• Nenhum resultado encontrado

À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "À LA CARTE Vera Ribeiro de Carvalho (você poderá ver a explicação desse título clicando aqui) ESCLARECIMENTO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

À LA CARTE

Vera Ribeiro de Carvalho

(você poderá ver a explicação desse título clicando aqui)

ESCLARECIMENTO

TENHO RECEBIDO VÁRIAS RECLAMAÇÕES DE PESSOAS QUE NÃO CONSEGUEM VER ONDE POSTAR OS COMENTÁRIOS PARA ESTA COLUNA.

SE QUISER COMENTAR, OBSERVE, LOGO QUE CLICA PARA ABRIR A COLUNA, QUE ABAIXO ESTÁ ESCRITO: "POSTE COMENTÁRIOS ABAIXO QUANDO QUISER. "

ESSE “ABAIXO” FICA NA PÁGINA ANTERIOR A ESTA. ÀS VEZES O ESPAÇO APARECE LOGO ABAIXO MESMO; ÀS VEZES, LÁ “EMBAIXÃO”, AO PÉ DO SITE. VEJA:

COMO COMEÇAR PRA VOCÊ?...

Um dia desses minha amiga Maria Nazaré Lopes mandou-me no whats um texto que logo me inspirou um tema legal para esta coluna. Começava com esta pergunta:

(2)

E falava de alguém que, quando criança, pegava uma tangerina para descascar, corria para seu pai e pedia: "Pai, começa o começo!” – A ideia era que ele fizesse o mais difícil, que era o primeiro rasgo da casca.

O resto do texto é bem lindo... Vocês poderão lê-lo na íntegra aqui:

http://www.vidanet.org.br/mensagens/pai-comeca-o-comeco

***

O que me inspirou, como eu disse acima, nesse tema, foi uma pergunta parecida:

Pois é! Acredito que, pelos testemunhos posteriores até hoje de alguns ex-alunos, eu tenha, realmente, “começado o começo” para muitos... mas... no que diz respeito à vida. Duro é quando essa pergunta era feita numa aula de redação! (Qual professor de português aí já não passou por isso? rsrsrs!).

Ainda quando se tratava do gênero Narração... cansei de dar inícios para os alunos continuarem. Era até interessante observar como um mesmo “comecinho” frutificava tantas histórias diferentes.

Mas...

Quando se fala em Dissertação... Ah! Aí a coisa muda!

Vamos entender por quê... e quem sabe até ajudo alguém que queira fazer um vestibular ou concurso... rsrsrs!

Começando “do começo”... Dissertar é “o tipo de composição na qual expomos ideias gerais, seguidas de apresentação de argumentos que as comprovem”. Certo? Primeiro, você tem que ver qual o assunto pedido... e formular o primeiro parágrafo do texto, chamado comumente de “Tópico Frasal” – e que deve conter a ideia principal que você quer defender. Para isso, no Desenvolvimento, tem-se que encontrar bons ARGUMENTOS que comprovem essa ideia a ser defendida. Aí você parte para a chamada Conclusão. (o ENEM sempre lhe pede que, nessa Conclusão, apresente uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos, que seria você sugerir alguma ação que resolvesse o problema proposto).

Um exemplo:

Estão começando a captar, né? Seria algo mais ou menos assim:

(3)

Essa coisa do tal “brainstormig” seria a “tempestade de ideias”, ou seja: as ideias que você teve para defender o tópico frasal.

Pois é aí que eu explico o título: COMO posso começar pra você, se é VOCÊ que tem que defender as ideias?? Percebe como é complicado? Poucas pessoas pensam igual... (dá pra ver perfeitamente isso nas redes sociais! kkk! Algumas, se pudessem, até “se matariam” por terem ideias contrárias! Não resisto a usar uma charge de que já me utilizei outro dia em outra coluna):

Então... não dá, né, pessoal? Eu poderia dar um início que não combinasse com o que você pensa... aí você não conseguiria comprovar aquilo... achar argumentos válidos, que soubesse defender... Acabaria zerando no ENEM porque, como não partiu de você, não conseguiria também apresentar nenhuma proposta de intervenção decente que pudesse resolver aquele problema.

(4)

... e, para isso, ♫“ouça um bom conselho/ que eu lhe dou de graça”♪♫...

Os mais belos conselhos você poderá agradavelmente ouvir no link abaixo (obrigada, amigo Clovis Cordeiro!):

https://www.facebook.com/cloviscordeirodasilva.silva/posts/2105589019466180

PAINEL

(5)

Viram só o que vem por aí? “Jantar dos Artistas”! Nossa, que chique! E eu fui convidada pela organizadora, Cléo Barbosa. Uau! (Como se eu fosse mesmo uma artista! rsrsrs!). O fato é que, por tudo o que ela me disse que já está adiantando, a noite promete! Deu pra ver, né? Dia 14/04, no Clube de Campo, a partir das 21 h. São artistas em geral, pratas da casa: pintores, escritores, cantores... enfim, tudo o que ela puder reunir, com exposições de quadros, livros, CDs... E, de quebra, um delicioso jantar, de cujo cardápio constam (vejam também o preço...):

(6)

Os interessados poderão ligar para a Cléo (98099177), ou procurar o Devair Macedo na Lanchonete Center, à Av. Moisés Lupion, 540 – fone 3522 8078.

NÃO PERCAM!!!

CHARME MODAS

OLHEM DE NOVO PARA QUANDO SERÁ O CHEQUE!! COLCCI MASCULINO!!! Xadrez, tshirts, micro estampas, militarismo e denim! Várias trends para você apostar hoje. Venha escolher as suas! Camisetas a partir de 10x 7,90!!! COLCCI FEMININO - Doces LOOKS com TSHIRTS e MOLETONS! SAPATÊNIS FEMININOS "MARA"! Totalmente com aplicações LUXUOSAS e ESTILOSAS! Moda Europeia, bombando nos pés das blogueiras brasileiras! Peças desejo para os #ColcciLovers desta temporada: Sapatênis COLCCI. E MAIS: SAPATILHAS "BBB: Boas, Bonitas e Baratas!!!" Chegando, uma mais linda que a outra... Venha buscar as suas!!!E então, gente! Estão esperando o quê??

(7)

O que há pelo Brasil que eu conheci...

Ainda não tive a chance de ver pessoalmente... mas hei de ter! Gramado, RS, estava assim na semana passada... Rua Coberta e Igreja de São Pedro (com a neblina típica da época...).

Universos Paralelos

Logo que fui entrevistada nesse programa que está bombando, fiz uma referência ao fato. Vi que houve muitas visualizações! Que bom!

Pra você, que ainda não assistiu e ficou curioso(a), segue abaixo o link direto, caso queira ver... Falo de pessoas, da SEVIA... de tanta coisa que vi e vivi...

(8)

Espaço Salute

Clique no link abaixo para ler a coluna de hoje do Dr. Rodrigo:

http://www.goionews.com.br/noticia/2018/04/07/3429/microfisioterapia-no-brasil-historia-e-curiosidades/81072/

Engordar ou emagrecer é apenas uma conta matemática: quantas calorias ingere e quantas calorias se gasta? Ninguém engorda se não come “nada”...

(9)

Galeria dos aniversariantes

1 – Amanhã, 08/04 – Claudinha Aguera, essa “menina” linda, ex-companheira de quarteto, que todo ano recebe prêmios por sua competência como dedicada e eficiente professora... ♫“Parabéns a você!...”♪

2 – 09/04 - Neusinha Cavalcant (assim mesmo, sem o “e” final!) – minha amiga de anos, filha de pioneiros... irmã de muitos “ex-aluninhos”... que sempre admirei pela garra e competência em tudo o que faz (temos que falar também que é “dona da Floricultura Quatro Estações”, né? Afinal... um “marketinzinho” sempre vai bem! rsrsrs!). Felicidades! Tudo de bom em sua vida!

3 – 09/04 – Igo Martini, que conheci “jovenzinho assim”... Pessoa guerreira, que luta com afinco pela extinção do preconceito e por causas sociais... que também sempre tive em alta conta, exatamente por isso! Muita paz e luz pra você!

4 – 10/04 – Fátima Neves – Nossa! Hoje parece que só há “aniversariantes guerreiros e de fibra”! rsrsrs! Essa minha amiga também admiro pela dedicação... competência em tudo o que faz... Forte guerreira que nunca desanima com nada! Saúde, Paz e Amor sejam seus companheiros!

5 – 11/04 – Ingrid Marques Castrillon – Essa linda jovem, embora talvez nem saiba, mora em meu coração desde “menininha”... Antes, porque é filha de uma jovem que amo e sobrinha de outro que também ocupa “um apartamento inteiro” em meu coração... Agora, pela pessoa bonita que o Destino está preparando para ter o maior sucesso! Parabéns! Muita luz!

6 – 12 – José Lucas Góes Benevides – Ah, esse meu amigo! Não há palavra melhor para defini-lo do que esta: SUPERAÇÃO! Só mesmo uma pessoa com esse espírito de luta teria conquistado tudo o

(10)

que conseguiu até agora – e muito mais virá, tenho certeza! Já escreveu um livro... conseguiu fazer uma faculdade com destaque... Nossa, é admirável! Um “tapa na cara” de muita gente que só fica aí pelos cantos, reclamando da vida e não tem um décimo dos problemas dele!... Parabéns! Sucesso! Felicidades!

Ótica e Relojoaria Orient

Novidades, desconto e prazo de pagamento... é na Orient!

As mais recentes novidades e as melhores condições de pagamento estão na ÓTICA E RELOJOARIA ORIENT. Você faz a sua compra agora e paga com cheque direto para o mês de julho!

Além do prazo, aviando sua receita de óculos na ORIENT ou na compra de qualquer produto você recebe 20% de desconto. Sua compra também poderá ser parcelada em até 10 vezes no cartão.

Além de todas essas vantagens, na ORIENT você encontra as melhores marcas em óculos de sol, relógios e joias que combinam perfeitamente com seu bom gosto.

Então não perca mais tempo, passe hoje mesmo na ORIENT para aviar sua receita de óculos ou comprar óculos de sol, relógios, joias e semijoias ou artigos de couro!

(11)

No último ... da orquestra sinfônica, houve ... entre os convidados, apesar de ser uma festa ... .

a) conserto - flagrantes descriminações - beneficente b) concerto - fragrantes discriminações - beneficiente c) conserto - flagrantes descriminações - beneficiente d) concerto - fragrantes discriminações - beneficente e) concerto - flagrantes discriminações - beneficente

https://sitenotadez.net/portugues-gramatica/

Referências

Documentos relacionados

Nossos avós estavam com a razão quando diziam que comemos para viver e não vivemos para comer.. A mesa é um excelente lugar, sozinhos ou acompanha- dos, para nos exercitarmos,

Mães de filhos (masculino) com menos de 6 anos avaliam-se a si e aos seus maridos/companheiros como menos autoritativos do que mães de filhos mais velhos (diferenças

As aivecas são protegidas com desarme automático através de mola plana (A), para maior segurança do arado e do sistema hidráulico do trator (terceiro ponto).. Portanto, em caso

Os resultados apontam que as regiões que mais se des- tacaram com números de casos acima da média nacional em todas as faixas etárias, tanto no gênero masculino como no femi-

As tabelas 13, 14 e 15 apresentam os prêmios obtidos pelo modelo de precificação da opção de compra do tipo europeia para a cesta de moedas apresentado no

Embora constatada um baixo índice de infecções pelo HIV através dos estudos analisados, percebeu- se uma alta prevalência de acidentes ocupacionais com exposição

Graduanda em Comunicação Social/Jornalismo - UFC RESUMO: Nesse artigo pretende-se lançar luz sobre a história da fotografia oitocentista atentando para as

Esta pesquisa consiste em explorar no ensino da arte a história da fotografia, sua evolução através do tempo e construções fotográficas em palimpsestos que permitem a alunos