• Nenhum resultado encontrado

Coaching Específico para INSS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coaching Específico para INSS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

AULA DEMONSTRATIVA

Coaching Específico para INSS

Olá amigos e amigas!

Meu nome é Thiago Bruno, sou natural de Teresina-PI. É com grande satisfação que integro esta equipe de Consultores do Supremacia Concursos, com o objetivo de ajudá-los a conquistar a tão sonhada vaga no serviço público, especialmente no Cargo de Técnico do Seguro Social do certame público recém publicado do INSS.

Sou graduado em Ciências Contábeis e Direito, ambos pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI. Atualmente ocupo o cargo de Auditor Fiscal de Receitas Estaduais na Secretaria de Fazenda do Pará/SEFA-PA, tendo sido aprovado no concurso de 2013. Além disso, já fui aprovado e nomeado nos concursos para o cargo de Contador do Tribunal de Justiça do Piauí-TJPI (2009), Analista Tributário da Receita Federal do Brasil-ATRFB (2012) e concurso de Auditor da Controladoria Geral do Estado do Maranhão-CGE/MA (2014). Também logrei êxito no concurso para Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Piauí/TCE-PI (2014). Possuo também aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, ocorrido em 2011.

Portanto, já fiz muitos concursos nesta longa caminhada, porém a vida não é só de aprovações. Estimo que já fui reprovado em 90% dos concursos que participei. Dessa forma, sei exatamente os erros que não se deve cometer no estudo para concursos públicos, principalmente numa época em que os candidatos estão cada vez mais preparados. Com isso, procurarei direcioná-los a estudar de forma objetiva, indo direto ao ponto, usando de boas estratégias de estudo, visando colocá-los em pé de igualdade na disputa por uma das vagas desse concurso do INSS.

Antes de apresentar os principais tópicos do nosso edital do INSS, apresento a vocês o nosso trabalho junto ao site Supremacia Concursos.

(2)

Vamos então a definição do serviço de Coaching:

Coaching é um processo definido como um acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) para atingir a um objetivo desejado pelo cliente. O coach apoia o cliente, ajudando-o a traçar as diversas metas que somadas levam o coachee ao encontro do objetivo estabelecido. Isso é feito por meio de reflexões e análises das opções e da identificação e uso das próprias competências, além do intenso aprimoramento e aquisição de novas competências, bem como do reconhecimento e superação das crenças limitantes e dos pontos de maior fragilidade.

Coaching é, portanto, um processo objetivo, guiado por um conjunto de informações crescentes oriundas de sessões, estabelecendo metas, com a finalidade de atingir transformações positivas na vida do coachee.

O Coach (treinador, numa tradução literal) atua encorajando, apoiando, mantendo a motivação e acompanhando a Ação e o Plano de Ação de seu Coachee, incentivando o seu crescimento, aumento de capacidades, habilidades, ação, conscientização de valores e maior controle emocional (Inteligência Emocional). Isso é realizado por meio de técnicas que melhoram a sua performance profissional e pessoal, com foco em melhor qualidade de vida, visando a satisfação dos objetivos desejado pelo Coachee, considerando ideias como a do simples fato de compartilhar experiências e pensamentos que estão soltos e poder organizá-los, transformando em um objetivo desafiante e guiado e mensurado por um Plano de Ações, possibilitando desta forma a concretização dos sonhos e desejos.

Sei que a maratona de estudos não é nada fácil. Ao longo da caminhada de concurseiro, nos deparamos com as mais variadas adversidades: correria do dia-a-dia, trânsito terrível, cachorro latindo, companheiro (a) querendo atenção (ou outras coisas mais), falta de tempo, criança chorando à noite, entre outras coisas. Enfim, é uma correria danada, mas que no final terá a sua recompensa, que será sua aprovação.

Outras vezes, nos deparamos com dificuldades que atrapalham a nossa aprovação e nem damos conta disso: escolha inadequada no material de estudo, falta de concentração, métodos de estudos insuficientes, falta de organização do tempo, planejamento de estudos deficiente, etc.

(3)

Nosso trabalho do Coaching do Supremacia é treiná-lo (forjá-lo) para o combate contra a prova. Vamos te mostrar que mesmo com todas as dificuldades, somos capazes de driblar todos os obstáculos que prejudicam o bom rendimento e aproveitamento dos estudos. O equilíbrio será atingido quando estivermos estudando de forma proveitosa, sem que para isso tenhamos que sacrificar o convívio familiar e social. Se você estiver disposto e absorver as nossas dicas não será difícil e a sua aprovação será mais rápida.

Bom, depois dos esclarecimentos sobre o conceito e objetivo do coaching, apresento a vocês trechos dos principais pontos do edital do concurso do INSS 2015/2016.

(4)
(5)

Como vimos acima, o edital veio com 8 disciplinas, sendo que dos 120 itens, 50 deles são para serem divididos entre 7 materias e, 70 itens, apenas para direito previdenciário. Dessa forma, o planejamento levará em consideração o seu nível de conhecimento nas disciplinas do grupo básico e também a grande quantidade de questões a ser cobrada nos conhecimentos específicos, deixando aproximadamente 50% da carga horária para essa última.

(6)

Este concurso veio diferente dos anteriores no quesito escolha das lotações, uma vez que a concorrência se dá por agencia executiva e não mais por Agencia da Previdência Social-APS por município. Com isso, prioriza o candidato que estuda mais e, mesmo que não consiga ficar dentro das vagas, as chances de nomeações são enormes, pelo fato de que neste tipo de concurso do executivo federal, o número de vagas sempre é ampliado. Além do mais, teremos muito tempo até a prova.

Voltando a falar do nosso método de consultoria, abaixo apresento detalhado como será nosso trabalho do ínicio ao fim da orientação.

Um dos métodos a serem utilizados aqui no nosso curso será a Programação Neurolinguística (PNL). Aplicaremos esse método de forma sarcástica contra o fantasma da reprovação. O método se baseia na comunicação eficiente e positiva que vamos atingir e no processo de modelagem. Vamos nos “remodelar” abandonando condutas inúteis da caminhada de concurseiro e praticando com correção, até a exaustão, comportamentos e ações que vão nos dar a exata direção do sucesso.

Por último iremos fazer o APG - Acompanhamento Permanente de

Gestão, tanto a gestão dos Professores referente à condução do curso,

quanto à gestão do aluno no aproveitamento do curso. Para ficar mais claro: o curso será aperfeiçoado dia após dia e para isso contamos com o feedback permanente de vocês quanto às impressões da metodologia que estará sendo aplicada. Por outro lado, você estará sendo monitorado rigorosamente.

Além disso, como já foi falado, utilizaremos intensamente as ferramentas do fórum, e-mails e telefone. Por meio dos fóruns e e-mails nosso contato será o mais instantâneo possível. Por telefone, faremos a nossa entrevista inicial e teremos eventuais contatos posteriores, se for necessário.

Vamos esclarecer melhor os métodos que utilizaremos para monitorar os nossos alunos:

O aluno receberá um pacote de documentos que devem ser preenchidos. Você vai preencher o questionário pessoal de dados gerais, no qual prestará diversas informações sobre sua vida, sua rotina e sua personalidade, as quais servirão de subsídio para que o conheçamos melhor.

Terá que preencher ainda o questionário cognitivo, que avalia a sua capacidade de adquirir, processar e analisar os conhecimentos necessários à

(7)

sua aprovação no concurso. Além do perfil cognitivo em si, será oferecida uma série de sugestões de técnicas de estudo que poderão ser adotadas para cada pessoa, em função de seu perfil.

Para cada aluno, haverá um questionário de identificação do grau

de conhecimento das disciplinas, e uma planilha de atividades semanais. De posse desses documentos vamos planejar a grade horária e o

cronograma de estudos do aluno.

No que se refere à bibliografia, teremos acesso a um banco de dados com sugestões das principais obras, sites e materiais de concursos, para que possamos indicar aos nossos alunos os melhores materiais de estudo.

O aluno deverá enviar periodicamente alguns documentos solicitamos por nós professores, tais como redações, resumos, esquemas, gráficos, para que possamos avaliar a sua capacidade de raciocínio e sistematização, no tocante à matéria estudada.

Por fim, utilizaremos uma grade horária personalizada entre professor e aluno, que servirá como importante ferramenta de planejamento e controle das atividades realizadas. Nela, nós professores, e você também, vamos inserir atividades, compromissos, tarefas a serem cumpridas e, posteriormente, registraremos o que foi efetivamente realizado, a fim de ajustarmos o planejamento da semana seguinte.

Esclarecidos os nossos métodos, vamos ver como isso irá funcionar na prática. Assim que você fizer a sua matrícula, o sistema nos avisará. A partir daí, a dinâmica será a seguinte:

1) Nós faremos o primeiro contato telefônico em 24 horas úteis para boas vindas e instruções iniciais, tais como: orientar o preenchimento dos dados pelo aluno.

2) Depois aguardaremos que o aluno preencha os questionários e realize o teste de conhecimentos iniciais que lhe serão remetidos.

Cumprida essa etapa, teremos acesso às informações do questionário pessoal e do questionário cognitivo, bem como ao resultado do teste de

conhecimentos (português, raciocínio lógico e redação), a fim de formar uma ideia mais precisa sobre você;

3) Após isso, faremos o segundo contato telefônico para confirmarmos as informações dos questionários e sanarmos eventuais dúvidas que ainda tenham ficado, após nossa análise sobre os dados fornecidos. Esse contato

(8)

tende a ser um pouco mais demorado, e será muito importante para traçar o seu quadro final, para a personalização dos trabalhos de coaching. As comunicações serão feitas, a partir daí, por e-mails e pela interação entre aluno e professor por meio da grade horária personalizada. Também iremos fazer outros eventuais contatos telefônicos com o aluno, caso seja necessário.

4) A partir daí, analisaremos o edital para o aluno, montaremos a sua grade

de estudos, indicaremos materiais, daremos dicas de estudos,

acompanharemos a sua evolução, solicitaremos, quando julgarmos conveniente, resumos e esquemas, dados sobre porcentagens de acertos em listas de exercícios etc., enfim, tudo que nós julgarmos necessário para melhor orientá-lo. Seu planejamento será todo mapeado, desde o primeiro material que você terá que ler, até os últimos passos para atingir a proficiência exigida. Para isto, daremos direcionamento, por exemplo: dentro das disciplinas, iremos focar naquilo que interessa, naquilo que possui maior probabilidade de ser exigido pela banca, tudo para aumentar suas chances de sucesso.

5) Finalmente, diante do feedback dado por vocês, nós iremos sugerir condutas, técnicas, procedimentos que julgarmos adequados para a correção de eventuais falhas ou desvios em suas atividades de estudos. Contaremos com dois tipos de feedback: Um permanente, mais simples, feito via e-mail e contato telefônico. Outro mais completo mensal, composto por relatórios gerenciais sobre a evolução do aluno.

(9)

Vocês perceberam como o monitoramento do aluno será sinistro?! Com certeza, muitos de vocês irão sonhar com a gente, rs.

Bem pessoal, para encerrar o nosso primeiro encontro, quero dizer que o sucesso de nossa jornada vai depender mais de você do que de nós! Para atingir nossos objetivos precisaremos de muita garra e determinação da parte de vocês. Sabemos muito bem da maratona e o quão difícil é a jornada de concurseiro. Mas conte conosco e seja aprovado da forma menos dolorosa e mais rápido possível.

Boa sorte.

Em caso de dúvidas, enviem e-mail para:

contato@supremaciaconcursos.com.br ou

thiagobruno1000@gmail.com

Pode ainda acessar nosso facebook: www.facebook.com/supremaciaconcursos

Att.

(10)

Em anexo, segue uma Meta a título de exemplo de nosso trabalho:

META 01

PROJETO: TÉCNICO DO SEGURO SOCIAL – INSS

(11/01/2016 a 17/01/2016)

SEGUNDA-FEIRA

-DIREITO PREVIDENCIÁRIO (1ª disciplina/dia)

-PORTUGUÊS (2ª disciplina/dia)

TERÇA-FEIRA

-DIREITO PREVIDENCIÁRIO (1ª disciplina/dia)

-PORTUGUÊS (2ª disciplina/dia)

QUARTA-FEIRA

-DIREITO PREVIDENCIÁRIO (1ª disciplina/dia)

-DIREITO CONSTITUCIONAL (2ª disciplina/dia)

QUINTA-FEIRA

-INFORMÁTICA (1ª disciplina/dia)

-DIREITO ADMINISTRATIVO (2ª disciplina/dia)

SEXTA-FEIRA:

-DIREITO PREVIDENCIÁRIO (1ª disciplina/dia)

-DIREITO CONSTITUCIONAL (2ª disciplina/dia)

SÁBADO:

-INFORMÁTICA (1ª disciplina/dia)

-DIREITO ADMINISTRATIVO (2ª disciplina/dia)

DOMINGO:

(11)

ROTEIRO POR MATÉRIA:

PORTUGUÊS

1º Turno (Segunda-Feira)

Português: TCE/ES - Auditor (2012)

São 20 itens de Português. Cronometre o tempo de resolução da prova, para termos uma boa noção de quanto tempo essa disciplina irá demandar na prova do INSS. Após a resolução, anote seu desempenho para posterior aferição da evolução de seu desempenho.

Lista de Questões: Da página 19 à página 23.

Após fazer a prova, conforme indicado acima, leia os comentários nas páginas indicadas abaixo:

Exercícios Comentados: Da página 05 à página 18.

2º Turno (Terça-Feira)

Português: MTE – Nível Médio (2014)

São 18 itens de Português. Cronometre o tempo de resolução da prova, para termos uma boa noção de quanto tempo essa disciplina irá demandar na prova do INSS. Após a resolução, anote seu desempenho para posterior aferição da evolução de seu desempenho.

Após fazer a prova, conforme indicado acima, leia os comentários da mesma no arquivo enviado por email, junto com esta Meta.

OBS.: Nessa primeira Meta para o INSS, vamos fazer um balanço de seu nível nas

provas de Português do CESPE, através de 02 provas. Após a resolução das mesmas, me enviei o seu desempenho por email.

(12)

INFORMÁTICA

(Victor Dalton -

INSS - Estratégia)

1º Turno (Quinta-Feira)

Aula 00

Assunto: Conceitos Básicos de Informática – Parte 1. Teoria: Da página 08 até a página 36.

OBS.: Grife os principais tópicos da Teoria dos assuntos estudados, para posterior

revisão. Lembre-se, uma boa revisão é objetiva, contando apenas com as

informações essenciais. Tenha isso em mente, na hora de grifar os assuntos que julgar mais importantes.

2º Turno (Sábado)

Aula 00

Assunto: Conceitos Básicos de Informática – Parte 1.

Reler a Teoria: Da página 08 até a página 36, a fim de assimilar melhor o

conteúdo.

OBS.: É normal uma estranheza inicial aos termos de Informática. Mas, após as

revisões, o conteúdo passa a ser bem mais fácil de assimilar.

DIREITO ADMINISTRATIVO

(Herbert Almeida- TRE/GO- Estratégia)

1º Turno (Quinta-Feira)

Aula 00

Assunto: Conceitos iniciais de Direito Administrativo.

Teoria / Exercícios Comentados: Da página 09 à página 39 (até o Tópico Direito

Administrativo).

(13)

revisão. Lembre-se, uma boa revisão é objetiva, contando apenas com as

informações essenciais. Tenha isso em mente, na hora de grifar os assuntos que julgar mais importantes.

2º Turno (Sábado)

Aula 00

Assunto: Conceitos iniciais de Direito Administrativo.

Teoria / Exercícios Comentados: Da página 39 à página 54.

OBS.: Ao fazer os exercícios comentados, leia primeiro o enunciado da questão e

tente respondê-la sem ler os comentários. Após isso, leia com atenção o comentário da questão, destacando as informações que julgar mais relevante.

OBS.: Esse assunto inicial em Direito Administrativo é um pouco chato e justamente

por isso, poucos candidatos se aprofundam nesse tópico. Então use isso a seu favor, estudando com muita atenção a AULA 00 e tornando isso um trunfo para sua aprovação. São nesses pequenos detalhes que a aprovação num cargo público é conquistada!

DIREITO CONSTITUCIONAL

(Nádia/Ricardo Vale - INSS - Estratégia)

1º Turno (Quarta-Feira)

Aula 00

Assunto: Conceitos Introdutórios. Aplicabilidade das normas constitucionais.

Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil.

Teoria: Da página 05 até a página 34.

OBS.: Grife os principais tópicos da Teoria dos assuntos estudados, para posterior

revisão. Lembre-se, uma boa revisão é objetiva, contando apenas com as

informações essenciais. Tenha isso em mente, na hora de grifar os assuntos que julgar mais importantes.

(14)

2º Turno (Sexta-Feira)

Aula 00

Assunto: Conceitos Introdutórios. Aplicabilidade das normas constitucionais.

Princípios Fundamentais da República Federativa do Brasil.

Revisão: Reler os principais tópicos da AULA 00, especialmente os grifos marcados

por você, da página 05 até a página 34.

Após essa revisão, fazer os exercícios comentados indicados abaixo:

Exercícios Comentados: Da página 34 até a página 49 (58 assertivas).

OBS.: Ao fazer os exercícios comentados, leia primeiro o enunciado da questão e

tente respondê-la sem ler os comentários. Após isso, leia com atenção o comentário da questão, destacando as informações que julgar mais relevante.

Extra:

Leitura da CF/88: Arts. 01º ao 04º.

OBS.: Em Direito Constitucional vamos estudar pelo excelente material do Estratégia

Concursos, além de ler os artigos da Constituição Federal indicados na Meta. Destaco que o assunto dessa primeira Meta não está totalmente explícito no edital, mas é muito importante para entender os demais conteúdos que serão cobrados. Então estude-o com afinco.

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

(Ali Jaha – INSS - Estratégia)

1º Turno (Segunda-Feira)

Aula 00

Assunto: 1. Seguridade Social. 1.1. Origem e Evolução Legislativa no Brasil. 1.2.

Conceituação. 1.3. Organização e Princípios Constitucionais. 2. Legislação Previdenciária. 2.1. Conteúdo, Fontes, Autonomia. 2.2. Aplicação das Normas Previdenciárias. 2.2.1. Vigência, Hierarquia, Interpretação e Integração.

Teoria: Da página 14 à página 38.

OBS.: Grife os principais tópicos da Teoria dos assuntos estudados, para posterior

revisão. Lembre-se, uma boa revisão é objetiva, contando apenas com as

informações essenciais. Tenha isso em mente, na hora de grifar os assuntos que julgar mais importantes.

(15)

Muita atenção aos Princípios Constitucionais da Seguridade Social. Tente decorar o quadro-resumo desses princípios da página 28.

2º Turno (Terça-Feira)

Aula 00

Assunto: 1. Seguridade Social. 1.1. Origem e Evolução Legislativa no Brasil. 1.2.

Conceituação. 1.3. Organização e Princípios Constitucionais. 2. Legislação Previdenciária. 2.1. Conteúdo, Fontes, Autonomia. 2.2. Aplicação das Normas Previdenciárias. 2.2.1. Vigência, Hierarquia, Interpretação e Integração.

Revisão: Reler os principais tópicos da AULA 00, especialmente os grifos marcados

por você, da página 14 até a página 38.

Após essa revisão, fazer os exercícios comentados indicados abaixo:

Exercícios Comentados: Da página 38 até a página 50.

OBS.: Ao fazer os exercícios comentados, leia primeiro o enunciado da questão e

tente respondê-la sem ler os comentários. Após isso, leia com atenção o comentário da questão, destacando as informações que julgar mais relevante.

3º Turno (Quarta-Feira)

LEITURA DA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA:

Lei n.º 8.212/1991 ESQUEMATIZADA - Organização e Plano de Custeio da Seguridade Social (Lei Orgânica da Seguridade Social)

Ler a citada lei da página 01 à página 23 (até o tópico CAPÍTULO X DA

ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES)

4º Turno (Sexta-Feira)

LEITURA DA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA:

Lei n.º 8.212/1991 ESQUEMATIZADA - Organização e Plano de Custeio da Seguridade Social (Lei Orgânica da Seguridade Social)

(16)

Ler a citada lei da página 23 (a partir do tópico CAPÍTULO X DA

ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES) até a página 45.

OBS.: Em Direito Previdenciário é muito importante usarmos um material atualizado.

Vou indicar aqui o do Ali Jaha, lançado pelo Estratégia Concursos. Esse curso foi lançado no pós-edital e está inteiramente atualizado. Chamo atenção mais uma vez: cuidado com os materiais que você já usou e que podem estar desatualizados em alguns tópicos. Acredito que o Cespe vai pegar pesado principalmente no conteúdo que foi alterado ao longo de 2015. Portanto, devemos dar uma atenção especial a isso.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Olá!

Essa é a primeira Meta que trabalhamos para sua preparação INSS. Vamos focar bem na banca CESPE e fechar todas as lacunas para que chegue afiada à prova. Acrescento também que nesta primeira Meta não incluímos todas as disciplinas do concurso, mas a partir da próxima, todas estarão inclusas.

Deixo a mensagem abaixo para sua reflexão:

Desejo que você não tenha medo da vida, tenha medo de não vivê-la. Não há céu sem tempestades, nem caminhos sem acidentes.

Só é digno do pódio quem usa as derrotas para alcançá-lo. Só é digno da sabedoria quem usa as lágrimas para irrigá-la. Os frágeis usam a força; os fortes, a inteligência.

Seja um sonhador, mas una seus sonhos com disciplina, pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas.

Seja um debatedor de ideias. Lute pelo que você ama. (Augusto Cury)

Sonhe com o seu futuro cargo no INSS e com tudo aquilo que sua futura aprovação irá te proporcionar! Mas estude com disciplina, garra e determinação para chegar lá! Conte conosco nessa empreitada que continua agora rumo ao INSS.

‘‘Não há glória sem sacrifício.’’ Att.

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, a docência, inserida neste contexto, é apontada por Vasconcelos (1997) como uma das profissões de alto risco pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)

 Supervisor Responsável pelo Estágio, indicando a qualificação acadêmica do mesmo. 5.4 Todas as atividades a serem desenvolvidas pelo estagiário deverão constar do

• Resolução COMDEMA N º 002/2019 - Conceder Licença Simplificada, válida pelo prazo de 03 (Três) anos, a Ubiratan Francisco Franciosi, para desenvolver a atividade de

Doutores João Batista Barbosa (Juiz convocado para substituir o Des. Márcio Murilo da Cunha Ramos), Onaldo Rocha de Queiroga (Juiz convocado para substituir a Desa. Maria das Neves

5) maior facilidade para ampliações futuras caso seja necessário. Os canais abertos apresentam, por outro lado, restrições à sua implantação, em situações onde os espaços

OBJETO: Integrar a CONVENIADA no Sistema Único de Saúde - SUS, onde a Associação realizará atendimento psicológico, através da consulta individual ou em grupo com vistas a

A opção pelo parcelamente importa renuncia ao direito de opor embargos(art.916, paragrafo 6, do CPC).Encontrando-se os executados em lugar incerto e não sabido, foi determinada a

Art.. 2) A Capacidade Técnica se traduz na capacidade teórica e prática de manuseio adequado de equipamentos e utensílios empregados no desenvolvimento de tarefas propostas. 3)