• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS. Ano: 8º Turma: Data: 29/11/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS. Ano: 8º Turma: Data: 29/11/2011"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

3ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA E CIÊNCIAS

Orientações gerais: 1) Número de questões por matéria: 8

2) Valor das questões: 2,5 pontos cada.

3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

Geografia 1ª Questão:

O mapa mostra a distribuição espacial da indústria da Itália, bem como o uso de energia e o pessoal ocupado na indústria. Analise-o e relacione-o também com a divisão do PIB do país para escolher a resposta correta:

a) No sul estende-se a nova industrialização italiana concentrando os setores automobilístico e aeronáutico do país.

b) Em razão da semiaridez do território, os territórios insulares (Sicília e Sardenha) não possuem industrialização.

Aluno(a):

Ano: 8º Turma: Data: 29/11/2011

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

3ª P.P. /Geografia-Ciências /8º / pág : 2

c) Como em outras nações europeias, a indústria da Itália representa mais da metade do PIB. d) As maiores concentrações de população ocupada na indústria encontram-se nas regiões do Mezzogiorno.

e) A maior parte da indústria italiana concentra-se na porção norte, região de passado histórico importante e de concentração de capitais.

2ª Questão: A Itália é um dos países mais industrializados da União Europeia. Em seu território, a

região que concentra maior atividade fabril é a) o Vale do Ádige, próximo a Verona e Veneza. b) o Vale do Tibre, na região de Roma.

c) o Vale do Pó, principalmente entre Turim e Milão. d) A Sicília, em Messina e Catânia.

e) a Campânia, em torno de Nápoles e Salerno.

3ª Questão: Atente para o texto que se segue, retirado do livro “O Declínio da URSS”, de Ângelo

Segrillo, Ed. Record:

Não seria exagero afirmar que o desencadeamento, desenrolar e desenlace da reconstrução soviética a partir de meados da década de 1980 equivaleram a um verdadeiro furacão político, social e econômico. As consequências deste processo foram imensas, causando reverberações no mundo inteiro. Grande mudanças no equilíbrio do poder e a ascensão fulminante do neoliberalismo em muitas partes do globo tomaram imenso impulso a partir daí. No Brasil, por exemplo, o debate ideológico nas eleições presidenciais “pós-perestroika”, em especial no que tange à questão das privatizações, foi marcado por referências à situação no Leste Europeu. Por isso, o aprofundamento da discussão teórica sobre as causas e desdobramentos destes acontecimentos nos parece extremamente importante.

Seria correto afirmar que:

a) o processo de reconstrução do socialismo limitou-se apenas à antiga URSS.

b) com a reconstrução, provou-se que o sistema capitalista neoliberal estava condenado.

c) as tentativas de reconstruir a antiga URSS tiveram consequências que se refletiram em todo o mundo, inclusive no Brasil.

d) o processo de reconstrução do socialismo limitou-se apenas à antiga URSS e aos países do Leste Europeu.

e) o processo em questão pouco efeito surtiu, pois a Rússia atual, herdeira da URSS, é o país mais atrasado da Europa.

4ª Questão: Atente para o texto que se segue e descreve uma das fases da política soviética:

O novo programa, exposto em livro que se tornou best-seller mundial, conseguiu ser ao mesmo tempo preciso e genérico. Preciso na crítica aos desmandos das tradições: os desperdícios, o quantitativismo, a negligência em relação aos consumidores, a prioridade sempre atribuída aos comedores de ferro e de aço, o exagerado centralismo, ambição desmedida de controle e de comando. Genérico na proposta de alternativas. O texto rasgava amplos horizontes, propunha altos e nobres objetivos: uma sociedade com prometida com a paz, produtiva, emancipada e harmônica. A perspectiva de um socialismo renovado. Preocupado com o Homem, com o h sempre maiúsculo, enfatizando uma sensibilidade diferente para tempos que se queriam novos. A sociedade à qual se queria chegar.

Uma Revolução Perdida,Ed. Fundação Perseu Abramo

O momento descrito no texto refere-se à: a) Glasnost.

b) NEP.

c) Um Passo à Frente. d) Revolução Cultural. e) Perestroika.

(3)

5ª Questão: Fracasso da Perestroika frustra a ex-URSS. Já havia escurecido, naquele final de

tarde de inverno, quando Marina Kizilova entrou no supermercado de um subúrbio moscovita para comprar batatasL Dez minutos de fila, chegou sua vez. As batatas tinham acabado. Furiosa, ela passou a xingar o presidente Gorbatchev, o governo, o Partido Comunista. O que fazer para o jantar transformou-se, de repente, em um problema sério: Como minha família vai viver?

(Jornal do Brasil, 7. 4. 91) O texto revela uma prévia da crise soviética com desdobramentos políticos, sociais e econômicos tais como

I. a desintegração da economia a uma velocidade que nem a mais pessimista das previsões ousaria imaginar.

II. a incapacidade de uma nação rica em recursos naturais e matérias-primas de atender às próprias necessidades.

III. a ineficácia da estrutura política, cujo resultado é o desmoronamento da própria união das Repúblicas.

Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s). a) Somente I.

b) Somente II. c) Somente III. d) Somente I e III. e) Todas.

6ª Questão: O texto abaixo mostra alguns problemas enfrentados pela tentativa de se instalar

mudanças no sistema de produção soviético. Leia-o atentamente:

No entanto, havia certo descontentamento no ar. Não apenas entre os que já começavam a amaldiçoar a perestroika pelas ameaças que trazia em sua esteira: controles desconhecidos, votos secretos, distúrbios. Mas no conjunto da sociedade aumentavam as queixas e críticas contra as dificuldades do abastecimento, o fantasma da escassez. O próprio Comitê Central admitiria que, em diversas regiões, a situação alcançará níveis intoleráveis. Certo, a URSS era a primeira produtora de petróleo e de açúcar de beterraba do mundo, mas de que adianta isto, se não era possível encontrar gasolina e se o açúcar estava racionado desde outubro? As pessoas começaram a dizer que, ao abrir a geladeira, não encontravam a perestroika.

Uma Revolução Perdida, d. Fundação Perseu Abramo.

A partir do texto conclui-se que:

a) a perestroika funcionou apenas no que diz respeito às liberdades democráticas;

b) no imediato pós-instalação, percebeu-se que a perestroika enfrentaria dificuldades principalmente econômicas;

c) a perestroika foi um fracasso, tanto nos aspectos políticos, quanto na atuação econômica; d) as altas autoridades soviéticas não admitiam o fracasso do programa;

e) “ao abrir as geladeiras, as pessoas não encontravam a perestroika”, significa que essas ideias políticas não funcionavam em países de clima frio.

7ª Questão: As alternativas abaixo apresentam características econômicas do México, exceto

a)as principais áreas industriais concentram-se, tradicionalmente, em Monterrey, Guadalajara e em torno da Cidade do México.

b)a proximidade do mercado americano e a integração com os países do NAFTA têm estimulado o crescimento industrial e atraído capitais.

c)a maior parte do PIB do país é gerado pelas atividades agrícolas, principalmente pela produção de café, algodão e cana de açúcar.

(4)

3ª P.P. /Geografia-Ciências /8º / pág : 4

d)as riquezas do subsolo concentram-se em duas áreas: as “sierras”,ricas em minerais metálicos, e o Golfo, rico em petróleo.

e)as indústrias alimentícias e têxteis são as mais antigas e tradicionais, porém o mais importante setor industrial é o petroquímico.

8ª Questão: No México, inúmeras indústrias chamadas de “maquiladoras” foram instaladas ao

longo da fronteira com os Estados Unidos da América. Estas unidades de produção trabalham sob o comando de empresas norte-americanas e foram ali instaladas para

a)beneficiarem-se da recente política econômica mexicana que abriu seus mercados ao capital externo e transformou o NAFTA no maior bloco econômico mundial.

b)incentivar a criação de tecnopolos e aproveitar os volumosos investimentos em pesquisa e desenvolvimento realizados atualmente pelo governo mexicano.

c)recuperar o tipo de administração taylorista em decadência nos Estados Unidos da América e aproveitar as abundantes reservas minerais mexicanas.

d)aproveitar a mão de obra barata e diminuir o fluxo emigratório legal ou clandestino para os Estados Unidos da América.

e)acelerar o processo de industrialização mexicano e equipará-la ao de seus parceiros comerciais do NAFTA.

Ciências

1ª Questão: Sabe-se que um óvulo pode sobreviver cerca de 48 horas após a ovulação e um

espermatozóide, cerca de 72 horas, após a ejaculação. Um casal cuja mulher possui um ciclo menstrual padrão e que deseja evitar, com boa margem de segurança, a gravidez, não deve manter relações sexuais durante:

a) o 10º e o 18º dia do ciclo b) o 12º e o 20º dia do ciclo c) o 8º e o 16º dia do ciclo d) o 1º e o 8º dia do ciclo e) o 20º e o 28º dia do ciclo.

2ª Questão: Uma senhora deu a luz a gêmeos: um menino e uma menina. Com essa única

informação, podemos afirmar somente com certeza que seus filhos são: a) univitelinos e compartilhavam a mesma placenta

b) gêmeos idênticos e com duas placentas

c) originários de dois óvulos, cada um fecundado por um espermatozóide d) originários de um óvulo que foi fecundado por dois espermatozóides e) são geneticamente idênticos, mesmo de sexos diferentes.

3ª Questão: Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os conceitos aos

respectivos termos.

I – Lócus ( ) locais nos cromossomos ocupados pelos genes

II – Fenótipos ( ) conjunto de características detectáveis de um indivíduo. III – Genótipo ( ) segmento de DNA possuidor de característica genética.

IV – Alelo ( ) atuam sobre a mesma característica, mas não são obrigatoriamente iguais.

V – Gene ( ) refere-se à constituição genética do indivíduo, sendo representado por letras maiúsculas e minúsculas.

A seqüência correta é: a) II, I, V, IV e III b) III, II, I, V e IV c) II, I, III, V e IV d) IV, II, I, III e V e) I, II, V, IV e III

(5)

4ª Questão: No heredograma abaixo, a criança II–1 tem fibrose cística, uma doença causada por

um alelo recessivo autossômico. I

1 2

II

1 2

As probabilidades de que sua irmã (II–2) não afetada seja CARREADORA ou NÃO CARREADORA da fibrose cística são, respectivamente:

a) zero, 1/4 b) 1/4, 1/2 c) 2/3, 1/3 d) 1/2, 1/4 e) 1/3, 2/4

5ª Questão: Duas linhagens puras (homozigóticas) de uma espécie de planta com flores,

respectivamente, brancas e vermelhas, serão cruzadas com o objetivo de verificar a relação de dominância entre os alelos que determinam a cor da flor. Para saber se o alelo responsável pela cor branca é dominante ou recessivo deve-se cruzar duas plantas de linhagens puras com flores: a) brancas entre si e, se ocorrerem apenas flores brancas, o alelo é dominante.

b) vermelhas entre si e, se ocorrerem apenas flores vermelhas, o alelo é recessivo. c) brancas entre si e, se ocorrerem apenas flores vermelhas, o alelo é dominante. d) brancas e vermelhas e, se ocorrerem apenas flores vermelhas, o alelo é dominante. e) brancas e vermelhas e, se ocorrerem apenas flores brancas, o alelo é dominante.

6ª Questão: Nas células somáticas dos seres humanos, são encontrados:

a) 23 cromossomos

b) 46 cromossomos, sendo eles presentes sempre aos pares

c) 46 cromossomos de origem materna, sendo eles presentes aos pares d) somente 23 cromossomos de origem paterna

e) somente 23 cromossomos de origem materna

7ª Questão: Um casal está esperando o nascimento de um filho. O pai tem cabelo crespo, com o

genótipo Ll, e a mãe tem cabelo liso, com genótipo ll. Diante de seus conhecimentos, o filho do casal poderá ter cabelo:

a) somente liso, pois esse caráter é um caráter recessivo e se manifesta em homozigose e heterozigose.

b) somente crespo, pois é o caráter dominante.

c) liso ou crespo dependendo da associação dos genes do casal (seus pais). d) somente liso, pois é o caráter dominante.

e) não se pode definir, pois faltam dados para a resolução do problema.

8ª Questão: Sabe-se que em determinada raça de gatos a pelagem preta é condicionada por

gene dominante B e a pelagem branca pelo seu alelo recessivo b. Do cruzamento de um casal de gatos pretos, ambos heterozigotos, espera-se que nasçam:

a) 75 % de gatos pretos e 25% de gatos brancos

b) 25% de gatos pretos, 50% de gatos malhados e 25% de gatos brancos c) 100% de gatos pretos

d) 100% de gatos brancos e) 100% de gatos malhados

Referências

Documentos relacionados

a) "(...) Vozes veladas, veludosas vozes, / Volúpias dos violões, vozes veladas / Vagam nos velhos vórtices velozes / Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas." (fragmento

Quem não tem namorado é alguém que tirou férias não-remuneradas de si mesmo. Difícil porque namorado de verdade é muito raro. Necessita de adivinhação, de pele, de saliva,

Entretanto os demais condicionadores (UG, SS e SMS), apesar de mostrarem pequena deficiência na resiliência na primeira hora, foram mais estáveis após todos os testes no final de

Estabelecido essa associação temática de maneira clara, determino também nessa etapa de pesquisa, o universo iconográfico do projeto, usando como principal referência as

10ª QUESTÃO- (Mackenzie-SP) Com base no texto, considere as seguintes afirmações sobre traços estilísticos significativos da geração literária do autor.. Sintaxe

Explique a contradição presente na administração Pombalina em Portugal e no Brasil. A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi marco de um processo que apontou

Calabar – O elogio da traição (Chico Buarque e Ruy Guerra). Sobre os conflitos travados entre holandeses e luso-brasileiros no Nordeste do século XVII, assinale a

Do texto acima, pode-se entender:.. a) Desde os primeiros tempos de colônia, o Brasil apresenta uma grande desigualdade social caracterizada também pela concentração