• Nenhum resultado encontrado

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

01. Entre os motivos expostos para a reforma levada a cabo no governo FHC estavam as constatações de que: da crise do Estado fazem parte a crise da administração burocrática, a crise fiscal e o esgotamento do próprio modelo econômico. Partindo desses pressupostos, julgue os itens abaixo.

I – A crise fiscal caracterizou-se pela crescente perda do crédito por parte do Estado e pela poupança pública que se torna negativa.

II – O esgotamento da estratégia estatizante de intervenção do Estado na economia.

III – A superação da administração burocrática frente a um modelo que trouxesse mais eficiências e eficácia às atividades administrativas

IV – O consenso quanto à manutenção do modelo burocrático

V – O repúdio ao processo de privatização iniciado no governo Collor. Estão corretos os itens:

a) I e II b) II, III, IV c) I, III e V d) I, II e IV e) I, II, e III

02. Os estudos que buscaram compreender o impacto da cultura brasileira na gestão das organizações públicas chegaram a algumas conclusões sobre as características institucionais predominantes, dentre as quais, não é correto afirmar:

a) O personalismo é caracterizado pela importância às pessoas e aos interesses pessoais em detrimento dos interesses da comunidade, indicando uma fonte de privilégios.

b) O formalismo é um tipo de comportamento que busca dinamizar a atividade administrativa de modo a afastar qualquer risco futuro.

c) O jeitinho é um comportamento que busca harmonizar as regras universais da vida com as necessidades dos cidadãos, a despeito de determinações legais contrárias.

d) Sentimento de poder absoluto e hierarquia, traduzidos na célebre frase: “Você sabe com quem está falando?”

e) Plasticidade que tem como raiz o gosto pela miscigenação, pelo novo e pelo exótico, que marcou a colonização do país.

03. Complete as lacunas do texto abaixo, de William Glade, que em sua tradução é intitulado: A complementaridade entre a reestruturação econômica e a reconstrução do Estado na América Latina, utilizando a seqüência correta.

“Durante os anos 80 e 90, dois processos seguiram trajetórias mais ou menos paralelas na América Latina: ________________________________ e ________________________. O primeiro foi o que de longe recebeu a maior atenção, tanto na formulação de políticas, quanto na análise delas. No contexto mais amplo onde ambos estão ocorrendo, pode-se observar um terceiro processo: _____________________, composta de uma variedade de medidas para fortalecer a sociedade civil...”.

a) O ajustamento estrutural da economia; a democratização; a reconstrução do Estado. b) A democratização, o ajustamento estrutural da economia; a reconstrução do Estado.

c) O ajustamento estrutural da economia; a reforma do aparelho administrativo do Estado; a democratização.

(2)

economia.

e) O ajustamento estrutural da economia. A democratização; a cidadania. 04. Sobre as relações entre o Estado e a sociedade, é incorreto afirmar:

a) A abordagem crítica do conceito de terceiro setor constitui uma ferramenta importante para o enfrentamento do processo neoliberal de alteração da modalidade de trato à questão social. b) É muito importante a mobilização da sociedade em ações como a fome e a miséria, por exemplo, o programa “Betinho”.

c) Terceiro setor é um termo construído a partir de um recorte social em esferas: O mercado (primeiro setor), o Estado (segundo setor) e a sociedade civil (terceiro setor).

d) ONGs, fundações, associações, são exemplos clássicos de representantes do terceiro setor. e) O processo de consolidação da cidadania, em parte, pode ser atribuído à atuação do terceiro setor.

05. Uma das críticas feitas ao movimento denominado Nova Administração Pública (New Public Management) é que esta concepção manteve o processo decisório nas mãos dos tecnocratas (uma versão atual dos burocratas) em detrimento de uma administração mais democrática. Sobre este aspecto é incorreto afirmar:

a) No âmbito da gestão pública, a tomada e a execução de uma decisão costuma ser considerada uma tarefa de domínio da administração, mediante consulta prévia às populações diretamente interessadas.

b) As decisões, na Nova Administração Pública, via de regra, são atribuídas aos mais qualificados em termos de formação e competência.

c) A tecnocracia se caracteriza por conceber a eficiência governamental a partir da concentração, centralização e fechamento do processo decisório.

d) A verdade é que, na prática, o modelo gerencialista de gestão pública não resultou em uma ruptura com a linha tecnocrática, além de continuar reproduzindo o autoritarismo e o patrimonialismo, ainda que em menor escala.

e) A despeito do discurso participativo da Nova Administração Pública, a estrutura e a dinâmica do Estado pós-reforma não garantiram uma inserção efetiva da sociedade civil nas decisões estratégicas.

06. Tanto no âmbito político, quanto no âmbito administrativo, pode-se perceber claramente a existência e a influência dos grupos de pressão, sobre os grupos de pressão é incorreto dizer: a) Os grupos de pressão são organizações intermediárias entre o indivíduo e o Estado, nas quais um interesse se incorporou e se tornou politicamente relevante e,por isso, são levados ao Estado sob a forma de reivindicações.

b) Os chamados lobbistas são exemplos de representação dos grupos de pressão. c) O MST pode ser considerado um grupo de pressão

d) Os grupos de pressão não representam todos os interesses, nem ocupam todas as faixas da sociedade que demandam representação, normalmente seguem um linha social, econômica ou ideológica.

e) A figura dos grupos de pressão é repudiada nas instâncias políticas e administrativas, por isso, jamais conseguem alcançar seus objetivos.

07. Sobre a expressão corporativismo, é incorreto dizer:

a) O corporativismo é uma doutrina que propugna a organização da coletividade baseada na associação representativa dos interesses e das atividades profissionais (corporações).

b) Propões, graças à solidariedade orgânica dos interesses concretos às formas de colaboração que daí podem derivar, a remoção ou neutralização de elementos de conflito.

c) Pode-se dizer que, no plano político, o modelo corporativo é uma alternativa à democracia representativa.

(3)

d) O modelo corporativista se apresenta como uma proposta semelhante à do sindicalismo, principalmente em relação à organização de movimentos grevistas.

e) Embora não haja unanimidade entre os teóricos do corporativismo, comumente afirma-se que o modelo corporativo se apresenta como instrumento apto a consolidar a eficiência e concentração do sistema e destruir as forças centrífugas ideológicas classistas.

08. No Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, foram considerados quatro setores de atuação do Estado.

1. Núcleo estratégico, que corresponde aos órgãos do governo, em sentido amplo, definidores das leis e políticas públicas.

2. Atividades exclusivas, que correspondem às atividades que devem ser executadas exclusivamente pelo mercado.

3. Serviços não exclusivos, que correspondem ao setor onde o Estado atua simultaneamente com outras organizações privadas ou públicas não estatais.

4. Setor de produção de bens e serviços para o mercado, que corresponde aos bens que devem ser produzidos pelo Estado para satisfazer as necessidades do mercado.

Estão corretos os itens: a) 1 e 2

b) 2 e 4 c) 3 e 4 d) 1 e 4 e) 1 e 3

09. Sobre as formas de intervenção, atuação e o “tamanho” do Estado, marque a alternativa incorreta.

a) Em 1937, ano em que foi outorgada mais uma Carta, criou-se oficialmente o Departamento de Administração do Serviço Público (DASP) - embora o mesmo só tenha efetivado sua atuação no ano seguinte - órgão que à época usufruía de grande prestígio no que se refere à reestruturação da Administração Pública.

b) a implementação do chamado “Estado Novo” implicou a utilização da máquina administrativa então implantada como uma das formas de controle políticos em nível federal e estadual.

c) A administração do governo Kubitschek ganhou notável lugar nas discussões de âmbitos estruturais ao criar a chamada administração paralela.

d) Durante a ditadura militar, notadamente nos de 1964 a 1978, através da Comissão Amaral Peixoto, as reformas administrativas estiveram sempre presentes nas agendas governamentais, porém, nem sempre com a continuidade necessária.

e) Em 1964, o governo Castelo Branco, criou uma comissão especial para tratar da reforma administrativa, os trabalhos desta comissão resultaram num anteprojeto que se transformou no Decreto-lei nº 200/67. Alguns princípios norteadores da reforma podem ser interpretados à partir do referido decreto, tais como: planejamento, descentralização, redução do número de empresas estatais, fundações e autarquias e fortalecimento e expansão do sistema de mérito.

10. Em sua obra, Os donos do poder, Raymundo Faoro aborda como tema central, para explicar as mazelas do Estado brasileiro, a estrutura de poder baseada no conceito de estamento. Sobre a obra de Raymundo Faoro e o conceito de estamento, é incorreto afirmar:

a) O instrumento de poder do estamento é o controle patrimonialista do Estado, traduzido em um Estado centralizador e administrado em prol da camada político-social que o administra.

b) O estamento é uma camada organizada e definida politicamente por suas relações com o Estado.

(4)

status social e não por critérios puramente econômicos.

d) O estamento é uma estrutura oriunda do modelo burocrático de Max Weber.

e) Para Faoro, uma sociedade de classes possui um potencial equalizador e universalista, já uma do tipo estamental privilegia a desigualdade e o particularismo.

GABARITO 01. E

Comentário: De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, estão corretos os itens I, II e III. O item IV vai ao encontro da conclusão que se chegou à época, que foi a verificação de que a administração burocrática não atendia eficiente às demandas dos cidadãos, que passaram a ser chamados de clientes. O item V também está errado, pois o PDRAE não repudia de forma alguma o processo de privatização, inclusive ressaltando as atividades que deveriam ser executadas pelo setor privado.

02. B

Comentário: O formalismo, na verdade, reveste-se de um grande conjunto de regras que acabam por engessar o serviço público, sendo justificado por tornar o ambiente mais distante das incertezas e também, teoricamente, reduzir riscos e padronizar comportamentos.

03. C

Comentário: Ao mesmo tempo em que eram efetivados os processos de ajustamento estrutural da economia e reforma do aparelho do Estado, verificou-se outro grande movimento em curso: o acentuado processo de democratização, principalmente através da sociedade civil organizada. 04. C

Comentário: A alternativa C está errada, pois inverteu os conceitos de Estado e mercado, assim, o correto é:

Estado – primeiro setor Mercado – segundo setor Sociedade civil – terceiro setor 05. A

Comentário:

Em que pese alguns escorços de participação social em conselhos públicos e organismos do gênero. Podemos perceber, inclusive, nas opções seguintes, que o erro da alternativa A está em afirmar que normalmente a Administração Pública consulta a população para tomar e executar suas decisões.

Cuidado a letra C, pois ainda que tenha existido um processo de descentralização no âmbito da implantação da Nova Administração Pública, a centralidade que a opção menciona é a dos tecnocratas no atual estágio administrativo, ou seja, no núcleo estratégico e nas atividades exclusivas do Estado.

06. E

Comentário: Em que pese a informalidade desses grupos, e que, algumas vezes agem acima dos limites legais, é notória a influência destes na elaboração e implementação de políticas públicas. Podemos citar como exemplos a influência do empresariado frente à manutenção da taxa de juros pelo Banco Central e a pressão do MST pela reforma agrária.

(5)

07. D

Comentário: Segundo o filósofo político italiano Norberto Bobbio, “o modelo corporativo se apresenta, pois, como uma fórmula contraposta ao modelo sindical, que seria o gestor do conflito subjacente à sociedade industrializada ou em vias de desenvolvimento e o transformaria, de quando em quando, em uma eventual relação de força entre trabalho e lucro”.

08. E

Comentário: O item 2 está errado, tendo em vista que, segundo o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) as atividades exclusivas correspondem aos serviços que somente o Estado pode prestar, tais como: Fiscalização, Segurança Pública, Emissão de passaportes.

O erro do item 4 está dizer que o Estado passa a produzir bens para o mercado, quando na verdade essa área corresponde à área de atuação das empresas.

09. E

Comentário: O erro da opção E está apenas na referência à redução do número de empresas estatais, fundações e autarquias, pois o que ocorreu na referida reforma foi justamente a expansão dessas figuras administrativas, como busca da modernização.

É importante salientar o conceito de administração paralela citado na alternativa C. A denominada administração paralela do governo JK, foi um meio que este e seus assessores encontraram para “driblar” as amarras burocráticas das instituições vigentes, assim, para evitar conflitos e/ou modificar ou extinguir as instituições então existentes, JK optou pela criação, a cada nova necessidade, de novos órgãos, amplamente inclinados às demandas de seus projetos.

10. D

Comentário: O estamento é uma estrutura, segundo Faoro, oriunda dos primórdios da Administração Pública brasileira, sendo uma das heranças de Portugal e Espanha. Trata-se de uma camada social que tem no Estado patrimonial sua principal fonte de riqueza e poder, disso, concluímos que o erro da letra D está em afirmar que o estamento é oriundo do modelo burocrático weberiano, quando na verdade, este é uma forma de combater as estruturas estamentais e o patrimonialismo.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

 Para os agentes físicos: ruído, calor, radiações ionizantes, condições hiperbáricas, não ionizantes, vibração, frio, e umidade, sendo os mesmos avaliados

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e