• Nenhum resultado encontrado

ANEXO II SISTEMA DE PAINÉIS DE MENSAGENS VARIÁVEIS FIXOS. 1. Os painéis de mensagem variável - fixos deverão:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANEXO II SISTEMA DE PAINÉIS DE MENSAGENS VARIÁVEIS FIXOS. 1. Os painéis de mensagem variável - fixos deverão:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ANEXO II

SISTEMA DE PAINÉIS DE MENSAGENS VARIÁVEIS – FIXOS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

1. Os painéis de mensagem variável - fixos deverão:

a) Ser projetados para implantação externa junto às vias de tráfego, em situação de ambiente aberto (outdoor), com exposição a intempéries, suportando uma temperatura ambiente externa na faixa de 0ºC a 50ºC, insolação direta e umidade relativa do ar máxima de 90%, sem condensação.

b) Ser estanques à água, tanto de chuva quanto de jato de lavagem e limpeza. c) Operar em conformidade com o protocolo NTCIP.

d) Ser projetados para operação contínua, durante 24 horas, devendo as mensagens apresentadas ser legíveis tanto durante o dia como durante a noite, sob quaisquer condições meteorológicas.

e) Ser gráficos de matriz completa (full matrix) e possibilitar a apresentação, no seu modo alfanumérico, de 2 (duas) ou 3 (três) linhas contíguas de informações, usando a fonte de caracteres padrão, sendo que as dimensões do caracteres deverão ser configuráveis

f) Permitir a apresentação de caracteres da língua portuguesa com seus respectivos acentos.

g) Ter as dimensões úteis, compreendendo apenas a matriz ocupada pelas células (pixels), abrangendo no mínimo 150 pixels de comprimento por 18 pixels de altura, para painéis de 2 linhas, e de 112 pixels de comprimento por 28 pixels de altura para painéis de 3 linhas, de forma que as dimensões mínimas, com caracteres de no mínimo 42X42cm para o modo alfanumérico do painel, deverão ter uma área mínima de 12m², inclusa a área de pictogramas.

h) Ter elementos luminosos que contenham uma proteção para evitar reflexos devido à incidência de iluminação solar, sendo que a face frontal do painel, que incorpora essa proteção, deverá ser construída em policarbonato ou outro material resistente à radiação ultravioleta.

i) Ter todas as distâncias de separação entre módulos de caracteres uniforme e isentas de qualquer característica de reflexão ou emissão de luz.

j) Ao exibir mensagens no formato de matriz 5x7 padrão NEMA TS4-2005, ter espaços entre dois caracteres de uma mesma linha de duas células de display (pixels) apagadas, e espaços entre duas linhas de caracteres de três células de display (pixels) apagadas.

k) Ter, adicionalmente, a capacidade de apresentar mensagens com caracteres maiores em uma linha apenas, utilizando-se da capacidade total de exibição de mensagens.

(2)

l) Ter área útil circundada por uma área apagada que ofereça contraste visual com a iluminação de fundo, de forma que a distância de qualquer ponto do texto até a borda do painel deverá ser de pelo menos 75 mm.

m) Operar em conformidade com o protocolo NTCIP. 2. As propriedades do mostrador são:

a) A visibilidade do painel deverá ser possível a uma distância de 300 (trezentos) metros e a legibilidade das mensagens deverá ser perfeita e total a uma distância de no mínimo 270 (duzentos e setenta) metros.

b) Essa distância considera que um usuário que se desloca à velocidade máxima de 80 (oitenta) km/h terá um período de 10 (dez) segundos para ler até dois quadros (frames) de texto, apresentados pelo painel, ao longo de aproximadamente 240 (duzentos e quarenta) metros percorridos.

c) Considera-se que, nos 30 (trinta) metros restantes para chegar ao painel, não será garantida a sua legibilidade e, portanto, não haverá uma leitura confortável em função do ângulo de visão.

d) O mostrador deverá comportar até 2 linhas com no mínimo 21 caracteres cada linha ou 3 linhas com no mínimo de 16 caracteres, adotando-se o caractere de matriz 5x7, com altura mínima de 420 mm, com a acentuação da língua portuguesa incorporada.

Relação de Contraste

3. Deverão apresentar relação de contraste que leve em consideração o grau de iluminação ambiente e o grau de iluminação das células, devendo ser fornecidos painéis que atendam, no mínimo, aos valores de relação de contraste especificados na Tabela 5-1 da norma NEMA TS4-2005, para LEDs na cor âmbar, e medidas realizadas perpendicularmente à face do painel sob uma iluminação de 40.000 (quarenta mil) lx.

Nível de Luminância

4. Deverão apresentar nível de luminância, que corresponde à intensidade luminosa das células e deverá ser medido, na frente do painel, com todos os componentes da face devidamente montados em seus locais e com a fotocélula controladora de intensidade iluminada, devendo ser fornecidos painéis que atendam, no mínimo, aos valores de luminância especificados na Tabela 5-8 da norma NEMA TS4-2005, para LEDs na cor amarela, e medidas realizadas perpendicularmente à face do painel sob os níveis de iluminação indicados.

5.

(3)

6. O espectro de luz visível para a visão humana deverá abranger radiações com comprimento de onda entre aproximadamente 400 (quatrocentos) e 700 (setecentos) nanômetros, considerando que a sensibilidade é maximizada no centro dessa faixa e praticamente insensível nos extremos.

7. As células dos painéis deverão atender aos valores de comprimento de onda dominante e cromaticidade especificados na Tabela 5-16 da norma NEMA TS4-2005, para LEDs na cor amarela, e medidas realizadas sob iluminação menor que 4 (quatro) lux.

8. A faixa de comprimento de onda da cor amarela, em torno de 590 (quinhentos e noventa) nm, deverá também ser conhecida por cor âmbar.

9. A cromaticidade do painel deverá parecer uniforme para a mesma cor aparente a olho nu, independentemente de essa cor aparente ser derivada da cor de uma única célula ou de uma mistura de cores de diversas células.

Ângulo de visão

10. O ângulo de visão é definido como o ângulo total compreendido entre os pontos em que a intensidade de luz medida é equivalente a 50% (cinqüenta por cento) da intensidade medida na direção do eixo mecânico do LED, sendo que, de maneira análoga, cone de visão é definido por um conjunto de três ângulos a partir do eixo do LED, em que a intensidade de luz medida é equivalente a 50% (cinqüenta por cento) da intensidade medida na direção do eixo mecânico do LED.

11. Deverão ser fornecidos painéis que atendam aos valores de ângulos e cones de visão especificados na Tabela 5-7 da norma NEMA TS4-2005 para Cone de Visão classe “E”, e medidas realizadas em condições de iluminação diurna de 40.000 (quarenta mil) lx e noturna <4 (quatro) lx.

12. O Cone de Visão de classe “E” tem a abertura horizontal do ângulo de visão limitado a 15o, e o cone de visão na vertical limitado a 0 - 10°, ambos medidos em relação ao ponto central de 0o na horizontal e 0o na vertical, sendo que a tolerância máxima sugerida é de 1o em relação ao especificado.

13. Assume-se que o PMV seja instalado em trecho plano e reto de via e que comporte a máxima distância de legibilidade.

14. Em caso de aclives ou declives, a montagem do painel na estrutura de suporte deverá compensar a inclinação da via para manter inalterada a máxima distância de legibilidade, não devendo ser instalados em entradas de curvas.

Fontes de caracteres

15. Os painéis deverão ser capazes de apresentar os caracteres do padrão UNICODE de U+0020 hex a U+007E hex inclusive, mais os caracteres U+00AA. U+00B0. U+00BA. U+00C3. U+00C7. U+00E0. U+00E1. U+00E2. U+00E3. U+00E7.

(4)

U+00E9. U+00EA. U+00ED. U+00F3. U+00F4. U+00F5. U+00FA e U+00FC, caracteres estes utilizados na língua portuguesa.

Eletrônica

16. O controlador deverá incluir uma Unidade Central de Processamento (UCP) e interfaces com outros dispositivos como portas de comunicação, acionadores de elementos luminosos, sensores e dispositivos de controle.

17. O sistema operacional do controlador deverá residir em memória não volátil e deverá iniciar automaticamente o processamento quando da energização do equipamento.

18. O controlador deverá possuir circuito de relógio interno, ou circuito de GPS (Ground Positioning System) que atenda os seguintes requisitos.

a) A operação do relógio deverá ser mantida mesmo na ausência de fontes externas de energia. Se for utilizada bateria, a vida útil desta deverá ser de no mínimo 3 (três) anos.

b) A precisão do relógio deverá ser tal que haja uma variação de no máximo 0,01 (um centésimo) s/h à temperatura de 20°C.

c) O tempo deverá estar disponível no formato ano, mês, dia, hora, minuto e segundo.

d) As horas deverão ser expressas no formato 24h.

e) O relógio deverá ajustar-se automaticamente nos anos bissextos.

Controle de Intensidade

19. A intensidade e a luminosidade das células do mostrador (pixels) deverão variar automaticamente de acordo com as condições da luz ambiente no local do painel. 20. Cada painel deverá ser dotado, portanto, de, pelo menos, um circuito automático de medição de luz ambiente, projetado para operar no mínimo na faixa de 2 (dois) a 20.000 (vinte mil) lx.

21. Este recurso deverá assegurar visibilidade e legibilidade excelentes em quaisquer condições meteorológicas (sol em qualquer posição, chuva, nublado, nevoeiro etc.), de dia ou à noite e nos estágios intermediários (nascer e pôr-do-sol), minimizando eventuais situações de desconforto aos usuários.

22. O sensor de luz deverá ser projetado para operar continuamente exposto à luz do sol e estar contido em dispositivo à prova d’água.

23. A intensidade mínima de cada célula Y (âmbar) deverá ser de 20 (vinte) cd, sem atenuação do controle de intensidade da luz.

(5)

Monitoração e Diagnóstico

24. Deverá contar também com recursos de monitoração de falta de energia elétrica, permitindo ao operador, na Central de Operações, tomar conhecimento de interrupção no fornecimento de energia da rede pública, após o restabelecimento de energia.

25. O registro de falta de energia deverá ser acompanhado também da informação de tempo faltante para completar a mensagem que está sendo apresentada.

Comunicação

26. A comunicação entre os painéis e o Centro de Controle deverá ser realizada através de tecnologia que não permita a recepção livre e pública do conteúdo transmitido no canal de comunicação, entre o CCO da concessionária e os locais onde os painéis serão instalados.

27. Caso ocorram erros de comunicação, que possam causar a apresentação de erros nas mensagens apresentadas, o painel deverá ser apagado.

Controle local e central

28. O controlador deverá processar comandos gerados pelo servidor central ou localmente, através de um microcomputador do tipo PC de manutenção.

29. O software da Central deverá oferecer o recurso em interface gráfica ou por linhas de todos os PMV’s na rodovia, inclusive os PMV’s Móveis e que, por seleção, apresentem na tela do operador exatamente a mensagem exibida no painel.

Estrutura de suporte mecânico:

30. Deverão ser instalados conjuntos estruturais completos para a sustentação dos painéis, compostos basicamente pelos elementos necessários à sustentação, fixação e posicionamento dos painéis de mensagens variáveis sobre a rodovia, rigidamente fixados ao solo através de fundações.

31. Deverão ser consideradas estruturas dos tipos Pórtico ou Semipórtico para a implantação dos painéis, em função do tipo de pista de rolamento que será sinalizada. 32. Os PMV’s deverão ser instalados com um vão livre de 6,5m (seis metros e meio) em relação à pista, porém, caso a estrutura seja de semipórtico, com base para a sustentação do PMV, o vão livre deve considerar a base do semipórtico.

(6)

contra vibrações e choques associados à condição de tráfego intenso e veículos pesados.

34. Os conjuntos estruturais (inclusive fundações) deverão ser dimensionados para resistirem integralmente às cargas normais, ocasionais e acidentais, sendo aplicáveis as Normas NBR 6123/88 (forças devidas ao vento em edificações) e NBR 6120/80 (cargas para cálculos de estrutura e edificações).

Painel de pictogramas

35. Para a área de pictogramas, deverá ser considerada uma área de pixels ou painel anexo ao principal “full matriz”, lâmpadas de LEDs em amarelo, vermelho e verde ou “full color”, para poder apresentar completamente os sinais do Código Nacional de Trânsito.

36. Matriz mínima de 32X32, altura entre 1,05 mm e 1,15mm, mantendo a mesma largura.

Referências

Documentos relacionados

SINALIZAÇÃO INFORMAÇÃO PARTE DE COMANDO COMANDOS INFORMAÇÕES ORDENS ORDENS PARTE OPERATIVA INFORMAÇÕES... Grafcet-Diagrama de

- Introdução ao estudo do Sistema Respiratório com o apoio do Mapa Educativo da Porto Editora onde os alunos vão indicar os principais. constituintes do Sistema Respiratório:

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

6.4.5.8 Quando este ensaio for realizado como ensaio de tipo, para cabos não blindados individualmente, a medição da resistência de isolamento deve ser feita com o

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

II Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.. HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE

Os resultados mostram que o extrato de casca de mirtilo apresenta atividade antibacteriana contra Bacillus cereus, mas não tem a capacidade de inibir