• Nenhum resultado encontrado

O filme de proteção garante alta resistência a intempéries e a radiação ultravioleta (UV), além de ser anti-pichação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O filme de proteção garante alta resistência a intempéries e a radiação ultravioleta (UV), além de ser anti-pichação."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PERTECH EXTERIOR

MANUAL

A fachada é o convite de entrada de cada estabelecimento, ou seja, é a primeira impressão que o cliente tem ao chegar, por isso em todo o mundo, empresas e organizações investem em

fachadas, para divulgar e preservar seu maior capital: a imagem da marca. Para atender esse mercado Pertech Exterior combina uma resistência excelente à intempéries e aos raios UV com uma forte resistência a riscos, que aumentam a durabilidade e a vida útil do material. O Pertech Exterior não precisa de manutenção periódica e foi desenvolvido para ser facilmente limpo após pichações, que poderão ser facilmente removidas com o solvente da tinta ou álcool..

As possibilidades de design do Pertech Exterior são tão extensas que os painéis são também indicados para uso interno, permitindo ótimo acabamento dentro de uma concepção arquitetônica arrojada.

DESCRIÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO

A superfície do Pertech Exterior é composta de um filme de proteção à luz UV, prensado sobre material fibroso impregnado com resinas melamínicas e fenólicas, compactadas com alta pressão e temperatura, processo este que confere ao produto um material compacto, sem porosidade e estável.

O filme de proteção garante alta resistência a intempéries e a radiação ultravioleta (UV), além de ser anti-pichação.

DIMENSÕES E ACABAMENTOS

 Os painéis de Pertech Exterior são fabricados nas seguintes dimensões:

1,24 x 3,07m e 1,24 x 2,50m

 Espessura de 8mm e 10mm

Acabamento:

 Texturizado (TX)

CORES

Conforme disponível na cartela de cores. Consultoras e Representantes devem consultar quanto às cores que não podem ser produzidas em Pertech Exterior.

Pode haver uma pequena variação de tonalidade de lote para lote ou ao longo do tempo de

exposição, somente visível se houver reposição parcial

.

VANTAGENS AO UTILIZAR PERTECH EXTERIOR

 Extensas possibilidades de design

 Proteção reforçada contra radiação ultravioleta

 Anti-pichação

 Grande disponibilidade de padrões

 Resistência ao calor, a umidade e maresia

 Grande resistência ao impacto

 Fácil de limpar, mínima manutenção

 Leve e se necessário, dupla face

 Não apodrece

 Não sofre corrosão

 Não retem sujeiras nem prolifera fungos e bactérias

 Não derrete ou pinga quando sob ação de chama

 Não contém amianto, halogênios orgânicos e metais pesados

(2)

 Possibilidade de personalização dos painéis

INSTALAÇÃO

Trabalhar com Pertech Exterior não é muito diferente de outros tipos de materiais de revestimento de fachada ventilada, podendo ser instalado sobre perfis metálicos (alumínio, aço ou similares) conforme o projeto.

Pertech Exterior foi desenvolvido para revestimento em fachadas ventiladas, estas fachadas podem ser definidas como um sistema de proteção e revestimento exterior para edifícios caracterizado pelo afastamento entre o revestimento (Pertech Exterior) e a parede do edifício, criando assim, um “colchão” de ar em movimento.

Este “colchão” de ar permite uma ventilação natural e continua através de um efeito conhecido como “chaminé”, onde o ar frio entra pela parte inferior e sai quente na parte superior. Deste modo, garante o arejamento da parede, evitando-se a umidade como também a condensação no verso dos painéis. Esse efeito trará uma melhor estabilidade dimensional ao sistema e um maior conforto térmico as instalações.

O sistema de fachada ventilada através dos painéis de Pertech Exterior tem ainda como vantagem, a possibilidade da montagem das instalações elétricas e hidráulicas serem realizadas no espaço criado entre os painéis e a parede do edifício.

Certifique-se que a passagem de ar não seja bloqueada perto de janelas ou outras aberturas. Recomendamos cobrir as aberturas com uma malha metálica fina para evitar que insetos e pássaros entrem atrás dos painéis.

RECOMENDAÇÕES

Pertech Exterior é um material compacto (fundido sob alta pressão e temperatura), estável e de alta densidade, para uma melhor utilização, seguir as recomendações que faremos a seguir. O sistema deverá ser instalado por empresa idônea e qualificada, provida de ferramentas e equipamentos adequados.

3

A estrutura auxiliar metálica de fixação deverá estar perfeitamente nivelada e aprumada, sendo este ponto de fundamental importância para os painéis de Pertech Exterior.

Deverão ser seguidas as recomendações da Pertech do Brasil no que se refere as distâncias mínimas e máximas de juntas e pontos de fixação entre os painéis de Pertech Exterior e a estrutura auxiliar metálica, para permitir sua dilatação de acordo com as condições climáticas no local da obra.

Na medida do possível, evitar a instalação dos painéis em condições climáticas extremas – tempo extremamente frio e seco ou tempo muito quente e úmido.

CORTES

A Pertech oferece a opção de que os painéis saiam cortados de fábrica de acordo com o projeto, porém caso seja necessário algum corte em obra ou que a compra tenha sido efetuada de painéis inteiros, recomendamos o seguinte:

Os cortes devem ser efetuados por discos de corte diamantados ou calçados por metal duro (widea).

A serra circular deverá ter um diâmetro de 300 a 400mm com 96 dentes na espessura de 3,2mm e afiação trapezoidal. A rotação recomendada é de 3.600rpm.

Para obter um melhor resultado, é importante que o material esteja nivelado e estável durante os trabalhos de corte para evitar vibrações e movimentação do material enquanto realiza-se o

(3)

trabalho de cortes.

Mantenha as lâminas sempre afiadas, pois ferramentas desgastadas podem causar rebarbas nas bordas ou cortes imperfeitos.

FURAÇÂO

Para a furação use broca de aço rápido (HSS), para alta produção, recomendamos brocas de metal duro.

Nos painéis onde a fixação por parafusos será visível, será necessário deixar um pré-furo de 1,5 X o diâmetro do parafuso.

JUNTAS

A distância entre um objeto sólido ou uma parede e um painel de Pertech Exterior deverá ser no mínimo de 5mm e a distância entre dois painéis de Pertech Exterior será de no mínimo 10mm. Caso o projeto queira enfatizar as juntas os valores mínimos acima podem ser maiores.

VEDAÇÂO DAS JUNTAS

Para a vedação das juntas, recomendamos limitar a profundidade com a utilização de tarucel, que é um espagueti de EVA, similar a um isopor, com espessura maior que a largura da junta, tem a função de limitar e vedar este canal para posterior preenchimento com silicone de boa qualidade. O sucesso do trabalho de aplicação de silicone em fachadas depende as qualidade da mão de obra e do controle de cada etapa, sendo fundamental a limpeza da superfície, e posterior aplicação do silicone. Lembramos que o substrato deve estar limpo e seco.

PONTOS DE FIXAÇÃO

Recomendamos uma distância máxima de 300mm entre os pontos de fixação, a distância mínima entre o ponto de fixação e a borda do painel é de 20mm.

A distância máxima recomendada como vão livre é de 600mm. Sugerimos que tanto na junta horizontal como no final do painel, tenha um ponto de apoio para evitar abaulamentos.

SISTEMAS DE FIXAÇÃO

Lembramos que cada projeto terá uma característica diferente e a responsabilidade pela execução da estrutura metálica será da empresa montadora especializada em fachadas, garantindo assim a eficiência e a segurança do produto final, evitando-se improvisações de instalação.

Normalmente são utilizados parafusos cabeça panela Phillips de inox auto-brocante, podendo a critério do projetista ser coberto por uma capa de parafusos. O diâmetro deste parafuso, assim como a estrutura auxiliar que sustentará os painéis de Pertech Exterior, deverão ser de

responsabilidade de um calculista, que levará em consideração as condições do local, carga de vento, peso, etc.

Caso a opção seja pela utilização de tapa-furos, os mesmos deverão ser solicitados à Pertech no momento da compra dos painéis.

LIMPEZA

Para limpar pequenas áreas, use um pano úmido com detergente ou outro produto de limpeza suave (pode conter amoníaco). Enxague com água limpa.

Para áreas maiores, Pertech Exterior pode ser lavado com produtos químicos e com água fria ou morna sob alta pressão. Enxágüe completamente de pois com água limpa. Trabalhe de cima para baixo.

(4)

Óleo, gordura, pequenos respingos de tinta ou pichações, podem ser removidos com acetona, thinner ou o solvente da própria tinta. Sempre limpe a superfície completamente depois de usar produtos químicos.

Nunca use: Materiais abrasivos como palha de aço, esponjas abrasivas e produtos de limpeza cremosos que contenham abrasivos sólidos em sua composição.

A distância mínima entre o bocal da mangueira de água e a placa deve ser de 20cm.

TRANSPORTE, MANUSEIO e ARMAZENAMENTO

Observe as seguintes recomendações para evitar danos no material

 Os painéis devem ser armazenados horizontalmente, com uma proteção sobre o material para

evitar possíveis danos. Para evitar abaulamento, o material deve ser protegido da umidade e não deve nunca ser armazenado em contato com o piso, parede externa ou qualquer outra superfície úmida.

 O empilhamento deve ser plano e com segurança, para que não escorreguem e caiam.

 Não arraste os painéis ou os pallets uns sobre os outros.

 Quando armazenadas por um longo período, recomendamos que fiquem retos, estáveis na

superfície horizontal dos pallets, acima do nível do solo e protegidas contra a umidade, não deve ser armazenado diretamente em contato com o piso, parede externa ou outra superfície úmida.

 Recomendamos deixar os painéis de PERTECH EXTERIOR na embalagem até a hora de

serem usadas.

 Não empilhe mais do que 04 pallets.

 Os painéis de Pertech Exterior saem de fábrica com uma película de proteção sobre a

superfície com o filme anti-pichação e UV, recomendamos retirar esta película após a instalação dos painéis para evitar riscos quando manuseados.

PRODUTO ECOLOGICAMENTE CORRETO

As normas de proteção ao meio ambiente do Grupo Pertech cobrem todos os aspectos de produção e distribuição, da matéria prima à emissão da reciclagem de produtos descartados. Os principais pontos de proteção ao meio ambiente do Pertech Exterior são que o produto não contém:

Amianto

Halogênios orgânicos Metais Pesados

Obs.: A incineração completa do Pertech Exterior produz resíduos comparáveis aos produzidos pela madeira incinerada, não produzindo dióxido.

Pertech Exterior atende à classificação III-A, ou seja, tem Densidade Óptica Específica de Fumaça Máxima, menor que 450 e Índice de Propagação de Chama Máximo menor que 75 (classe B), conforme Instrução Técnica n. 10/01 de Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento do Corpo de Bombeiros – Polícia Militar do Estado de São Paulo – Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública.

GARANTIA

As placas de Pertech Exterior instaladas em uma mesma fachada no mesmo período têm a garantia da Pertech do Brasil por 10 anos de exposição à luz ultravioleta e intempéries sem variação significativa de cor ou deslaminação, desde que o produto tenha sido especificado,

(5)

instalado e mantido de acordo com suas recomendações, sendo assim excluído danos causados por mau uso ou manutenção errônea do produto.

Carlos Lima

Gerente de Produtos Pertech do Brasil

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

1 — As empresas que oferecem redes de comunica- ções públicas ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público são obrigadas a disponibilizar ao público, bem

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no