• Nenhum resultado encontrado

Provão de Bolsas TJ-SP 28/03/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Provão de Bolsas TJ-SP 28/03/2021"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

Provão de Bolsas

TJ-SP

Nome:

___________________________________________________________________________________

INFORMAÇÕES SOBRE O SIMULADO EXCLUSIVO

1 – Este provão conta com questões focadas no concurso do TJ-SP;

2 – A prova contém 100 questões que abordam conhecimentos cobrados nos últimos editais do concurso; 3 – As questões são inéditas e foram elaboradas pelos nossos professores com base no perfil dos últimos concursos do TJ-SP.

4 – Este PDF foi enviado por e-mail, disponibilizado na área do aluno e em um artigo publicado no blog do Estratégia Concursos;

5 – Os participantes têm das 8:30 às 13:30 para responder às questões e preencher o Gabarito Eletrônico; 6 – O link para preencher o formulário com seu gabarito está localizado na última página deste PDF;

7 – O Gabarito do Simulado e o Ranking Classificatório com nota serão divulgados no blog do Estratégia Concursos.

PREENCHA SEU GABARITO NO LINK

-

http://bit.ly/Provão-TJ-SP-28-03

(3)

PORTUGUÊS

Adriana Figueiredo

Leia o texto e responda às questões 1, 2 e 3.

Três soldados russos morrem em acidente de avião militar

Três soldados russos morreram nesta terça-feira (23/3) quando seu assento ejetor foi ativado por engano quando seu avião militar Tupolev-22M decolou na região de Kaluga, no centro da Rússia, informaram as agências de notícias russas, citando fontes oficiais.

"Como não havia altura suficiente para que os paraquedas se abrissem, três membros da tripulação morreram", explicou o ministério da Defesa à imprensa local.

Um quarto militar sobreviveu e foi hospitalizado, disse uma fonte militar citada pela agência russa TASS.

O ministério da Defesa explicou que uma comissão foi ao local do incidente, ___________ 190 km ao sudoeste de Moscou, para investigar o ocorrido.

O Tupolev Tu-22M é um bombardeiro supersônico de longo alcance que começou a realizar voos em 1977, na época soviética. Atualmente, a Rússia o utiliza nos bombardeios que realiza no território sírio.

Os acidentes com este tipo de avião são tragicamente comuns. Em janeiro de 2019, um Tupolev Tu-22M caiu ao pousar perto da região de Murmansk (norte) e três de seus tripulantes morreram, o quarto ficou ferido.

(CORREIO BRAZILIENSE. Três soldados russos morrem em acidente de avião militar. Agência France-Presse, 23 mar. 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/mundo/2021/03/4913

525-tres-soldados-russos-morrem-em-acidente-de-aviao-militar.html. Acesso em: 23 mar. 2021. Adaptado).

01. Em conformidade com a norma-padrão da língua

portuguesa e com o sentido do texto, a lacuna deve ser preenchida com:

a) a cerca de. b) acerca de. c) há cerca de. d) ao cerco de. e) à.

02. Na apresentação dos acontecimentos em torno do

Tupolev-22M, o autor da notícia deixa claro que a) o acidente que ocasionou a morte de três soldados

russos se deve ao fato de que o avião militar Tupolev-22M é muito antigo e está em atividade desde 1977.

b) acidentes com aviões russos são muito comuns, prova disso é o acidente ocorrido em 2019 em que três dos quatro tripulantes de um avião morreram. c) o avião militar Tupolev-22M é um bombardeiro

supersônico que tem sido usado pelas forças de defesa Russa há muito tempo - desde a era soviética. d) três soldados que estavam no avião militar Tupolev-22M morreram porque os assentos ejetores não foram acionados, apesar do risco de queda iminente.

e) desde 1977 a Rússia bombardeia o território sírio usando o avião militar Tupolev-22M.

03. Os termos como e para, em destaque no texto,

estabelecem, respectivamente entre as orações, relações de a) conformidade e causa. b) comparação e consequência. c) causa e causa. d) causa e finalidade. e) causa e consequência.

(4)

Leia o texto e responda às questões 4, 5 e 6.

Um ovo pode dar pintinhos gêmeos?

Pode sim. Ovos com gemas duplas são raros, mas existem. É provável que você já tenha quebrado algum na hora de fazer bolo. Essa anomalia acontece, em média, uma vez a cada mil ovos. Se você quiser gema tripla, uma em 25 milhões. Caso os gametas femininos em cada uma das gemas tivessem sido fecundados, o ovo daria origem a dois pintinhos.

Existem galinhas com propensão genética a gerar gemas duplas, e algumas granjas as selecionam artificialmente. A empresa britânica Marks & Spencer pesca ovos de gema dupla na linha de produção e vende caixas com seis unidades por £ 2,65 – R$ 20 na exorbitante cotação atual.

Ovos com gema dupla são maiores, mas mesmo assim é comum que os pintinhos gêmeos não sobrevivam: o ovo é apertado e eles precisam disputar a mesma clara e a mesma câmara de ar. Caso ambos consigam nascer, eles terão deficiência e um peso bem inferior ao normal. Os gêmeos, nesse caso, não são univitelinos: cada um se forma a partir de um óvulo diferente.

(VAIANO, B. Um ovo pode dar pintinhos gêmeos? Superinteressante, 15 mar. 2021. Disponível em:

https://super.abril.com.br/blog/oraculo/um-ovo-pode-dar-gemeos/. Acesso em: 23 mar. 2021. Adaptado).

04. O termo exorbitante, no segundo parágrafo, é

sinônimo de a) módica. b) excessiva. c) razoável. d) superficial. e) atual.

05. No 3o parágrafo, os dois pontos introduzem

a) uma contradição. b) uma enumeração. c) uma simplificação. d) uma retificação. e) uma explicação.

06. Assinale a alternativa em que a palavra em

destaque, nas frases, tem sua correta indicação de sentido entre parênteses.

a) Existem galinhas com propensão genética a gerar gemas duplas (inclusão) - 1o parágrafo.

b) Se você quiser gema tripla, uma em 25 milhões (concessão) - 1o parágrafo.

c) Marks & Spencer pesca ovos de gema dupla na linha de produção... (conformidade) - 3o parágrafo.

d) Caso os gametas femininos em cada uma das gemas tivessem sido fecundados... (condição) - 1o

parágrafo).

e) ... algumas granjas as selecionam artificialmente (intensidade) - 2o parágrafo.

Analise a charge.

(CAITANO, V. Canalha. Carta Capital, 21 mar. 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/venes/cartum-canalha/. Acesso em: 23 mar. 2021. Adaptado).

07. Considerando que o personagem deitado no divã

utiliza a segunda pessoa para se dirigir ao doutor, a forma verbal que preenche corretamente a lacuna no texto da charge é a) Achas. b) Acha. c) Ache. d) Achais. e) Aches.

(5)

Leia o texto e responda às questões 8 e 9.

Frutas e legumes são opção de petisco para os pets

Frutas e legumes são alimentos comuns no dia a dia dos seres humanos, mas eles também podem ser oferecidos aos pets. Como petisco são uma ótima alternativa no lugar de biscoitos e palitinhos comestíveis, por exemplo. Isso porque são ricos em água e fibras.

Segundo a médica veterinária Luciana Domingues de Oliveira, especialista em nutrição de cães e gatos que atua em Sorocaba (SP), há poucas restrições em relação ao consumo dos petiscos naturais, mas é importante entender o papel dele na alimentação do pet.

A especialista explica que os petiscos podem ser oferecidos pelos tutores como "agrado", porém não devem representar mais de 10% da necessidade de ingestão de calorias diária do animal, independentemente de ser um alimento industrializado ou natural. Esse cálculo das calorias é feito em consultório e leva em consideração diversos aspectos, como peso do animal, raça, atividade física, castração, entre outros.

Ainda segundo ela, os petiscos naturais podem ser oferecidos tanto para os cães, quanto para os gatos. No entanto, os cachorros costumam aceitar com mais facilidade esses alimentos. Alguns exemplos de frutas e vegetais populares que podem ser oferecidos são: melão, melancia, mamão, maçã, manga, pera, banana, laranja, mexerica, abacaxi, abacate, caqui, pepino, abobrinha etc.

Oferecer frutas e legumes como petiscos para o pet não tem contraindicação, no entanto deve haver o cuidado com o tamanho das porções para não desbalancear a dieta. "O tutor não vai perceber um efeito colateral visível quando dá mais petiscos do que os 10% recomendados. Mas com o desbalanceamento, o animal não vai receber o que precisa de vitaminas e minerais".

(SZABADI, F. Frutas e legumes são opção de petisco para os pets. G1, 14 ago. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba- jundiai/mundo-pet/noticia/2020/08/14/frutas-e-legumes-sao-opcao-de-petisco-para-os-pets.ghtml. Acesso em: 23 mar. 2021. Adaptado).

08. O trecho – ... há poucas restrições em relação ao

consumo dos petiscos naturais, mas é importante

entender o papel dele na alimentação do pet. (2o

parágrafo) – reescrito, mantém o sentido do texto em:

a) tem poucas restrições em relação ao consumo dos petiscos naturais e, ainda, é importante entender o papel deles na alimentação do pet.

b) é pouca as restrições em relação ao consumo dos petiscos naturais, portanto é importante entender os papéis deles na alimentação do pet.

c) existem poucas restrições em relação ao consumo dos petiscos naturais, entretanto é importante entender o papel dele na alimentação do pet.

d) há poucas restrições para o consumo dos petiscos naturais, já que é importante entender o seu papel dele na alimentação do pet.

e) existe poucas restrições em relação ao uso dos petiscos naturais, além disso é importante entender o papel dele na alimentação do pet.

09. De acordo com as informações do texto, é correto

afirmar que

a) os pets podem ser alimentados exclusivamente com frutas e legumes.

b) os petiscos naturais podem ser introduzidos na alimentação dos pets com moderação.

c) tanto cães quanto gatos aceitam com muita facilidade petiscos naturais.

d) petiscos naturais podem ser oferecidos em quantidade generosa para cães e gatos.

e) o próprio tutor do pet pode calcular em casa as calorias de que o animal precisa.

(6)

Leia os quadrinhos e responda às questões 10 e 11.

(Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/galerias/geral,20-tiras-de-calvin-e-haroldo-para-refletir-sobre-a-vida-e-sobre-o-mundo,28507.

Acesso em: 23 mar. 2021. Adaptado).

10. De acordo com a norma-padrão da língua

portuguesa, o último quadrinho deve ser preenchido com a) porque b) de quê c) por que d) por quê e) porquê

11. Considerando o contexto, assinale a alternativa

em que há termos empregados em sentido figurado. a) "Você está ouvindo a Boomer 102" (1o quadrinho).

b) "... sucessos do tempo do seu ensino médio" (2o

quadrinho).

c) "Só rock clássico" (1o quadrinho).

d) "... nada que você já não tenha ouvido um milhão de vezes" (1o quadrinho).

e) "... resenha sobre filmes dos anos 60 e 70" (2o

quadrinho).

Leia o texto e responda às questões 12, 13 e 14.

Cães 'estagiários': conheça a rotina de treinamento dos filhotes no canil da Polícia

Militar

Assim como diversos comércios e serviços fazem a contratação de estagiários, isso ocorre também no Canil do 7º Batalhão da Polícia Militar em Sorocaba (SP), mas há uma diferença: os "estagiários" do local _______ quatro patas e são filhotes da raça pastor alemão.

O comandante da Companhia de Força Tática do 7º Batalhão, Isaias Pires, explicou que os bichinhos são chamados de "estagiários" porque estão na fase de adaptação para o trabalho como cão policial.

De acordo com ele, os animais são treinados e avaliados em relação a comportamento, temperamento e condições físicas. Atualmente, o canil possui 13 cães, incluindo os filhotes "estagiários".

"O tratamento dos heróis caninos ________ em um rigoroso acompanhamento veterinário. Todos os dias, eles recebem cuidados dos policias militares que exercem a função de enfermeiros veterinários, além de avaliações mensais por oficiais médicos veterinários que cumprem um calendário sanitário com os animais, no sentido de prevenir doenças, com a aplicação de vacinas e vermífugos", comenta Isaias.

(ANNUNCIATO, N. Cães 'estagiários': conheça a rotina de treinamento dos filhotes no canil da Polícia Militar. G1, 30 jul. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/mundo- pet/noticia/2020/07/30/caes-estagiarios-conheca-a-rotina-de-treinamento-dos-filhotes-no-canil-da-policia-militar.ghtml. Acesso em:

23 mar. 2021. Adaptado).

12. Em norma-padrão da língua portuguesa, as

lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, com a) tem / consistem b) tem / consiste c) têm / consistem d) tem / tem e) têm / consiste

(7)

13. A ideia central do texto pode ser sintetizada da

seguinte forma, em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa

a) Os cães estagiários são assim conhecidos por serem filhotes em processo de treinamento.

b) O acompanhamento da saúde dos cães é feita pelos próprios militares que atuam como veterinários. c) A avaliação dos cães envolvem aspectos como

comportamento e condições físicas.

d) A Polícia Militar, assim como diversos comércios e serviços, também contratam "estagiários".

e) Os policiais militares realizam avaliações todos os mês nos cães estagiários.

14. São acentuadas pela mesma regra as palavras

a) veterinários e heróis. b) também e comércio. c) têm e físicas.

d) vermífugos e físicas. e) sanitário e além.

Leia os versos da letra de música de Renato Russo

Fábrica

Deve haver algum lugar Onde o mais forte não Consegue escravizar Quem não tem chance De onde vem a indiferença Temperada a ferro e fogo?

Quem guarda os portões da fábrica? O céu já foi azul, mas agora é cinza E o que era verde aqui já não existe mais Quem me dera acreditar

Que não acontece nada De tanto brincar com fogo Que venha o fogo então

(RUSSO, R. Fábrica. Disponível em: https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/22506/. Acesso em: 23 mar. 2021. Adaptado).

15. A oração – "Quem guarda os portões da fábrica?"

(7a linha) – assume, em voz passiva, a seguinte

redação

a) Guardam-se por quem os portões da fábrica? b) Os portões da fábrica são guardados por quem? c) Guarda quem os portões da fábrica?

d) Guardam os portões da fábrica quem?

e) Por quem são guardados os portões da fábrica?

16. A leitura do trecho da música "Fábrica" indica que

a) o fogo destruiu tudo e o que existe é apenas a fábrica.

b) os mais fracos trabalham na fábrica. c) a indiferença nasce no cinza da fábrica.

d) existe um lugar onde o mais forte não domina. e) a cor cinza faz alusão à poluição causada pela

fábrica.

Leia o trecho do poema de Vinicius de Moraes para responder às questões 17 a 20.

Poema enjoadinho

Filhos? Filhos Melhor não tê-los Noites de insônia Cãs prematuras Prantos convulsos Meu Deus, salvai-o! Filhos são o demo Melhor não tê-los... Mas se não os temos Como sabê-los? Como saber Que macieza Nos seus cabelos Que cheiro morno Na sua carne Que gosto doce Na sua boca!

(8)

17. No verso "Como sabê-los?", o pronome -los se refere a) aos prantos. b) aos filhos. c) ao demo. d) às noites de insônia. e) ao choro.

18. O verso "Melhor não tê-los", em conformidade com

a norma-padrão da língua portuguesa e com o sentido do texto, pode ser reescrito

a) Melhor não ter eles. b) Melhor os não ter. c) Melhor não ter-lhes. d) Melhor não lhes ter. e) Melhor não os ter.

19. Da leitura dos versos é possível entender que o eu

lírico

a) está decidido a ter filhos.

b) não deseja, de modo algum, ter filhos.

c) apresenta dúvidas em relação a ter ou não ter filhos.

d) só vê o lado negativo de ter filhos. e) exalta o lado positivo de ter filhos.

20. O termo "cãs prematuras", no 4o verso, é sinônimo

de

a) cabelos brancos nascidos antes do tempo. b) perda precoce de cabelos.

c) rugas desproporcionais ao tempo. d) tristeza antes do tempo.

e) noites em vigília.

Leia o texto e responda às questões 21 a 24.

LENTES DA HISTÓRIA

O que aconteceu com o sonho do fim da segregação racial que, há 50 anos, Martin Luther King anunciava para 250 mil pessoas na Marcha sobre Washington? Ele está perto de materializar-se ou continua uma esperança para o futuro?

A resposta depende dos óculos que vestimos. Se apanharmos a lente dos séculos e milênios, a longa duração de que falam os historiadores, há motivos para regozijo. A instituição da escravidão, especialmente cruel com os negros, foi abolida de todas as legislações do planeta. É verdade que, na Mauritânia, isso ocorreu apenas em 1981, mas o fato é que essa chaga que acompanhava a humanidade desde o surgimento da agricultura, 11 mil anos atrás, se tornou universalmente ilegal.

Apenas 50 anos atrás, vários Estados americanos tinham leis (Jim Crow Iaws) que proibiam negros até de frequentar os mesmos espaços que brancos. Na África do Sul, a segregação, com base legal, chegou até os anos 90. Hoje, disposições dessa natureza são não só impensáveis como despertam vívida repulsa moral.

Em 2008, numa espécie de clímax, o negro Barack Obama foi eleito presidente dos EUA, o que levou alguns analistas a falar em era pós-racial.

Basta, porém, apanhar a lente das décadas e passear pelos principais indicadores demográficos para verificar que eles ainda carregam as marcas do racismo. Negros continuam significativamente mais pobres e menos instruídos que a média do país.

São mandados para a cadeia num ritmo seis vezes maior que o dos brancos. As Jim Crow Iaws foram declaradas nulas, mas alguns Estados mantêm regras que, na prática, reduzem a participação de negros em eleições.

É um caso clássico de copo meio cheio e meio vazio. Do ponto de vista da longa duração, estamos bem. Dá até para acreditar em progresso moral da humanidade. Só que não vivemos na escala dos milênios, mas na das décadas, na qual a segregação teima em continuar existindo.

(9)

21. O termo "óculos", utilizado no início do segundo parágrafo, é sinônimo de a) síntese. b) lentes corretivas. c) ponto de vista. d) padrão de comportamento. e) sentido.

22. De acordo com a norma-padrão da língua

portuguesa, o termo em destaque no trecho "A resposta depende dos óculos QUE vestimos" pode ser substituído por a) dos quais. b) cujos. c) cujo os. d) o qual. e) os quais.

23. Pode-se afirmar que o sujeito do trecho "São

mandados para a cadeia num ritmo seis vezes maior que o dos brancos" (6o parágrafo) é

a) oculto.

b) composto e determinado. c) indeterminado.

d) a oração não apresenta sujeito. e) composto.

24. A palavra grifada no trecho "Dá até para acreditar

em progresso moral da humanidade" pode ser classificada como

a) preposição e indica um limite de espaço. b) advérbio e expressa o sentido de inclusão. c) advérbio e indica uma ideia de exclusão. d) conjunção e expressa ideia de oposição. e) adjetivo e indica inclusão.

DIREITO PENAL

Priscila Silveira

25. José Eurípedes alterou, em parte, testamento

particular. Nesse caso, José Eurípedes cometeu o crime de

a) falsificação de selo ou sinal público. b) falsificação de documento particular. c) falsidade ideológica.

d) favorecimento pessoal.

e) falsificação de documento público.

26. Assinale a alternativa correta:

a) O crime de falsidade de atestado médico consuma-se com a entrega pelo médico do atestado falso ao paciente para justificar a sua ausência ao trabalho, mas depende de outro resultado ou consequência. b) Omitir, nos documentos destinados a fazer prova

perante a previdência social, o nome do segurado e seus dados pessoais, a remuneração, a vigência do contrato de trabalho ou de prestação de serviços, caracteriza o crime de falsificação de documento particular.

c) A falsidade ideológica refere-se ao conteúdo do documento, e a material é a própria forma do documento, que é alterada ou forjada, criando um documento novo.

d) Alterar documento verdadeiro emanado de entidade paraestatal é crime de falsificação de documento particular.

e) No crime de falsificação de documento público, a pena é aumentada de quarta parte se o agente é funcionário público e comete o crime prevalecendo-se do cargo.

(10)

27. Júlio César, servidor público, desviou para

reforma da repartição pública de onde trabalha, determinada quantia que dispunha em razão de seu cargo que estava regularmente destinada à compra de computadores para as escolas do munícipio. Na situação hipotética acima descrita, trata-se de: a) crime de peculato-desvio, independentemente de

Júlio César ter-se apropriado da quantia para proveito próprio ou não.

b) crime de peculato-aproporiação, independentemente de Júlio César ser ou não servidor público.

c) crime de emprego irregular de verbas públicas, já que o desvio da quantia ocorreu em proveito da administração.

d) crime de prevaricação, posto que Júlio César agiu para satisfazer sentimento pessoal.

e) crime de corrupção passiva privilegiada.

28. A conduta de deixar o funcionário, por

indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente configura o crime de

a) concussão. b) prevaricação. c) abandono de função.

d) condescendência criminosa. e) usurpação de função pública.

29. Assinale a alternativa que reúne exclusivamente

os crimes próprios de funcionário público contra a Administração Pública.

a) prevaricação, concussão, corrupção passiva e usurpação de função pública.

b) peculato, excesso de exação, falsificação de documento público e corrupção ativa.

c) desacato, peculato culposo, corrupção ativa e prevaricação.

d) facilitação de contrabando ou descaminho, advocacia administrativa, peculato e tráfico de influência.

e) prevaricação, abandono de função, concussão e modificação não autorizada de sistema de informações.

30. Em relação aos crimes praticados contra a

Administração Pública, assinale a alternativa correta:

a) No crime de favorecimento pessoal, fica isento de pena o agente que, sendo ascendente, descendente, cônjuge ou irmão do criminoso, presta-lhe auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime. b) Em se tratando de corrupção passiva, a pena será

aumentada se o funcionário praticar, deixar de praticar ou retardar ato de ofício, com infração do dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem.

c) a pena será aumentada de quarta parte se o autor for ocupante de função de direção de órgão de sociedade de economia mista.

d) é incabível, nos crimes funcionais, a extinção da punibilidade no caso de reparação de dano.

e) O sujeito que atribui a si mesmo a prática de crime inexistente ou que foi cometido por terceiro, pratica comunicação falsa de crime.

(11)

DIREITO PROCESSUAL PENAL

Renan Araújo

31. Nos termos do art. 254 do CPP, o Juiz será

considerado suspeito se:

a) tiver funcionado no processo seu cônjuge ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, como defensor ou advogado, órgão do Ministério Público, autoridade policial, auxiliar da justiça ou perito. b) ele próprio ou seu cônjuge ou parente,

consanguíneo ou afim em linha reta ou colateral até o terceiro grau, inclusive, for parte ou diretamente interessado no feito.

c) tiver funcionado como juiz de outra instância, pronunciando-se, de fato ou de direito, sobre a questão.

d) tiver atuado anteriormente como delegado de polícia

e) for credor do réu

32. Maria foi denunciada pelo MP-SP pela prática do

crime de receptação. Recebida a denúncia, o Juiz determinou a citação de Maria no endereço indicado na inicial acusatória. O Oficial de Justiça, porém, certificou que Maria não morava mais no local, e estaria residindo no exterior, mas sem endereço conhecido.

Nesse caso, Maria deverá ser citada:

a) por edital, e caso não compareça nem constitua advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional

b) por carta rogatória c) por hora certa d) por carta precatória

e) por edital, e caso não compareça nem constitua advogado, ficará suspenso o processo, mas não o curso da prescrição

33. Nos termos do CPP, para impugnar a decisão de

rejeição da denúncia ou queixa deverá ser interposto (a):

a) Recurso em sentido estrito, no prazo de 05 dias, devendo as razões serem apresentadas em até 02 dias

b) Recurso em sentido estrito, no prazo de 05 dias, devendo as razões serem apresentadas no mesmo ato

c) Recurso em sentido estrito, no prazo de 05 dias, devendo as razões serem apresentadas em até 08 dias

d) Apelação, no prazo de 10 dias, devendo as razões serem apresentadas em até 02 dias

e) Apelação, no prazo de 05 dias, devendo as razões serem apresentadas em até 02 dias.

34. Maria Joana praticou crime de estelionato (pena:

reclusão de 01 a 05 anos e multa). Nesse caso, considerando a pena prevista para o delito, é correto afirmar que:

a) será cabível a suspensão condicional do processo, mas não a transação penal

b) será cabível tanto a suspensão condicional do processo quanto a transação penal

c) será cabível apenas a transação penal

d) não será cabível nem a suspensão condicional do processo nem a transação penal

e) somente seria cabível transação penal se não houvesse previsão de multa

35. José foi denunciado pelo MPSP pela prática do

crime de homicídio doloso qualificado. O Juízo do Tribunal do Júri recebeu a denúncia. Ao final da instrução preliminar, o Juiz não ficou convencido da materialidade do crime. Nesse caso, o Juiz deverá: a) absolver sumariamente o acusado

b) pronunciar o acusado c) impronunciar o acusado d) desclassificar a infração penal e) declarar extinta a punibilidade

(12)

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Ricardo Torques

36. Considerando as hipóteses de impedimento e

suspeição no processo civil, assinale a alternativa correta:

a) Os motivos de impedimento e suspeição aplicam-se exclusivamente aos magistrados (juízes, desembargadores e ministros).

b) A parte poderá peticionar ao juízo a qualquer momento para alegar a causa de impedimento ou suspeição.

c) Não é possível que a parte apresente testemunhas para comprovar o impedimento ou suspeição do magistrado.

d) Havendo impedimento ou suspeição, o tribunal deverá fixar o momento a partir do qual o juiz não poderia ter atuado.

e) O processo ficará suspenso enquanto não for julgado o incidente de impedimento ou suspeição.

37. O Código de Processo Civil inovou ao permitir que

as partes celebrem negócio jurídico processual. Sobre essa manifestação de autonomia, pode-se afirmar:

a) O negócio jurídico processual só pode ser celebrado por partes capazes e em processo que verse sobre direitos que admitam autocomposição.

b) As mudanças estipuladas pelas partes podem versar sobre o direito material e sobre o procedimento a ser adotado no processo.

c) O negócio jurídico processual só pode ser celebrado antes da instauração do processo.

d) O controle de validade das cláusulas será realizado pelo magistrado apenas quando houver requerimento da parte.

e) Em respeito à autonomia das partes, o Código de Processo Civil não estabelece situações em que o negócio jurídico será considerado derrogado pelo magistrado.

38. Em relação à forma dos atos processuais, pode-se

afirmar:

a) Os atos e termos processuais dependem de formas determinadas.

b) Os atos e termos processuais realizados de modo distinto daquele determinado pela lei serão considerados nulos, ainda que preencham sua finalidade essencial.

c) Todos os atos processuais devem ser públicos. d) Quando um processo tramitar em segredo de

justiça, apenas os advogados poderão consultá-los e pedir certidões.

e) Alguns processos tramitarão em segredo de justiça, a exemplo daqueles em que o exija o interesse público ou social.

39. Quanto ao tempo e ao lugar de prática dos atos

processuais, pode-se afirmar corretamente:

a) Os atos processuais serão realizados em dias úteis, das 8 (oito) às 18 (dezoito) horas.

b) Os atos processuais devem ser concluídos até o horário máximo estipulado por lei.

c) As citações, intimações e penhoras poderão ser realizadas no período de férias forenses ou fora do horário estabelecido, independentemente de autorização judicial.

d) A prática eletrônica de ato processual deve ocorrer no horário de funcionamento do fórum ou tribunal. e) Para fins de atendimento de prazo, deve ser

considerado o horário vigente no local da prática do ato.

(13)

40. A citação poderá ser feita em qualquer lugar em

que se encontre o réu, o executado ou o interessado. Sobre esse importante ato processual, assinale a alternativa correta:

a) O militar em serviço ativo será citado obrigatoriamente na unidade em que estiver servindo.

b) É possível a citação de quem estiver participando de ato de culto religioso visando evitar o perecimento do direito.

c) Havendo casamento civil, deve-se aguardar o prazo de 7 (dias) para que possa ser feita a citação dos noivos.

d) Em hipótese alguma será realizada a citação do doente grave.

e) Se o citando for mentalmente incapaz, a citação deverá ser realizada na presença de duas testemunhas.

41. A tutela provisória pode fundamentar-se em

urgência ou evidência. Com base no Código de Processo Civil, assinale a alternativa correta sobre o tema:

a) A tutela provisória requerida em caráter incidental depende do pagamento de custas.

b) A tutela provisória conserva sua eficácia na pendência do processo e só poderá ser revogada ou modificada na sentença.

c) Havendo suspensão do processo, a tutela provisória será obrigatoriamente suspensa.

d) A efetivação da tutela provisória observará as normas referentes ao cumprimento definitivo da sentença.

e) A modificação ou revogação da tutela provisória poderá ocorrer a qualquer tempo, desde que o juiz motive seu convencimento de modo claro e preciso.

DREITO CONSTITUCIONAL

Nelma Fontana

42. De acordo com o texto da Constituição Federal,

são gratuitas as seguintes ações

a) habeas corpus e mandado de segurança.

b) mandado de segurança e mandado de injunção. c) habeas data e habeas corpus.

d) ação popular e mandado de segurança. e) habeas data e mandado de injunção.

43. A Constituição Federal assegura expressamente

aos trabalhadores domésticos, dentre outros, o direito a

a) seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.

b) piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.

c) jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.

d) proteção em face da automação, na forma da lei. e) proteção do mercado de trabalho da mulher,

mediante incentivos específicos, nos termos da lei.

44. A respeito do direito de sindicalização, conforme

disposto expressamente na Constituição Federal, aponte a alternativa incorreta.

a) É vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que corresponderá à área de um Município.

b) Ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas.

c) Ninguém poderá ser obrigado a se filiar ou a permanecer filiado a sindicato.

d) É obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho.

e) O aposentado filiado tem direito a votar e ser votado nas organizações sindicais.

(14)

45. A Constituição Federal proíbe a aplicação de

algumas penas, dentre as quais não se encontra a pena

a) cruel.

b) de caráter perpétuo. c) de trabalhos forçados. d) de banimento.

e) de morte, em caso de guerra declarada, nos termos da própria Constituição.

46. É cargo privativo de brasileiro nato o

a) de deputado federal.

b) de Ministro do Planejamento.

c) de Ministro da Justiça e Segurança Pública. d) de Presidente do Senado Federal.

e) de Ministro do Superior Tribunal de Justiça.

47. João nasceu na Espanha, no período em que sua

mãe, brasileira, empregada do Banco do Brasil, trabalhava em agência do banco em Madri. Sabendo que o pai de João é alemão e o que o menino não foi registrado em repartição brasileira competente, aponte a alternativa correta.

a) João poderá se naturalizar brasileiro se estabelecer residência no Brasil por mais de quinze anos ininterruptos e não possuir condenação criminal. b) João é brasileiro nato.

c) João poderá adquirir a nacionalidade brasileira na condição primária se vier residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira, desde que já tenha maioridade.

d) João é brasileiro naturalizado.

e) João poderá se tornar brasileiro nato se for registrado em repartição consular brasileira em Madri.

DIREITO DAS PESSOASL COM DEFICIÊNCIA

Ricardo Torques

48. Com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência

(Lei nº 13.146/2015), assinale a alternativa correta: a) Considera-se pessoa com deficiência aquela que

tem impedimento de curto, médio ou longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

b) A avaliação da deficiência é obrigatória e deverá considerar os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo.

c) Compete ao Poder Legislativo criar instrumentos para avaliação da deficiência.

d) Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. e) A avaliação da deficiência, de realização

obrigatória, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar.

49. Considerando os conceitos apresentados no

Estatuto da Pessoa com Deficiência, pode-se afirmar: a) O desenho universal diz respeito à concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva.

b) O acompanhante pode ser uma pessoa da família que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias. c) O atendente pessoal é aquele que acompanha a

pessoa com deficiência.

d) O atendente pessoal, por prestar serviços à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias, deve ser remunerado.

e) Os recursos de tecnologia assistiva, embora sejam muito utilizados no cotidiano da pessoa com deficiência, não são abrangidos pelo desenho universal.

(15)

50. Toda pessoa com deficiência tem direito à

igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Sobre a isonomia que deve ser deferida às pessoas com deficiência, assinale a alternativa correta: a) A pessoa com deficiência está obrigada à fruição de

benefícios decorrentes de ação afirmativa.

b) A recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas não é considerada como discriminação em razão da deficiência.

c) São considerados especialmente vulneráveis a criança, o adolescente, a mulher, o idoso e o indígena com deficiência.

d) Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão que, apenas por ação, tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência.

e) A pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

51. A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho

de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Assinale a alternativa correta sobre o direito ao trabalho:

a) As pessoas jurídicas de direito público, excetuadas as de direito privado, são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos. b) A pessoa com deficiência tem direito, em igualdade

de oportunidades com as demais pessoas, a condições justas e favoráveis de trabalho, mas poderá receber remuneração inferior aos demais em razão dos seus impedimentos.

c) É vedada restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.

d) Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, excetuados o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.

e) As políticas públicas de trabalho e emprego devem promover e garantir condições de acesso da pessoa com deficiência no campo de trabalho. A permanência, por sua vez, depende exclusivamente do indivíduo.

52. A Resolução nº 230/2016 do Conselho Nacional

de Justiça orienta a adequação das atividades dos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares às determinações exaradas pela Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Assinale a alternativa que está em conformidade com a Resolução:

a) O Judiciário poderá impor ao usuário com deficiência custo diferenciado, direto ou indireto, para amplo acesso ao serviço público oferecido. b) O desenho universal será sempre tomado como

regra de caráter geral, mas quando este não puder ser empreendido, deve ser adotada adaptação razoável.

c) Os procedimentos licitatórios do Poder Judiciário deverão ser realizados regularmente, sem qualquer forma de preferência ou prioridade por produtos acessíveis.

d) Os serviços notariais e de registro podem criar condições diferenciadas à prestação de seus serviços em razão de deficiência do solicitante, devendo reconhecer sua capacidade legal plena, garantida a acessibilidade.

e) Apenas quando estiver no exercício da advocacia a pessoa com deficiência tem garantido o acesso ao conteúdo de todos os atos processuais.

(16)

DIREITO ADMINISTRATIVO

Antônio Daud

53. Assinale a alternativa que apresenta aquele(s) que

pode(m) ser alcançado(s) pelas sanções da Lei de Improbidade Administrativa:

a) apenas agentes públicos.

b) todos os particulares e agentes públicos. c) presidente da república.

d) agente público não remunerado.

e) agentes públicos da esfera federal, exclusivamente.

54. A Lei de Improbidade Administrativa prevê que a

posse e o exercício de agente público ficam condicionados à apresentação de declaração de bens e valores que compõem o seu patrimônio privado, a qual:

a) será objeto de divulgação no portal da transparência pelo serviço de pessoal competente. b) deve incluir todos os bens do servidor, inclusive

bens móveis e utensílios de uso doméstico.

c) em razão da proteção de dados pessoais, deve incluir todos os bens do servidor, mas não aqueles bens em nome dos filhos.

d) poderá dar azo à suspensão de até 90 dias do servidor, no caso de prestação de informação falsa. e) deverá ser atualizada anualmente e também na

data em que o agente público deixar o exercício do mandato, cargo, emprego ou função.

55. Hera, servidora pública do Estado de São Paulo,

recebeu vantagem econômica indevida para tolerar exploração de jogos de azar em determinado município paulista. Neste caso,

a) Hera se sujeitará à suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de 3 a 5 anos.

b) Hera se sujeitará à aplicação de multa de até 3 vezes o valor do dano por ela causado.

c) caberá à autoridade administrativa responsável pelo respectivo inquérito representar ao Poder Judiciário, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

d) estará sujeita a perder os bens ou valores acrescidos ao seu patrimônio, o que poderá alcançar seus sucessores, até o limite do valor da herança deixada por ela.

e) o ato de improbidade poderá ser caracterizado mediante dolo ou culpa da servidora.

56. Não é penalidade prevista no Estatuto dos

servidores civis do estado de SP (Lei 10.261/1968): a) demissão.

b) demissão a bem do serviço público. c) suspensão, por no máximo 90 dias . d) cassação de disponibilidade. e) censura.

57. Quando ao funcionário público for imputado

crime praticado na esfera administrativa,

a) a autoridade que determinou a instauração do processo administrativo providenciará para que se instaure, simultaneamente, o inquérito policial. b) a autoridade policial dará ciência dele à autoridade

administrativa.

c) após recebimento da ação judicial, o Presidente do processo administrativo poderá sobrestar a apuração por até 90 dias.

d) após recebimento da ação judicial, o Presidente do processo administrativo poderá sobrestar a apuração por até 180 dias.

e) a apuração na esfera penal sempre irá prevalecer sobre a da esfera administrativa.

(17)

58. O servidor público que causar prejuízo à Fazenda

estadual por meio de desfalque, deverá repor a importância:

a) de uma só vez.

b) parceladamente, em até dez vezes.

c) parceladamente, de sorte que o valor mensal do desconto não exceda à 10ª parte do valor de sua remuneração.

d) em até 36 vezes, mediante autorização da autoridade competente para aplicar a pena, embora a falta de pagamento de qualquer parcela importe no vencimento antecipado do saldo devedor.

e) seguindo os mesmos procedimentos aplicáveis ao prejuízo decorrente de erro de cálculo.

NORMAS DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA

Tiago Zanolla

59. Nos termos das Normas de Serviço da

Corregedoria da Justiça do Estado de São Paulo, é correto afirmar:

a) A função correcional será exercida em caráter permanente e mediante correições ordinárias, extraordinárias ou eventuais e visitas correcionais. b) As atas correicionais serão enviadas até 60 dias da

realização.

c) As correições serão realizadas exclusivamente de modo presencial.

d) As ordens de serviço e demais atos administrativos editados pelo Juiz Corregedor Permanente serão encaminhados à Presidência do Tribunal da Justiça para revisão hierárquica.

e) No desempenho da função correcional, poderão ser editadas ordens de serviço e demais atos administrativos de orientação e disciplina, corrigidos os erros e sancionadas as infrações, após regular procedimento administrativo disciplinar, sem prejuízo de apurações civis e criminais

60. Nos termos das Normas de Serviço da

Corregedoria da Justiça do Estado de São Paulo, a fiscalização direcionada à verificação do funcionamento da unidade é denominada

a) inspeção ordinária b) inspeção extraordinária c) visita ordinária

d) visita de inspeção e) visita correcional

61. Nos termos das Normas de Serviço da

Corregedoria da Justiça do Estado de São Paulo, a correição ordinária é realizada

a) uma vez por ano, de preferência no mês de dezembro,

b) uma vez por ano, obrigatoriamente no mês de dezembro.

c) uma vez ao mês.

d) uma vez por semestre, preferencialmente em janeiro e julho.

e) duas vezes ao ano.

62. Nos termos das Normas de Serviço da

Corregedoria da Justiça do Estado de São Paulo, as guias de recolhimento de diligências do oficial de justiça serão conservadas

a) pelo prazo mínimo de dois anos contados da última juntada.

b) pelo prazo mínimo de dois anos contados do arquivamento.

c) pelo prazo máximo de dois anos contados do arquivamento.

d) pelo prazo máximo de dois anos contados da última juntada.

e) pelo prazo determinado pelo juiz corregedor permanente.

(18)

63. Nos termos das Normas de Serviço da

Corregedoria da Justiça do Estado de São Paulo, considere

I – Cópia de ofícios recebidos II – Cópia de ofícios expedidos

III – Guias de recolhimento de diligências do oficial de justiça

IV – relatórios de cargas eletrônicas V – carga de autos

Os ofícios de Justiça em geral deverão manter os seguintes classificadores, exceto o mencionado em a) I e V, apenas

b) II e V, apenas c) III e IV, apenas d) II, III e IV, apenas e) NDA

64. Os ofícios de justiça em geral possuirão os

seguintes livros, exceto a) Visitas e Correições.

b) Protocolo de Autos e Papéis em Geral. c) Registro de Feitos Administrativos.

d) Registro das decisões terminativas proferidas em feitos administrativos.

e) Registro de portarias e ordens de serviço, com índice.

ATUALIDADES

Rodolfo Gracioli

65. "O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

(INPE) tem a satisfação de anunciar o sucesso no lançamento do Amazonia 1, realizado à 01h54 (horário de Brasília) deste domingo (28/02). O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil". (Fonte: Inpe - fevereiro de 2021).

O lançamento, histórico para a ciência brasileira, aconteceu:

a) Base de Alcântara, no Maranhão. b) Cabo Canaveral, nos EUA.

c) Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia d) Sriharikota, na Índia

e) Baikonur, Cazaquistão

66. " O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tombou

4,1% em 2020, segundo divulgou nesta quarta-feira (3) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em linha com as expectativas, com a atividade econômica registrando a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996" (Fonte: G1 - março de 2021). Sobre o resultado do PIB 2020, assina a alternativa

correta:

a) Em valores correntes, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) chegou a R$ 17,4 trilhões.

b) PIB per capita foi de R$ 35.172, com alta de 4,8% – a maior já registrada em 25 anos.

c) Entre os principais setores da economia houve alta somente na Agropecuária (2%).

d) Com resultado de 2020, o país assinalou dois anos seguidos de queda (-1,4% em 2019).

e) O setor de serviços, que representa cerca de 70% do PIB, foi o menos afetado.

(19)

67. "O país aprovou com uma pequena maioria neste

domingo (7) a proibição de esconder o rosto com o véu integral islâmico - a burca - em lugares públicos, um sinal contra o Islã radical de acordo com os defensores do projeto, uma iniciativa xenófoba e sexista para os críticos da iniciativa. Manifestantes encapuzados em manifestações também serão proibidos" (Fonte: G1 - março de 2021).

O trecho em questão diz respeito a qual país? a) Canadá

b) França c) Dinamarca d) Finlândia e) Suíça

68. Observe os fragmentos e faça a devida

correspondência.

Texto I

“O ministro da Saúde pediu demissão após passar menos de 20 dias no cargo, confirmou o governo nesta sexta-feira (19), em meio a uma investigação do Ministério Público sobre fura-filas no programa de vacinação contra a Covid-19. O ministro anterior também havia caído por suspeita de fraudes na vacinação”. Adaptado. (Fonte: G1 – março de 2021)

Texto II

O ministro da Saúde renunciou ao cargo a pedido do

presidente, após a revelação de um escândalo de

desvio de vacinas contra a Covid-19. O ministro teria distribuído doses do imunizante contra a Covid-19 para amigos, servidores e secretários de governo que não faziam parte do grupo prioritário de vacinação no país. O escândalo ficou conhecido como "vacina VIP". Adaptado. (Fonte: G1 - fevereiro de 2021).

Texto III

A ministra da Saúde renunciou na sexta-feira (12) em meio à polêmica após a denúncia de que ex-presidente foi vacinado contra a Covid-19 meses antes de começar a imunização no país, informou a televisão pública. O escândalo ficou conhecido como "vacinagate". Adaptado. (Fonte: G1 - fevereiro de 2021).

Os trechos dizem respeito, respectivamente:

a) Equador, Argentina e Peru b) Chile, Paraguai e Argentina c) Paraguai, Colômbia e Uruguai d) Bolívia, Paraguai e Colômbia e) Argentina, Peru e Bolívia

69. “Centenas de manifestantes exigem a liberdade de

rapper preso na Espanha” (Fonte: Uol – março de 2021)

O país vivenciou uma ebulição de protestos desde a prisão do rapper. A condenação por nove meses de prisão se deu:

a) Por críticas ao modelo negacionista de enfrentamento à pandemia por parte do governo espanhol, além de retratar as fraudes envolvendo a vacinação com agentes públicos furando a fila oficial prevista na legislação.

b) Por apologia ao terrorismo. Ele descreveu o rei emérito Juan Carlos I como um "mafioso", fez apologia a pessoas envolvidas em ataques e acusou a polícia de torturar e matar migrantes e manifestantes.

c) Por acusação de estupro de vulnerável. O jovem rapper foi flagrado em situação de violência sexual contra uma fã, após a realização de show na cidade de Madri – o escândalo foi encoberto pela imprensa local.

d) Por ameaçar os ministros da Suprema Corte. O rapper atacou decisões referentes ao escândalos de tráfico de influências envolvendo pessoas ligadas ao governo espanhol, além de sugerir a desobediência civil.

e) Por denunciar escândalo de corrupção envolvendo grandes empresários. O rapper criticou a revogação da prisão de empresários do setor petrolífero envolvidos em amplo esquema de compra de sentenças.

(20)

70. Em março de 2021, a Polícia Federal desencadeou

a operação Deepwater. Um hacker foi encontrado em Uberlândia (MG), e o outro, em Petrolina (PE). Sobre a operação, assinale a alternativa correta: a) A operação desmantelou uma quadrilha que atuava

com a distribuição de conteúdo pornográfico na deep web.

b) A operação chegou até hackers que aplicavam golpes envolvendo a suposta tecnologia 5G

c) A operação desmantelou uma quadrilha que aplicava golpes utilizando a tecnologia da chave Pix. d) A operação chegou até hackers que fraudavam

licitações de contratos em Pernambuco e Minas Gerais.

e) A operação prendeu hackers suspeitos de participação no vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros.

MATEMÁTICA

Jhoni Zini

71. Uma grande empresa ofereceu aos funcionários de

seus três setores um programa de reeducação alimentar e exercícios físicos. A tabela a seguir apresenta o número de funcionários de cada um dos setores que aderiu a esse programa.

Setor Nº de funcionários I 36

II 60 III 90

Deseja-se formar equipes com o maior número possível de funcionários, de tal maneira que todos os componentes de cada equipe sejam do mesmo setor. Para facilitar a organização, todas as equipes de todos os setores devem ter a mesma quantidade de funcionários. Desse modo, o número total de equipes será

a) menor que 20.

b) maior que 20 e menor que 25. c) maior que 25 e menor que 30. d) maior que 30 e menor que 35. e) maior que 35.

72. Em uma fábrica de refrigerantes, 4 máquinas

iguais, trabalhando com capacidade máxima, ligadas ao mesmo tempo, engarrafam 6 mil unidades de refrigerante, em 8 horas. Se apenas 3 dessas máquinas trabalharem, nas mesmas condições, no engarrafamento de 9 mil unidades do refrigerante, o tempo esperado para a realização desse trabalho será de: a) 12h b) 14h c) 15h d) 16h e) 17h

73. A média das idades de seis pessoas, com idades

diferentes, é igual a 18 anos e a médias das idades das três pessoas mais jovens é igual a 12 anos. É correto afirmar que a soma das idades das três pessoas mais velhas é igual a:

a) 56 b) 60 c) 64 d) 68 e) 72

74. Sobre o preço P de venda de determinado

produto, aplicou-se um aumento de 20% e, sobre o novo preço de venda do produto, aplicou-se, dias depois, um desconto de 10%. Após essas duas mudanças, comparado ao preço P, o preço final de venda do produto aumentou:

a) 10% b) 9% c) 8% d) 7% e) 6%

(21)

75. Em um grupo de esportistas que praticam apenas

os esportes A, B ou C, sabe-se que apenas 5 deles praticam os três esportes. Em se tratando dos esportistas que praticam dois desses esportes, sabe-se que o número dos que praticam os esportes A e B é 7, o número dos esportistas que praticam B e C é 8 e o número dos que praticam apenas A e C é igual a 9. Sabe-se, ainda, que exatamente 19, 16 e 22 esportistas praticam, respectivamente, os esportes A, B e C. Dessa forma, o número total de esportistas desse grupo é: a) 30 b) 34 c) 38 d) 42 e) 55

76. Uma empresa comprou um determinado número

de folhas de papel sulfite, embaladas em pacotes de mesma quantidade para facilitar a sua distribuição entre os diversos setores. Todo o material deverá ser entregue pelo fornecedor acondicionado em caixas, sem que haja sobras. Se o fornecedor colocar 20 pacotes por caixa, usará 6 caixas a mais do que se colocar 24 pacotes por caixa. O número total de pacotes comprados, nessa encomenda, foi

a) 480 b) 600 c) 720 d) 840 e) 1000 INFORMÁTICA Ranielison Passos

Em se tratando de conceitos de navegação e uso de internet, avalie os itens abaixo.

77. Quando um usuário imprime uma página web,

durante a navegação, será impresso alguns elementos identificadores juntamente com o conteúdo da página web. Qual elemento será impresso no rodapé de uma página acessada pelo navegador Google Chrome, em sua configuração original. a) hora b) URL c) título e) data e) nome

78. Referente à utilização do navegador Google

Chrome, versão em português, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. Utilizando as teclas de comando Ctrl + Shift + T, é

possível abrir novamente a última guia fechada. Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.

II. A funcionalidade denominada Favoritos realiza o armazenamento de todas as informações que foram acessadas dentro do navegador, informando o local, data e hora de acesso.

III. A página de inicialização não pode ser redefinida nesse navegador, uma vez que, por padrão, ele vem com o site de busca próprio, não permitindo que essa página possa ser alterada.

a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas II. d) Apenas II e III. e) Apenas III.

(22)

79. No Mozilla Firefox, com as configurações que são

padrão de instalação, toda vez que o usuário realiza um download de um arquivo, este é salvo automaticamente no diretório “Download”, que está dentro do diretório padrão do usuário. Para que o usuário possa escolher o diretório onde quer salvar os arquivos baixados, qual das opções do menu ele deve escolher? a) Personalizar. b) Preferências. c) Web Developer. d) Editar. e) Extensões.

Em relação ao sistema operacional Windows 10 e conceitos de correio eletrônico, julgue os itens seguintes.

80. Na utilização do Sistema Operacional Windows

10, configuração padrão, para a criação de arquivos e pastas deverão ser seguidas algumas regras, dentre elas, considerar que

a) a quantidade máxima de caracteres utilizados no Windows inclui todo o caminho de endereço do arquivo, seu nome e sua extensão.

b) o nome de arquivos e pastas não poderá conter elementos como \ / : * ? “ < > |, mas a sua extensão poderá incluí-los normalmente.

c) arquivos e pastas no Windows podem conter no máximo 128 caracteres.

d) os caracteres \ / : * ? “ < > | podem ser utilizados normalmente nos nomes de arquivos e pastas do Windows.

e) o nome dos arquivos no Windows não pode ter caracteres como \ / : * ? “ < > |, mas o nome do seu caminho pode incluí-los.

81. Considere o sistema operacional Windows 10

versão pt-BR, em sua configuração padrão, e o Explorador de Arquivos aberto. Selecione a alternativa que apresenta a ação resultante do atalho CTRL + D em um arquivo selecionado numa unidade de rede mapeada.

a) Abre o arquivo com o seu respectivo aplicativo relacionado.

b) Mostra o conteúdo do arquivo. c) Exclui o arquivo permanentemente. d) Abre o modo de renomear arquivo. e) Deixa em modo oculto.

82. O sistema operacional Windows 10 possui um

recurso nativo ao sistema que realiza avaliações no computador na tentativa de encontrar spywares e programas indesejáveis. Esse recurso é o

a) Firewall do Windows. b) Norton Utilities. c) Windows Defender. d) Windows AntiSpyware. e) Windows Update.

83. Com relação as configurações dos aplicativos de

Correio Eletrônico, se um e-mail que está sendo editado pelo usuário for interrompido durante o processo e não for enviado para o remetente, essa mensagem ficará à disposição do usuário na pasta: a) Caixa de Entrada

b) Itens Enviados c) Rascunhos d) RSS Feeds e) Lixo Eletrônico

(23)

84. Durante uma troca de mensagens entre vários

colaboradores de uma empresa, o diretor da companhia deseja evitar que a respostas a todos, opção disponível nos principais sistemas de correio eletrônico, gere grande quantidade de e-mails desnecessário para todos. Para evitar isso, mas mantendo a resposta apenas ao diretor, a opção indicada para preencher com os endereços dos destinatários é:

a) Para

b) Com cópia oculta (Cco) c) Com cópia (Cc)

d) Assunto e) Anexo

85. O webmail é um recurso utilizado para a troca de

mensagens via web usando normalmente um provedor de e-mails de empresas especializadas em fornecer esse serviço. Quando se

a) encaminha uma mensagem que possui um arquivo anexo, por padrão somente a mensagem é encaminhada, sem o anexo.

b) envia uma mensagem com uma pessoa em cópia oculta (Cco), essa pessoa consegue ver quem são as demais pessoas que também estão em cópia oculta. c) envia uma mensagem com diversas pessoas em

cópia (Cc), cada pessoa em cópia consegue saber que há outras pessoas em cópia.

d) responde a uma mensagem em que havia uma pessoa em cópia oculta (Cco), essa pessoa também recebe a resposta em cópia oculta.

e) responde a uma mensagem que tem um arquivo anexo, por padrão o anexo também é enviado com a resposta.

Com relação aos aplicativos da suíte Microsoft Office, julgue os próximos itens.

86. Qual é a alternativa que descreve o resultado

correto para a fórmula expressa, digitada em uma célula aleatória de uma planilha do Excel:

=SOMA(5;25)+15+4^2*5+8/4-MÉDIA(17;25) a) 1816 b) 462,25 c) 106 d) 36 e) 31

87. Analisando a planilha abaixo, desenvolvida no

editor Excel, configuração padrão e instalação em Português, assinale a alternativa que apresenta o valor correto que será exibido após o usuário executar a função =B3+B2*C1 na célula A1.

a) O valor apresentado será 0. b) O valor apresentado será 10. c) O valor apresentado será 100. d) O valor apresentado será 1000. e) O valor apresentado será #DIV/0!.

(24)

88. Considere a planilha abaixo, elaborada no Excel,

em português.

Para somar na célula B8 os valores do intervalo de A3 a A7, somente quando os valores das linhas correspondentes do intervalo de B3 a B7 forem positivos, utiliza-se a fórmula

a) =SE((B3:B7)"<0";SOMA(A3:A7)) b) =SOMASE(B3:B7;">0";A3:A7) c) =SE((B3:B7)<0;SOMA(A3:A7)) d) =SOMASE(A3:A7;">0";B3:B7) e) =SOMASE((A3:A7)>0;B3:B7)

89. Um usuário do aplicativo Word 2016, versão em

português, está editando o texto de uma página que contém dois parágrafos. Ele decide então dividir o texto em duas páginas, separando um parágrafo em cada uma das duas páginas, com formatações de orientação diferentes, uma página em paisagem e outra em formato de retrato. Para isso ele poderá clicar com o mouse no ponto em que deseja finalizar uma página e o ponto em que começará a outra página. Após isso ele deverá selecionar qual opção de quebras da guia “Layout da Página” para que o texto seja dividido em duas páginas

a) Marca D’água. b) Referência Cruzada. c) Quebra de Página. d) Quebra de Sessão. e) Orientação da Página.

90. Em relação ao MS-Word, arquivos em formato:

a) DOCX podem apenas ser salvos em PDF, mas não podem ser visualizados dentro do MS-Word 2016. b) PDF podem ser visualizados, editados e salvos em

docx ou PDF.

c) PDF podem ser visualizados e editados, mas salvos apenas em docx.

d) PDF podem apenas ser visualizados dentro do MS-Word 2016.

e) PDF exigem a aquisição e instalação da Microsoft para serem suportados.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Carlos Henrique

91. Cinco moças foram acusadas de comer escondido

o pedaço de bolo de chocolate de Joana. Ao entrar na sala, irritada, Joana as questiona: - “Eu não fui”, responde Karen. - “Foi a Emília”, garantiu Mônica.

- “Foi a Ju”, disse Emília.

- “A Mônica está mentindo”, retrucou Ju. - “A Karen está falando a verdade”, disse Renata. Sabendo-se que apenas uma das moças mentiu e

somente uma delas o pedaço de bolo de Joana, quem comeu o bolo? a) Karen. b) Emília. c) Mônica. d) Ju. e) Renata.

(25)

92. Numa pesquisa de mercado, foram entrevistadas

várias pessoas acerca de suas preferências em relação a três produtos; A., B e C. Os resultados das pesquisas indicaram que:

210 pessoas compram o produto A. 210 pessoas compram o produto B. 250 pessoas compram o produto C. 20 pessoas compram os três produtos.

100 pessoas não compram nenhum dos três produtos. 60 pessoas compram os produtos A e B.

70 pessoas compram os produtos A e C. 50 pessoas compram os produtos B e C. Quantas pessoas foram entrevistadas? a) 670

b) 970 c) 870 d) 610 e) 510

93. Se minha casa não é azul, então o meu gato mia. Se

minha casa é azul, então João não é feliz. Ora, João é feliz. Logo:

a) a minha casa é azul e o meu gato não mia b) a minha casa não é azul e o meu gato mia c) a minha casa é azul e o meu gato mia

d) a minha casa não é azul e o meu gato não mia e) se João é feliz, então o meu gato não mia

94. Considere, abaixo, as afirmações e o valor lógico

atribuído a cada uma delas entre parênteses.

− Ou Junior é pintor, ou Bia não é cozinheira (afirmação FALSA).

− Se César é matemático, então Junior não é pintor (afirmação FALSA).

− Bia é cozinheira ou Ana não é motoqueira (afirmação VERDADEIRA).

A partir dessas afirmações,

a) Junior não é pintor e Bia não é cozinheira. b) Ana é motoqueira ou Bia é cozinheira. c) César é matemático e Ana não é motoqueira. d) Junior é pintor e César não é matemático. e) Ana é motoqueira ou Junior não é pintor.

95. Carlinha tem alguns cartões e disse a seu pai:

“cada um dos meus cartões tem uma letra em uma das faces e um número em outra”. Carlinha complementou: “se na face de um cartão tem uma vogal, então no verso há um número ímpar”.

Em seguida, Carlinha mostrou frente e verso de três cartões.

O pai de Carlinha analisou os cartões, e concluiu que: a) apenas o cartão I contradiz as informações de

Carlinha.

b) apenas o cartão II contradiz as informações de Carlinha.

c) apenas os cartões I e II contradizem as informações de Carlinha.

d) todos os três cartões contradizem as informações de Carlinha.

e) nenhum dos três cartões contradizem as informações de Carlinha.

Referências

Documentos relacionados

I - A Bacia do Rio Amazonas é a região que concentra mais água no Brasil e as obras de transposição das águas dessa região para atender a população das regiões mais populosas

Porque quer sentir com a Igreja, submete a sua vida, cheia de experiências místicas, as suas obras, escritas por obediência, aos juízes e confessores, mestres da fé e submetidos

No Cisco IOS Software Release 12.2, estes comandos são hidden e — quando configurado — aparecerá como o payload de célula de embaralhamento de ATM na configuração. Router# show

- Verificar se foi feita a configu- ração de rede a cabo, acessar o “MENU” do televisor e ajustar as opções de rede conforme instruções contidas neste manual. 7 – Não

1 A busca automática por canais está disponível no SETUP do aparelho, para acessar, pressionar o botão MENU no controle remoto.. 2 Utilize as teclas de navegação, selecione a

(Estratégia Vestibulares 2021 – Inédita – Prof.ª Alê Lopes) Considerando o fragmento da carta entre os dois industriais ingleses e seu contexto, assinale o que

Partindo desse princípio, se considerarmos a educação como uma das molas mestras através das quais se constitui e se mantêm as sociedades, precisamos reconhecer também a

O SUBPROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA, PARA A ÁREA JURÍDICO-INSTITUCIONAL, usando das atribuições que lhe foram delegadas pela PORTARIA Nº 4574/2013-MP/PGJ, de 24 de Julho de