• Nenhum resultado encontrado

TECNOLOGIA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TECNOLOGIA E A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Autor: 1Maxsuillian R. Detogni Autor: 2Evelize de França Dalanhol

Resumo

A tecnologia traz avanços inacreditáveis e de tempos em tempos ouvimos falar que a ciência avançou de tal forma que o homem passou a fazer coisas antes impensáveis.Com esse avanço surge a nanotecnologia que tem como objeto criar novos produtos, novos materiais e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular moléculas e átomos. Diante do aumento constante no consumo de aparelhos elétricos e eletrônicos, como computadores, eletrodomésticos e telefones celulares, motivado por diversos fatores, desde o marketing de divulgação, a redução da vida útil dos equipamentos, os lançamentos de novos produtos em curto espaço de tempo e até a economia capitalista, tem-se a geração de grande quantidade de lixo eletrônico, o que faz surgir a necessidade de encontrar soluções para este acúmulo de resíduos, uma vez que são compostos por elementos químicos altamente prejudiciais ao meio ambiente e a saúde humana. Uma alternativa plausível para essa problemática é a utilização da política dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo introduzir aos alunos o ideal dos 3R’s, buscando produzir entre os alunos a conscientização e a preservação do meio ambiente. Iniciou-se o recolhimento de lixos eletrônicos gerados pelos alunos do colégio Estadual Dom Carlos, na cidade de Palmas Paraná, e desta forma o trabalho obteve proporções maiores, pois envolveu não somente os alunos mas também pessoas da comunidade, e assim o colégio transformou-se em um ponto de coleta municipal, para que a comunidade em geral possa depositar seus resíduos eletrônicos.

Palavras-chave: Conscientização. Lixo eletrônico. Nanotecnologia.

Objetivos: Introduzir a ideia de conscientização e preservação ambiental nos alunos. E demonstrar os maus ocasionados pelos descartes incorretos de resíduos eletrônicos.

1. Introdução

Os homens têm procurado entender o Universo e transformar o meio ambiente desde a pré-história, no sentido de atenderem os seus desejos vem então analisando

(2)

sempre as disponibilidades materiais e os fenômenos naturais que ocorrem na Terra, para suprir desejos quase nunca explicitados, dentre os quais destacam-se: trabalhar menos, viver mais e com menor esforço físico, ter mais prazer (tempo disponível para o lazer), preservar a espécie e poder impor a sua vontade em situações de conflito individuais ou coletivos (LONGO, 2003).

Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução da história humana e nas últimas décadas esses avanços tornaram-se tão acentuados que ficou difícil acompanhar a evolução crescente, pois chegou um momento da história em que o intervalo entre as novas descobertas e o aparecimento de todo tipo de engenhocas chega a ser pequeno para ser assimilado e já não nos surpreende; deixam-nos indiferentes ou até passam despercebidos (LONGO, 2003).

Leite (2003) coloca como motivo desta situação, ocasionada por retirar diversos fatores como o acelerado desenvolvimento tecnológico, o marketing, a moda, a cultura de consumo impulsionada pela economia capitalista, o enorme crescimento no lançamento de novos produtos devido a competitividade do mercado, a evolução da logística, e a obsolescência mercadológica planejada pelas empresas para um aumento de vendas tratando-se dos produtos de informática, a descartabilidade é ainda maior.

Santos, Araújo e Silvestre (2010) afirmam que as inovações têm sido constantes em relação a estes produtos, os quais tem uma vida média muito curta, em pouco tempo de uso tem uma vida ultrapassada devido ao rápido lançamento de novos produtos com mais funcionalidades, o que aumenta a curiosidade dos consumidores por equipamentos cada vez mais modernos.

O desejo de acompanhar a tecnologia faz com que os lixos eletrônicos aumentem, e nesse ocasionando vários transtornos. Silva (2010), relata que o problema de extrema preocupação atual em relação ao lixo eletrônico é possuir maior taxa de crescimento no mundo, com tendência a aumentar conforme o desenvolvimento industrial. Além dos prejuízos ambientais, alguns também causam danos à saúde humana, conforme a TABELA 1.

Em 2010 foi aprovada a lei nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Onde o artigo 33 apregoa que os importadores, fabricantes, comerciantes e distribuidores de produtos eletroeletrônicos, baterias, pilhas, entre outros, são obrigados a implementar sistemas de logística reversa para o retorno de seus produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público, onde os consumidores deverão devolver os produtos, após o uso, aos comerciantes ou distribuidores, que

(3)

devolverão aos fabricantes ou importadores, os quais serão responsáveis pela destinação ambientalmente adequada dos produtos (BRASIL, 2010).

Nesse contexto a nanotecnologia vem ocupando cada vez mais espaço, pois é uma tecnologia inovadora. A nanotecnologia refere-se ao estudo de manipulação da matéria numa escala molecular e atômica; é a ciência e tecnologia que foca nas propriedades especiais dos materiais de tamanho nanométrico, e tem como objetivo criar novos produtos, novos materiais e processos a partir da capacidade moderna de ver e manipular moléculas e átomos. O princípio da nanotecnologia em trabalhar com ordem nanométrica é diminuir a poluição ambiental, seguindo um caminho diferente das antigas tecnologias (MARTINS, 2009).

Segundo Santos (2010) Uma solução plausível para atenuar a problemática do lixo eletrônico é a utilização da política dos 3 Rs, que são: reduzir, reutilizar e reciclar. 1- Reduzir: Conseguir reduzir o consumo excessivo e impensável de produtos eletrônicos é de extrema importância para, consequentemente, reduzir o posterior acúmulo de lixo eletrônico.

2- Reutilizar: Um equipamento eletrônico, que perdeu a utilidade para a realização das atividades de uma determinada pessoa, ainda pode estar em condições de uso para atividades de outra. Assim, é possível que haja a reutilização de tal equipamento, prolongando seu tempo de vida útil e diminuindo a quantidade de lixo eletrônico.

3- Reciclar: É utilizado quando o equipamento realmente se torna lixo eletrônico, ou seja, quando não está mais em condição de uso. Esta opção é considerada uma maneira ambientalmente correta de disposição final de bens. Quando os produtos tornam-se obsoletos, os mesmos devem retornar ao ciclo produtivo para reciclagem ou para compor um novo produto final e então ser lançado novamente no mercado, evitando danos ao meio ambiente.

Pensando nessa realidade o presente trabalho vem com o propósito de conscientização dos alunos. Trabalhado de forma dinâmica e contextualizada conteúdos químicos, além de atender a problemática que os alunos solicitaram. Com tudo, podendo também ajudar o planeta com o recolhimento de resíduos eletrônicos.

2. Desenvolvimento

O presente estudo teve início na aplicação de um questionário aos alunos do ensino médio e profissionalizante do colégio Estadual Dom Carlos, em Palmas – Paraná, a fim de saber quais assuntos estes gostariam de saber estabelecendo uma

(4)

relação com os conteúdos químicos. As respostas indicaram a nanotecnologia como tema de interesse.

O questionário teve como finalidade explorar possíveis temas de interesse dos alunos, para a partir destes trabalhar o conteúdo químico.

Diante desse resultado elaborou-se uma palestra no colégio, onde envolveu alunos de todo o colégio nos períodos matutino, vespertino e noturno. A palestra vem com o intuído de abordar: avanços tecnológicos, nanotecnologia e lixo eletrônico A fim de contextualizar, mobilizar e conscientizar os alunos quanto a problemática de produção de lixo eletrônico.

O trabalhou buscou abordar os avanços tecnológicos e a poluição causada pelo descarte inadequado de aparelhos eletrônicos, enfatizando que o avanço tecnológico e o consumismo fazem com que as pessoas adquiram exageradamente aparelhos tecnológicos gerando um elevado nível de descarte eletrônico.

Durante a palestra uma linha do tempo foi demonstrada, passando nela o início do mundo e das tecnologias passando pela era moderna, resíduos eletrônicos, pela nanotecnologia podendo demonstrar onde a química se faz presente nessa conjuntura. A intenção deste momento era fazer com que os alunos refletissem sobrea quantidade de lixo eletrônico que podem estar gerando e percebesse assim todo mal causado para a saúde e para o meio ambiente, deixando claro que todo resíduo químico quando mal descartado gera algum dano, sendo ele de menor ou maior impacto ambiental.

A conversa com alunos serviu para mostrar não somente a poluição e os danos gerados, mas também para perceberem o lado ambiental da química, vendo a preocupação da química com os resíduos gerados.

Nessa conversa foi apresentado aos alunos a política dos 3R’s. (Reduzir, Reutilizar, Reciclar). Deixando claro a todos que a preservação e a conscientização são as melhores maneiras de prevenir danos.

Como iniciativa para a problemática o PIBID Química lança a campanha de arrecadação de lixo eletrônico, a qual viria a ser arrecado pelos alunos PIBID e pela professora coordenadora todos os intervalos no decorrer de trinta dias. E todo lixo seria entregue no ponto de coleta municipal de Palmas.

Durante os trinta dias de recolhimento a campanha tomou proporções maiores, pois passou envolver pessoas da comunidade, onde todos aderiram a ideia de depositar no Colégio Estadual Dom Carlos os seus resíduos eletrônicos. Recolhendo toneladas de lixos eletrônicos.

(5)

Com os resultados obtidos, conseguimos fazer com que o colégio se tronasse um ponto de referência de coleta municipal de resíduos eletrônicos, onde mensalmente o grupo PIBID Química realiza a coleta dos lixos e então são levados para o descarte municipal.

3. Resultados

Os alunos demonstraram interesse não somente nas novas tecnologias e em todas as suas aplicações, mas também no aspecto relativo ao seu descarte inadequado. A contextualização e interdisciplinaridade presentes nesse tema proporcionou momentos reflexivos e de diálogo.

Após o encerramento da campanha coletou-se relatos.

Relato da professora orientadora sobre o trabalho desenvolvido na disciplina de Química, falando sobre os benefícios obtidos com o apoio dos alunos PIBID. E de alunos sobre os benefícios e aprendizados obtidos após e durante o trabalho.

Relato aluno do Colégio Estadual Dom Carlos:

A Palestra sobre nanotecnologia e lixos eletrônicos nos trouxe conhecimentos inovadores, despertando o interesse não somente dos alunos, mas, de toda comunidade, que também participou e apoiou a campanha.

O conteúdo trabalhado despertou a conscientização ambiental, mostrando-nos o quanto lixo produzimos e o quanto poluímos.

O descarte incorreto muitas vezes ocorreria por muitos de nós alunos, devido à falta de informação, pois não sabíamos o mal gerado pelos produtos químicos que compunham o resíduo.

Mas agora levar até o colégio os resíduos eletrônicos e poder dar enfim um destino correto nos deixa com sentimento de dever comprido.

Relato professora orientadora do PIBID QUÍMICA:

A parceria dos pibidianos com Escolas Estaduais tem nos trazido muitas alegrias e ótimos resultados acadêmicos, o que ficou comprovado por uma Palestra sobre Nanotecnologia e resíduos eletrônicos desenvolvida e aplicada pelos alunos PIBID.

A Palestra foi ministrada nos três períodos, a princípio era só para o Ensino Médio, como houve a participação de alguns Professores, Funcionários e Equipe Diretiva, pediram para envolver todos os alunos, do Fundamental e Profissionalizante, e o que era para ser uma ação seriada voltada para alguns alunos, tornou-se uma ação que

(6)

envolveu toda a comunidade escolar, e a campanha para recolher o lixo eletrônico estendeu-se também para a comunidade das vizinhanças do colégio.

Obteve-se um ótimo resultado e como docente, acho que devemos procurar caminhos que façam pontes entre o conteúdo científico contextualizando e despertando o interesse do educando, provocando nestes a curiosidade de aprender e envolverem-se em ações de cidadania.

Com certeza são programas como o PIBID que estão mostrando um novos caminhos e metodologias que envolvem assuntos significativos que estão permitindo o uso da tecnologia como facilitadora da educação.

Estão de Parabéns todos os alunos PIBID QUÍMICA do Colégio Estadual Dom Carlos de Palmas PR.

4. Conclusão

Conclui-se que o objetivo foi alcançado pois os alunos demonstraram interesse não somente nas novas tecnologias e em todas as suas aplicações, mas também no aspecto relativo ao seu descarte inadequado. A contextualização e interdisciplinaridade presentes nesse tema proporcionou momentos reflexivos e de diálogo.

A campanha foi de grande valia pois percebeu-se que os alunos conseguiram entender o mal gerado pelo descarte inadequado, obtendo-se bons resultados da campanha de coleta, pois coletou-se toneladas de lixo.

Tendo em vista o grande interesse dos alunos em passar a descartar corretamente, iniciou-se então uma coleta permanente no colégio, sendo ele um ponto referencial na cidade de coleta de lixo eletrônico. Tendo em vista os resultados do projeto, percebeu-se que houve a contribuição para uma melhor aprendizagem e conscientização por parte dos alunos diante das tecnologias.

5. Referências

BRASIL. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Disponível em:

<https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm> Acessado em 25 de out de 2014.

IEL - FIEC. Metais Pesados. Brasil. Disponível em:

(7)

Acessado em 25 de out de 2014.

LEITE, PAULO ROBERTO. Logística Reversa Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Prentice Hall, 2003

LONGO, W.P., “O desenvolvimento científico e tecnológico e seus reflexos no sistema educacional”, Revista TC Amazônia, ano 01, no 01, pgs 08-22, Manaus,2003.

MARTINS. P. Nanotecnologia e meio ambiente para uma sociedade sustentável. Revista Estudios Sociales (Hermosillo, Son.), México, Estud.

Soc, v.17 n.34 jul./dic. 2009. Disponivel em:

<http://www.scielo.org.mx/scielo.php?pid=S0188-45572009000200012&script=sci_arttext&tlng=pt> Acesso em: 12 set. 2014.

SANTOS, FÁBIO OLIVEIRA DOS; ARAÚJO, MÁRCIA APARECIDA NATALE DE; SILVESTRE, RONÁRIA JULIANA. Logística Reversa como Mecanismo para o Descarte do Lixo Eletrônico. 2010. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso apresentado no curso de Administração. Instituto Vale do Cricaré, São Mateus, 2010.

SILVA, EDER CORDEIRO DA. Estudo da Logística Reversa Pós-Consumo de Produtos Eletrônicos. 2010. 63f. Monografia apresentada ao curso de Administração com Habilitação em Marketing. FASETE, Bahia, 2011.

6. Anexos

Além dos prejuízos ambientais, alguns também causam danos à saúde humana: Metais Efeitos

Alumínio Anemia por deficiência de ferro; Intoxicação crônica. Cádmio Câncer de pulmões e próstata; Lesão nos rins.

Chumbo Saturnismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral).

Mercúrio Intoxicação do sistema nervoso central.

TABELA I: Efeitos prejudiciais à saúde humana causados pelos metais Fonte: IEL - Instituto Euvaldo Lodi (FIEC)

(8)

IMAGEM I: Quantia de resíduos eletrônicos coletada diariamente.

IMAGEM II: Alunos do Colégio Estadual dom Carlos fazendo a entrega de seus lixos eletrônicos.

(9)

IMAGEM III: Fim da campanha e entrega dos lixos eletrônicos a prefeitura municipal de Palmas.

Referências

Documentos relacionados

18.1 O(s) produto(s) deverá(ao) ser entregue(s) rigorosamente dentro das especificações estabelecidas neste Edital e seus Anexos, sendo que a inobservância desta condição

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Para a análise de dados optou-se por utilizar a escala de Likert nos questionários para medir o grau de inovação das empresas, sendo que: a pontuação 1,0 é

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,