• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DIÁRIO JOVEM DE 18 ANOS DETIDO NAS PORTAS DO MAR POR CRIME DE OFENSAS À INTEGRIDADE FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DIÁRIO JOVEM DE 18 ANOS DETIDO NAS PORTAS DO MAR POR CRIME DE OFENSAS À INTEGRIDADE FÍSICA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

41 NOVOS CASOS POSITIVOS E

38 RECUPERAÇÕES NOS AÇORES

NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

66% da população

portuguesa já tem a

vacinação completa

PÁG.12

“StartUp Pico” apresentada

a 23 de agosto no Auditório

da Madalena

PÁG.3

PÁG.7

PPM ACUSA AUTARCA

DO CORVO DE

TENTAR “BOICOTAR”

TRANSPORTE

MARÍTIMO DE

MERCADORIAS

JOVEM DE 18 ANOS DETIDO NAS

PORTAS DO MAR

POR CRIME DE

OFENSAS À INTEGRIDADE FÍSICA

A VIGILANTE

CENTRO

HISTÓRICO DE

PONTA DELGADA

COM

ANIMAÇÃO

NOTURNA AO

FIM DE SEMANA

IVA MATOS É NOVA DIRETORA DA

BIBLIOTECA PÚBLICA

E ARQUIVO

REGIONAL DE PONTA DELGADA

PÁGINA 4

PÁGINA 5

PÁGINA 2

PÁGINA 6

Paulo Estêvão acusa o socialista de

“boicotar” fretamento do navio ‘Thor

B’ e de “faltar à verdade” sobre a sua

capacidade de carga

(2)

autarca

do Corvo

de tentar

“boicotar”

transporte

marítimo de

mercadorias

concurso, garantindo”, através de ofício produzi-do pela autarquia e por si assinado, “que o transpor-te de mercadorias estava a ser realizado para o Corvo servia com regularidade e qualidade a ilha”.

Após as declarações ao DI, Paulo Estêvão refere que se trata de uma “enorme hipocrisia” que o autar-ca socialista tenha agora afirmado que o processo de fretamento do navio te-ria sofrido vários atrasos, “quando ele próprio con-tribuiu para os mesmos, na medida em que tentou favorecer as empresas ex-cluídas do concurso dizen-do que não havia qualquer urgência na resolução do transporte marítimo de

mercadorias” para aquela ilha.

Sobre a capacidade do na-vio ‘Thor B’, o PPM também considera que José Manuel Silva tenha “faltado à ver-dade” quando referiu que o navio em questão não teria capacidade para transpor-tar a mercadoria que a ilha necessita, já que utilizou como exemplo da capaci-dade a viagem inaugural. “Ora, nesta viagem expe-rimental, o navio apenas transportou carga que corresponde a dois terços da sua capacidade – trans-portou 80 toneladas e tem capacidade para 120 – algo que aconteceu de forma planeada, na medida em que se tratava justamen-te de uma viagem

experi-mental”, explica.

O deputado corvino asse-gura que o navio tem “ca-pacidade para responder às necessidades da ilha do Corvo e no início da opera-ção este realizará um maior número de ligações men-sais”, a fim de “regularizar a situação criada ao longo dos últimos dois anos em que o serviço de transporte marítimo foi amplamente deficitário”.

Paulo Estêvão conclui “la-mentando” que o autarca socialista “fundamente a sua recandidatura a uma câmara municipal onde não fez absolutamente nada, apenas na tentativa de boicotar o trabalho que os outros estão a realizar”. O PPM acusou hoje José

Ma-nuel Silva, atual presidente da Câmara Municipal do Corvo, de ter prestado “de-clarações falsas” ao Diário Insular em relação ao trans-porte marítimo de merca-dorias para aquela ilha por parte do navio ‘Thor B’. Num comunicado envia-do às redações, Paulo Estê-vão argumenta que o atual presidente da Câmara Mu-nicipal do Corvo, no sen-tido de “tentar boicotar” o fretamento do navio ‘Thor B’, “colocou-se ao serviço das empresas que estavam a contestar o resultado do

A Câmara Municipal do Nordeste entregou à equi-pa de Intervenção Precoce do Nordeste, da Unidade de Saúde da Ilha de São Mi-guel, vários equipamentos informáticos, considerados por aquela entidade de saú-de como sendo “imprescin-díveis” ao desenvolvimento dos trabalhos que a equipa com sede no concelho se encontra a desenvolver. A equipa de Intervenção Precoce é constituída por três entidades (Centro de Saúde, o Núcleo de Ação

Social e a Escola Básica e Secundária de Nordeste), de que fazem parte um en-fermeiro, um psicólogo, um fisioterapeuta, um assis-tente social e um educador de infância e destina-se a trabalhar com crianças até aos três anos que apresen-tem alterações no desen-volvimento psicomotor ou situação de risco de atraso ao seu desenvolvimento. As crianças são sinaliza-das para este acompanha-mento pelas entidades que integram a equipa de

Intervenção Precoce, mas podem também ser enca-minhadas por instituições locais, pela própria família e pela comunidade em ge-ral, ao Centro de Saúde de Nordeste, como entidade coordenadora da equipa. De acordo com nota da autarquia, o equipamen-to informático atribuído vem “melhorar substan-cialmente o serviço que é prestado pela equipa à co-munidade local”.

Autarquia

do Nordeste

apoia equipa

local de

Intervenção

Precoce

da Unidade

de Saúde

de Ilha

AUTOR: CLÁUDIA CARVALHO AUTOR: CLÁUDIA CARVALHO

(3)

casos positivos e 38

recuperações nas últimas

24 horas

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Aço-res 41 novos casos positi-vos de covid-19, sendo 33 em São Miguel, quatro no Faial, dois na Terceira, um na Graciosa e um em São Jorge, decorrentes de 1.358 análises realizadas nos la-boratórios de referência da Região e uma em laborató-rio privado não convencio-nada.

Em São Miguel todos os ca-sos correspondem a trans-missão comunitária. Por concelhos, Ponta Delgada registou 17 novos casos, Ri-beira Grande, nove, Vila Franca do Campo, quatro, Povoação, dois e Nordeste, um.

Na Terceira foram diagnos-ticados dois novos casos em contexto de transmissão comunitária, um em Santa Luzia e outro na Ribeirinha, ambas freguesias do conce-lho de Angra do Heroísmo. No Faial há quatro novos casos na Matriz, todos por aferir, sendo que dois cor-respondem a viajantes, não residentes.

O caso registado em São Jorge, no Norte Pequeno, integra a cadeia de trans-missão local primária pré--existente.

A Graciosa registou um novo caso, no Guadalupe, li-gado a uma das cadeias pré--existentes.

Também nas últimas 24 ho-ras foram registadas 38 re-cuperações.

Dois casos anteriormente reportados, nas freguesias de São José e Relva, ambas do concelho de Ponta Delga-da, apresentaram documen-tação comprovativa de uma infeção anterior e respetiva recuperação, deixando por este motivo de contar como casos ativos.

No decurso da investigação epidemiológica, foi verifi-cado que em São Miguel, um caso positivo, inicial-mente alocado na freguesia de Capelas, concelho Ponta Delgada, se encontra a re-sidir na freguesia de Fajã de Cima, concelho de Ponta Delgada.

À data de hoje estão inter-nados 11 doentes nos

hospi-PUB.

tais dos Açores, 10 dos quais no Hospital do Divino Es-pírito Santo, em Ponta Del-gada (com dois em Unida-de Unida-de Cuidados Intensivos) e um no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. O arquipélago regista pre-sentemente 457 casos posi-tivos aposi-tivos, sendo 383 em São Miguel, 29 na Terceira, 18 em São Jorge, 12 no Faial, sete em Santa Maria, sete na Graciosa e um no Pico. Estão ativas sete cadeias de transmissão local primária em todo o arquipélago, sen-do duas no Pico, uma em São Jorge, uma em Santa Maria, duas na Graciosa e uma partilhada entre Faial e São Jorge. Até ao presente foram extintas 225 em to-das as ilhas. Em vigilância ativa estão hoje 1.441 pesso-as.

Após análise dos óbitos ocorridos na Região, verifi-cou-se a existência de duas

incorreções, promovendo a alteração do número de óbi-tos por sexo e a distribuição por grupos etários. Os da-dos apresentada-dos no bole-tim de hoje encontram-se corrigidos.

Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 8.431 casos positivos de Covid-19, tendo recupe-rado da doença 7.775 pes-soas. Faleceram 39, saíram do arquipélago 89 e 71 apre-sentaram prova de cura an-terior. Até ao presente rea-lizaram-se 667.555 análises para despiste do vírus SAR-S-CoV-2 que causa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 16 de agosto, fo-ram vacinadas nos Açores 167.580 pessoas com a pri-meira dose (67,9 por cento) e 152.369 com vacinação completa (64,4 por cento), no âmbito do Plano Regio-nal de Vacinação.

(4)

A iniciativa “Animar PDL”, que regressou ao centro his-tórico a 5 de julho, envolve, de segunda-feira a sábado, os artistas locais em mini--concertos de rua durante o dia e, desde o início de agos-to, face ao desconfinamen-to gradual, em concerdesconfinamen-tos e animação noturna ao fim de semana.

Integrados na iniciativa, o fadista Mário Fernandes e “Banda Larga Açores” atu-am, respetivamente, na

sex-ta-feira, dia 20 de agosto, e sábado, dia 21, às 21 horas, na Praça Gonçalo Velho Ca-bral, em Ponta Delgada. Também no sábado, a “Asso-ciação de Artes Circenses dos Açores – 9’ Circos” leva ani-mação itinerante ao largo da Matriz, com a performance “Segue os teus sonhos”.

Raquel Dutra (6 de agosto); Quadrivium (7 de agosto); Tunídeos (13 de agosto) e Stereo Mode (14 de agosto) são os artistas locais que já

marcaram presença nestes concertos que dinamizam e animam as noites de verão de locais e turistas que se deslocam ao centro da cida-de para passeio ou para fre-quentar a restauração local. A autarquia explica que o alargamento da “Animar PDL” às noites de fim de se-mana foi decidida “em virtu-de das medidas virtu-de virtu- desconfi-namento gradual decretadas pelas autoridades de saúde, face à situação

epidemio-lógica atual de infeção por Covid-19, e do levantamento parcial da proibição de reali-zação de atividades culturais, não obstante as limitações e o estrito cumprimento das medidas de segurança e de proteção individual obriga-tórias”.

A agenda dos concertos está disponível no Facebook da Câmara de Ponta Delgada (@cmpontadelgada) e no instagram do Município (@ ponta.delgada).

Centro

Histórico de

Ponta Delgada

com animação

noturna ao

fim de semana

AUTOR: CLÁUDIA CARVALHO

Serviços do ISSA na Ribeira Grande em obras

de melhoramento

A Vice-Presidência do Go-verno dos Açores, através da presidente do Instituto de Segurança Social dos Aço-res (ISSA, IPRA), Paula Ra-mos, assinou esta terça-fei-ra o auto de consignação da empreitada da obra pública de adaptação dos serviços do ISSA, IPRA, na Ribeira Grande, com um custo total de cerca de 251 mil euros. A obra, que agora se inicia, foi adjudicada à empresa Porta R, Edificações Urbanas, SA., num prazo de execução de seis meses, visa

adaptar duas frações em tosco, situadas na avenida Dr. José Nunes da Ponte, na freguesia da Conceição, e que são propriedade do Instituto.

A empreitada que se destina a albergar o Núcleo de Atendimento e Núcleo de Ação Social naquele concelho, visa melhorar as condições de acessibilidade dos cidadãos, nomeadamente das pessoas com mobilidade reduzida, reforçando, assim, a coesão e a inclusão social.

(5)

O Grupo de Cidadãos Elei-tores Somos Faial, em nota de imprensa, defende que o “problema” da habitação naquela ilha é um “assunto transversal, que faz parte das preocupações dos cinco concorrentes às próximas eleições autárquicas no con-celho da Horta”.

O grupo deu nota de que já surgiram propostas do PS, da coligação “Juntos pelo Faial”, da CDU, do Bloco de Esquerda o que mostra que, “sem margem para dúvidas, existe uma questão para ser resolvida”.

“É evidente que o acesso à habitação condigna, sobre-tudo por parte de pessoas e famílias com menores re-cursos económicos e finan-ceiros, no Faial, se tornou uma dificuldade em vias de ser aflitiva”, afirmam.

O Grupo de Cidadãos

Elei-tores assume o compro-misso de contribuir para a resolução do problema da habitação, “procurando fa-zer convergir todas as ideias e propostas apresentadas, pondo de lado quaisquer reservas de natureza ideoló-gicas, partidária ou atitudes oportunistas”.

Jovem de 18 anos

detido nas Portas

do Mar por crime de

ofensas integridade

física a vigilante

PUB.

“Somos Faial” defende que

problema da habitação na

ilha é “uma questão para ser

resolvida”

A Polícia de Segurança Pública (PSP), nomea-damente a Divisão Po-licial de Ponta Delgada, no âmbito da atividade operacional regular de 16 e 17 de agosto, deteve quatro indivíduos com idades compreendidas entre os 18 e os 52 anos por diversos crimes. Segundo nota, um jovem de 18 anos foi detido nas Portas do Mar pelo crime de ofensas à integridade física, ameaças e injú-rias contra vigilante, em exercício de funções. No concelho da Ribeira Grande, na freguesia de Santa Bárbara, um

jo-vem de 27 anos foi igual-mente detido pela práti-ca do crime de violência doméstica contra a sua cônjuge.

Já em Ponta Delgada foi detido, em flagrante de-lito, um indivíduo de 37 anos pelo crime de eva-são por se encontrar a cumprir a medida de co-ação de obrigco-ação de per-manência em habitação, sob vigilância eletrónica. Por fim, um homem de 52 anos foi detido, em flagrante delito, pela prá-tica de crime de tentativa de furto em interior de veículo e danos em outro.

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

(6)

garante “parceria reforçada”

entre Câmara de Ponta Delgada

e IROA

O candidato do PSD/Aço-res à pPSD/Aço-residência da Câmara Municipal de Ponta Delgada garantiu que a autarquia e o Instituto Regional de Orde-namento Agrário (IROA) te-rão uma “parceria reforçada”, de forma a “melhor servir” os agricultores do concelho. “É para nós prioritário que, no próximo mandato, a Câ-mara Municipal de Ponta Delgada e o IROA tenham uma parceria reforçada, para melhor servir os nossos agri-cultores. Saudamos a dispo-nibilidade da nova adminis-tração do IROA para reforçar a cooperação com o Municí-pio, tendo sempre como fi-nalidade tornar a lavoura do concelho mais competitiva”, afirmou Pedro Nascimento

Cabral, após uma reunião com o presidente do con-selho de administração do IROA, Hernâni Costa.

O candidato social democra-ta salientou que o reforço do abastecimento de água às ex-plorações agrícolas do con-celho de Ponta Delgada e a manutenção permanente dos caminhos “são fundamentais para dar mais competitivida-de aos empresários do setor”. “As redes de abastecimento de água e de caminhos de acesso às explorações, bem como a eletrificação das ex-plorações agrícolas, consti-tuem infraestruturas impres-cindíveis à modernização do setor agrícola, ao aumento da qualidade e da eficiência nas explorações e à

diminui-Iva Matos é nova

diretora da Biblioteca

Pública e Arquivo

Regional de Ponta

Delgada

A diretora, agora nomeada, já desempenhou, até ao pre-sente, as funções de chefe de divisão na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, onde coordenou o serviço de extensão cultural e o serviço socioeducativo. A sua experiência profissio-nal na área do património documental e das bibliote-cas teve início em 1989, na Biblioteca Universitária João Paulo II em Lisboa. Tra-balhou no Centro de Do-cumentação da Secretaria Regional da Economia, em Ponta Delgada, e coordenou bibliotecas escolares duran-te a sua experiência enquan-to professora do 3º ciclo do ensino básico, nas ilhas de

São Jorge e de São Miguel. Foi ainda coordenadora e formadora do curso técnico profissional BAD na Esco-la Profissional do Sindicato de Escritório e Comércio e lecionou o Curso de Espe-cialização em Ciências Do-cumentais na Universidade dos Açores.

Participa regularmente em ações de formação e workshops na área da ges-tão pública, da cultura, do património documental, bi-blioteconomia e promoção da leitura, sendo também autora de artigos da espe-cialidade em publicações científicas e culturais a nível regional, nacional e interna-cional.

ção dos custos de produção”, explicou.

Para Pedro Nascimento Ca-bral, os investimentos futu-ros que resultarão da parce-ria entre o IROA e a Câmara Municipal de Ponta Delgada “irão promover a fixação de pessoas nas freguesias ru-rais do concelho, atraindo mais jovens para a Agricul-tura”.

O candidato do PSD/Açores mostrou-se também dispo-nível para “aprofundar a co-laboração” com o IROA com vista à manutenção de

cami-nhos agrícolas no concelho de Ponta Delgada, “assegu-rando que estas vias possam não só servir a Agricultura, mas também o Turismo”. Pedro Nascimento Cabral elogiou ainda a “visão inte-grada” do novo conselho de administração do IROA em matéria de abastecimento de água à lavoura, que “trará um melhor aproveitamento dos recursos financeiros e a gestão equilibrada de um recurso natural que é essen-cial”.

AUTOR: SOFIA CORDEIRO AUTOR: CLÁUDIA CARVALHO

A Secretaria Regional da Cul-tura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura (DRC), nomeou Iva Matos como di-retora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Pon-ta Delgada, em comissão de serviço, pelo período de três anos.

(7)

PUB.

PUB.

de apoio especializado ao empreendedorismo e

inovação

esta valência é um espa-ço de pontes entre as em-presas e os ecossistemas regionais, nacionais e in-ternacionais de inovação e investimento, que “contri-bui para o esforço de con-solidação de uma cultura empreendedora no conce-lho, com as múltiplas van-tagens para o tecido em-presarial, a economia, o emprego e a qualidade de vida dos cidadãos que daí decorre”.

Além disso, é um meio de aproximação entre o teci-do empresarial e o conhe-cimento e a investigação científica, como a

Univer-sidade dos Açores, entre instituições públicas e or-ganizações privadas e as-sociações da sociedade ci-vil, num trabalho em rede que é a chave do sucesso no mundo dos negócios de hoje.

A StartUp PDL visa, entre outros objetivos, contri-buir para a fixação de po-pulação ativa qualificada em Ponta Delgada, para a emergência de empresas inovadoras com elevado potencial de crescimento e para o desenvolvimento socioeconómico do conce-lho e da região.

A “StartUp Pico” será apresentada esta segun-da-feira, dia 23 de agos-to, pelas 15h00 no Audi-tório da Madalena.

Em parceria com a Es-cola Profissional do Pico e a Universidade da Bei-ra Interior, a IncubadoBei-ra de Empresas criada pelo Município da Madale-na assume-se como um “verdadeirohub de ino-vação, visando estimular a capacidade criativa e empreendedora dos jo-vens estudantes e outros, de modo a promover o emprego jovem”, refere a nota de imprensa.

Com o objetivo de explo-rar o potencial inovador da Madalena, a “StartUp Pico” tem como missão “potenciar o desenvol-vimento e crescimento sustentando de novos negócios, impulsionan-do o teciimpulsionan-do empresarial e criando riqueza na Ma-dalena e no Pico”.

Pico”

apresentada a

23 de agosto

no Auditório

da Madalena

A StartUp PDL, instalada no Azores Parque, fregue-sia de São Roque, é a va-lência da Câmara Munici-pal de Ponta Delgada que combina infraestruturas e serviços de apoio especia-lizados ao empreendedo-rismo e inovação.

O novo espaço tem ca-pacidade para instalar 20 novas empresas, em-brionárias ou ainda em constituição (sendo 12 em cowork e 8 em gabinete) com uma “ideia ou proje-to de negócio inovador e altamente escalável, afir-mando-se, assim, como um espaço de incubação e aceleração de negócios de base tecnológica e não só”, explica a autarquia em co-municado.

A StartUp PDL, que dis-põe, além dos gabinetes e zona de cowork, de sala de reuniões e refeitório, está dotada de meios tecnoló-gicos e recursos humanos qualificados prontos para ajudar as empresas a de-senvolverem a suas ideias e projetos, inclusive a re-alização de Planos de Ne-gócios e análise de incen-tivos.

A autarquia avança que

AUTOR: SOFIA CORDEIRO AUTOR: CLÁUDIA CARVALHO

(8)

O projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem 2020/2021 (OPJ 2020/2021), da autoria de Diogo Freitas, “Rota dos Impérios” já está imple-mentado no concelho da Horta, ilha do Faial.

No âmbito deste projeto, enquadrado na catego-ria “Cultura e Tradições”, foi criada uma rota pelos impérios da ilha do Faial, dando a conhecer as festi-vidades do Divino Espírito Santo, bem como as suas tradições, gastronomia, histórias e respetivas len-das.

Assim, foram instaladas placas identificativas, com acesso a uma plataforma digital, através de QR-Code, pelos impérios do Divino Espírito Santo da ilha do Faial, com objetivo de dar a conhecer a

histó-ria, hábitos e costumes de cada um deles.

A Câmara Municipal da Horta refere que o objeti-vo deste projeto agora em funcionamento passa por “preservar a nossa histó-ria, as nossas tradições e os nossos costumes”.

O Orçamento Participati-vo Jovem é uma iniciati-va leiniciati-vada a cabo pela Câ-mara Municipal que tem como objetivo “a recolha de propostas da popula-ção jovem do concelho, permitindo adequar as políticas públicas munici-pais às suas necessidades e expectativas”.

Recorde-se que, no âm-bito deste mecanismo de participação pública, fo-ram apresentadas cinco propostas e passaram à fase de projeto as três que estiveram a votação.

vencedor do OPJ

2020/2021 na Horta

PUB.

A CDU defende que a can-didatura à Assembleia Mu-nicipal de Santa Cruz das Flores, encabeçada por Luísa Corvelo, se reveste de “ambição e otimismo”, com uma lista “constituí-da por mulheres, homens e jovens combativos e aguerridos na defesa do concelho”.

O partido garante que os candidatos, quer seja em Santa Cruz das Flores, mas também no resto da Região, “irão dar um for-te contributo em for-termos de ideias e propostas”. No concelho de Santa Cruz das Flores, entendem que são necessárias “políticas de futuro, com uma visão

a longo prazo, de verda-deiras políticas de proxi-midade e participação das populações nas decisões essenciais para o conce-lho”.

A CDU assevera que está “aberta ao diálogo” com a população, de forma a definir com os cidadãos as “suas linhas de atuação no poder local. Não irá so-mente pedir o voto, mas sim a confiança dos cida-dãos”.

A CDU conclui deixando o compromisso: “esclarecer e lutar por um concelho melhor, com propostas a pensar nos que cá vivem e trabalham pelo futuro de Santa Cruz das Flores”.

candidatos à Assembleia

Municipal de Santa Cruz

das Flores

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

(9)

PUB.

de setembro”.

Sobre as iniciativas que a es-cola desenvolve em parceria com a Câmara, a candidata praiense garante “equidade! Quero que todas as escolas do concelho tenham a mes-ma oportunidade de parti-cipar nas iniciativas organi-zadas em cooperação com a Câmara. Falo, por exemplo, do já conhecido cortejo de Carnaval no centro da cida-de, na vinda à feira do livro ou espetáculos. Nenhuma escola pode deixar de parti-cipar por falta de transpor-te. Nenhum aluno ficará de fora!”, finalizou.

De entre as propostas da candidatura “Por Amor à Praia” para a Educação, sur-gem ainda, desta reunião, os compromissos de integrar as iniciativas das escolas na Agenda Cultural do Conce-lho, apoiando e dando visi-bilidade a estas atividades e eventos extracurriculares desenvolvidos por elas jun-to da comunidade; de criar condições de apoio pedagó-gico extra escolar, garantin-do equidade académica para alunos provenientes de con-textos menos favorecidos; de colaborar com as escolas na dinamização de estágios de alunos dos diferentes programas educativos.

seu projeto para a Praia da Vitória

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

A candidata à presidência da Câmara Municipal da Praia da Vitória pela coligação PSD/CDS-PP, Vânia Ferrei-ra, defendeu esta semana, à margem de uma reunião com o Conselho Executivo da EBI da Praia da Vitória, que “apostar na Educação é garantir o progresso e o desenvolvimento do conce-lho”.

Para a candidata praiense “é inadmissível que a Câmara se descuide das suas res-ponsabilidades básicas no que à Educação diz respeito. Nesta reunião, tomámos co-nhecimento de que são vá-rios os estabelecimentos de ensino do nosso concelho a necessitar de manutenção e, mais do que projetar inter-venções de raiz, é necessário manter os estabelecimen-tos já existentes, para que toda a comunidade escolar, em particular os jovens, te-nham condições condignas de desempenhar as suas funções com motivação e empenho”, referiu.

“Contrariamente ao que aconteceu nos últimos anos, em que aparentemente ape-nas as denúncias e os pedi-dos oficiais eram atendipedi-dos, queremos estar no terreno, com uma atitude proactiva, a fazer o levantamento

cons-tante das necessidades das nossas escolas, para ga-rantirmos uma verdadei-ra resposta e atempada. É um investimento no futu-ro da Praia da Vitória, com retorno garantido!”, acres-centou Vânia Ferreira. A social democrata com-promete-se ainda a “su-prir a grande necessidade ao nível de equipamentos, como computadores, pro-jetores, etc. Ou equipa-mentos para as cozinhas, para garantirmos uma resposta adequada nas refeições. Sem esquecer o apetrechamento e ma-nutenção de zonas de re-creio infantil. A desculpa da «falta de verbas» não pode, nunca, ser dada a uma escola”, afirma.

A candidata da coligação PSD/CDS-PP garantiu

também a manutenção da rede de ATL’s no con-celho: “Queremos manter os ATL’s, com as devidas condições, em todas as freguesias”, disse.

Vânia Ferreira aproveitou a ocasião para lamentar o ponto de situação da obra da Escola do Cabo da Praia e a forma como o proces-so foi conduzido, afirman-do que “não se percebe que o Conselho Executivo não tenha sido consultado atempadamente sobre tal obra, ou que tenha apenas sido informado na véspera do início da intervenção. Além disso, não têm qual-quer informação sobre a conclusão da obra, deixan-do a escola numa situação de instabilidade perante os pais, considerando que o ano letivo começa já a 13

(10)

participantes para

concurso internacional

de fotografia

picofestival.com; pode uti-lizar wetransfer para as fotos, indicando a infor-mação de contacto; as foto-grafias apresentadas, num número máximo de três por participante, poderão ser a cores, a preto-e-bran-co ou sépia. Deverão ser originais não manipula-dos, exceto para transfor-mação de cor para P&B ou sépia, ajustes de contraste, luminosidade e reenqua-dramento. Os trabalhos deverão ser apresentados em formato digital JPG ou JPEG, com dimensão de pelo menos 2000 pixéis na maior dimensão e as foto-grafias deverão ser

acom-panhadas de uma memó-ria descritiva até máximo de 1200 caracteres (sem espaços), de acordo com o tema do concurso.

A memória descritiva e mensagem de inscrição no concurso deverá incluir o título da fotografia/s; a identificação do local onde foi obtida a imagem; nome, contacto do/a fotó-grafo/a e links do www e redes sociais.

As fotos dos finalistas são imprimidas para a exposi-ção. As fotos dos vencedo-res também serão usadas no site e promoção do fes-tival, sempre com crédito ao artista.

No Dia Mundial da Fotogra-fia, a MiratecArts apresen-tou o cartaz do Montanha Pico Festival, com foto de Pedro Silva e o Concurso Internacional de Fotografia Montanha.

“A próxima edição do festi-val vai questionar e incen-tivar por um turismo mais sustentável”, avança o dire-tor artístico da MiratecArts, Terry Costa, enquanto que “no concurso de fotografia qualquer fotógrafo no mun-do pode participar, man-dando o máximo de três imagens para concurso no tema do ano sendo ‘Huma-nos e Animais na Monta-nha’ ”.

O trabalho dos finalistas vai ser apresentado a 11 de

dezembro, Dia Internacio-nal da Montanha, e vai fa-zer parte de uma exposição na ilha do Pico, Açores, du-rante o Montanha Pico Fes-tival no próximo mês de ja-neiro. A associação avança que os vencedores vão re-ceber uma futura exposição a solo de retrospetiva dos seus trabalhos e um convite a participarem com Mirate-cArts e seus programas. As condições de participa-ção exigidas são: a pessoas maiores de 18 anos de ida-de; os trabalhos devem ser entregues até o dia 30 de setembro, 2021, via monta-nhapicofestival@gmail.com com o documento oficial de inscrição completo, dispo-nível através do site www.

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

PUB.

como medidas a ampliação do Parque Empresarial da Horta associado a um con-junto de incentivos fiscais. Para o recandidato a pro-moção feita pelo Município do atual parque, com a ven-da de todos os lotes dispo-níveis, motiva “uma nova fase de expansão”, que se pretende venha a ter, no fu-turo, “uma maior expressão empresarial de base tecno-lógica, com uma parceria, já em curso para esse efeito, com a Universidade Nova de Lisboa”.

“Neste momento o nosso parque empresarial tem to-dos os seus lotes vendito-dos e ocupados com projetos de empresas que querem

con-tinuar a investir na ilha do Faial”.

Por essa razão, acrescentou, na sequência de uma visita à empresa LOS com novo investimento previsto para aquela zona, “o nosso obje-tivo passa por ampliar em mais 40 lotes, privilegiando investimentos de base tec-nológica”.

A isenção de IMI e IMT, dois impostos que pesam sobre quem pretende investir, a par de benefícios em ma-téria de taxas municipais como os resíduos, o abas-tecimento público de água são alguns dos atrativos a serem disponibilizados a fu-turos investidores, explicou José Leonardo Silva.

“A economia faz-se de in-vestimento, de trabalho e de emprego e é este

que será o futuro da ilha do Faial”, salientou.

José Leonardo

Silva anuncia

incentivos ao

investimento

e nova fase

de expansão

do Parque

Empresarial

da Horta

José Leonardo Silva, atual presidente e recandidato do PS à Câmara Municipal da Horta, para dinamizar o teci-do empresarial local e atrair novos investidores apresenta

(11)

às necessidades dos mais fracos”

GRUPO

9600-549 Ribeira Grande geral@grupoideal.pt PUB. PUB.

o seu volume, dimensão e custo”, assegurando “que a Câmara Municipal tem de se chegar à frente com a sua parte, neste que é um compromisso público com a Junta de Freguesia e com a Casa do Povo”.

Mas, também ao nível das piscinas, André Viveiros defendeu analisar devida-mente o projeto, exigindo a maior responsabilidade neste processo que é, con-forme assegurou, em pri-meiro lugar, um projeto “para os Feteirenses, e só depois para os turistas” Na ocasião, André

Vivei-ros defendeu ainda a ne-cessidade de requalifica-ção dos espaços públicos, “melhorando a iluminação, os passeios, com mais ár-vores, flores e parques de estacionamento”, compro-metendo-se com a realiza-ção de protocolos para que a freguesia, nesta área, faça também uma requalifica-ção urbana.

Já no que diz respeito às va-lências sociais, o candidato socialista defendeu a neces-sidade de tomar conheci-mento de quais as valências das freguesias, ao nível de creches, jardins de

infân-cia e ATL’s, bem como se é possível articular o trans-porte entre freguesias, ou se é necessário aumentar o número de respostas, com-prometendo-se, enquanto futuro Presidente da Câ-mara Municipal, a coorde-nar esse processo com o Governo Regional, com as Casas do Povo e Juntas de Freguesia.

André Viveiros abordou ainda, na ocasião, a neces-sidade de construção de um centro de convívio para idosos na freguesia, res-pondendo assim às reais necessidades dos mais ido-sos.

“Estes são os compromis-sos que posso assumir”, assegurou André Viveiros, comprometendo-se a aju-dar, sempre que necessá-rio, porque, conforme afir-mou, “tenho experiência autárquica de como se gere estas coisas, e toda esta minha experiência será posta ao serviço do conce-lho e, neste caso, ao serviço da freguesia de Feteiras”, reforçou o candidato socia-lista.

O candidato do Partido So-cialista dos Açores à Câ-mara Municipal de Ponta Delgada, André Viveiros, apelou, esta terça-feira, às Juntas de Freguesia para que “olhem às necessida-des dos mais fracos”, em especial das crianças, de-fendendo, nessa medida, a importância de as Juntas escolherem “projetos que tenham em conta as neces-sidades e o mais premen-te”.

André Viveiros, que falava na apresentação da lista do Partido Socialista à Assem-bleia de Freguesia de Fetei-ras, reforçou, na ocasião, a necessidade de constru-ção de um Polidesportivo na freguesia, por conside-rar ser “legítimo, lógico e natural” que as crianças e jovens possam ter um pa-vilhão mais perto das suas casas.

Defendendo que “tudo o que se gastar em desporto é um investimento”, An-dré Viveiros comprome-teu-se a analisar o projeto, avaliando “as entidades que podem comparticipar,

(12)

lusófonos para expandir português

João Ribeiro de Almeida, Di-retor do Instituto Camões – da Cooperação e da Língua, com sede em Lisboa, diz à ONU News que “a música é uma das grandes impulsoras do interesse de estrangeiros pelo idioma; audiovisual, li-teratura, arquitetura, gastro-nomia e turismo são outras áreas que ajudam a desper-tar a curiosidade pelo idio-ma”.

O Instituto Camões – da Co-operação e da Língua infor-mou estar a apostar na cul-tura e na indústria criativa para expandir a presença do português no mundo.

Após um ano marcado pela pandemia, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu fazer de 2021, o “Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvi-mento Sustentável”.

Segundo a Conferência das Nações Unidas sobre Comér-cio e Desenvolvimento,

Unc-tad, somente no Reino Uni-do, a indústria criativa gerou 101,5 biliões de libras aos co-fres do país, dobrando os ní-veis da economia desde 2010. Séries, filmes e programas de TV britânicos são expor-tados e licenciados em todo o mundo. Além disso, o inglês conta, nos Estados Unidos, com um dos maiores centros globais de produção audiovi-sual e entretenimento: os es-túdios de Hollywood.

O presidente do Camões afir-ma que a música, a literatura e o audiovisual gerados nos países lusófonos “são gran-des impulsores para a apren-dizagem do português como língua estrangeira”.

“Porque há muita gente que chega à língua portuguesa pela cultura. Há muita gente que chega, pela primeira vez, à língua portuguesa porque se apaixona pela cultura em língua portuguesa. Não tem que ser cultura somente de

Portugal, pode ser cultura brasileira, angolana. Quantas vezes, nós descobrimos pes-soas que dizem: ‘e, pá, aquele samba é tão bonito, mas eu queria perceber o que eles dizem’, isso, os nossos ami-gos estrangeiros, a mesma coisa com o fado… Então, há muita gente que chega à lín-gua pela cultura em línlín-gua portuguesa. E nós temos que buscar e tentar organi-zar toda esta gente.”

A Unctad lista como parte da indústria criativa os setores de audiovisual, artes cêni-cas, música, literatura, turis-mo, arquitetura, gastrono-mia, games, entretenimento, eventos e design entre outras áreas.

Para a agência da ONU, a economia criativa tem o po-tencial de apoiar os países em desenvolvimento e as economias em transição na diversificação da produção e exportações.

Na entrevista à ONU News, o presidente do Camões João Ribeiro de Almeida afirmou que, “cada vez mais, o por-tuguês cresce como língua de negócios. Uma tendência que a estratégia de difusão da língua do país executa há quase 10 anos”.

Em 2012, o estudo sobre o “Potencial Econômico da Lín-gua Portuguesa”, chefiado pelo professor Luís Reto, re-velou que este valor é o equi-valente a 17% do PIB de Por-tugal. Mas no fim da década com impasses econômicos e políticos em países de língua portuguesa, o idioma tam-bém perdeu peso, segundo Reto.

A Unctad afirma que em todo o mundo, a economia criativa é responsável por 3% do PIB global. Mas para a agência, este valor aumen-ta quando é agregado o fator cultural à conta final.

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

de pessoas (66%) concluí-ram a vacinação e 7,79 mi-lhões (76%) tomaram pelo menos uma dose de vacina. Comparativamente ao rela-tório precedente, numa se-mana o número de pessoas com a vacinação completa cresceu 4%, ao passo que com a primeira dose esse aumento foi de 5%.

Os dados mais recentes da campanha de vacinação re-cuam até domingo, 15 de agosto, e abrangem a inocu-lação de pessoas a partir dos 16 anos.

As regiões do Alentejo e do Centro são as que continu-am com o processo de

vaci-nação mais avançado, respe-tivamente com 69% e 68% da população com o ciclo vacinal completo, seguindo--se as do Algarve, Madeira e Norte, todas com 66%.

Açores e Lisboa e Vale do Tejo, respetivamente com 63% e 64% da população totalmente vacinada, são as regiões mais atrás no pro-cesso. A DGS ressalva que, no caso dos Açores, os dados “poderão estar subestima-dos”, uma vez que houve um “atraso entre as vacinas ad-ministradas e o seu registo”. As pessoas mais velhas, que começaram a ser vacinadas mais cedo, estão entre as

mais imunizadas, com 90% (50-64 anos) a 97% (65 anos em diante) com a vaci-nação completa.

As faixas etárias mais novas, que começaram a ser vaci-nadas mais tarde, são as que mais progrediram ultima-mente: na dos 25-49 anos, 70% das pessoas já têm o ci-clo vacinal completo e 83% pelo menos uma dose, no grupo acima, dos jovens en-tre 18 e 24 anos, 30% con-cluíram a vacinação e 54% iniciaram o processo.

Portugal recebeu 15,3 mi-lhões de doses de vacinas e distribuiu 14,0 milhões por todo o território.

66% da

população

portuguesa

já tem a

vacinação

completa

AUTOR: CLÁUDIA CARVALHO

Mais de 6,7 milhões de pes-soas (66%) residentes em Portugal completaram a va-cinação contra a covid-19, revela o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o documen-to, até domingo 6,76 milhões

(13)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) continua enviando auxílio para o Afeganistão, apesar da in-segurança no país. Nesta quarta-feira, a agência ex-plicou que já entregou para um hospital em Cabul de-zenas de kits médicos sufi-cientes para 500 cirurgias e para tratar 750 vítimas de queimaduras.

Além disso, foram envia-dos medicamentos para auxiliar 10 mil pessoas nos próximos três meses.

A OMS garante continuar comprometida em manter a sua presença no Afega-nistão e pede às partes para “respeitarem e protegerem todos os civis, trabalhado-res de saúde, pacientes e hospitais, já que a

seguran-ça e o bem-estar do pessoal precisa ser prioridade”.

Também nesta semana, a OMS enviou suprimentos médicos para o hospital re-gional de Helman e material para tratamento de cólera suficiente para seis mil pes-soas.

Segundo a agência, os casos de trauma têm aumentado no Afeganistão com a

escala-da do conflito. Somente em julho, 70 centros de saúde apoiados pela OMS atende-ram quase 14 mil pessoas. A agência em conjunto com os parceiros, fez um levan-tamento em campo para entender quais as principais necessidades de saúde dos deslocados internos e foram enviadas equipes para forne-cer cuidados médicos. Mas

para ajudar milhares de pacientes

devido à insegurança, os trabalhos foram suspensos nas últimas 36 horas.

Na capital Cabul e em ou-tras grandes cidades que receberam muitas pessoas que fogem da violência, já houve aumento de casos de diarreia, desnutrição, pres-são alta e de Covid-19.

A OMS também destaca outro desafio: os ataques a centros de saúde: entre ja-neiro e julho, 26 unidades foram atingidas, causando a morte de 12 profissionais do setor.

A agência reforça que “o povo do Afeganistão preci-sa, mais do que nunca, de apoio e solidariedade, uma vez que os avanços dos últi-mos 20 anos não podem ser revertidos”.

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

pelo reino da Suécia, disse hoje que o país já atingiu mais de metade da quantidade de doses que precisa para vacinar mais de 70% da população.

“Agora que temos cerca de 400 mil doses, compete à Guiné-Bissau e compete à população guineense vacinar-se para que possamos contribuir para travar a pandemia da Covid-19″, afirmou Magda Robalo.

Segundo Magda Robalo, com aquelas doses a Guiné-Bissau está em condições de atingir a imunidade de grupo que precisa para reduzir o número de novos casos e óbitos provocados

pela pandemia.

Na segunda-feira, a Guiné-Bissau registou mais de quatro óbitos, para um total acumulado de 94 vítimas mortais, e 83 novos casos de infeção para um total acumulado de 5.206.

“Isto demonstra que a terceira vaga continua a evoluir em força”, disse, apelando à população para se vacinar e continuar a observar as medidas de prevenção.

Magda Robalo anunciou também a abertura de mais dois centros de vacinação em Bissau, nomeadamente na Clínica Céu e Terra, situada no Bairro Militar, e no liceu João XXIII.

O Setor Autónomo de Bissau conta agora com cinco centros de vacinação, que estão a administrar as vacinas AstraZeneca, Sinopharm e Janssen a pessoas maiores de 18 anos. O aumento de número de casos da infeção e de óbitos nas últimas semanas obrigou as autoridades guineenses a decretar novas restrições. O Governo da Guiné-Bissau decidiu encerrar ginásios, bares e discotecas, proibir a realização da época desportiva, reuniões e manifestações com mais de 25 pessoas e eventos sociais, culturais e políticos, após o aumento de casos de Covid-19.

Guiné-Bissau já

recebeu

mais de

50% da

quantidade

de vacinas

que precisa

A alta comissária para a Covid-19 da Guiné-Bissau, Magda Robalo, que falava na cerimónia de entrega de um donativo de 28.800 doses de vacinas oferecido

(14)

NOREVISTA.PT

NOREVISTAoficial

WWW.NOREVISTA.PT

DIARIAMENTE A

Referências

Documentos relacionados

Os aspectos abordados nesta perspectiva relacionam-se às questões de PIB, investimentos públicos/privados, desempenho dos setores, renda per capita, arrecadação, orçamento

Trata-se do primeiro Acordo Regional vinculante para a proteção dos “direitos de acesso” em assuntos ambientais (COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE,

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Colhi e elaborei autonomamente a história clínica de uma das doentes internadas no serviço, o que constituiu uma atividade de importância ímpar na minha formação, uma vez

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como