• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA COLETA DE DADOS PARA MONITORAMENTO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA COLETA DE DADOS PARA MONITORAMENTO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC

SERVIÇOS DE DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA COLETA DE DADOS PARA MONITORAMENTO DE RESTAURAÇÃO FLORESTAL

1. Contextualização

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como missão “conservar as terras e águas das quais a vida depende”. Atua em mais de 30 países, com apoio de associados, da comunidade empresarial e de organizações bilaterais. Até o momento, a TNC já contribuiu para a preservação de mais de 48 milhões de hectares em todo o mundo.

Desde 2008 a TNC conta com a Campanha PBT “Plant a Billion Trees” para arrecadar recursos para alavancar programas e projetos de restauração florestal em larga escala no bioma Mata Atlântica. Entre outras atividades, a TNC monitora áreas em processo de restauração apoiadas pela supracitada Campanha.

2. Objetivo

O objetivo da presente consultoria é desenvolver um aplicativo para coleta de dados em campo dos projetos em restauração florestal para realizar o monitoramento de acordo com a rotina já estabelecida pela TNC e parceiros.

Esse aplicativo deverá estar integrado com o sistema web (Sistema PBT), já existente, dos projetos de restauração florestal da TNC.

3. Características gerais necessárias para o aplicativo

 Banco de Dados integrado ao sistema PBT - sistema web de projetos de restauração florestal que contém todos os projetos de restauração florestal da TNC e parceiros inseridos num banco de dados SIG desenvolvido em plataforma livre. Para garantir a integração entre as bases de dados deverá ser feita a validação técnica com os programadores do sistema PBT.

(2)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC

 Aplicativo para inserção de dados em formulários pré-definidos através de tablets. O aplicativo deverá rodar no SO Android.

 O aplicativo deverá ser configurado para usar: GPS interno do tablet (sistema GPS On Board e aGPS) e/ou compatível para o uso de Bluetooth GPS.

 Os dados das parcelas sorteadas para o monitoramento, bem como, informações do projeto, serão obtidos através do banco de dados do sistema PBT, elaborados previamente por um técnico de restauração florestal da TNC. Aplicativo precisara fazer a carga desses dados extraídos do sistema PBT.

 Os dados coletados e armazenados no aplicativo coletor de dados dos projetos de restauração deverão ser exportados e transferidos para a base de dados do sistema PBT.

 Deverá ser disponibilizada a opção de ter as imagens do Google Earth disponíveis na interação de todo o aplicativo coletor de dados.

4. Área de abrangência

O aplicativo será usado para todos os projetos de restauração florestal, inicialmente será testado nos projetos do ES, BA e MG com os parceiros da TNC.

O sistema de coordenadas do banco de dados será UTM, sendo o fuso padrão de acordo com a localização específica de cada município. A escala deverá ser compatível com as informações mapeadas.

5. Atividades a serem desenvolvidas

Os trabalhos a serem realizados para atender os objetivos do presente termo deverão contemplar minimamente as seguintes atividades:

5.1 Elaborar a estrutura do Banco de Dados

Realizar o detalhamento das informações a serem contempladas no aplicativo e integração com o sistema PBT por meio de entrevistas e reuniões com usuários envolvidos, gerando as planilhas de levantamento, padrões e dicionarização destas informações às ferramentas de apoio a serem utilizadas. Elaborar fluxogramas dos processos existentes do negócio, sendo necessário o levantamento e a dicionarização voltada para construções desses diagramas (ex. definir unidades organizacionais, passos do processo, fluxos, depósitos, disparos e resultados). Construir os protótipos das funções do negócio, utilizando-os como parte do processo de validação e consolidação dos trabalhos nestas fases, sendo necessária também a construção de documentação explicativa sobre a funcionalidade dos produtos.

Durante esse processo a equipe TNC, equipe de monitoramento e programadores do sistema PBT deverão ser envolvidos.

(3)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC

5.2 Desenvolver interface para a integração do sistema e da base de dados.

O desenvolvimento do aplicativo e das interfaces para as finalidades que se propõe o presente termo deverá conter minimamente os temas que se seguem, sendo que a organização da base de dados consolidada (por meio de tabelas), seja passível de ser assimilado por outros tipos de banco de dados. Além de dados tabulares o aplicativo deve estar habilitado a armazenar e exportar fotos, importar e exportar planilha formato excel (dados que serão extraídos do sistema PBT e depois retornado) e arquivos formatos .DBF e .CSV que irão conter os vértices em coordenadas x, y dos polígonos de restauração e pontos que indicam o local para implantar a parcela para o monitoramento.

Os temas são:

5.2.1 Dados gerais Blocos de restauração

Serão exibidas, somente para leitura, as principais informações dos blocos com o objetivo de auxiliar no contexto do projeto

Para cada bloco de monitoramento (consiste na estratificação de um determinado subprojeto pela sua técnica de restauração + ano de intervenção + unidade ambiental), serão visualizadas as seguintes informações:

 Nome do programa  Projeto  Subprojeto  Município  Unidade Ambiental  Técnica de restauração  Data da primeira intervenção  ID_Bloco

 Nome do Bloco

 Total de hectares em restauração do bloco  Número de polígonos por bloco

 Número total de parcelas no bloco

Arquivo .DBF e/ou .CSV com as coordenadas dos vértices de cada bloco

5.2.2 Localização e dados gerais do polígono

Para cada polígono de monitoramento, polígono corresponde ao limite da área que esta sendo restaurada e que pertencerá sempre somente a um bloco de monitoramento, mas poderá ter varias parcelas alocadas, serão mostradas e coletadas as seguintes informações:

 ID_bloco  Nome do Bloco  ID_propriedade

(4)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC  Nome do proprietário

 ID_polígono de restauração

 Numero de parcelas neste polígono

Arquivo .DBF e/ou .CSV com as coordenadas dos vértices de cada polígono.

Campos a serem coletados:

 Data da coleta em campo  Localização na paisagem

 Uso e ocupação do solo no entorno (idem)

 Proximidade de fragmentos naturais (>100m ou <100m)

 Descrição da feição (Estágio avançado, estágio médio, estágio inicial, pasto sujo denso, pasto sujo ralo, pasto)

 Sinas de supressão de plantas? S/N

 Código da foto (deverá gerar um ID automatizado)  Sinais de caçadores? S/N – OBS:

 Cerca em bom estado? S/N/ NA  Aceiro em bom estado? S/N/ NA

Deverão também ser coletados grupos de informações para cada polígono: Fatores negativos para restauração e Fatores positivos para restauração.

5.2.3 Caracterização da parcela

Para cada parcela de monitoramento serão visualizadas e coletadas as seguintes informações:

 ID_polígono  ID_parcela

 Número sequencial da parcela

Arquivo .DBF e/ou .CSV com as coordenadas do ponto de cada parcela

Campos a serem coletados:

 Data da coleta em campo

 Proximidade de fragmentos naturais

 Vegetação dominante Localização na paisagem

 Uso e ocupação do solo no entorno Cobertura do solo em 3 subparcelas;  Média gramíneas;

 Cobertura do solo pelas copas das árvores (%)  Número de estratos Altura média

 Densidade

 Área Basal Código dafoto (devera gerar um ID automatizado)

(5)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC

opções de escolha para o usuário. Para cada parcela deverá ser possível inserir as espécies encontradas, selecionadas de uma lista de espécies extraída do sistema PBT ou de outro banco de dados já existente, porém será possível adicionar espécies, sua família e seu respectivo autor no aplicativo coletor que não estejam cadastradas. Durante o processo de carregamento dos dados coletados em campo essas novas espécies serão incorporadas no banco do sistema PBT.

Dessa forma, durante a coleta de dados de monitoramento o técnico poderá escolher da lista de espécies, caso não tenha poderá inserir a espécie. Para cada espécie encontrada na parcela devera ser informado:

 ID_parcela

Para cada espécie encontrada deverão ser informados os seguintes dados a serem coletados:  Exótica? S/N;

 Arbóre/ arbustiva;

 Ameaçada de extinção? S/N (qual lista?)  Plantada ou regenerante? P/R

 Numero de indivíduos 0,5-1,5m  Número de indivíduos >1,5m  Número de indivíduos >15cm CAP  DAP cm

 Área basal (>15cm CAP)  Observações: texto livre

 Código da foto (deverá gerar um ID automatizado)

Dados como a descrição da espécie (autor, família, , arbórea ou arbustiva) serão correlacionados pelo nome da espécie.

Todos os registros coletados deverão ser carregados no sistema PBT, no mínimo o carregamento deverá ser feito por blocos, as fotos deverão ter um tamanho máximo que será avaliado e estabelecido a fim de que seja viável o upload de um conjunto de fotos. Essa etapa do processo será discutida em conjunto com os técnicos que desenvolveram o sistema PBT. 5.3 Síntese dos dados coletados em campo

O aplicativo coletor de dados devera agrupar os dados coletados por blocos de monitoramento, informando:

 Informação dos blocos: Programa TNC; Projeto TNC; Região; Unidade Ambiental; Técnica de Restauração; Data da primeira intervenção; ID do bloco; Número de hectares em restauração no bloco; número de parcelas por bloco; Número de polígonos por bloco

 Plantas/ ha Indivíduos de MENOR porte (0,5 – 1,5m) - (média e desvio padrão) e riqueza (n. de spp)

 Plantas/ ha Indivíduos de MAIOR porte (>1,5m) - (média e desvio padrão) e dens. Erro amostral; riqueza (n. de spp)

(6)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC

 Plantas/ ha Indivíduos de MAIOR porte 2 (>15cm CAP) - (média e desvio padrão) e dens. erro amostral; riqueza (n. de spp); Área basal total

 % de cobertura de copa (média e desvio padrão)  % de cobertura de gramíneas (média e desvio padrão)  Número de estratos encontrados (média e desvio padrão)  Tipos de proteção presentes (aceiro/cercamento)

Resumo por blocos listando os fatores de degradação negativos e os fatores positivos.

6. Produtos a obter

6.1 Relatório técnico do levantamento completo dos requisitos para o desenvolvimento do aplicativo.

6.2 Protótipo do aplicativo, contendo todas as funcionalidades solicitadas no presente termo para fase de testes.

6.3 Aplicativo versão final contendo todos os ajustes identificados no produtor anterior. 6.4 Treinamento e Manual do Usuário.

6.5 Manutenção do aplicativo por um período de 6 meses após a implantação, ajustando problemas identificados durante o período de operação.

6.6 Documentação de todos os fluxos e rotinas desenvolvidas, incluindo o código fonte do aplicativo.

7. Critério para avaliação dos produtos

Os produtos entregues serão avaliados e sujeitos a aprovação para efetuar pagamento com base nos seguintes critérios:

Consistência lógica – serão executadas rotinas para avaliar a consistência do sistema e dos produtos entregues.

Armazenamento e segurança dos dados – os dados inseridos e armazenados serão testados para verificar se o sistema retém essas informações apropriadamente, ao mesmo tempo será avaliado o acesso aos dados feito por diferentes perfis de usuários.

(7)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC 8. Prazo de entrega dos serviços

Os serviços deverão ser realizados no prazo de 120 dias, conforme definido no Plano de Trabalho a ser apresentado pela contratada.

9. Forma de Pagamento

O cronograma de desembolso pelo pagamento dos serviços executados será efetuado conforme proposta entregue pelo proponente e aceita pela TNC.

O pagamento deverá estar atrelado à entrega e aprovação de produtos e/ou módulos do sistema.

10. Organização e Metodologia

A empresa deve apresentar, de forma detalhada, no seu plano de trabalho:

 apresentação da metodologia e o referencial teórico e conceitual a ser utilizada;

 demonstração da compreensão do objeto a que está concorrendo. Deverá conter uma exposição geral do entendimento do produto a ser gerado e a interface com os possíveis usuários;

 estabelecimento de estratégia para desenvolvimento da ferramenta, bem como o acompanhamento de uma equipe técnica da contratada, com a execução das atividades do objeto deste Termo de Referência, de modo a garantir o conhecimento do projeto como um todo, o entendimento do procedimento metodológico durante o desenvolvimento dos trabalhos nas fases previstas e a manipulação dos produtos finais e;

 demonstração da forma pela qual irá se organizar para realizar a contento o trabalho. Explicitar a plataforma tecnológica necessária para o desenvolvimento e operação da ferramenta, bem como as configurações mínimas de hardware e software necessárias para operar a ferramenta.

11. Dos Direitos de Uso e Autorais

A TNC fica livre para disponibilizar o uso das demais ferramentas para seus parceiros e projetos, ficando os direitos autorais para a TNC com os respectivos arquivos fontes, com o devido registro de desenvolvimento da contratada.

12. Envio de proposta

A proposta técnica deve conter:

a. Detalhamento metodológico e plano de trabalho a partir das especificações constantes neste Termo de Referência

b. Cronograma de execução das atividades

(8)

TERMO DE REFERÊNCIA - TNC

A proposta técnica deve ser enviada aos cuidados de Milena Ribeiro, mribeiro@tnc.org, ate o dia 14 de maio de 2014.

13. Qualificação Técnica Obrigatória

(i) Experiência comprovada na utilização, manejo e desenvolvimento de programação, SIG e no gerenciamento de informações e bancos de dados (ii) Disponibilização de equipe que detenha diploma universitário em área

relacionada com a função: geografia, cartografia, agronomia, florestal ou afins; (iii) Experiência na área ambiental;

(iv) Experiência no uso de bases de dados a partir de informações de diversas fontes e preparar relatórios.

Referências

Documentos relacionados

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Em relação aos conhecimentos de saúde oral constatou-se que pais/encarregados de educação e crianças estão informados sobre a presença, ou não, de dentes cariados, bem como,

Estes resultados apontam para melhor capacidade de estabelecimento inicial do siratro, apresentando maior velocidade de emergência e percentual de cobertura do solo até os 60

Entendendo, então, como posto acima, propõe-se, com este trabalho, primeiramente estudar a Lei de Busca e Apreensão para dá-la a conhecer da melhor forma, fazendo o mesmo com o

A variação do pH da fase móvel, utilizando uma coluna C8 e o fluxo de 1,2 mL/min, permitiu o ajuste do tempo de retenção do lupeol em aproximadamente 6,2 minutos contribuindo para

Membro_Faculdade (Matrícula: Inteiro, Nome: string[50], Carga: Inteiro, IniContrato: data, Curso: string[30], professor: booleano, aluno: booleano). Membro

Por isso, respondendo a Heurgon acerca de sua tese, Le Goff sinalizou que em função de suas leituras, havia conquistado certa familiaridade com o conjunto da Idade Média,

(14) use um método de escrileitura calcado na vontade lúcida de estruturar o texto e não na intenção (absurda) de formular juízos de valor; ou seja, não organize o