de sobremesa de requeijão light ou queijo cottage, e mamão papaia com uma colher de sopa de aveia. Para o lanche da manhã é 1 fruta, melão, kiwi, ou abacaxi. No

almoço são 3 colheres de sopa de arroz integral, 1 pedaço médio de frango grelhado, 1 concha média de feijão, e salada de folhas verdes à vontade; em relação à salada, a preferência é para mais escuras, pois são mais termogênicas.

(10)

9

O lanche da tarde é composto por 200 ml de água de coco, e 1 mix de castanhas ou 1 iogurte light com uma colher de sopa de linhaça. O jantar é preparado com 1 batata média assada, salada de legumes no vapor, e 1 pedaço médio de peixe grelhado. E na ceia é 1 taça de gelatina diet.

Referências

Documentos relacionados

Para acesso ao local de instalação do parque eólico poderá ser utilizado um caminho que se desenvolve na encosta norte, que terá origem na estrada existente que se desenvolve até

Este estudo, assim, aproveitou uma estrutura útil (categorização) para organizar dados o que facilitou a sistematização das conclusões. Em se tratando do alinhamento dos

A dupla D3 a princípio sem montar uma estratégia tentou juntar os quadradinhos do quadrado de lado 2 e lado 3 observando que no fim ainda faltavam três quadradinhos (Figura 20)..

Acrescente 1 colher (sopa) de raiz forte preparada Damm ou 1 colher sopa de mostarda Dijon 2. Acrescente 1 colher (chá) de raiz forte desidratada em pó ou a mostarda em

3 colheres de sopa de farinha de Aveia; 1 colher de chá de canela em pó; 1 colher de sobremesa de cacau em pó; 1 colher de chá de açúcar mascavo; 1 colher de chá de óleo de coco;

No que tange às unidades gestoras da Fiocruz foram identificados os seguintes setores: Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (13); Pre- sidência-Gabinete (9);

RURAL) » Funcionamento domingo das 7 às 11 horas, obedecendo às regras de higienização e controle de fluxo de clientes no interior das lojas, inclusive com demarcação nos caixas,

Assim como a mineração produziu ricos núcleos urbanos em Minas Gerais; a influência francesa e os imigrantes sofisticaram hábitos e desenharam uma nova paisagem,