• Nenhum resultado encontrado

Oficina de Códigos e Linguagens do Ensino Fundamental Modalidade presencial e EAD Material do MONITOR. Caro Monitor,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oficina de Códigos e Linguagens do Ensino Fundamental Modalidade presencial e EAD Material do MONITOR. Caro Monitor,"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Setor de Educação de Jovens e Adultos Caro Monitor,

Esta oficina destina-se ao aluno da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental, tanto da modalidade presencial como da modalidade a distância (EAD) e tem como objetivo geral propor o desenvolvimento de habilidades ligadas à leitura e interpretação de textos em língua portuguesa. Os conteúdos e grande parte dos recursos utilizados na oficina estão baseados na web aula 1 de Códigos e Linguagens, intitulada As possibilidades de leitura de um texto.

É importante destacar que as web aulas são o mais recente recurso didático audiovisual produzido pelo SEJA e estão disponíveis no Portal EJ@>Biblioteca Digital>Códigos e Linguagens>Web aulas>Ensino Fundamental.

No caso da área de Códigos e Linguagens, as web aulas postadas no Portal EJ@ podem ser aplicadas tanto no segmento do Ensino Fundamental como no do Ensino Médio. A aplicação diferirá em dois aspectos principais: no nível de aprofundamento e no tipo de abordagem dos temas tratados.

Na oficina do Ensino Fundamental, serão estudados com mais detalhamento os conteúdos relacionados aos elementos explícitos e implícitos e aos sentidos literal e figurado de textos verbais e não verbais.

No Ensino Médio, será abordado com maior ênfase como o sentido literal e figurado e a intertextualidade concorrem para a realização de leituras proficientes.

Propomos, a seguir, um plano de aula que deverá ser aplicado no dia da oficina, conforme determinado no calendário da escola ou do polo e previamente validado pelos professores especialistas do SEJA.

Recomendamos que o monitor faça um estudo prévio dos conteúdos e estratégias indicados nesse plano para que esteja bem preparado para a realização da atividade. Além disso, é importante checar a disponibilidade e o funcionamento adequado dos equipamentos e recursos tecnológicos necessários para o acesso às web aulas na escola ou no polo, evitando contratempos no dia da oficina.

Caso surja alguma dúvida, orientamos o contato antecipado com as professoras especialistas da área de Códigos e Linguagens.

(2)

Setor de Educação de Jovens e Adultos Oficina de Códigos e Linguagens – Ensino Fundamental

As possibilidades de leitura de um texto

I. Objetivos gerais:

 Criar condições para que o aluno do Ensino Fundamental desenvolva habilidades de leitura, compreensão e interpretação de textos verbais e não verbais.

II. Objetivos específicos e habilidades a ser desenvolvidas:

 Reconhecer o tema e/ou informações principais e secundárias (H5)

 Reconhecer os efeitos de sentido decorrentes do uso de referências intertextuais, humor e/ou crítica em textos verbais e não verbais. (H6, H7 e 15)

 Inferir opinião do autor subentendida em um texto verbal e não verbal em língua portuguesa ou inglesa. (H10, H15)

 Reconhecer o sentido conotativo e/ou denotativo de palavras ou expressões (H8)

 Comparar textos, palavras expressões e/ou imagens quanto à abordagem dada ao tema, ao estilo, à estrutura e/ou organização textual empregados (H9)

III. Conteúdos:

 Texto e contexto

 Linguagem verbal e não verbal  Elementos explícitos e implícitos  Sentido literal e figurado

 Intertextualidade

IV. Recursos:

Web aula As possibilidades de leitura de um texto, material audiovisual disponível no

Portal

EJ@>Biblioteca Digital>Códigos e Linguagens>Web aulas>Ensino Fundamental

, que deverá ser exibido no dia da oficina.

Material do Aluno – Oficina CL – As possibilidades de leitura de um texto: apostila com leituras e exercícios, que deve ser reproduzida para os alunos.

V. Metodologia/Estratégia

O trabalho será desenvolvido com base nos recursos indicados. Será necessário providenciar cópias do Material do Aluno para todos os alunos, a fim de que possam acompanhar a atividade.

O monitor deve estar atento a cada pausa no vídeo, observando a necessidade ou não de exibir novamente os trechos da web aula para esclarecer alguma dúvida remanescente.

(3)

Setor de Educação de Jovens e Adultos A metodologia empregada para a realização da oficina será a de resgatar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem tratados.

Por esse motivo, a sequência didática se inicia sempre com a proposição de um exercício sobre o assunto, seguida da exibição da web aula para o confronto das informações. Essa estratégia só não será empregada para tratar sobre a Intertextualidade, pois esse tema será aprofundado na oficina de Códigos e Linguagens do Ensino Médio.

Ao final da exibição de todos os trechos da web aula, os alunos serão convidados a resolver alguns exercícios de fixação dos conceitos abordados.

A sequência didática a seguir foi concebida para uma oficina com 1h30min de duração.

Para escolas e polos em que a aula tem a duração de 2 horas, propomos a aplicação do conteúdo que se encontra no Material do Aluno, páginas de 17 a 35, intitulado Relação entre textos: intertextualidade. Trata-se de um material complementar com textos teóricos e exercícios (com gabarito). Sugerimos que o monitor se detenha no estudo das leituras que abordam a intertextualidade, bem como resolva os exercícios sobre esse assunto.

VI. Sugestão de sequência didática:

1. (3’) Entregar uma apostila a cada aluno e anotar na lousa o nome da oficina: As possibilidades de leitura de um texto

2. (3’) Ler com os alunos os conteúdos que serão abordados na oficina e as habilidades que se espera que eles desenvolvam ao final da atividade.

Deixar claro aos alunos que durante a oficina eles serão solicitados a recorrer várias vezes à apostila e à exibição da web aula, portanto deverão estar atentos às instruções do monitor. 3. (1’) Destacar o principal recurso a ser utilizado na oficina: web aula 1 de Códigos e

Linguagens, produzida pelas professoras especialistas da área de Códigos e Linguagens da Educação de Jovens e Adultos da Fundação Bradesco.

4. (1’12”) Iniciar a atividade, dando início à exibição da web aula 1 em que é feita breve apresentação dos conteúdos. Pausar a exibição no tempo 1’12”.

5. (3’) Solicitar o uso da apostila e propor a resolução do exercício 1 das páginas 2 a 4 do Material do Aluno. Não corrigir ainda.

6. (2’) Em seguida, dar continuidade à exibição da web aula 1, a partir do ponto em que os conceitos de texto e contexto serão abordados. (1’13” a 3’08”)

7. (3’) Voltar à apostila e propor a resolução do exercício 2, da página 4 do Material do Aluno. 8. (1’) Conferir as respostas com os alunos, esclarecendo as dúvidas.

9. (3’) Ainda com a apostila em mãos, pedir a resolução do exercício 3, da página 5, do Material do Aluno. Não corrigir ainda.

(4)

Setor de Educação de Jovens e Adultos 10. (3’) Exibir o trecho da web aula 1 que apresenta os elementos explícitos e implícitos de um

texto. (3’09” a 6’09”)

11. (3’) Voltar à apostila e pedir para os alunos relerem a charge Demarcação de terras indígenas e resolverem o exercício 4, das páginas 5 e 6, do Material do Aluno.

Fazer a conferência das respostas dos exercícios 3 e 4, das páginas 5 e 6 do Material do Aluno.

12. (3’) Continuar com a apostila e pedir aos alunos para resolverem o exercício 5, da página 6 do Material do Aluno. Conferir as respostas com brevidade. Nesse momento, não é necessário aprofundar as explicações, porque o respectivo trecho da web aula ainda não foi exibido.

13. (3’) Convidar os alunos para assistirem a mais um trecho da web aula 1 para conhecer um pouco mais sobre o assunto: sentido literal (denotativo) e figurado (conotativo). (6’40” a 9’35”)

Recomendamos exibir o trecho acima em duas etapas. A primeira etapa, (6’27” a 8’00”), trata sobre o sentido literal. E a segunda etapa, (8’01” a 9’35”), discute o sentido figurado. Convém pausar o vídeo entre esses conteúdos e perguntar aos alunos se há alguma dúvida sobre os assuntos expostos.

14. (4’) Após o término da exibição do trecho da web aula que trata sobre sentido literal e figurado, fazer algumas reflexões com os alunos sobre os seguintes aspectos:

a. Há alguma relação entre a escolha das imagens e o que os versos do poema No meio do caminho, declamados pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, transmitem?

b. Levante hipóteses: que outras imagens podem ser associadas à mensagem que o poema evoca? Leve em consideração suas experiências de vida, de amigos ou familiares.

O monitor deverá ouvir os relatos orais dos alunos para cada uma das provocações e fazer uma síntese oral ao final da breve discussão, conforme as orientações abaixo:

 Espera-se que os alunos percebam que as fotos não são mera ilustração, ou seja, não foram inseridas para “enfeitar” os versos do poema, mas têm o objetivo de “dialogar” com a mensagem do texto.

 As fotos retratam as adversidades da vida, tais como solidão, isolamento, revolta, abandono, miséria.

 A postura de prostração das pessoas retratadas nas fotos vai ao encontro da ideia de apatia que a repetição do verso No meio do caminho tinha uma pedra revela.

As dificuldades – as pedras – podem ser de natureza concreta (miséria) ou existencial (solidão, sentimento de inadequação ao mundo em que vive etc).

 Quanto às imagens a que os alunos podem associar os versos do poema às suas vivências, o objetivo é ouvir brevemente os alunos de tal forma que eles percebam

(5)

Setor de Educação de Jovens e Adultos que seus relatos evidenciam algumas finalidades do poema como despertar a emoção ou levar à reflexão.

Caso seja necessário, finalizar esse trecho do estudo exibindo mais uma vez o trecho em que o poema é declamado pelo poeta enquanto as imagens são apresentadas.

15. (2’) Exibir a penúltima parte do vídeo em que será abordado o tema Intertextualidade. Pausar no tempo 11’53”. (9’45” a 11”53”)

(3’) Antes de prosseguir, provocar os alunos fazendo-lhes a seguinte pergunta: Que tipo de conhecimento a intertextualidade requer do aluno?

(2’) Coletar oralmente as respostas. Pedir para os alunos ficarem atentos ao que virá na sequência do vídeo e anotarem as palavras-chave que captaram da explicação dada pela professora. (11’56” a 12’14”)

(3’) Perguntar aos alunos o que eles entenderam por conhecimento de mundo e se eles sabem de que maneira podem adquirir esse conhecimento.

Espera-se que os alunos percebam que o conhecimento de mundo pode ser adquirido pela vivência de cada um, mas também pelas leituras de textos informativos (notícias, reportagens, artigos de opinião etc.), humorísticos (tirinhas, charges, cartuns etc.), literários (romances, crônicas, letras de música, contos, poemas etc.), pela frequência a peças de teatro, espetáculos de dança e música e exposições de arte.

Ainda que saibamos que nossos alunos provavelmente não tenham fácil acesso a eventos culturais, vale a pena lembrar que eles podem ir a bibliotecas e/ou centros culturais municipais (que promovem eventos, exposições e espetáculos gratuitos à população), acessar a internet (na escola/no polo, mediante agendamento prévio), ou seja, existem outras possibilidades viáveis de ampliar o conhecimento de mundo deles.

16. (1’) Finalizar a exibição da web aula com a Revisão dos conteúdos abordados. (12’27” a 13’14”)

Tempo estimado da seção Entendendo os conceitos: 50 minutos

17. (40’) Convidar os alunos a resolverem os exercícios de fixação, das páginas 7 a 16, do Material do Aluno. Combinar um tempo de 20 minutos para essa parte. Em seguida, proceder à correção perguntando aos alunos que acertaram a resposta qual foi o raciocínio empregado para chegarem à alternativa correta. Destinar 20 minutos para a correção. 18. Caso não haja tempo para corrigir todas as questões, combinar com os alunos alguns

minutos da aula seguinte para terminar a correção.

(6)

Setor de Educação de Jovens e Adultos VII. Avaliação

Deve conter o relato significativo do monitor sobre a aula/ atividade, do qual pode extrair elementos que subsidiem o planejamento de outras aulas e a proposição de outras estratégias. Refletir sobre questões como:

 As estratégias utilizadas permitiram o desenvolvimento das habilidades? • Há algo no planejamento que precisa ser repensado/alterado?

• O que deu certo? Por quê? • O que deu errado? Por quê?

• Em que habilidades é preciso investir mais esforços?

Sugerimos que o monitor também faça um levantamento sobre assuntos em que os alunos encontraram mais dificuldade, de maneira que possam ser retomados em outras oportunidades. VIII. Atividade complementar

Para os calendários que preveem duas horas de oficina, caso seja necessário, complementar o tempo aplicando a atividade que está entre as páginas 19 a 35 do Material do Aluno. Pedir aos alunos para que façam a leitura do texto Semântica e selecionar alguns exercícios para serem resolvidos. Esse material, na verdade, é um capítulo da coleção, ainda não publicada e em fase de finalização, Temas de Estudo do Ensino Fundamental, da disciplina de Língua Portuguesa. Caso seja necessário, o monitor pode abrir outros momentos no calendário para organizar a correção dos exercícios, ou atender aos alunos individualmente.

IX. Indicação de pesquisa

Monitor, relacionamos abaixo outros materiais produzidos pela Fundação Bradesco em que os alunos poderão encontrar conteúdos relacionados aos assuntos da web aula. Os materiais indicados estão à disposição dos alunos na biblioteca da escola ou polo e também no Portal EJ@, na Biblioteca Digital:

FUNDAÇÃO BRADESCO. Coletânea de Atividades Interdisciplinares– educação de jovens e adultos – ensino fundamental. São Paulo, 2008.

 Texto e contexto – Atividade 3: “Ler imagens, ver palavras”

 Sentido literal e sentido figurado – Atividade 4: “As várias faces de um texto”

FUNDAÇÃO BRADESCO. Coletânea de atividades interdisciplinares – educação de jovens e adultos – ensino médio. São Paulo, 2006.

 Intertextualidade na publicidade – Atividade 3: “Esta ideia vende”. 2006

FUNDAÇÃO BRADESCO. Temas de Estudo para a Educação de Jovens e Adultos: Língua Portuguesa. Ensino Médio. 2008

 Sentido literal e figurado – página 211: “Arte com palavras”  Intertextualidade – página 425: “Intertextualidade”.

(7)

Setor de Educação de Jovens e Adultos X. Referência bibliográfica

CAMPEDELLI, Samira Yousseff e SOUZA, Jésus Barbosa. Produção de textos & Usos da linguaguem: Curso de redação. São Paulo: Editora Saraiva, 1ª edição. 1998.

CEREJA, William Roberto et al. Interpretação de textos: construindo competências e habilidades em leitura. São Paulo: Atual, 2009.

ENCCEJA. Língua portuguesa, língua estrangeira, educação artística e educação física: livro do estudante: ensino fundamental. Coordenação Zuleika de Felice Murrie. Brasília: MEC: INEP, 2002. FUNDAÇÃO BRADESCO. Coletânea de Atividades Interdisciplinares– educação de jovens e adultos – ensino fundamental. São Paulo, 2008.

PRADO, Mateus. Guia prático novo Enem: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Instituto Henfil. Rio de Janeiro.

esilveira@fundacaobradesco.org.br Estela Garcia da Silveira ggaldino@fundacaobradesco.org.br Gilda dos Santos Galdino

Referências

Documentos relacionados

Para os tratamentos térmicos, foi preparada uma amostra do fio supercondutor com dimensões 150 mm de comprimento e 3,00 mm de diâmetro para cada perfil de

Resumo – Foram estimadas as taxas de recarga aquífera na Bacia Hidrográfica do Rio Ibicuí, localizada no Estado do Rio Grande do Sul, a partir da utilização

Cicloprimogyna  é contraindicado em caso de gravidez ou amamentação; sangramento vaginal de causa desconhecida; presença ou suspeita de câncer de mama; presença ou suspeita

O trabalho apresentado tem, como objectivo, a realização de um roteiro medieval detalhado, contendo, para além do património incluído na Rota do Românico do Vale do Sousa, todo

En – Não foi fácil, porque a essa divulgação a gente teve que ir até a “Argos”, em Jundiaí, o curso foi lá, para fazer a divulgação de um em, porque senão as

Como forma de obtermos dados, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de um formulário, onde quatro perguntas foram elaboradas com o intuito de colher informações

• O processo de transferência de créditos da IES de acolhimento para o IST no final do período de estudos obteve 18% de respostas negativas (média 3,6), destacando-se

Como a liberdade de iniciativa pode ser exercida pela atividade empresarial brasileira segundo a sua função social, ou seja, delimitada pelo paradigma da responsabilidade