• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

2016

1

a

PROVA PARCIAL DE CIÊNCIAS

Aluno(a): Nº

Ano: 7º Turma: Data: 02/04/2016 Nota:

Professor(a): Karina Berti Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15

2) Valor das questões: Abertas (5): 4,0 pontos cada. Fechadas (10): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova: - Vírus

- Reinos: Monera, Protista, Fungi.

1ª Questão: Na capa de muitos jornais, sites, comunidades virtuais e blogs a Amazônia ainda é

encarada como o grande “pulmão do mundo”. Quando se faz uma rápida visualização do nosso planeta pelo Google Earth, percebe-se a pequenez das grandes áreas habitadas, e talvez por isso, outrora, imaginava-se que a Floresta Amazônica seria o grande pulmão responsável pela reposição do oxigênio do mundo. Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio, o que na verdade não corresponde à realidade, segundo especialistas.

(http://borgesengenheiro.blogspot.com.br/)

a) Se a Amazônia não pode ser considerada o pulmão do mundo, quem são os verdadeiros “pulmões do mundo”? Justifique.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) As algas, mesmo realizando a fotossíntese, não podem ser incluídas no Reino Vegetal. Indique uma justificativa para esta afirmação.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

2ª Questão: As superbactérias respondem por um número crescente de infecções e mortes em

todo o mundo. O termo superbactérias é atribuído às bactérias que apresentam resistência a praticamente todos os antibióticos. Dessa forma, no organismo de um paciente, a população de uma espécie bacteriana patogênica pode ser constituída principalmente por bactérias sensíveis a antibióticos usuais e por um número reduzido de superbactérias que, por mutação ou intercâmbio de material genético, tornaram-se resistentes aos antibióticos existentes.

(FERREIRA, F. A.; CRUZ, R. S.; FIGUEIREDO, A. M. S. Superbactérias: o problema mundial da resistência a antibióticos. Ciência Hoje, n. 287, nov. 2011 (adaptado).)

Qual figura representa o comportamento populacional das bactérias ao longo de uma semana de tratamento com um antibiótico comum?

(3)

3ª Questão: Certos agentes infecciosos são formados por material genético protegido por uma cápsula de proteína. Esses seres só conseguem se reproduzir quando invadem uma célula e utilizam suas estruturas, terminando por destruí-la. (http://meumundoeciencias.blogspot.com.br/)

Esses seres são:

a) as bactérias b) os vírus c) os fungos d) os protozoários e) as amebas

4ª Questão: Para produzir iogurte caseiro, basta colocar uma colher de iogurte em um litro de leite

fervido ainda morno, cobrir com um pano limpo e guardar em local protegido durante 12 horas. Isso é possível graças:

a) às bactérias existentes no leite, que se reproduzem rapidamente através da simples divisão de uma célula em duas devido à existência de condições favoráveis.

b) às bactérias existentes no iogurte, que realizam o processo da fermentação, capaz de gerar energia para elas e ainda se reproduzirem.

c) aos fungos existentes no iogurte, que não se reproduzem devido à alta temperatura do leite, que provoca sua morte.

d) às bactérias existentes no leite que aumentam de tamanho, modificando a consistência do leite e dando aparência de iogurte.

e) aos fungos existentes no leite, que se reproduzem rapidamente através da simples divisão de uma célula em duas devido à existência de condições favoráveis.

5ª Questão: Diversos microrganismos são utilizados na fabricação de alimentos, como, por

exemplo, o fermento no pão. Colocando uma pequena porção de massa de pão crua num copo d’água, observa-se que, após alguns minutos, a massa que estava no fundo do copo flutua.

a) Quais são os microrganismos encontrados no fermento do pão? ___________________________ b) Explique por que a massa que estava no fundo do copo flutua após alguns minutos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

6ª Questão: Recentemente foram relatados, no estado do Pará, casos de pessoas que contraíram

doença de Chagas por ingestão de açaí. O fruto, utilizado na elaboração de sucos, foi triturado juntamente com insetos conhecidos por barbeiros ou chupanças, que se esconderam em cestos cheios de açaís. As pessoas que adoeceram foram infectadas pelo:

a) Protozoário Plasmodium. b) Protozoário Triatoma infestans. c) Vírus Trypanosoma cruzi. d) Protozoário Trypanosoma cruzi. e) Protozoário Trypanosoma gambiensi.

(4)

7ª Questão: Os protozoários são seres que apresentam as seguintes características:

a) Podem ser uni ou pluricelulares. Os pluricelulares apresentam um conjunto de filamentos formando seu corpo. Reproduzem-se por meio de esporos. São decompositores.

b) São unicelulares heterótrofos. Suas células apresentam núcleo. A maioria se locomove por meio de pseudópodes, cílios ou flagelos.

c) São unicelulares autótrofos ou heterótrofos, sem núcleo. Podem viver isolados ou formar colônias. d) Não são formados por células, não se alimentam, não respiram. Possuem apenas material genético e uma cápsula de proteína.

e) São unicelulares autótrofos. Suas células apresentam núcleo. A maioria se locomove por meio de pseudópodes, cílios ou flagelos.

8ª Questão: O ser humano tem travado batalhas constantes contra os vírus. A mais recente é contra o vírus H1N1, que causa a “gripe suína”. (MACKENZIE-SP, adaptado)

A respeito dos vírus, assinale a alternativa correta. a) São todos parasitas intracelulares obrigatórios. b) Os antibióticos só são eficazes contra alguns tipos.

c) Todos eles possuem o DNA e o RNA como material genético. d) Atualmente existem vacinas contra todos os tipos.

e) Alguns deles possuem reprodução sexuada.

9ª Questão: Mau uso dos antibióticos está causando problemas à população

Estudos mostram que, se nada mudar, não haverá remédio capaz de vencer as superbactérias. Em 2014, a Organização Mundial de Saúde, OMS, alertou sobre o perigo de resistência bacteriana. A OMS descreve várias estratégias para combater a resistência aos antibióticos. Os consumidores são incentivados a usar antibióticos apenas quando prescritos por um médico, a completar todas as doses de antibióticos prescritos, e a não partilhar medicamento com outras pessoas.

(fragmento extraído de http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/12/mau-uso-dos-antibioticos-esta-criando-superbacterias-invenciveis-diz-estudo.htm)

a) Qual é o principal problema causado pelo uso incompetente de antibióticos?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Dê exemplos do uso incompetente de antibióticos.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Por que as superbactérias são tão perigosas?

(5)

d) Existem microrganismos que são utilizadas na indústria para a produção de iogurte, queijo e vinagre, e também usados na produção de tintas, plásticos, cosméticos e até para limpar certos tipos de resíduos. Os antibióticos são remédios que combatem as doenças causadas por certo grupos desses microrganismos. (http://alvinhouau.blogspot.com.br)

A)Quais são os microrganismos dos quais se produzem os antibióticos? _______________________ B)Quais os microrganismos os quais se combatem com o uso dos antibióticos? _________________

10ª Questão: Em 2009, comemoram-se cem anos da descoberta da doença de Chagas, ocorrida

em Lassance/MG. Hoje, em decorrência da adoção de uma série de medidas, essa doença está

controlada no Brasil. (UFMG)

É correto afirmar que, nessa série de medidas adotadas, NÃO se inclui: a) a aplicação de inseticidas nas habitações infestadas.

b) a captura sistemática do parasita Trypanosoma cruzi. c) a triagem do parasita em bancos de sangue.

d) o incentivo à construção de casas de alvenaria. e) o uso de telas em portas e janelas.

11ª Questão: Doença típica de países tropicais, a leishmaniose apresenta uma situação

preocupante no Brasil. Causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis, a doença é comum nas regiões Norte e Nordeste do país.

(http://www.artigos.etc.br/principais-doencas-e ndemicas-do-brasil.html)

De acordo com a ilustração, é correto afirmar que a leishmaniose pode ser transmitida: a) diretamente de um cão infectado a outro.

b) diretamente entre pessoas infectadas. c) através da picada do mosquito infectado. d) de uma pessoa infectada para um cão. e) de um cão contaminado para uma pessoa.

12ª Questão: Um pesquisador estudou uma célula ao microscópio eletrônico, verificando a

ausência de núcleo. Com base nessa observação, ele concluiu que a célula é: a) eucarionte.

b) procarionte. c) pluricelular. d) heterótrofa. e) macroscópica.

(6)

13ª Questão: (MACKENZIE-SP)

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas I, II, III e IV da tabela acima.

a) protozoário; vírus; Anopheles; sim. b) vírus; bactérias; Aedes aegypti; não. c) protozoário; vírus; Anopheles; não. d) protozoário; vírus; Aedes aegypti; sim. e) vírus; vírus; Aedes aegypti; sim.

14ª Questão: Os protozoários e as bactérias são seres formados por uma única célula, por isso são

chamados de seres unicelulares.

a) Explique por que então pertencem a reinos diferentes.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Quanto ao número de células, como os vírus são classificados?

________________________________________________________________________________ c) Em qual dos reinos os vírus se encaixam? Justifique sua resposta.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

15ª Questão: Se todos os seres pertencentes ao reino monera fossem extintos da Terra, um

importante processo para a manutenção da vida no planeta seria gravemente prejudicado. a) Que processo é esse?

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Existem outros seres capazes de realizar esse processo? Quais são eles?

________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Serviço de Nomes e encaminhamento de RPCs Máquina A cliente Máquina B servidor rpcbind Cliente stub stub call ( binding handle n° interface , n° função , parâmetros )

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a composição e estrutura de comunidade vegetal de quatro fitofisionomias no Pantanal de Poconé, estado de Mato Grosso, partindo do

Entidade Sede Social Actividade Principal Detentores de Capital % do Capital Detido em 2014 Obs. Explora os dois aterros sanitários para onde são encaminhados os

“A superação e não a ruptura se dá na medida em que a curiosidade ingênua, sem deixar de ser curiosidade, pelo contrário, continuando a ser curiosidade, se criticiza.”

A tabela abaixo apresenta as temperaturas de ebulição (TE), para três líquidos à pressão atmosférica. b) as interações intermoleculares presentes no etanol são mais

Ao usar a notação de parentesco, tendo como referência as demais atividades, as alunas e alunos passaram a indagar as noções de família e as relações de gênero

( ) Gostaria de ser respeitada se pedir uma cesariana após conhecer a dor do parto, ainda que esteja tudo bem comigo e com o bebê - e mesmo sabendo dos riscos atribuídos à

Uma grande vantagem em receber dividendos e fazer com que esse valor possa ser um fator multiplicador de renda, onde com esse retorno o investidor possa comprar mais ações