• Nenhum resultado encontrado

ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANEIRA, 20 DE AGOSTO DE SGUNDA-FEIRA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCOLA MUNICIPAL EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANEIRA, 20 DE AGOSTO DE SGUNDA-FEIRA"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)
(2)

ESCOLA MUNICIPAL

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

MEDIANEIRA, 20 DE AGOSTO DE 2018. SGUNDA-FEIRA

PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO

Espalhar os crachás no chão, logo após dar início na leitura pegando um dos crachás e a caixa de presente para entregar ao aluno que corresponde o adjetivo citado no texto, o mesmo deverá dar sequência colocando o crachá e entregando a caixa. Segue a brincadeira até que todos participem.

Dinâmica do presente

01- Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa que considera á mais bonita do grupo.

02- Para muitos, a beleza é fundamental, mas para você é apenas uma qualidade. Que pena! Este presente também não é seu. Você vai entregá-lo a uma pessoa dinâmica.

03- Ser dinâmico é estar sempre presente, ajudando sem cessar. Mas... este presente não é seu .... Entregue-o a uma pessoa realista.

04- Como você é realista, então já sabe o que lhe espera, a realidade é que este presente não é seu. Você vai entregá-lo a pessoa que você considera inteligente.

05- Ser inteligente é um privilégio, mas a capacidade de entender o mundo é dos sensíveis e inteligentes e você também o é. Pela sua inteligência, você sabe que o presente não é seu, entregue-o a uma pessoa sensível.

06- Ser sensível é um Dom de Deus, qualquer coisa lhe atinge, atinge a sua sensibilidade, e esta sensibilidade lhe diz que este presente não é seu, então, entregue-o a uma pessoa carinhosa.

07- Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas a ela), mas.... todo este carinho você irá demonstrar, entregando este presente a uma pessoa meiga.

08- A meiguice é um Dom que poucas pessoas possuem. Se você é mesmo uma delas, cultive-a que será recompensada (o) por Deus. Sendo meiga(o) já sabe que este presente também não é seu... passe-o para uma pessoa otimista.

09- Ser otimista é estar sempre disposto(a) a começar tudo de novo. Quanta força de vontade tem dentro de você. Você é tão otimista que acredita que este presente é seu, mas ... não é... Você vai entregá-lo a uma pessoa trabalhadora

(3)

10-Dizem que Deus ama a quem trabalha, e você deve estar radiante por esse amor de Deus! Pense consigo mesmo que quem trabalha um dia será recompensado. Hoje chegou o meu dia e eu serei recompensado com este presente! Mas não é bem assim, a sua recompensa será ainda maior, não hoje, hoje trabalhe mais um pouco e dê o presente à pessoa calma.

11-Se você é calmo (a), mantenha este Dom, porém não se deixe abater pela passividade e deixe sempre clara a sua opinião. Mas o presente também não é seu... Entregue-o a pessoa mais criativa.

12- Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você , as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher uma pessoa mais do grupo. Aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa sincera,

13- Ser sincero(a) é ser fiel, é ser uma pessoa em quem se possa confiar, tomara que haja mais pessoas como você. Não fique com o presente, seja sincero(a), entregue-o a pessoa mais simpática.

14- Nós admiramos você pela sua simpatia e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa solidária para você e passe este presente.

15- Ser solidário é fundamental nos dias de hoje, mas nem só de pão vive o homem. Assim, este presente não é seu, entregue-o a pessoa mais sensual

16- Sensualidade é força de vida. Use toda a sua energia e entregue este presente para a pessoa mais romântica.

17- Como pessoa romântica que é, você vê o amor em todas as coisas, mas mesmo assim este presente não é seu, entregue-o a uma pessoa dedicada do grupo,

18- A dedicação é um ato de entrega, então, não vai ser difícil, entregue este presente a pessoa persistente

19- Ser persistente é um ato de coragem frente aos obstáculos da vida, então tenha coragem e entregue este presente a uma pessoa tolerante.

20- Ser tolerante é ser paciente e aceitar certas falhas e erros das pessoas. Desculpe, eu errei, esse presente não é seu entregue-o a urna pessoa empolgada

21- Ser empolgada com as coisas é maravilhoso. Você contagia a todos com pequenos atos, mas não fique muito empolgado(a), pois este presente não é seu, entregue-o à pessoa mais cortês do grupo.

22- A cortesia é a maneira que o homem encontra de demonstrar toda a sua delicadeza, então seja cortes e entregue este presente a uma pessoa interessante do grupo.

23- Ser interessante significa cativar o espírito, a atenção, a curiosidade. Então s interessante e cative uma pessoa equilibrada do grupo, oferecendo-lhe este presente

24- Equilíbrio é estabilidade mental e emocional. Requer moderação e prudência. Então, seja equilibrado e entregue este presente a pessoa mais amorosa do grupo.

25- Amoroso é quem tem ou sente amor. Aquele que ama, que é bondoso, que tem em seu ser a semente do amor. Demonstre este amor e entregue este presente a uma pessoa que considere prudente.

DISCIPLINA: Língua Portuguesa.

1-CONTEÚDOS:

- Trava-Língua.

(4)

- Trabalhar com gênero na oralidade, interpretar diferentes textos; - Produzir texto se apropriando da ortografia.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Trabalhar com gênero da oralidade;

- Desenvolver a leitura e a interpretação;

- Conhecer o que são trava-língua; - Desenvolver alguns sons da fala;

- Produzir textos se apropriando da ortografia (p, t, d, b, f, v);

4-METODOLOGIA:

A aula será expositiva, iniciada com os combinados, em seguida uma dinâmica, atividade escrita, impressas e a confecção de um cartaz com recortes de palavras. Haverá interpretação do texto e leitura de trava-língua.

5-DESENVOLVIMENTO:

Iniciar a aula se apresentando, fazer os combinados dos três dias da regência, realizar a leitura do dia da semana, mês e ano. Fazer a chamada através da dinâmica entrega do presente e o crachá com o nome de cada alunos.

Em forma de introduzir o conteúdo, fazer uma breve conversação, sobre o gênero textual trava-língua, buscar saber se os alunos já conhecem alguns e quais.

- O que são trava-língua?

R- As trava-línguas são formadas por conjunto de palavras que juntas em uma mesma frase se tornam difíceis de serem pronunciadas.

- Qual objetivo de trabalhar trava-língua?

R- A função deles é trabalhar a movimentação da língua atrás dos dentes superiores, o ritmo da fala, a memória auditiva e a pronúncia. Além disso, é um momento de aprendizagem, descontração e divertimento.

Em seguida, apresentar um cartaz com o seguinte trava-língua fazer a leitura coletivamente (só as meninas, os meninos):

(5)

Como próximo passo, entregar palavras referentes o texto para cada aluno (embaralhadas), os mesmos deverão montar o trava-língua no cartaz, colando as palavras em ordem.

Pedir para os alunos pegarem o caderno e copiar do quadro:

Escola Municipal ...

Medianeira, 20 de agosto de 2018. Terça-feira

(6)

Dando continuidade, entregar aos alunos o trava-íingua para completar com as letras que faltam: p / t / d / b, e ilustrar.

1.Complete com as letras que faltam: p / t / d / b. 2.Ilustre o trava-língua

Olha o Sa....o den....ro do saco O saco com o Sapo ...entro O Sapo batendo ....apo

E o pa....o do Sapo Soltando ...ento.

Hora do lanche

Após a conclusão da atividade acima, realizar a interpretação oral do trava-língua:

1. Do que se trata este trava-língua? R: Sobre o sapo.

2. Onde o sapo está? R: Dentro do saco.

3. Observando o texto podemos destacar as palavras que rimam. Dessa forma, a palavra sapo rima com..saco.. e.papo.... a palavra dentro rima com a palavra,..vento.

4. Quantas vezes aparecem as palavras: sapo, papo e saco? R- Duas vezes cada uma delas.

Dando sequência nas atividades, colocar em uma caixa alguns trava-línguas textos para que os alunos façam leitura dos mesmos, separando-os em meninseparando-os e meninas. O aluno retira da caixa um trava-língua, e se conseguir fazer a leitura corretamente, ganha um ponto, caso não consiga, o ponto passa para o outro grupo,e com o auxílio da professora, repetir a leitura do mesmo, sempre enfatizando a entonação de voz, ritmo respeitando a pontuação .

Seguem abaixo exemplos de trava-línguas que irão conter na caixa:

O sabiá O sabiá não sabia. Que o sábio sabia.

Que o sabiá não sabia assobiar. O doce perguntou pro doce

(7)

Qual é o doce mais doce Que o doce de batata-doce. O doce respondeu pro doce Que o doce mais doce que

O doce de batata-doce É o doce de doce de batata-doce. Se cada um vai a casa de cada um

Se cada um vai à casa de cada um é porque cada um quer que cada um lá vá. Porque se cada um não fosse à casa de cada um é porque cada um não queria que cada um fosse lá.

Lalá, Lelé e Lili Lalá, Lelé e Lili

E suas filhas, Lalalá, Lelelé e Lilili

E suas netas Lalelá, Lelalé e LeLali

E suas bisnetas Lilelá, Lalilé e Lelali

E suas tataranetas Laleli, Lilalé e Lelilá

cantavam em coro LALALALALALALALÁ. Larga a Tia, largatixa! Larga a tia, largatixa! Lagartixa, larga a tia! Só no dia que sua tia

Chamar largatixa de lagartinha!

Debaixo da cama tem uma jarra. Debaixo da cama tem uma jarra. Dentro da jarra tem uma aranha. Tanto a aranha arranha a jarra,

Como a jarra arranha a aranha. O peito do pé de Pedro é preto.

O peito dope de Pedro é preto.

Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto, tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro. Como próximo passo pedir para os alunos registrarem no caderno os trava-línguas

- Bote a bota no bote e tire o pote do bote. - Quem a paca cara compra, paca cara pagará.

(8)

Para finalizar a aula de português, adicionar mais trava-língua na caixinha, dividir os alunos em quartetos, explicar que um integrante do grupo vai retirar um trava-língua da caixa e ler em um bom tom para todos poderem ouvir. Segue a brincadeira até o final da aula.

Disseram que na minha rua Tem paralelepípedo feito

De paralelogramos. Seis paralelogramos Tem um paralelepípedo.

Mil paralelepípedos Tem uma paralelepípedovia.

Uma paralelepípedovia Tem mil paralelogramos. Então uma paralelepípedovia

É uma paralelogramolândia? Conseguiu?

A aranha arranha a rã. A rã arranha a aranha. Nem a aranha arranha a rã. Nem a rã arranha a aranha.

Conseguiu?

O rato roeu a roupa do rei do Roma. Rainha raivosa rasgou o resto.

Conseguiu?

Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos,

quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será. Conseguiu?

Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

Conseguiu?

O tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo

que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.

Conseguiu? Casa suja, chão sujo

Conseguiu?

Se a liga me ligasse, eu também ligava a liga. Mais a liga não me liga, eu também não ligo a liga.

Conseguiu?

A mulher barbada tem barba boba babada e um barbado bobo todo babado! Conseguiu?

Atrás da porta torta tem uma porca morta. Conseguiu?

Consegui?

O sabiá não sabia. Que o sábio sabia Que o sabiá não sabia assobiar.

Consegui?

A Iara agarra e amarra a rara arara de Araraquara. Consegui?

Fala arara loura. A arara loura falará. Consegui?

(9)

Um ninho de carrapatos, cheio de carrapatinhos, qual o bom carrapateador, que o descarrapateará?

Casa suja, chão sujo.

O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo, tempo tem.

Consegui?

O pelo do peito do pé do Pedro é preto. Consegui?

O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! O original não se desoriginaliza! Se desoriginalizásemo-lo original não seria!

O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.

Obs: prof é feio esse para as crianças?

Toco preto, porco fresco, corpo crespo.

Disseram que na minha rua tem paralelepípedo feito de paralelogramos. Seis paralelogramos tem um paralelepípedo. Mil paralelepípedos tem uma paralelepipedovia. Uma

paralelepipedovia tem mil paralelogramos. Então uma paralelepipedovia é uma paralelogramolandia?

Se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai.

Conseguiu?

Um ninho de mafagafos, tinha sete mafagafinhos. Quem desmafagar esses mafagafinhos bom desmagafigador será.

Conseguiu?

Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.

Consegui?

A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso

Conseguiu?

Maria-Mole é molenga, se não é molenga, Não é Maria-Mole. É coisa malemolente, Nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.

Conseguiu?

Três tigres tristes para três pratos de trigo. Três pratos de trigo para três tigres tristes.

Conseguiu?

Observação: Atividade extra: Falta colocar.

6- RECURSOS:

Atividade impressa, cartaz, quadro, canetão, apagador e caixa.

7- AVALIAÇÃO:

A avaliação será continua, observado a participação e o

desenvolvimento oral, e se ele foi capaz de interpretar,completar e identificar o lugar da letra ou frase ao montar o cartaz.

(10)

ESCOLA MUNICIPAL

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANEIRA, 21 DE AGOSTO DE 2018.

TERÇA-FEIRA

PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: MATEMÁTICA 1-CONTEÚDOS:

- Operações, situações problema.

2- OBJETIVO GERAL:

- Desenvolver o raciocínio com situações problemas.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Resolver problemas e identificar os números; - Trabalhar a tabuada do, 2, 3, e 4;

- Brincar com o jogo do peão, para memorizar a tabuada do 4; - Desenvolver a interpretação, a leitura e a escrita do aluno.

4-METODOLOGIA:

A aula será feita expositiva, com o jogo “peão” trabalhando a tabuada do numeral 4, seguida de atividades escritas e impressas.

DESENVOLVIMENTO:

Inicialmente apresentar o peão, perguntando se eles conhecem esse jogo, comentar que o peão é um jogo muito divertido e que hoje estarão praticando a tabuada do numeral 4 através dele .

Em seguida, explicar as regras do jogo, a professora irá fazer uma

demonstração do mesmo, “gire o peão”, utilize o dedo indicador para fazê-lo parar, observa o número em que o dedo está em cima e responde o resultado da multiplicação relacionada ao número que está no centro do brinquedo. Se o dedo não estiver em cima do numeral ou o aluno errar, passa a vez para o próximo jogador, ganha quem estiver com mais números de acertos. Dividir os alunos em trio e indicar um integrante de cada trio para iniciar a brincadeira. Entregar uma ficha 1, 2, 3 para identificação de cada um, e uma tabela para que anotem os acertos de cada componente do grupo.

(11)

Aluno n°1 Aluno n° 2 Aluno n° 3

Dando continuidade pedir para eles pegarem o caderno de matemática e copiar do quadro: Escola Municipal Medianeira, 21 de agosto de 2018 terça-feira Professora Estagiária:. Resolva:

1- Em uma caixa existem 12 ovos. Quantos ovos existem em 3 caixas?

2- Paulo precisa montar 10 bicicletas. De quantas rodas ele precisa?

Para finalizar a aula do dia, entregar a atividade situação problema.

(12)

Matemática 3° ano. Data /08/2018 Resolver os problemas no caderno. 1) Paulinha comprou um álbum com 124 páginas, e quer colocar 4 fotos por página.

Quantas fotos ela irá precisar para completar seu álbum?

2) Quando se multiplica 215 por três, o resultado é? a) 640?

b) 523? c) 485? d) 645?

3) Ontem apareceram 506 abelhas no meu jardim, Hoje apareceram 3 vezes mais

a quantidade de abelhas.

Qual o total de abelhas no meu jardim hoje?

4) Num só dia, uma papelaria vendeu 276 lápis, quantos lápis e

Observação

Preciso fazer o resultado a manuscrito, porque não tenho habilidade para montar as contas no computador

Observação:

(13)
(14)

6- RECUESOS:

Atividades impressas, folha sulfite, peão confeccionado com cd velho, quadro, canetão e apagador.

AVALIAÇÃO:

Observar se o aluno foi capaz de interpretar as atividades situação problemas, responder os resultados da tabuada do 4 no jogo, e resolver as questões de multiplicação propostas.

(15)

ESCOLA MUNICIPAL

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

MEDIANEIRA, 22 DE AGOSTO DE 2018. quarta-FEIRA

PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: HITÓRIA E GEOGRAFIA

1-CONTEÚDOS:

- Mudanças ocorridas no Espaço; - Transformações da paisagem.

2- OBJETIVO GERAL:

- Perceber as mudanças e permanências ocorridas nas ruas, bairro, moradias e na cidade.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Mostrar as transformações da paisagem do bairro (origens, permanências, mudanças);

- Conhecer a realidade dos lugares: escola, rua, bairro e outros espaços;

- Compreender que o homem altera o espaço onde vive de acordo com suas necessidades ao longo do tempo;

4-METODOLOGIA:

A aula será expositiva, conduzida através do diálogo sobre as mudanças ocorridas no bairro, seguido de apresentação de slides mostrando as mudanças da paisagem na cidade e bairro, atividades impressa.

(16)

5-DESENVOLVIMENTO:

Iniciar a aula através da chamada, entregar o crachá com o nome dos alunos, relembrar os combinados realizados com a turma.

Em seguida conduzir os alunos até a frente da escola para realizar um passeio. Pedir para eles observarem bem todo o espaço, comentar que durante a aula será feito questionamentos e atividade referente ao espaço geográfico da escola.

Após retornarem à sala perguntar o que eles conseguiram observar, deixe-os comentarem, incentivando o grupo a falar sobre ela em detalhes: Indagar os alunos:

-Como são as ruas que vocês utilizam para chegar à escola, asfalto, pedra, ou terra?

- O que vocês sabem sobre as ruas em outros tempos? R-

-Que tipo de ruas vocês observam no caminho de casa até a escola?

Logo após realizar uma apresentação através dos slides com imagens da transformação da paisagem da cidade Medianeira do bairro e da escola. No decorrer da apresentação ir questionado sobre as modificações ocorridas, mostrar o que ainda permanece, as semelhanças e diferenças no bairro, ruas, moradias e na escola.

MUDANÇAS OCORRIDAS NA PAISAGEM

Dando continuidade escrever no quadro as seguintes questões: Escola Municipal

(17)

Medianeira, 22 de agosto de 2018 QuartA-feira

Professora Estagiaria:

1- Quem foi responsável por essas mudanças na nossa cidade?".

R- O Homem

2- Como são as ruas que vocês caminham até chegar à escola? R- Resposta pessoal do aluno.

3- Sua rua modificou nos últimos tempos? R- Resposta pessoal do aluno.

Ao retornarem do recreio, distribuir fotos da escola antes mais antigas e mais recentes, pedir para eles observarem quais mudanças. Comentar que o local da escola também um tempo eram tudo mato e o homem a transformou.

Para finalizar a aula de história e geografia realizar a atividade: Ilustrar a tabela abaixo: e colar no caderno.

NOSSA ESCOLA

ANTES DEPOIS

OBSERVAÇÃO:

(18)

RECURSOS:

Canetão, apagador, quadro, multi-mídia, atividade impressa e imagens impressas da escola.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será continuam observar se o aluno foi capaz de perceber as mudanças e permanências nas paisagens das ruas, do seu bairro e da escola ao longo do tempo.

Observação: falta escrever o texso e fazer uma montagem com a imagem.

(19)

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL MEDIANEIRA, 23 DE AGOSTO DE 2018.

Quinta-FEIRA

PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: MATEMÁTICA 1-CONTEÚDOS:

Sistema de numeração decimal: - Antecessor e o sucessor; - Números pares e ímpares.

2- OBJETIVO GERAL:

- Ampliar o campo numérico, percebendo as (inter) relações dos números e a sua existência a partir das necessidades humanas, bem como compreender as relações presente no sistema de numerações sucessor antecessor, par e ímpares.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Compreender o antecessor e o sucessor de um número; - Reconhecer números pares e impares;

- Identificar os números pares, impares, antecessor sucessor através de objetos concretos.

4-METODOLOGIA:

A aula será conduzida de forma oral, com dinâmicas. Seguido de atividades no caderno e empresa.

5- DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com a dinâmica dos sapatos,

com a data, observar com os alunos o mês, o dia e o dia da semana no calendário.

Em seguida, pedir para aos alunos para pegarem o caderno de matemática e registrar a data.

Escola Municipal

Medianeira, 23 de agosto de 2018 Quinta-feira

(20)

Dando continuidade, como forma de introduzir o conteúdo sobre antecessor e o sucessor fazer a leitura dos dias da semana mostrando que assim como há dias que passaram e dias que ainda virão, na matemática isso acontece com os números. Por exemplo: hoje é terça-feira dia 29, ontem foi segunda dia 28 e amanhã será quarta-feira dia 30, ou seja, segunda-feira é antecessor de terça-feira e quarta-terça-feira é sucessor de terça-terça-feira.

Após, realizar uma dinâmica para ver se os alunos compreenderam a situação, entregar aos alunos fichas com os seguintes números: 1, 2, 3, 23, 24, 25,67, 68, 69, 89, 90 91, 125, 126, 127, 188, 189, 190, 250, 251, 251, 310, 311 e 312. Os alunos deverão se organizar em trios seguindo a ordem correta dos

numerais distribuídos, exemplo: 310, 311, e 12.

Para introduzir o conteúdo par e impar, indagar os alunos. - Alguém já sabe o que significa par e ímpar?

R- Resposta pessoal do aluno

- Quando vocês costumam utilizar essas palavras? R- resposta pessoal do aluno

- Vocês utilizam algum tipo de objeto que precisa ser aos pares? R- Resposta pessoal do aluno.

- Tem alguma coisa que compramos aos pares? Dê exemplos: R- Resposta pessoal do aluno

Conversar com a turma conduzindo a observação dos alunos para o fato de que alguns objetos são utilizados aos pares, o que acontece com sapatos, meias, luvas ou brincos.

Após o diálogo convidar a turma para fazer uma atividade.

Levar seus alunos até o saguão dividi-los em dois grupos. Caso tenha um número ímpar a professora poderá fazer parte de um deles. Convide os alunos a tirarem os seus calçados, misture-os e espalhe-os. Informar que ao sinal de duas palmas, deverão encontrar os pares e levá-los para o local indicado. O grupo que organizar o maior número de pares dentro do prazo estipulado marca um ponto.

Retornar para sala, fazer um questionamento oral: -Quantos pés de sapatos havia em cada grupo? R-resposta pessoal do aluno.

(21)

Resposta pessoal do aluno.

-Dois pés de sapatos formam um par de sapatos? R- Resposta pessoal do aluno.

-Três pés de sapatos formam um par de sapatos? R- Resposta pessoal do aluno.

-Quatro sapatos formam um par de sapatos? E dois pares de sapatos? R- Resposta pessoal do aluno.

-Se quisermos formar quatro pares de sapatos, de quantos sapatos vamos precisar?

R- Resposta pessoal do aluno.

Logo após, entregar a atividade abaixo:

Observando a atividade executada vamos observar onde encontramos

números pares e ímpares com o auxílio da professora que irá demonstrar com material manipulável (tampinhas de garrafas pet). No caso de números maiores que um algarismo, deve ser observado o último número para saber se é par ou ímpar. Exemplo: 125, neste caso 5 é ímpar, portanto 125 é um número ímpar. Explicar para a classe: com o lápis de cor azul circular os números pares e passar um traço vermelho nos números ímpares.

Para finalizar a aula, realizar o jogo da memória. Dividir a turma em duas equipes. Grupo laranja deverá encontrar os números impar e o grupo azul encontrar os números pares. Espalhar as peças com os números voltados para baixo, de forma em que o jogador não possa ver.

Exemplo: Um dos participantes do grupo laranja vira a peça e se esta for um número impar o aluno devera marcar um x no seu número correspondente no cartaz, este está marcando 1 ponto, passa a vez para o próximo jogador da mesma equipe. E se este errar deverá passar a vez para o próximo integrante do grupo adversário, do mesmo modo o grupo azul, este deverá encontrar os números pares. Assim segue sucessivamente com os demais participantes. Ganha o jogo o grupo que completar seus numerais primeiro.

Expor o cartaz no quadro,

(22)

0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51

ESCOLA MUNICIPAL

EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

MEDIANEIRA, 24 DE AGOSTO DE 2018. SExta-FEIRA

PRÁTICA PEDAGÓGICA REALIZADA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

1- CONTEÚDOS:

- Movimento da terra. 2- OBJETIVO GERAL:

- Compreender o movimento da terra: rotação, translação, dia e noite.

3- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

- Mostrar o movimento da terra, rotação e translação; - Explicar que a Terra gira em torno de si e do Sol;

- Compreender que a sucessão dos dias e das noites está relacionada ao movimento de rotação da Terra ao redor do sol.

(23)

A aula será conduzida através da oralidade, vídeo, experiência e registro no caderno.

5-DESENVOLVIMENTO:

Iniciar a aula com uma conversação e questionamento sobre as noções de dia e noite, dando oportunidade para os alunos mostrarem os seus conhecimentos a respeito do assunto.

Indagá-los:

-O que vocês sabem sobre o dia? R- resposta pessoal do aluno

-Quem pode responder qual é a diferença entre o dia e a noite? R- O dia tem sol e a noite é escura.

- Quando o tempo está nublado não vemos o Sol, como sabemos se é dia ou noite?

R- O dia é mais claro que a noite, por isso mesmo quando nublado sabemos que é dia.

-E sobre a noite?

R- A noite é escura, precisamos ascender a luz, menos pessoas trabalham a noite, não devemos sair a qualquer hora.

-Vocês sabem por que existe o dia e a noite? R- Resposta pessoal do aluno

Em seguida, mostrar o vídeo “De Onde vem o dia e a noite”. Kika.

Logo após, questionar: - De onde vem o dia?

R- Resposta pessoal do aluno. Explicar, como vimos no vídeo o dia e a noite vem do movimento de rotação da terra. E que chamamos de dia o

(24)

período de tempo que a sua casa, a sua cidade, o seu país ficam iluminados graças aos raios de luz do sol. E que chamamos de noite o período de tempo em que o sol desaparece no horizonte e a sua casa, a sua cidade e o seu país, ficam no escuro. Comentar que neste momento aqui é dia, e do outro lado do planeta é noite.

-Por que no mesmo tempo um lado do planeta é dia e o outro lado é noite?

R- porque a terra gira. ”movimento de translação”. Comentar, por isso uma parte da Terra sempre fica iluminada pelos raios de luz do sol, falar que na verdade o sol não descansa nunca.

Como próximo passo pedir a ajuda de dois alunos para explicar de maneira prática como se dá os movimentos da terra, e como isso influência no dia, noite e ano.

Entregar uma mascará de Sol em E.V.A, para um aluno e pedir para o mesmo ficar parado.

Pedir que o aluno que está assegurando o Sol, ficar parado no lugar. E explicar para todos que o Sol é o sistema solar, e que ele fica parado.

O aluno que está segurando a Terra deve dar volta em torno de si e também em torno do Sol.

Explicar, que o movimento de dar volta em torno de si, faz com que a terra realize o movimento de Rotação. E ao dar a volta ao redor do Sol, a Terra realiza o movimento de Translação que resulta o passar dos anos.

Utilizar as máscaras para confeccionar um cartaz enfatizando os movimentos de rotação e translação.

Após o recreio, realizar uma breve demonstração: Experiência dia e da noite.

(25)

Espete a fruta que escolheu no palito de churrasco, acenda a vela e fixe-a no pires; (Pode usar lâmpada ou lanterna.),

Vá girando o palito lentamente em torno dele mesmo e ao mesmo tempo ao redor da vela acesa ou lâmpada acesa. Considere que a vela é o sol e a fruta é o Planeta Terra. Pedir para as crianças observarem o que acontece com a fruta.

Escola Municipal

Medianeira, 22 de agosto de 2018 quata-feira

Professora Estagiaria:

(26)

Observação: Atividades extras.

(27)

-Vídeo, sol e terra em E.V.A, cartolina, atividade impressa, cola, canetão, quadro, vela ou lanterna, palito de churrasco e uma laranja ou maçâ..

AVALIAÇÃO:

-Observar, se os alunos foram capazes de compreender que a sucessão dos dias e das noites se dá através dos movimentos de rotação e translação da Terra.

Referências

Documentos relacionados

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

E ele funciona como um elo entre o time e os torcedores, com calçada da fama, uma série de brincadeiras para crianças e até área para pegar autógrafos dos jogadores.. O local

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi