• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS DA ACAFE HISTÓRIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS DA ACAFE HISTÓRIA"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS DA ACAFE – HISTÓRIA

Questão 01)

“Outro elemento que contribuiu fortemente para a instabilidade social na região contestada, bem como no conjunto do planalto catarinense, foi a introdução da ferrovia. A construção da linha entre União da Vitória e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, concluída em 1910, e o ramal leste, que ligava União da Vitória a Rio Negro, concluído em 1913, promoveram uma série de problemas para a região. A empresa concessionária responsável pela exploração da linha por 90 anos era a Brazil Railway, [...] a qual além das garantia de juros em caso de prejuízo, recebia como doação por parte do governo federal um trecho de até 15 quilômetros de terras de cada margem da linha”.

(In: MACHADO, Paulo Pinheiro. Lideranças do Contestado. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004. Pgs 142 e 143). Com base no texto acima e nos conhecimentos acerca da história do Contestado, analise as afirmações a seguir. I Através do texto, pode-se concluir que a exploração do trecho de 15 quilômetros de terras de cada margem

da ferrovia não ocasionou nenhuma instabilidade na região.

II A exploração das terras do Contestado pela Brazil Railway contribuiu para a integração e crescimento econômico da região, gerando emprego e renda para todos os caboclos e sertanejos do Contestado.

III A historiografia brasileira encontra no messianismo um dos principais pontos em comum entre o movimento de Canudos, no sertão da Bahia, e o movimento do contestado. A liderança de algumas figuras místicas do Contestado acentuou esta característica no movimento catarinense.

IV A exploração da madeira na região foi uma das principais atividades econômicas desenvolvidas pela Southern Brazil Lumber and Colonization, empresa subsidiária da Brazil Railway Co.

V Os sertanejos do contestado não chegaram a entrar em conflito armado com as forças legais, tendo em vista os acordos sobre a concessão de terras aos posseiros, legitimados pelo governo federal.

Todas as afirmações corretas estão nos itens: a) II - III - IV

b) IV - V c) III - IV d) I - II – V

Questão 02)

A História do Brasil Colônia é marcada por diversas revoltas sociais e complexos processos de resistência ao Estado português e à Igreja.

Acerca desse contexto, analise as afirmações a seguir.

I. A resistência dos escravos ocorreu, dentre outras formas, através das fugas, revoltas e na formação de agrupamentos conhecidos como quilombos.

II. A Inquisição que se instalou no Brasil no século XVIII, em Minas Gerais, perseguiu principalmente as seitas cristãs dissidentes do catolicismo. A revolta desses grupos, pouco conhecida, acabou por ser duramente reprimida com execuções sumárias, degredo e prisões.

III. As populações indígenas sofreram com a escravização. Os conflitos foram muito violentos e levaram, em muitos casos, à extinção de vários povos indígenas.

IV. As Guerras Guaraníticas opuseram, no século XVIII, milhares de índios às tropas portuguesas lideradas pelos Jesuítas, que desejavam a conversão ou a escravização dos índios.

V. Durante a ocupação holandesa no nordeste, no século XVII, foram os grupos indígenas que mais resistiram, pois a Companhia das Índias Ocidentais escravizou e deportou grande quantidade de índios para suas colônias de produção de açúcar no Caribe.

(3)

Todas as afirmações corretas estão em: a) I - III b) I - II - IV c) II - III - V d) III - IV Questão 03)

Dentre as manifestações artísticas brasileiras do século XX, o modernismo, o tropicalismo e o cinema novo são exemplos de contribuições consistentes à cultura do país.

Acerca desses movimentos, analise as afirmações a seguir.

I. Uma das mais importantes percepções do modernismo brasileiro foi sua crítica às concepções estéticas importadas da Europa. Defendia uma arte de temas brasileiros e que retratava, entre outras coisas, pessoas comuns ao invés de grandes eventos.

II. Dentre os principais expoentes do Cinema Novo, Arnaldo Jabor tornou-se inovador pelos seus documentários que faziam duras críticas aos movimentos de esquerda no país.

III. O tropicalismo foi um movimento cultural inovador e complexo. Reuniu elementos da música brasileira e da poesia concretista. Gilberto Gil e Caetano Veloso foram dois de seus principais representantes na cena musical do país.

IV. O movimento modernista através de Heitor Villa Lobos trouxe sofisticadas construções melódicas e harmônicas à música brasileira.

V. O Cinema Novo destacava-se também por uma contradição: o compromisso com temas políticos de enfrentamento da ditadura e a influência temática do cinema hollywoodiano.

Todas as afirmações corretas estão em: a) III - IV - V

b) II - III - V c) IV - V d) I - III – IV Questão 04)

Em 2014 completa um século do início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Este evento provocou profundas transformações políticas, econômicas e militares na Europa. O resplendor da “Belle Epoque” contrastava com o horror da destruição e de milhões de mortes.

Considere o contexto que gerou e deflagrou a “Grande Guerra” e os anos que se seguiram ao conflito e analise as afirmações a seguir.

I. As políticas nacionalistas dos países europeus contribuíam para acelerar os antagonismos. O pan-eslavismo foi decisivo no posicionamento russo pró Sérvia na questão balcânica que resultou na morte do arquiduque Francisco Ferdinando.

II. Na fase inicial da guerra, embora se mantendo neutros, os Estados Unidos da América (EUA) forneciam alimentos e armas para os países da Entente.

III. A Guerra de Trincheiras teve como palco principal o território alemão. Na Batalha do Marne a cidade de Berlim chegou a ser sitiada pelas tropas francesas. Chegava ao fim o “mito” da invencibilidade alemã.

IV. Com a ascensão de um governo socialista, a Rússia alia-se ao Império Austro-Húngaro na formação de Frente Oriental e com o Exército Vermelho tem decisiva participação nas últimas batalhas da Primeira Guerra. V. Nesta guerra, a Alemanha contou com a participação decisiva da Itália ao seu lado, até o fim do conflito

(1918). Um fator determinante para a derrota alemã foi a aliança que o Império Turco- Otomano fez com os belgas, obrigando o exército alemão a lutar em duas frentes (Ocidental e Oriental).

Assinale a alternativa correta.

a) Todas as afirmações estão corretas. b) Apenas as afirmações I e II estão corretas.

(4)

c) Apenas as afirmações IV e V estão corretas. d) Apenas a afirmação IV está correta. Questão 05)

Sobre o processo de descolonização da América espanhola e o seu contexto, analise as afirmações a seguir. I Com a liderança dos Chapetones, os cabildos declararam sua autonomia em relação à Espanha. II O contexto das guerras napoleônicas contribuiu para a revolta criolla contra a metrópole.

III A independência dos Estados Unidos da América estimulou os movimentos emancipatórios da América espanhola, influenciados pela ideologia iluminista.

IV Influenciado pelo movimento de independência de 1822 no Brasil, os países emergentes da América espanhola, em sua maioria, adotaram a monarquia hereditária.

V A Santa Aliança, com a liderança da Espanha, enviou navios de combate numa tentativa de impedir os movimentos de emancipação na bacia do Rio da Prata.

Todas as afirmações corretas estão em: a) I - III - IV

b) II - III c) II - III - IV d) IV - V Questão 06)

O colapso do socialismo no Leste europeu ocasionou profundas transformações políticas e sociais nos países que viviam sob a influência política do Estado soviético.

Nesse sentido é correto afirmar, exceto:

a) Na Polônia, o Sindicato Solidariedade, ligado ao Partido Comunista Russo, dificultou a abertura política e insistiu na permanência da Polônia no Bloco soviético.

b) Na Tchecoslováquia, os protestos contra o socialismo foram violentamente reprimidos. Posteriormente, entre novembro e dezembro de 1989, ocorreu a redemocratização do país num movimento conhecido como Revolução de Veludo.

c) Na Alemanha Oriental, após pressão e grandes manifestações, foram abertas as fronteiras com a Alemanha Ocidental. Em 1990, com a unificação da Alemanha, a Alemanha Oriental deixou de existir.

d) Na Romênia, o fim do socialismo foi marcado pela prisão e execução do então presidente Nicolau Ceausescu. Em seguida foram convocadas eleições livres e a democracia voltou aos Cárpatos.

Questão 07)

A recente crise institucional da Petrobrás remete a um dos temas mais complexos da economia mundial do século XX: a indústria petrolífera global.

Sobre esse setor e a participação da Petrobrás na mesma é correto afirmar, exceto:

a) A Rússia de Putin tornou a exportação de petróleo um de seus principais trunfos. O presidente russo reestatizou várias empresas que haviam sido privatizadas no governo de Boris Yeltsin, seu antecessor, entendendo a importância estratégica do setor para a política interna e externa da Rússia.

b) As grandes empresas petrolíferas privadas dos EUA recentemente optaram por mudar drasticamente sua estratégia, fazendo uma transição tecnológica para a chamada era pós petróleo. Nesse sentido, hoje já produzem muito mais energia “limpa” do que a derivada da exploração de petróleo e gás.

c) Apesar da atual conjuntura, a Petrobrás foi e ainda é uma das empresas estatais mais exitosas do segmento. Nasceu em 1953, no governo de Getúlio Vargas, e teve seu monopólio quebrado no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso.

d) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP reúne muitos dos principais países produtores e exportadores. Para seus críticos é um cartel injusto. Para seus membros, uma defesa de seus interesses e projetos políticos estratégicos.

(5)

Acerca das principais artes e manifestações culturais dos séculos XIX e XX, analise as afirmações a seguir.

I. A literatura do século XIX produziu obras primas como as de Leon Tolstoi, Émile Zola e Honoré de Balzac. A influência dessas obras permanece até hoje e ajudou a retratar diversos momentos da História.

ll. O cinema tornou-se uma arte de grande prestígio no século XX. A principal escola cinematográfica é a estadunidense, sediada principalmente em Hollywood. Seu conteúdo político contestador e de esquerda à levou a perseguição pelos grupos mais conservadores da política dos EUA.

lll. A escultura teve em Auguste Rodin um de seus mais criativos e brilhantes artistas. Sua vida cheia de percalços e dificuldades contrasta com o alto valor atual de muitas de suas obras.

lV. A radicalização política do início do século criou a chamada literatura totalitária. Friedrich Nietzsche e August Comte contribuíram com obras que elogiavam a violência, a força e regimes políticos autoritários.

Todas as afirmações corretas estão em: a) I - III

b) II - III c) I - III - IV d) II - III - IV Questão 09)

“Em contrapartida, no interior do Estado, a prepotência policial e militar era exercida sem maiores limites: animais de tração, carroças e caminhões eram requisitados para o uso das autoridades sem qualquer tipo de indenização; vendas e outros pontos de encontro tornaram-se estreitamente vigiados para impedir o uso das línguas alemã e italiana, sendo que um deslize neste sentido poderia acarretar as mais variadas punições (como passar um tempo na prisão ou ingerir óleo de rícino ou óleo diesel diante de soldados armados)”

FALCÃO, Luiz Felipe. Entre ontem e amanhã: diferença cultural, tensões sociais e separatismo em Santa Catarina no século XX. Itajaí: Edi- tora da UNIVALI, 2000. páginas 177,178). Acerca do contexto acima descrito e sobre o período conhecido como Estado Novo, em Santa Catarina, é correto afirmar, exceto:

a) Após a declaração de guerra do Brasil ao Eixo, em 1942, as comunidades de origem alemã e italiana passaram a ser alvos de todo tipo de intervenções por parte do governo estadual e federal.

b) Nereu Ramos, um defensor da cultura ítalo-germânica, acabou sendo afastado do cargo de interventor em Santa Catarina pelo presidente Getúlio Vargas. Posteriormente, após o fim do Estado Novo, tornou-se embaixador do Brasil na Itália.

c) Neste período, em Florianópolis, foi criado um Campo de Concentração conhecido como Presídio Político da Trindade, com o objetivo de deter os acusados de origem alemã ou italiana de participarem de atividades que atentassem contra a segurança nacional.

d) Em diversas cidades de Santa Catarina, nome de ruas, colégios e instituições em geral que apresentassem origem alemã ou italiana foram substituídos por datas nacionais e personalidades, como: 07 de setembro, XV de novembro, Floriano Peixoto, Rio Branco, Deodoro da Fonseca, etc.

Questão 10)

A História dos países latino-americanos está repleta de contradições e lutas sociais durante o século XX. Acerca desse contexto é correto afirmar, exceto:

(6)

a) A Argentina passou por períodos de grande prosperidade no século XX mas, ao mesmo tempo, viveu uma das ditaduras mais violentas da região que ainda causa debates no país.

b) Os atuais países da América Central formavam uma única República, a Centro- Americana. Em função dos projetos de construção do Canal do Panamá houve uma fragmentação desses países, que foi incentivada pelos EUA para melhor controlar a construção do canal.

c) O México teve em sua Revolução um dos marcos da política no início do século XX. Na atualidade, o país tem uma ampla aproximação com os EUA, que é elogiada pelos setores mais identificados com as ideias liberais, e criticada por analistas que julgam que essa relação causa muita dependência em relação a seu vizinho do norte.

d) Colômbia e Bolívia são talvez os dois países da América Latina que mais foram marcados pela questão da produção e tráfico de drogas. O primeiro é um dos aliados mais fiéis dos EUA, o segundo possui um governo de forte inspiração indígena e rejeita o perfil e percepção das políticas antidrogas da potência do norte.

Gabarito

Questão 01 - Gab: C Questão 02 - Gab: A Questão 03 - Gab: D Questão 04 - Gab: B Questão 05 - Gab: B Questão 06 - Gab: A Questão 07 - Gab: B Questão 08 - Gab: A Questão 09 - Gab: B Questão 10 - Gab: B

(7)

QUESTÕES MAIS DIFÍCEIS DA UFSC – HISTÓRIA

Questão 01)

Não foi o fim da humanidade, embora houvesse momentos, no curso dos 31 anos de conflito mundial, entre a declaração de guerra austríaca à Sérvia, a 28 de julho de 1914, e a rendição incondicional do Japão, a 14 de agosto de 1945 – quatro dias após a explosão da primeira bomba nuclear –, em que o fim de considerável proporção da raça humana não pareceu muito distante. [...] A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam, sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial de 31 anos.

HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o

breve século XX (1914-1991). São Paulo: Com-

panhia das Letras, 2009, p. 30. [Adaptado].

Com base no texto acima e sobre o processo que levou à eclosão das duas grandes guerras mundiais, é correto afirmar que:

01. os impactos da Primeira Guerra (1914-1918) determinaram importantes mudanças no cenário político, desencadeando uma nova ordem mundial que desassocia seus resultados das razões para a eclosão da Segunda Guerra (1939-1945).

02. a vitória dos republicanos na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), apoiados pela URSS, garantiu o domínio da Península Ibérica às forças militares dos países aliados durante a Segunda Guerra Mundial. 04. a ascensão do nazismo na Alemanha foi facilitada pela estabilidade econômica vivenciada pelo país, que,

ao contrário de potências como Estados Unidos, França e Inglaterra, não foi afetado pela crise de 1929. 08. as origens do fascismo italiano estão relacionadas à fundação de um grupo nacionalista de extrema direita conhecido como Fascio de Combattimento, criado na Itália após a Primeira Guerra sob a liderança de Benito Mussolini.

16. durante sua ditadura fascista, Benito Mussolini estabeleceu a Carta del Lavoro (Carta de Trabalho), na qual concessões aos trabalhadores misturavam-se com medidas de controle policial.

32. a Grande Depressão dos anos 1930 atingiu duramente a economia da União Soviética, onde a política stalinista, em oposição às políticas defendidas anteriormente por Lenin, adotava medidas amplamente relacionadas às leis do mercado internacional.

(8)

Sobre a história do Uruguai e suas relações com a América Latina, é correto afirmar que:

01. com sede em Montevidéu, no Uruguai, o parlamento do Mercosul – o Parlasul – é ocupado por representantes dos Estados membros e tem por objetivo fortalecer os processos de integração da região atuando em diferentes áreas de interesse nacionais e internacionais.

02. com seguidos governos alinhados aos Estados Unidos, o Uruguai, apesar de ter sido um dos poucos países da América do Sul a não contar com uma ditadura militar durante os anos da Guerra Fria, tem sua história marcada por controvérsias devido às violações de direitos humanos, ao uso da tortura e ao desaparecimento de muitos uruguaios naquele período.

04. desejando anexar novos territórios aos domínios portugueses, D. João VI envia tropas à região conhecida como Banda Oriental e, depois de anos de conflitos, tem como resultado a incorporação da nomeada Província Cisplatina ao Reino Unido de Portugal.

08. pioneiro entre as antigas colônias espanholas na América do Sul, o Uruguai tornou-se independente e estabeleceu sua república após vencer o exército espanhol na Guerra do Prata (1810-1814).

16. ao longo da segunda metade do século XIX, o Uruguai manteve uma política externa independente e pacifista com todos os países sul-americanos.

32. no século XVII, o interesse lusitano pela região do Rio da Prata, somado às disputas com a coroa espanhola, motivou a iniciativa portuguesa de fundar a chamada Colônia do Sacramento, em 1680.

Questão 03)

Sobre o governo José Sarney e as relações econômicas brasileiras no final da década de 1980, é correto afirmar que:

01. a imagem acima é uma alusão ao apoio que a sociedade brasileira deu a José Sarney após as eleições diretas que o levaram ao cargo de presidente, o primeiro após o fim da ditadura civil-militar.

02. apesar da instabilidade econômica, mas fortalecido pela aprovação da Carta Constitucional de 1988, a chamada “Constituição Cidadã”, o governo de José Sarney consegue eleger Fernando Henrique Cardoso como sucessor no Poder Executivo.

04. após o congelamento de preços pelo governo, os brasileiros foram convocados a operar como “fiscais do Sarney”, ficando atentos aos preços e denunciando a sua remarcação.

08. a hiperinflação tornou-se um problema crônico para o governo, que não conseguiu contê-la, e alcançou no último ano da gestão o acumulado de mais de 2.000%.

16. como reflexo das medidas governamentais, houve desabastecimento (ausência da oferta de mercadorias) e vendas clandestinas de produtos com preços maiores.

(9)

32. atendendo ao chamado do governo, houve apoio popular às medidas que procuravam controlar a inflação, tais como o confisco dos recursos depositados em contas bancárias e em cadernetas de poupança.

64. para enfrentar a inflação no começo da gestão Sarney, recorreu-se a planos de estabilização com “choques econômicos”, como o “Plano Cruzado”, que procurava congelar preços de mercadorias, aluguéis, salários, tarifas públicas e passagens pelo prazo de um ano.

Questão 04)

Constituição dos Estados Unidos da América (1787)

Nós, o povo dos Estados Unidos, a fim de formar uma União mais perfeita, estabelecer a justiça, assegurar a tranquilidade interna, prover a defesa comum, promover o bem-estar geral, e garantir para nós e para os nossos descendentes os benefícios da Liberdade, promulgamos e estabelecemos esta Constituição para os Estados Unidos da América.

Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7 %C3%B5es-at%C3%A9-1919/constituicao-dos-estados-unidos-da-america

-1787.html>. Acesso em: 6 set. 2016.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

I. Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos; as distinções sociais não podem ser baseadas senão na utilidade comum.

IV. A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que não prejudique a outrem. Assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem outros limites senão os que assegurem aos membros da sociedade o gozo desses mesmos direitos; esses limites não podem ser determinados senão pela lei.

PELLEGRINI, Marco; DIAS, Adriana Machado; GRINBERG, Keila.

Novo olhar – História. 2. ed. São Paulo: FTD, 2013, p. 190.

Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)

Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

Art. 1o. Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.

Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/ 139423por.pdf>. Acesso em: 6 set. 2016.

(10)

Capítulo I

Dos direitos e deveres individuais e coletivos

Art. 5o. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade [...].

ALVES, Alexandra; OLIVEIRA, Letícia Fagundes de. Conexões com a

História. v. 3. São Paulo: Moderna, 2010, p. 272.

Sobre os trechos apresentados e sobre a construção/constituição dos Direitos Humanos, é correto afirmar que:

01. embora defenda a ideia de igualdade entre os estadunidenses, a Constituição do país manteve em vigor a escravidão, que só seria abolida na década de 1860.

02. a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, redigida no contexto da Revolução Francesa (1789-1799), foi inspirada em princípios liberais e iluministas e tornou constitucional o direito à cidadania de todos os franceses, sem distinção de gênero, raça ou condição social.

04. a Constituição brasileira de 1988, promulgada em plena ditadura civil-militar, foi uma tentativa do governo brasileiro de reduzir as pressões do Conselho dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pelo restabelecimento da democracia no país.

08. o lema “liberdade, igualdade e fraternidade”, disseminado pelos revolucionários franceses, também foi incorporado na política externa, como no apoio do governo da França ao processo de independência da colônia de Santo Domingo (Haiti).

16. a Constituição brasileira de 1988 reconheceu e assegurou aos remanescentes de quilombos o direito às terras tradicionalmente ocupadas.

32. os ideais democráticos estabelecidos pela Constituição estadunidense foram determinantes para garantir que a expansão territorial em direção à costa oeste durante o século XIX tivesse ocorrido de forma pacífica e democrática entre os diferentes povos envolvidos.

Questão 05)

(11)

Não somos povos emergentes nem povos ressurgidos, somos resistentes! Somos povos resistentes!

A frase foi entoada como um grito de guerra pelo cacique Pequena da etnia Jenipapo-Canindé, do Ceará, em um encontro ocorrido em Olinda, em 2006. Esse encontro, que reuniu 47 grupos étnicos, foi um marco na luta dos povos indígenas que ainda não têm sua identidade reconhecida. Muitos grupos buscam esse reconhecimento perante a sociedade e o poder público.

Ser Protagonista: História, 3o Ano: ensino médio. São Paulo: Edições SM, 2013, p. 18.

Sobre os povos indígenas, é correto afirmar que:

01. Santa Catarina não registra índices de conflitos envolvendo comunidades indígenas, entre outros fatores, por ter investido ao longo dos anos em políticas de integração desses povos à sociedade. 02. com a missão de converter os indígenas ao cristianismo, os jesuítas proibiram hábitos culturais como,

por exemplo, a antropofagia, a poligamia e a nudez. Entre outras ações, ainda criaram os chamados “aldeamentos”, locais onde os indígenas viviam sob a proteção dos religiosos.

04. os primeiros colonizadores chamavam pejorativamente de “índio” toda a população que vivia no território da América portuguesa pois não se haviam dado conta da grande variedade de culturas que ocupava o vasto território.

08. como parte do projeto nacionalista de “brasilidade”, a ideia de enaltecer a imagem dos indígenas repercutia intensamente nas propagandas do governo Vargas.

16. durante o Império, com a aprovação da Lei de Terras (1850), as chamadas terras devolutas foram disponibilizadas por tempo determinado para a reivindicação de posse dos povos indígenas. No entanto, a lei não teve efeito por falta de ampla divulgação entre esses povos.

32. embora existam garantias legais, o direito dos povos indígenas à terra tem sido ameaçado constantemente por conflitos com agricultores, pecuaristas, madeireiras e mineradoras.

Questão 06)

(12)

Apesar de sua independência política, conquistada a partir do século XIX, os países da América Latina mantiveram laços de dependência econômica com as grandes potências capitalistas mundiais, inicialmente a Inglaterra e posteriormente os Estados Unidos.

As forças tradicionais, defensoras do vínculo político-econômico com grandes centros capitalistas, não poucas vezes têm se chocado com as forças reformistas e nacionalistas e também com as de extrema esquerda, num quadro de busca pela reformulação das estruturas vigentes. Por isso, ditaduras militares, governos pró-libertação, movimentos reformistas, revolucionários e guerrilheiros têm caracterizado o conturbado quadro político da América Latina desde o século XIX.

VICENTINO, Claudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Scipione, 2010, p.195, v. 3.

Sobre a Revolução Mexicana e seus desdobramentos, é CORRETO afirmar que:

01. durante o governo de Porfírio Diaz foi estabelecida a Lei dos Baldios, que, a fim de desenvolver a agricultura, procurava demarcar as terras improdutivas para que fossem distribuídas a pequenos proprietários e indígenas que não tinham acesso à terra.

02. o Plano Ayala, lançado por Emiliano Zapata, era um manifesto pela reforma agrária que exigia a retomada das terras que haviam sido tomadas dos camponeses e sua redistribuição em forma de ejidos, antigo sistema indígena de terras coletivas.

04. Pancho Villa, um dos líderes revolucionários do norte do México, em uma amostra de alinhamento ao governo estadunidense, vendeu os direitos autorais das filmagens de suas batalhas a uma companhia cinematográfica dos Estados Unidos.

08. em 1917 foi promulgada uma nova Constituição que incorporava alguns ideais da Revolução Mexicana, como a expropriação de latifúndios improdutivos e a sua repartição em pequenas propriedades que deveriam obedecer a uma extensão máxima.

16. devido à insatisfação de diferentes setores – liberais, camponeses, trabalhadores urbanos – com o governo de Porfírio Diaz, grande foi a mobilização em apoio à sua renúncia após as eleições de 1909. 32. um dos fatores que levaram o movimento a ganhar força foi a constituição de um programa único,

voltado para a reforma agrária, com o qual se identificavam todos os grupos sociais envolvidos.

Questão 07)

(13)

Nossa forma de governo não se baseia nas instituições dos povos vizinhos. Não imitamos os outros. Servimos de modelo para eles. Somos uma democracia porque a administração pública depende da maioria, e não de poucos. Nessa democracia, todos os cidadãos são iguais perante as leis para resolver os conflitos particulares. Mas quando se trata de escolher um cidadão para a vida pública, o talento e o mérito reconhecidos em cada um dão acesso aos postos mais honrosos. [...] Usamos a riqueza como um instrumento para agir, e não como motivo de orgulho e ostentação. Entre nós, a pobreza não é causa de vergonha. Vergonhoso é não fazer o possível para evitá-la. Todo o cidadão tem o direito de cuidar de sua vida particular e de seus negócios privados. Mas aquele que não manifestar interesse pela política, pela vida pública, é considerado um inútil. Em resumo, digo que nossa cidade é uma escola para toda Hélade, e cada cidadão ateniense, por suas características, mostra-se capaz de realizar as mais variadas formas de atividade.

TUCÍDEDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília/São Paulo: UnB/Hucitec, 1986,

cap. 37-41, Livro II.

Com base neste texto do historiador ateniense Tucídedes e sobre história antiga ocidental, é CORRETO afirmar que:

01. Atenas era considerada um modelo de cidade para todo o Império Romano.

02. a riqueza mencionada por Tucídedes era vista como ingrediente necessário para projetar a cidade de Atenas no cenário do mundo antigo.

04. o texto evidencia que todos os cidadãos deviam interessar-se por política para não serem considerados inúteis.

08. a mobilização em busca de riqueza era mais importante para a democracia do que o debate político, visto que a riqueza era “... um instrumento para agir.”

16. os postos administrativos de destaque na cidade de Atenas estavam vinculados à quantidade de bens que o cidadão ateniense possuía.

32. de acordo com Tucídedes, os povos vizinhos de Atenas eram seus imitadores. Podemos concluir que, dada à proximidade geográfica, Esparta adotou este modelo.

64. pobreza e riqueza não podiam existir paralelamente na cidade de Atenas, razão pela qual devia haver um esforço para evitar a pobreza.

(14)

Durante muitos séculos a Idade Média foi considerada um período de trevas, "Noite de mil anos", no qual o mundo teria vivenciado uma longa fase de decadência científica, social e cultural. Porém, um número significativo de estudos históricos e publicações do século XX revelam que a Idade Média, como outros períodos da história da humanidade, representa uma etapa na qual houve crise, mas também desenvolvimento científico, social e cultural.

Em relação à cultura medieval europeia, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A partir do século XII, predominou no ensino da Europa Ocidental o trivium, em que se ensinava gramática, retórica e lógica, e o quadrivium, voltado para preparar o aluno em aritmética, geometria, astronomia e música.

02. Santo Agostinho, autor de Confissões e Cidade de Deus, dedicou-se à elaboração de uma síntese da filosofia platônica e da doutrina cristã. A natureza humana seria, por essência, corrompida. Na fé em Deus, Agostinho localizava a possibilidade de remissão e salvação eterna.

04. Entre as obras literárias mais conhecidas da Idade Média destacaram-se a Canção de Rolando, Poema

de Cid e a Divina Comédia, um poema no qual Dante Alighieri relata sua viagem ao Inferno, Purgatório

e ao Paraíso.

08. As fortificações militares constituem as mais eloquentes e originais manifestações da arquitetura medieval. Nelas predomina os estilos barroco, românico e gótico. Os cuidados estéticos revelam a preocupação dos senhores feudais e do clero em tornar as defesas militares espaços simbólicos, representando "as fortalezas de Deus".

16. Durante a Idade Média, as ciências e a tecnologia conheceram um desenvolvimento que pode ser considerado insignificante, pois o clero reagia com violência a qualquer manifestação científica, tida como ameaçadora das verdades reveladas na Bíblia.

Questão 09)

Sobre a Lei da Anistia, aprovada pelo Congresso em 28 de agosto de 1979, e os debates que suscitou, é

CORRETO afirmar que:

01. trinta anos depois de sancionada pelo general João Baptista Figueiredo, a Lei da Anistia atendeu os apelos da população brasileira ao processar e condenar os torturadores e reconhecer os direitos dos torturados, desaparecidos e mortos pelo regime militar.

02. a Lei da Anistia permitiu a volta ao país de milhares de exilados políticos. Os debates jurídicos continuam, pois há torturadores que nunca foram julgados. Alguns juristas defendem uma nova interpretação da lei, que permita o julgamento dos agentes do Estado que praticaram tortura e assassinato durante o regime militar.

04. o projeto apresentado no Congresso pela ARENA, partido que apoiava o regime militar, não atendia os interesses do MDB, partido de oposição. Este partido apresentou um substitutivo no qual não se previa a punição dos torturadores pois, sendo minoria, desejava aprovar o que considerava possível no momento.

(15)

08. os críticos de uma nova interpretação da Lei da Anistia afirmam que os crimes de tortura cometidos durante o regime militar prescreveram e a lei não pode ter efeito retroativo, exceto para os casos de morte comprovada.

16. durante o regime militar houve cassações de mandatos de opositores, extinção de partidos políticos, torturas, perda de cargos públicos e prisões por crimes políticos. A Lei da Anistia, sancionada pelo general Figueiredo, perdoava todos, exceto os torturadores.

32. Ulysses Guimarães, José Sarney, Paulo Salim Maluf e Luís Inácio Lula da Silva foram defensores de uma anistia "ampla, geral e irrestrita", e da revisão constante da Lei da Anistia.

Questão 10)

“A francesa deve votar”, diziam os cartazes em manifestação pelo sufrágio universal na França.

Disponível em: <http://ensaiosdegenero.wordpress.com/2013/01/26/ igualdade-nossa-abstracao-revolucionaria/> Acesso em: 16 out. 2013.

Sobre manifestações e movimentos populares na história, é CORRETO afirmar que:

01. Gandhi foi um líder da luta pela independência da Índia e defendeu a resistência pacífica da população através de boicotes a produtos ingleses, greves, jejuns e da recusa a pagar impostos.

02. na Romênia do final da década de 1980, Nicolau Ceaucescu respondeu com violência às manifestações pela democracia naquele país. A repressão foi eficaz no sentido de impedir a queda do ditador.

04. o movimento das sufragistas era composto de mulheres que reivindicavam o direito ao voto. As duas guerras mundiais foram importantes para ressaltar o papel feminino na sociedade, mas a conquista do direito ao voto foi desigual em diferentes países.

08. a Guerra do Vietnã foi alvo de várias manifestações que ocorreram em diversas partes do mundo. “Faça amor, não faça guerra” foi um dos slogans presentes nas manifestações da década de 1960.

16. as manifestações de Maio de 68 na França tiveram seu fim com a rendição do general De Gaulle e a escolha de Daniel Cohn-Bendit para a Presidência daquele país.

32. diversas manifestações contra o apartheid ocorreram na África do Sul. A vitória de Nelson Mandela nas eleições presidenciais foi um dos elementos importantes para o restabelecimento dos direitos políticos e sociais dos negros no país.

64. no final da década de 1980, uma multidão se reuniu na Berlim Oriental reivindicando o direito de passar para o lado ocidental da cidade. Apesar da pressão popular, a unificação das duas Alemanhas não pôde se concretizar.

(16)

Gabarito

Questão 01 - Gab: 24 Questão 02 - Gab: 37 Questão 03 - Gab: 92 Questão 04 - Gab: 17 Questão 05 - Gab: 42 Questão 06 - Gab: 26 Questão 07 - Gab: 06 Questão 08 - Gab: 07 Questão 09 - Gab: 06 Questão 10 - Gab: 07

Referências

Documentos relacionados

Repor defi nições iniciais Prima o botão OK para repor o Modo Imagem actual para as predefi

Seus filhos não apenas deveriam ouvir, mas contar e recontar o que Deus tinha feito por eles, de modo que não se esquecessem.. Haveria melhor maneira de preservar o conhecimento do

A cabeça estava com muita pressa para chegar a casa e nem olhou para Antónia?. Ele acenou-lhe com o pano

O selo é oferecido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) às torrefadoras que são aprovadas pela avaliação de qualidade.. A auditoria foi realizada

No ambiente de trabalho em que se caracteriza a presente narração, era visível que Pedro mudara muito, estava mais pensativo, desconcentrado, ma is sensível,

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

Há uma sinalização de que – partindo-se do princípio que a Fundação Roberto Marinho representada por seus dirigentes não tem interesse em veicular informações erradas sobre

1 - Usa-se senão (junto), quando possui os seguintes significados: a não ser, exceto, mas, mas sim, mas também, caso contrário, do contrário.. Ex.: Não faz mais nada, senão