• Nenhum resultado encontrado

ATA DA 271ª REUNIÃO DA COMISSÃODE COORDENAÇÃO DO TERMINAL DE CARGA (CCT) REFERÊNCIA: 14/05/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA 271ª REUNIÃO DA COMISSÃODE COORDENAÇÃO DO TERMINAL DE CARGA (CCT) REFERÊNCIA: 14/05/2013"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ATA DA 271ª REUNIÃO DA

COMISSÃODE COORDENAÇÃO DO TERMINAL DE CARGA (CCT)

REFERÊNCIA: 14/05/2013

1 – PARTICIPANTES

Nome / Empresa Nome / Empresa

 Alberto Ribeiro Pereira/SABUGI

 Aguinaldo Rodrigues/SINDICOMIS

 Alessandro G. Parejas/WESTCARGO

 Aleandro B. da Silva/GRU AIRPORT

 Anderson Humberto da Silva/TITANLOG

 Antonio Leme Filho/ACL COMEX

 Antonio Carlos Louzano/J.MORAES

 Argos Bosse/SINGAPORE CARGO

 Altair Soares de Assim/DELPHI

 Alex Peres/ AIR SPECIAL

 Carlos Magno R. Leite/ GRU AIRPORT

 Carlos Sousa/TRAFTI

 Cirineu Takenaka/SANKYU

 Cristiano Borges Santos/GRU Airport

 Cleverson Leandro da Silva/LESCHACO

 Daniel E.V de Carvalho/IBAMA

 Doris Sampaio/DSAIR

 Douglas Ferreira dos Santos/GRU Airport

 Douglas Liguori/TRISTAR  Elisa S. B. Boccia/ANVISA  Flávia Pereira/UPS  Flavio Gonçalves/TSACARGO  Marcos Lencioni/EMIRATES  Marcos Vinicius/BRASILIENSE

 Marcus Santarem/GRU Airport

 Natalia Biazotto/AIR SPECIAL

 Patrícia Cabral/TAMCARGO

 Patrícia S.S. Andrioli/SINDASP

 Fernando Moreno Fernandez/FEDEX

 Guilherme Ebbecke/CTA CARGO

 Hamilton S. Misini/AGILITY

 IltoTurquetti/TANGARA

 Isac Cordeiro Pires Jr./TRADEWORKS

 Joel Santos Nascimento/ GRU Airport

 Jorge Luis Lisboa/SANKYU

 José Barbosa Lima Jr./TAP

 José Caruzzo/ESTRADA

 José Emanuel Lopes/MAURO MARCELLO

 José Nilton da Silva/ GRU Airport

 José Jorge/SYNERGY

 Katia de Souza/UPS

 Kleber Joli/SUZAN

 Leandro E. Koyanagi/CROSSRACER

 Leandro Lourenço/DIADEXPRESS

 Letícia Laís Biordi/GRU AIRPORT

 Luis A. Orfei Abe/RECEITA FEDERAL

 Manoel Amaral/TAP

 Maria Helena de Oliveira/BRASIL WIND

 Maria Fan/GRU Airport

 Marcelo Otávio/TAP

 Marcos A.A. Farneze/SINDASP

 Rosemeri Molina/DESPACHANTE

 Sand Ricardo Silva Paula/MASTER FREIGHT

 Sadraqui E. Alvarenga/SADASP

(2)

Nome / Empresa Nome / Empresa

 Paulo Andrade Sousa/AIR CANADA

 Paulo César Moraes Carvalho/GRU Airport

 Paulo Sergio Caruzzo/BRASILIENSE

 Paulo Solarenco/UNITED

 Reijany Castro/ GRU Airport

 Ricardo Lima/GMB

 Robson S. Saulos/TRANSJORI

 Rodrigo A.B Azevedo/SCHENKER

 Ronaldo Rocha Guerhardt/JAS DO BRASIL

 Saulo de Carvalho Júnior/ANFARLOG

 SirleyHarumiShibasaki/ANVISA

 Tatiane Ramos Lopes Garcia/ GRU Airport

 Valter Stephano Moreira/CTA CARGO

 Vanderlei José dos Santos/ GRU Airport

 Vilmar Niesbach/VISCONDE

 Wagner Borelli/AMERICAN AIRLINES

2 – ASSUNTOS TRATADOS

Movimentação de Cargas em Mar./2013: O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) comentou os

dados relativos à movimentação de carga verificada em Abril/2013 no TECA-GRU e comparou a performance com o mesmo período do ano anterior (jan. a abr./2012):

o Importação – ton. – 12.421 crescimento de 8,9 %; o Exportação – ton. – 9.608 queda de 18,5%;

o Courier (imp. + exp.) – ton. – 491 crescimento de 0,5%; o Carga Nacional – ton. – 7.186 crescimento de 2,7%; o Movimentação Total – ton. – 29.705 queda de 3,3%.

Inspeção de Cargas no TECA Restrito (DG): O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) retomou o

assunto em questão, pois ficou como pendência na reunião anterior.

O Sr. Marcos Farnesi (SINDASP) comentou que essa solicitação foi formalizada à VIGIAGRO, a qual informou que no momento não é possível atender, porém, foi disponibilizado mais um Fiscal para esse atendimento ao TECA DG. Com relação ao atual processo de fumigação, questionou que ainda ocorre demora no atendimento da solicitação de troca de estrados, ocasionando impacto com perda de um dia para a liberação da carga.

(3)

efetuado pela Equipe Operacional da Exportação, passando a ser executado pela Equipe da Financeira, na Sala de Tarifação do TEFCA localizada no hall do Edifício TECA. Destacou que tal medida visa segregar as atividades operacionais daquelas financeiras, indo ao encontro a procedimentos de controle e segurança dos processos, estabelecido pela GRU Airport. A Srª Michelle (GRU Airport) comentou que, inicialmente, pretendia-se não alterar o local físico, alocando 02 (dois) funcionários da área financeira na área de exportação, de segunda-feira a sexta-segunda-feira das 08h às 17h, após esse horário, o interessado se dirigiria à Tarifação, porém, a proposta com maior tendência de implantação, aceita pela Área de Controle da GRU Airport, é de deslocar toda a atividade financeira para a área de tarifação.

O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) finalizou que independente da proposta a ser implantada, a Comunidade será informada e as ações necessárias serão adotadas no sentido de minimizar possíveis impactos aos processos de exportação.

Convênio com o Banco Safra: A Srª Michelle (GRU Airport) aproveitou para comunicar que

a partir de 20.05.2013, de acordo com informações do Banco SAFRA, o sistema daquele banco estará disponível para receber pagamentos. Com isso, o posto do TPS, que funciona 24 horas, passará a atender a comunidade do TECA.

CAC – Exportação: O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) informou que, no sentido de

estabelecer o mesmo nível de atendimento e suporte disponibilizado aos Clientes da Importação, a partir dos próximos mês estará sendo definida Equipe da Central de Atendimento ao Cliente – CAC que passará a fazer, também, esse atendimento no TECA Exportação.

Tempos do Recebimento : O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) iniciou o tema comentando

das reuniões mensais que estão sendo realizadas junto as Empresas Aéreas / JURCAIB, a fim de discutir os atuais processos e oportunidades de melhoria, dentre essas, a performance do tempo de entrega dos equipamentos aeronáuticos no TECA, com isso, auxiliar na redução dos tempos de encerramento dos voos. Destacou que essa etapa do processo impacta diretamente no tempo do Depositário, que para encerrá-lo dentro do prazo de 12h, conforme previsto na legislação em vigor (IN n.º 102/1994).

Nesse sentido, apresentou os controles de movimentação e encerramento dos voos, verificado em 2013, indicando o tempo médio praticado pelas empresas aéreas, destacou que apesar do crescimento na movimentação (ton./PCG), vem sendo verificada desde fev./2013 queda nos tempos relativo a etapa que cabe ao Depositário, destacando o forte trabalho que vem sendo desenvolvido pela Equipe Operacional.

O Sr. José Nilton (GRU Airport) mencionou que a média praticada para entrega dos equipamentos no TECA tem gira em torno de 1h50m e naqueles casos que ultrapassam o período de 03h da chegada da aeronave, as Empresas Aéreas tem sido informadas, a fim de subsidiá-las junto às suas respectivas empresas de handling, na melhora dessa performance. Destacou, ainda, o incrementado de efetivo para atendimento no Ponto Zero, bem como, de equipamentos de movimentação, que têm contribuído nessa redução dos tempos.

O Sr. Wagner (JURCAIB) parabenizou a GRU Airport pelo trabalho e comentou que os desvios apresentados estão sendo fundamentais para visualizar possíveis gargalos e atacar, de forma pontual o problema.

(4)

Apresentação da Via do Conhecimento Aéreo (Original-2): O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) informou das alterações que ocorreram na legislação que trata dos procedimentos a serem seguidos e documentos que devem ser exigidos pelo Depositário quando da entrega da carga, dentre esses, a Via do Conhecimento Aéreo (Original-2). Entretanto, em virtude da Instrução Normativa – IN RFB n.º 1.356, de 05.05.2013, no art. 3º, ficam revogados os incisos I dos artigos 54 e 57 e o parágrafo único do artigo 59 da Instrução Normativa – IN SRF n.º 680, de 2/10/2006 recentemente, esclarecida, conforme Retificado no DOU de 10/05/2013, Seção I, pág. 25.

O Sr. Joel (GRU Airport) enfatizou que a nova legislação dispensa a exigência de apresentação do Original-2, porém, as possíveis alterações nos atuais procedimentos serão implantadas somente após fechar o assunto com Chefe do EDAIM/RF e, posteriormente, será divulgado junto à comunidade.

O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) questionou se a Comunidade tinha mais alguma coisa a acrescentar acerca desse assunto, porém, não houve maiores questionamentos.

Apresentação Documentos Liberatórios – DI: O Sr. Carlos Magno (GRU Airport)

apresentou as informações levantadas pela Área de Liberação, indicando a forte concentração no volume de Documentos Liberatórios apresentados em determinados horários, principalmente no final da tarde.

O Sr. Joel (grua IRPORT) demonstrou esse forte acúmulo verificado no período das 16h às 20h (41,5%) e, com isso, as dificuldades geradas à operação por essa concentração dos documentos liberatórios. Destacou que o intuito de repassar tal informação é mostrar à Comunidade as dificuldades vivenciadas pela Área de Liberação por conta disso, e a partir daí, discutir possíveis alternativas para permitir que essa movimentação seja diluída ao longo do dia e assim, gerar melhoria no fluxo documental e operacional.

A Srª Maria Fan (GRU Airport) aproveitou e voltou a comentar o Procedimento “Entrega Programada”, iniciado em fase piloto com 03 empresas e hoje, já são mais de 30 que utilizam essa facilidade. Entretanto, ainda há pouca adesão a esse serviço, o qual entende oferece a vantagem ao transportador programar o carregamento no período da manhã, quando as docas estão livres, principalmente no caso de medicamentos e demais perecíveis, diminuindo o tempo de exposição dos produtos a possíveis variações temperatura.

Nova Chefia ANVISA e Atendimento 24h: O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) informou

que houve troca na gestão da ANVISA no TECA-GRU, nesse sentido, apresentou a Drª Elisa, que responderá pela Chefia do Posto de Atendimento da ANVISA. Aproveitou a ocasião para agradecer e parabenizar a Dra. Massae pelo excelente serviço prestado ao longo do período em que ficou a frente dessa Chefia, contribuindo na melhoria dos processos no TECA-GRU. A Drª Elisa (ANVISA) informou que assumiu a Chefia do Posto a partir deste mês, ressaltando, também, o valoroso serviço prestado pela Dra. Massae durante o comando da Chefia do Posto. Comentou que a Drª Sirlei continuará na coordenadora das operações.

Informou, ainda, que devido à determinação da Presidência da Republica, através da Casa Civil será implantado, possivelmente a partir de 15.05.2013, o atendimento 24h nos Aeroportos de Guarulhos, Viracopos, Galeão e Manaus.

Destacou que será preciso adequar a Equipe na nova realidade, porém, infelizmente não contarão com aumento de efetivo, para tanto, haverá necessidade de adequar os procedimentos, escalas e horários, porém, agraúda demais orientações de Brasília.

(5)

TECA – 24h: O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) na sequência do assunto comentado pela ANVISA, reforçou quanto a essa determinação da Presidência da Republica, através da Casa Civil, do funcionamento 24h do TECA nos aeroportos de Viracopos, Galeão, Guarulhos e Manaus e que a partir daí, tem ocorrido várias discussões acerca do assunto para implantação dos ajustes necessários e atendimento dessa determinação.

Com relação às etapas que cabem ao Administrador do Recinto, informou que a GRU Airport adotará todas as ações que se fizerem necessárias para se adequar às possíveis alterações de horários que forem estabelecidas pela Receita Federal e demais Órgãos Anuentes (ANVISA e VIGIAGRO), para tanto, aguarda tais definições.

O Sr. Manoel (SINDUSFARMA) comentou que tal medida poderá agilizar os processos de liberação, vindo de encontro às necessidades da indústria farmacêutica.

O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) reforçou que a GRU Aiport aguardará essas definições por parte dos Órgãos envolvidos, quanto aos novos horários de atendimento.

Reforma Refeitório 1º andar: O Sr. Carlos Magno (GRU Airport) informou que iniciou, a

partir de 13.05.2013, a reforma do Refeitório de Terceiros, localizado no 1º andar do Ed. TECA, o objetivo é proporcionar melhoria do ambiente disponibilizado, bem como, atendimento às demandas pontuadas pela ANVISA. Esclareceu que o local foi provisoriamente fechado e as atividades transferidas para o Refeitório da Receita Federal, localizado ao lado do Setor de Bagagem Desacompanhada. Informou, ainda, que o a previsão de liberação do atual refeitório está estimada para 20.05.2013.

O Sr. Marcus Santarem (GRU Airport) aproveitou para informar que a área comercial ainda está trabalhando na disponibilização de novos restaurantes, bem como, na ideia de montar uma praça de alimentação, além disso, o espaço ocupado atualmente pela empresa NIKKEY deverá entrar uma loja de suco/mate e a empresa fumigadora, transferida para a sala que estava ocupada pela HCOdonto. Aproveitando, com relação aos elevadores, devido às panes verificadas ao longo das últimas semanas, esclareceu que a reforma ainda não acabou, portanto, acredita que deve minimizar essas panes, destacando que devido ao tempo de operação desses equipamentos, mais de 20 anos, será totalmente sanado mediante a substituição dos 04 elevadores, assunto o qual, está sendo discutido pela Diretoria.

Referências

Documentos relacionados

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

Avaliação técnico-econômica do processo de obtenção de extrato de cúrcuma utilizando CO 2 supercrítico e estudo da distribuição de temperatura no leito durante a

Os rios da bacia do Guaxindiba/Alcântara encontram-se em um estágio crítico/avançado de degradação hidromorfológica, marcada pela alteração brusca nos traçados dos canais

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor