• Nenhum resultado encontrado

ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO.

No início a organização judiciária trabalhista no Brasil seguiu o modelo italiano de representação paritária, tendo um juiz togado, um juiz classista representando os empregados e um juiz classista representando os empregadores, daí o nome paritário, de um lado cada representante igualando as forças no processo.

Assim se manifesta Adalberto Martins1:

A Justiça do Trabalho, no Brasil, foi inspirada no modelo fascista italiano, o qual comtemplava a existência de um representante do Estado (juiz togado), bem como representantes da classe trabalhadora e da categoria econômica (juízes classistas temporários); e daí justificar-se a denominação de justiça paritária.

Em 1932, então, criadas as juntas de conciliação e julgamento, as conhecidas JCJ, que traziam o modelo acima identificado.

Contudo, a Justiça do Trabalho era mero braço do Poder Executivo, não sendo um Poder pertencente ao Judiciário, o que se podia notar com as Constituições de 1934 e de 1937, só tendo a Constituição de 1946 tornado a Justiça do Trabalho parte integrante do Poder Judiciário, o que foi seguido pela Constituição de 1967, a Emenda 1ª de 1969 e a denominada Constituição cidadã de 1988.

Entre alguns aspectos peculiares que se pode destacar da Justiça do trabalho, aponta Sérgio Pinto Martins que é o de (a) dar efetividade ao direito material do trabalho, (b) não há divisão em entrâncias nas Varas, ou seja, as Varas com maior número de casos é igual àquela com menor número, (c) não existem Varas especializadas, embora, por exemplo, na Comarca de Porto Alegre exista a Vara especializada em acidentes do trabalho e a Vara que somente julga ações contra entes públicos, (d) os

1 MARTINS, Adalberto. Manual didático de direito processual do trabalho. 4. ed. São Paulo:

(2)

tribunais são criados por Regiões e não por Estados, como acontece com o Poder Judiciário Estadual.

Amauri Mascaro Nascimento2 aponta para a mesma linha de Sérgio

Pinto Martins ao demonstrar que existem as referidas peculiaridades do modelo judiciário trabalhista ao dizer:

Os órgãos atuais da Justiça do Trabalho do Brasil, estruturados com base nas experiências anteriores da justiça comum e nas origens próprias da ordem trabalhista, foram constituídos com características peculiares, que decorrem da especialidade por fins que visam cumprir. Não fogem muito, em suas linhas básicas, das estruturas formais que no tempo vêm sendo dadas a todos os tribunais do Poder Judiciário, mas delas se afastam em vários aspectos, passando a ter fisionomia própria e inconfundível, especialmente quanto ao espírito que preside a sua atuação.

Diante de ditas palavras, continua Amauri Mascaro Nascimento3 apontando as peculiaridades que entende existentes no Poder Judiciário trabalhista:

- os órgãos de primeiro ‘grau’ ou ‘instância’, denominados Varas do Trabalho, não são divididos em ‘entrâncias’, situando-se, todos, tanto os instalados nas cidades do interior do País e dos Estados-membros como os das Capitais, num mesmo nível de divisão territorial; nos Estados-membros, o território, para a administração da justiça comum, é dividido em circunscrições, comarcas e distritos, estrutura que não existe na Justiça do Trabalho; - os órgãos de segundo ‘grau’, denominados Tribunais Regionais, são ou não divididos em turmas, e acima deles está o Tribunal Superior do Trabalho, inexistindo Tribunais de Alçada; na justiça comum dos Estados-membros podem existir, no segundo ‘grau’, conforme a necessidade de divisão de trabalho, dois tipos de órgãos como no Estado de São Paulo o Tribunal de Justiça e os Tribunais de Alçada Civil e Criminal;

- não há, na primeira instância, órgãos especializados para determinada matérias trabalhista, e todos,

2 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de direito processual do trabalho. 24. ed. São Paulo:

Saraiva, 2009. p. 147.

(3)

observada a hierarquia e determinadas regras jurídicas de competência, atuam com poderes iguais nas questões sobre relações de trabalho; na justiça comum podem existir órgãos especializados em questões de família, causas criminais, registros públicos etc.

Desta forma, resta cediço que há peculiaridades que devem ser levadas em conta para diferenciar o Poder Judiciário trabalhista dos demais poderes do Judiciário.

A organização Judiciária Trabalhista está prevista nos art. 111 a 116 da Constituição Federal, sendo composta hierarquicamente pelos seguintes órgãos:

Art. 111. São órgãos da Justiça do Trabalho: I - o Tribunal Superior do Trabalho;

II - os Tribunais Regionais do Trabalho; III - Juízes do Trabalho

Assim, podemos realizar o seguinte gráfico para exemplificar quais são os órgãos do Poder Judiciário Trabalhista, assim como se poderá uma reclamação chegar ao Supremo Tribunal Federal.

(4)

Em cada instância da Justiça do Trabalho (acima demonstrado) será proferida uma sentença judicial ou acórdão (pelo respectivo órgão julgador) das provas efetuadas pelas partes no processo, que poderá ou não ser alvo de recurso para a instância superior, tanto por parte da empresa quanto por parte do empregado.

DAS VARAS DO TRABALHO:

As Varas do Trabalho (VT), antes conhecidas como Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJ), estas criadas em 1932 e aquelas pela Emenda Constitucional 24/1999, são os órgãos de 1º grau ou 1ª instância do Poder Judiciário Trabalhista, onde normalmente se inicia o processo trabalhista, também denominada de reclamação trabalhista.

(5)

Os julgadores das Varas do Trabalho são os juízes do trabalho. Nas localidades onde não houver VT ou que não sejam cobertas por Varas de Trabalho próximas, o juiz de direito local terá competência trabalhista, ou seja, poderá julgar os processos trabalhistas destas localidades, segundo preceitua o art. 112 da Constituição Federal, ao dizer que “a lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas

comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho”.

Também de igual importância para a matéria uma reflexão sobre a redação da súmula 10 do Superior Tribunal de Justiça pois afirma que quando “Instalada a junta de conciliação e julgamento, cessa a

competência do juiz de direito em matéria trabalhista, inclusive para a execução das sentenças por ele proferidas”, ou seja, mesmo já tendo sido

julgada a reclamação trabalhista no juízo comum, após, se instalada a Vara do Trabalho, a competência para execução será desta, não ficando prevento o juízo pela prolação da sentença.

Os juízes do trabalho ingressam na carreira mediante concurso público de prova e títulos, conforme dispõe a Lei Complementar 93, tendo o candidato que comprovar três anos de atividade jurídica para poder concorrer ao cargo, conforme leitura do inciso abaixo:

I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação.

(6)

Lembrando-se que o juiz ingressa na carreira como substituto, os critérios a serem analisados para que ele seja efetivamente promovido são os por antiguidade e por merecimento.

O da antiguidade é considerado um critério objetivo, pois, obrigatoriamente, será promovido o mais antigo.

Já o merecimento é critério um pouco mais subjetivo, realizado pelo desempenho, produtividade e presteza no exercício da jurisdição ou ainda pelo aperfeiçoamento (especialização, mestrado e doutorado).

Após o ingresso na magistratura, ressalte-se, através de concurso público, o juiz obterá algumas garantias já inerentes a própria atividade que exercerá e outras que advirão com o transcorrer de certo lapso temporal para a aquisição. As garantias que o magistrado tem estão enumeradas no art. 95 da Constituição Federal:

Art. 95. Os juízes gozam das seguintes garantias:

I - vitaliciedade, que, no primeiro grau, só será adquirida após dois anos de exercício, dependendo a perda do cargo, nesse período, de deliberação do tribunal a que o juiz estiver vinculado, e, nos demais casos, de sentença judicial transitada em julgado;

II - inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público, na forma do art. 93, VIII;

III - irredutibilidade de subsídio, ressalvado o disposto nos arts. 37, X e XI, 39, § 4º, 150, II, 153, III, e 153, § 2º, I.

Sérgio Pinto Martins4 discorrendo sobre as garantias dos juízes

afirma:

(7)

Os juízes gozam das garantias inerentes à magistratura: vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de vencimentos (art. 95 da Constituição). Não seria possível que o juiz do trabalho estivesse sujeito a ingerências políticas em suas decisões, de modo inclusive a ser destituído e transferido caso não atendesse a pressões, o que prejudicaria a independência de sua convicção nos julgamentos. Não se desejaria que o juiz estivesse ‘obrigado a julgar durante toda a vida, na mesma localidade e com os mesmos inalterados vencimentos’ (Giglio, 1984:47). Por esses motivos são garantidos certos requisitos previstos na Constituição.

Assim como garantias, são inerentes, devido a própria atividade pública que desempenha, existem também algumas vedações que estão elencadas no parágrafo único do art. 95 da Constituição Federal, até pela própria importância do cargo que exerce, sendo elas:

Parágrafo único. Aos juízes é vedado:

I - exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério;

II - receber, a qualquer título ou pretexto, custas ou participação em processo;

III - dedicar-se à atividade político-partidária.

IV - receber, a qualquer título ou pretexto, auxílios ou contribuições de pessoas físicas, entidades públicas ou privadas, ressalvadas as exceções previstas em lei; V - exercer a advocacia no juízo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos três anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exoneração.

O artigo 113 da Constituição Federal debruça sobre a legislação infraconstitucional a constituição, investidura, jurisdição, competência, garantias e condições de exercícios dos órgãos da justiça do trabalho, sendo que, interessante tema vem legislado pela Lei 10.770/03 que

(8)

estabelece que cada TRT, mediante ato próprio, pode alterar e estabelecer a jurisdição das Varas do Trabalho, bem como a transferência de um município para outro de acordo com a necessidade.

Já a lei 6.947/81 traz as disposições necessárias para a criação de uma Vara do Trabalho, sendo que da referida legislação pode-se retirar, resumidamente, que para que seja criada uma Vara do Trabalho (a) o Tribunal Superior do Trabalho deve analisar as propostas, (b) é preciso que existam mais de 24.000 empregados na localidade ou que tenham sido ajuizadas 240 reclamações trabalhistas anuais, em média, nos últimos três anos do Trabalho, (c) Onde já existe Varas, somente se criam novas quando o número de processos por ano for maior que 1.500; e (d) A jurisdição de uma Vara é de 100 km, desde que exista acesso de meios e comunicação entre as localidades.

OS TRIBUNAIS REGIONAIS DO TRABALHO.

Os Tribunais Regionais do Trabalho ou mais conhecidos como TRT, foram criados em 1946, em substituição aos Conselhos Regionais do Trabalho.

A Emenda Constitucional 45/2004 deu nova faceta ao artigo 115 da Constituição Federal, sendo que vamos desmembrá-lo para estudar corretamente as nuanças dos Tribunais. O próprio artigo 115, caput, traz:

Art. 115. Os Tribunais Regionais do Trabalho compõem-se de, no mínimo, compõem-sete juízes, recrutados, quando possível, na respectiva região, e nomeados pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta e cinco anos, sendo:

Assim, para o ingresso no quadro de magistrados integrantes dos Tribunais Regionais do Trabalho há um critério objetivo de idade, ou seja, deverá o candidato a vaga ter mais de 30 anos e menos de 65, deverão ser nomeados pelo Presidente da República, tendo em vista se tratar de

(9)

uma espera federal do Poder Judiciário, se possível serem recrutados dentre de sua região e deve ser formado por no mínimo sete juízes.

Após, no inciso I do artigo 115, há a previsão do denominado quinto constitucional ao auferir que “um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94”.

Vê-se que a previsão constitucional é bem clara, deve o candidato, tanto da OAB como do Ministério Público do Trabalho contar com 10 anos de atividade efetiva em sua área, não pode, por exemplo, o candidato a vaga ter 5 anos de advocacia e 5 anos de Ministério Público, tendo em vista que o quinto constitucional existe para que os novos magistrados tragam suas experiências vividas dentro de sua área para o Tribunal, sendo que, quanto mais vivência, mais inovações trará, o que não poderá ser feito caso o candidato tenha experiências variadas em áreas diversas. Assim, alternadamente, um quinto das vagas aos TRTs deverá ser destinados aos advogados e procuradores do trabalho, alternadamente.

No inciso II tem-se a previsão de “os demais, mediante promoção de juízes do trabalho por antigüidade e merecimento, alternadamente”, ou seja, as demais vagas serão destinadas aos próprios magistrados do trabalho que serão escolhidos por antiguidade (critério mais objetivo levando em conta o tempo de investidura do cargo de juiz) e por merecimento (um critério um pouco mais subjetivo, mas com resquícios de objetividade, onde será analisada a vida do candidato na realização de cursos de aperfeiçoamento, número de sentenças reformadas, etc.), sendo que tais promoções são alternadas.

Na previsão do §1º e do §2º do artigo 115, está consignado que os Tribunais Regionais do Trabalho deverão instalar justiça itinerante e poderão funcionar descentralizadamente, com a seguinte redação:

(10)

§ 1º Os Tribunais Regionais do Trabalho instalarão a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários.

§ 2º Os Tribunais Regionais do Trabalho poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo. Sobre os parágrafos acima, Renato Saraiva5 aponta:

Uma inovação trazida pelo art. 115 da CF/88 foi a criação da denominada ‘justiça itinerante’, com a realização de audiências e demais funções de atividade jurisdicional, nos limites territoriais da respectiva jurisdição, servindo-se de equipamentos públicos e comunitários. Isso, servindo-sem dúvida, vai favorecer a população, pois a justiça ‘móvel’ propiciará melhor acesso ao Judiciário das pessoas que residem em lugares distantes dos centros urbanos.

Ainda em relação ao art. 115 da Constituição, outra novidade é que os TRTs poderão funcionar descentralizadamente, constituindo Câmaras Regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo. Essas ‘Câmaras Regionais’ deverão atuar, principalmente, nos Estados em que não possuem TRT, como é o caso de Tocantins, Amapá, Roraima e Acre.

Sendo que, como aponta Renato Saraiva os Estados que não possuem TRTs são o Tocantins, o Amapá, Roraima e Acre, é de se destacar, também, que o único Estado que possui dois Tribunais do Trabalho é São Paulo, o primeiro com sede na capital, ou seja, o TRT da 2ª região e segundo com sede em Campinas, ou seja o TRT da 15ª Região.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO:

É o Órgão de cúpula do Poder Judiciário trabalhista, considerado por alguns autores como terceiro grau de jurisdição e por outros como

(11)

uma das instâncias extraordinárias. Foi Criado em 1946, tem sede em Brasília e jurisdição em todo território nacional.

O artigo 111-A trata da sua composição, em redação assim positivada:

Art. 111-A. O Tribunal Superior do Trabalho compor-se-á de vinte e sete Ministros, escolhidos dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, nomeados pelo Presidente da República após aprovação pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:

Então, o Tribunal Superior do Trabalho, ou TST, é composto por 27 (vinte e sete) magistrados que recebem o título de ministros, devem ser escolhidos entre brasileiros, com mais de 35 e menos de 65 anos, com a nomeação do Presidente da República, sendo que também passarão pela aprovação do Senado Federal, apenas quando por maioria absoluta de seus membros. Aqui se nota a importância que os cargos nos tribunais superiores têm, sendo que não basta apenas antiguidade, merecimento, mas também a nomeação pelo Presidente da República, não sem antes ser aprovado pelo Senado Federal. Dificilmente alguém sem ilibada conduta ou sem imenso saber jurídico chega ao cargo de ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

A regra do quinto constitucional é mantida no inciso I ao referir que “um quinto dentre advogados com mais de dez anos de efetiva atividade profissional e membros do Ministério Público do Trabalho com mais de dez anos de efetivo exercício, observado o disposto no art. 94”. Na mesma linha da nomeação para os TRTs, deve-se ter dez anos de atividade naquela profissão.

Os demais cargos serão preenchidos conforme disposição do inciso II que afirma serem “os demais dentre juízes dos Tribunais Regionais do Trabalho, oriundos da magistratura da carreira, indicados pelo próprio Tribunal Superior”.

(12)

A competência será fixada por lei, conforme §1º do artigo 111 – A e no §2º, incisos I e II estão previstos cursos de formação e aperfeiçoamento de magistrados, assim como o Conselho Superior da Justiça do Trabalho.

§ 2º Funcionarão junto ao Tribunal Superior do Trabalho: I a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho, cabendo-lhe, dentre outras funções, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoção na carreira;

II o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a supervisão administrativa, orçamentária, financeira e patrimonial da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus, como órgão central do sistema, cujas decisões terão efeito vinculante.

Para entender melhor o funcionamento do Tribunal Superior do Trabalho recomenda-se a leitura da resolução administrativa 1295/2008, em especial no art. 59, que dispõe sobre os órgãos que compõem o TST. Entre eles podem ser citados o órgão especial, composto por 17 ministros, o Tribunal Pleno, com funcionamento previsto com no mínimo 14 ministros, a Seção Administrativa, a Seção Especializada em Dissídios Coletivos, composta por 9 ministros, também chamada de SDC, as Seções Especializadas em Dissídios Individuais, também conhecidas com SDI – I e SDI – II, a primeira composta por 14 ministros e a segunda por 10, e, por fim, as Turmas, em número de 8, compostas por 3 ministros do Tribunal Superior do Trabalho.

O Regimento Interno do Superior Tribunal do Trabalho é muito rico em detalhes, razão pela qual, o profissional de direito que escolhe a advocacia neste Tribunal deve conhecer o Regimento Interno como conhece uma legislação ordinária que atua, como, no caso, a CLT, uma vez que o referido regimento traz situações díspares como a interposição de agravos regimentais, quais órgãos julgam quais matérias, entre outras tantas situações que devem ser do conhecimento do profissional.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Tendo em consideração que os valores de temperatura mensal média têm vindo a diminuir entre o ano 2005 e o ano 2016 (conforme visível no gráfico anterior), será razoável e

Diretrizes para os Comitês Ad Hoc, Iniciativas para Novos Programas, Programas Pilotos e Lemas de Presidentes Internacionais ...G.. Diretrizes para Formar Alianças Cooperativas

This study evaluated specifically the sensitivity of primordial follicles to in vitro preservation conditions and showed that the storage of ovarian fragments in 0.9% saline

Declaro meu voto contrário ao Parecer referente à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresentado pelos Conselheiros Relatores da Comissão Bicameral da BNCC,

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o