• Nenhum resultado encontrado

CERTIFICAÇÃO INTERNA DE CONHECIMENTOS REGULAMENTO SEBRAE NACIONAL Nº 1/2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CERTIFICAÇÃO INTERNA DE CONHECIMENTOS REGULAMENTO SEBRAE NACIONAL Nº 1/2018"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1 CERTIFICAÇÃO INTERNA DE CONHECIMENTOS

REGULAMENTO SEBRAE NACIONAL Nº 1/2018

O Sebrae Nacional – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 00.330.845/0001-45, com sede no SGAS, Quadra 605, conjunto A, Asa Sul, Brasília/DF, CEP: 70.200-645, por meio da Universidade Corporativa SEBRAE, torna pública a abertura de processo para CERTIFICAÇÃO INTERNA DE CONHECIMENTOS, visando conceder certificação de conhecimentos na forma estabelecida neste regulamento, em consonância com a 9ª versão do Manual de Políticas e Procedimentos do Sistema de Gestão de Pessoas – SGP e, de acordo com os princípios estabelecidos pelo Termo de Referência que estabelece os parâmetros para a Certificação de Conhecimentos do Sistema Sebrae, aprovados por meio das Resoluções DIREX nº 1.113/18, de 6 de julho de 18, e nº 217 de 24 de janeiro de 2012, respectivamente.

1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O processo de certificação é estruturado e organizado pelo Sebrae Nacional e o processo de

avaliação será de responsabilidade técnica e operacional doCentro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação

e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

1.2 A realização desta certificação de conhecimentos será regida por este regulamento e compreenderá aplicação de prova objetiva on-line para certificação nas seguintes áreas de conhecimento: Sistema Sebrae, Empreendedorismo e Pequenos Negócios, Inovação, Finanças, Mercados, Gestão de Projetos e Sustentabilidade.

1.3 O período de realização da prova objetiva será de três dias úteis corridos, com horários distribuídos durante o dia em dois turnos (manhã e tarde), sendo oferecido o tempo mínimo de 1 hora e 15 minutos e máximo de 5 horas, para realização de até quatro provas por empregado.

1.4 As provas objetivas componentes desta certificação serão aplicadas em 11 capitais do país, no Distrito Federal/DF e em mais 13 cidades, a saber:

SEBRAE/UF ESTADO/CIDADE AC Rio Branco BA Salvador Vitória da Conquista DF Brasília GO Goiânia MG Belo Horizonte Governador Valadares Uberlândia Juiz de Fora Varginha MS Campo Grande MT Cuiabá Sinop NACIONAL Brasília PA Belém Marabá Santarém PB João Pessoa

(2)

2 Campina Grande Patos RN Natal RO Porto Velho Ji-Paraná RR Boa Vista

1.5 A certificação será fornecida por área de conhecimento e apenas para aqueles que obtiverem a aprovação na respectiva prova.

1.5.1 As certificações obtidas neste processo têm prazo de validade de cinco anos, podendo este prazo ser prorrogado ao final do período, caso o Sebrae Nacional julgue que os conteúdos estejam atualizados e atendam aos seus interesses de formação. A prorrogação de validade será informada por meio de comunicado no portal da Universidade Corporativa Sebrae.

2 DOS REQUISITOS PARA A PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão se inscrever para as provas desta certificação todos os empregados do Sistema Sebrae. 2.1.1 A prova que versa sobre a área de conhecimento “Gestão de Projetos” é restrita aos empregados do espaço ocupacional de Analista Técnico do Sistema Sebrae.

2.1.2 Os empregados que, após sua inscrição na certificação, forem desligados do Sebrae, terão a inscrição automaticamente cancelada.

2.1.3 Os empregados certificados em 2014 poderão inscrever-se na(s) prova(s) da(s) mesma(s) área(s) de conhecimento em que obtiveram a certificação, uma vez que essas vencerão no ciclo de 2018.

2.1.3.1 As certificações obtidas no ciclo de 2013 já perderam a validade, dessa forma, os empregados que não obtiveram nova(s) certificações estão aptos a inscrever-se.

3 DAS INSCRIÇÕES

3.1 Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico

http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, solicitada no período entre 10 horas do dia 19 de novembro de 2018 e 18 horas do dia 20 de dezembro de 2018 (horário oficial de Brasília/DF).

3.2 O Cebraspe não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem a transferência de dados.

3.2.1 O empregado deverá seguir rigorosamente as instruções contidas no sistema de inscrição.

3.3 Antes de efetuar a inscrição, o empregado deverá conhecer este regulamento e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

3.4 O número máximo de provas a serem realizadas nesta certificação por empregado será de quatro provas.

3.5 No momento da inscrição, o empregado deverá optar pela(s) área(s) de conhecimento em que deseja se certificar, a cidade, data e turno onde realizará a prova.

3.5.1 Uma vez efetuada a inscrição, não será permitida, em hipótese alguma, a sua alteração.

3.5.2 O empregado deverá realizar a inscrição nas temáticas de seu interesse apenas uma única vez, não sendo possível a inclusão/exclusão de temas após a finalização do cadastro.

3.6 O empregado só poderá realizar as provas nas áreas de conhecimento definidas no ato da inscrição. 3.7 Após realizada a inscrição, o participante receberá login e senha via e-mail.

(3)

3 4.1 O empregado que necessitar de atendimento especial para a realização da prova deverá, conforme prazos descritos no subitem 3.1 deste regulamento assinalar, no sistema eletrônico de inscrição, a(s) opção(ões) correspondente(s) aos recursos especiais necessários, sendo eles:

a) autorização para uso de óculos escuros; b) auxílio na leitura (prova não adaptada); c) auxílio na leitura (prova adaptada);

d) computador com software DosVox (versão 4.5) e auxílio na leitura (prova adaptada); e) computador com software Jaws (versão 7.10) e auxílio na leitura (prova adaptada);

f) computador com software Virtual Vision (versão 6.0) e auxílio na leitura (prova adaptada); g) autorização para realização de cateterismo vesical;

h) mesa e cadeira separadas;

i) mesa e cadeira separadas (obesidade); j) mesa e cadeira acolchoada – separadas; k) mesa para cadeira de rodas (acesso facilitado); l) sala individual;

m) sala térrea; n) apoio para perna; o) maca;

p) autorização para uso de prótese auditiva; q) autorização para uso de implante coclear; r) intérprete de Libras;

s) leitura labial;

t) sala para amamentação;

u) autorização para portar arma de fogo durante a realização da prova; v) autorização para uso de bomba de insulina;

w) autorização para uso de lenço ou boné; x) utilização de nome social;

y) outros.

4.2 A empregada que tiver necessidade de amamentar durante a realização da prova deverá assinalar, no sistema eletrônico de inscrição, a opção correspondente à necessidade de amamentar durante a realização da prova.

4.2.1 A empregada deverá levar, no dia de realização da prova, um acompanhante adulto que ficará em sala reservada e será o responsável pela guarda da criança. A empregada que não levar acompanhante adulto não poderá permanecer com a criança no local de realização da prova.

4.2.2 A certificadora não disponibilizará acompanhante para guarda de criança.

4.3 O empregado transgênero que desejar ser tratado pelo nome social durante a realização da prova deverá no sistema eletrônico de inscrição:

a) assinalar, no sistema eletrônico de inscrição, a opção correspondente a utilização de nome social durante realização da prova, informando o nome pelo qual deseja ser tratado;

b) enviar, via upload, imagem do CPF e do documento de identidade para o endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, até o prazo final de inscrições. 4.3.1 As publicações referentes aos empregados transgêneros serão realizadas de acordo com o nome e o gênero constantes no registro civil.

4.4 O empregado que, por motivo de doença ou por limitação física, necessitar utilizar, durante a realização das provas, objetos, dispositivos ou próteses cujo uso não esteja expressamente previsto/permitido nesse regulamento, deverá assinalar, no sistema eletrônico de inscrição, a opção

(4)

4 correspondente ao campo OUTROS e, em seguida, descrever, no espaço destinado para esse fim, no sistema eletrônico de inscrição, os recursos especiais necessários para a realização da prova.

4.5 No caso de solicitação de atendimento especial que envolva a utilização de recursos tecnológicos, se ocorrer eventual falha desses recursos no dia de aplicação da prova, poderá ser disponibilizado atendimento alternativo, observadas as condições de viabilidade.

4.6 A solicitação de atendimento especial, em qualquer caso, será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

4.7 A relação provisória dos empregados que tiveram o seu atendimento especial deferido será divulgada no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, na data provável de 10 de janeiro de 2018.

4.8 O empregado que não solicitar atendimento especial no sistema eletrônico de inscrição e não especificar quais recursos serão necessários a tal atendimento não terá direito ao referido atendimento no dia de realização da prova.

5 DA PROVA OBJETIVA

5.1 A prova objetiva será realizada em ambiente computadorizado, em plataforma específica em locais devidamente credenciados.

5.2 A prova objetiva acontecerá em dias úteis, no período provável de 4 a 6 de fevereiro de 2019. Os locais de realização da prova serão divulgados na data provável de 14 de janeiro de 2018, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao.

5.3 A prova objetiva terá a duração de 5 horas, com início às 8 horas e 30 minutos e término às 13 horas e 30 minutos, para o turno matutino e com início às 14 horas e 30 minutos e término às 19 horas e 30 minutos, para o turno vespertino considerando o horário do local de aplicação da prova.

5.4 O empregado não poderá realizar a prova em outra cidade, horário ou data diferente do que foi definido no momento da inscrição.

5.5 No tempo total de duração da prova, estão inclusos os tempos destinados ao tutorial, realização da prova e questionário de avaliação de reação ao certame on-line.

5.6 A realização da prova será monitorada pelos aplicadores designados pelo Cebraspe.

5.7 A prova objetiva de cada área de conhecimento será composta por 30 questões. Todas as questões serão baseadas nos níveis cognitivos da Taxonomia de Bloom, elaboradas no formato de múltipla escolha, com quatro opções de respostas.

5.8 As questões apresentadas aos empregados serão randômicas e seguirão necessariamente a matriz de conteúdos construídas pelos grupos de especialistas dos temas.

5.9 Os empregados que obtiverem percentual de acertos igual ou maior que 70% serão considerados aprovados na respectiva área de conhecimento, ou seja, 21 questões.

5.10 O empregado poderá realizar a prova para até quatro áreas, conforme opção feita durante o período de inscrição.

5.11 No início da aplicação da prova, o aplicador fornecerá ao empregado uma folha de rascunho, contendo login e senha para realizar a prova e para eventuais anotações, cálculos e fundamentações de contestação. A folha não será utilizada para fins de avaliação.

5.12 As folhas de rascunho deverão ser, obrigatoriamente, devolvidas para o aplicador ao término da prova, para serem descartadas.

5.13 Somente as provas das áreas de conhecimento definidas pelo empregado no ato da inscrição serão validadas, limitando a até quatro provas por empregado.

5.14 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação da prova. 5.15 A prova será corrigida por meio de processamento eletrônico.

(5)

5 6.1 Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas poderão ser acessados individualmente por

meio de link específico no endereço eletrônico

http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, a partir das 19 horas da data provável de 7 de fevereiro de 2019 (horário oficial de Brasília/DF), mediante login e senha.

6.1.1 Nos gabaritos oficiais preliminares, serão divulgadas as questões e as respostas corretas por temática.

6.2 O empregado que desejar interpor recursos contra os gabaritos oficiais preliminares das provas disporá de dois dias para fazê-lo, a contar do dia subsequente ao da divulgação desses gabaritos, das 9 horas do primeiro dia às 18 horas do segundo dia (horário oficial de Brasília), ininterruptamente. O referencial para a elaboração das questões e, por conseguinte, para eventuais recursos será o conteúdo programático encaminhado ao Cebraspe pelo SEBRAE Nacional.

6.3 O empregado deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. O recurso inconsistente ou intempestivo será preliminarmente indeferido.

6.3.1 O recurso não poderá conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que identifique seu autor, sob pena de ser preliminarmente indeferido.

6.4 Não serão aceitos pedidos de revisão de recursos, nem recursos contra gabarito oficial definitivo. 6.5 O empregado deverá utilizar, exclusivamente, o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, de acordo com as instruções nele descritas.

6.6 As respostas aos recursos interpostos pelos empregados serão individualizadas, indicando as questões recorridas, os recursos deferidos e o link do endereço das alterações/manutenções dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas.

6.7 Se do recurso interposto resultar anulação de questão integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os empregados, independentemente de terem recorrido.

6.8 Se houver alteração, por força de impugnações, de gabarito oficial preliminar de questão integrante de prova, essa alteração valerá para todos os empregados, independentemente de terem recorrido. 6.9 O SEBRAE Nacional não avaliará recursos de questões de provas ou de decisões de recursos já analisados pelo Cebraspe.

6.10 Recursos cujo teor desrespeite a banca serão preliminarmente indeferidos. 7 DOS RESULTADOS

7.1 A divulgação dos resultados gerais do desempenho na prova objetiva e o acesso ao boletim de

desempenho individual será realizado por meio do endereço eletrônico

http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, na data provável de 1º de março de 2019.

7.2 Os empregados, inclusive os não certificados, terão acesso individualizado, por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, aos resultados de seu desempenho.

7.3 Os empregados terão conhecimento apenas acerca de seus resultados individuais, por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, mediante uso de login e senha.

7.4 Ao acessar os seus dados individuais, o empregado poderá imprimir um extrato relativo ao seu desempenho na prova objetiva.

7.5 Não haverá publicação de resultados individuais ou coletivos. 8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

(6)

6 8.1 Na impossibilidade de realização da prova objetiva nos turnos previamente agendados, seja por ordem técnica dos computadores, ou fatores como indisponibilidade de internet e queda de energia elétrica, serão reagendados dia e horário para realização da prova nos dias subsequentes dentro do período de aplicação.

8.1.1 Além dos dias/turnos subsequentes, o período vespertino do dia 6 de fevereiro de 2019 valerá prioritariamente como período de contingência.

8.2 Em caso de ausência do empregado no dia da prova, este não poderá efetuar outro agendamento para a realização da certificação.

8.3 Serão disponibilizados computadores reservas caso haja qualquer problema que impeça a realização da prova no computador destinado a cada empregado.

8.4 Conforme a Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996, não será permitido fumar nos locais de realização da prova objetiva.

8.5 Os empregados deverão comparecer ao local de realização das provas 30 minutos antes de seu início, portando documento de identidade original (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho com foto) ou crachá do Sebrae com foto e identificação no verso.

8.6 Ficará impedido de realizar as provas o empregado que não apresentar os documentos exigidos conforme subitem 8.5 deste regulamento.

8.6.1 Caso o empregado esteja impossibilitado de apresentar documento de identidade original, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá levar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, 90 dias, ocasião em que será submetido à identificação especial, compreendendo coleta de assinaturas em formulário próprio.

8.6.2 A identificação especial será exigida, também, do empregado cujo documento de identificação suscite dúvidas quanto à veracidade, causada por estranhamento de fisionomia e(ou) assinatura de seu titular.

8.7 Devido ao tempo de duração da prova, os empregados poderão adentrar à sala de prova portando água e alimentos, desde que acondicionados em invólucros transparentes.

8.8 O empregado não poderá permanecer no local de realização da prova após o término de sua prova, sob pena de tê-la anulada.

8.9 O esquecimento de algum utensílio no interior da sala de prova só poderá ser verificado pelos aplicadores do processo. A perda, extravio ou quebra de utensílio pessoal do empregado não será de responsabilidade da empresa contratada.

8.10 Será eliminado do processo de certificação o empregado que, durante a realização das provas, for surpreendido portando:

a) aparelhos eletrônicos, tais como máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, iPod®, gravadores, pendrive, mp3 player ou similar, qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens, bipe, notebook, palmtop, Walkman®, máquina fotográfica, controle de alarme de carro etc.;

b) relógio de qualquer espécie, óculos escuros, protetor auricular, lápis, lapiseira/grafite, marca-texto e(ou) borracha;

c) quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro etc.;

d) qualquer recipiente ou embalagem, que não seja fabricado com material transparente, tais como garrafa de água, suco, refrigerante e embalagem de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolate, balas etc.).

8.11 Será eliminado do processo de certificação o empregado que, durante a realização da prova: a) for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a realização da prova;

(7)

7 b) utilizar-se de consulta a qualquer material, tais como apostilas ou quaisquer tipos de equipamentos eletrônicos, inclusive calculadora;

c) for surpreendido portando qualquer equipamento citado no subitem 8.10 deste regulamento; d) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, sem a autorização dos aplicadores de sala;

e) descumprir as instruções contidas neste regulamento; f) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

g) não permitir a coleta de sua assinatura, nos casos necessários.

8.12 Terá sua prova anulada o empregado que utilizar linguagem imprópria, ofensiva ou obscena, que caracterize atitudes evidentes de desrespeito ou grosseria.

8.13 Não haverá fornecimento de apostilas para estudo.

8.14 Os conteúdos programáticos serão publicados por meio de comunicado no endereço eletrônico http://uc.sebrae.com.br e http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao.

8.15 Ao realizar a inscrição, o empregado inscrito declara, tacitamente, que conhece e concorda com as regras deste regulamento.

8.16 A organização do processo de certificação não disponibilizará atendimento médico emergencial de qualquer natureza, sendo utilizada nesses casos a infraestrutura pública de saúde local.

8.17 Faltas não justificadas poderão implicar na não participação no próximo processo de certificação. 8.17.1 Serão aceitas justificativas de ausência a certificação por meio de atestado médico, boletim de ocorrência policial ou outra justificativa julgada procedente pela Universidade Corporativa Sebrae – UCSebrae. Os documentos devem ser originais ou autenticados em cartório, acompanhados de descritivo do motivo da ausência (Anexo I).

8.17.2 As justificativas para a ausência no dia de realização da prova deverão ser enviadas no prazo de até 15 dias após a realização da prova, à UCSebrae, a quem caberá análise e deferimento da solicitação. 8.17.3 As correspondências deverão ser enviadas à Universidade Corporativa SEBRAE. A/C: Certificação de Conhecimentos. Endereço: SEPN 515 – Quadra 515, bloco C, nº 32, CEP: 70.770-503 – Brasília/DF ou protocoladas pessoalmente no mesmo endereço.

8.18 O empregado deverá estar constantemente atento a possíveis modificações que possam ser divulgadas no endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao. 8.19 O acompanhamento de todas as etapas da certificação será de inteira responsabilidade dos empregados, que deverão tomar ciência dos resultados de cada etapa por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao.

8.20 Fica assegurado ao Sebrae Nacional o direito de cancelar, no todo ou em parte, esta Certificação de Conhecimentos, sem que caiba, em decorrência dessa medida, qualquer indenização, compensação aos participantes ou reclamação deles.

8.21 Todo e qualquer esclarecimento com relação a este regulamento deverá ser feito por meio do endereço eletrônico http://www.cespe.unb.br/avaliacao/sebrae_18_1_nac_certificacao, do telefone (61) 2109-5717 ou por e-mail acessando o endereço eletrônico sac@cebraspe.org.br.

8.22 Casos omissos serão resolvidos pelo Cebraspe em conjunto com o SEBRAE Nacional.

(8)

8 Anexo

FORMULÁRIO DE JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA DA PROVA DE CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS Data da prova: ______/_______/2019 ARGUMENTAÇÃO DO EMPREGADO _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Data: _____/____/2019. Nome completo e Assinatura SEBRAE/UF

Referências

Documentos relacionados

• UNESCO (2005)* , Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos, preconiza políticas equitativas que priorizem os mais vulneráveis (crianças, mulheres, idosos)...

a) A concessão de medida liminar, inaudita altera pars, para que se determine ao Presidente da Câmara dos Deputados que se que se abstenha de incluir em Ordem do Dia

Em busca de melhores soluções globais, o caminho natural tem sido a união de várias destas etapas em modelos únicos, como a união entre a criação da tabela de voos e a

Em consonância com essa tendência em se avaliar a es- crita, o Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipo- juca – SAEMI – avalia, desde 2013, a competência escritora

2.1.3 A Prova consistirá da avaliação de habilidades e de conhecimentos específicos, formulada com vários itens de acordo com as especificações do cargo e

Teoria do Dano Não Linear Para superar os problemas na regra de Miner.. -As teorias não lineares exigem constantes adicionais do material e de geometria que devem ser obtidas a

Pelo display você pode selecionar os valores de (4 e 20) mA, unidade de engenharia para pressão, amortecimento, o valor de corrente de saída durante o alarme. 3.6.2.1 A

PLANO DE FORMAÇÃO 2021 AMBIENTE | ECONOMIA SOCIAL | ENERGIA | GESTÃO ESTRATÉGICA | GESTÃO DA FORMAÇÃO | GESTÃO DAS OPERAÇÕES | GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES | INFORMÁTICA