• Nenhum resultado encontrado

A nossa mensagem de Boas Festas e Feliz Ano Novo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A nossa mensagem de Boas Festas e Feliz Ano Novo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Governança

Ativos elegem novos

representantes no COD

Nota 10

Nove anos de

Atendimento qualificado

Informativo da Fundação Celesc de Seguridade Social | Novembro-Dezembro/2013/N

0

200 | www.celos.com.br

A nossa mensagem

de Boas Festas

e Feliz Ano Novo

(2)

O Jornal da CELOS é editado pela Fun da ção Celesc de Seguridade Social e tem cir cu lação dirigida aos seus participantes ativos e assistidos. CONTATO

Av. Hercílio Luz, 639, 6o e 7o andar

Ed. Alpha Centauri - CEP: 88020-000 Florianópolis/SC

Fone: (48) 3221-9500 Fax: (48) 3221-9696

Central de atendimento: 0800-483030 Site: www.celos.com.br

Contato: Fale Conosco www.facebook.com/fccelos DIRETORIA

Diretor Presidente: Milton de Queiroz Garcia Diretor Administrativo-Financeiro: Arno Veiga Cugnier

Diretor de Seguridade: João Paulo de Souza EXPEDIENTE

Coordenaçao na CELOS: Gilmar Barbosa Produção: Quorum Comunicação Jornalista responsável: Gastão Cassel (DRTRS/6166)

Edição e reportagem: Sergio M. de Andrade Projeto Gráfico:

Audrey Schmitz Schveitzer Edição de Arte: Rosana Pozzobon Ilustração: Frank Maia Fotografia: Sônia Vill Impressão: Gráfica Floriprint Tiragem: 5 mil exemplares Distribuição Gratuita

Se muito vale o já feito...

O ano que estamos encerrando,

2013, foi um ano de festas. Come-moramos, e com muita razão, os 40 anos de fundação da CELOS. Duran-te 2013, diversas ações, programas, eventos, concursos, brindes, publi-cações foram realizadas para festejar nosso aniversário e, ao mesmo tempo, refletir sobre a importância dessa Insti-tuição que construímos e sua relevân-cia. Para todos nós, 2013 foi um ano de celebração e também de reflexão.

Mas também foi um ano de pre-ocupação, uma vez que se mostrou um dos mais difíceis para os investi-dores brasileiros. Desempenho fraco da economia, resultado fiscal ruim, economia internacional e nacional estacionando, retomada da inflação, comportamento instável da taxa de juros. A mesma realidade também al-cançou os fundos de pensão, a

CE-LOS inclusive, que na média têm ob-tido rentabilidades, conjunturalmente, abaixo do esperado.

As projeções que estamos fazendo para 2014 indicam também um ano, do ponto de vista da economia, bem pou-co “pou-confortável”. Mas, na verdade, em um país como o Brasil, ainda repleto de desigualdades, nunca foi confortável. Mesmo assim, coletiva e solidariamente erguemos, em 40 anos, a maior enti-dade de previdência complementar do Estado e uma das maiores do país, que presta um enorme papel social e está solida o suficiente para enfrentar novos desafios. O compositor Milton Nasci-mento tem muita razão: se muito vale o já feito, mais vale o que virá.

Feliz Natal e um ano novo repleto de desafios e conquistas para todos nós.

A Diretoria.

EMPRÉSTIMOS

CONTATO

SOLICITAÇÃO: Do dia 14 ao último dia de cada mês.

LIBERAÇÃO: Último dia útil de cada mês (quando solicitado entre os dias 14 e 23). Exceção: dia 14 de cada mês, para a renovação dos participantes ativos.

RENOVAÇÃO: Desde que pagas 25% das prestações do emprés-timo atual.

OBSERVAÇÃO: Os participantes ativos devem anexar o último de-monstrativo à solicitação.

0800-483030 | Fale Conosco - www.celos.com.br | www.facebook.com/fccelos

PRAZO: Em até 60 meses para adimplentes (48 meses inadim-plentes).

TAXA: 1% de juros ao mês + variação do IPCA, ou 0,60% de juros ao mês + variação do IPCA (taxa especial para quem está adim-plente nos últimos 24 meses).

INFORMAÇÕES: No site www.celos.com.br ou pelo 0800-483030, e também com os Atendentes Regionais.

Curta a CELOS no facebook

Esse é mais um canal de informação e relacionamento entre a fundação e seus participantes. Acesse: 

www.facebook.com/fccelos

(3)

Política de Investimentos para

2014 é reavaliada e

adequada ao mercado “difícil”

N

o último mês de outubro, a Fundação aprofundou a reavaliaçao das Políticas de Investimento para os Planos Misto,Transitório, Pecúlio, Admi-nistrativo e planos assistenciais para 2014. “Com essa revisão, a CELOS espera adequar as pre-missas de seu ativo à realidade mais volátil e difícil que tem se mostrado no mercado”, disse Marcos Cunha, gerente da DVGI.

A construção do documento que norteará as aplicações da Fundação para os próximos 10

anos começou com a execução do estudo de Asset Liability Ma-nagement – ALM. Este estudo faz a projeção de mais de 10 mil cenários para as principais variá-veis macroeconômicas. O resul-tado teórico projeresul-tado por cada um desses cenários será usado como premissa na busca da alo-cação ideal dos recursos admi-nistrados pela CELOS. Além dis-so, são impostas determinadas restrições legais ou estratégicas sobre as aplicações possíveis para cada plano.

Rentabilidade

A rentabilidade dos planos previdenciários esteve abaixo da meta atuarial no mês de ou-tubro; tudo isso se deve a fato-res macroeconômicos, a saber, a incerteza com relação à retirada de estímulos da economia ame-ricana e a piora no desempenho da economia brasileira, o que eleva o risco de mercado. Desse modo, em curto prazo o cenário deve continuar volátil e difícil, se acomodando em médio prazo e trazendo os ativos a patamares de preços mais realistas e bené-ficos a CELOS.

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT

0

RENTABILIDADE DOS PLANOS PREVIDENCIÁRIOS | Em % Janeiro a outubro de 2013

Rentabilidade Acumulada - Misto Rentabilidade Acumulada - Transitório Meta Atuarial Acumulada - Transitório Meta Atuarial Acumulada - Misto

9,60 9,17 2,60 0,99 8,71 8,32 2,02 0,40 7,94 7,60 0,74 -1,05 7,41 7,11 1,02 -0,62 6,63 6,38 0,38 -1,27 5,75 5,54 2,03 0,95 3,71 3,58 2,11 1,50 1,26 2,61 1,22 2,53 1,00 1,49 0,89 1,07 4,68 4,51 2,23 1,46

//

Investimentos

//

(4)

Ativos elegem Cláudia e Rafael

para representação no COD

C

láudia Chaves de Souza é a nova representante dos par-ticipantes ativos no Conselho Deliberativo da Celos (COD). Ela foi eleita no dia 26 de novembro, com 1.288 votos, junto com o seu su-plente, Rafael Silva Gobatto. A pos-se ocorrerá em janeiro de 2014 para um mandato de quatro anos. Com-pareceram às urnas 2.371 eleitores que votaram em 46 urnas espalha-das por todo o Estado.

O COD é o órgão máximo da CELOS, responsável pela definição de políticas e estratégias. É impor-tante destacar que a governança está relacionada com a gestão da CELOS e compreende a prestação de contas dos dirigentes e a con-formidade legal dos atos pratica-dos, fiscalizados pela Previc.

Dentro destes princípios de go-vernança corporativa, também to-marão posse em janeiro dois mem-bros titulares e suplentes, indicados pela patrocinadora. “A qualidade da composição dos conselhos, ao

lado da idoneidade, independência e qualificação técnica dos diferen-tes agendiferen-tes, tudo isso agrega valor à organização e é o ponto de parti-da para o aprimoramento parti-da gover-nança e a consequente conquista da credibilidade junto aos diferentes públicos”, disse o Presidente da CE-LOS, Milton Queiroz, que felicitou a todos que participaram da eleição.

O COD é composto por seis mem-bros, entre eles representantes dos participantes ativos e assistidos e da Patrocinadora. Ele é o órgão respon-sável pela definição da política geral

de administração e de seus planos de benefícios. É responsável também por alteração de estatuto da entidade e regulamentos dos planos de bene-fícios previdenciários e os assisten-ciais; política anual de investimentos e plano de aplicação de recursos; autorização de investimentos ou quaisquer outros contratos que en-volvam valores iguais ou superiores a cinco por cento dos recursos ga-rantidores; aprovação do orçamento anual e plano de custeio dos planos previdenciários e assistenciais. Entre outras funções e atividades, também compete ao COD acompanhar o de-sempenho da Diretoria.

NÚMEROS DA ELEIÇÃO

Eleitores 3.600

Urnas 46

Votos Chapa 1 - Henri 1.054

Votos Chapa 2 - Cláudia 1.288

Votos Brancos 9

Votos Nulos 20

Total de votantes 2.371

Qualidade, idoneidade

e independência:

ponto de partida para

o aprimoramento

da governança e a

consequente credibilidade

junto aos diferentes

públicos.

(5)

OS NOVOS VELHOS

E O MESMO COMPROMISSO

No Brasil dos últimos anos, a expansão do saneamento básico, nutrição mais adequada, queda da mortalidade infantil, controle de doenças infectocontagiosas, cam-panhas de vacinações, novas tecnologias e a difusão da informação sobre saúde na mídia tem feito que a população tenha uma maior longevidade.

O envelhecimento da população não é um fato novo, mas o que surpreende os demógrafos é a velocidade com que vem ocorrendo. Se a longevidade populacional é uma conquista da humanidade, os desafios para as políticas públicas são enormes. O aumento da expecta-tiva de vida e a desconfiança da população com relação à capacidade da previdência pública vêm provocando, nos últimos anos, expansão da previdência comple-mentar brasileira administrada por fundos de pensão. Antes associado à decadência, doença e pobreza, o mundo dos idosos com renda suficiente para uma vida digna abriu-se para um tempo relativamente longo, não apenas de atividades sociais e de lazer, livre dos constrangimentos do mundo profissional e familiar, mas também de atividade política, com a criação de novas formas de sociabilidade que marcam essa etapa da vida.

A preocupação em oferecer uma aposentadoria digna aos celesquianos está na origem da CELOS, há 40 anos. Entres os participantes da CELOS, hoje, mais da metade está aposentada ou é pensionista. Para boa parte deles, a Fundação é o único patrimônio e única fonte de renda para sustentar famílias inteiras.

Este é o principal papel da CELOS: uma organização aberta ao futuro, que transcende o ciclo de vida das pessoas e abriga gerações de empregados da Celesc e da própria Fundação, garantindo-lhes a tranquilidade fi-nanceira para fruir a vida nos tempos de aposentadoria.

(Trechos do livro “Entre o passado e o futuro, História dos 35 anos da Celos”, de Luiz Cézare Vieira e Paulo Sá Brito)

A CELOS realizou no dia 25 de outubro um workshop para estruturar o seu Planejamento Estratégico 2014/2018. O evento contou com a participação de conselheiros, di-retores, gerentes, coordenadores de clima organizacional, Atendentes Regionais, representantes da APCelesc e In-tercel, além da gerente do Departamento de Gestão de Pessoas da Celesc.

A sessão coordenada pelo consultor Cristiano Cunha, professor da Universidade Federal de Santa Catarina, tratou de temas relevantes como manutenção e amplia-ção da qualidade de atendimento, otimizaamplia-ção da comu-nicação interna e externa, além do relacionamento com entidades como a empresa patrocinadora, órgãos de fis-calização, sindicatos, associações etc. Foram definidos os objetivos estratégicos divididos em 13 temas que te-rão seus projetos definidos pelas pessoas envolvidas em cada um dos temas.

A Fundação realiza o planejamento estratégico de suas ações e metas desde 2003, ou seja há 10 anos. “É um instrumento que nos orienta e nos prepara para trabalhar melhor, com um foco definido. O acompanha-mento do planejaacompanha-mento é feito permanentemente à luz dos cenários que se apresentam, mas nosso foco per-manente é a qualidade do atendimento e o cumprimen-to de nossas obrigações previdenciárias, com uma CE-LOS saudável financeiramente”, explicou o Diretor de Seguridade, João Paulo de Souza.

CELOS revisa

planejamento

estratégico

2014/2018

(6)

Ele está na CELOS há pouco tempo. Apenas um ano e meio. “Mas é como se nos conhecessemos des-de muitos anos”, informa João Francisco Schuch Bastos, analista des-de investimentos da DVGI. “Meu pai foi economista da Celesc, minha mãe é pensionista da CELOS e, naturalmente quando vim trabalhar aqui, não tive o menor problema de adaptação”, atesta. O administrador formado na UFSC tem 29 anos é especializa-do em Mercaespecializa-do de Capitais e cursa uma pós em Análise Tributária, além de possuir certificação de Analista de Investimentos pela CVM. Antes da CELOS, trabalhou seis anos em uma outra entidade de previdência e hoje tá “de olho” nas projeções econômicas para 2014 e nas melhores perspectivas de investimentos. “Deve ser ainda um ano de muita volatilidade e incertezas”, analisa. Pai recente, o filho tem apenas seis meses, portanto, ficar com ele é o que mais gosta de fazer, quando está em casa. “Para desparecer gosto mesmo é de curtir o Pedro nos fins de semana na praia de Palmas, onde ele já conheceu o mar e daqui a pouco estará brincando na areia".

FALECIMENTOS

Notas

A nossa solidariedade aos familiares

Contato CELOS

Seus questionamentos ou duvidas

deverão ser feitos pelo canal

“Fale Conosco” disponível no site

da CELOS (www.celos.com.br)

Uma relação de muitos anos

// Quem faz a CELOS //

Boletos

A partir do dia 23 de cada mês es-tão disponíveis no autoatendimento do Portal da CELOS os boletos para pagamento do Plano CELOS Saúde Agregados e dos participantes auto-patrocinados.

Portal da CELOS

Acesse suas informações pesso-ais no Autoatendimento do portal da CELOS, localizado na parte superior do site. Clique em “Cadastre-se” e, logo após, preencha os seguintes campos: Empresa (Celesc), sua ma-tricula na Celesc, CPF, Data de nas-cimento e e-mail. Clique em “Confir-mar”. Então, você receberá um e-mail e poderá acessar sua página pessoal no site da CELOS. Ao acessar o au-toatendimento após seu cadastro, o sistema vai solicitar que você altere a senha enviada por e-mail, para uma senha usual sua, que deve ter, no mí-nimo, 6 caracteres, que tanto podem ser letras, números ou ambos

E-mail

Para que as informações da CE-LOS cheguem com agilidade até você, cadastre seu mail. Por e--mail a comunicação é rápida, efi-ciente e sem custo.

Demonstrativo de

Benefício/Despesas

Você poderá acessar seu de-monstrativo de benefício, por meio do autoatendimento no portal da CE-LOS (www.celos.com.br) no menu: Previdenciário > Demonstrativo de benefício/Despesas.

Darci Boimler, Rio dos Cedros 21/02/1945 28/10/2013

Lauro Elias Verzola, Florianópolis 25/08/1954 27/10/2013

Siegfried Muckenberger, União da Vitória

26/08/1950 26/10/2013

Rudi Yess, Iporã do Oeste 20/03/1947 21/10/2013

Iones Rosa Maciel, Chapecó 15/11/1963 20/10/2013

Gerold Sunther Noering, Rio do Sul 20/02/1936 11/10/2013

Yolanda Zuave, Ibirama 25/08/1924 11/10/2013

Pedro Poroski, Lages 15/10/1938 09/11/2013

Fim do recadastramento

Dezembro será o último mês para o recadastramento que neste ano tem como foco o prova de vida, ou seja, o participante deve compa-recer pessoalmente junto à CELOS (Atendimento ou Atendente Regio-nal) munido dos seus documentos pessoais e de seus dependentes, para atualizar seus dados cadas-trais. O não recadastramento acar-retará na SUSPENSÃO de seu bene-ficio. Procure o Atendente Regional de sua agência ou o Atendimento da CELOS o mais urgente possível.

(7)

PARTICIPE

Se você tem histórias para contar esse é seu espaço. A cada edição vamos publicar o seu e-mail ou carta. Aproveite mais essa oportunidade de parti-cipar nas edições do jornal da CELOS. Envie o seu contato por meio do Fale Conosco, contando a sua história. Participe!

O caminho

se faz ao andar

S

empre tive o sonho de fazer o caminho de Santiago De Com-postela, sonhava com isto desde 2001, quando tive acesso, pela primeira vez, à história do Caminho.

Apaixonei-me, e, fazer a peregrinação, tornou-se uma meta, um objetivo em minha vida.

Quando sai pelo PDVI em 2003, comecei a perseguir este obje-tivo.

Começou, então, a minha preparação física, psicológica e finan-ceira.

Cheguei a fazer uma cirurgia no joelho direito em 2011. Nada disto me desanimava, pelo contrário, me motivava ainda mais.

Depois de muitas fisioterapias, comecei a me preparar fisica-mente. Foram 1 ano e 4 meses de caminhadas, bicicleta, natação e exercícios físicos.

Finalmente, no dia 11 de maio de 2013, embarquei com meu filho Marcel e outro colega aposentado da Celesc para Saint-Jean--Pied-De-Port, na França, de onde começamos a peregrinação até Santiago De Compostela, na Espanha. A nossa peregrinação co-meçou no dia 13 de maio. Foram 800 km percorridos a pé, com a mochila nas costas. Dormíamos em albergues e enfrentávamos, nas montanhas, temperaturas que variavam entre 3° e 4° positivos. Atingíamos altitudes de até 1.430 m acima do nível do mar.

Percorrer o Caminho de Santiago de Compostela é uma jornada única. É preciso coragem para enfrentar os 800 km pelo Norte da Espanha. Foram 31 dias caminhados, sem transpor nenhuma eta-pa. Atravessamos um total de 217 povoados e um total de 7 Provín-cias (Navarra, La Rioja, Burgos, Palência, Léon, Lugo e La Coruña). Quis contar aqui minha história para motivar outros aposenta-dos a realizarem os seus sonhos. Se a gente se determina, eles se tornam possíveis. Basta querer. Atribuo a vitória de ter conseguido chegar a Santiago de Compostela, completando todo o percurso a pé, à minha determinação e a vida regrada que sempre levei. Sem-pre pratiquei exercícios físicos e continuo a praticar, porque, tenho certeza, que muitos outros Caminhos virão.

Bom caminho a todos!

Marcia Regina Augustinho dos Santos, 54 anos, aposentada, da Regional de Criciúma

// Previdenciário //

COD aprova reajuste

da tabela de

contribuição do Plano

Misto e analisa proposta

do novo Plano de

Custeio

O Conselho Deliberativo da CE-LOS (COD) aprovou, no dia 8 de no-vembro, o reajuste de 10,9% sobre a tabela de Contribuição do Plano Mis-to. Para aprovar o reajuste, o COD analisou o estudo apresentado pelo Grupo de Trabalho, instituído pela Di-retoria de Gestão Corporativa da Ce-lesc em 20/02/2013. O COD também considerou os pareceres elaborados pelo atuário responsável pelo Plano e pelo consultor jurídico da CELOS que destacaram a legalidade, viabilidade e impactos, demonstrando a neces-sidade de aplicação do índice em função da manutenção do equilíbrio do Plano Previdenciário.

A vigência do Ato Deliberativo do COD é a partir de 1º de novembro de 2013 – com incidência nas contribui-ções dos participantes, dos assisti-dos e das patrocinadoras realizadas no mês de novembro. A nova tabela com os novos valores de contribui-ções está disponível no Portal e no Jornal Online.

O COD também está analisando as propostas de adequações do Pla-no Misto para o Pla-novo PlaPla-no de Cus-teio a ser aplicado após a aprovação da Previc - Superintendência Nacio-nal de Previdência Complementar. Para mais informações consulte seu Sindicado.

(8)

A CELOS está comemorando os nove anos de existência da Central de Atendimento. Dentro da política idea-lizada numa gestão estratégica para atingir a excelência no atendimento aos participantes, em novembro de 1994, foi organizada uma estrutura que uniu uma equipe de profissionais especializados em diferentes áre-as, com conhecimentos específicos, agregando mais informações numa mesma área. Hoje ao buscar uma informação o participante vai obter uma resposta mais rápida, pois essa estrutura também comporta o cadas-tro e os Atendentes Regionais.

Este modelo implantando há nove anos permite ao participante a visão do atendimento unificado, o que é um grande diferencial da CELOS, compa-rado com outros fundos de Pensão, pois é um setor enxuto contando com oito funcionários que atendem uma de-manda cerca de 23 mil participantes, entre ativos, assistidos e agregados.

“A Fundação entende que todas as áreas convergem para atender o participante, sendo que o atendimen-to é o “termômetro” para as

mudan-ças que surgem e que ainda que vão surgir”, explica o gerente da Divisão de Gestão de Relacionamento com o Participante, Gilmar Barbosa.

A estrutura começou de forma sim-ples, contando apenas com o atendi-mento presencial. Hoje o atendiatendi-mento da CELOS conta com os seguintes canais: Atendimento presencial;

Aten-Nove anos de atendimento nota 10

dimento Eletrônico por e--mail, Portal de atendimen-to, 0800, SMS, Facebook, e-mail marketing, jornal onli-ne, jornal impresso, extratos, Atendente Regional, além dos atendimentos pessoais de diretores e conselheiros.

Tudo na Fundação se molda de acordo com a ne-cessidade do participante, assim a CELOS se estrutu-rou de forma a atender to-dos, independente da faixa etária, con-dição social e sexo. “Visamos sempre a cordialidade, simpatia e a pró-ativi-dade, pois o atendimento é a porta de entrada e saída da CELOS”, assegura Gilmar, destacando que nas últimas pesquisas de satisfação o Atendimen-to tem recebido sempre as notas mais altas na avaliação dos participantes. CENTRAL DE ATENDIMENTO

Janeiro/2013 a outubro/2013

Acesso ao Autoatendimento 185.050 Acessos

Ligações 0800 40.735 ligações

Atendimento Presencial 7.647 Atendimentos Presenciais

E-mail 45.000 e-mails

Equipe do Atendimento: convergência

Do silêncio dos nossos corações:

Feliz Natal e um ótimo 2014

A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos cora-ções e aquece com ternura os coracora-ções daqueles que nos acompanharam em nossa caminhada, ou seja, nesses 40 anos de CELOS temos muitos a desejar a todos que fazem parte dessa gloriosa caminhada.

Foram nos pequenos gestos e atitudes do nosso dia-a-dia que podemos proporcionar o mínimo de alegria a todos que nos cercaram e ainda nos cercam.

Que o espírito natalino encha os nossos corações e nos permita fazer parte de cada família celesquiana.

Desejamos a todos nossos participantes Boas Festas e um Feliz Ano Novo. São os votos dos Dirigentes, Conselheiros e Empregados da CELOS.

Do silêncio dos nossos corações:

Feliz Natal e um ótimo 2014

//

Relacionamento

//

Referências

Documentos relacionados

Proporcionar conhecimentos genéricos sobre o empreendedorismo e o papel do empreendedor, bem como os conhecimentos de básicos do marketing e das finanças necessários à elaboração de

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Trong các phƣơng pháp đƣợc sử dụng hiện nay (AAS, AES, UV-VIS, ICP-MS….) thì phƣơng pháp ICP-MS là một phƣơng pháp ƣu việt vì có thể xác định đồng thời

Figura 38 – Acompanhamento diário de peso dos animais tratados com ENSJ39 via oral e intraperitoneal, LE39 e LBR via intraperitoneal para avaliação da toxicidade aguda.. Dados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A teoria das filas de espera agrega o c,onjunto de modelos nntc;máti- cos estocásticos construídos para o estudo dos fenómenos de espera que surgem correntemente na

Se você já estava usando a impressora com um tipo diferente de conexão, como USB, siga as instruções em Alterar o tipo de conexão para configurar a impressora na sua rede sem

Neste artigo, o segundo numa série de trabalhos correlatos, iremos analisar como se comporta uma escala de autorrelato, a saber a escala de diferencial