• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO GERAL. Jogos do Instituto Federal do Acre JIFAC/2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO GERAL. Jogos do Instituto Federal do Acre JIFAC/2017"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO GERAL

Jogos do Instituto Federal do

Acre – JIFAC/2017

(2)

Sumário

CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS ... 3

CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS ... 3

CAPÍTULO III - DOS PODERES ... 3

Seção I - Da Coordenação Geral ... 3

Seção II - Da Direção Técnica ... 4

Seção III - Da Comissão Disciplinar ... 4

CAPÍTULO IV - DO CONGRESSO TÉCNICO ... 5

CAPÍTULO V - DA REALIZAÇÃO ... 5

Seção I - Da Cerimônia de Abertura ... 5

Seção II - Das Modalidades e Provas ... 5

Seção III - Do Cronograma de Realização ... 6

Seção IV - Dos Jogos e seus horários ... 6

Seção V – Das Formas de Disputas ... 7

Seção VI- Da Classificação e Desempate ... 7

Seção VII- Da Premiação ... 7

CAPÍTULO VI - DOS UNIFORMES ... 8

CAPÍTULO VII - DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPANTES ... 8

(3)

CAPÍTULO I - DOS PRINCÍPIOS GERAIS

Art. 1º - OS JOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE – JIFAC/2017 têm por finalidade promover a ampla participação em atividades esportivas de cunho educacional nos Campi do IFAC.

Art. 2° - Este regulamento tem como base os princípios das Diretrizes Educacionais, visa estabelecer normas para orientar as etapas intercampi e normatizar o desenvolvimento e realização da etapa ESTADUAL, de forma harmônica e disciplinada, do desporto na Rede IFAC.

CAPÍTULO II - DOS OBJETIVOS

Art.3º - OS JOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE – JIFAC/2017 têm por objetivos:

a) Promover a integração entre alunos, professores e técnicos administrativos nas diferentes modalidades de competições esportivas;

b) Promover competições esportivas visando à identificação de talentos esportivos nas diferentes modalidades;

c) Realizar eventos em várias modalidades esportivas como meio de integração social e confraternização, estimulando a prática dessas atividades, com fins educativos; d) Propiciar o desenvolvimento integral dos alunos, como ser social. Sempre pensando

no seu comportamento enquanto ser humano e a necessidade de convivência na sociedade em que atua, e com o objetivo de alavanca motivadora para a vida escolar e acadêmica.

CAPÍTULO III - DOS PODERES

Art. 4º – No JIFAC 2017serão reconhecidos os seguintes poderes: a) Coordenação Geral;

b) Direção Técnica; c) Comissão Disciplinar.

Seção I - Da Coordenação Geral

Art. 5º - A Coordenação Geral será composta por 3 representantes dos setores: PROEX, DSAES, DSCOM, PROAD e CAMPUS SEDE, tendo como Presidente o Pró-Reitor de Extensão.

Parágrafo único: O campus sede, se necessário, poderá elaborar uma portaria específica para contemplar mais membros.

(4)

a) Organizar e acompanhar toda execução dos Jogos; b) Elaborar material de gráfico;

c) Divulgar nos meios de comunicação internos e externos; d) Firmar parcerias externas;

e) Receber e examinar a documentação de inscrição das equipes; f) Adquirir material esportivo;

g) Providenciar o montante para pagamento da Equipe de Arbitragem;

h) Elaborar o regulamento geral do JIFAC/2017 e regulamentos específicos para as modalidades participantes.

Seção II - Da Direção Técnica

Art. 7º - A Direção Técnica será composta por 5 (cinco) coordenadores indicados pela Coordenação Geral.

Art. 8º – Compete à Direção Técnica:

a) Proporcionar suporte técnico para a realização da competição;

b) Recrutar pessoal capacitado para organização técnica da competição, que comporão a Direção Técnica;

c) Realizar o congresso técnico e as reuniões técnicas;

d) Supervisionar a aplicação das disposições fixadas neste Regulamento;

e) Encaminhar para apreciação e julgamento da Comissão Disciplinar, as faltas disciplinares ocorridas na competição;

f) Compilar e distribuir os informativos da competição.

Seção III - Da Comissão Disciplinar

Art. 9° - Haverá no JIFAC/2017 uma Comissão Disciplinar, incumbida de apreciar e julgar as infrações cometidas durante a competição, composta por 3 (três) membros nomeados pelo Presidente da Coordenação dos Jogos do Instituto Federal do Acre. Parágrafo Único – A Comissão Disciplinar deverá reunir-se a qualquer hora, sempre que necessário através de convocação de seu Presidente.

Art. 10 - Todos os participantes do JIFAC/2017 poderão sofrer as seguintes sanções disciplinares:

a) Advertência oral e escrita; b) Suspensão por 1 (um) jogo; c) Exclusão do JIFAC/2017;

d) Suspensão de outras competições representando o Instituto Federal do Acre.

Art. 11 - As sanções disciplinares terão vigência de acordo com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva–CBJD.

Art. 12 - Qualquer participante do JIFAC 2017 que for expulso de uma partida será automaticamente penalizado de acordo com a regra específica de cada modalidade, sendo que, se for penalizado por agressão, será julgado pela comissão disciplinar.

(5)

Art. 13 - A inscrição de atletas de forma irregular acarretará a imediata eliminação da equipe.

Parágrafo Único - Todo caso de atleta inscrito de maneira irregular, deverá ser levado à Comissão Disciplinar.

CAPÍTULO IV - DO CONGRESSO TÉCNICO

Art. 14 – No JIFAC/2017 o Congresso Técnico será realizado no dia 04 de julho de 2017. Art. 15 - O Congresso Técnico será dirigido pela Direção Técnica e pela Coordenação Geral.

Art. 16 - No Congresso Técnico poderão participar os responsáveis técnicos das equipes ou representantes do Campus e 1 um representante discente de cada delegação.

Parágrafo Único – Somente terá direito a voz ou voto o técnico da equipe ou representante do Campus.

Art. 17 - Os objetivos do Congresso Técnico serão:

a) Receber das equipes a documentação original de participação no JIFAC; b) Tratar de assuntos de interesse geral da competição.

CAPÍTULO V - DA REALIZAÇÃO

Art. 18 - OS JOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE – JIFAC/2017 serão fomentados e promovidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre-IFAC, através da PROEX e executado por meio de seletivas nos Campi, e os campeões, se deslocarão para Rio Branco para participar da FASE ESTADUAL.

Seção I - Da Cerimônia de Abertura

Art. 19- A cerimônia de abertura será realizada no Campus Sede no primeiro dia de competição do JIFAC/2017, contando com todas as delegações participantes no evento.

Seção II - Das Modalidades e Provas

Art. 20 - Serão oferecidas no JIFAC/2017 as seguintes modalidades, com a quantidade máxima de atletas em cada modalidade por campus:

COLETIVAS NAIPE

Masc. Fem.

Vôlei de Praia 02 Atletas 02 Atletas Vôlei de quadra 10 Atletas 10 Atletas Futsal 10 Atletas 10 Atletas Handebol 12 Atletas 12 Atletas Basquetebol 10 Atletas 10 Atletas Futebol 16 Atletas -

(6)

Masc. Fem.

Tênis de mesa 05 Atletas 05 Atletas Atletismo 20 Atletas 20 Atletas Xadrez 04 Atletas 04 Atletas Natação 18 Atletas 18 Atletas Judô 09 Atletas 09 Atletas

§ 1° Cada treinador/responsável técnico decide quais modalidades e quantidade de atletas, não podendo este ultrapassar a quantidade máxima de atletas por modalidade especificadas no quadro, e nem ultrapassar o quantitativo de 50 discentes/atletas por delegação.

§ 2º A Direção Técnica se reserva ao direito de realizar somente as competições e provas em que houver o mínimo de dois atletas e/ou duas equipes inscritas e disponibilidade de espaços e materiais apropriados.

§ 3º Havendo uma única equipe ou atleta classificado para a fase estadual, esta (e) se habilitará para a fase regional mediante aprovação da comissão técnica, levando em consideração o nível técnico do atleta e da competição que participará, desde que haja orçamento para que o deslocamento seja possível;

Seção III - Do Cronograma de Realização

Art. 21- A fase municipal do JIFAC/2017 será realizada em maio nos respectivos Campi sem prejuízo do calendário pedagógico, e em julho de 2017 acontecerá a fase Estadual no município de Rio Branco.

Parágrafo único - A realização das competições nas datas estipuladas pela coordenação geral está condicionada à prévia aprovação da Direção Geral dos Campi.

Seção IV - Dos Jogos e seus horários

Art. 22- Os Jogos e provas terão início no horário fixado nas tabelas oficiais distribuídas pela Direção Técnica, sendo considerada perdedora por ausência (W X O), a equipe que não estiver em condições de disputar, no local da competição até 15 (quinze) minutos no máximo após o horário estabelecido para a primeira partida de cada modalidade.

Parágrafo único - Não poderá ser alegado para justificar o atraso: serviço de transporte, mau tempo, dificuldades na localização de competição, falta de número regulamentar de jogadores, documentação ou por se recusar, sob qualquer pretexto, a iniciar ou continuar o jogo, partida ou prova.

Art. 23- O atleta só poderá participar das provas ou jogos da competição apresentando à mesa de controle, antes do início da disputa, a sua carteira de identidade oficial (RG), fornecida pela Secretaria de Segurança Pública, ou órgão similar oficial, ou crachá oficial com foto que seja fornecido pela Coordenação Geral do JIFAC.

Art. 24- Os casos de W X O em modalidades coletivas serão pontuados vencedores e perdedores respectivamente, de acordo com os regulamentos específicos. Em

(7)

modalidades individuais serão punidos com a eliminação definitiva das equipes ou atletas nas provas individuais, salvo o não comparecimento por danos adquiridos na competição. Art. 25- Qualquer partida que venha a ser suspensa ou transferida por motivo de força maior, será realizada de acordo com a disposição de horários da tabela.

Art. 26- As equipes participantes, com seus reservas e dirigentes deverão estar devidamente uniformizados e identificados, conforme Regulamento Específico de cada modalidade, ficando vedada a permanência de atletas sem as devidas vestimentas esportivas nos locais restritos às disputas (quadras, pistas, piscinas, tatame, etc.)

Seção V – Das Formas de Disputas

Art. 27 - As disputas serão realizadas em estrita obediência às regras vigentes nas Confederações Desportivas Nacionais à data da realização dos JOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE – JIFAC/2017, salvo as adaptações previstas neste regulamento e no regulamento específico de cada modalidade.

Art. 28 - Das Formas Das Disputas com quantidade determinada de equipes:

a) COM 02 EQUIPES: Melhor de 3 jogos, sendo que se a equipe ganhar 2 jogos consecutivos, se consagra campeã. Em caso de empate, será feita uma partida final para consagração do campeão.

b) COM 03 ATÉ 05 EQUIPES - rodízio simples, todos contra todos para se conhecer o campeão.

c) COM 06 OU 08 EQUIPES - 02 chaves com o mesmo número de participantes jogarão em rodízio simples na chave, classificando-se os 02 primeiros de cada chave, para o cruzamento olímpico.

Parágrafo Único: Todas as equipes e participantes de provas individuais poderão participar de um ou mais jogos/provas por dia, ficando pré-determinado por tabela.

Seção VI- Da Classificação e Desempate

Art. 29 - Estarão classificadas para as fases seguintes da competição as equipes que obtiverem a maior pontuação.

Art. 30 - Ao final de cada fase, se as equipes estiverem empatadas em número de pontos, serão adotados critérios de desempate de acordo com os regulamentos específicos de cada modalidade.

Art. 31 – Ficam descartados os saldos de gols/pontos, cartões amarelos, cartões vermelhos obtidos sobre as equipes derrotadas por ausência ou equipe incompleta.

Seção VII- Da Premiação

Art. 32 - Serão conferidos troféus e medalhas para os 1º e 2° lugares nas modalidades coletivas.

(8)

Art. 33 - Serão conferidos apenas medalhas para os 3º lugares nas modalidades coletivas e para os 1º, 2º e 3º lugares nas modalidades individuais.

Art. 34- As premiações ocorrerão na solenidade de encerramento do JIFAC/2017.

CAPÍTULO VI - DOS UNIFORMES

Art. 35 - É responsabilidade das equipes e/ou atletas a aquisição e manutenção dos uniformes (calções e camisas) em todas as competições dos JIFAC/2017. Devendo cada equipe ter um uniforme de cor clara, e um uniforme de cor escura.

§ 1° - Nos uniformes é permitido o uso de logomarca de patrocínio, desde que não tenha qualquer conteúdo político, filosófico ou religioso, e que não faça alusão a bebidas alcoólicas, cigarros e produtos que induzam ao vício.

§ 2° – Em caso de a cor dos uniformes das equipes coincidirem, e vier a dificultar a equipe de arbitragem na identificação das mesmas, a equipe com o mando de quadra (do lado esquerdo da tabela) deverá trocar o uniforme.

CAPÍTULO VII - DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPANTES

Art. 36 - Poderão participar dos JOGOS DO INSTITUTO FEDERAL DO ACRE - JIFAC/2017, alunos de ambos os sexos que estejam regularmente matriculados em cursos técnicos integrados ao ensino médio, subsequentes, EAD e superiores. Os participantes deverão estar frequentando seus respectivos cursos e ter idade máxima de 19 anos completos no ano da competição, ou seja, nascidos a partir de 01/01/1998.

§ 1º: Alunos matriculados em cursos FIC não poderão representar o Campus em que estudam.

§ 2° Não será permitida a participação de nenhum aluno fora da idade estipulada neste regulamento.

Art. 37 - As inscrições obedecerão aos seguintes critérios:

§ 1º As inscrições deverão ser feitas em fichas modelos (Modalidades coletivas e individuais) que serão fornecidas pela Coordenação Geral, devidamente assinadas pelo responsável de cada equipe, e o Diretor Geral do campus, devendo ser anexada às inscrições, uma declaração com a lista de atletas assinada pelo registro escolar, atestando a frequência dos discentes.

§ 2º Não será permitida a troca de atletas na ficha de inscrição após o início da competição, exceto em casos de ORDEM MÉDICA, devidamente comprovada através de atestados ou laudo médico.

§ 3º A substituição do atleta deverá ser realizada com 24h de antecedência da realização do próximo jogo/prova de sua equipe.

§ 4° A substituição de responsáveis técnicos poderá ser solicitada até o congresso técnico da competição.

(9)

Art. 38 - O atleta que desejar poderá se inscrever em até 02 (duas) modalidades coletivas e 02 (duas) individuais, sendo de sua inteira responsabilidade o fiel cumprimento dos horários específicos de cada modalidade e provas.

§ 1º O aluno e responsável técnico assumirão o risco à integridade física, caso o aluno participe em mais de uma modalidade.

Art. 39 - As inscrições acontecerão nas datas estabelecidas em cronograma.

Parágrafo Único - Não será permitida a inscrição de novas equipes fora do prazo determinado.

Art. 40 – Todas as inscrições deverão ser enviadas para o e-mail da Coordenação de Esporte e Lazer: proex.coel@ifac.edu.br, na data estipulada em calendário previamente aprovado pela comissão.

CAPITULO VIII - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 40 - Os casos omissos no presente regulamento serão solucionados pela Direção Técnica, com anuência da Coordenação Geral dos jogos.

Art. 41 - A Coordenação Geral expedirá outros documentos, se necessários, à complementação deste Regulamento Geral.

Art. 42 - A Coordenação Geral do JIFAC/2017 não será responsável por qualquer avaria causada pelos componentes das equipes nos locais de competição.

Art. 43 - Quaisquer consultas atinentes ao JIFAC/2017 sobre matéria não constante neste Regulamento deverão ser formuladas por escrito pelo representante dos Campi à Coordenação Geral que, após o devido exame, apresentará sua solução.

_____________________________________ FÁBIO STORCH DE OLIVEIRA

Pró-Reitor de Extensão Portaria IFAC n° 219 de 01/03/2016

Referências

Documentos relacionados

O controle de poço é definido como uma série de procedimentos a serem executados sobre a pressão das formações perfuradas a fim de evitar o fluxo de fluido

data da emissão da Nota de Empenho e entrega da Nota Fiscal. Cada fatura deverá mencionar o nº deste Contrato e o Nº da Nota de Empenho. A fatura deverá ser atestada pelo Fiscal

ARTISTS | ARTISTAS > Adelina Lopes, João Louro, Gabriela Albergaria, Mariana Viegas, Nuno Cera, Pedro Calapez, Ricardo Valentim GALLERIES | GALERIAS > Cristina Guerra,

§ 3º São deduzidas dos prazos referidos neste artigo as interrupções pelo motivo previsto no § 5º do art. 675, § 1º O prazo para a conclusão do inquérito é de

Os dois primeiros componentes explicaram 75% da variação total das características morfológicas dos frutos e sementes de baru em 1994, e 80% em 1995 (Tabela 2), na análise

Na área rural, a SEINFRA, por intermédio da Superintendência de Energia e Comunicações, implantou a infra-estrutura de energia elétrica para atendimento a poços artesianos

Rua Brasilândia, S/n, Jardim Nova Bremen, Guarulhos, SP Fone – 2456

Também, talvez, um dos problemas que enfrentamos nas escolas, ao se referir a inclusão escolar das pessoas com deficiência em todos os níveis, está no