• Nenhum resultado encontrado

VISITE O SITE:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VISITE O SITE:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

30 de abril de 2015 nº 12

VISITE O SITE:

www.naamat.org.br

. CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DE MAIO DE 2015:

Se você gosta de cantar, venha participar do Coral Zemer. Ensaios: segundas-feiras, das 16h às18h,

na Hebraica- RS, sede Bom Fim.

Indique novas chaverot para os grupos.

Informe o nome e telefone para nossa secretária (3311.0822 - naamatpioneirasrs@terra.com.br ).

Evento

Dia

Horário

Local

Reunião de Turismo

04/05

09h

Central

Reunião de Bazar

04/05

10h

Central

Visita ao Lar Maurício Seligman

06/05

14h

Reunião do Cultural

11/05

14h30min

Central

Passeio a Nova Petrópolis - Festimalhas

28/05

saída 8h

BOLETIM INFORMATIVO

CENTRO PORTO ALEGRE

(2)

. LEMBRANÇA DE IOM HAZIKARON E COMEMORAÇÃO DE IOM HAATZMAUT:

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul, em conjunto com a SIBRA, organizou o ato em homenagem a Iom Hazikaron, na sinagoga da Sibra, no dia 22 de abril, o qual contou com a presença de Eliane Kassow Mastronardi, vice-presidente da Na’amat Pioneiras Porto Alegre.

A atividade comunitária reuniu mais de uma centena de pessoas. O ato iniciou com uma cerimônia dirigida pelo guia espiritual da SIBRA, Guershon Kwasniewski, e com a participação dos rabinos Pablo Iugt, do Centro israelita Porto-Alegrense, e Ari Oliszevski, da União israelita Porto-Alegrense. Dirigentes das entidades judaicas, dentre eles a nossa representante, acenderam as velas de uma menorá em respeito aos heróis israelenses.

Após a cerimônia, foi comemorado Iom Haatzmaut, celebrando os 67 anos do Estado de Israel, com um recital de músicas judaicas.

(3)

. APRESENTAÇÃO DO FILME: ESSE VIVER NINGUÉM ME TIRA E DEBATE COM O

DIRETOR CACO CIOCLER:

Sucesso absoluto é o que se pode dizer do evento programado pelo Departamento Cultural da Na’amat Pioneiras de Porto Alegre, na tarde do dia 25 de abril. Com grande procura pelos ingressos, o público praticamente lotou o auditório de quase 300 lugares da AMRIGS. Foi exibido o filme-documentário ESSE VIVER NINGUÉM ME TIRA, dirigido pelo ator Caco Ciocler, que veio especialmente de São Paulo, para debater sobre o mesmo. O filme, bastante emocionante, trata da atuação de Aracy de Carvalho Guimarães Rosa no consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha, na época do nazismo, quando, arriscando a sua vida, conseguiu passaportes para muitos judeus alemães poderem escapar dos campos de extermínio. Após a projeção, Caco Ciocler introduziu o motivo por que realizou este filme e seguiram-se muitas perguntas. O evento, como um todo, foi muito elogiado e aplaudido por todos os presentes, e o diretor cativou o público pela sua simplicidade e simpatia.

(4)

.

PASSEIO DO GRUPO KINERET - MORRO REUTER: UM DOMINGO DIFERENTE:

No dia 26 de abril, o grupo Kineret, da Na’amat Pioneiras de Porto Alegre, realizou um passeio a Morro Reuter. O dia amanheceu esplendoroso, como são geralmente os dias outonais do Rio Grande do Sul. Dois ônibus, com 63 pessoas ao todo, partiram de Porto Alegre às 9h, e a primeira parada foi no museu-ateliê a céu aberto de Cláudia Sperb, intitulado O Caminho das Serpentes. É um lugar lindo, com muitos trabalhos artísticos em mosaico e uma vista fascinante da serra. Há lá, inclusive, um fusca todo coberto de mosaicos, muito interessante. Dali, rumamos para o restaurante El Paradiso, que fica adiante, na mesma estrada que leva a Santa Maria do Herval. A comida colonial, alemã e italiana, muito farta e gostosa, foi muito apreciada por todos os que fizeram parte dessa excursão. Após descansar um pouco no local, que, além de ficar no meio de um parque privilegiado pela natureza, apresenta várias amenidades, seguimos ao centrinho da cidade de Morro Reuter, parando uns minutos numa confeitaria para comprar guloseimas. A última parada foi no outlet Platinum, de Novo Hamburgo, com muitas lojas, e onde os nossos convidados se deliciaram com as compras. Chegamos a Porto Alegre, às 18h45, e o grupo Kineret sentiu-se feliz e recompensado: realmente, foi um evento muito fraternal e agradável.

. BRECHÓ BENEFICENTE DO GRUPO IACHAD:

Em seu 14º ano de existência, o Brechó do Grupo Iachad vem solicitar a colaboração de todos aqueles que têm roupas, calçados, acessórios de vestuário e queiram nos ceder para que possamos oferecer aos compradores, colaborando assim com as diversas Entidades que são favorecidas com nossas vendas:

Instituto da Criança com Diabetes Instituto do Câncer Infantil

(5)

Associação Israelita Damas de Caridade

Começaremos nossas vendas nos seguintes dias:

DOMINGOS – 14, 21, 28 DE JUNHO DAS 17 ÀS 19 HORAS

05 DE JULHO DAS 17 ÀS 19 HORAS

TERÇAS-FEIRAS – 16, 23, 30 DE JUNHO

07 DE JULHO

BAZAR ANUAL DIA 12 DE JULHO, DAS 10 ÀS 18 HORAS. Contatos para a doação de roupas:

Central Na’amat 33110822

Raquel Melamed raquel.melamed@gmail.com F:98665566 Ivone Herz ivoneherz@gmail.com F: 98081834

(6)

. DEPARTAMENTO DE TURISMO CONVIDA:

. CAMPANHA RECICLE BEM DO GRUPO BERTA SIMINOVICH:

Grupo Berta Siminovich informa que a campanha Recicle Bem continua!

Nossa coleta de tampinhas vem sendo um sucesso e agora contamos com dois postos de coleta permanentes:

- Sorveteria Cronck´s, na Felipe Camarão, 611. - Garagem Alberto Bins, na Alberto Bins, 849.

(7)

Na ultima sexta-feira, realizamos a venda de mais um lote de 165 kg de tampinhas e continuaremos recolhendo mais. A sua participação é muito importante para que possamos continuar ajudando a quem tanto precisa!

(8)

EXECUTIVO NACIONAL

Na’amat Pioneiras Brasil

Prezadas chaverot,

Segue artigo do jornal times of Israel citado no WJC - World Jewish Congress de 30 de abril de 2015. Shabat Shalom!

A AJUDA DE ISRAEL AO NEPAL É MAIOR QUE A DE QUALQUER OUTRO PAÍS

Israeli soldiers establish a field hospital together with Nepalese army, in Nepal, following the deadly earthquake. on April 29, 2015. (Photo credit: IDF Spokesperson)

A equipe de ajuda de Israel no Nepal, país montanhoso recentemente atingido por um violento terremoto, é maior que a de qualquer outra missão de ajuda.

Mais de 250 médicos e pessoal de resgate fazem parte da delegação das Forças de Defesa de Israel (FDI) que chegou a Katmandu, capital do Nepal, na terça-feira, logo após o terremoto de sábado que devastou grande parte desse país, matando pelo menos 5 mil pessoas, deixando mais de 8 mil feridos e dezenas de milhares de pessoas sem teto e sem alimentos.

O grupo de Israel estabeleceu um hospital de campo com 60 leitos que começou a operar na quarta-feira, em colaboração com o hospital do exército local. O primeiro-ministro do Nepal, Sushil Moirala, e o chefe do estado-maior do exército visitaram o hospital de campo israelense para assistir a cerimônia de abertura.

(9)

Dezenas de mochileiros israelenses estão espalhados por muitas partes do país, especialmente na área dos lagos Goisankunda. O ministério do exterior informou que apenas um israelense, Or Asraf, ainda não foi localizado. Havia cerca de 2 mil israelenses no Nepal quando ocorreu o terremoto. O canal 2 informou que Asraf tinha sido visto vivo e bem uma hora após o terremoto, mas a informação não foi confirmada. As equipes de resgate de Israel esperam localizá-lo e resgatá-lo até o final do dia.

Asraf foi levemente ferido quando lutava na guerra de Gaza no verão passado. Depois de recuperado ele foi para o Nepal, um destino muito popular entre os jovens israelenses que terminam o serviço militar. Asraf pretendia regressar a Israel em julho.

A equipe de ajuda israelense no Nepal é a maior até agora enviada por Israel ao exterior. Israel enviou hospitais de campo ao Haiti, às Filipinas e ao Japão quando ocorreram desastres naturais nesses países.

De acordo com dados da CNN, a delegação oficial de Israel, sem contar vários grupos de ajuda particulares, chega a 260 pessoas, mais que todos os outros esforços enviados por outros países. A segunda maior delegação, da Inglaterra, tem 65 pessoas, seguida pela China, com 62; os Estados Unidos enviaram 54 e a Coreia do Sul, 40. Taiwan enviou 20 pessoas, a Itália 15 e a França 11.

Israeli soldiers set up a field hospital together with the Nepalese army in Nepal following the deadly earthquake on April 29, 2015.

(IDF Spokesperson)

Em dinheiro, outros países foram bem. A maior contribuição foi dos Estados Unidos, 10 milhões de dólares, seguidos pela Inglaterra com 5 milhões, Canadá com 4 milhões, Austrália e Noruega com 3,9 milhões cada uma e União Europeia com 3,25 milhões. Israel não enviou dinheiro.

Israel também é líder nos esforços para resgatar seus cidadãos desaparecidos. Cerca de 2 mil israelenses estavam no Nepal quando ocorreu o terremoto. A grande maioria já foi resgatada, sendo que apenas um ainda não foi localizado.

(10)

Quatro aviões foram enviados, junto com helicópteros e jipes alugados para remover os israelenses, enquanto que esforços combinados das FDI, equipes de resgate patrocinadas por companhias de seguros e vários grupos de voluntários ajudaram a localizar quase todos os israelenses, mesmo nos locais mais remotos desse país montanhoso.

Em contraste, dos 1.400 cidadãos franceses que estavam no país quando ocorreu o terremoto, 676 permanecem desaparecidos. Dos cerca de 550 canadenses que também se encontravam no Nepal, mais de 300 ainda não foram localizados e dos 4 mil cidadãos chineses, 683 ainda não foram encontrados. Tradução: Adelina Naiditch

OUTROS CENTROS

Referências

Documentos relacionados

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em

Curvas de rarefação (Coleman) estimadas para amostragens de espécies de morcegos em três ambientes separadamente (A) e agrupados (B), no Parque Estadual da Ilha do Cardoso,

131 APÊNDICE C – Capacitação para manipuladores de alimentos do Restaurante Universitário - Boas Práticas nas rotinas de serviço; Doenças Transmitidas por Alimentos;

Os resultados confirmam a hipótese de que polimorfismos dos genes OCA2 e HERC2 podem contribuir para a formação dos fenótipos clássicos de pigmentação de olhos, pele, cabelos

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Invólucro campanulado, 8-10 mm alt., 13-15 mm diâm., trisseriado, brácteas involucrais dimorfas, as da série externa foliáceas, expandidas, de maior tamanho que as internas, às

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º