• Nenhum resultado encontrado

Economia convincente no Acesso à Banda Larga Wi-Fi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Economia convincente no Acesso à Banda Larga Wi-Fi"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

White Paper da |Ruckus

Wireless

Banda Larga Wi-Fi Ganha Novo Reconhecimento

Acesso à banda larga sem fio baseado em 802.11n (WBA) é o novo Metro Wi-Fi. Apenas dessa vez, os negócios impulsionam a criação da rede e não o contrário.

As redes wi-fi "metro" iniciais sofreram com um modelo de implantação de cima para baixo. Os provedores de conexões sem fio tentaram criar WANs Wi-Fi em cidades ou municípios inteiros para oferecer serviços sem fio fixos, quase sempre com apenas uma promessa de financiar projetos com serviços públicos.

Enquanto isso, a taxa de transferência e o alcance relativamente baixos da tecnologia 802.11a/g inicial significam que as redes precisavam de muitos equipamentos para obter a cobertura e a capacidade necessárias para a escala de uma cidade inteira, já o desempenho oferecido não era senão uma fração do que muitos assinantes conseguiam obter com DSL e cabo. Por fim, o modelo de negócios quebrou e a promessa do mercado de Metro Wi-Fi nunca foi realizada. Então, o que há de diferente desta vez?

Primeiro, recentes avanços tecnológicos tornaram o Wi-Fi muito mais "inteligente" e mais atraente para a criação de redes de acesso à banda larga sem fio de baixo custo. A ratificação do padrão IEEE 802.11n de largura de banda alta é um deles.

Tec-nologias novas e sofisticadas de antenas inteligentes, gerencia-mento de RF e rejeição de interferências também melhoraram a taxa de transferência geral e a confiabilidade das redes Wi-Fi em grandes áreas.

Avanços em tecnologia, padrões e na dinâmica do

mercado fazem do Smart Wi-Fi uma opção viável de

acesso confiável à banda larga. Saiba como.

O que há de diferente desta vez?

• PADRÕES -A ratificação do 802.11n oferece capacidade cinco vezes maior em comparação aos padrões Wi-Fi anteriores

• TECNOLOGIA -Avanços na tecnologia de

antena adaptável, malha adaptável e rejeição de interferências proporcionam confiabilidade sem precedentes

• DISPOSITIVOS-Milhões de dispositivos móveis

com Wi-Fi inundaram o mercado

• PREÇO- O custo por bit do acesso à banda larga Wi-Fi continua a cair mais rápido do que o das alternativas

• APLICATIVOS- Focado em áreas de alta

densi-dade nas quais muitos usuários precisam de acesso

• MODELO DE NEGÓCIOS-“Construa à medida

(2)

Novos Modelos de Acesso à Banda Larga sem Fio de Última Milha

Da mesma forma, muito aconteceu na área da computação móvel. Há apenas alguns anos, o laptop era virtualmente o único dispositivo portátil que poderia aproveitar um serviço pú-blico de Wi-Fi. Agora quase um bilhão de dispositivos móveis habilitados para Wi-Fi, como smartfones, netbooks e eletrôni-cos de todos os tipos nas mãos de consumidores que querem acesso em qualquer lugar, a qualquer hora (ver tabelas 1, 2 e 3 abaixo).

Uma outra grande diferença é a aplicação das redes de acesso à banda larga Wi-Fi. Diferentes das primeiras tentativas do Metro Wi-Fi, que assumiram uma proposta de negócio do tipo "construa e eles virão”, a nova WAN Smart Wi-Fi é implantada para uso em casos específicos em que a economia atraente, o alto desempenho e a conveniência do Wi-Fi prevalecem sobre outras alternativas da banda larga sem fio. Esses casos de uso incluem acesso de última milha (last mile) a regiões com pouca oferta, serviço econômico de acesso público para descar-regar redes 3G sobrecarregadas, assim como infraestruturas de oferta para serviços de negócios gerenciados, tais como ampliação de WLANs corporativas, serviços de telemedicina e hotspots em larga escala.

Por fim, são essas realidades econômicas que estão levando os operadores a considerar o Wi-Fi como uma alternativa viável ou, pelo menos, uma ampliação complementar para as tecno-logias de banda larga sem fio: 1) sem custos de espectro, 2) CAPEX notavelmente mais baixo e 3) tempo muito menor para colocação no mercado e para o retorno financeiro.

Sem custos de licenciamento de espectros

O 3G e o WiMAX em geral usam espectro licenciado que apenas as operadoras bem estabelecidas têm condições de adquirir. Por outro lado, o Wi-Fi usa espectro sem licença, sem tarifas de licenciamento associadas.

É claro que o Wi-Fi não tem o alcance para a cobertura ampla de mercados com povoação esparsa — áreas em que as tec-nologias macrocelulares, como HSDPA ou WiMAX, oferecem uma opção melhor. Mas, dado que 60% do uso do celular é fixo ou móvel, muitos usuários de banda larga móvel podem ser atendidos de forma mais econômica pelo Wi-Fi sem consumir os escassos recursos do espectro licenciado.

CAPEX mais baixo

A tecnologia Wi-Fi amadureceu bastante na última década. O custo mais baixo dos equipamentos reflete a economia em escala de produção impulsionada pela adoção em massa em mercados residenciais e empresariais.

Enquanto isso, a capacidade das redes Wi-Fi, com a ratificação dos padrões 802.11n, agora se se equipara ou excede a do 3G e do WiMAX. Na maioria dos APs empresariais, cada rádio 802.11n oferece uma taxa de dados de pico de 300 Mbps e taxa de transferência agregada de 150 Mbps ou mais.

Quando se trata do CAPEX, o Wi-Fi apresenta uma vantagem distinta sobre o 3G e o WiMAX. Por exemplo, estimativas con-servadoras para fornecimento de 2 Mbps de acesso à banda larga a usuários a mais de 1 km quadrado usando equipa-GRÁFICOS: O acesso à telefonia móvel logo será universal. A próxima etapa é fazer o mesmo para o acesso à Internet por banda larga.

WiFi em 1/3 dos aparelhos

de celular até 2012

Remessa de aparelhos dual-mode 07 0 100 200 300 400 500(em milhões) 08 09 10 11 12

Conexões em hotspots AT&T

1Q08 0 5 10 15 20 25 2Q08 3Q08 4Q08 1Q09 2Q09 3Q09

3

2

1

(em milhões) 60% dos Smartphones 0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 07 06 08 09 10 11 12 13

Os usuários de Internet decolam

(em bilhões)

Total de usuários de Internet

Fonte: Informa Telecoms, ITU, Forrester Fonte: ABI Research Fonte: AT&T Assinantes de banda

larga móvel Assinantes de banda larga fixa

(3)

mentos WiMAX exigiriam cinco estações base WIMAX. Com antenas, backhaul. aquisição de sites e despesas de instalação associadas, o custo básico chega a quase 500 mil dólares, sem as tarifas de espectro.

Proporcionar a mesma cobertura e capacidade com a tecnolo-gia Smart Wi-Fi de última geração reduziria o custo a menos de 100 mil dólares. Isso incluiria 41 APs em malha 802.11n externos, sistemas backhaul 802.11n ponto-a-ponto e a aquisição de um site nominal e taxas de instalação (ver o white paper da Ruckus: “The Business Case for Wireless Broadband Access”).

Construa à Medida que For Crescendo: Tempo mais Curto até a Receita

As infraestruturas 3G e WiMAX tendem a ser criadas de cima para baixo, entrando em muitas cidades e mercados antes de irem ao ar. Criar infraestruturas 3G e WiMAX de longo alcance leva tempo e consome recursos, sendo assim o tempo até a receita e o retorno sobre o investimento (o ROI) demora a vir. Em contrapartida, o acesso à banda larga Wi-Fi pode ser implantado em um modelo muito mais granular do tipo "Construa à medida que for crescendo", o que permite aos operadores servir alguns usuários quando e se necessário, de forma incremental.

Vantagens Exclusivas da Banda Larga Sem Fio

com a Ruckus Wireless

Os componentes de uma rede de banda larga sem fio incluem: • Equipamentos nas instalações dos clientes (CPE), em

geral repetidores internos/pontes/APs para ajudar na penetração do sinal quando necessário;

• APs externos em malha de alto desempenho para acesso;

• Sistemas backhaul sem fio de alta capacidade quando o backhaul com fio não está disponível e

• Gerenciamento remoto de todos os elementos da rede, incluindo o provisionamento de ponta a ponta, o geren-ciamento de falhas e desempenho na rede até o CPE. Os operadores não precisam mais emendar esses elementos de rede vindos de uma confusão de fornecedores de equipa-mentos. Em vez disso, eles estão agora disponíveis em uma solução de acesso de banda larga sem fio coerente e geren-ciada de ponta a ponta da Ruckus Wireless.

Além disso, as exclusivas e patenteadas tecnologias Ruckus, como a tecnologia de antena adaptável, os arranjos de ante-nas inteligentes e a malha adaptável simplificam bastante a

CPE

GERENCIAMENTO

ACESSO

Baixo custo Bos cobertura e penetração Alto desempenho Excelente cobertura Interferência resiliente Confiável Flexível/adaptativo - Capacidade de mesh

- Pode ser instalado em qualquer lugar Econômico Alto desempenho Interferência resiliente Confiável Econômico

Gerenciamento em todo o sistema

Provisionamento

Planejamento da capacidade Imposição de SLAs e relatórios

Resolução de problemas de rede e clientes

WAN IP

BACKHAUL

NOC

(4)

Novos Modelos de Acesso à Banda Larga sem Fio de Última Milha

instalação da rede de acesso à banda larga Wi-Fi - que ofer-ece a melhor experiência de usuário possível por meio de um desempenho de rede consistente e cobertura de sinal ampla e confiável.

Melhor Penetração Interna de Sinal

Embora em muitos casos os laptops consigam ter acesso à rede, uma instalação bem-sucedida requer CPE para esse fim em locais difíceis, em que a cobertura e a penetração internas sejam limitadas. Um CPE de valor acessível que atue como um receptor de alto ganho e depois repete o sinal para a origem é a solução ideal. No entanto, a maioria das pontes sem fio de baixo custo têm desempenho de RF ruim e não conseguem dar conta do problema da cobertura e da penetração de forma adequada. Isso levou à falência técnica e comercial de muitas redes sem fio de banda larga baseadas em Wi-Fi.

O CPE da Ruckus oferece uma solução de baixo custo com de-sign de RF superior, o que reduz de-significativamente o custo geral da rede e melhora a experiência do usuário final.

Instalação Simplificada

Todos os sistemas de backhaul e pontos de acesso externos da Ruckus são projetados para não causarem obstrução, equipados com arranjos de antenas internas em pacotes leves e compac-tos. Isso simplifica a aquisição de sites de rádio, pois muitos administradores de imóveis estão preocupados com a aparência estética de objetos grandes e disformes em suas propriedades. Pequenos e integrados, os arranjos de antenas inteligentes da Ruckus são flexíveis e adaptáveis. Os arranjos de antenas inteli-gentes contêm elementos de antenas polarizados na vertical e na horizontal para maximizar o desempenho em relação aos dispositivos clientes dispersos, com vários designs e orienta-ções de antenas (ver barra lateral sobre Tecnologia de Antena Adaptável).

O mais importante é que os arranjos de antenas Ruckus se auto-otimizam, controlados pelo software de tecnologia de antena adaptável que reside em cada produto de backhaul, AP e ponte da Ruckus.

O software inteligente estuda continuamente e, para cada pacote, seleciona uma combinação de elementos de antena que direciona as transmissões para o destino pelo caminho aéreo com melhor desempenho. Essa adaptação automática alivia o

Tecnologia de Antena Adaptável

com Arranjos de Antenas

Inteligentes

Adaptável a qualquer chipset de padrão 802.11a/b/g/n, essa tecnologia patenteada da Ruckus compreende um arranjo de antenas compacto com vários elementos de antena com dupla polarização, capazes de formar padrões de antenas exclusivos de 2^N (N sendo o número de elementos de antena), assim como um soft-ware de sistema especialista, que estuda e seleciona continuamente o padrão ideal de antena para cada transmissão de pacote. Direcionando cada trans-missão pelo caminho de sinal de mais alta qualidade, a tecnologia de antena adaptável permite que os dis-positivos da Ruckus evitem interferências, maximizem as velocidade de transmissão e minimizem os erros nas transmissões. Isso resulta em melhor alcance do sinal, maior desempenho e cobertura mais confiável. Diferente das antenas unidirecionais que irradiam sinais em todas as direções o tempo todo, o arranjo de ante-nas adaptáveis da Ruckus direciona toda a energia de transmissão para o dispositivo receptor, maximizando o alcance ao mesmo tempo em que minimiza o ruído para os dispositivos Wi-Fi das redondezas, que não estão no caminho do sinal.

Diferente também das antenas direcionais com posição fixa, o software de controle de antenas especialista forma "feixes" por destino, por pacote, combinando um ou mais elementos de antena. Com literalmente centenas de "feixes" exclusivos, cobrindo todas as direções e todas as polaridades de sinal, os arranjos de antenas adaptáveis são flexíveis, e omniformes.

(5)

ônus pra os instaladores de redes sem fio para posicionar pre-cisamente os rádios Wi-Fi externos e ajustar as antenas. O mesmo grau de auto-otimização se estende de um AP Ruckus individual para uma rede de AP em malha. Smart Mesh Networking, um recurso nativo de todos os APs internos e externos da Ruckus, forma e volta a formar automaticamente topologias em malha com base no desempenho em tempo real dos APs e suas conexões em malha, sem intervenção humana. Portanto, uma instalação externa em malha da Ruckus pode simplesmente começar com um desenho dos pontos de posi-cionamento pretendidos de APs pretendidos no Google Map, dentro do sistema de gerenciamento remoto FlexMaster da Ruckus. A configuração de cada AP e sua designação (“Raiz” X A “malha” pode ser pré-provisionada no FlexMaster. Em cada site, o instalador pode simplesmente montar o AP para ficar voltado à direção geral dos assinantes e ligá-lo. Daí em diante, o AP contata o FlexMaster via aérea e se autoconfigura.

Melhor Backhaul

As redes WBA são quase sempre limitadas pelos links de backhaul que conectam um complexo de apartamentos ao POP mais próximo. Muitas vezes não existe uma alternativa com fio disponível (ou é cara demais). O backhaul sem fio está dis-ponível há um certo tempo, mas tem falhado na combinação de alto desempenho, resiliência a interferências, confiabilidade e economia. A Ruckus fornece pontes 802.11n Ponto-a-Ponto (PtP) e Ponto-a-Multiponto (PtMP) de longo alcance, que atendem a todos esses requisitos.

Cobertura Confiável, Desempenho Consistente

Operando em espectro aberto, as redes Wi-Fi outdoor enfren-tam interferências constantes de rádios próximos, que compar-tilham o mesmo espaço de espectro, assim como enfraqueci-mentos de sinal incessantes criados por folhagens e outros objetos móveis. Ao experimentarem interferência, os APs con-vencionais atenuam diminuindo a velocidade de transmissão. Se a interferência for severa e persistente, pode acontecer a perda de pacotes e as retransmissões subsequentes podem

NOC

ZoneDirector

Controlador WLAN Gerenciamento Remoto do

FlexMaster

ZoneFlex 7731

Ponto-a-Ponto Backhaul 802.11n

MediaFlex 7211

Bridge/Repetidor (interno ou externo)

150 Mbps a

1,5 km/1mi

ZoneD irector 3000 ZoneDirector 3000

Rede de

Banda Larga

Backhaul

POP

60 Mbps a

13 km/8 mi

100 Mbps a

300m/1000ft

ZoneFlex 7762

802.11n Smart Mesh

ZoneFlex 7762

802.11n Smart Mesh

FIGURA 2: O Sistema Wireless Smart Wi-Fi Ponta a Ponta da Ruckus Permite Acesso à Banda Larga de Última Milha Confiável e Econômico

(6)

Novos Modelos de Acesso à Banda Larga sem Fio de Última Milha

desencadear a degradação do desempenho em todo o sistema, assim como a queda de conexões.

Projetados para combater interferências e obstruções físicas, os arranjos de antenas da Ruckus são feitos com um grande número de elementos de antenas (de 12 a 19 nos APs Ruckus outdoor) para diversidade máxima. Por exemplo, o AP ZoneFlex 7762 da Ruckus oferece milhares de combinações de antenas exclusivas entre as quais o software de tecnologia de antenha adaptável pode selecionar para transmitir um pacote para um destino em particular (um dispositivo de cliente ou um AP em malha adjacente).

A grande diversidade de antenas, junto com o aprendizado inteligente e o algoritmo de seleção de antenas, permite ao dis-positivo Ruckus adaptar seu caminho de sinal para que as altas taxas de transmissão possam ser mantidas e os erros de pacotes possam ser evitados.

Maior capacidade com o 802.11n

Como o Wi-Fi é um meio compartilhado, cada salto em uma malha Wi-Fi reduz a largura de banda disponível a cada nó da malha. As redes Wi-Fi em malha criadas com padrões 802.11a/g mais antigos são inerentemente limitadas pela velocidade máx-ima de 54 Mbps. Pode-se obter capacidade incremental com o emprego de APs com dois ou três rádios, de forma que um rádio possa ser dedicado ao acesso, enquanto o outro é usado apenas para links de backbone.

Novos APs em malha 802.11n de banda dupla (como o ZoneFlex 7762 da Ruckus) podem aumentar a capacidade da rede em termos de magnitude, com até 300 Mbps de largura de banda bruta dedicada ao backbone em malha e um rádio separado de 300 Mbps para tráfego de acesso. Hoje, os APs outdoor 802.11n de banda dupla já estão disponíveis e podem ser obtidos pelo mesmo preço que suas contrapartes 802.11a/g mais antigas. O sistema de antenas com tecnologia de antena adaptável da Ruckus otimiza ainda mais a capacidade da malha por meio da reutilização de espaço. Como as antenas omnidirecionais irradiam sinais em todas as direções, quando um AP em malha convencional transmite, todos os outros APs detectam que o meio está ocupado e aguardam.

Com a tecnologia de antena adaptável, a energia de cada AP de transmissão da Ruckus é direcionada ao seu receptor, sem se espalhar para os APs vizinhos, que estão fora do feixe de

transmissão. Esses APs ficam então livres para transmitir ao mesmo tempo, no mesmo canal, com isso maximizando a taxa de transferência total da malha.

On Demand Capacity

À medida que a base de assinantes cresce, maior capacidade de acesso pode ser injetada em um determinado local implantando um AP em malha adicional da Ruckus e conectando-o ao AP em malha existente em um link de Ethernet.

O software Smart Mesh da Ruckus atualiza automaticamente a topologia da malha recomputando os caminhos da malha com base no desempenho em tempo real de cada AP e seu link upstream. Com a capacidade de gigabit Ethernet uplink, o novo AP é trazido à malha praticamente sem penalidades de salto de malha. A capacidade de instalar a malha de forma inteligente em conexões backbone com fio e sem fio permite que as opera-doras de banda larga sem fio reduzam o custo inicial fazendo a instalação para que a cobertura da rede inicie e adicionando mais capacidade à medida que o negócio exigir.

Por exemplo, as operadoras podem começar instalando os pontos de acesso inteligentes 802.11g ZoneFlex 2741 802.11g da Ruckus para cobertura pura, depois migrar para o 802.11n de banda dupla ZoneFlex 7762 da Ruckus para obter capacidade - reinstalando 2741 ativos em novas áreas. Isso garante eficiência de capital muito alta.

Além disso, para instalações de malha híbrida em topos de pré-dios, os clientes podem usar o ZoneFlex 7762 como um ponto de acesso de malha de 5 GHz e estender a malha para acesso do assinante conectando 2741s adicionais à porta Ethernet no 7762. Isso elimina as penalidades de desempenho da malha e aumen-ta a eficiência de custo para as opções de construção.

Gerenciamento de ponta-a-ponta

O FlexMaster serve como um painel a partir do qual uma rede Wi-Fi externa inteira é gerenciada. A operadora de rede pode, por exemplo, testar a força do sinal em locais específicos, moni-torar as mudanças na topologia da malha, provisionar equipa-mentos para assinantes e executar testes de desempenho de ponta a ponta. Os APs Ruckus coletam vários dados estatísticos sobre as conexões de assinantes e as taxas de dados obtidas para fornecer informações granulares sobre o desempenho de assinantes e facilitar o planejamento de capacidade.

(7)

APLICAÇÃO Rede de Acesso de Última Milha para

Locais Mal Servidos

Nas regiões em desenvolvimento do mundo, o acesso à banda larga em linha fixa é geralmente limitado pela falta de cabea-mento de dados de qualidade, mesmo em centros urbanos com alta densidade demográfica. Com frequência o serviço 3G ou WiMAX também é inexistente. Mesmo nos países desenvolvidos, há muitos lugares remotos para os quais as operadoras de telecomunicações não conseguiram justificar a injeção de custos para a construção de redes última milha. Em ambos os casos, o acesso à banda larga Wi-Fi pode ser uma opção viável.

Considere o caso de uma operadora livre da Índia, cuja velo-cidade de acesso à Internet fica entre 128 Kbps e 256 Kbps, a penetração de DSL é extremamente baixa (cerca de 20 milhões de linhas servindo 1 bilhão de pessoas no momento) e os leilões do espectro WiMAX apenas começaram. A opera-dora optou por desenvolver uma rede de banda larga Wi-Fi nacional com base na solução WBA da Ruckus para oferecer suporte a serviços de banda larga sem fio fixa de 0,5 Mbps até mais de 1 Mbps.

Dado que a receita média por usuário de celular na Índia é no momento de 2 a 3 dólares por mês, enquanto o serviço de DSL mensal a 258 Kpbs custa cerca de 8 dólares, uma consid-eração fundamental para a operadora é controlar o custo total de propriedade (TCO) para justificar um caso de negócio que ofereça suporte a planos de serviços mensais comparáveis. A instalação da rede começou no final de 2008 e a operadora começou a adicionar assinantes no início de 2009. A maior parte dos APs da Ruckus é montada de cabeça para baixo nos telhados de prédios de apartamentos altos (ver Figura 2 na página seguinte).

Cada AP oferece cobertura para as unidades de apartamento abaixo de si. APs do mesmo telhado estão diretamente co-nectados em Ethernet gigabit e ficam em malha com outros APs dentro de uma zona física no Wi-Fi. Uma zona física pode abranger vários prédios. Cada malha fica conectada por meio de um par de pontes sem fio de longo alcance ponto-a-ponto para backhaul a um POP de fibra.

Para residências que estejam fora do alcance do AP instalado no telhado, um CPE ponte/repetidor é fornecido para ajudar na penetração do sinal. O Ruckus CPE também é comercializa-do a assinantes que queiram conectar vários PCs localizacomercializa-dos em vários pontos da casa. Um servidor FlexMaster da Ruckus é instalado no NOC central para gerenciamento do estoque, provisionamento, monitoramento e resolução de problemas. Em uma instância, 15 APs em malha da Ruckus conseguiram cobrir a 3000 residências em um complexo residencial de quatro prédios. A operadora conseguiu vender serviços para esses moradores imeidatamente. Quando a carga de tráfego aumentou, novos APs foram adicionados ao telhado para fornecer mais capacidade.

Mesmo nos EUA e em muitos outros mercados desenvolvi-dos, programas de estímulo à banda larga do governo foram introduzidos para ajudar a bancar o acesso à banda larga para áreas mal servidas. Para se qualificarem para o financiamento, os provedores de serviços sem fio devem apresentar um plano que atenda determinados prazos definidos pelo órgão financiador.

Muitos provedores de serviços sem fio estão constatando que a arquitetura de acesso à banda larga baseada em Wi-Fi lhes permite satisfazer os critérios dos órgãos financiadores e acelerar o tempo de colocação do produto no mercado, com mais economia por bit de tráfego transportado através de uma implementação direta. Não apenas a solução da Ruckus bateu apresentou preço competitivo com ofertas similares de outros fornecedores, como também a tecnologia de antenha adaptável assegura a necessidade de menos APs Ruckus (60% em média) para qualquer dada cobertura ou critério de capacidade.

APLICAÇÃO3G Data Traffic Offload

É algo reconhecido que o tráfego de dados móvel está cre-scendo a uma velocidade mais rápida do que a receita gerada por ele. Esse desequilíbrio apenas tende a piorar à medida que mais dispositivos móveis com Internet e mais aplicativos cheios de mídia entrarem no mercado. E enquanto as

(8)

opera-Ruckus Wireless, Inc.

880 West Maude Avenue, Suite 101, Sunnyvale, CA 94085 EUA (650) 265-4200 Tel \ (408) 738-2065 Fx

w w w . r u c k u s w i r e l e s s . c o m

Copyright © 2009, Ruckus Wireless, Inc. Todos os direitos reservados. Ruckus Wireless e o design da Ruckus Wireless estão registrados no Departamento de Marcas e Patentes dos EUA (U.S. Patent and Trademark Office). Ruckus Wireless, o logotipo da Ruckus Wireless, BeamFlex, ZoneFlex, MediaFlex, MetroFlex, FlexMaster, ZoneDirector, SpeedFlex, SmartCast e Dynamic PSK são marcas comerciais da Ruckus Wireless, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. Todas as outras marcas comerciais citadas neste documento ou site pertencem a seus respectivos proprietários. 803-71262-001 rev 02

Novos Modelos de Acesso à Banda Larga sem Fio de Última Milha

doras móveis continuam testando e planejando redes LTE de última geração, muitos já estão prevendo que o aumento da eficiência espectral não será suficiente para manter o alinhamen-to com o uso da Internet em meios móveis no futuro.

As operadoras móveis estão começando a buscar reforço para sua capacidade por meio do uso de hotspots Wi-Fi. Historica-mente, o serviço de hotspot Wi-Fi não era estratégico para as operadoras de redes móveis- a receita era minúscula em com-paração aos serviços de voz e SMS; O uso dos hotspots Wi-Fi pelos consumidores ainda era baixo e eles queriam serviços gratuitos.

Mas a popularidade dos dispositivos móveis com modo dual, como smartfones e netbooks veio para mudar isso. Um smart-fone consegue gerar mais de 30 vezes o tráfego de um telesmart-fone comum e um netbook, cerca de 450 vezes.

Dado que a cobertura de Wi-Fi pode ser oferecida a uma fração do custo de uma rede nova de celulares, o Wi-Fi está se tor-nando uma opção estratégica para as operadoras móveis para reduzir o custo por bit de tráfego de dados transportado Cada vez mais os usuários estão aderindo aos serviços de hotspots Wi-Fi, em parte porque não há limite de uso no Wi-Fi e ele é quase sempre agrupado com linhas fixas ou planos de serviço 3G. O mais importante é que o Wi-Fi oferece velocidade de conexão mais rápida e a experiência do usuário de hotspot foi muito aprimorada com o recurso de sign-on automático incorporado nos dispositivos de modo dual.

A Ruckus Wireless oferece uma linha de produtos completa para a criação de hotspots de qualquer tamanho, em qualquer configuração. Todos os APs Ruckus comerciais podem ser implantados de forma independente para um pequeno hotspot, tal como um restaurante, ou podem ser coordenados por um controlador de WLAN para um grande complexo, como um hotel, um aeroporto ou um shopping.

APs externos estão disponíveis para locais públicos, como es-tádios, estações de trem, campus de universidades e locais de

entretenimento. Todos os APs podem ser em malha ou com fio. A Ruckus ainda oferece um AP do tipo “home-spot” residencial, para as operadoras que desejam maximizar rapidamente seu espaço de hotspot.

Resumo

Com o advento das redes 802.11n de alta eficiência, assim como de recursos de melhoria de alcance e desempenho nelas incorproados por empresas inovadoras como a Ruckus Wireless, o Smart Wi-Fi agora oferece uma opção simples e econômica para a construção de redes de acesso à banda larga sem fio, que pode ser dimensionada de forma incremental, fácil e econômica, na medida da necessidade.

Felizmente para as operadoras – quer estejam servindo em-presas, consumidores ou proprietários – todos os elementos necessários para oferecer serviços Wi-Fi de banda larga, desde conjuntos habitacionais até cidades inteiras, estão agora disponíveis em uma solução coerente, com gerenciamento de ponta a ponta.

Referências

Documentos relacionados

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os valores encontrados para os coeficientes foram de 0,71 e 0,68 para número de adultos vivos e de ovos, respectivamente, na face adaxial e de 0,56 e 0,64, para essas mesmas

5.2 Importante, então, salientar que a Egrégia Comissão Disciplinar, por maioria, considerou pela aplicação de penalidade disciplinar em desfavor do supramencionado Chefe

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e