• Nenhum resultado encontrado

Revista Saúde Física & Mental

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Revista Saúde Física & Mental"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Revista Saúde Física & Mental

SFM v.5, n.1, 2017

Artigo Original

RESPOSTA AGUDA DA FLEXIBILIDADE DE MULHERES IDOSAS

APÓS UMA SESSÃO DE HIDROGINÁSTICA

ACUTE RESPONSE OF THE FLEXIBILITY OF ELDERLY WOMEN AFTER A WATER AEROBICS SESSION

Paulo Gil Salles1, Karen Avila Rocha2, Marlon Carvalho2, Wilian Magno2

1

Mestre em Ciências da Motricidade Humana Professor titular da Uniabeu Centro Universitário 2

Bacharelado em Educação Física na Uniabeu Centro Universitário

Resumo:A atividade física influencia alguns componentes fisiológicos, psicológicos e sociais que estão relacionados ao processo de envelhecimento. Entre as atividades físicas mais procuradas pela terceira idade, destaca-se a hidroginástica, pois é praticada dentro d’água, proporcionando uma atividade física mais segura, sem correr riscos de lesões articulares, além de proporcionarbem-estar físico e mental. Dentre os benefícios que a hidroginástica pode proporcionar está a flexibilidade, que é uma qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a se movimentarem dentro dos limites ideais de determinadas ações. O objetivo do presente estudo foi verificar a resposta aguda da flexibilidade de indivíduos do gênero feminino e da terceira idade a uma sessão de hidroginástica. Para tal, 15 idosas com idade média de 68,7 anos participaram de dois testes, um antes e outro após uma sessão de hidroginástica,utilizando o Banco de Wells,a fim de medir o nível de flexibilidade das voluntárias.O teste t de Student foi utilizado para verificar se as diferenças encontradas entre os testes eram significativas e foi encontrado p=0,09, apesar de haver resultado médio 17,4% maior no segundo teste que no primeiro. O resultado permite concluir que, para a amostra estudada, a prática da hidroginástica contribuiu para a melhora aguda da flexibilidade.

Palavras Chaves: Hidroginástica, Terceira Idade, Flexibilidade.

Abstract: Physical activity influences some physiological, psychological and social components that are related to the aging process. Among the most searched

(2)

physical activities for the elderly, water aerobics stands out because it is practiced in the water, providing safer physical activity, without risk of joint injuries, as well as providing physical and mental well-being. Among the benefits that water aerobics can provide,the flexibility, is a physical quality that conditions the functional capacity of the joints to move within the ideal limits of certain actions. The aim of the present study is to verify the acute flexibility response of elderly females to a water aerobics session. To do so, 15 elderly women underwent two tests, one before and one after a water aerobics session, using the AAHPERD Functional Fitness Assessment Test, in order to measure the level of flexibility of the volunteers. The Student's paried t test was used to verify if the differences found between the tests were significant and p = 0.09 was found, although there was an average result 17.4% higher in the second test than in the first one. The result allows to conclude that, for the sample studied, the practice of water aerobics contributed to the acute improvement of flexibility. Keywords: Water Aerobics, Elderly, Flexibility.

INTRODUÇÃO

A hidroginástica surgiu na Alemanha, para inicialmente atender um grupo de pessoas com a idade avançada, que necessitavam praticar uma atividade física segura, sem correr o risco de sofrer lesões articulares, além de proporcionar bem-estar físico e mental1.

No Brasil, a hidroginástica surgiu na década de setenta como reabilitação de lesionados e, logo após, na década de oitenta, devido ao elevado número de lesões por causa da ginástica aeróbica, teve sua ascensão, sendo praticado como atividade física e treinamento desportivo até os dias atuais2.

Aborrage3define hidroginástica como a soma de exercícios com movimentos precisos e bem orientados em um meio onde a ação da gravidade incide brandamente,evitando dessa maneira os micros traumas comuns à prática física, resultando numa atividade que contempla os domínios afetivos, cognitivos e motores.

A atividade física influencia de modo positivo no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar. Weineck et al. 4afirmam que,

(3)

Flexibilidade do Idoso

SFM v.5, n.1, 2017

16-27

através da prática regular da hidroginástica, podemos perceber uma mudança no humor do indivíduo. Fisiologicamente essas mudanças podem ser conseguidas através do hormônio endorfina, responsável pela sensação de bem-estar e de euforia, que é liberado na corrente sanguínea, fazendo com que estados de humor negativo sejam repelidos.

Aqueles que se exercitam regularmente relatam aumento dos sentimentos de autoconfiança e otimismo, além da diminuição da depressão e da ansiedade. Isto tem a ver não só com o efeito da resposta do organismo durante o exercício, mas também com sentimentos de realização, orgulho e autoestima ao ver o corpo se transformar, chegar a certos padrões de referência e reparar essa conexão corpo-mente. O exercício regular promove melhora no sono, maior energia, sentimentos de bem-estar e de tudo o que torna a vida mais agradável5.

A atividade física pode também proporcionar benefícios visíveis sobre todos os aspectos do organismo, assim como, nos componentes fisiológicos, psicológicos e sociais, que estão diretamente ligados ao processo de envelhecimento, ou seja, aumenta a probabilidade de se manter a independência funcional por mais tempo.Bonachella1 afirma que a atividade física pode retardar e até mesmo evitar algunsdosdeclínios relacionados à idade.

Assim como as atividades físicas em geral, estudos comprovam que a prática da hidroginástica, não traz só benefícios físicos a quem a pratica, ela também contribui para os aspectos emocionais, psicológicos e sociais, estando também associado ao aumento da autoestima do indivíduo. Esses exercícios podem possibilitar a integração social e o bem-estar emocional melhorando a qualidade de vida da população6.

Dentre os inúmeros benefícios que a hidroginástica pode oferecer, podemos destacar: o fortalecimento de todo organismo, o desenvolvimento da tonicidade muscular, o trabalho de sobrecarga com o próprio peso, a resistência relativa oferecida pela água, os impactos mínimos onde as articulações ficam livres de choques, o aumentoda mobilidade articular eda resistência cardiorrespiratória. Além disso, exercícios no meio aquático facilitam a coordenação motora e o relaxamento da musculatura da coluna vertebral, provocam uma relativa diminuiçãoda tensão muscular e auxiliamna recuperação das lesões osteomusculares. Bonachella1 e

(4)

Sova6 ressaltam a melhora da autoestima, do bem-estar mental, da satisfação pessoal, da socialização, da autoconfiança, a diminuição da ansiedade, entre outros.

De acordo com Bonachella 1, independente do grau da capacidade física em que a pessoa se encontra, através da hidroginástica pode-se obter uma melhora no condicionamento físico, sem o risco de lesão, promovendo modificações morfológicas, fisiológicas e melhora nas funções orgânicas e psíquicas. A prática de atividade física regular é fundamental não só para prevenir doenças, mas também para uma melhoria da qualidade de vida.

Sova7 diz que a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e a modificação da composição corporal, são valências igualmente beneficiadas com a prática da hidroginástica, que afetam diretamente na qualidade de vida do indivíduo.

A Organização Mundial de Saúde8define que o limite de idade entre adulto e idoso é de 65 anos para as nações desenvolvidas, já para os países em desenvolvimento esse limite é menor, de 60 anos. O motivo para tal queda é a qualidade de vida propiciada pelo país aos cidadãos.

A partir dos dados apresentados pelo IBGE9, podemos citar que no Brasil a população de idosos chega a aproximadamente 14 milhões, o crescimento desses indivíduos é nítido e a tendência até 2020 é que chegue até 31 milhões de idosos. Essa população de idosos vem aumentado progressivamente com o aumento da expectativa de vida, chegando à 7% da população mundial10.

Corazza11define o envelhecimento como um processo complexo que envolve muitas variáveis (genética, estilo de vida e doenças crônicas) que interagem influenciando a maneira pela qual envelhecemos. Para o autor, o envelhecimento é natural, inevitável e individual, pois ocorre de maneiras diferentes em cada indivíduo, dependendo da genética, do modo de se alimentar, da qualidade de vida, da prática de exercícios físicos, entre outros aspectos que influenciam no processo de envelhecimento.

A diminuição da força muscular, da coordenação motora, a perda da flexibilidade, o aparecimento de problemas de ordem articular, são alguns fatores que estão ligados ao processo de envelhecimento12. Entre outros fatores importantes relacionados ao envelhecimento, podemos citar: perdas celulares irreversíveis, diminuição da capacidade de adaptação ao meio ambiente, aumento

(5)

Flexibilidade do Idoso

SFM v.5, n.1, 2017

16-27

do percentual de gordura (%G), sarcopenia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, lesões vasculares, desvios da coluna vertebral e osteoporose.

Segundo Di Masi e Brasil2, a hidroginástica pode ser uma importante ferramenta para a redução desses problemas, uma vez que esta atividade possibilita obter inúmeros benefícios comoa melhora da flexibilidade, da força, do condicionamento cardiorrespiratório e do controle ponderal (redução do %G), além de proporcionar a redução do impacto nas articulações, apresentar um ambiente agradável e mais seguro em termos cardiocirculatórios e a estimular a socialização e a autoestima.

Bonachella1 afirma que, para indivíduos da terceira idade, além dos efeitos citados anteriormente, a hidroginástica ainda proporciona o aumento da amplitude articular, a melhora da postura, o abrandamento das dores,o alívio das tensõesdo dia-a-dia (através de seu o efeito relaxante), além de proporcionar bem-estar físico e mental.

Aborrage3, citando Tubino, define a flexibilidade como uma qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro dos limites ideais de determinadas ações, permitindo uma melhora da amplitude de movimento articular. A flexibilidade foi considerada pelo American College of Sports Medicine – ACSM13 como um elemento de grande importância na aptidão física relacionada à saúde e à qualidade de vida.

Dantas14 diz que, no desporto, a flexibilidade é uma das valências físicas mais utilizadas, é um componente indispensável para a melhora das atividades motoras do cotidiano de um indivíduo. Segundo o autor, por conta da diminuição da flexibilidade podem ocorrer mialgias e problemas posturais, e o treino cotidiano dessa valência pode contribuir para que isso não ocorra.

Assim como toda qualidade física, a flexibilidade tem seu componente genético. O envelhecimento afeta diretamente a estrutura dos tecidos com o passar dos anos, fazendo com que ocorra um declínio na flexibilidade do indivíduo. Weineck4 faz uma comparação entre a elasticidade da coluna vertebral do homem e da mulher, e conclui que no homem a flexibilidade diminui a partir dos 20 anos, já nas mulheres esse fenômeno ocorre a partir dos 25 anos.

Fox, Bowers e Foss15 dizem que exercícios regulares de alongamento podem melhorar a flexibilidade dentro de poucas semanas. Dantas16 cita que, com a prática

(6)

regular, podemos adquirir vários benefícios associados à flexibilidade, entre os quais podemos encontrar o aprimoramento na execução de gestos desportivos, eficiência mecânica, possível profilaxia de lesões, melhor expressividade e consciência corporal. Di Masi17cita como métodos específicos para desenvolver a flexibilidade de um indivíduo o treinamento balístico ou ativo, treinamento estático ou passivo eo treinamento de facilitação neuromuscular proprioceptiva.

O ACSM13 sugere que a realização de alongamentos deve ser de pelo menos 3 vezes por semana, mantidos por 10 a 30 segundo em uma posição que não gere tanto desconforto ao indivíduo, os alongamentos devem ser feitos através do método estático, repetindo-se cada exercício 3 a 5 vezes. Ainda que o alongamento proporcione um desconforto para o indivíduo, não deve ser um desconforto tão grande a ponto de produzir dor.

A falta de treinamento da flexibilidade parece ser uma das principais causas da pouca mobilidade articular. Kravitz e Mayo18 citam que essa qualidade física se torna importante nas aulas de hidroginástica, pois a mesma reduz o estresse articular através da obtenção de ótimas amplitudes de movimento.

Segundo Di Masi17, uma das vantagens de se trabalhar a flexibilidade no meio liquido é envolver a participação dos membros superiores e inferiores, causando uma descompressão nas articulações pelo reduzido peso hidrostático, o que pode ajudar na melhora da execução dos exercícios e também no aumento da amplitude de movimento.

Portanto, o objetivo do presente estudo é verificar a resposta aguda e imediata da flexibilidade de indivíduos da terceira idade a uma sessão de hidroginástica.

METODOLOGIA

A amostra deste estudo foi constituída de 15 idosas, todas do gênero feminino, alunas de uma academia localizada no município de Japeri, com idade média de 68,7 ± 8,3anos (média ± desvio padrão).

Todas as voluntárias, que assinaram o Termo de Consentimento livre e Esclarecido para pesquisas com seres humanos, conforme a resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde do Brasil, praticavam hidroginástica pelo menos por 6 meses, e fizeram o teste de flexibilidade conhecido como “Teste de Sentar e

(7)

Flexibilidade do Idoso

Alcançar” antes e logo após uma sessão de Hidroginástica.

voluntárias apresentava, no momento dos testes, algum problema de saúde que pudesse comprometer os resultados e não estavam participando de qualquer outro programa de exercícios que não fosse a hidroginástica.

Para o “teste de sentar e alcançar”, o instrumento

Wells e Dillon, da marca Cardiomed (Brasil), que avalia a flexibilidade da parte posterior do tronco e das coxas

comprimento e apresenta uma régua padrão na parte superior. Esta régua apresenta o valor “zero” alinhado diretamente sobre o apoio dos pés do avaliado e, à medida que se afasta a escala é crescente, enquan

que se aproxima do avaliado.

O indivíduo senta-se de frente para o banco, colocando os pés no apoio, com os joelhos estendidos. Ergue os braços com as mãos sobrepostas, levando ambas para frente empurrando o marcador

1).

Figura 1: Teste de flexibilidade no banco de

Para o teste não devem ser feitos movimentos com impulsos ou insistências e o resultado damelhor execução máxima

em centímetros e classificado de acordo com a tabela 1. Tabela 1: Classificação qualitativa dos

CLASSIFICAÇÃO FRACO

REGULAR MÉDIO BOM

antes e logo após uma sessão de Hidroginástica. Nenhuma das voluntárias apresentava, no momento dos testes, algum problema de saúde que pudesse comprometer os resultados e não estavam participando de qualquer outro

ícios que não fosse a hidroginástica.

Para o “teste de sentar e alcançar”, o instrumento utilizado foi o banco de Wells e Dillon, da marca Cardiomed (Brasil), que avalia a flexibilidade da parte coxas. O banco mede 35 cm de altura e largura, 40 cm de comprimento e apresenta uma régua padrão na parte superior. Esta régua apresenta o valor “zero” alinhado diretamente sobre o apoio dos pés do avaliado e, à medida que se afasta a escala é crescente, enquanto que a escala é decrescente à medida que se aproxima do avaliado.

se de frente para o banco, colocando os pés no apoio, com os joelhos estendidos. Ergue os braços com as mãos sobrepostas, levando ambas para frente empurrando o marcador para o mais distante possível na régua (FIGURA

: Teste de flexibilidade no banco de Wells (foto de arquivo)

Para o teste não devem ser feitos movimentos com impulsos ou insistências execução máxima, dentre três tentativas, deve ser anotado em centímetros e classificado de acordo com a tabela 1.

Classificação qualitativa dos resultados MEDIDA Até -04 cm -03 a -02 cm -01 a 3 cm 4 a 6 cm 16-27 Nenhuma das voluntárias apresentava, no momento dos testes, algum problema de saúde que pudesse comprometer os resultados e não estavam participando de qualquer outro

utilizado foi o banco de Wells e Dillon, da marca Cardiomed (Brasil), que avalia a flexibilidade da parte . O banco mede 35 cm de altura e largura, 40 cm de comprimento e apresenta uma régua padrão na parte superior. Esta régua apresenta o valor “zero” alinhado diretamente sobre o apoio dos pés do avaliado e, à medida to que a escala é decrescente à medida

se de frente para o banco, colocando os pés no apoio, com os joelhos estendidos. Ergue os braços com as mãos sobrepostas, levando ambas ante possível na régua (FIGURA

Wells (foto de arquivo)

Para o teste não devem ser feitos movimentos com impulsos ou insistências, deve ser anotado

(8)

EXCELENTE Acima de 7 cm Fonte: ACSM (2011)

A sessão de hidroginástica que as voluntárias foram submetidas teve duração de 40 minutos e era composta de10 minutos de aquecimento, quando a intenção era aumentar gradativamente a sobrecarga aos sistemas cardiovascular e muscular; 25 minutos como parte principal, quando o objetivo era aprimorar o condicionamento muscular das voluntárias, através de exercícios de intensidade contínua onde a resistência muscular do tronco, membros superiores e inferiores fosse trabalhada; e por fim, mais 5 minutos de volta a calma.

Para avaliar se uma sessão de hidroginástica produz alterações agudas e imediatas na flexibilidade das voluntárias, o teste de sentar e alcançar foi executado em dois momentos distintos. O primeiro teste foi executado 10 minutos antes da sessão de hidroginástica e o segundo logo após, em tempo nunca superior a 15 minutos após o términoda sessão.

Os dados foram analisados, por meio do software EXCELL 2010®, de forma descritiva, quando os pontos de interesse analisados foram a média, o desvio padrão, o valor máximo e valor mínimo encontrados em cada avaliação. Uma análise segundo a estatística inferencial, por meio do teste t de Student pareado foi utilizado a fim deverificar se a diferença encontrada entre os resultados dos dois momentos de avaliação era significativa, adotando nível de significância de p<0,05.

RESULTADOS

As voluntárias apresentaram média de -2,3 cm (± 8,7 cm), variando de -21 cm a 9 cm, antes da sessão de hidroginástica e de 1,9 cm (± 8,4 cm), variando de -19 cm a 13 cm,após a sessão de hidroginástica. Os resultados do teste de sentar e alcançar com o Banco de Wells, mostram que as voluntárias apresentaram melhor desempenho no momento após a sessão de hidroginástica e a comparação desses resultados está demonstrada no gráfico 1.

A diferença média entre os resultados encontrados nos dois momentos de avaliação foi de 17,4%, embora o teste t não tenha apresentado diferença significativa entre esses resultados (p=0,09).

A tabela 2 mostra o número de voluntárias classificadas em cada estágio de flexibilidade, antes e após a sessão de hidroginástica.

(9)

Flexibilidade do Idoso

Grafico 1: Resultados do teste de sentar e alcançar nos momentos pré e pós sessão de hidroginástica.

Fonte: os autores

Tabela 2: Classificação da flexibilidade das voluntárias CLASSIFICAÇÃO MEDIDA PADRÃO

FRACO Até REGULAR -03 a MÉDIO -01 a 3 cm BOM 4 a 6 cm EXCELENTE Acima de 7 cm DISCUSSÃO

Dentre as várias opções para a escolha de programas de atividades físicas para os grupos de alunos da terceira idade, a hidroginástica vem se sobressaindo e conquistando um número crescente de simpatizantes

essa atividade vem sendo utilizada em diversos programas privados e públicos, aumentando cada vez mais o número de idosos participantes.

Como no presente estudo, Madureira e Lima encontrar diferenças significativas na flexibi

hidroginástica. Porém, outros autores

atividade que pode auxiliar na melhora da flexibilidade de idosos.

O teste t de Student pareado, utilizado para verificar se as diferenças entre

-25 -20 -15 -10 -5 0 5 10 15 -10 5 9 -2 -4 8 11 3

VARIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE

1: Resultados do teste de sentar e alcançar nos momentos pré e pós sessão

2: Classificação da flexibilidade das voluntárias.

MEDIDA PADRÃO PRÉ (n) PÓS (n) Até -04 cm 6 3 03 a -02 cm 3 1 01 a 3 cm 1 5 4 a 6 cm 3 2 Acima de 7 cm 2 4

Dentre as várias opções para a escolha de programas de atividades físicas grupos de alunos da terceira idade, a hidroginástica vem se sobressaindo e conquistando um número crescente de simpatizantes19. Campbell et al.

essa atividade vem sendo utilizada em diversos programas privados e públicos, aumentando cada vez mais o número de idosos participantes.

Como no presente estudo, Madureira e Lima21 também não conseguiram encontrar diferenças significativas na flexibilidade de idosos após uma sessão de hidroginástica. Porém, outros autores22 afirmam que a hidroginástica é uma atividade que pode auxiliar na melhora da flexibilidade de idosos.

pareado, utilizado para verificar se as diferenças entre

1 -4 -2 -21 6 8 -4 -8 -16 5 5 0 3 -19 9 13 -1 -2 -10 8

VARIAÇÃO DA FLEXIBILIDADE

PRÉ PÓS 16-27

1: Resultados do teste de sentar e alcançar nos momentos pré e pós sessão

PÓS (n)

Dentre as várias opções para a escolha de programas de atividades físicas grupos de alunos da terceira idade, a hidroginástica vem se sobressaindo e

.20 citam que essa atividade vem sendo utilizada em diversos programas privados e públicos,

também não conseguiram lidade de idosos após uma sessão de afirmam que a hidroginástica é uma

pareado, utilizado para verificar se as diferenças entre

-2 4

(10)

os dois testes eram significativas, encontrou p=0,09, o que pela estatística é considerado como não significativo. Porém, quando se trata de benefícios biológicos, algumas mudanças, mesmo que pequenas, podem ser de grande importância. Além disso, o resultado do Teste t, que apresentou valor próximo ao nível de significância de 0,05, pode ter sido subestimado pelo reduzido número de voluntárias avaliadas.

Por outro lado, quando foi feita a classificação da flexibilidade das voluntárias em fraca, regular, média, boa e excelente, foi possível constatar que, no momento pré-intervenção encontravam-se 9 voluntárias nos dois primeiros níveis (fraca e regular) e 6 encontravam-se nos níveis mais elevados (média, boa e excelente). Por outro lado, após a sessão de hidroginástica, somente 4 voluntárias permaneciam nos níveis mais baixos e 11 voluntárias passaram a ocupar os níveis mais elevados. Outro dado importante é que foi verificada um aumento médio de 17,4% nos resultados da flexibilidade das voluntárias no pós-teste, quando comparados com os resultados do pré-teste. Esses dois fatos mostram que a hidroginástica, de alguma forma, contribui para a flexibilidade aguda de pessoas idosas tornando-se um elemento de grande importância na aptidão física relacionada à saúde e à qualidade de vida.

Diversos autores2,3afirmam que além da contribuição da hidroginástica na melhora da flexibilidade do idoso, ela proporciona a redução do impacto nas articulações, apresenta um ambiente agradável e mais seguro em termos cardiocirculatórios, estimulando a socialização e a autoestima, o que a torna uma excelente opção de atividade física para este grupo.

O presente estudo apresenta algumas limitações com o número reduzido de voluntárias testadas e o fato do teste de sentar e alcançar avaliar somente a flexibilidade da parte posterior do tronco e das coxas.

CONCLUSÃO

Considerando os resultados apresentados em geral no presente estudo, podemos concluir que,para a amostra estudada, a prática da hidroginástica contribuiu de forma aguda na melhora da flexibilidade das idosas.

(11)

Flexibilidade do Idoso

SFM v.5, n.1, 2017

16-27

Uma vez que o número de voluntárias foi reduzido, fica a sugestão que este experimento possa ser repetido com um “n amostral” maior e que seja testada a flexibilidade em outras articulações.

REFERÊNCIAS

1. Bonachella, V. Manual Básico de Hidroginástica. Rio de Janeiro: Sprint, 1994. 2. Di Masi, F.; Brasil, R. A Ciência Aplicada à Hidroginástica. 1ª edição, Rio de Janeiro, Sprint, 2006.

3. Aborrage, N. Hidro Treinamento. Rio de Janeiro: Editora Shape, 1ª edição, 2003.

4. Weineck, J. Biologia do Esporte. São Paulo: Manole, 1991.

5. Barbanti, E.J. A Importância do Exercício Físico no Tratamento da Dependência Química. Educação Física em Revista 2012, 6(1): 02-09.

6. Sova, R. Hidroginástica na Terceira Idade. São Paulo: Manole, 1998

7. Sova, R. Aquatics Activities Hand Book.Boston: Jones and Bartlet Publishers, 1995.

8. OMS – Organização Mundial da Saúde. Relatório Mundial Sobre Violência e

Saúde, 2002. Disponível em http://www.opas.org.br/wp-content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude.pdf

9. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Demografia Brasil Idosos 2005. Disponível em: <http://www.saude.gov.br>

10. Van Der BIJ, A. K.; Laurant, M.G.; Wensing, M. Effectiveness of Physical Activity Interventions for Older Adults: a Review. American Journal of Preventive Medicine 2002, 22(2):120-33.

11. Corazza, M.A. Terceira Idade e Atividade Física. São Paulo: Phorte, 2001. 12. Simões, R. Corporeidade e Terceira Idade: A Marginalização do Corpo Idoso. Piracicaba: Unimep, 3ª ed., p.17-58, 1998.

13. ACSM – American College of Sports Medicine. Manual do ACSM Para Avaliação da Aptidão Física Relacionada à Saúde. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 4ª edição, 2011.

14. Dantas, E.H.M. A Prática da Preparação Física. 3º edição. Rio de Janeiro: Shape 1994

15. Fox, E.L., Bowers R.W.; Foss M.L. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. 4º ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.

16. Dantas, E.H.M. Flexibilidade: Alongamento e Flexionamento. Rio de Janeiro: Ed. Shape, 1999.

17. Di Masi, F. Hidro: Propriedades Físicas e Aspectos Fisiológicos. 2º edição, Rio de Janeiro, Sprint, 2003.

(12)

18. Kravitz, L.; M, J.J. Aquatic Exercise: a Review.The Akwa Letter, dez-jan, p. 12-23, 1997-1998.

19. Darby, L.; Yaekle, B. Physiological Responses During Two Types of Exercise Performed on Land and in Water. Journal of Sports medicine and physical fitness 2000, 40(4): 303-311.

20. Campbell, J.; D’acquisto, L.; D’Aquisto, D.; Cline, M. Metabolic and Cardiovascular Response to Shallow Water Exercise in Young and Older Women. Medicine & Science in Sports & Exercise 2003, 35(4): 675-681.

21. Madureira, A.S.; Lima, S.M.T. Influência do Treinamento Físico no Meio Aquático Para Mulheres na Terceira Idade. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde 1998, 3(3), 59-66.

22. Aguiar, J.B.; Gurgel, L.A. Investigação dos Efeitos da Hidroginástica Sobre a Qualidade de Vida, a Força de Membros Inferiores e a Flexibilidade de Idosas: Um Estudo no Serviço Social Do Comércio - Fortaleza. Revista Brasileira Educação Física e Esporte 2009, 23(4).

Recebido em 05/05/17. Revisado em09/06/17. Aceito em 20/06/17.

Referências

Documentos relacionados

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o &#34;Fiel do sendo o

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

Falamos so- bre os métodos dos elipsóides, embora este método seja muito ineficiente na resolução prática de problemas de prograrnaç-ã.o linear, ele tem um val()r

Discussion The present results show that, like other conditions that change brain excitability, early environmental heat exposure also enhanced CSD propagation in adult rats.. The

Este desafio nos exige uma nova postura frente às questões ambientais, significa tomar o meio ambiente como problema pedagógico, como práxis unificadora que favoreça