• Nenhum resultado encontrado

Relatório da Plenária Nacional da CONDSEF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório da Plenária Nacional da CONDSEF"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Relatório da Plenária Nacional da CONDSEF

Data: 14 de Fevereiro/2004.

Local: Auditório da CONDSEF (2°) Andar

Informes: SINDSERF-RO:

O SINDSERF-RO estará realizando assembléias Municipais para consulta sobre encaminhamentos a serem dados na questão da luta salarial.

Realizará consulta à base sobre adesão a uma possível paralisação.

Reunião dia 28/02/04, com a direção geral, para definir estratégias de mobilização. SINSEP-PI:

O SINSEP-PI depois da participação na última plenária nacional, onde recebemos os informes pelos participantes. Depois avaliamos a dificuldade de encaminhar as deliberações tendo em vista a existência da maioria da base esta de férias, aprovamos um calendário de visitas às bases, após as plenárias de 14 e 15/02/2004. Também participamos de entrevistas em programas de rádios repassando os últimos informes. Marcamos uma reunião da direção para 12/03, onde no dia 13 o SINSEP-PI estará programando realização de seminário para fazer a discussão política sobre “Ascensão Funcional”, Reformas Sindical e Trabalhista, e trabalhar formação de dirigentes.

SINTSEF/RN:

Enfrentamos dificuldades desde dezembro/03 em realizar reuniões com a Direção devido à ausência de diretores, só conseguimos nos reunirmos agora no início de fevereiro.

Realizaremos o Congresso Estatutário nos dias 02, 03 e 04 de abril.

Realizamos várias assembléias por local de trabalho elegendo quatro delegados para participarem dos seminários e plenárias, sendo um deles o nosso representante do CDE que participou do Seminário de Planejamento Estratégico da CONDSEF, solicitou que a CONDSEF disponibilizasse suas convocatórias com tempo hábil para que os sindicatos possam realizar as assembléias com toda a base a contento.

SINTSEF-BA:

Criamos um fórum com as entidades contra a Carterização dos Anestesistas em forma de cooperativa copaneste no Estado da Bahia – Intitulado como Movimento pela Valorização da Vida – Plano de auto gestão.

Participamos como conselheiro da GEAP debatendo com o enfoque da inclusão dos pensionistas no plano de saúde.

Reuniões semanais no Conselho Municipal de Saúde por um SUS de qualidade e saúde mental. SINTRASEF-RJ:

Informe do Conselho de Base: 13 Delegados eleitos não vieram às plenárias da CONDSEF e dos SPF por falta de dinheiro.

No Conselho de Base foi aprovado estudar a situação financeira do sindicato que é grave para diminuir despesas.

(2)

Com relação às Mesas, foi aprovado que devemos dar um prazo para que elas dêem frutos caso contrário, a tendência e sair das Mesas.

Vamos fazer debates sobre Reformas Sindical e Trabalhista.

Os reintegrados da FUNASA, criaram núcleo do SINDISPREVE por municípios, onde fazem assembléias chamando o pessoal efetivo para atraí-los para filiação ao SINDSEPREVE. Um grupo que não concordaram com o contrato da FUNASA, estão se reunindo no SINTRASEF, pois estão com uma ação que se falha darão o retorno com maior segurança e receberão os passivos em uma única parcela.

O SINDISPREVE negociou o pagamento do atrasado com o governo em 24 parcelas de 1.500,00. SINDSEF-SP:

Assembléia Estadual: dia 12/02/2004; Campanha Salarial: Aprovado índice de reajuste emergencial de 50,19%; Reforma Trabalhista: Contra a proposta do FNT e que o SINDSEF-SP seja um dos organizadores, no Estado, da participação no Seminário sobre a Reforma, a ser realizado em 13 e 14/03 em Brasília.

Seminário de Planejamento nos dias 05, 06 e 07/03/04.

Encontro Estadual de Mulheres no dia 04/03 com objetivo de criar o Coletivo de Mulheres do SINDSEF.

Diversos pontos específicos dos órgãos vêm sendo discutido pela categoria. SINDSEP/MS:

Estamos marcando assembléias nos locais de trabalhos para discutir sobre campanha salarial dos servidores.

Trabalhando recursos para fazer o nosso congresso Estadual.

Tentando trazer os trabalhadores da CONAB para o nosso sindicato.

A dificuldade com os nossos diretores que não estavam vestindo a camisa do SINDSEP, forma afastado 04 diretores, e as bases militares estão apresentando dificuldade para as assembléias, onde não podemos realizar as nossas assembléias.

SINTSEP-TO:

O SINTSEP-TO passou por um processo eleitoral no final de 2003 e que, a nova direção tomou posse no dia 12 de janeiro de 2004, estamos tendo uma dificuldade enorme de mobilizar a base devido a grande extensão territorial do nosso Estado, a base dos servidores federais no Estado é em torno de 2400 servidores, dessa base temos 1300 servidores filiados a nós.

A partir da próxima reunião da direção e assembléias por locais de trabalho, estaremos levando as resoluções da CONDSEF e Plenária dos Federais, mais com muita cautela para que não afrontemos ainda mais a nossa base, com relação ao nosso Presidente eleito pelo PT, assim como botamos a máquina sindical para elegê-lo, vamos esta dizendo que este governo não tem nenhum compromisso com a classe trabalhadora é que só uma grande greve geral poderá mudar essa conjuntura.

SINDFNS-PR:

O SINDSFNS através de sua diretoria encaminhou junto ao SINDSEP-PR proposta para iniciar o processo de incorporação, termo usado pelo Jurídico presente. Mesmo que lento, caminha para um final feliz, está luta de vários companheiros de muitos anos.

Temos as mesmas dificuldades financeira e de representação que os demais Estados apresentarão. E temo uma cobrança muito grande da base, deste governo eleito pelos companheiros que hoje se vêem traídos por este governo.

SINDISERF-RS:

Está mantida a Coordenação Estadual dos Servidores Públicos com reuniões periódicas semanalmente todas as quinta feira.

(3)

No dia 28 de Janeiro/04 implementou-se a Comissão Estadual de Saúde do Trabalhador da FUNASA-RS já definindo calendário e atividades para tal.

O SINDISERF participou do debate no interior na cidade de Bagé em defesa dos Trabalhadores da FUNASA descentralizados ao Estado, referente a denúncias de desvio de funções e perseguição a estes trabalhadores cedidos a SES.

O SINDISERF participou ativamente no I Encontro Internacional pela Paz contra a Guerra, nos dias 11, 12 e 13/02/04 na PUC-RS. Também participou da Plenária Estadual promovida pela Central dos Movimentos Populares, visando a sua participação mais ampla no próximo Fórum Social Mundial de 2005 que será realizado em Porto Alegre, não só discutindo habitação portanto ampliando para debate no Meio Ambiente, Transporte e Economia Solidária.

Estamos administrando com muita dificuldade a questão financeira do sindicato, porque fomos penalizados com sucumbência de ações com mais de 100 mil reais, portanto fazendo com que tenhamos uma menor participação das atividades nacionais exceto aquelas que não venha em prejuízo para categoria.

A avaliação que nós fizemos e que é de total desanimo desesperança e indignação da categoria com a política até agora de desrespeito do governo Lula frente a mesma.

O SINDISERF estará encaminhado todas as resoluções aprovada nesta plenária. SINDFAZ-RS:

Depois da greve contra a Reforma da Previdência onde a base respondeu positivamente fazendo paralisações junto com a UNAFISCO e SINDTTEN, agora estamos com dificuldade em mobilizar o pessoal para as Assembléias, também se deve aos messes de férias.

Estamos nos reunindo semanalmente, Coordenação Estadual dos Servidores Públicos para organizar o movimento no Estado, e discutindo as Reformas Sindical e Trabalhista.

SINDSEP-MG:

O SINDSEP-MG, fez o seu Congresso em dezembro/2003 e deliberou a construção de um calendário de mobilização dos Servidores Públicos Federais, para nossa campanha salarial, com assembléias em todos os locais de trabalho.

Eixo de reposição das perdas, incorporações das gratificações e fim das distorções salariais, plano de Carreira.

Atos públicos na porta da DRT denunciando e exigindo punições dos assassinos dos 04 companheiros da DRT em MG. Exigindo política do governo sobre a questão de rendições de trabalhadores. Informes CONDSEF:

O governo estará apresentando no dia 19/02/2004, proposta de reajuste salarial, aumento do tíquete alimentação e plano de saúde.

Seminário Estratégico: A CONDSEF realizou nos dias 08, 09 e 10/02/2004 o seu Seminário Estratégico em conjunto com as suas filiadas.

Ascensão Funcional: A CONDSEF realizou um seminário sobre ascensão funcional, será encaminhado as filiadas orientação sobre o tema. Será convocado no mês de abril uma plenária especifica para discutir e deliberar sobre o assunto:.

Reforma Sindical: A CNESF realizou nos dias 13 e 14/02, um Seminário sobre Reforma Sindical. A posição da maioria dos expositores foram contrárias a posição política da CUT no FNT.

Informes Setoriais:

Mesa Setorial do Ministério da Saúde:

A Mesa do Ministério da Saúde foi instalada em setembro de 2003 e já ocorreram quatro(04) reuniões ordinárias, foram criadas quatro (04) Comissões Temáticas para discutir na mesa do MS, foi criado também um Grupo de Trabalho para que em um prazo de sessenta (60) dias elaborar proposta de

(4)

transformação da Indenização de Campo em Gratificação de Campo, esse Grupo de Trabalho se reunirá no próximo dia 17/02/2004 para discutir a proposta de minuta da CONDSEF sobre gratificação.

A reunião da Mesa Setorial de Negociação será no dia 04/03/04 e das Comissões Temáticas dia 03/03/2004.

Mesa Nacional de Negociação do SUS:

Foram criados vários grupos de trabalho na mesa e que até o momento não apresentou nenhum produto. A Mesa já fez um Seminário sobre desprecarização no SUS e uma oficina sobre negociação coletiva. A próxima reunião da Mesa é dia 16/02/2004, um ponto muito discutido são as diretrizes de plano de carreira do SUS. Pauta da reunião será Ata da 6ª reunião, Portaria 2.428/03, 2.429/03 e 2.430/03, resumo da avaliação dos grupos de trabalho.

Seminários Regionais sobre instalações da Mesa Estadual e Municipal de Negociação Permanente, calendário de 2004.

Mesa de Negociação do MC&T:

Instalada em 30/12/2003. Reunião de janeiro/04 conforme calendário foi suspensa em virtude da substituição do Ministro.

A próxima reunião foi marcada para 19/02/2004. Mesa Setorial de Negociação da Cultura:

A Direção da CONDSEF e representantes de entidades de base estiveram em audiência com o Ministro da Cultura em 24/11/2003 solicitando instalação da Mesa Nacional e entregando pauta de reivindicações específicas.

Ontem, 13 de fevereiro, o Ministério comunicou à CONDSEF a instalação da Mesa Setorial no dia 18 próximo, às 15:00 horas.

Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública

A CONDSEF já participa oficialmente deste Fórum (a partir de meados de 2003).

Este Fórum estará realizando o 5° CONED – Congresso Nacional de Educação, de 02 a 05 de maio/2004, na UFPE, tendo 4 eixos temáticos: Organização da Educação Nacional, Gestão democrática da Educação; Financiamento da Educação; trabalhadores e trabalhadoras da Educação. O mote do Congresso: “Educação não é Mercadoria”

No processo de construção/realização deste Congresso, a CONDSEF está participando, como entidade nacional, da Coordenação e Comissão Organizadora.

Estão acontecendo seminários preparatórios, em diversos Estados, em torno dos eixos temáticos. Como encaminhamento para nossas entidades de base: Discutir sua participação neste Congresso; Divulgar o Congresso; discutir sua inserção nos fóruns estaduais (SP, SC, PR, MG, PA, RS, RJ, BA – em construção).

Resoluções:

Campanha Salarial: Eixos:

1. Reposição da inflação do ano 2003;

2. Reposição das perdas com correção das distorções;

3. Incorporação das gratificações;

4. DPC;

5. Data-base em maio;

(5)

Calendário:

• Assembléia por local de trabalho.

• 13 e 14 de março – Encontro Nacional sobre Reforma Sindical em Brasília.

• 15 de março – Lançamento da Campanha Salarial em Brasília, com realização de ato. • Indicativo de greve para a 2ª quinzena de abril.

• Plenária Nacional de 2 dias na 1ª quinzena de abril.

Propostas Aprovadas:

1. Recusar a proposta do governo e dizer que não aceitamos discutir a partir do orçamento.

2. Manter os 47,11% como reivindicação específica da CONDSEF para o PCC, trabalho, saúde.

3. Discutir e integrar o conjunto dos sindicatos na proposta vinda do Seminário de Planejamento da

CONDSEF de “reconstruir o Serviço Público”.

4. Orientar as entidades que realizem Seminários e/ou debates sobre Campanha Salarial, Reforma

Sindical e Mesas Setoriais.

5. Moção de apoio à greve dos servidores da ANVISA.

6. Que a CUT respeite e adote os pressupostos aprovados no 8° CONCUT, para que a reforma em

discussão em nosso País não se transforme num processo de eliminação de flexibilização dos direitos dos Trabalhadores. São estes os pressupostos:

• Manutenção da garantia em lei, de todos os direitos sociais e trabalhistas da nossa classe, sendo que

o processo negocial somente poderá modificá-los para cima, para melhorá-los e não no sentido de flexibilização;

• Garantia em lei da estabilidade no emprego, ou, como mínimo, a proteção contra demissão

imotivada;

• Redução da jornada de trabalho, sem redução salarial;

• Eliminação de todo o entulho “flexibilizador” deixado pelo governo anterior, com revogação

imediata da lei do banco de horas, do contrato temporário, da demissão temporária, etc;

• Garantia do direito à organização no local de trabalho;

• Garantia plena ao direito de exercício da atividade sindical, dos dirigentes sindicais e dos

representantes de base, dentro e fora do local de trabalho;

• Garantia plena do direito de negociação e contratação para os trabalhadores do setor público; • Garantia plena ao exercício do direito de greve para os trabalhadores do setor público e privado,

com o fim da criminalização da atividade sindical (multas, interdito proibitórios, demissões de dirigentes e representantes de trabalhadores, etc);

• Retirada de todo o entulho de FHC que possibilita a flexibilização e a desregulamentação de direitos

(banco de horas, terceirização, contrato temporário, etc).

• Convenção 87 da OIT , liberdade sindical e proteção do direito sindical; • Direito de sindicalização e negociação coletiva – 135 OIT;

• Proteção contra a dispensa imotivada Convenção 158 da OIT; • Direito de Organização nos locais de trabalho 141 da OTI; • Igualdade de remuneração entre homens e mulheres 105 da OIT; • Reconhecimento das centrais sindicais;

• Por Comissões de Saúde;

• Garantia de proteção contra os atos anti-sindicais;

• A ultratividade dos acordos coletivos, com a garantia de que cláusulas mais favoráveis

prevalecessem dentre as negociações e julgados de todos os níveis.

• Que os acordos/contratos de ramos fossem validados para todos os trabalhadores;

(6)

• O fim do imposto sindical e das taxas compulsórias, que deveria a assembléia decidir sobre a

sustentação financeira;

• O direito de acompanhamento e poder das fiscalizações por parte dos sindicatos;

• Sobre a representação proporcional e criação de mecanismos unitários para aceitar ou rejeitar

acordos coletivos;

• A necessidade de estabelecimento de um código de ética, ou que regulamentasse as eleições

sindicais.

• Que a CUT se retire do FNT e crie Fórum da Classe.

7. Que a CONDSEF oriente todas as entidades de base a participarem do Encontro Sindical, que se

realizará nos dias 13 e 14 de Março, em Brasília.

8. Que a CONDSEF oriente todas as entidades filiadas a realizarem debates ou outras atividades em

suas bases, referente ao dia Internacional da Mulher (08 de março); a se inserirem nas atividades a se realizarem em seus Estados, bem como ampliar a discussão para além da questão de gênero, abrangendo também raça, etnia e classe.

Moção à Executiva Nacional da CUT e Entidades Filiadas.

“Nos dias 04 e 05 de fevereiro, a Executiva Nacional da CUT aprovou, por 12 votos contra 06, a proposta de Reforma Sindical acordada no Fórum Nacional do Trabalho (FNT) com os patrões e o governo.

Considerando que esta proposta é um profundo golpe na democracia, na organização sindical e nos direitos trabalhistas; considerando que a posição congressual da CUT é a defesa das convenções 87 e 151 da OIT que preservam a independência sindical e garantem aos servidores o direito a negociação coletiva; considerando que a Executiva não pode revogar uma decisão congressual; nós apresentamos recurso às instâncias (Direção Nacional e Plenária Nacional) pela revogação da decisão da Executiva e para que a CUT, para preservar sua independência, se retire do Fórum Nacional do Trabalho.

Dirigimo-nos igualmente a todos os sindicatos filiados para que solicitem a convocação imediata da Direção Nacional e da Plenária Nacional. Aos trabalhadores, e só a eles, cabe decidir como organizar seus sindicatos e quem os representa.

Deliberações sobre o Congresso da CONDSEF:

Foram apresentadas três planilhas de custos ao CDE (Natal, Goiânia, Belo Horizonte).

Foram analisadas as planilhas e o CDE deliberou que o local mais viável para realizar

o Congresso é Belo Horizonte, devido aos custos que ficaram bem abaixo das outras

Planilhas.

Data indicativa: 09 a 12/12/2004.

Prazo para eleições dos Delegados: 15/05 a 30/09/04.

Prazo para Entregas das Teses: 30/04/2004.

Prazo para encaminhar as Teses para as Entidades: 10/05/2004.

Prazo para informar estimativa de Delegados: Até 31/03/2004.

Prazo para as Entidades negociarem os seus débitos: Até 30/06/2004. Conforme

deliberação do CDE, os débitos serão negociados e as Entidades deverão repassar os cheques

a secretaria de finanças da CONDSEF.

(7)

Débitos com a CUT/CONDSEF: A Secretaria de Finanças levantará junto à CUT

todas informações detalhadas. Foi deliberado que no final de março o CDE se reunirá para

debater e deliberar sobre o tema.

Demais orientações serão encaminhadas posteriormente às Entidades.

Deliberações sobre o Seminário Estratégico da CONDSEF:

Objetivos

Operações

Ações

Definir o processo

de

negociação

coletiva.

Direção da CONDSEF

elaborar proposta sobre

negociação coletiva.

- Realizar um Seminário de capacitação

sobre Negociação Coletiva com os

“negociadores”da CONDSEF.

Discutir e deliberar no CDE e Plenária.

- Realizar um Seminário sobre Negociação

Coletiva com a base da CONDSEF.

- Sistematizar experiências de negociação no

setor público.

- Debater a proposta da CONDSEF na

CNESF e CUT.

Viabilizar

a

unidade

com

Servidores

Estaduais

e

Municipais através

de uma agenda

comum.

Criar nos Estados fórum de

lutas unificado das 3

esferas

-Definir pontos comuns de uma pauta de

reivindicação

-Definir calendário comum de mobilização

-Propor a criação de um Fórum Nacional de

Lutas -das 3 Esferas

Mobilizar

a

categoria.

Realizar a Campanha

Salarial com a participação

da base integrada a

campanha em Defesa do

Serviço Público

-Discutir a pauta de reivindicações com a

base

-Definir o eixo da Campanha Salarial

(Plenária Nacional 14/02

-Viabilizar material da campanha

-Definir calendário de mobilização

-Agendar espaço na TV CUT (todos os

Sábados das 14:00 às 15:00)

Saudações Sindicais,

Referências

Documentos relacionados

Obedecendo ao cronograma de aulas semanais do calendário letivo escolar da instituição de ensino, para ambas as turmas selecionadas, houve igualmente quatro horas/aula

A disponibilização de recursos digitais em acesso aberto e a forma como os mesmos são acessados devem constituir motivo de reflexão no âmbito da pertinência e do valor

José Arno Appolo do Amaral, Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o Processo nº 2808/2020 da Secretaria Municipal de

Sobretudo recentemente, nessas publicações, as sugestões de ativi- dade e a indicação de meios para a condução da aprendizagem dão ênfase às práticas de sala de aula. Os

Lista de preços Novembro 2015 Fitness-Outdoor (IVA 23%).. FITNESS

os atores darão início à missão do projeto: escrever um espetáculo para levar até as aldeias moçambicanas para que a população local possa aprender a usufruir e confiar

Este artigo tem por objetivo a avaliação da vida marinha e terrestre na praia da vila no Município de Imbituba em Santa Catarina, o estudo traz uma avaliação da vida existente

Segundo Paes (2001) é comum a Educação Física ser compreendida como simples prática desportiva, mas durante as décadas 70 e 80, as aulas de Educação Física eram muito